DISPOSITIVO DE FILTRAGEM E PROCESSO PARA SEPARAÇÃO DE OVERSPRAY DE TINTA LÍQUIDA
[001] A presente invenção se refere a um dispositivo de filtragem para a separação de overspray de tinta de uma corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray, sendo que o dispositivo de filtragem abrange ao menos um filtro, para o qual pode ser conduzida ao menos uma parcela da corrente de gás bruto e uma câmara de gás puro para a qual pode ser conduzida, como corrente de gás puro, a corrente de gás bruto, filtrada através do elemento do filtro.
[002] Um dispositivo deste tipo passou a ser conhecido, por exemplo, do documento DE 10 2007 040 901 A1.
[003] Se um filtro for mecanicamente danificado em um dispositivo de filtragem desta natureza, de maneira que em um ou em vários pontos, a corrente de gás bruto, não filtrado, alcança o lado do gás puro do dispositivo de filtragem, o lado de gás puro do dispositivo de filtragem e as áreas de uma instalação de pintura situada a jusante do dispositivo de filtragem, instalação esta que contém o dispositivo de filtragem, será tornada impura pelas partículas de sujeiras, não eliminadas na filtração da corrente de gás bruto (especialmente partículas de overspray e eventualmente partículas de um material coadjuvante de filtragem).
[004] A presente invenção tem como objetivo manter na menor extensão possível a formação de impurezas no lado do gás puro do dispositivo de filtragem e de uma instalação de tinta que contém o dispositivo de filtragem, no caso de uma ruptura em ao menos um elemento filtrante do dispositivo de filtração.
[005] Em um dispositivo de filtragem com as características do preâmbulo da reivindicação 1 esta tarefa, de acordo com a invenção, será solucionada pelo fato de que para a câmara de gás puro do dis- positivo de filtragem está alocado ao menos um filtro de segurança, situado a jusante de ao menos um filtro, por meio do qual ao menos um parcela da corrente de gás bruto - no caso de uma ruptura de filtro - pode ser filtrada em ao menos um filtro do dispositivo de filtragem.
[006] A presente invenção tem como base o conceito de que no caso de uma ruptura do filtro, através do filtro principal que é formado por ao menos um filtro do dispositivo de filtragem, o material atravessado ser captado próximo do local, de maneira que componentes da instalação, especialmente ventiladores, sensores e dispositivos de condicionamento de ar (por exemplo, refrigeradores e/ou umectado-res) sequenciais da câmara de gás puro, no percurso do fluxo da corrente de gás puro, sejam protegidos contra impurezas no caso da ruptura do filtro.
[007] Para manter mais curto possível o percurso que é coberto pelo gás bruto não filtrado, no caso de uma ruptura do filtro, no lado do gás puro do dispositivo de filtragem até o dispositivo de segurança, será vantajoso que o filtro de segurança esteja integrado dentro da câmara de gás puro do dispositivo de filtragem.
[008] Especialmente, pode estar previsto que ao menos um filtro de segurança esteja disposto dentro da câmara de gás puro ou em uma parede limitadora da câmara de gás puro.
[009] A câmara de gás puro pode ser conformada, por exemplo, como uma caixa de gás puro, essencialmente em formato de paralelepípedo.
[0010] Ao menos um elemento filtrante do filtro principal abrange, preferencialmente, um diafragma de filtragem que serve para separar o overspray de tinta da corrente de gás bruto. Danos no diafragma do filtro, viabilizados por uma passagem não filtrada da corrente de gás bruto contendo partículas de overspray, passando pelo filtro, representa uma ruptura no filtro correspondente.
[0011] Preferencialmente, o dispositivo de filtragem abrange um filtro principal que abrange por sua vez ao menos um filtro conformado como filtro seco, ou seja, um filtro com o qual pode ser realizada uma filtragem a seco. Uma filtragem seca é uma filtragem da corrente de gás que atravessa o filtro, que se verifica sem lavagem com um líquido de lavagem. Isto não exclui que uma camada formada no decurso da filtragem junto do filtro, abrangendo material a ser removido na filtragem, e eventualmente material de filtragem coadjuvante seja rinsado pela sujeição com um produto de limpeza líquido.
[0012] Preferencialmente, o filtro principal abrange exclusivamente filtros secos.
[0013] Quando o dispositivo de filtragem abranger um filtro principal com vários elementos filtrantes, então preferencialmente está previsto que a câmara de gás puro acolhe as correntes de gás puro de vários, de preferência, de todos os filtros do dispositivo de filtragem.
[0014] Além disso, está preferencialmente previsto que ao menos um elemento de filtragem esteja mantido na câmara de gás puro do dispositivo de filtragem.
[0015] Para esta finalidade, a câmara de gás puro pode abranger um encaixe de filtro com ao menos uma retenção de filtro e preferencialmente uma abertura de encaixe para a passagem dos filtros em um compartimento de encaixe de filtro do dispositivo de filtragem.
[0016] Quando o dispositivo de filtragem, de acordo com a invenção, for parte de um dispositivo para a separação de overspray de tinta de uma corrente de gás bruto contendo partículas de overspray, abrangendo vários desses filtros, então será vantajoso que o dispositivo de filtragem abranja um canal de gás puro, pelo qual gás puro pode ser conduzido da câmara de gás puro do dispositivo de filtragem para um canal coletor de gás puro, sendo que o canal coletor de gás puro também recebe o gás puro de ao menos outro dispositivo de filtragem e fazendo o deslocamento para seções sequenciais da instalação, por exemplo, contendo uma ventoinha e /ou um dispositivo de condicionamento de ar (especialmente um resfriador e/ou um umectador).
[0017] Para manter na menor extensão possível, neste caso, a formação de impurezas do canal coletor de gás puro e dos componentes da instalação de tinta sequenciais ao canal coletor de gás puro, será vantajoso que o filtro de segurança do dispositivo de filtragem esteja disposto à montante de um emboque do canal de gás puro, no canal coletor de gás puro.
[0018] Preferencialmente, todos os dispositivos de filtragem do dispositivo para a separação de overspray de tinta, a partir de uma corrente de gás bruto contendo partículas de overspray, possuem um filtro de segurança desta natureza, o qual está disposto à montante do emboque do respectivo canal de gás puro do dispositivo filtrante em questão, dentro do canal coletor de gás puro.
[0019] Fica assim assegurado que cada filtro de segurança alocado a um dispositivo de filtragem deste tipo, no caso de uma ruptura do filtro no dispositivo de filtragem correspondente, terá de filtrar apenas a parcela da corrente de gás bruto que atravessa o dispositivo de filtragem respectivo.
[0020] Desta maneira, o filtro de segurança de cada dispositivo de filtragem poderá ser mantido relativamente pequeno.
[0021] Preferencialmente, cada um dos outros dispositivos de filtragem do dispositivo para a separação de overspray de tinta da corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray, apresenta um canal de admissão próprio pelo qual pode ser conduzida sempre uma parcela da corrente de gás bruto para o respectivo dispositivo de filtragem.
[0022] Preferencialmente, as parcelas da corrente de gás bruto que são conduzidas para os diferentes dispositivos de filtragem, entre si, são essencialmente de idêntico tamanho, de maneira que também os filtros de segurança, alocados a estes dispositivos de filtragem, baseado na corrente de volume essencialmente uniforme, através dos dispositivos de filtragem diferenciados, essencialmente podem ser mantidos na mesma extensão e, portanto, o tamanho dos filtros de segurança pode ser padronizado.
