BR112012012677A2 - unidade de propulsor e método para instalação de uma unidade de propulsor - Google Patents
unidade de propulsor e método para instalação de uma unidade de propulsor Download PDFInfo
- Publication number
- BR112012012677A2 BR112012012677A2 BR112012012677-6A BR112012012677A BR112012012677A2 BR 112012012677 A2 BR112012012677 A2 BR 112012012677A2 BR 112012012677 A BR112012012677 A BR 112012012677A BR 112012012677 A2 BR112012012677 A2 BR 112012012677A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tunnel
- unit
- propeller unit
- ship
- propeller
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B63—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
- B63H—MARINE PROPULSION OR STEERING
- B63H5/00—Arrangements on vessels of propulsion elements directly acting on water
- B63H5/07—Arrangements on vessels of propulsion elements directly acting on water of propellers
- B63H5/14—Arrangements on vessels of propulsion elements directly acting on water of propellers characterised by being mounted in non-rotating ducts or rings, e.g. adjustable for steering purpose
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B63—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
- B63B—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING
- B63B71/00—Designing vessels; Predicting their performance
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T29/00—Metal working
- Y10T29/49—Method of mechanical manufacture
- Y10T29/49815—Disassembling
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T29/00—Metal working
- Y10T29/49—Method of mechanical manufacture
- Y10T29/49826—Assembling or joining
- Y10T29/49947—Assembling or joining by applying separate fastener
- Y10T29/49959—Nonresilient fastener
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Ocean & Marine Engineering (AREA)
- Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
- Lining And Supports For Tunnels (AREA)
- Excavating Of Shafts Or Tunnels (AREA)
- Connection Of Plates (AREA)
- Refuse Collection And Transfer (AREA)
- Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
- Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
- Paper (AREA)
Abstract
UNIDADE DE PROPULSOR E MÉTODO PARA INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE PROPULSOR.
Um propulsor para um navio compreendendo um casco, cujo propulsor compreende pelo menos um elemento de túnel e pelo menos uma unidade de propulsor. O elemento de túnel constitui pelo menos uma parte de um túnel de passagem no casco quando disposto no casco. A pelo menos uma unidade de propulsor e o pelo menos um elemento de túnel são construídos com dispositivos de fixação cooperantes para fixar de modo destacável a pelo menos uma unidade de propulsor no pelo menos um elemento de túnel de modo que a pelo menos uma unidade de túnel pode ser passada de através do túnel e montada ao pelo menos um elemento de túnel, ou desmontada a partir do pelo menos um elemento de túnel e passada fora do túnel. Um método para montar e desmontar um propulsor em um elemento de túnel disposto no navio de um casco também é descrito.
Description
Relatório descritivo da Patente de Invenção para: "UNIDADE
A presente invenção refere-se a um propulsor para 5 instalação no casco de um navio, em que o propulsor compreende um elemento de túnel e pelo menos uma unidade de propulsor, e em que o elemento de túnel, quando disposto no casco, constitui pelo menos uma parte do túnel de passagem no casco do navio. A presente invenção também se refere a lO um método para montar e desmontar uma unidade de propulsor que é uma parte do propulsor sobre um navio, erri que o propulsor compreende pelo menos uma unidade de propulsor e pelo menos um elemento de túnel e em que o navio compreende um casco através do qual o elemento de túnel está disposto.
Nos propulsores deste tipo, geralmente na forma de um dispositivo impulsor disposto em um túnel no casco do navio, o dispositivo ou os dispositivos impulsores são, de clu o estadQ~m]a] da técnica, montados quando o navio é construído. Nestes dispositivos impulsores conhecidos, que são baseados em mancais e em rodas dentadas lubrificados com óleo, não é possível remover o dispositivo impulsor para serviço, reparo ou para substituir o dispositivo impulsor, se isto for necessário, sem entrar na doca. Nestes casos, trabalho maior deve geralmente ser realizado no casco do navio a fim de ser capaz de remover o dispositivo impulsor, e isto é demorado e caro.
o objetivo da presente invenção é, portanto, prover uma unidade de propulsor que permite uma montagem e 5 desmontagem simples da unidade de propulsor, em que a montagem e a desmontagem da unidade de propulsor podem ser realizadas sem o navio ir para a doca.
Isto é obtido de acordo cotn a invenção como é definido nas reivindicações independentes anexadas. As modalidades adicionais da invenção são divulgadas nas respectivas reivindicações dependentes.
É fornecido uin propulsor para gerar uma propulsão sobre o navio equipado com um casco, o propulsor compreendendo pelo menos um elemento de túnel e pelo menos uma unidade de propulsor. O elemento de túnel, quando disposto no casco, constitui pelo menos uma parte de um túnel de passagem no casco. Além disso, a pelo menos uma ulÍiddd¥ deulsor·e-—o pe1jcmjnenn,R i1iti elemento de túnel 3ão preferivelmente construídos corn dispositivo de fixação em cooperação para fixar de modo destacável a pelo menos uma unidade de propulsor no pelo menos um elemento de túnel de modo que a pelo menos uma unidade de propulsor pode ser passada através do túnel e montada no pelo menos um elemento de túnel ou desmontada a partir do pelo ínenos um elemento de túnel e passada para fora do túnel.
A extensão axial do túnel naturalmente variará dependendo do projeto do casco do navio e onde no navio está disposto. Será, portanto, possível que a unidade de 5 propulsor tenha uma extensão axial que é essencialmente a mesma como a extensão axial do túnel e que a unidade de propulsor tenha uma extensão axial que constitua uma parte maior ou menor da extensão axial do túnel.
Quando o elemento de túnel constitui uma parte da extensão total do túnel em uma direção axial, o elemento de túnel pode ser fixado ao túnel ou de outro modo ao casco com a ajuda de meios de fixação apropriados tais como cavilhas ou parafusos. Alternativamente, o elemento de túnel pode ser fixado mais permanentemente ao túnel ou de outro modo ao casco, por exemplo, por soldagem.
É possível dispor um ou mais elementos de túnel no túnel. Por exemplo, um elemento de túnel pode ser disposto etn cada e=Eeuádade do ti'mel.
