BR112014022602B1 - dispositivo de pesagem de combinação - Google Patents

dispositivo de pesagem de combinação Download PDF

Info

Publication number
BR112014022602B1
BR112014022602B1 BR112014022602-4A BR112014022602A BR112014022602B1 BR 112014022602 B1 BR112014022602 B1 BR 112014022602B1 BR 112014022602 A BR112014022602 A BR 112014022602A BR 112014022602 B1 BR112014022602 B1 BR 112014022602B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
unit
plan
radial
cameras
view image
Prior art date
Application number
BR112014022602-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014022602B8 (pt
Inventor
Yutaka Tamai
Hidesh Miyamoto
Original Assignee
Ishida Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ishida Co., Ltd. filed Critical Ishida Co., Ltd.
Publication of BR112014022602B1 publication Critical patent/BR112014022602B1/pt
Publication of BR112014022602B8 publication Critical patent/BR112014022602B8/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01GWEIGHING
    • G01G19/00Weighing apparatus or methods adapted for special purposes not provided for in the preceding groups
    • G01G19/387Weighing apparatus or methods adapted for special purposes not provided for in the preceding groups for combinatorial weighing, i.e. selecting a combination of articles whose total weight or number is closest to a desired value
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01GWEIGHING
    • G01G19/00Weighing apparatus or methods adapted for special purposes not provided for in the preceding groups
    • G01G19/387Weighing apparatus or methods adapted for special purposes not provided for in the preceding groups for combinatorial weighing, i.e. selecting a combination of articles whose total weight or number is closest to a desired value
    • G01G19/393Weighing apparatus or methods adapted for special purposes not provided for in the preceding groups for combinatorial weighing, i.e. selecting a combination of articles whose total weight or number is closest to a desired value using two or more weighing units

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Feeding Of Articles To Conveyors (AREA)
  • Length Measuring Devices By Optical Means (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Control Of Conveyors (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE PESAGEM DE COMBINAÇÃO. A presente invenção refere-se a um dispositivo de pesagem de combinação que facilita a compreensão da condição de uma unidade de dispersão e alimentadores em um caso em que é difícil dispor uma câmera voltada para baixo na unidade de dispersão e os alimentadores diretamente acima da unidade de dispersão do dispositivo de pesagem de combinação. O dispositivo de pesagem de combinação (1) compreende uma mesa de dispersão, uma pluralidade de alimentadores radiais, uma pluralidade de câmeras (60), uma unidade de processamento de imagem (35f) e um painel de toque (10). A mesa de dispersão recebe um abastecimento de uma grande quantidade de artigos e dispersa os artigos. Os alimentadores radiais estão dispostos para se estenderem radialmente a partir da mesa de dispersão, receber os artigos dispersos pela mesa de dispersão e transportar os artigos em uma direção oposta à mesa de dispersão. As câmeras estão dispostas em uma posição além de um espaço diretamente acima da unidade de dispersão e capturam as imagens da mesa de dispersão e dos alimentadores radiais. A unidade de processamento de imagem gera uma imagem de vista em planta da mesa de dispersão e dos alimentadores radiais por meio de sintetizadção (...).

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de pesagem de combinação configurado para realizar um cálculo de combinação de um valor de pesagem de uma pluralidade de artigos.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[0002] Em uma configuração convencional, um dispositivo de pesagem de combinação é dotado de uma câmera para confirmar uma condição de uma unidade de dispersão e um alimentador que recebe um abastecimento de artigos. Por exemplo, a Literatura de Patente 1 (Patente n° JP 3325897) revela uma configuração em que uma câmera é fornecida diretamente acima da unidade de dispersão (alimentador de dispersão) em uma direção ao longo de uma periferia do alimenta- dor (alimentador de acionamento) e em uma direção para cima de modo oblíquo com referência à unidade de dispersão e o alimentador.
[0003] De modo geral, um painel de controle (unidade de controle) que é configurada para controlar o dispositivo de pesagem de combinação é tipicamente disposto em uma posição que está na direção oposta à unidade de dispersão e ao alimentador. Portanto em particular, se uma câmera estiver disposta diretamente acima da unidade de dispersão conforme revelado na Literatura de Patente 1 e um operador próximo ao painel de controle puder visualizar uma imagem ao olhar para baixo para a unidade de dispersão e o alimentador, é conveniente para o operador devido ao fato de que o operador pode realizar operações no painel de controle enquanto facilmente toma conhecimento da condição da unidade de dispersão e do alimentador.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMA DA TÉCNICA
[0004] Entretanto, em uma implantação real, é difícil instalar uma câmera diretamente acima da unidade de dispersão na maioria dos casos em termos de prevenção da mistura de substâncias estrangeiras nos artigos. Ademais, frequentemente uma câmera não pode ser instalada diretamente acima da unidade de dispersão devido a problemas associados à altura de teto de um prédio em que o dispositivo de pesagem de combinação é instalado ou similares. Além disso, como um transportador de abastecimento para o transporte dos artigos para a unidade de dispersão ou similares é fornecido diretamente acima da unidade de dispersão, o transportador de abastecimento ou similares tendem a gerar um ângulo morto da câmera.
[0005] Por outro lado, frequentemente uma condição da unidade de dispersão e do alimentador pode ser capturada com uma câmera de uma direção para cima de modo oblíquo ou uma direção horizontal em relação à unidade de dispersão e o alimentador. Embora seja possível tomar conhecimento da condição geral de dispersão e transporte dos artigos a partir de tais imagens, é difícil para o operador tomar conhecimento instintivamente da quantidade de transporte de artigos ou similares. Ou seja, a possibilidade de o operador obter informações suficientes é incerta com o uso de uma imagem da unidade de dispersão e do alimentador capturada a partir de uma direção horizontal ou direção para cima de modo oblíquo.
[0006] O problema da invenção é fornecer um dispositivo de pesagem de combinação que facilita a compreensão da condição de uma unidade de dispersão e alimentadores do dispositivo de pesagem de combinação em um caso em que é difícil dispor uma câmera voltada para baixo na unidade de dispersão e os alimentadores diretamente acima da unidade de dispersão.
SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA
[0007] Um dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui uma unidade de dispersão, uma pluralidade de alimentadores radiais, uma pluralidade de câmeras, uma unidade de processamento e uma unidade de saída. A unidade de dispersão recebe um abastecimento de uma grande quantidade de artigos e dispersa os artigos. Os alimentadores radiais estão dispostos para se estenderem radialmente a partir da unidade de dispersão. O alimentador radial recebe os artigos dispersos pela unidade de dispersão e transporta os artigos em uma direção oposta à unidade de dispersão. As câmeras estão dispostas em uma posição além de um espaço diretamente acima da unidade de dispersão. As câmeras capturam as imagens da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais. A unidade de processamento gera uma imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais por meio de sintetização das imagens capturadas pelas câmeras. A unidade de saída emite a imagem de vista em planta.
[0008] Nesse contexto, o dispositivo de pesagem de combinação inclui uma pluralidade de câmeras que capturam as imagens da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais de um espaço além de diretamente acima da unidade de dispersão. Uma imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais é gerada sintetizando-se as imagens capturadas pela câmera e é emitida. Como a imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimenta- dores radiais é emitida, é possível que um operador compreenda precisamente a condição da unidade de dispersão e os alimentadores em tempo real mesmo em um caso em que é difícil dispor as câmeras em um espaço diretamente acima da unidade de dispersão. Como um resultado, quando uma anomalia ocorre, é fácil para o operador presumir a causa da anomalia com base nas imagens de vista em planta e tomar uma atitude necessária imediatamente.
[0009] Além disso, quando um ângulo morto é gerado em uma imagem capturada por uma câmera devido a obstáculos, tais como, o transportador de abastecimento dos artigos, é fácil compreender a condição da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais sem ser afetada pelos obstáculos devido ao fato de que a imagem de vista em planta é gerada sintetizando-se as imagens capturadas por uma pluralidade de câmeras.
[0010] Ademais, de preferência, o dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui adicionalmente uma unidade de definição. A unidade de definição, de preferência, realiza as definições com base nas imagens capturadas pelas câmeras em um primeiro período, para a geração da imagem de vista em planta com as imagens capturadas pelas câmeras pela unidade de processamento em um segundo período.
[0011] Nesse contexto, a unidade de definição realiza as definições para a geração da imagem de vista em planta com base nas imagens capturadas pelas câmeras no primeiro período (durante as definições iniciais, durante a manutenção, ou similares). Ou seja, mesmo quando as posições de câmera são alteradas, uma imagem de vista em planta pode ser gerada com base nas imagens de câmera capturadas em tais posições no primeiro período. Como um resultado, as posições de instalação de câmera podem ser variadas de acordo com as condições de local. Ou seja, mesmo quando há uma restrição nas posições de instalação de câmera, a imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais pode ser facilmente obtida.
[0012] Ademais, de preferência, o dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui adicionalmente uma unidade de entrada. A unidade de definição, de preferência, realiza as definições com base nas informações de ponto de referência inseridas na unidade de entrada.
[0013] Nesse contexto, as informações de ponto de referência da unidade de entrada possibilitam a execução precisa das definições para a geração de uma imagem de vista em planta. Como um resultado, uma imagem precisa de vista em planta pode ser facilmente obtida.
[0014] Ademais, é preferencial que a unidade de saída do dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção emita a condição operacional da unidade de dispersão e/ou dos ali- mentadores radiais ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta.
[0015] Nesse contexto, como a imagem de vista em planta e a condição operacional da unidade de dispersão e/ou dos alimentadores radiais são exibidas ao mesmo tempo, é possível de compreender se a unidade de dispersão e/ou os alimentadores radiais são operados adequadamente em uma tela única. Como um resultado, por exemplo, quando a anomalia ocorre, é fácil para o operador determinar as medidas adequadas para resolver a tal anomalia.
[0016] Ademais, é preferencial que a unidade de saída emita a condição operacional da unidade de dispersão e/ou cada um dos ali- mentadores radiais em uma posição que corresponde à unidade de dispersão e/ou cada um dos alimentadores radiais na imagem de vista em planta.