[0023] Desta maneira, preferencialmente, para todos os dispositivos de filtragem do dispositivo para a separação de overspray de tinta da corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray, poderá ser usado o mesmo tipo de filtro de segurança, com os mesmos elementos de filtragem de segurança.
[0024] Segundo uma modalidade preferida da invenção está previsto que ao menos um filtro de segurança está disposto de tal maneira no dispositivo de filtragem que ao menos um elemento de filtragem possa ser retirado do dispositivo de filtragem , sem retirar antes o filtro de segurança. Fica assegurado desta maneira que pela integração do filtro de segurança no dispositivo de filtragem, a montagem e desmontagem, bem como a manutenção e o reparo dos elementos de filtragem do dispositivo de filtragem não seja dificultado.
[0025] Preferencialmente, todos os filtros de segurança do dispositivo de filtragem estão de tal modo dispostos no dispositivo de filtragem que todos os elementos de filtros podem ser removidos do dispositivo de filtragem, sem retirar antes um dos filtros de segurança.
[0026] Basicamente, como filtro de segurança pode ser usado qualquer tipo de filtro que esteja adequado para remover por filtragem as partículas arrastadas na corrente de gás bruto e que resistem à corrente de volume, que em caso de uma ruptura do filtro, for conduzido através do filtro de segurança.
[0027] Preferencialmente, o filtro de segurança abrange ao menos um filtro seco, ou seja, um filtro com o qual pode ser realizada uma filtragem seca. Uma filtragem seca é uma filtragem da corrente de gás que atravessa o filtro e que se verifica sem rinsagem com um líquido de limpeza. Isto não exclui que uma camada de material a ser removido por filtragem, conformada no filtro durante a filtragem, e eventualmente material coadjuvante de filtragem sejam removidos por rinsagem pela sujeição com um produto de limpeza líquido.
[0028] Preferencialmente, o filtro de segurança contém exclusivamente filtros secos.
[0029] Uma filtragem seca oferece a vantagem de que a temperatura e a umidade da corrente de gás que atravessa o filtro, no caso, fica ao menos aproximadamente constante, de maneira que a correte de gás que atravessa o filtro, após a passagem pelo filtro,não precisa ser condicionada relativamente à sua temperatura e/ou sua umidade.
[0030] O filtro de segurança pode ser, por exemplo, um filtro de choque, um filtro de bolsa, um filtro tubular, um filtro de esteira, um filtro de placa e /um filtro de tubete.
[0031] O filtro de segurança poderá estar disposto permanentemente no percurso de fluxo da corrente de gás puro e pode esta ativado para a filtragem da corrente de gás que atravessa o filtro de segurança.
[0032] De modo alternativo ou complementar, pode estar previsto que ao menos um filtro de segurança, no caso de uma ruptura de filtro em um elemento de filtro, seja ativado para a filtragem de gás bruto que passa através do filtro. Isto oferece a vantagem deque o filtro de segurança em questão não filtre novamente o gás puro que já foi filtrado antes pelos filtros do filtro principal, porém somente no caso de uma ruptura de filtro em ao menos um dos filtros do dispositivo de filtragem será então ativada a filtragem necessária para o gás bruto que atravessa o filtro principal. Desta maneira, o aumento desnecessário da resistência de fluxo no lado do gás puro do dispositivo de filtragem, em estado operacional normal do dispositivo de filtragem, será evitado.
[0033] Uma ativação desta natureza de um filtro de segurança no caso de uma ruptura de filtro pode, por exemplo, se verificar pelo fato de que ao menos um filtro de segurança abrange ao menos um elemento de filtro de segurança que em estado normal de operação do dispositivo de filtragem está disposto em uma posição de espera, fora do percurso de fluxo do gás puro e, através de um dispositivo de deslocamento adequado, no caso de uma ruptura do filtro, pode ser movido para uma posição de trabalho no percurso do fluxo do gás bruto que atravessa o filtro principal do dispositivo de filtragem.
[0034] Preferencialmente, o dispositivo de movimentação apresenta um acionamento motorizado para o movimento de ao menos um elemento de filtragem.
[0035] Através de um dispositivo mecânico de movimentação, no caso de uma ruptura de filtro, elementos de filtros de segurança que podem ser introduzidos no percurso de fluxo, podem ser conformados, por exemplo, como uma placa de filtragem, um filtro de bolsa ou um filtro de choque.
[0036] De forma alternativa ou complementar, poderá um filtro de segurança também ser ativável pelo fato de abranger ao menos um elemento de filtro de segurança, o qual, em estado operacional normal do dispositivo de filtragem, permite a passagem do gás puro filtrado essencialmente e somente no caso de uma ruptura de filtro (de preferência, de forma automática) será cheio com um material filtrante adequado.
[0037] Por exemplo, um elemento de filtro de segurança deste tipo pode abranger uma recepção para o material filtrado, especialmente na forma de uma rede ou de uma grade que no caso de uma ruptura do filtro será cheia com material filtrado, a partir do reservatório do material de filtragem, por exemplo, com uma carga de partículas de mate- rial filtrado.
[0038] Um material de filtragem adequado para o enchimento de um elemento de filtro de segurança deste tipo, no caso de uma ruptura de filtro é, por exemplo, cascalho, areia, cavacos de ferro ou semelhantes materiais.
[0039] De forma alternativa ou complementar, um filtro de segurança também poderá ser ativado desta maneira, no caso de uma ruptura de filtro, sendo que abrange ao menos um filtro de segurança que no caso de uma ruptura de filtro, pode ser ativado pela aplicação de uma tensão elétrica.
[0040] Um filtro de segurança deste tipo pode especialmente ser conformado como filtro eletrostático.
[0041] A fim de que no uso de um filtro de segurança ativável somente em caso de dano, poder ativar em tempo hábil o filtro de segurança, ou no caso de um filtro de segurança ativado permanentemente poder alarmar os operadores da instalação de pintura, ou para poder determinar por qual espaço de tempo o filtro de segurança será sujeito com o gás bruto que alcança o lado do gás puro do dispositivo de filtragem, quando será vantajoso que o dispositivo de filtragem abranja ao menos um dispositivo de detecção de uma ruptura de um filtro.
[0042] Um dispositivo detector deste tipo pode, por exemplo, abranger um contador de partículas, um medidor de perda de pressão, um medidor de resistência de filtragem para medir a resistência de passagem de ao menos um elemento filtrante do filtro principal, e/ou um medidor de posição de filtragem para medir a resistência de passagem de ao menos um filtro de segurança.
[0043] Em uma modalidade preferida da invenção, está também previsto que para filtrar a corrente de gás bruto seja usado um material coadjuvante de filtragem e ao menos um elemento de filtragem do dispositivo de filtragem, na operação do dispositivo de filtragem, possua uma camada blocante que contém o material de filtragem coadjuvante.
[0044] Desta maneira, evita-se especialmente no uso de uma tinta fluida que o overspray da tinta fluida úmida alcance diretamente a superfície do filtro. Ao contrário, o overspray da tinta líquida será ligado pelo material coadjuvante de filtragem e/ou o material coadjuvante de filtragem constitui uma camada blocante entre o overspray úmido de tinta fluida e a superfície do filtro.