Em uma modalidade da invenção, a unidade de propulsor compreende um primeiro dispositivo de fixação quando o elemento de túnel compreende um segundo dispositivo de fixação, o prirneiro e segundo dispositivos de propulsão sendo complementarmente projetados de modo a possibiíitar que a unidade de propulsor e o elemento de túnel sejam montados .
O propulsor compreende ainda urn ou mais meios de fixação para montar o primeiro díspositivo de fixação ao segundo dispositivo de fixação complementarmente 5 configurado. Tais rneios de fixação podem, por exemplo, compreender parafusos, cavilhas ou outros meios de fixação apropriados que são assim projetados em que podem ser fixados e liberados relativarrtente facilmente para montar e desmontar a unidade de propulsor.
Eír uma modalidade da invenção, o primeiro dispositivo de fixação compreende um suporte que é fixado à unidade de propulsor, cujo suporte é construído com um membro de fixação projetante. 0 segundo dispositivo de fixação compreende uma cavidade disposta no elemento de túnel, preferivelmente e-n um flange ou em um anel no elemento de túnel. O membro de fixação projetante e a cavidade são preferivelmente complementarmente configurados, isto é, que no de fi:'açaç) pEjjetante -b=m iuna_forma correspondendo à forma da cavidade. Por exemplo, o membro de fixação projetante e a cavidade podem ser cilindricamente conformados com respectivas seções transversais circulares quando as seções são tomadas perpendiculares ao eixo longitudinal axial da cavidade e do membro de fixação projetante. a unidade de propulsor e o elemento de túnel são fornecidos com pelo menos um, mas preferivelmente uma pluralidade de tais pares de suportes e cavidades complementarmente conformadas.
Naturalmente, é possível comutar c) posicionamento dos 5 suportes e das cavidades de modo que os suportes com seus membros de fixação projetantes, e as cavidades complementarmente conformadas são dispostas respectivamente no elemento de túnel e na unidade de propulsor.
Em uma modalidade da invenção, as cavidades são fornecidas com um elemento de suporte anular. Quando a unidade de propulsor é montada no túnel, o elemento de suporte anular estará situado entre o interior da cavidade e o membro de fixação projetante. Em outra modalidade da invenção, o elemento de suporte anular é configurado com rigidez variável na direção longitudinal axial do elemento de suporte anular e/ou na direção radial do elemento de suporte anular.
Em uma medMÁAade—aj£ernativa da invenção, o primeiro dispositivo de fixação compreende uma primeira face de fixação enquanto o segundo dispositivo de fixação compreende uma segunda face de fixação, as faces de fixação sendo complementarmente conformadas de modo que a primeira face de fixação pode ser trazida para ser suportada contra a segunda face de fixação. Uma modalidade possível pode ser que um dos meios de fixação compreende um flange enquanto o meio de fixação complementarmente conformado compreende uma face contra a qual o flange pode apoiar-se. Ainda em outra modalidade, ambos os meios corrtpreendem as respectivas faces 5 que são formadas sobre, respectivamente, a unidade de propulsor e o elemento de túnel, onde as faces complementares podem ser trazidas em contato umas com a outras para a montagem da unidade de propulsor e do eleinento de túnel. As ditas faces podem, por exemplo, estar na forma de um ressalto quando elas não são faces de um flange.
Como um resultado do fato de que a unidade de propulsor pode ser passada através do túnel e montada, e do mesmo modo desmontada e removida a partir do túnel, a unidade de propulsor será capaz de ser montada e desmontada a partir do navio sem o navio ter que ir para a doca.
A unidade de propulsor, em uma modalidade da invenção, será prefc constrl1ída cie um modo que compreenda um impulsor e um anel de impulsão circundando o impulsor, 2Cl onde a borda externa das lâminas do impulsor que se situam distantes a partir do eixo rotacional do propulsor é fixada no interior do anel de impulsão. O primeiro dispositivo de fixação pode então preferivelmente ser disposto sobre o anel de impulsão.
Além disso, nesta modalidade da invenção, pode ser provido um anel de túnel giratório no elemento de túnel. O segundo meio de fixação pode então preferivelmente ser disposto sobre o anel de túnel.
5 Uma modalidade alternativa é prover a unidade de propulsor com urn anel de impulsão que compreende um anel interno e urn anel externo, onde o anel interno é disposto com a ajuda de mancais necessários, de modo a ser capaz de girar corn relação ao anel externo. O primeiro meio de fixação do propulsor é então preferivelmente disposto sobre o anel externo de modo que ele pode ser montado no elemento de túnel. Os mancais podem ser mancais convencionais ou mancais magnéticos, ou opcionalmente uma combinação de mancais convencionais e magnéticos.
Os meios de acionamento cooperantes para rotação do impulsor da unidade de propulsor são preferivelmente dispostos em uma unidade de propulsor e no elemento de Tíine1 Tais meios de acionamento podem, por exemplo, consistir de meios eletromagnéticos.
Mais especificamente, os meios de acionamento para acionar o impulsor podem compreendem imãs e bobinas que são dispostas, respectivamente, na parte de rotação da unidade de propulsor e na parte estacionária do elemento de túnel ou vice versa, de modo que a parte de rotação da unidade de propulsor funciona como um rotor e o el-emento de túnel como um estator em um motor elétrico. Outras alternativas também são concebíveis; por exemplo, pode ser possível usar um sistema de transmissão de rodas dentadas para conduzir 5 energia para o rotor.
A parte de rotação do propulsor pode ser suportada por rrieio de um mancal padrão que será bem conhecido por um perito na técnica. Também é concebível que a parte de rotação do propulsor pode ser suportada por meio de um mancal eletrornagnético. Então, será possível combinar o mancal eletromagnético com o meio de acionamento na mesma unidade.
De acordo com a presente invenção, é ainda fornecida uma entrada de túnel para um elemento de túnel que é disposto no casco de um navio, a entrada de túnel compreendendo um interior que faceia em direção ao eixo central longitudinal da entrada de túnel e um exterior que faceia na direção fora do eixo central da entrada de túnel, e também uma borda externa que faceia para fora do casco e urna borda interna que faceia em direção ao casco do navio.