[0017] Nesse contexto, a conveniência dos operadores é aprimorada devido ao fato de ser fácil compreender a imagem de vista em planta e a condição operacional da unidade de dispersão e/ou cada um dos alimentadores radiais em associação uma com a outra.
[0018] Ademais, de preferência, o dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui adicionalmente uma pluralidade de unidades de pesagem e uma unidade de cálculo. De preferência, as unidades de pesagem estão dispostas respectivamente abaixo de uma porção de extremidade em um lado dianteiro dos alimentadores radiais na direção oposta à unidade de dispersão e recebem os artigos dos alimentadores radiais e pesam o artigo recebido. A unidade de cálculo, de preferência, calcula uma quantidade de transporte por cada um dos alimentadores radiais com base em um resultado de pesagem das unidades de pesagem. A unidade de saída de preferência emite um resultado de cálculo da unidade de cálculo ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta.
[0019] Nesse contexto, a quantidade de transporte do alimentador de dispersão é exibida juntamente com a imagem de vista em planta. Como um resultado, o operador pode compreender facilmente a imagem de vista em planta e a condição de transporte do alimentador de dispersão em associação uma com a outra. Como um resultado, por exemplo, quando a anomalia ocorre, é fácil para o operador determinar as medidas adequadas para resolver a tal anomalia.
[0020] Ademais, a unidade de saída de preferência emite o resultado de cálculo relacionado a cada um dos alimentadores radiais em uma posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais na imagem de vista em planta.
[0021] Nesse contexto, a conveniência dos operadores é aprimorada devido ao fato de ser mais fácil compreender a imagem de vista em planta e a quantidade de transporte do alimentador de dispersão em associação uma com a outra.
[0022] É preferencial que um código que possibilita a identificação de cada um dos alimentadores radiais seja respectivamente aplicado aos alimentadores radiais. De preferência, a unidade de saída emite o código ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta em uma posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais na imagem de vista em planta.
[0023] Nesse contexto, como o código que possibilita a identificação do alimentador radial é simultaneamente exibido na posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais na imagem de vista em planta, é possível compreender precisamente qual alimentador radial tem um problema a partir da imagem de vista em planta.
[0024] É preferencial que a unidade de saída emita a imagem de vista em planta girada em plano ao redor de um centro giratório sendo um centroide da unidade de dispersão na imagem de vista em planta.
[0025] Nesse contexto, o operador pode girar a imagem de vista em planta e emitir a mesma em uma configuração é compreendida mais facilmente. Como um resultado, a compreensão errônea da imagem de vista em planta pelo operador pode ser evitada.
[0026] Ademais, de preferência, o dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui adicionalmente uma unidade de sustentação. A unidade de sustentação de preferência sustenta a unidade de dispersão, os alimentadores radiais e as câmeras. As câmeras estão, de preferência, dispostas acima da unidade de sustentação e em um espaço além de diretamente acima dos alimentadores radiais.
[0027] Nesse contexto, como as câmeras estão dispostas acima da unidade de sustentação, as câmeras não obstruem os trabalhos ou a passagem do operador. Frequentemente uma passagem de trabalho para o operador está disposta em uma periferia do dispositivo de pesagem de combinação. Entretanto, quando as câmeras estão dispostas acima da unidade de sustentação do dispositivo de pesagem de combinação, há pouco efeito sobre os trabalhos ou passagem do operador. Ademais, os acidentes, tais como o operador se lesionar por colisão com as câmeras, pode ser evitado.
[0028] Além disso, as câmeras, de preferência, têm a lente que tem um ângulo horizontal de vista de pelo menos 90 graus.
[0029] Nesse contexto, mesmo quando as câmeras estão dispostas próximas ao objeto a ser imageado (acima da unidade de sustentação), as imagens necessárias para a geração da imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais pode ser obtida com uma pequena quantidade de câmeras e, portanto, os custos de instalação associados às câmeras podem ser comprimidos.
EFEITOS VANTAJOSOS DA INVENÇÃO
[0030] O dispositivo de pesagem de combinação de acordo com a presente invenção inclui uma pluralidade de câmeras que capturam as imagens da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais de um espaço além de diretamente acima da unidade de dispersão. Uma imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentado- res radiais é gerada sintetizando-se as imagens capturadas pelas câmeras e é emitida. Como a imagem de vista em planta da unidade de dispersão e dos alimentadores radiais é emitida, é possível para o operador compreender precisamente a condição da unidade de dispersão e os alimentadores em tempo real mesmo em um caso em que seja difícil dispor as câmeras em um espaço diretamente acima da unidade de dispersão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0031] A Figura 1 é uma vista esquemática em corte vertical de um dispositivo de pesagem de combinação de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
[0032] A Figura 2 é uma vista em planta esquemática do dispositivo de pesagem de combinação. Uma porção de referências numéricas para os alimentadores radiais e funis de tanque são omitidas na Figura.
[0033] A Figura 3 é um diagrama de blocos de controle do dispositivo de pesagem de combinação.
[0034] A Figura 4 é uma vista esquemática que ilustra um exemplo de imagens capturadas por câmeras. A imagem capturada pelas câmeras é uma imagem em movimento. Na presente Figura, apenas a imagem de uma porção da unidade de dispersão e dos alimentadores  radiais é ilustrada.
[0035] A Figura 5 ilustra um exemplo de imagens de vista em planta geradas por uma unidade de processamento de imagem. A imagem de vista em planta é uma imagem em movimento. Uma porção de referências numéricas para as cabeças, os alimentadores radiais e os funis de tanque são omitidos na Figura.
[0036] A Figura 6 ilustra um exemplo de exibições exibidas em um painel de toque.
[0037] A Figura 7 ilustra um estado em que a exibição que é exibida no painel de toque ilustrado na Figura 6 é modificada (girada) pressionando-se um botão de giro de imagem.
[0038] A Figura 8 é uma vista em planta esquemática de um dispositivo de pesagem de combinação do tipo linear.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES (1) CONFIGURAÇÃO GERAL
[0039] A Figura 1 descreve um dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção. O dispositivo de pesagem de combinação 1 realiza um cálculo de combinação de valores de pesagem de artigos em uma pluralidade de funis de pesagem 5, seleciona uma combinação dos artigos em que o resultado do cálculo de combinação toma um valor abrangido por uma faixa permissível predeterminada e descarrega os artigos no funil de pesagem 5 que são incluídos na combinação fora do dispositivo de pesagem de combinação 1.
[0040] O dispositivo de pesagem de combinação 1 é instalado em um quadro 91 para ser, assim, disposto acima de um dispositivo de embalagem ou similares (não ilustrado). Uma passagem de trabalho 92 é fornecida em todos os lados do dispositivo de pesagem de combinação 1 para possibilitar que um operador acesse o dispositivo de pesagem de combinação 1 quando ocorrer uma anomalia, quando a manutenção for necessária ou similares.
[0041] O dispositivo de pesagem de combinação 1 inclui uma mesa de dispersão 2, quatorze cabeças 40, uma calha de descarga de coleta 6, um painel de toque 10, uma unidade de controle 30 e duas câmeras 60. A quantidade de cabeças 40 é meramente exemplificado- ra e não há limitação nesse sentido.
[0042] Conforme ilustrado na Figura 2, as cabeças 40 estão dispostas de modo anular ao redor da mesa de dispersão 2 quando visualizada em planta. As cabeças 40 têm códigos 1 a 14 fixados às mesmas para, assim, possibilitar a identificação. Conforme ilustrado na Figura 2, cada uma das cabeças 40-1~14 está disposta de tal modo que os números de códigos aumentem em uma direção anti-horária. As respectivas cabeças 40 incluem um alimentador radial 3, um funil de tanque 4 e um funil de pesagem 5. O alimentador radial 3, o funil de tanque 4 e o funil de pesagem 5 que pertence a cada uma das cabeças 40-1~14 têm, como código, o mesmo número fixado a cada uma das cabeças 40-1~14 para possibilitar a identificação. (2) CONFIGURAÇÃO DETALHADA (2-1) MESA DE DISPERSÃO
[0043] A mesa de dispersão 2 é um membro no formato de uma mesa em formato de cone achatado. A mesa de dispersão 2 recebe os artigos que são objetos a serem pesados do transportador de abastecimento 90 acima da mesa de dispersão 2. A mesa de dispersão 2 é vibrada por um eletroímã (não ilustrado) para transportar os artigos recebidos do transportador de abastecimento 90 em uma direção radial enquanto dispersa os artigos em uma direção circunferencial e para abastecer os artigos para os alimentadores radiais 3. A mesa de dispersão 2 é um exemplo da unidade de dispersão.
[0044] A quantidade dos artigos transportados da mesa de dispersão 2 para o alimentador radial 3 é principalmente controlada por meio de uma intensidade de vibração da mesa de dispersão 2. A intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 é o valor relacionado a uma amplitude de uma vibração da mesa de dispersão 2 que é gerada com o eletroímã (não mostrado) fornecido na mesa de dispersão 2 por uma unidade de vibração 35a da unidade de controle 30 descrita a seguir. O valor de definição inicial para a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 é armazenado em uma unidade de armazenamento 34 da unidade de controle 30 conforme descrito abaixo. O operador pode atualizar a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 armazenada na unidade de armazenamento 34 com o uso do painel de toque 10 conforme descrito abaixo. (2-2) ALIMENTADORES RADIAIS
[0045] Os alimentadores radiais 3 estão dispostos para se estenderem radialmente ao redor da mesa de dispersão 2. Os alimentado- res radiais 3 recebem os artigos dispersos pela mesa de dispersão 2. Os respectivos alimentadores radiais 3-1~14 são vibrados por meio de um eletroímã (não ilustrado) para transportar os artigos em uma direção radial para uma borda externa de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14. Ou seja, cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 transporta os artigos em uma direção oposta à mesa de dispersão 2. Os artigos transportados por cada alimentador radial 3 a1~14 são abastecidos para o funil de tanque 4-1~14 que está disposto abaixo do lado de borda externa de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14.