[0045] Com a expressão "tinta fluida" nesta descrição - diferente em relação à noção de "tinta pulvérea" - é designada uma tinta com uma consistência fluida, de liquefeito até pastoso (por exemplo, no caso de uma tinta PVC). A noção "tinta fluida" abrange especialmente as noções de "tinta líquida" e "tinta úmida".
[0046] Como material de filtragem coadjuvante é considerado especialmente cal, farinha de rocha, um silicato de alumínio, um óxido de alumínio, um óxido de silício, laca pulvérea ou semelhante produto.
[0047] Além disso, a presente invenção refere-se a um processo para a separação de overspray de tinta de uma corrente de gás bruto contendo partículas de overspray, que abrangem os seguintes passos:
- - alimentação de ao menos uma parte da corrente de gás bruto para ao menos um filtro, por meio do qual será filtrada a corrente de gás bruto alimentada, e
- - alimentação da corrente de gás bruto filtrada pelo filtro como corrente de gás puro, até uma câmara de gás puro.
[0048] A presente invenção também tem a tarefa adicional de criar um processo deste tipo para a separação de overspray de tinta, a partir de uma corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray, do qual, no caso de uma ruptura de filtro em ao menos um filtro do dispositivo de filtragem, será mantida na menor extensão possível a formação de impurezas do lado do gás puro do dispositivo de filtragem e das regiões situadas a jusante do dispositivo de filtragem de uma instala- ção de pintura que contém o dispositivo de filtragem.
[0049] Esta tarefa será solucionada em um processo para a separação de uma corrente de gás bruto, contendo overspray de tinta, integrada em partículas de overspray, segundo as características do preâmbulo da reivindicação 15, segundo a informação, será solucionada pelo fato de que no caso de uma ruptura de filtro, em ao menos um filtro, a corrente de gás bruto alimentada para a câmara de gás puro será filtrada através de um filtro de segurança, disposto a jusante do filtro e alocado à câmara de gás puro.
[0050] O dispositivo de filtragem de acordo com a invenção adapta-se especialmente para a realização de um processo de acordo com a invenção, para a separação de overspray de tinta, a partir de uma corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray.
[0051] A extensão do segmento do percurso de fluxo de gás, tornado impuro no caso de uma ruptura de filtro, entre a câmara de gás puro e o filtro de segurança, será minimizada.
[0052] Preferencialmente, entre o elemento do filtro principal e o filtro de segurança não estão integrados componentes da máquina que pudessem ser tornados sujos no caso de uma ruptura de filtro.
[0053] O filtro de segurança que está alocado à câmara de gás puro de um único dispositivo de filtragem, poderá apresentar um tamanho menor do que o filtro de segurança que estaria integrado em um canal coletor de gás puro ou em um canal coletor de ar ambiente.
[0054] O filtro de segurança possibilita uma separação seca segura de partículas do gás bruto, no caso de uma ruptura de filtragem, com necessidade de espaço adicional apenas reduzida.
[0055] No caso de um remanejamento de uma instalação de pintura já existente, poderá ser facilmente acrescentado na câmara de gás puro filtros de segurança, alocados a um único dispositivo de filtragem; desta maneira, não haverá necessidade de espaço adicional para um filtro de segurança em um canal coletor de gás puro ou em um canal coletor de ar ambiente.
[0056] O filtro de segurança poderá estar posicionado em qualquer posição imaginável, após a recepção encaixe do filtro. Especialmente poderá ainda estar integrado na câmara de gás puro, acima da câmara de gás puro, abaixo da câmara de gás puro, ou em posição horizontal, após a câmara de gás puro.
[0057] O filtro de segurança poderá estar disposto de tal maneira que não prejudica a desmontagem dos elementos de filtragem do filtro principal ou do dispositivo de filtragem.
[0058] Um encaixe de conformação correspondente do filtro de segurança possibilita uma simples montagem e desmontagem do filtro de segurança e um fácil acesso aos filtros de segurança para fins de manutenção.
[0059] Isto pode ser viabilizado, por exemplo, pelo fato de que o filtro de segurança pode ser extraído de um quadro em sentido perpendicular para com a direção de afluxo.
[0060] Em forma alternativa ou complementar, poderá também estar previsto que o filtro de segurança possa ser extraído, juntamente com o quadro, do percurso de fluxo da corrente de gás, especialmente de uma estrutura de canal.
[0061] O filtro de segurança pode abranger, por exemplo, um filtro de bolsa F5.
[0062] O filtro de segurança pode estar equipado com um controle que registra quando o filtro de segurança apresenta, por exemplo, uma passagem de resistência maior. Desta maneira, uma ruptura de filtro poderá ser registrada indiretamente, porque a resistência à passagem do filtro de segurança aumentará ,quando partículas se precipitam no filtro de segurança, a partir do gás bruto que no caso de uma ruptura de filtro alcança o dispositivo de filtragem no lado do gás puro.
[0063] Uma detecção de ocupação de filtro no filtro de segurança pode também ser combinada com uma medição da emissão de partículas; desta maneira, poderá ser prematuramente reconhecida uma ruptura no filtro principal do dispositivo de filtragem.
[0064] Uma medição da emissão de partículas pode também ser usada independentemente, isto é, sem uma medição adicional de resistência de filtragem para o efeito de detecção de uma ruptura de filtro.
[0065] O filtro de segurança pode ser ativo em caráter permanente ou poderá ser ativado no caso de uma ruptura no filtro principal do dispositivo de filtragem.
[0066] A detecção de danos no filtro principal pode ser feita, por exemplo, através de um contador de partículas, por uma modificação da perda de pressão no filtro principal e/ou por alterações da resistência dos elementos filtrantes do filtro principal, na limpeza com ar pressurizado.
[0067] Na detecção de uma ruptura do filtro, o estágio do filtro de segurança poderá ser aplicado. Isto minimizará a perda de pressão necessária durante a operação normal do dispositivo de filtragem e ao mesmo tempo garante a segurança necessária contra a formação de impurezas no caso de uma ruptura de filtro.
[0068] O filtro de segurança do dispositivo de filtragem da invenção está disposto próximo dos elementos filtrantes do filtro principal.
[0069] Preferencialmente, entre o filtro principal e o filtro de segurança, alocado ao filtro principal, não ocorrem correntes de gás puro adicionais, de maneira que o filtro de segurança somente terá de ser regulado para a corrente parcial de gás que atravessa o respectivo dispositivo de filtragem alocado.
[0070] O percurso do canal de gás entre o ponto de ruptura e o filtro de segurança que é tornado impuro no caso de uma ruptura do filtro por partículas da corrente de gás bruto, será assim mantido em reduzida extensão, de maneira que o filtro de segurança está disposto vizinho de ao menos um elemento do filtro principal do dispositivo de filtragem.
[0071] Preferencialmente, entre ao menos um elemento filtrante do filtro principal e o filtro de segurança alocado, não estão dispostos ventiladores, sensores, ou dispositivos de condicionamento (como, por exemplo, unidades de ar condicionado e/ou umectadores) no percurso de fluxo da corrente de gás.
[0072] Outras características e vantagens da invenção são objeto da seguinte descrição e dos desenhos de exemplos de execução.