A entrada de túnel é montada de modo desmontável no elemento de túnel ou diretarnente sobre uma unidade de propulsor que é fornecida no elemento de túnel, e a entrada de túnel teín '.im diâmetro interno dl em sua borda externa e um diâmetro interno d2 em sua borda interna, onde d1 é maior do que d2.
Além disso, de acordo com a presente invenção, é fornecida uma entrada de túnel para um túnel no casco de um 5 navio, cuja entrada de túnel compreende uma parede interna que faceia em direção ao eixo central longitudinal da entrada de túnel e uma parede externa que faceia para fora do eixo central da entrada de túnel, e também uma borda externa que faceia para fora do casco e uma borda interna que faceia ern direção ao casco do navio, onde a entrada de túnel é configurada de modo a ser capaz de ser fixada de modo desmontável a um elemento de túnel que, quando montado no túnel, constitui pelo rrienos uma parte do túnel, de modo a ser capaz de ser disposto de modo desmontável em uma unidade de propulsor que está disposta de modo desmontável no elemento de túnel, e que a entrada de túnel tem um diâmetro interno d1 em sua borda externa e um diâmetro interno d2 em sua borda interna, onde dl é maior do que d2, pelo que um padrão de fluxo ótimo para água em e fora do túnel pode ser obtido.
Para obter um padrão de fluxo Ótimo através do elemento de túnel, à parede interna da entrada de túnel entre a borda externa e a borda interna é dada uma configuração que produz as condições melhores possíveis de fluxo hidrodinâmicas através da entrada de túnel e dentro do elemento de túnel, e do mesmo modo quando a água flui na direção Qposta do elemento de túnel e através da entrada de túnel. Tal padrão de fluxo ótimo para a água fluir para 5 dentro do túnel ou para fora do túnel pode ser obtido se à parede interna da entrada de túnel entre a borda externa e a borda interna é dada uma configuração curvada. A forma da parede interna da entrada de túnel que fornece as condições de fluxo ótimas para água através de uma determinada entrada de túnel pode muito facilmente ser calculada por um perito na técnica em cada caso individual corri a ajuda de programas de comp'utador apropriados. Os programas de computador para cálculos deste tipo estão livremente disponíveis comercialmente.
Em uma modalidade da entrada de túnel, um reforço é provido no exterior da entrada de túnel que funciona em torno de toda a circunferência da entrada de túnel. 0 reforço é preferivelmente corrugado com cristas de onda onde a espessura do material da entrada de túnel em urna direção radial é a maior, mas os reforços podern, naturalmente, ser dadas outras configurações. Outra possibilidade será, por exemplo, ter um reforço sólido em torno de toda a circunferência da entrada de túnel.
Se a entrada de túnel é construída com reforços corrugados, uma opção será configurar o sulco das cristas de onda nos reforços da entrada do túnel de modo que eles sejam essencialrrtente paralelos ao eixo central longitudinal da entrada de túnel. Mas, naturalmente, também é possível 5 configurar os sulcos dos reforços de um rriodo tal que eles formem um ângulo para o eixo central longitudinal da entrada de túnel se assim desejado, por exemplo, se condições de construção chamam para essa configuração.
As cristas de onda dos reforços corrugados são preferivelntente fornecidas com orifícios de passagem para os meios de fixação de modo a possibilitar que a entrada de túnel seja montada no elemento de túnel e na unidade de propulsor ou, opcionalmente, diretamente no casco do navio.
Os orifícios são preferivelrnente dispostos de modo que eles são essencialmente paralelos ao eixo central da entrada de túnel, mas pode, naturalmente, ser dispostos de modo a formar um ângulo com o eixo central da entrada de túnel se assim desejado, por exemplo, por razões de construção.
Uma alternativa para usar uma entrada de túnel separada pode ser formar o lado da unidade de propulsor atual que faceia para fora a partir do túnel com uma configuração que fornece condições de fluxo hidrodinâmicas ótimas para água em e fora do propulsor e do túnel. Este lado da unidade de propulsor formará assim a entrada para túnel no qual a unidade de propulsor está disposta.
Um método também é fornecido para montar e desmontar uma unidade de propulsor que é uma parte de um propulsor em um navio, o propulsor compreendendo pelo menos uma unidade 5 de propulsor e pelo menos um elemento de túnel. O navio compreende ainda um casco com um túnel de passagem, onde o elemento de túnel pelo menos parcialmente constitui uma parte do túnel quando o elemento de túnel está disposto no casco. Se uma unidade de propulsor deve ser montada no elemento de túnel, as seguintes etapas são realizadas: - a unidade de propulsor é passada essencialmente axialmente para dentro do elemento de túnel a partir das aberturas do elemento de túnel e até o ponto no elemento de túnel onde a unidade de propulsor deve ser montada; - a unidade de propulsor é montada no elemento de túnel por meio de dispositivos de fixação cooperantes na unidade de propul-sor e no elemento de túnel.
Se uma unidade de propulsor, que é montada no elemento de túnel, deve ser desmontada, as seguintes etapas são realizadas: - a unidade de propulsor é desmontada a partir do elernento de túnel em que os dispositivos de fixação cooperantes, que fixam a unidade de propulsor ao elemento de túnel, são desmontados; e
- a unidade de propulsor é passada essencialmente axialmente para fora da unidade de túnel através de uma das aberturas do elernento de túnel.
Ern uma modalidade da invenção, a unidade de propulsor 5 é fornecida com pelo menos um primeiro dispositivo de fixação e o elemento de túnel com pelo ínenos um segundo dispositivo de fixação, onde o pelo menos um dispositivo de fixação e o pelo menos urn segundo dispositivo de fixação são dispositivos de fixação complementarmente conformados.
Alternativamente, o primeiro dispositivo de fixação, como descrito acima, pode compreender um suporte que é construído com um membro de fixação projetante, enquanto o segundo dispositivo de fixação pode cornpreender uma cavidade tendo uma parede interna, o membro de fixação projetante e a cavidade sendo complementarmente conformada.