[0046] A quantidade dos artigos transportados por cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 é, principalmente, controlada por uma intensidade de vibração e um tempo de vibração de cada um dos ali- mentadores radiais 3-1~14. A intensidade de vibração do alimentador radial 3 é um valor relacionado a uma amplitude de uma vibração do alimentador radial 3 que é gerada com o eletroímã (não mostrado) fornecido no alimentador radial 3 pela unidade de vibração 35a da unida de de controle 30 conforme descrito abaixo. O tempo de vibração é um tempo para um ciclo de quando a unidade de vibração 35a da unidade de controle 30 descrita abaixo inicia a vibração do alimentador radial 3 até quando a unidade de vibração 35a interrompe a vibração. Os valores de definição iniciais da intensidade de vibração e o tempo de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 são armazenados na unidade de armazenamento 34 da unidade de controle 30 descrita abaixo. O operador pode atualizar a intensidade de vibração e o tempo de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 armazenados na unidade de armazenamento 34 com o uso do painel de toque 10 descrito abaixo. (2-3) FUNIS DE TANQUE
[0047] Cada funil de tanque (PH) 4-1~14 está disposto abaixo do lado de borda externa de cada alimentador radial 3-1~14 da cabeça 40-1~14 a que o funil de tanque 4-1~14 pertence. Cada dos funis de tanque (PH) 4-1~14 armazena temporariamente os artigos que são abastecidos dos alimentadores radiais 3-1~14 dispostos acima dos mesmos.
[0048] Os funis de tanque 4 incluem uma cancela de PH 4a em uma porção inferior dos mesmos. Quando a cancela de PH 4a se abre, os artigos são abastecidos para o funil de pesagem 5 disposto abaixo do funil de tanque 4. A cancela de PH 4a é aberta e fechada pela operação de um mecanismo de enlace (não ilustrado) com um motor de passo 40a-1~14 conforme ilustrado na Figura 3. O motor de passo 40a-1~14 é operado por um comando de uma unidade de abertu- ra/fechamento de PH 35d da unidade de controle 30 descrita abaixo. A operação de abertura e fechamento de cada uma das cancelas de PH 4a não é operacionalmente conectada a uma operação de abertura e fechamento de uma outra cancela de PH 4a. Ou seja, a operação de abertura e fechamento de cada uma das cancelas de PH 4a é inde- pendente. (2-4) FUNIS DE PESAGEM
[0049] O funil de pesagem (WH) é um exemplo de uma unidade de pesagem. Cada um dos funis de pesagem 5-1~14 está disposto diretamente abaixo de cada um dos funis de tanque 4-1~14 da cabeça 40- 1~14 à qual o funil de pesagem 5-1~14 pertence. Ou seja, o funil de pesagem 5-1~14 está disposto abaixo do lado de borda externa do a- limentador radial 3-1~14. Cada um dos funis de pesagem 5-1~14 pesa o peso dos artigos abastecidos pelos funis de tanque 4-1~14, ou seja, o peso de artigos abastecidos do alimentador radial 3-1~14 através dos funis de tanque 4-1~14 com uma célula de carga 20-1~14 conforme ilustrado na Figura 3.
[0050] O funil de pesagem 5 inclui uma cancela de WH 5a em uma porção inferior do mesmo. A cancela de WH 5a é aberta e fechada por meio da operação de um mecanismo de enlace (não ilustrado) com um motor de passo 50a-1~14 conforme ilustrado na Figura 3. O motor de passo 50a-1~14 é operado por um comando de uma unidade de aber- tura/fechamento de WH 35e da unidade de controle 30 descrita abaixo. A operação de abertura e fechamento de cada uma das cancelas de WH 5a não está operacionalmente conectada a uma operação de abertura e fechamento de uma outra cancela de WH 5a. Ou seja, a operação de abertura e fechamento de cada uma das cancelas de WH 5a é independente.
[0051] A célula de carga 20-1~14 ilustrada na Figura 3 pesa os artigos retidos em cada um dos funis de pesagem 5-1~14. O resultado de pesagem dos artigos pela célula de carga 20-1~14 é emitido conforme um sinal de pesagem. O sinal de pesagem é enviado conforme necessário através de um amplificador (não ilustrado) para um multi- plexador 31 da unidade de controle 30 descrita abaixo. A célula de carga 20-1~14 é uma célula de carga que é dotada de um medidor de esforço, tal como revelado no Pedido de Patente aberto à inspeção pública n° JP 2001-343294 pelo qual o deslocamento do corpo de esforço, que inclui uma porção móvel e uma porção fixa, associado ao peso de carregamento é detectado pelas alterações na resistência do medidor de esforço e o resultado de detecção é enviado conforme um sinal de pesagem para o multiplexador 31. (2-5) CALHA DE DESCARGA DE COLETA
[0052] A calha de descarga de coleta 6 coleta os artigos que são abastecidos dos funis de pesagem 5 e descarrega os artigos para fora do dispositivo de pesagem de combinação 1. Os artigos descarregados são abastecidos para um dispositivo de embalagem ou similar (não ilustrado) que está disposto abaixo da calha de descarga de coleta 6 (2-6) UNIDADE DE CONTROLE
[0053] Conforme ilustrado na Figura 3, a unidade de controle 30 inclui uma CPU, uma unidade de armazenamento 34, um multiplexa- dor 31, um conversor de A/D 32, um processador de sinal digital (DSP) 33, ou similares. A unidade de armazenamento 34 é configurada por uma ROM, uma RAM, ou similares.
[0054] Na unidade de controle 30, a CPU, que realiza o controle, lê os programas armazenados na unidade de armazenamento 34 e executa várias operações de controle conforme uma unidade de processamento de cálculo 35. Conforme ilustrado na Figura 3, a unidade de processamento de cálculo 35 funciona conforme uma unidade de vibração 35a, uma unidade de cálculo 35b, uma unidade de cálculo de combinação 35c, uma unidade de abertura/fechamento de PH (funil de tanque) 35d, uma unidade de abertura/fechamento de WH (funil de pesagem) 35e, uma unidade de processamento de imagem 35f, uma unidade de definição de imagem 35g e uma unidade de giro de saída 35h. (2-6-1) MULTIPLEXADORES
[0055] O multiplexador 31 seleciona um sinal de pesagem dentre os sinais de pesagem das células de carga 20-1~14 de acordo com o comando do DSP 33 descrito abaixo e envia o sinal para conversor de A/D 32. (2-6-2) CONVERSOR DE A/D
[0056] O conversor de A/D 32 converte o sinal de pesagem que é um sinal analógico recebido do multiplexador 31 para um sinal digital de acordo com o sinal de temporização enviado pelo DSP 33 e envia o sinal digital para o DSP 33. (2-6-3) DSP
[0057] O DSP 33 executa o processamento de filtro do sinal digital enviado do conversor de A/D 32. O sinal de pesagem após do processamento de filtro é enviado para a unidade de cálculo 35b descrita abaixo e é então, armazenado na unidade de armazenamento 34 conforme o peso (valor de medição) dos artigos retidos no funil de pesagem 5 para cada um dos funis de pesagem 5. (2-6-4) UNIDADE DE ARMAZENAMENTO
[0058] A unidade de armazenamento 34 armazena os programas a serem lidos e executados pela CPU e diversos tipos de informações e dados ou similares necessários para o processamento de cálculo. A unidade de armazenamento 34 inclui uma área de armazenamento de posição de ponto de referência 34a e uma área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b. (2-6-4-1) ÁREA DE ARMAZENAMENTO DE POSIÇÃO DE PONTO DE REFERÊNCIA
[0059] A área de armazenamento de posição de ponto de referência 34a armazena informações de posição tridimensionais de pontos de referência usadas pela unidade de definição de imagem 35g descrita abaixo. As informações armazenadas na área de armazenamento de posição de ponto de referência 34a são lidas por uma unidade de leitura de informações 35ga da unidade de definição de imagem 35g quando a unidade de definição de imagem 35g dá origem a parâmetros que são usados pela unidade de processamento de imagem 35f para a geração de uma imagem de vista em planta 101.
[0060] Os pontos de referência são seções predeterminadas do dispositivo de pesagem de combinação 1 e denotam os pontos aos quais as informações de posição tridimensionais são gravadas conforme um valor inicial especificamente nesse contexto, denota as partes de canto (por exemplo, as partes de canto 3-1a, 3-5a, 3-12a, ou similares na Figura 4) no lado de borda externa do alimentador radial 3. (2-6-4-2) ÁREA DE ARMAZENAMENTO DE ENTRADA DE PONTO DE REFERÊNCIA
[0061] A área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b armazena informações de posição bidimensionais para os pontos de referência em relação à imagem capturada da câmera 60. As informações de posição bidimensionais dos pontos de referência em relação à imagem capturada da câmera 60 são informações de ponto de referência e são inseridas a partir do painel de toque 10. As informações armazenadas na área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b são lidas pela unidade de leitura de informações 35ga quando a unidade de definição de imagem 35g dá origem a parâmetros que são usados pela unidade de processamento de imagem 35f para a geração da imagem de vista em planta 101.
[0062] As informações de posição bidimensionais dos pontos de referência em relação à imagem capturada da câmera 60 são as informações de posição dos pontos de referência na imagem capturada da câmera 60 exibida no painel de toque 10 conforme ilustrado por exemplo, na Figura 4. (2-6-5) UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE CÁLCULO (2-6-5-1) UNIDADE DE VIBRAÇÃO
[0063] A unidade de vibração 35a controla o transporte dos artigos pela mesa de dispersão 2 e o alimentador radial 3 por meio de controle da vibração da mesa de dispersão 2 e o alimentador radial 3.
[0064] Especificamente, a unidade de vibração 35a vibra a mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 por meio da geração de modo intermitente de uma força eletromagnética com o eletroímã (não ilustrado) disposto abaixo da mesa de dispersão 2 e cada um dos ali- mentadores radiais 3. A unidade de vibração 35a realiza o controle de vibração com o uso da intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 e dos alimentadores radiais 3-1~14 e do tempo de vibração do ali- mentador radial 3-1~14 armazenados na unidade de armazenamento 34. Como um resultado, uma quantidade predeterminada dos artigos é transportada sobre a mesa de dispersão 2 para o alimentador radial 3 para fora em uma direção radial enquanto é dispersa na direção cir- cunferencial da mesa de dispersão 2. Uma quantidade predeterminada de artigos é transportada em cada um dos alimentadores radiais 3- 1~14 em uma direção para a borda externa dos alimentadores radiais 3-1~14 para os funis de tanque 4-1~14.