[0073] As figuras mostram:
[0074] Figura 1 - vista esquemática e em perspectiva de um módulo filtrante de um dispositivo para a separação de overspray de tinta fluida de uma corrente de gás bruto, contendo partículas de overspray, sendo que o módulo de filtragem abrange uma câmara de gás puro e um filtro de segurança, alocado à câmara de gás puro do módulo do filtro;
[0075] Figura 2 - corte esquemático vertical pelo módulo de filtragem da figura 1 com o filtro de segurança, um canal coletor de gás puro e um canal de gás puro que interliga a câmara de gás puro do módulo de filtragem , com o canal coletor do gás de escape;
[0076] Figura 3 - uma apresentação esquemática de um módulo de filtragem com filtro de segurança, sendo que o filtro de segurança está disposto permanentemente no percurso de fluxo do gás puro e uma ruptura de filtro, em um elemento filtrante do módulo de filtragem, será detectada através de um contador de partículas e/ou através de medições diferenciais de pressão;
[0077] Figura 4 - apresentação esquemática - correspondente à figura 3 - de um módulo de filtragem com filtro de segurança, sendo que o filtro de segurança, na operação normal do módulo de filtragem, não contém material de filtragem e está unido com um reservatório de material de filtragem, do qual, no caso de uma ruptura em um elemento filtrante do módulo de filtragem, um material para filtragem pode ser conduzido para o filtro de segurança;
[0078] Figura 5 - apresentação esquemática - correspondente às figuras 3 e 4 - de um módulo de filtragem com filtro de segurança, sendo que o filtro de segurança está conformado como um filtro eletrostático que no caso de uma ruptura de filtro em um elemento filtrante do módulo filtrante, pode ser aplicado;
[0079] Figura 6 - uma apresentação esquemática correspondente às figuras de 3 até 5 , de um módulo de filtragem com filtro de segurança, sendo que o filtro de segurança - na operação normal do módulo filtrante - está disposto fora do percurso de fluxo da corrente de gás puro e no caso de uma ruptura de filtro em um elemento filtrante do módulo de filtragem, através de um dispositivo de movimentação, pode ser introduzido no percurso de fluxo da corrente de gás, sendo que o filtro de segurança está sendo mostrado em uma posição de descanso que é ocupada pelo filtro de segurança na operação normal do módulo filtrante, e
[0080] Figura 7 - uma apresentação esquemática, correspondendo à figura 6, do módulo de filtragem com filtro de segurança que pode ser introduzido no percurso de fluxo, sendo que o filtro de segurança está sendo mostrado em uma posição de trabalho que é ocupada pelo filtro de segurança, no caso de uma ruptura de um elemento filtrante do módulo filtrante.
[0081] Elementos iguais ou de função equivalente são designados em todas as figuras com os mesmos números de referência.
[0082] Um dispositivo, mostrado nas figuras de 1 até 3, ao todo designado com o número 100, destinado a separar overspray de tinta fluida de uma corrente de gás bruto, abrange um ou vários módulos filtrantes 102, na presente descrição também designados como dispositivos de filtragem, dos quais uma unidade é mostrada nas figuras de 1 até 3.
[0083] O dispositivo 100 para separar overspray de tinta fluida forma parte de uma instalação de pintura para a pintura a jato de peças, por exemplo, carroçarias de veículos automotores que são transportados através de uma área de aplicação da instalação de pintura e na área de aplicação através de conjuntos de pintura a jato (não mostrados), por exemplo, na forma de robôs de pintura, são pintados.
[0084] Através de um ciclo de ar ambiente é gerada uma corrente de ar que atravessa a área da aplicação e recolher um overspray de tinta na forma de partículas de overspray. A expressão "partículas" abrange no caso tanto partículas sólidas como também líquidas especialmente, gotículas.
[0085] No uso de tinta fluida, o overspray da tinta fluida é composto de gotículas de tinta. A maioria destas partículas de overspray apresenta uma dimensão máxima, na faixa de aproximadamente 1 μm, até aproximadamente 100 μm.
[0086] A corrente de ar de escape, carregada com as partículas de overspray da área de aplicação será, em seguida, designada como corrente de gás bruto 104. A direção de fluxo da corrente de gás bruto é mostrada nas figuras 2 e 3 com setas designadas com o número 104.
[0087] A corrente de gás bruto 104 passa da área da aplicação para o dispositivo 100 para separação de overspray de tinta fluida da corrente de gás bruto, a qual, preferencialmente, está prevista abaixo da área de aplicação.
[0088] Os módulos filtrantes 102 do dispositivo 100 podem estar dispostos especialmente em duas carreiras de módulos nos dois la- dos reciprocamente opostos de uma câmara de fluxo, da qual na figura 2 é mostrada uma parede lateral 105 vertical.
[0089] Entre as duas carreiras de módulos pode estar previsto um passadiço 106 (ver figura 2), no qual se pode movimentar um operador.
[0090] Cada um dos módulos filtrantes 102 está conformado preferencialmente como uma unidade premontada que é produzida em um local distante do local da montagem da instalação de pintura e do dispositivo 100 para a separação do overspray de tinta fluida e que é transportado como uma unidade para o local d a montagem da instalação da pintura. No local da montagem, a unidade premontada será disposta na posição de trabalho prevista e será unida com uma ou com várias unidades premontadas vizinhas, bem como com uma construção portante da área de aplicação.
[0091] Cada módulo filtrante abrange uma construção de suporte 108 de dois suportes 110 verticais traseiros e dois suportes 112 verticais dianteiros que através de vigas transversais 114 estão unidas com um dos suportes 110 traseiro.
[0092] Além disso, os suportes 112 dianteiros e os suportes 110 traseiros, em suas extremidades superiores, estão interligados através de um travessão horizontal (não mostrado).
[0093] O módulo de filtragem 132 abrange também um alojamento 116 que separa um compartimento de encaixe do elemento filtrante 118 do módulo filtrante 102, disposto dentro do alojamento 116, de uma área 120 da câmara de fluxo situada externamente do alojamento 116.
[0094] No compartimento do encaixe do elemento filtrante 118 do módulo de filtragem 132 estão dispostos vários elementos filtrantes 122 que são retidos por uma câmara de gás puro 124, mantida na construção de suporte 108, salientando-se em direção horizontal.
[0095] Os elementos filtrantes 122 podem ser conformados, por exemplo, como placas de polietileno sinterado que na sua face externa possui um diafragma de politetrafluoretileno (PTFE).
[0096] O diafragma de PTFE serve parra aumentar a classe de filtragem dos elementos filtrantes 122 (isto quer dizer, para reduzir a sua permeabilidade) e, além disso, para evitar a aderência permanente do overspray de tinta fluida, separado da corrente de gás bruto 104, aderência esta na superfície dos elementos filtrantes 122.
[0097] O diafragma dos elementos filtrantes 122 contém, além disso, preferencialmente, um componente com capacidade condutora elétrica, por exemplo, grafite, para garantir uma derivação de cargas eletrostáticas dos elementos filtrantes 122 e propriedades anti-estáticas dos elementos filtrantes 122.
[0098] Tanto o material básico dos elementos filtrantes 122 como também o seu diafragma de PTFE apresentam uma porosidade, de maneira que o gás bruto pode alcançar, através dos poros, o compartimento interno do respectivo elemento filtrante 122 e dali poderá alcançar a câmara de gás puro 124.