Quando a unidade de propulsor é montada no elemento de túnel, um elemento de suporte anular é preferivelmente fornecido na cavidade antes do membro de fixação projetante ser disposto no elernento de suporte anular. A unidade de propulsor é subsequentemente passada através do túnel até alcançar os suportes, que são dispostos nas cavidades correspondentes no elemento de túnel. A unidade de propulsor é então fixada de rnodo desmontável aos suportes com a ajuda de meíos de fixação apropriados, como por exemplo, cavilhas, parafusos, ou semelhantes.
Para este fim, o suporte pode ser construído com os orifícios de passagem para uma ou mais cavilhas que podem aparafusados dentro de orifícios rosqueados 5 correspondentes no elemento de túnel.
Os suportes podem ser fixados ao elemento de túnel, por exernplo, com a ajuda de um membro de folha que circunda o membro de fixação projetante e tem uma extensão radial que é maior do que o diâmetro da cavidade da área em seção transversal da cavidade se a seção transversal da cavidade não tem uma fcmma circular. O membro de folha pode ainda ser configurado com orifícios para a passagem de cavilhas, parafusos ou semelhantes que podem ser aparafusados dentro de orificios rosqueados no elemento de túnel. Quando o membro de folha é aparafusado ao elemento de túnel, o membro de folha é disposto de modo a prender o membro de fixação projetante no interior da cavidade e reter o mesmo naquele lugar.
Em uma modalidade da invenção, uma entrada de túnel é montada à unidade de propulsor ou ao elemento de túnel após a unidade de propulsor ter sido introduzida e é rnontada fixamente ao rrieio de fixação da unidade de túnel. A entrada de túnel será de preferência configurada de modo que um regime de fluxo otimamente favorável é gerado na entrada ou na saída do túnel no casco.
A unidade de propulsor pode assim ser facilmente passada para dentro do túnel no casco do navio e montada no elemento de túnel e, opcionalmente, em um momento 5 posterior, facilmente desmontada a partir do elemento de túnel e passada para fora do túnel no casco do navio.
Similarmente, uma entrada de túnel, que é opcionalmente montada na unidade de propulsor ou no elemento de túnel, será desmontada antes da unidade de propulsor ser desmontada a partir do elemento de túnel e passada para fora do elemento de túnel.
Uma modalidade não limitante da invenção será explicada em detalhe no que segue com referência às figuras anexas, em que: A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma unidade de propulsor de acordo com a invenção.
A figura 2 é uma vista em perspectiva de um elemento de túnel de acordo com a invenção.
A figura 3 é uma seção A-A como indicado na figura 4.
A figura 4 é urna vista frontal de um elemento de túnel.
A figura 5 é uma vista em perspectiva de uma entrada de túnel.
A figura 6 é uma vista traseira de uma entrada de túnel.
A figura 7 mostra uma seção B-B como i-ndicado na figura 6.
A figura 8 é uma vista frontal de uma entrada de 5 túnel.
A figura 9 é uma vista de uma modalidade dos dispositivos de fixação no elernento de túnel.
A figura 10 é uma vista de uma modalidade dos dispositivos de fixação quando a unidade de propulsor é montada no elemento de túnel.
A figura 1 mostra uma unidade de propulsor de acordo com a invenção.
É descrita abaixo uma modalidade da invenção que não devem ser consideradas como lirnitando a presente invenção.
As figuras 1 a 4 mostrarri uma unidade de propulsor 30 que é uma parte de um propulsor que é destinado a ser usado rio casco de um navio. Mais especificamente, o propulsor é projetado para ser disposto em um túnel de passagerri no casco do navio. Opcionalmente, o propulsor pode constituir todo o túnel através no casco do navio.
O propulsor consiste de uma unidade de propulsor 12 e um elemento de túnel 14. O elemento de túnel 14 é disposto fixamente no casco do navio de um modo que constitui a parte do túnel de passagem, ou se o túnel de passagem é curto, o elemento de túnel 14 pode possivelmente constituir todo o túnel.
A unidade de propulsor 12 compreende um impulsor com pás de irnpulsor 34 que são fixadas a um cubo de impulsor 32 e um anel de impulsão interno 40 na borda externa 35 das lâminas do impulsor. Um anel de impulsor externo 41 circunda o anel de impulsor interno 40. O anel de impulsor interno 40 é disposto giratoriamente em relação ao anel de impulsor externo 40. Uma alternativa é construir o elerriento de túnel 14 com um anel giratório de modo que a unidade de propulsor então compreende somente um anel. Este um anel compreende o primeiro dispositivo de fixação 16 e a borda externa 35 das lâminas de impulsor é fixada ao interior do anel.
Tanto o anel de impulsor interno 40 ou o anel de impulsor externo 41 é ainda provido coín um primeiro dispositivo de fixação 16 compreendendo urna primeira face de fixação 26. O elemento de túnel 14 é provido com um dispositivo de fixação 17 correspondente compreendendo uma segunda face de fixação 27. A primeira face de fixação 26 e a segunda face de fixação 27 são projetadas de modo que podem ser trazidas em contato uma corn a outra e montadas juntas.
Para este fim, isto é, a montagem conjunta da primeira e da segunda face de fixação, os orifícios 36 são fornecidos no primeiro dispositivo de fixação e os orifícios 37 correspondentes são fornecidos no segundo dispositivo de fixação 17. Um meio de fixação tais como 5 cavilhas, parafusos ou semelhantes podem então ser usados para montar a unidade de propulsor 12 ao elemento de túnel
14. Deste modo, a unidade de propulsor pode ser facilmente montada e depois, se necessário, desmontada a partir do elemento de túnel 14.
Também é possível fornecer uma extremidade do túnel de passagem através do qual a unidade de propulsor 12 é introduzida no elemento de túnel 14 com a entrada de túnel
45. Um exemplo dessa entrada de túnel é mostrado nas Íiiguras 5 a 8.
A entrada de túnel 45 é configurada com uma parede interna 47 que faceia parcialmente em direção ao eixo central da entrada do túnel, uma parede externa 48, uma borda interna 50 que repousará contra o elemento de túnel 14, a unidade de propulsor 12 ou o casco do navio quando montada, e urtta borda externa.