[0065] A unidade de vibração 35a controla o início e a interrupção de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 separadamente. Ou seja, a unidade de vibração 35a vibra os respectivos alimentadores radiais 3-1~14 e transporta os artigos apenas quando os funis de tanque 4-1~14 da cabeça 40-1~14, a que o alimentador radial 3-1~14 pertence estão vazios. (2-6-5-2) UNIDADE DE CÁLCULO
[0066] A unidade de cálculo 35b recebe um sinal de pesagem ao qual o processamento de filtro é aplicado pelo DSP 33 de cada uma das células de carga 20-1~14 separadamente. O sinal de pesagem para cada uma das células de carga 20-1~14 é armazenado na unidade de armazenamento 34 como um valor de peso (valor de medição) dos artigos no funil de pesagem 5-1~14 aos quais cada uma das células de carga 20-1~14 é fornecida.
[0067] A unidade de cálculo 35b realiza o processamento do cálculo da quantidade de transporte para cada um dos alimentadores radiais 3-1~14. Nesse contexto, a quantidade de transporte é calculada como um valor médio da quantidade dos artigos transportados pelo alimentador radial 3-1~14. Mais especificamente, a unidade de cálculo 35b calcula um valor médio dos valores de peso adquiridos a partir dos sinais de pesagem processados por filtro das células de carga 20-1~14 para cada um dos funis de pesagem 5-1~14 (para cada uma das células de carga 20-1~14) e armazena o valor médio na unidade de armazenamento 34 conforme uma quantidade de transporte dos alimenta- dores radiais 3-1~14 das cabeças 40-1~14 a que tal funil de pesagem 5-1~14 pertence.
[0068] O método de cálculo para a quantidade de transporte descrita acima é meramente exemplificador e a unidade de cálculo 35b pode calcular o valor exato de peso adquirido dos sinais de pesagem processados por filtro das células de carga 20-1~14 como a quantidade de transporte em substituição para o cálculo da média da quantidade de transporte. (2-6-5-3) UNIDADE DE CÁLCULO DE COMBINAÇÃO
[0069] A unidade de cálculo de combinação 35c usa um programa de cálculo de combinação armazenado na unidade de armazenamento 34 para realizar os cálculos de combinação. Mais especificamente, a unidade de cálculo de combinação 35c realiza um cálculo de combinação de tal modo que o total dos valores de peso seja abrangido pode uma faixa de peso-alvo predeterminada com base no valor de peso dos artigos para cada um dos funis de pesagem 5-1~14 que está ar- mazenado na unidade de armazenamento 34. Ademais, uma pluralidade de funis de pesagem 5-1~14 é selecionada com base no resultado do cálculo de combinação. As informações em relação aos funis de pesagem 5-1~14 selecionadas na combinação são enviadas para a unidade de abertura/fechamento de WH 35e. A partir dados dos valores de peso dos artigos armazenados na unidade de armazenamento 34, os dados dos valores de peso dos funis de pesagem 5-1~14 selecionados na combinação são redefinidos. (2-6-5-4) UNIDADE DE ABERTURA E FECHAMENTO DE PH
[0070] Quando um dos funis de pesagem 5-1~14 está vazio, a unidade de abertura/fechamento de PH 35d opera o motor de passo 40a-1~14 para abrir a cancela de PH 4a do funil de tanque 4-1~14 disposta acima de tal funil de pesagem 5-1~14. Em seguida, o motor de passo 40a-1~14 é operado novamente para fechar a cancela de PH 4a. (2-6-5-5) UNIDADE DE ABERTURA E FECHAMENTO DE WH
[0071] A unidade de abertura/fechamento de WH 35e recebe as informações de uma combinação dos funis de pesagem 5-4~14 selecionados pelo cálculo de combinação da unidade de cálculo de combinação 35c e opera os motores de passo 50a-1~14 para abrir as cancelas de WH 5a dos funis de pesagem 5-4~14 incluídos na combinação selecionada. Em seguida, o motor de passo 50a-1~14 é operado novamente para fechar a cancela de WH 5a. (2-6-5-6) UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM
[0072] A unidade de processamento de imagem 35f sintetiza as imagens (imagens em movimento) capturadas pelas duas câmeras 60 da direção para cima de modo oblíquo da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 conforme mostrado na Figura 4 e assim, gera uma imagem de vista em planta 101 (imagem em movimento), conforme ilustrado na Figura 5 em que a mesa de dispersão 2 e os ali- mentadores radiais 3 são visualizados de cima da porção central da mesa de dispersão 2. A imagem de vista em planta 101 é exibida no painel de toque 10 descrito abaixo.
[0073] Conforme ilustrado na Figura 4, na imagem da câmera 60 de modo oblíquo acima da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3, há um ângulo morto. Entretanto, a imagem de vista em planta 101 sem um ângulo morto é obtida sintetizando-se as imagens capturadas por uma pluralidade das câmeras 60 (duas câmeras na presente modalidade).
[0074] A geração da imagem de vista em planta 101 é realizada, por exemplo, com o uso do seguinte princípio.
[0075] Primeiramente, a conversão coordenada da imagem capturada pelas câmeras 60 é realizada para gerar uma imagem de projeção projetada em um plano horizontal virtual. A seguir, a conversão coordenada da imagem de projeção é realizada para gerar uma imagem de ponto de vista superior, vista a partir de uma câmera virtual (uma câmera virtual posicionada acima da porção central da mesa de dispersão 2). A imagem de vista em planta 101 é gerada sobrepondo- se as imagens de ponto de vista superior em relação a uma pluralidade das câmeras 60 (nesse exemplo, duas câmeras).
[0076] Na realidade, a unidade de processamento de imagem 35f não executa a conversão coordenada em duas etapas, porém executa a conversão direta das imagens capturadas pelas duas câmeras 60 na imagem de vista em planta 101 visualizada da câmera virtual com o uso dos parâmetros para a conversão coordenada e a síntese de imagem adquirida pela unidade de definição de imagem 35g descrita abaixo.
[0077] Mais especificamente, a imagem de vista em planta 101 é gerada por meio de um método tal como o método revelado, por exemplo, no Pedido de Patente Aberto à Inspeção Pública n° JP 2003- 256874. Entretanto, não há limitações nesse sentido e vários métodos podem ser aplicados para gerar a imagem de vista em planta 101 com base nas imagens capturadas pelas câmeras 60. (2-6-5-7) UNIDADE DE DEFINIÇÃO DE IMAGEM
[0078] A unidade de definição de imagem 35g dá origem a parâmetros necessários para a geração da imagem de vista em planta 101 pela unidade de processamento de imagem 35f durante a operação normal com base nas imagens capturadas pelas câmeras 60 quando as câmeras 60 são instaladas ou trocadas, por exemplo, durante as definições iniciais, manutenção ou similares. Ou seja, a unidade de definição de imagem 35g realiza as definições iniciais para a geração da imagem de vista em planta 101 pela unidade de processamento de imagem 35f.
[0079] A unidade de definição de imagem 35g inclui uma unidade de leitura de informações 35ga e uma unidade de cálculo de parâmetro 35gb. (2-6-5-7-1) UNIDADE DE LEITURA DE INFORMAÇÕES
[0080] A unidade de leitura de informações 35ga lê as informações de posição dos pontos de referência em uma temporização quando os parâmetros para a geração da imagem de vista em planta 101 pela unidade de processamento de imagem 35f são originados pela unidade de definição de imagem 35g. As informações de posição dos pontos de referência lidas pela unidade de leitura de informações 35ga incluem as informações de posição tridimensionais dos pontos de referência armazenados na área de armazenamento de posição de ponto de referência 34a e as informações de posição bidimensionais dos pontos de referência em relação às imagens capturadas das câmeras 60 armazenadas na área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b. (2-6-5-7-2) UNIDADE DE CÁLCULO DE PARÂMETRO
[0081] A unidade de cálculo de parâmetro 35gb usa os dois tipos de informações de posição lidas pela unidade de leitura de informações 35ga para calcular os parâmetros necessários para a geração da imagem de vista em planta 101 pela unidade de processamento de imagem 35f.
[0082] Como as informações tridimensionais dos pontos de referência são conhecidas conforme descrito acima, a posição de captura de imagem das câmeras 60 pode ser calculada quando se sabe como o ponto de referência é visualizado na imagem capturada pelas câmeras 60. Uma vez que a posição de captura de imagem das câmeras 60 é calculada, os parâmetros para a geração da imagem de vista em planta 101 podem ser originados.
[0083] Ademais em substituição a, de fato, calcular os parâmetros, os parâmetros são preparados com referência às posições das câmeras 60 e armazenados na unidade de armazenamento 34 e a unidade de cálculo de parâmetro 35gb pode ler os parâmetros de acordo com as posições de captura de imagem das câmeras 60 para dar origem ao parâmetro. Nessa configuração, as posições de captura de imagem das câmeras 60 são calculadas pela unidade de cálculo de parâmetro 35gb. (2-6-5-8) UNIDADE DE GIRO DE SAÍDA
[0084] A unidade de giro de saída 35h gira a imagem emitida para o painel de toque 10.
[0085] Mais especificamente, quando um botão de giro de imagem 156 no painel de toque 10 conforme descrito abaixo é pressionado, a unidade de giro de saída 35h gira a imagem de vista em planta 101 ao redor do centroide da mesa de dispersão 2 na imagem de vista em planta 101. Os detalhes da operação de giro serão descritos abaixo na descrição relacionada à exibição do painel de toque 10.
[0086] Ademais, conforme descrito abaixo, diversos tipos de in- formações relacionadas às cabeças 40-1~14 (os códigos para a identificação das cabeças 40-1~14, a condição de operação da mesa de dispersão 2 e cada um dos alimentadores radiais 3-1~14, a quantidade de transporte de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14, ou similares) são exibidos no painel de toque 10. A unidade de giro de saída 35h também gira tais informações para corresponder à imagem de vista em planta 101. (2-7) PAINEL DE TOQUE
[0087] O painel de toque 10 é uma tela de cristal líquido (LCD) que tem as funções tanto de entrada quanto de saída e, portanto, pode funcionar tanto como uma unidade de entrada quanto uma unidade de saída. O painel de toque 10 recebe as entradas tais como várias definições ou similares relacionados à pesagem de combinação e exibe a condição de operação do dispositivo de pesagem de combinação 1. A Figura 6 ilustra um exemplo de uma tela exibida no painel de toque 10.