[0099] Para evitar uma colagem das superfícies do filtro, estas possuem também uma camada blocante que contém material de filtragem coadjuvante liberado para a corrente de gás bruto 104. Este material coadjuvante de filtragem, preferencialmente, em forma de partículas, será comumente também designado como um chamado material "Precoat".
[00100] A camada travante forma-se na região do dispositivo 100 pela separação do material coadjuvante de filtragem, liberado na corrente de gás bruto 104, nas superfícies do filtro, e evita que estas superfícies do filtro fiquem coladas por overspray de tinta fluida aderente.
[00101] Como um material coadjuvante auxiliar pode basicamente ser usado qualquer meio que está em condições de recolher a parcela de líquido do overspray de tinta fluida e se depositar nas partículas de overspray, e assim retirar o seu estado pegajoso.
[00102] Especialmente, como materiais coadjuvantes de filtragem são considerados, por exemplo, cal, farinha de rocha, um silicato de alumínio, um óxido de alumínio, um óxido de silício, tinta pulvérea, ou semelhante material.
[00103] Preferencialmente, o material coadjuvante de filtragem consiste de uma variedade de partículas de material coadjuvante que apresentam um diâmetro médio, na faixa de, por exemplo, cerca de 10 μm até cerca de 100 μm.
[00104] Como pode ser visto a partir da figura 2, o alojamento 116 abrange uma parede de teto 126, essencialmente horizontal e uma parede dianteira 128 que se estende de uma borda dianteira 132 da parede de teto 126, em sentido descendente.
[00105] A parede dianteira 128 do alojamento 116 abrange um segmento superior da parede dianteira 130 que se estende da borda 132 dianteira da parede de cobertura 126 até uma aresta dianteira 134 da parede dianteira 128, e um segmento inferior da parede dianteira 136 que se estende da aresta dianteira 134 para baixo até uma borda da parede dianteira 138.
[00106] O segmento da parede dianteira 136 forma uma alimentação superior de um canal de admissão 140 do módulo filtrante 102 pelo qual penetra uma parcela da corrente de gás bruto 104, dentro do módulo de filtragem 102 respectivo.
[00107] Para poder adicionar o material coadjuvante de filtragem na corrente de gás bruto 104, sem que exista o perigo de que material coadjuvante de filtragem alcance a área de aplicação da instalação de pintura, cada módulo filtrante 102 possui um recipiente coletor de material auxiliar 142, preso na construção portante108, o qual, por exemplo, apresenta um formato afunilado na forma de um cone de pirâmide inverso (ver também figuras 1 e 2).
[00108] As bordas superiores das paredes laterais 144, por exemplo, em número de quatro, em formato trapezoidal, do recipiente coletor de material auxiliar 142 envolvem uma abertura de acesso 146 do recipiente coletor de material auxiliar 142, pelo qual a corrente de gás bruto 104, carregada com o overspray, pode penetrar e sair do recipiente coletor de material auxiliar 142.
[00109] Para direcionar de modo controlado a corrente de gás bruto que penetra no módulo de filtragem 102, no interior do compartimento 148 do recipiente coletor de material auxiliar 142 e para evitar uma penetração direta da corrente de gás bruto a partir da câmara de fluxo nos elementos filtrantes 122, cada módulo de filtragem 102 possui um canal de admissão 140 que é limitado para cima pelo segmento da parede dianteira inferior 136 do alojamento 116 e, para baixo, por uma parede lateral 150 do passadiço 106 de deslocamento.
[00110] Pela pequena seção transversal de admissão e a conseqüente elevada velocidade de fluxo da corrente de gás bruto 104 no canal de admissão 140, será evitado, eficazmente, que o material coadjuvante de filtragem passe do interior do módulo de filtragem 102 -que forma uma caixa fechada - no interior da câmara de fluxo e dali alcance a área da aplicação da instalação de pintura. Um turbilhonamento do material coadjuvante de filtragem no recipiente coletor de material auxiliar 142 e uma limpeza dos elementos filtrantes 122 podem, portanto, ser feitos a qualquer momento aleatório, sem ter que interromper o suprimento de gás bruto para o módulo filtrante 102, ou até mesmo a operação dos conjuntos de pintura a jato na área de aplicação.
[00111] Além disso, pelo fato de que a corrente de gás bruto 104, dentro do recipiente coletor de material auxiliar 142 abandona de forma controlada o canal de admissão 140, fica assegurado que se verifi- que um desvio da corrente de gás bruto 104 no compartimento interno 148 do recipiente coletor de material auxiliar 142. Desta maneira, será arrastada pela corrente de gás bruto 104 uma quantidade suficiente de material coadjuvante de filtragem que é produzida pelo turbilhonamento de material coadjuvante de filtragem, através de pulsos de ar pressurizado, a partir de uma lança de ar pressurizado (não mostrada) a partir da seção avançada que se encontra no recipiente coletor de material coadjuvante 142, sendo deslocada do recipiente coletor de material coadjuvante 142, até os elementos filtrantes 102.
[00112] O material auxiliar coadjuvante arrastado pela corrente de gás bruto 104 e o overspray de tinta fluida, arrastado pela corrente de gás bruto 104, serão separados da superfície de filtragem dos elementos filtrantes 122 e o gás bruto, filtrado através dos elementos filtrantes 122, passa como gás limpo através das superfícies de filtro porosas para alcançar os compartimentos internos dos elementos filtrantes 122 que estão em ligação fluida com o compartimento interno 152 da câmara de gás puro 152.
[00113] Como pode ser mais bem visto na figura 1, onde não são mostrados os elementos filtrantes 122 do módulo filtrante 102, no lado dianteiro 154 da câmara de gás puro 124, voltado no lado dianteiro 154 do compartimento coletor do elemento de filtragem 118 do módulo de filtragem 102, está conformado um encaixe para elemento filtrante 156 que abrange uma abertura receptora 158 e uma retenção de elemento filtrante 160, de maneira que os elementos filtrantes 122 podem ser retidos na retenção dos elementos filtrantes 160, estendendo-se dali, através da abertura receptora 158, no interior do compartimento receptor dos elementos filtrantes 118.
[00114] Na câmara de gás puro 124 será coletado o gás puro filtrado de todos os elementos de filtragem 122 do mesmo módulo filtrante 102.
[00115] Como pode ser mais bem verificado da figura 2, este gás puro coletado passa através de um ou de vários canais de gás puro 162 até um canal coletor de gás puro 164, disposto fora da câmara de fluxo.
[00116] Em cada um dos canais coletores de gás puro 164, dispostos nos dois lados da câmara de fluxo, desembocam canais de gás puro 162 dos módulos filtrantes 102 de uma das duas carreiras de módulos, a partir de vários módulos filtrantes 122, que estão dispostos nos lados reciprocamente opostos da câmara de fluxo.
[00117] A partir dos canais coletores de gás puro 164, dispostos nos dois lados da câmara de fluxo, o gás puro limpo do overspray de tinta fluida, passa para uma ventoinha de ar de escape (não mostrada), de onde o gás puro, através de um registro de resfriamento (não mostrado), e uma linha adutora (não mostrada), de uma câmara de ar disposta acima da área da aplicação (não mostrada), será conduzida para o chamado pleno.