A parede interna 47 é configurada de modo que a água que flui para dentro do túnel de oassagem no casco do navio será dado urri padrão de fluxo otimamente favorável. De preferência, a parede interna tem uma forma curvada quando vista e uma seção tomada ern uma seção através da entrada de túnel 45 em ângulos retos para o eixo central da entrada de túnel, como pode ser claramente visto na figura 7.
A parede externa 48 é construída com refôrços 52 em 5 torno de toda a circunferência da entrada de túnel 45. Na modalidade mostrada nas figuras, estes reforços 52 constituem um reforço corrugado em torno da circunferência do elemento de túnel. Os reforços corrugados 52 têm cristas de onda 53 que forrnam sulcos de onda 55 onde a espessura do elemento de túnel em uma direção radial é a maior.
Os reforços 52 são preferivelrnente fornecidos com orifícios 56 de modo que a entrada de túnel 45 pode ser montada a, e opcionalmente depois desmontada a partir da entrada de túnel 14 ou da unidade de propulsor 12 ou, opcionalmente, no casco dci navio com a ajuda de um meio de fixação tais como cavilhas, parafusos ou semelhantes.
Por meio desta invenção, onde o elemento de túnel 14 e a unidade de propulsor 12 são assim construídos que a unidade de propulsor pode ser introduzida axialmente no elemento de túnel 14, e onde o elemento de túnel 14 e a unidade de propulsor 12 são feitos com dispositivo de fixação 16, 17 correspondentes, a unidade de propulsor 12 pode ser facilmente montada e depois opcionalmente desmontada a partir do elemento de túnel 14. Alérn disso,
uma entrada de túnel 45, que é adaptada ao propuLsor individual, pode ser montada a e, opcionalmente, desmontada a partir do propulsor do casco do navio de modo a gerar condições ótirnas para o fluxo de água dentro ou fora do 5 túnel de passagem no casco do navio.
As figuras 9 e 10 mostram um modo alternativo de fixar a unidade de propulsor 12 ao elemento de túnel 14. Na figura 9, o elemento de túnel 14 é mostrado com suportes 60 mcmtados nas cavidades no elemento de túneí 14. Os suportes 60 são fixados de modo desmontável à unidade de propulsor 12, preferivelmente com a ajuda de cavilhas, parafusos ou meios de fixação similares. Deve ser notado que sornente a parte da unidade de propulsor 12 à qual o suporte 60 é montado é mostrada na figura 9.
A figura 10 mostra em mais detalhe o suporte 60 e corno a unidade de propulsor 12 é fixada ao elemento de túnel 14.
Uma cavidade 58 é provida no elemento de túnel 14. Um elemento de suporte anular 63 que pode ter rigidez variada é, preferivelmente, disposta na cavidade 58. Uma moldagem anular 65 pode ser disposta entre o elemento de suporte anular 63 e a cavidade 58. O suporte 60 é construído com um rnembro de fixação projetante 61 que está disposto no elemento de suporte anular 63. O suporte 60 é ainda fixado à unidade de propulsor 12 por meio de cavilhas 67. A unidade de propulsor 12 pode, assim, ser facilmente montada no elemento de túnel 14 em passando a unidade de propulsor até alcançar os suportes 60 que são dispostos no elemento de túnel 14, e então fixar-los aos suportes com a ajuda de
5 cavilhas.
Se depois for necessário desmontar a unidade de propulsor para serviço ou substituição, é simplesmente uma questão de remover as cavilhas 67 e passar a unidade de propulsor 12 para fora através do elemento de túnel e do túnel.
Não será necessário ir para a doca para realizar essa operação, e comparado à técnica anterior, onde a unidade de propulsor é urna parte integral da unidade de energia motriz e de trabalho extenso deve ser realizado na estrutura a fim de ser capaz de remover a unidade de propulsor, este é urn projeto altamente simplificado.
Claims (1)
- REIVINDICAÇÕES1. Navio compreendendo um casco e um propulsor, cujo propulsor compreende pelo menos uma unidade de propulsor e pelo menos um elemento de túnel que constitui pelo menos 5 uma parte do túnel de passagem no casco, e onde pelo menos uma unidade de propulsor e pelo menos um elemento de túnel são construídos com dispositivos de fixação cooperantes para fixar de maneira destacável de pelo raenos uma unidade de propulsor errt pelo menos um elemento de túnel, os dispositivos de fixação cooperantes compreendendo uína pluralidade de cavidades que são providos no elemento de túnel, e uma pluralidade de suportes corripreendendo um membro de fixação projetante, caracterízado pej.o fato de que pelo menos uma unidade de propulsor compreende um irnpulsor corri pás de impulsor e um anel de impulsão interno envolvendo as pás do impulsor, as pás do impulsor sendo fixados ao anel de impulsor interno, pelo menos uma unidade de propulsores ainda compreendendo um anel de impulsão externo envolvendo o anel de impulsão interno, o anel de impulsão interno sendo giratoriamente disposto em relação ao anel de impulsão externo, o membro de fixação dos suportes tendo uma forma que é complementar as cavidades e sendo arranjacio nas cavidades, os suportes sendo projetados para fixar de maneira desmontável ao anel de impulsão externo da unidade de propulsor com a ajuda de um ou mais meios de fixação, tal que a unidade de propulsor pode ser montada no elemento de túnel passando a unidade de propulsor axialrnente através do túnel até alcançar os 5 suportes, e então fixar a unidade de propulsor aos suportes com ditos rrieios de fixação e tal que a unidade de propulsor pode ser desrnontada dos suportes e passada axialmente