[0088] Um usuário realiza diversos tipos de entrada no dispositivo de pesagem de combinação 1 pressionando-se um botão ou similares exibidos no painel de toque 10. A entrada de informações no painel de toque 10 inclui as informações de posição bidimensionais do ponto de referência em relação à imagem capturada das câmeras 60 que é usado pela unidade de definição de imagem 35g. As informações de posição bidimensionais dos pontos de referência em relação à imagem capturada da câmera 60 são um exemplo das informações de ponto de referência inseridas a partir do painel de toque 10.
[0089] As informações de posição bidimensionais do ponto de referência em relação à imagem capturada das câmeras 60 são inseridas conforme descrito abaixo. A LCD do painel de toque 10 exibe uma imagem real capturada por uma das câmeras 60 durante as definições iniciais ou manutenção, conforme mostrado na Figura 4, por exemplo. O Operador usa o painel de toque 10 para especificar as posições dos pontos de referência (as três porções de canto 3-1a, 3-5a, 3-12a dos alimentadores radiais 3 na Figura 4) nessa imagem. Tal operação é realizada repetidamente para inserir as posições de pelo menos três pontos de referência para a imagem capturada por uma das câmeras 60. A operação de entrada é realizada da mesma maneira para a outra câmera 60. As informações de posição bidimensionais dos pontos de referência em relação à imagem capturada das câmeras 60 inseridas no painel de toque 10 são armazenadas na área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b.
[0090] A exibição e operação do painel de toque 10 serão descritas abaixo. (2-8) CÂMERA
[0091] As câmeras 60 capturam as imagens (imagens em movimento) da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3.
[0092] Duas câmeras 60 estão dispostas em um espaço que está acima da unidade de sustentação 7 do dispositivo de pesagem de combinação 1 (ou seja, a unidade de sustentação 7 que suporta cada parte do dispositivo de pesagem de combinação 1 tal como a mesa de dispersão 2, os alimentadores radiais 3, os funis de tanque 4, os funis de pesagem 5, a calha de descarga de coleta 6, as câmeras 60, ou similares) e em outras posições além de um espaço diretamente acima da mesa de dispersão 2, sem se projetar para o interior de um espaço acima da passagem de trabalho 92.
[0093] Mais especificamente, conforme ilustrado na Figura 1, as câmeras 60 são instaladas em posições que estão acima da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 e mais inferior que a saída de descarga de artigo 90a formada no transportador de abastecimento 90. Conforme ilustrado na Figura 2, a câmera 60 está disposta acima da unidade de sustentação 7 do dispositivo de pesagem de combinação 1 sem se projetar para o interior de um espaço acima da mesa de dispersão 2 e as cabeças 40. Conforme ilustrado na Figura 1, as câmeras 60 estão fixas por meio de uma sustentação 7a que se estende para cima da unidade de sustentação 7. Conforme ilustrado na Figura 2, em vista em planta, as duas câmeras 60 são pontos dispostos simetricamente um ao outro em relação ao centro da mesa de dispersão 2. As lentes 60a das câmeras 60 são orientadas para a direção central da mesa de dispersão 2.
[0094] A disposição, orientação e quantidade das câmeras 60 são meramente exemplificadoras e não há limitação nesse sentido. Entretanto, para gerar a imagem de vista em planta 101 sem perda parcial, as câmeras 60 estão dispostas de modo que cada localização ao longo da totalidade da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 seja capturada por pelo menos qualquer uma das câmeras 60. Ademais, embora três ou mais câmeras 60 possam ser fornecidas, uma pequena quantidade de câmeras é preferencial em vista dos custos de instalação.
[0095] As lentes 60a das câmeras 60 são lentes de ângulo amplo cujo ângulo horizontal de visualização são 90 graus ou superior. O uso das lentes 60a cujo ângulo horizontal de visualização são 90 graus ou superior torna possível obter as imagens necessárias para a geração da imagem de vista em planta com uma pequena quantidade de câmeras 60 quando a mesa de dispersão 2 e as cabeças 40 são instaladas no espaço acima da unidade de sustentação 7 do dispositivo de pesagem de combinação 1 e nas posições que estão abaixo da saída de descarga de artigo 90a formada no transportador de abastecimento 90 (quando instalado próximo à mesa de dispersão 2 e às cabeças 40 que são o objeto da captura de imagem). (3) EXIBIÇÃO E OPERAÇÃO DE PAINEL DE TOQUE
[0096] A exibição e operação do painel de toque 10 serão descritas em particular com referência a detalhes relacionados à imagem de vista em planta 101.
[0097] A tela de cristal líquido do painel de toque 10 exibe a imagem de vista em planta 101 no lado esquerdo e um gráfico de radar 102 no lado direito em uma tela. Os numerais 103 que exibem o resultado do cálculo de combinação são exibidos aproximadamente em tempo real acima da imagem de vista em planta 101. Ademais, o painel de toque 10 exibe botões de comutação de exibição/não exibição 150 a 153, botões de definição 154, 155 e um botão de giro de imagem 156. (3-1) IMAGEM DE VISTA EM PLANTA
[0098] A imagem de vista em planta 101 é uma imagem de vista em planta 101 gerada pela unidade de processamento de imagem 35f e exibe o estado da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 aproximadamente em tempo real. Os numerais 101a que são indicados na periferia da imagem de vista em planta 101 denotam os códigos para identificar as cabeças 40-1~14 na imagem de vista em planta 101 e também denotam os códigos para identificar os alimentadores radiais 3-1~14 e os funis de pesagem 5-1~14. (3-2) GRÁFICO DE RADAR
[0099] O gráfico de radar 102 inclui quatorze áreas em formato de ventoinha 102b que são formadas dividindo-se seis círculos que têm raios diferentes dispostos em uma configuração concêntrica com linhas retas que se estendem n direção radial.
[00100] O gráfico de radar 102 exibe as informações relacionadas à mesa de dispersão 2, as informações relacionadas às cabeças 40- 1~14 especificamente relacionadas aos alimentadores radiais 3-1~14. As informações relacionadas aos alimentadores radiais 3-1~14 são exibidas para cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 separadamente. Mais especificamente, as informações relacionadas a um dos alimentadores radiais 3-1~14 são exibidas nas respectivas quatorze áreas na mesma ordem que os alimentadores radiais reais 3-1~14 (de modo que os numerais para a identificação aumentem a partir do ali- mentador radial 3-1 em uma direção anti-horária). O numeral 102a entre o círculo mais externo e em círculo próximo ao círculo mais externo na área 102b indica para que cabeça 40-1~14 (para que alimentador radial 3-1~14) a área 102b exibe as informações.
[00101] A exibição do gráfico de radar 102 será descrita em detalhes abaixo.
[00102] O gráfico de radar 102 na Figura 6 exibe a intensidade de vibração e o tempo de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 (tais como as informações são informações designadas relacionadas à condição de operação de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14), a quantidade de transporte de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 assim como a operação e a interrupção da mesa de dispersão 2 e cada um dos alimentadores radiais 3-1~14.
[00103] Na Figura 6, o tempo de vibração de cada um dos alimen- tadores radiais 3-1~14 é indicado por meio de uma marca redonda 104a, a intensidade de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 é indicada por meio de uma marca triangular 104b, a quantidade de transporte de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 é indicada por meio de uma marca quadrada 104c e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 é indicada por meio de uma marca triangular invertida 104d. Conforme descrito acima, o tempo de vibração e a intensidade de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3- 1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 são informações que são armazenadas na unidade de armazenamento 34. O tempo de vibração e a intensidade de vibração de cada um dos ali- mentadores radiais 3-1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 são valores iniciais ou valores que são atualizados por meio de entrada a partir do painel de toque 10. A quantidade de transporte é um valor calculado pela unidade de cálculo 35b e armazenado na unidade de armazenamento 34. No gráfico de radar 102, o valor aumenta conforme a distância ao longo da direção radial a partir do centro do círculo aumenta.
[00104] Conforme mostrado na Figura 6, o numeral 101a disposto na periferia da imagem de vista em planta 101 e o numeral 102a disposto no gráfico de radar 102 são, de modo que, o mesmo numeral seja descrito na mesma posição. Por exemplo, o numeral 101a que está posicionado na direção de aproximadamente 3 horas em relação ao centroide da mesa de dispersão 2 na imagem de vista em planta 101 é 4 e o numeral 102a que está posicionado na direção de aproxi-madamente 3 horas em relação ao centro dos círculos no gráfico de radar 102 também é 4. Em outras palavras, os alimentadores radiais 3- 1~14 na imagem de vista em planta 101 e as informações relacionadas aos alimentadores radiais 3-1~14 no gráfico de radar 102 são exibidos em uma configuração correspondente para possibilitar a compreensão da correspondência por um relance.
[00105] A porção da Figura que é exibida no gráfico de radar 102 tem uma função de um botão para receber a entrada do operador. Mais especificamente, a porção entre o círculo mais externo e o círculo próximo ao círculo mais externo na área 102b, onde o numeral 102a é exibido, funciona como um botão de seleção 157 que é usado quando o operador realiza uma definição relacionado aos alimentadores radiais 3-1~14 que correspondem ao numeral 102a. Quando o operador pressiona o botão de seleção 157, isso possibilita a realização da definição dos alimentadores radiais 3-1~14 que correspondem ao numeral 102a no botão de seleção 157 pressionado, mais especificamente, isso possibilita a realização da definição do tempo de vibração e a intensidade de vibração dos alimentadores radiais 3-1~14 que correspon- dem ao numeral 102a no botão de seleção 157 pressionado. Tal operação será descrita em detalhes abaixo. (3-3) BOTÃO DE COMUTAÇÃO DE EXIBIÇÃO/NÃO EXIBIÇÃO
[00106] Os botões de comutação de exibição/não exibição 150 a 153 são botões usados quando o tempo de vibração, a intensidade de vibração e a quantidade de transporte de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 são respectivamente exibidas no gráfico de radar 102. Quando o operador pressiona cada um dos botões de comutação de exibição/não exibição 150 a 153, o símbolo correspondente é exibido no gráfico de radar 102 e quando o botão de comutação de exibição/não exibição 150 a 153 é pressionado novamente, o símbolo correspondente é escondido. (3-4) BOTÃO DE DEFINIÇÃO
[00107] Os botões de definição 154, 155 são os botões usados ao variar os valores de definição relacionados a cada um dos alimentado- res radiais 3-1~14 e à mesa de dispersão 2. Mais especificamente, o uso dos botões de definição 154, 155 possibilita a definição do tempo de vibração e intensidade de vibração de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2.