[00118] A partir desta câmara de ar, o ar puro limpo como gás puro passa através de um teto de filtragem de volta para a área de aplicação, com o que estará fechado o ciclo de ar ambiente pela instalação de pintura.
[00119] Como a separação do overspray de tinta fluida, a partir da corrente de gás bruto 104, se verifica pelos elementos filtrantes 122 de forma seca, isto é, sem rinsagem com um líquido de limpeza, o ar conduzido em ciclo ambiente, na separação do overspray de tinta fluida, não será umectado, de maneira que também não são necessários quaisquer dispositivos para a desidratação do ar conduzido em ciclo ambiente. Além disso, também não são necessários dispositivos para a separação de overspray de tinta fluida de um líquido de rinsagem para a eliminação.
[00120] Os elementos filtrantes 122 serão limpos por impulsos de ar comprimido, a determinados intervalos de tempo, quando a sua carga com o overspray de tinta fluida e material coadjuvante de filtragem, tiverem alcançado uma medida predeterminada.
[00121] Os necessários impulsos de ar comprimido serão gerados através de uma unidade formadora de pulsos 166 que está disposta na câmara de gás puro 124 de cada elemento filtrante 102. Os impulsos de ar comprimido gerados passam do compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124 para os compartimentos internos dos elementos filtrantes 122, e dali passam pelas superfícies porosas do filtro para o compartimento coletor de elementos de filtro 118 do respectivo módulo de filtragem 102, senso que a camada blocante, formada nas superfícies do filtro, constituídas de material coadjuvante de filtragem e o overspray de tinta fluida ali precipitado, será removida das superfícies do filtro, de maneira que estas superfícies do filtro são repostas ao seu estado original limpo.
[00122] A mistura removida pela limpeza do material coadjuvante de filtragem e o overspray de tinta fluida cai para baixo, dentro do recipiente coletor de material coadjuvante 142, de onde alcança a corrente de gás bruto 104, e desta será novamente reciclada para os elementos filtrantes 122.
[00123] Quando a parcela do overspray da tinta tiver alcançado na mistura do recipiente coletor de material coadjuvante 142um valor de umbral superior, a mistura constituída do material coadjuvante de filtragem e do overspray de tinta, será aspirada do recipiente coletor de material coadjuvante 142, sendo substituída por material de filtragem fresco.
[00124] Como pode ser mais bem visto das figuras 2 e 3, para a câmara de gás puro 124 de cada módulo de filtragem 102, está alocado um filtro de segurança 168. O filtro de segurança 168 está disposto no percurso de fluxo do gás puro a jusante dos elementos filtrantes 122 do módulo filtrante 102. Este percurso de fluxo é mostrado nas figuras 2 e 3 por setas 169.
[00125] O filtro de segurança 168 serve para que no caso de uma ruptura de ao menos um dos filtros 122 (isto é, no caso de dano mecânico no filtro 122 correspondente, pelo qual gás bruto carregado com material coadjuvante de filtragem não filtrado e carregado com overspray de tinta fluida e com material coadjuvante de filtragem, pode sair do compartimento coletor do elemento de filtragem 118 para o lado puro dos elementos filtrantes 122, alcançando a partir daquele ponto a câmara de gás puro 124), poderá realizar uma filtragem do gás bruto que alcança o lado puro e, desta maneira, o overspray de tinta fluida que alcançou o lado puro e o material coadjuvante de filtragem, que alcançou o lado puro, poderá ser separado do gás bruto que alcançou o lado limpo, de maneira que o overspray de tinta fluida e o material coadjuvante de filtragem não possam alcançar as regiões dos canais de gás puro 162, situadas a jusante do filtro de segurança 168, bem como do canal coletor de gás puro 164, podendo tornar impuras estas regiões.
[00126] Especialmente, é evitada pelo filtro de segurança 168 - no caso de ruptura de filtro - a formação de impurezas de ventiladores e sensores, bem como de conjuntos condicionadores de ar (especialmente ar condicionado e/ou umectadores) no canal coletor de gás puro 164 e nas áreas do ciclo de ar ambiente, situadas a jusante do canal coletor de gás puro 164.
[00127] Na modalidade apresentada nas figuras 1 até 3, o filtro de segurança 168 está permanentemente integrado no percurso de fluxo 169 da corrente de gás puro, de maneira que o filtro de segurança 168, na operação normal do dispositivo 100, para a separação de overspray de tinta fluida, será atravessado pela corrente de gás puro e a corrente de gás puro será novamente filtrada pelo filtro de segurança 168.
[00128] Nesta modalidade, o filtro de segurança 168 poderá abranger, por exemplo, um ou vários filtros de bolsa.
[00129] No caso, pode-se tratar, por exemplo, de filtros de bolso F5 que apresentam um grau de eficácia de filtragem de 40% até 60% com partículas com diâmetro de 0,4 μm.
[00130] Cada filtro de bolsa pode apresentar, por exemplo, uma face de passagem na ordem de grandeza de cerca de 600 mm x 600 mm.
[00131] Alternativamente para com um filtro de bolsa poderá também ser usado um filtro de mangueira, um filtro de esteira, um filtro de placa e/ou um filtro de tubete.
[00132] Basicamente qualquer tipo de filtro está adequado que resiste à corrente de volume que é conduzida através do filtro de segurança 168.
[00133] Preferencialmente, serão usados filtros secos, ou seja, filtros com os quais pode ser realizada uma filtragem a seco, isto é, a filtragem da corrente de gás que atravessa o filtro é feita sem rinsagem com um líquido de limpeza.
[00134] Em uma filtração seca deste tipo, é oferecida a vantagem de que a temperatura e a umidade da corrente de gás que atravessa o filtro permaneça ao menos aproximadamente em nível constante, de maneira que a corrente de gás que atravessa o filtro, após a passagem pelo filtro, não precisa ser adicionalmente condicionadas, relativamente à sua temperatura e/ou à sua umidade.
[00135] O filtro de segurança 168 pode também apresentar simples chapas de ricochete, através de cujos defletores pode se separar o produto a ser filtrado (especialmente overspray de tinta fluida e material coadjuvante de filtragem).
[00136] Basicamente, o filtro de segurança 168 pode estar posicio- nado em qualquer posição imaginável a jusante do encaixe do elemento de filtro 156.
[00137] Especialmente, o filtro de segurança 168 pode estar disposto no compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124, acima da câmara de gás puro 124, por baixo da câmara de gás puro 124 ou em posição horizontal, ao lado da câmara de gás puro 124.
[00138] Preferencialmente, o filtro de segurança 168 está disposto em uma ou em várias paredes da câmara de gás puro 124.
[00139] Na modalidade apresentada na figura 1, o filtro de segurança 168 está disposto em uma parede de fundo 170 da câmara de gás puro 124.
[00140] Neste exemplo de execução, a parede do fundo 170 da câmara de gás puro 124 apresenta para cada elemento de filtro de segurança 172 do filtro de segurança 168, uma abertura receptora, dentro da qual o elemento de filtragem de segurança em questão 172 está de tal modo enganchado em um quadro 174 que circunda o elemento de filtro de segurança 172, de maneira que o quadro 174 descansa em um lado interno da parede de fundo 170 da câmara de gás puro 124, voltada na direção do compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124, e o elemento de filtro de segurança 172 se estende através da abertura de encaixe até uma área limítrofe da câmara de gás puro 124 do canal de gás puro 162.