para fora do túnel.2. Navio, de acordo com a reivindicação 1, caracterízado pelo fato de que a cavidade e o mernbro de fixação em projeção são conformados complementarmente cilindrícamente.3. Navio, de acordo com a reivindicação 2, caracterízado pelo de que a seção transversal da cavidade e a seção transversal do rrtembro de fixação projetante têm uma forma circular, elíptica ou poligonal.4. Navio, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterízado pelo fato de que na cavidade é provido um elemento de suporte anular que se situa entre a cavidade e o rnembro de fixação em projeção quando o membro de fixação em projeção está disposto na cavidade.5. Navio, de acordo com a reivindicação 4, caracterízado pelo fato de que o elemento de suporte anular é construído com uma rigidez variando na direção axial e/ou direção radial do elemento de suporte.6. Navio, de acordo com qualquer uma das reivindicaçàes 1 a 5, earacterizado pelo fato de que a cavidade é construída com um flange ou um anel- que é 5 disposto em ou sobre o elemento de túnel.7. Navio, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, earacterizado pelo fato de que o propulsor compreende uma entrada de túnel para o túnel, cuja entrada de túnei compreende uma parede interna voltada na direção do eixo central longitudinal da entrada do túnel e uma parede externa voltada para longe do eixo central da entrada do túnel, e tambérn uma borda externa voltada para fora do casco e uma borda interna voltada na direção do casco do navio, cuja entrada de túnel é adaptada para rnontar de forma desmontável, tanto para um elemento de túnel que, quando montado no túnel, constitui pelo menos uma parte do túnel, ou sobre uma unidade de propulsor que é desm.ontável disposta no elemento de túnel.8. Navio, de acordo com a reívindicação 7, caracterízado pelo fato de que a entrada do túnel tem um diâmetro interno di e sua borda interna, onde d1 é maior do que d2.9. Navío, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterízado pelo fato de que a parede interna da entrada do túnel entre a borda externa e a borda interna tem uma forma curvada.10. Navio, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterízado pej.o fato de que 5 disposto sobre a parede externa da entrada do túnel está um reforço que corre em torno de toda a circunferência da entrada do túnel, cujo reforço é corrugado.11. Navio, de acordo com a reivindicação 10, earacterízado pelo fato de que as cristas de onda do reforço corrugado são formadas com sulcos que são essencialmente paralelos ao eixo central longitudinal da entrada de túnel.12. Navio, de acordo com qualquér uma das reivindicações 10 a 11, caracterizado pelo fato de que dispostos nas cristas de onda dos reforços corrugados estão orifícios para meios de fixação de modo a possibilitar que a entrada do túnel seja montada de forma desmontável ao elemento de túnel ou à unidade de propulsor.13. Método para montar e desmontar uma unidade de propulsor que é uma parte de um propulsor sobre urri navio, cujo propulsor compreende pelo menos uma unidade de propuisor e pelo menos um elemento de túnel, e onde o navio ainda compreende um casco com um túnel de passagem, cujo elemento de túnel constitui pelo menos parcialmente uma parte do túnel quando o elemento de túnel é disposto no casco, pelo menos uma unidade de propulsor compreendendo um impulsor com pás de impulsor e um anel de impulsão interno envolvendo as pás de impulsor, as pás de impulsão sendo5 fixadas ao anel de impulsão interno, pelo menos uma unidade de propulsores ainda compreendendo um anel de impulsão externo envolvendo o anel de impulsão interno, o anel de impulsão interno disposto giratoriamente em relação ao aneí de impulsão externo, oaracterízado pelo fato de que o método compreende dispor uma pluralidade de suportes, cada com um membro de fixação projetante, em cavidades correspondentes no elemento de túnel antes da unidade de propulsor ser passada para o ponto de montagem no elemento de túnel, cujo membro de fixação projetante e cavidade correspondente tem uma forma complementar, as seguintes etapas sendo realizadas quando uma unidade de propulsor é montada no elemento de túnel:- passando a unidade de propulsor axialmente através do túnel para os suportes no elemento de túnel;- montando os suportes no anel de impulsão externo de pelo menos uma unidade do propulsor corn meios de fixação;E as seguintes etapas sendo realizadas quando a unidade de propulsor é desmontada do elemento de túnel:- desmontar os suportes no elemento de túnel a partir© 6 y kl do anel de impulsão externo de pelo menos uma unidade de propulsor; - passar a unidade de propulsor axialmente para fora do túnel.5 14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterízado pelo fato de dispor um elemento de suporte anular na cavidade antes da montagem da unidade de propulsor de um modo tal que o elemento de suporte situe-se entre o membro de fixação em projeção e a parede interna da 10 cavidade quando a unidade de propulsor é montada no túnel.15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 14, caracterízado pelo fato de dispor a cavidade em um elerríento de flange ou um elemento de anel no túnel.15 16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterízado pelo fato de que uma entrada de túnel é montada na unidade de propulsor ou no elemento de túnel após a unidade de propulsor ter sido introduzida e ser fixamente montada no meio de fixação da 20 unidade de túnel.17. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterízado pelo fato de que a entrada do túnel, que opcionalmente é montada na unidade de propulsor ou o elemento de túnel, é desmontada antes da unidade de propulsor ser desmontada a partir do elemento de túnel e é passada fora do elemento de túnel.,, »· 9j /""O 34 OOO /h'°O jj/o o 32 \|\oO \0 \? ° 35 ' ~& O ,>ÀC40 qO 0G ^ mW Q 0 © ÇJ aO 6 " " 0 O 0 O 0CJ 0 Q O 0 ÇJO 6 OGOO DÇJ 0 OQ 7m }jj )| IIUW 1'4 27 O 0O% a rQ 37 FlG. 21,4 17 27 I I l lP 9 4 .27 17 A-A FlG. 3^"1 ',' 0 O 7O O O Q ° OQ /É/" ) '° IJO OOO OO DOQÓ QÓ QO \Y O O OO i OÔ ·ÀQ O , A--j FlG,-.4Q 0. r , 48 . 0 0 L^' '°4V ·" 55 0 0 .47 52 56 ° FlG. 5€ P t r B—j _ ,y ',' 7 56 ^-" ° · k~' AP" "'=" 47m7 © . 4j" "p50 // " a l l n \1 l u OJ ~CDC \ O 0 ,Q;/j ,0 l-"" ,,i Z W " í Y B-B — Fl?.6 FlG 7 FlG.8 !<> 06014 123f)7il FlG. 9Ü-" t:|0Mjj 6158 67) 12FlG. 10
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NO20093413A NO335623B1 (no) | 2009-11-25 | 2009-11-25 | Skyvekraftenhet og fremgangsmåte for installasjon av en skyvekraftenhet |
NO20093413 | 2009-11-25 | ||
PCT/NO2010/000435 WO2011074971A1 (en) | 2009-11-25 | 2010-11-25 | Thruster unit and method for installation of a thruster unit |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112012012677A2 true BR112012012677A2 (pt) | 2020-08-11 |
BR112012012677B1 BR112012012677B1 (pt) | 2021-09-08 |
Family
ID=43734076
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112012012677-6A BR112012012677B1 (pt) | 2009-11-25 | 2010-11-25 | Navio compreendendo um casco e um propulsor e método para montar e desmontar uma unidade de propulsor |
Country Status (17)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8814617B2 (pt) |
EP (1) | EP2504224B1 (pt) |
JP (1) | JP5815550B2 (pt) |
KR (1) | KR101756954B1 (pt) |
CN (1) | CN102822052B (pt) |
AU (1) | AU2010330947B2 (pt) |
BR (1) | BR112012012677B1 (pt) |
CY (1) | CY1115065T1 (pt) |
DK (1) | DK2504224T3 (pt) |
ES (1) | ES2446354T3 (pt) |
HR (1) | HRP20140125T1 (pt) |
NO (1) | NO335623B1 (pt) |
PL (1) | PL2504224T3 (pt) |
PT (1) | PT2504224E (pt) |
RU (1) | RU2540039C2 (pt) |
SI (1) | SI2504224T1 (pt) |
WO (1) | WO2011074971A1 (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
NO335623B1 (no) * | 2009-11-25 | 2015-01-12 | Rolls Royce Marine As | Skyvekraftenhet og fremgangsmåte for installasjon av en skyvekraftenhet |
CN102490003B (zh) * | 2011-11-28 | 2014-04-30 | 广州中船黄埔造船有限公司 | 一种可伸缩全回转舵桨装置的安装方法 |
JP6204709B2 (ja) * | 2013-06-11 | 2017-09-27 | 川崎重工業株式会社 | 推力発生装置 |
CN107339110B (zh) * | 2017-07-14 | 2019-05-03 | 华东交通大学 | 一种带双六足推进器和双三足支撑器的全自动tbm掘进装置 |
CN109747772A (zh) * | 2018-12-14 | 2019-05-14 | 大连中远海运重工有限公司 | 海洋工程船艏部侧推器的侧推管支撑结构及安装方法 |
Family Cites Families (30)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1071042A (en) * | 1911-05-31 | 1913-08-26 | Percy W Fuller | Multistage parallel-flow pump. |
NL6908353A (pt) * | 1968-07-01 | 1970-01-05 | ||
GB1309753A (en) | 1969-07-24 | 1973-03-14 | Stone Manganese Marine Ltd | Transverse propulsion units for ships |
JPS5373700U (pt) * | 1976-11-24 | 1978-06-20 | ||
JPS5467996A (en) * | 1977-11-09 | 1979-05-31 | Kiyoshi Shima | Device for thrusting ship |
SU788584A1 (ru) * | 1977-12-12 | 1982-08-15 | Центральный научно-исследовательский институт лесосплава | Водометный движитель |
US4459087A (en) * | 1982-06-02 | 1984-07-10 | Aciers Et Outillage Peugeot | Fan unit for an internal combustion engine of automobile vehicle |
US4505684A (en) * | 1982-12-02 | 1985-03-19 | Holden Joseph T | Thrust tube propulsion system |
DE3300380A1 (de) * | 1983-01-07 | 1984-07-12 | Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt | Unterwasserpropellerantrieb |
US4831297A (en) * | 1988-02-16 | 1989-05-16 | Westinghouse Electric Corp. | Submersible electric propulsion motor with propeller integrated concentrically with motor rotor |
US5078628A (en) * | 1989-06-23 | 1992-01-07 | Newport News Shipbuilding And Dry Dock Company | Marine propulsor |
US5252875A (en) * | 1990-08-23 | 1993-10-12 | Westinghouse Electric Corp. | Integral motor propulsor unit for water vehicles with plural electric motors driving a single propeller |
US5220231A (en) * | 1990-08-23 | 1993-06-15 | Westinghouse Electric Corp. | Integral motor propulsor unit for water vehicles |
US6325683B1 (en) | 1992-02-28 | 2001-12-04 | Yocum-Keene Concepts, Inc. | Trolling system for water crafts |
US5306183A (en) * | 1993-02-25 | 1994-04-26 | Harbor Branch Oceanographic Institute Inc. | Propulsion systems for submarine vessels |
RU2081785C1 (ru) * | 1994-09-27 | 1997-06-20 | Научно-производственное объединение "Винт" | Движитель судна |
US6701862B2 (en) * | 1999-11-24 | 2004-03-09 | Terry B. Hilleman | Bow mounted system and method for jet-propelling a submarine or torpedo through water |
US6427618B1 (en) * | 1999-11-24 | 2002-08-06 | Terry B. Hilleman | Bow mounted system and method for jet-propelling a submarine or torpedo through water |
US6482054B2 (en) | 2000-06-01 | 2002-11-19 | The Penn State Research Foundation | Tunnel thruster and water lubricated rotor duct assembly |
SE527012C2 (sv) * | 2004-04-19 | 2005-12-06 | Rolls Royce Ab | Metod respektive hjälpmedel för demontage/montage av tunneltruster |
US7238066B2 (en) | 2004-09-23 | 2007-07-03 | Northrop Grumman Corporation | Pod propulsion system with rim-mounted bearings |
ITSV20050034A1 (it) * | 2005-11-04 | 2007-05-05 | Ultraflex Spa | Dispositivo per la sterzatura di imbarcazioni |