[00108] Quando o tempo de vibração de cada um dos alimentado- res radiais 3-1~14 é definido, primeiramente, o botão de comutação de exibição/não exibição 150 é pressionado para exibir o símbolo do tempo de vibração no gráfico de radar 102. Em seguida, o botão de seleção 157 com o código que corresponde à cabeça 40-1~14 que inclui o alimentador radial 3-1~14 para o qual o tempo de vibração é variado é pressionado para determinar o alimentador radial 3-1~14 que é o objeto da alteração do tempo de vibração. Depois disso, o botão de definição 154 é pressionado quando o tempo de vibração é aumentado e o botão de definição 155 é pressionado quando o tempo de vibração é diminuído. Por outro lado, o tempo de vibração do alimentador radial 3- 1~14 selecionado conforme o objeto da alteração de tempo de vibração pode ser aumentado ou diminuído. A alteração do tempo de vibração pode ser realizada ao mesmo tempo em relação a uma pluralidade dos alimentadores radiais 3-1~14.
[00109] A mesma operação é realizada quando a intensidade de vibração dos alimentadores radiais 3-1~14 é definida.
[00110] Quando a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 é definida, primeiramente, o botão de comutação de exibição/não exibição 153 é pressionado para exibir o símbolo da intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 no gráfico de radar 102. Em seguida, o botão de definição 154 é pressionado quando a intensidade de vibração é aumentada e o botão de definição 155 é pressionado quando a intensidade de vibração deve ser diminuída. Por outro lado, a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 pode ser aumentada ou diminuída.
[00111] Por exemplo, quando a quantidade de transporte de artigos de um determinado alimentador radial 3-1~14 é confirmada como menor que uma faixa predeterminada a partir do gráfico de radar 102 no painel de toque 10 e quando é determinada a partir da imagem de vista em planta 101 no painel de toque 10 que a capacidade de transporte dos alimentadores radiais 3-1~14 é insuficiente, uma operação para aumentar o tempo de vibração e/ou a intensidade de vibração dos ali- mentadores radiais 3-1~14 pode ser realizada a partir do painel de toque 10. Ademais, o resultado de operação pode ser confirmado por meio da imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102 no painel de toque 10.
[00112] Por exemplo, quando é determinado a partir da imagem de vista em planta 101 que a capacidade de transporte da mesa de dispersão 2 é insuficiente, uma operação para aumentar a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 pode ser realizada a partir do painel de toque 10 e o resultado de operação pode ser confirmado pela imagem de vista em planta 101. (3-5) BOTÃO DE GIRO DE IMAGEM
[00113] O botão de giro de imagem 156 é um botão para girar a exibição da imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102. Mais especificamente, o botão de giro de imagem 156 é pressionado para, assim, girar a imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102 em uma direção anti-horária por um ângulo que corresponde a um da cabeça 40. Ou seja, se o botão de giro de imagem 156 for pressionado uma vez, a imagem de vista em planta 101 será girada em uma direção anti-horária de tal modo que a imagem da cabeça 40-1 será exibida na porção em que a imagem da cabeça 40-2 está atualmente exibida e será exibida no painel de toque 10. Em outras palavras, como a quantidade das cabeças 40 na presente modalidade é quatorze, a mesmas é girada em uma direção anti-horária por aproximadamente 25,7 graus cada vez quando o botão de giro de imagem 156 é pressionado. Em conjunto com essa operação, conforme ilustrado na Figura 7, os numerais 101a para a identificação da cabeça 40 se desviam um por um em uma direção anti-horária da exibição na Figura 6. Ademais, correspondente a essa operação, assim como ao gráfico de radar 102, a exibição é girada em uma direção anti-horária. Ou seja, conforme ilustrado na Figura 7, a exibição é girada em uma direção anti-horária de modo que as informações relacionadas à cabeça 40-1 (o alimentador radial 3-1) sejam exibidas na área 102b em que as informações relacionadas à cabeça 40-2 (alimentador radial 3-2) sejam exibidas na Figura 6 e os numerais 102a sejam exibidos sendo desviados um por um em uma direção anti-horária.
[00114] Entretanto, a marca triangular invertida 104d relacionada à intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 não é girada mesmo quando o botão de giro de imagem 156 é pressionado, devido ao fato de se torna difícil o reconhecimento da mesma quando girada.
[00115] O processamento para o giro de imagem é realizado pela unidade de giro de saída 35h. (4) CARACTERÍSTICAS DE APARELHO DE PESAGEM DE COMBINAÇÃO (4-1)
[00116] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade inclui a mesa de dispersão 2 conforme uma unidade de dispersão, os quatorze alimentadores radiais 3-1~14, as duas câmeras 60, a unidade de processamento de imagem 35f da unidade de controle 30 conforme uma unidade de processamento e o painel de toque 10 conforme uma unidade de saída. A mesa de dispersão 2 recebe um abastecimento de uma grande quantidade de artigos e dispersa os artigos. Os alimentadores radiais 3-1~14 estão dispostos para se estenderem radialmente a partir da mesa de dispersão 2. O alimentador radial 3-1~14 recebe os artigos dispersados pela mesa de dispersão 2 e transporta os artigos em direções contrárias à mesa de dispersão 2. As câmeras 60 estão dispostas em posições além de um espaço diretamente acima da mesa de dispersão 2 e capturam as imagens da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3- 1~14. A unidade de processamento de imagem 35f gera a imagem de vista em planta 101 da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 por meio de sintetização das imagens capturadas pelas câmeras 60. O painel de toque 10 emite a imagem de vista em planta 101.
[00117] Por outro lado, a imagem de vista em planta 101 da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 é gerada e emitida. Portanto, é possível que o operador compreenda com precisão a condição da mesa de dispersão 2 e alimentadores radiais 3 mesmo em um caso em que é difícil dispor as câmeras em um espaço diretamen- te acima da mesa de dispersão 2. Consequentemente, quando uma anomalia ocorre, é fácil para o operador presumir a causa da anomalia com base na imagem de vista em planta e tomar uma atitude necessária imediatamente. Por exemplo, é fácil determinar se a anomalia é causada ou não pelo dispositivo de pesagem de combinação 1 (por exemplo, se os artigos estão abastecidos ou não a partir do transportador de abastecimento 90), se a anomalia pode ser resolvida por meio de operação no painel de toque 10 ou se necessita de uma resposta em sítio em um caso que uma interferência seja causada nos alimen- tadores radiais 3-1~14.
[00118] Ademais, quando um ângulo morto de uma câmera é gerado em uma imagem capturada por meio de uma das câmeras 60 devido aos obstáculos tais como o transportador de abastecimento 90 dos artigos, a condição da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 podem ser compreendidos sem ser afetada pelos obstáculos, em vista que a imagem de vista em planta é gerada sintetizando-se as imagens capturadas por uma pluralidade (duas) das câmeras 60. (4-2)
[00119] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade inclui adicionalmente a unidade de definição de imagem 35g como uma unidade de definição. A unidade de definição de imagem 35g realiza as definições com base nas imagens capturadas pelas câmeras 60 durante as definições iniciais, durante a manutenção, ou similares, para a geração da imagem de vista em planta 101 com as imagens capturadas pelas câmeras 60 pela unidade de processamento de imagem 35f durante a operação normal (no segundo período)
[00120] Ou seja, a unidade de definição de imagem 35g realiza as definições para a geração da imagem de vista em planta 101 com base nas imagens capturadas pelas câmeras 60 durante as definições iniciais, durante a manutenção ou similares (no primeiro período). Ou seja, mesmo quando as posições das câmeras 60 são alteradas, a imagem de vista em planta pode ser gerada com base na imagem das câmeras 60 capturadas em tais posições no primeiro período. Como um resultado, as posições de instalação das câmeras 60 podem ser variadas de acordo com as condições de local. Ou seja, mesmo quando há uma restrição nas posições de instalação das câmeras 60, a imagem de vista em planta da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3 pode ser facilmente obtida. (4-3)
[00121] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade inclui adicionalmente o painel de toque 10 como uma unidade de entrada. A unidade de definição de imagem 35g realiza as definições com base nas informações de posição bidimensionais (informações de ponto de referência) em relação à imagem capturada das câmeras 60, ou seja, inseridas no painel de toque 10 e armazenadas na área de armazenamento de entrada de ponto de referência 34b.
[00122] Por outro lado, as definições para a geração da imagem de vista em planta podem ser executadas com exatidão. Como um resultado, uma imagem precisa de vista em planta pode ser facilmente obtida. (4-4)
[00123] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade, o painel de toque 10 emite a condição operacional da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 por meio do gráfico de radar 102 ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta 101.
[00124] Por outro lado, é possível confirmar se a mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 são operados adequadamente em uma tela única. Como um resultado, por exemplo, quando uma anomalia ocorre, é fácil para o operador determinar as medidas adequadas para resolver tais anomalias. (4-5)
[00125] Ademais, o painel de toque 10 emite a condição operacional da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 em posições que correspondem à mesa de dispersão 2 e cada um dos ali- mentadores radiais 3-1~14. Ou seja, a imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102 são emitidos de tal modo que sejam correspondentes uma ao outro.