[00141] No exemplo de execução apresentado na figura 1, cada um dos elementos de filtro de segurança 172 está conformado como filtro de bolsa (176) que abrange um elemento filtrante 178 dobrado à semelhança de um acordeão, que nas suas bordas superiores está presa no quadro 174 do respectivo filtro de bolsa 1756.
[00142] Os elementos de filtragem de segurança 172 de modo simples podem ser removidos em sentido vertical para cima da respectiva abertura de encaixe alocada e podem ser retirados por uma abertura de manutenção 180 da câmara de gás puro 124, a fim de serem substituídos por outro elemento de filtragem de segurança 172, o que especialmente será necessário quando o elemento de filtragem de segurança 172 respectivo, no caso de uma ruptura de filtro em um dos elementos de filtro 122, tiver sido solicitado para a filtração de gás bruto.
[00143] Uma ou várias aberturas de manutenção 180 podem estar previstas, por exemplo, em um lado traseiro 182 da câmara de gás puro 124, afastada em relação ao compartimento receptor do elemento filtrante 118.
[00144] Durante a operação do dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida, uma abertura de manutenção 180 deste tipo está preferencialmente fechada por uma cobertura ou uma porta.
[00145] Através da abertura de manutenção 180 também podem ser removidos os filtros 122 que formam o filtro principal do módulo de filtragem 102, sendo removidos do módulo de filtragem 102.
[00146] No caso, os elementos de filtragem de filtros de segurança 172 são de tal modo conformados e dispostos em uma parede limitadora da câmara de gás puro 124, especialmente na sua parede de fundo 170, que a desmontagem dos elementos de filtragem 122 do módulo de filtragem 102, especialmente a extração dos filtros 122 em direção essencialmente horizontal pelas aberturas de manutenção 108 não encontram obstáculos pela presença dos elementos de filtro de segurança 172.
[00147] No caso de uma ruptura de filtro em um dos filtros 122, o filtro danificado 122 deverá ser substituído o mais rápido possível para evitar uma sobrecarga do filtro de segurança 168 sequencialmente integrado.
[00148] Portanto, é vantajoso que uma ruptura de filtro seja detectada o mais cedo possível.
[00149] Um dano ocorrido no filtro principal do módulo de filtragem 102, formado pelos elementos filtrantes 122, pode, por exemplo, ser detectado através de um contador de partículas 184 que está disposto a jusante dos elementos filtrantes 122, por exemplo, no compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124, estando unido com uma unidade de avaliação 188, através de uma linha sinalizadora 186. Um contador de partículas deste tipo reage em relação às partículas do overspray e/ou as partículas do material coadjuvante de filtragem que no caso de uma ruptura de filtro, alcançam o lado puro dos elementos de filtragem 122.
[00150] Em caráter alternativo ou complementar, poderá ser detectado um dano no filtro principal pelo fato de ser verificada uma alteração da perda de pressão entre o lado do gás bruto e o lado do gás puro dos elementos filtrantes 122 do filtro principal.
[00151] Como está mostrada esquematicamente na figura 3, uma medição de pressão diferencial desta natureza pode ser feita, por exemplo, através de um primeiro sensor de pressão 190, disposto no compartimento receptor de elemento de filtragem 118, e a jusante dos elementos de filtragem 122, por exemplo, no compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124, através de um segundo sensor de pressão 192 ali disposto.
[00152] Um medidor de pressão diferencial 194, unido com os dois sensores de pressão 190 e 192, para determinar a pressão diferencial ΔpF através dos elementos filtrantes 122, também pode estar unido, através de uma linha sinalizadora 196, com a unidade de avaliação 188.
[00153] Uma redução da perda de pressão pelos elementos filtrantes 122 apresenta uma passagem de filtro em ao menos um dos filtros 122.
[00154] Os sensores de pressão 190 e 192 também podem ser usados para detectar uma alteração da resistência de passagem dos filtros 122 na limpeza por pulsos de ar comprimido pela unidade de liberação de pulsos 166, a qual também indica uma ruptura de filtro em ao menos um dos elementos filtrantes 122.
[00155] Além disso, de modo alternativo ou complementar para as possibilidades acima mencionadas, também é possível detectar uma ruptura de filtro em ao menos um dos elementos de filtragem 122, pelo fato de que é verificada uma alteração da perda de pressão, através do filtro de segurança 168.
[00156] Para a determinação da perda de pressão ΔpS pelo filtro de segurança 168, poderá servir um sensor de pressão 198, à montante do filtro de segurança 168, por exemplo, no compartimento interno 152 da câmara de gás puro 124, sensor este posicionado à montante, bem como um sensor de pressão 200, a jusante do filtro de segurança 168, por exemplo, no canal de gás puro 162.
[00157] O sensor de pressão 198 à montante e o sensor de pressão 200 a jusante podem estar acoplados em um medidor de pressão diferencial 202, o qual, por sua vez, pode estar unido através de uma linha sinalizadora 204 com a unidade de avaliação 188.
[00158] No caso de uma ruptura de filtro em um dos elementos filtrantes 122 do filtro principal, aumenta a pressão diferencial ΔpS através do filtro de segurança 168, já que o overspray de tinta fluida e o material coadjuvante de filtragem que alcança o lado puro dos elementos de filtragem 122, se separam no lado à montante da corrente do filtro de segurança 168, o que aumenta a resistência à passagem do filtro de segurança 168.
[00159] Em virtude dos sinais transmitidos pelo contador de partículas 184, do medidor de pressão diferencial do filtro principal 194 e/ou do medidor de pressão diferencial do filtro de segurança 202, a unidade de avaliação 188 determina se está presente uma ruptura de filtro em ao menos um dos filtros 122 e produz neste caso de uma ruptura de filtro um sinal de alerta ou um comunicado de alerta emitido para os operadores da instalação de pintura, os quais poderão depois fazer uma substituição do elemento de filtragem 122 defeituoso.
[00160] Uma segunda modalidade apresentada na figura 4 de um dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida, diferencia-se da primeira forma de realização mostrada nas figuras de 1 até 3, apenas pelo fato de que o filtro de segurança 168, na segunda forma de realização, diferente do que sucede na primeira forma de realização, está permanentemente ativado e o gás puro já filtrado pelos elementos filtrantes 122, será novamente filtrado em estado operacional normal do módulo de filtragem 102, porém somente em caso de danos, isto é, no caso de uma ruptura de filtro em ao menos um dos elementos filtrantes 122, quando será ativado ou aplicado.
[00161] Para esta finalidade, o filtro de segurança 168 nesta modalidade abrange ao menos um elemento de filtro de segurança 172, o qual , por sua vez, abrange um encaixe de material filtrante 206 que está disposto na direção do percurso de fluxo 169 do gás puro, mas que no estado de serviço normal do módulo filtrante 102, ainda não contém material filtrante, de maneira que o filtro de segurança 168, em estado de operação normal do módulo filtrante 108, opõe uma resistência apenas muito reduzida ao gás puro em passagem.
[00162] O encaixe de material para a filtragem 206, através de uma linha adutora de material para filtragem 208, que pode ser fechada através de uma chapeleta 210, está unido com um reservatório de material de filtragem 212, que em estado de serviço normal do módulo filtrante 102, está cheio de um material de filtragem adequado, por exemplo, cascalho, areia, cavacos de ferro ou semelhante material.