FR2903378B1 (fr) * | 2006-07-04 | 2009-05-08 | Aker Yards S A Sa | "ensemble de propulsion pour navire,navire ainsi equipe,et moyens pour sa mise en place" |
RU2327596C2 (ru) * | 2006-07-24 | 2008-06-27 | Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования Военно-морская академия им. Адмирала Флота Советского Союза Н.Г. Кузнецова | Пропульсивная система с электродвигателями |
US7530319B1 (en) * | 2008-02-29 | 2009-05-12 | Don Dongcho Ha | Lateral thruster unit for marine vessels |
SE533107C2 (sv) | 2008-04-03 | 2010-06-29 | Rolls Royce Ab | Metod och arrangemang för fastsättning och/eller demontage/montage av en tunneltruster |
JP5432606B2 (ja) * | 2009-06-25 | 2014-03-05 | 川崎重工業株式会社 | 推力発生装置 |
SG179088A1 (en) * | 2009-09-14 | 2012-04-27 | Itrec Bv | A vessel with a retractable thruster assembly |
NO335623B1 (no) * | 2009-11-25 | 2015-01-12 | Rolls Royce Marine As | Skyvekraftenhet og fremgangsmåte for installasjon av en skyvekraftenhet |
US8299669B2 (en) * | 2010-10-18 | 2012-10-30 | Hamilton Sundstrand Corporation | Rim driven thruster having transverse flux motor |
-
2009
- 2009-11-25 NO NO20093413A patent/NO335623B1/no unknown
-
2010
- 2010-11-25 CN CN201080062235.3A patent/CN102822052B/zh active Active
- 2010-11-25 AU AU2010330947A patent/AU2010330947B2/en not_active Ceased
- 2010-11-25 JP JP2012541046A patent/JP5815550B2/ja active Active
- 2010-11-25 PL PL10798201T patent/PL2504224T3/pl unknown
- 2010-11-25 DK DK10798201.9T patent/DK2504224T3/da active
- 2010-11-25 ES ES10798201.9T patent/ES2446354T3/es active Active
- 2010-11-25 US US13/511,871 patent/US8814617B2/en active Active
- 2010-11-25 SI SI201030503T patent/SI2504224T1/sl unknown
- 2010-11-25 PT PT107982019T patent/PT2504224E/pt unknown
- 2010-11-25 RU RU2012123872/11A patent/RU2540039C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2010-11-25 BR BR112012012677-6A patent/BR112012012677B1/pt active IP Right Grant
- 2010-11-25 EP EP10798201.9A patent/EP2504224B1/en active Active
- 2010-11-25 KR KR1020127016557A patent/KR101756954B1/ko active IP Right Grant
- 2010-11-25 WO PCT/NO2010/000435 patent/WO2011074971A1/en active Application Filing
-
2014
- 2014-02-07 CY CY20141100102T patent/CY1115065T1/el unknown
- 2014-02-10 HR HRP20140125AT patent/HRP20140125T1/hr unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
RU2012123872A (ru) | 2013-12-27 |
CY1115065T1 (el) | 2016-12-14 |
PT2504224E (pt) | 2014-02-11 |
WO2011074971A1 (en) | 2011-06-23 |
US8814617B2 (en) | 2014-08-26 |
US20130040514A1 (en) | 2013-02-14 |
NO20093413A1 (no) | 2011-05-26 |
KR101756954B1 (ko) | 2017-07-11 |
NO335623B1 (no) | 2015-01-12 |
AU2010330947B2 (en) | 2015-06-11 |
CN102822052A (zh) | 2012-12-12 |
RU2540039C2 (ru) | 2015-01-27 |
DK2504224T3 (da) | 2014-02-03 |
EP2504224A1 (en) | 2012-10-03 |
ES2446354T3 (es) | 2014-03-07 |
EP2504224B1 (en) | 2013-11-13 |
JP2013512144A (ja) | 2013-04-11 |
KR20120095456A (ko) | 2012-08-28 |
HRP20140125T1 (hr) | 2014-03-28 |
CN102822052B (zh) | 2015-07-08 |
JP5815550B2 (ja) | 2015-11-17 |
PL2504224T3 (pl) | 2014-05-30 |
AU2010330947A1 (en) | 2012-06-21 |
SI2504224T1 (sl) | 2014-04-30 |
BR112012012677B1 (pt) | 2021-09-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112012012677A2 (pt) | unidade de propulsor e método para instalação de uma unidade de propulsor | |
ES2471950T3 (es) | Generador de energía eléctrica de turbina e�lica de accionamiento directo con disposición de cojinete extra�ble | |
ES2604077T3 (es) | Disposición para un generador de accionamiento directo, generador de accionamiento directo, turbina eólica y procedimiento de montaje de un generador | |
ES2616407T3 (es) | Disposición de montaje para engranaje de paso | |
US8696302B2 (en) | Wind turbine comprising a main bearing and method for replacement of the main bearing | |
ES2405832T3 (es) | Turbina eólica y método para retirar un cojinete de una turbina eólica | |
US8912680B2 (en) | Wind power turbine rotary electric machine | |
JP6087276B2 (ja) | 風力タービンロータおよび風力タービン | |
UA106273C2 (uk) | Вузол крильчатки, що містить одну маточину та принаймні дві лопаті | |
US9452812B2 (en) | Propulsion unit for maritime vessel including a nozzle exhibiting an exchangable leading edge on the inlet of the nozzle | |
DK2488760T3 (en) | Axial blower and blower rotor | |
WO2009056664A1 (es) | Un tren de potencia mejorado de un aerogenerador | |
US10508545B2 (en) | Axial impeller with rotating housing and positionable blades | |
JP4221493B2 (ja) | 船舶における二重反転プロペラ式ポッド型推進装置 | |
JP4455837B2 (ja) | ヘリコプタのローターハブ及びその様なハブを形成するローター | |
CN216767626U (zh) | 一种风力发电用叶片固定装置 | |
KR101411827B1 (ko) | 고정심재가 구비된 블레이드용 분할 회전축 및 그 고정방법 | |
ES2205588T3 (es) | Un propulsor marino, sistema de propulsor y sus componentes, y un metodo para conectar un propulsor. | |
CN210479010U (zh) | 一种具有可调式高效气动力螺旋桨 | |
KR101447867B1 (ko) | 후류 고정날개를 구비한 선박 | |
CN100439719C (zh) | 具有平衡主轴的双扇叶电风扇 | |
CN108603494A (zh) | 能分开的桨距管 | |
RU2006126957A (ru) | Пропульсивная система соловьева | |
IT202100017450A1 (it) | Idrogetto con elica tubolare | |
KR20110018821A (ko) | 양기둥 난기류용 풍력발전장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: KONGSBERG MARITIME CM AS (NO) |
|
B25G | Requested change of headquarter approved |
Owner name: KONGSBERG MARITIME CM AS (NO) |
|
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO. |
|
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: KONGSBERG MARITIME AS (NO) |