[00126] Dessa maneira, a imagem de vista em planta 101 e a condição operacional de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 pode ser facilmente compreendida em associação uma à outra, e assim, a conveniência do operador é aprimorada. (4-6)
[00127] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade inclui adicionalmente uma pluralidade dos funis de pesagem 5-1~14 sendo como uma pluralidade das unidades de pesagem e da unidade de cálculo 35b. Os funis de pesagem 5-1~14 estão respectivamente dispostos abaixo da porção de extremidade no lado dianteiro da borda externa dos alimentadores radiais 3-1~14 (na direção oposta à mesa de dispersão 2). Os funis de pesagem 5-1~14 recebem os artigos dos alimentadores radiais 3-1~14 através dos funis de tanque 4-1~14 e pesam o artigo recebido. A unidade de cálculo 35b calcula a quantidade de transporte por cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 com base no resultado de pesagem dos funis de pesagem 5-1~14. O painel de toque 10 emite o resultado de cálculo da unidade de cálculo 35b ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta 101.
[00128] Por outro lado, os operadores podem facilmente compreen- der a imagem de vista em planta 101 e a quantidade de transporte dos alimentadores radiais 3-1~14 e a associação uma com a outra. Como um resultado, por exemplo, quando uma anomalia ocorre, é fácil para os operadores determinar as medidas adequadas para resolver tais anomalias.
[00129] Ademais, a seguinte medida é possível com base na imagem de vista em planta 101 e as quantidades de transporte dos ali- mentadores radiais 3-1~14 exibidas no painel de toque 10.
[00130] Quando a quantidade de transporte de uma determinada cabeça 40-1~14 é pequena, o alimentador radial 3-1~14 de tal cabeça 40-1~14 é verificado na imagem de vista em planta 101. Se houver artigos suficientes em tal alimentador radial 3-1~14, a intensidade de vibração ou o tempo de vibração aumenta em relação a tal alimentador radial 3-1~14. Por outro lado, se existe apenas uma pequena quantidade de artigos em tal alimentador radial 3-1~14, o tempo de vibração ou intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 aumenta, ou a quantidade de artigos carregados na mesa de dispersão 2 é aumentada, devido ao fato de que pode-se determinar que o abastecimento de artigos da mesa de dispersão 2 para os tais alimentadores radiais 3- 1~14 é insuficiente. Ou seja, uma medida adequada pode ser facilmente selecionada. (4-7)
[00131] Ademais, o painel de toque 10 emite o resultado de cálculo da quantidade de transporte relacionada a cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 em uma posição que corresponde a cada um dos ali- mentadores radiais 3-1~14 na imagem de vista em planta 101.
[00132] Por outro lado, a conveniência do operador é aprimorada devido ao fato de ser mais fácil compreender a imagem de vista em planta 101 e a quantidade de transporte do alimentador radial 3-1~14 em associação uma com a outra. (4-8)
[00133] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade, um código que possibilita uma identificação de cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 é respectivamente aplicado aos alimentadores radiais 3-1~14. O painel de toque 10 emite o código ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta 101 na posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais 3-1~14 na imagem de vista em planta 101.
[00134] Dessa maneira, é possível compreender precisamente qual alimentador radial 3-1~14 tem um problema a partir da imagem de vista em planta 101. (4-9)
[00135] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente modalidade, o painel de toque 10 emite a imagem de vista em planta 101 girada em plano ao redor do centro giratório sendo o centroide da mesa de dispersão 2 na imagem de vista em planta 101.
[00136] Dessa maneira, o operador pode girar a imagem de vista em planta 101 e emitir a mesma em uma configuração que é compreendida com maior facilidade. Como um resultado, uma compreensão errônea da imagem de vista em planta 101 pelo operador pode ser evitada. (4-10)
[00137] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente invenção inclui adicionalmente uma unidade de sustentação 7. A unidade de sustentação 7 sustenta a mesa de dispersão 2, os alimentadores radiais 3-1~14 e as câmeras 60. As câmeras 60 estão dispostas acima da unidade de sustentação 7 e em posições além de diretamente acima dos alimentadores radiais 3-1~14.
[00138] Nesse contexto, as câmeras 60 não obstruem os trabalhos ou a passagem do operador. Mesmo quando a passagem de trabalho 92 para o operador está disposta na periferia do dispositivo de pesagem de combinação 1, a disposição das câmeras 60 acima da unidade de sustentação 7 do dispositivo de pesagem de combinação 1 tem pouco efeito sobre os trabalhos ou a passagem do operador. Ademais, os acidentes, tais como o operador se lesionar por meio de colisão com as câmeras 60, podem ser evitados. (4-11)
[00139] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a presente invenção, as câmeras 60 têm uma lente 60a que tem um ângulo horizontal de visualização de pelo menos 90 graus.
[00140] Dessa maneira, mesmo quando as câmeras 60 estão dispostas próximas ao objeto a ser imageado (acima da unidade de sustentação 7 do dispositivo de pesagem de combinação 1), as imagens necessárias para a geração da imagem de vista em planta 101 da mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 pode ser obtida com uma pequena quantidade de câmeras 60 (duas câmeras na presente modalidade), e assim, os custos de instalação associados com as câmeras 60 podem ser comprimidos. (5) EXEMPLO MODIFICADO (5-1) EXEMPLO MODIFICADO A
[00141] O dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima é descrito conforme uma configuração que tem um formato circular em que quatorze funis de pesagem 5 estão dispostos anularmente abaixo dos alimentadores radiais 3 que se estendem radialmente conforme ilustrado na Figura 1. Entretanto, uma presente invenção pode, também, ser aplicada a um dispositivo de pesagem de combinação do tipo linear conforme ilustrado na vista em planta na Figura 8. Na Figura 8, um transportador de condução 290 dispensa artigos que são pesados em um funil de abastecimento 202 (unidade de dispersão) que tem N conjuntos de orifícios de abastecimento 212-i. Os artigos são colocados nos funis de pesagem 205-i dispostos em uma configuração linear através de alimentadores de acionamento 203-i que correspondem respectivamente aos orifícios de abastecimento 212-i. Nessa configuração, por exemplo, quando as câmeras 260 são instaladas nas posições ilustradas na Figura 8, uma imagem de vista em planta é gerada com base nas imagens capturadas e a imagem de vista em planta é emitida em uma unidade de saída tal como um painel de toque, o operador pode facilmente compreender uma condição do funil de abastecimento 202 e os alimentadores de acionamento 203-i. A disposição, orientação e quantidade das câmeras 260 são meramente exemplificadoras e não há limitação nesse sentido. (5-2) EXEMPLO MODIFICADO B
[00142] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima, o painel de toque 10 exibe as informações relacionadas à mesa de dispersão 2 e os alimentadores radiais 3-1~14 ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta. Entretanto, não há limitação nesse sentido.
[00143] Por exemplo, uma combinação de cabeças 40-1~14 (funis de pesagem 5-1~14) selecionadas pela unidade de cálculo de combinação 35c pode ser exibida ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta 101. Por exemplo, a seleção na combinação é indicada no gráfico de radar 102 por meio de um método de alteração de uma cor ou similares da área 102b que corresponde às cabeças 40-1~14 selecionadas na combinação pela unidade de cálculo de combinação 35c.
[00144] Ademais, as taxas de seleção (probabilidades de ser selecionada na combinação) das cabeças 40-1~14 (funis de pesagem 5- 1~14) pela unidade de cálculo de combinação 35c podem ser exibidas no gráfico de radar 102 ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta 101.
[00145] Nessa configuração, é possível compreender a imagem de vista em planta 101 e o estado operacional do dispositivo de pesagem de combinação 1 em associação um com o outro, e assim, é valioso para o operador determinar uma medição quando uma anomalia ocorre. (5-3) EXEMPLO MODIFICADO C
[00146] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima, o painel de toque 10 exibe a imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102 lado a lado, porém, não há limitação nesse sentido. Por exemplo, a imagem de vista em planta 101 e o gráfico de radar 102 podem ser sobrepostos na exibição. Isso facilita adicionalmente a compreensão das informações adquiridas visualmente e as informações quantitativas em associação uma com a outra. (5-4) EXEMPLO MODIFICADO D
[00147] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima, o painel de toque 10 exibe o tempo de vibração, a intensidade de vibração e a quantidade de transporte dos alimentadores radiais 3-1~14 por meio de um gráfico de radar 102. Entretanto, não há limitação nesse sentido e tais informações podem ser exibidas numericamente. (5-5) EXEMPLO MODIFICADO E
[00148] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima, o tempo de vibração, a intensidade de vibração e a quantidade de transporte dos alimentadores radiais 3-1~14 e a intensidade de vibração da mesa de dispersão 2 são exibidos no gráfico de radar 102 do painel de toque 10. Entretanto, não há limitação nesse sentido e o tempo de vibração da mesa de dispersão 2 pode ser exibido, por exemplo.
[00149] Nesse caso, o tempo de vibração da mesa de dispersão 2 pode ser variado por meio de uma entrada a partir do painel de toque 10. (5-6) EXEMPLO MODIFICADO F
[00150] No dispositivo de pesagem de combinação 1 de acordo com a modalidade acima, a unidade de definição de imagem 35g dá origem aos parâmetros para a geração da imagem de vista em planta 101 pela unidade de processamento de imagem 35f com base nas informações de ponto de referência inseridas no painel de toque 10. Entretanto, não há limitação nesse sentido.
[00151] Por exemplo, a unidade de definição de imagem 35g pode identificar as posições dos pontos de referência automaticamente nas imagens capturadas pelas câmeras 60 e pode dar origem aos parâmetros para gerar a imagem de vista em planta 101 para a unidade de processamento de imagem 35f. LISTAGEM DE REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 1 DISPOSITIVO DE PESAGEM DE COMBINAÇÃO 2 MESA DE DISPERSÃO (UNIDADE DE DISPERSÃO) 3 (3-1~14) ALIMENTADOR RADIAL 5 (5-1~14) FUNIL DE PESAGEM 7 UNIDADE DE SUSTENTAÇÃO 10 PAINEL DE TOQUE (UNIDADE DE ENTRADA, UNIDADE DE SAÍDA) 20 (20-1~14) CÉLULA DE CARGA (UNIDADE DE PESAGEM) 35b UNIDADE DE CÁLCULO 35f UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM (UNIDADE DE PROCESSAMENTO) 35g UNIDADE DE DEFINIÇÃO DE IMAGEM (UNIDADE DE DEFINIÇÃO) 60 CÂMERA 60a LENTE 101 IMAGEM DE VISTA EM PLANTA 101a NUMERAL (CÓDIGO PARA IDENTIFICAÇÃO) LISTA DE CITAÇÕES LITERATURA DE PATENTES
[00152] Literatura de Patente 1: Patente n° JP 3325897

Claims (12)

1. Dispositivo de pesagem de combinação (1) compreendendo: uma unidade de dispersão (2) que recebe um abastecimento de uma grande quantidade de artigos e dispersa os artigos; uma pluralidade de alimentadores radiais (3) dispostos para ser estenderem radialmente a partir da unidade de dispersão (2), sendo que o alimentador radial (3) recebe os artigos dispersos pela unidade de dispersão (2) e transporta os artigos em uma direção oposta à unidade de dispersão (2); uma pluralidade de câmeras (60) que capturam uma imagem da unidade de dispersão (2) e dos alimentadores radiais (3); o dispositivo sendo caracterizado pelo fato de que uma unidade de processamento (35f) que gera uma imagem de vista em planta (101) da unidade de dispersão (2) e dos alimentadores radiais (3) sintetizando-se as imagens capturadas pelas câmeras (60); e uma unidade de saída (10) que emite a imagem de vista em planta (101).
2. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as câmeras (60) estão dispostas em posições além de um espaço diretamente acima da unidade de dispersão (2).
3. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma unidade de definição (35g), em que a unidade de definição (35g) realiza definições com base nas imagens capturadas pelas câmeras (60) em um primeiro período para a geração da imagem de vista em planta (101) com as imagens capturadas pelas câmeras (60) pela unidade de processamento (35f) em um segundo período.
4. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma unidade de entrada (10), em que a unidade de definição (36g) realiza as definições com base nas informações de ponto de referência inseridas na unidade de entrada (10).
5. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a unidade de saída (10) emite a condição operacional da unidade de dispersão (2) e/ou dos alimentadores radiais (3) ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta (101).
6. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a unidade de saída (10) emite a condição operacional da unidade de dispersão (2) e/ou cada um dos alimentadores radiais (3) em uma posição que corresponde à unidade de dispersão (2) e/ou cada um dos alimentadores radiais (3) na imagem de vista em planta (101).
7. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: uma pluralidade de unidades de pesagem (5) que estão dispostas respectivamente abaixo de uma porção de extremidade em um lado dianteiro dos alimentadores radiais (3) na direção oposta à unidade de dispersão (2), sendo que as unidades de pesagem (5) recebem os artigos dos alimentadores radiais (3) e pesam o artigo recebido; e uma unidade de cálculo (35b) que calcula uma quantidade de transporte por cada um dos alimentadores radiais (3) com base em um resultado de pesagem das unidades de pesagem (5), em que a unidade de saída (10) emite um resultado de cálculo da unidade de cálculo (35b) ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta (101).
8. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a unidade de saída (10) emite o resultado de cálculo relacionado a cada um dos alimentadores radiais (3) em uma posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais (3) na imagem de vista em planta (101).
9. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que um código (101a) que possibilita a identificação de cada um dos alimentadores radiais (3) é respectivamente aplicado aos alimentadores radiais (3), a unidade de saída (10) emite o código (101a) ao mesmo tempo que a imagem de vista em planta (101) em uma posição que corresponde a cada um dos alimentadores radiais (3) na imagem de vista em planta (101).
10. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a unidade de saída (10) emite a imagem de vista em planta (101) girada em plano ao redor de um centro de giro sendo um centroide da unidade de dispersão (2) na imagem de vista em planta (101).
11. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, uma unidade de sustentação (7) que sustenta a unidade de dispersão (2), os alimentadores radiais (3) e as câmeras (60), em que as câmeras (60) estão dispostas acima da unidade de sustentação (7) e em posições além de um espaço diretamente acima dos alimentadores radiais (3).
12. Dispositivo de pesagem de combinação (1), de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as câmeras (60) têm uma lente (60a) que tem um ângulo horizontal de visualização de pelo menos 90 graus.
BR112014022602A 2012-03-16 2013-02-20 dispositivo de pesagem de combinação BR112014022602B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012060243A JP5785123B2 (ja) 2012-03-16 2012-03-16 組合せ計量装置
JP2012-060243 2012-03-16
PCT/JP2013/054203 WO2013136933A1 (ja) 2012-03-16 2013-02-20 組合せ計量装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014022602B1 true BR112014022602B1 (pt) 2021-01-12
BR112014022602B8 BR112014022602B8 (pt) 2021-05-04

Family

ID=49160851

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014022602A BR112014022602B8 (pt) 2012-03-16 2013-02-20 dispositivo de pesagem de combinação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9417115B2 (pt)
EP (1) EP2827114B1 (pt)
JP (1) JP5785123B2 (pt)
CN (1) CN104487811B (pt)
BR (1) BR112014022602B8 (pt)
DK (1) DK2827114T3 (pt)
WO (1) WO2013136933A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5993935B2 (ja) * 2012-03-16 2016-09-14 株式会社イシダ 組合せ計量装置
EP2887029B1 (de) 2013-12-20 2016-03-09 Multipond Wägetechnik GmbH Befüllungsvorrichtung und Verfahren zum Erfassen einer Befüllung
WO2015108117A1 (ja) * 2014-01-20 2015-07-23 株式会社イシダ 組合せ計量装置
US10151622B2 (en) * 2014-01-30 2018-12-11 Ishida Co., Ltd. Combination weighing device for weighing articles conveyed to a hopper
US20160110791A1 (en) * 2014-10-15 2016-04-21 Toshiba Global Commerce Solutions Holdings Corporation Method, computer program product, and system for providing a sensor-based environment
JP3197141U (ja) * 2015-02-09 2015-04-23 株式会社イシダ 組合せ計量装置
WO2017109543A1 (en) 2015-12-22 2017-06-29 Arcelormittal Method and system for determining the mass of feedstock on a conveyor
JP2019040469A (ja) * 2017-08-25 2019-03-14 株式会社イシダ 作業支援システム
DE102017124895B3 (de) * 2017-10-24 2019-03-28 CLK GmbH Fremdkörpererkennung in einer Mehrkopfwaage
JP7130335B2 (ja) * 2018-12-14 2022-09-05 大和製衡株式会社 組合せ計量装置
JP2020153776A (ja) * 2019-03-19 2020-09-24 株式会社イシダ 組合せ計量装置
EP3933354B1 (de) 2020-06-30 2022-10-19 Multipond Wägetechnik GmbH Verbesserte überwachung von kombinationswaagen durch einen 3d-sensor

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5270495A (en) * 1992-02-28 1993-12-14 Package Machinery Company Combination weighing machine with feed control
US5753866A (en) 1994-05-13 1998-05-19 Ishida Co., Ltd. Combinational weigher
JP2001343294A (ja) 2000-05-31 2001-12-14 Ishida Co Ltd ロードセル及び秤
JP2002206963A (ja) * 2001-01-11 2002-07-26 Ishida Co Ltd 組合せ計量装置
JP4021685B2 (ja) 2002-03-04 2007-12-12 松下電器産業株式会社 画像合成変換装置
CN2557582Y (zh) * 2002-06-27 2003-06-25 华南理工大学 基于数字图像技术的沥青拌和机集料计量控制装置
JP4391194B2 (ja) * 2003-10-17 2009-12-24 株式会社イシダ 組合せ計量装置
JP5102100B2 (ja) * 2008-05-09 2012-12-19 株式会社イシダ 組合せ計量装置
JP5191334B2 (ja) * 2008-09-26 2013-05-08 大和製衡株式会社 組合せ秤及び計量包装システム
JP2011043463A (ja) * 2009-08-24 2011-03-03 Ishida Co Ltd 組合せ計量装置
CN101881647A (zh) 2010-06-04 2010-11-10 新余钢铁集团有限公司 一种远程自动称重计量系统
CN102155961A (zh) * 2011-03-25 2011-08-17 北京建筑工程学院 排水管道流量和流速同步测定装置

Also Published As

Publication number Publication date
DK2827114T3 (en) 2017-01-09
US9417115B2 (en) 2016-08-16
JP2013195125A (ja) 2013-09-30
EP2827114A4 (en) 2015-10-28
EP2827114B1 (en) 2016-09-28
CN104487811B (zh) 2016-11-09
JP5785123B2 (ja) 2015-09-24
WO2013136933A1 (ja) 2013-09-19
EP2827114A1 (en) 2015-01-21
CN104487811A (zh) 2015-04-01
BR112014022602B8 (pt) 2021-05-04
US20150021103A1 (en) 2015-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014022602B1 (pt) dispositivo de pesagem de combinação
AU2016101407A4 (en) Combination weighing device
JP6437274B2 (ja) 物品処理装置
AU2011380685B2 (en) Direct visual monitoring method and system for sensing the interior of a rotary mineral mill
JP5191334B2 (ja) 組合せ秤及び計量包装システム
JP7367330B2 (ja) 篩い分け装置の運転監視システム
KR101321798B1 (ko) 알갱이 형태의 물체 정량측정 및 배출장치
KR20100006879U (ko) 대형 설비의 수평감지장치
US20200249656A1 (en) Work assistance system
CN206321323U (zh) 自称量天平及其测量装置
JPS6262304B2 (pt)
JP4611727B2 (ja) 組合せ計量装置
CN206019802U (zh) 一种称重装置
US9829344B2 (en) Cable angle sensor
JP7360210B2 (ja) 肥料散布機
KR102487351B1 (ko) 아스팔트 혼합물 생산품질 모니터링 시스템, 표시 장치, 화면 표시 방법 및 기록매체에 저장된 컴퓨터 프로그램
JP7357272B2 (ja) 情報板の異常検出システム
JP6675922B2 (ja) 組合せ秤
JP6723675B2 (ja) 計量装置
CN105937897B (zh) 装载机卸料角检测装置及其检测方法
US8355129B2 (en) Device and method to measure bulk unconfined yield strength of powders using minimal material
JPH0381646A (ja) 果実等の成育診断装置
TWM244973U (en) Protecting apparatus for workpiece holding rack of workpiece sifting machine
JP2015184104A (ja) 表示装置およびそれを備えた重量検査システム

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/02/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2610 DE 12/01/2021 QUANTO AO INVENTOR.