[00163] No estado operacional normal do módulo de filtragem 102, a chapeleta 210 está fechada, de maneira que o material filtrante não pode passar do reservatório de material filtrante 212 para o encaixe de material filtrante 206.
[00164] Quando, todavia, a unidade de avaliação 188 detectar uma passagem de filtro em ao menos um dos filtros 122 do filtro principal, o filtro de segurança 168 será ativado, sendo que (a partir de um dispositivo de controle não mostrado do dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida), a chapeleta 210 será aberta, quando material filtrante passa para o reservatório de material filtrante 212 - de preferência em virtude da força de gravidade - para o encaixe do material filtrante 206.
[00165] Em consequência, separa-se o overspray de tinta fluida e o material coadjuvante do gás bruto que alcançou o lado puro dos elementos filtrantes 122, no material filtrado do filtro de segurança 168 que alcançou o encaixe do material de filtragem 206, de maneira que o filtro de segurança 168 cumpre o seu efeito filtrante.
[00166] O encaixe do material de filtragem 206 pode, por exemplo, ser conformado como uma rede de malhas grossas que no caso de uma ruptura de filtro é cheia com uma carga de material filtrante em formato de partículas, a partir do reservatório do material filtrante 212.
[00167] Como nesta modalidade de realização, o filtro de segurança 168 somente será ativado para a filtragem da corrente de gás, quando for verificada uma ruptura de filtro em ao menos um dos filtros 122 do módulo de filtragem 102, a pressão diferencial através do filtro de segurança 168 (Δos) nesta modalidade não poderá ser usado para detectar a ruptura de um filtro; ao contrário, a ruptura do filtro, neste caso, terá de ser detectada através do contador de partículas 184 e/ou através da pressão diferencial Aos, através dos elementos filtrantes 122 do filtro principal. Mesmo assim, também nesta modalidade poderá ser útil controlar a pressão diferencial Δps, através do filtro de segurança 168, após a ativação do filtro de segurança 168, a fim de verifi- car e poder avaliar a respectiva carga do filtro de segurança 168 com overspray de tinta fluida precipitada no lado puro dos elementos filtrantes 122 do gás puro, inclusive de material coadjuvante de filtragem, para determinar durante quanto tempo o filtro de segurança 168 ainda pode ser operado de uma forma ordenada.
[00168] Além disso, a segunda modalidade de um dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida, apresentada na figura 4, no tocante à constituição e função, coincide com a primeira modalidade apresentada nas figuras de 1 até 3, a cuja descrição precedente, é feita referência.
[00169] Uma terceira modalidade mostrada na figura 5 de um dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida diferencia-se da segunda forma de realização apresentada na figura 4, pelo fato de que o filtro de segurança 168 é ativado não pelo enchimento com o material a ser filtrado, porém pela aplicação de uma tensão elétrica, quando for detectada uma ruptura de filtro em ao menos um dos filtros 122 do módulo de filtragem 102.
[00170] O filtro de segurança 168, nesta modalidade, está configurado como um filtro 214 eletrostático que abrange um eletrodo emissor 216 e um ou vários eletrodos separadores 218.
[00171] Se, entre o eletrodo emissor 216 e os eletrodos separadores 218 for aplicada uma tensão elétrica, as partículas de sujeira serão carregadas a partir do gás bruto que alcançou o lado puro dos elementos filtrantes 122, no campo elétrico do filtro de segurança 168 em sentido contrário à polaridade dos eletrodos separadores 218, sendo atraídos pelos eletrodos separadores 218 e sendo ali eliminados.
[00172] A tensão elétrica será aplicada nos eletrodos do filtro de segurança 168 pelo dispositivo de controle do dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida, quando a unidade de avaliação 188 tiver verificado uma ruptura de filtro em ao menos um dos elemen- tos filtrantes 122.
[00173] No estado de operação normal do módulo filtrante 102, no qual não está aplicada a tensão nos eletrodos do filtro de segurança 168, o filtro de segurança 168 não oferece essencialmente uma resistência de passagem à corrente de gás puro.
[00174] Além disso, a terceira modalidade, mostrada na figura 5, de um dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida, relativamente à constituição de função, coincide com a segunda modalidade apresentada na figura 4, a cuja descrição precedente, é feita referência.
[00175] Uma quarta modalidade, apresentada nas figuras 6 e 7, de um dispositivo 100 para a separação de overspray de tinta fluida se diferencia da segunda modalidade apresentada na figura 4, pelo fato de que o filtro de segurança 168 não será ativado pelo enchimento do material filtrante em um encaixe do material filtrante 206, existente no percurso de fluxo 169 da corrente de gás, porém pelo fato de que um ou vários elementos filtrantes do filtro de segurança 172, através de um dispositivo de movimentação 220, esquematicamente apresentado nas figuras 6 e 7, no caso de uma ruptura de filtro, são introduzidos em ao menos um dos elementos filtrantes 122 do módulo de filtragem 102, somente no percurso de fluxo 169 da corrente de gás.
[00176] No estado de operação normal, mostrado na figura 6, do módulo de filtragem 102, um ou vários elementos de filtro de segurança 172 estão dispostos fora do percurso de fluxo da corrente de gás puro em uma posição de espera, de maneira que a corrente de gás puro, em estado operacional normal, não experimenta uma resistência de fluxo majorada.
[00177] Quando a unidade de avaliação 188 tiver detectado uma ruptura de filtro em ao menos um dos filtros 122, pelo dispositivo de controle do dispositivo 100 para separar o overspray de tinta fluida, o dispositivo de movimentação 220 será ativado de tal maneira que ao menos um elemento de filtro de segurança 172 será movimentado da posição de espera fora do percurso de fluxo 169 d fluxo de gás, para a posição de trabalho apresentada na figura 7, na qual os elementos de filtros de segurança 172 respectivos se encontram no percurso de filtro 169 do gás bruto que alcançou o lado puro dos elementos filtrantes 122 e, portanto, são eficazes para a separação do overspray de tinta fluida e do material coadjuvante de filtragem, a partir desta corrente de gás bruto.
[00178] Os elementos de filtros de segurança móveis 172 podem ser conformados, por exemplo, como placas filtrantes, filtros e bolsa ou filtros de choque.
[00179] Além disso, a quarta forma de realização, mostrada nas figuras 6 e 7, de um dispositivo 100 para a separação de um overspray de tinta fluida, relativamente à constituição e função, coincide com a segunda forma de realização apresentada na figura 4, a cuja descrição precedente, será feita referência.
[00180] Pelo fato de que na segunda até a quarta forma de realização apresentadas nas figuras de 4 até 7 de um dispositivo 100 para a separação de um overspray de tinta fluida, o estágio de filtro de segurança somente será aplicado quando for detectada uma passagem de filtro em ao menos um dos filtros principais dos elementos filtrantes 122, quando a perda da pressão será minimizada pelo filtro de segurança 168 em estado de serviço normal do módulo filtrante 102, sendo que ao mesmo tempo permanece garantida a necessária segurança contra a formação de impureza do lado do gás puro do ciclo ambiente da instalação de pintura no caso de uma ruptura de filtro.