BR102020008419A2 - posição de fiação, máquina de fiação pneumática e método para produção de um fio - Google Patents

posição de fiação, máquina de fiação pneumática e método para produção de um fio Download PDF

Info

Publication number
BR102020008419A2
BR102020008419A2 BR102020008419-4A BR102020008419A BR102020008419A2 BR 102020008419 A2 BR102020008419 A2 BR 102020008419A2 BR 102020008419 A BR102020008419 A BR 102020008419A BR 102020008419 A2 BR102020008419 A2 BR 102020008419A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nozzle
spinning
opening
yarn
removal tube
Prior art date
Application number
BR102020008419-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Karoline Günther
Chandrassekaran Seshayer
Original Assignee
Saurer Intelligent Technology AG
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saurer Intelligent Technology AG filed Critical Saurer Intelligent Technology AG
Publication of BR102020008419A2 publication Critical patent/BR102020008419A2/pt

Links

Images

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H4/00Open-end spinning machines or arrangements for imparting twist to independently moving fibres separated from slivers; Piecing arrangements therefor; Covering endless core threads with fibres by open-end spinning techniques
    • D01H4/30Arrangements for separating slivers into fibres; Orienting or straightening fibres, e.g. using guide-rolls
    • D01H4/34Arrangements for separating slivers into fibres; Orienting or straightening fibres, e.g. using guide-rolls using air-jet streams
    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H4/00Open-end spinning machines or arrangements for imparting twist to independently moving fibres separated from slivers; Piecing arrangements therefor; Covering endless core threads with fibres by open-end spinning techniques
    • D01H4/02Open-end spinning machines or arrangements for imparting twist to independently moving fibres separated from slivers; Piecing arrangements therefor; Covering endless core threads with fibres by open-end spinning techniques imparting twist by a fluid, e.g. air vortex
    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H13/00Other common constructional features, details or accessories
    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H1/00Spinning or twisting machines in which the product is wound-up continuously
    • D01H1/11Spinning by false-twisting
    • D01H1/115Spinning by false-twisting using pneumatic means
    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H13/00Other common constructional features, details or accessories
    • D01H13/04Guides for slivers, rovings, or yarns; Smoothing dies
    • D01H13/045Guide tube

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma posição de fiação para produzir um fio de uma cinta de fibras alimentada, que compreende um bocal de fiação pneumática, com uma abertura de entrada para a cinta de fibras alimentada e uma área de saída com uma abertura de saída para o fio fiado. Para proporcionar uma posição de fiação, uma máquina de fiação pneumática e um método de fiação pneumática, que permitem que o acabamento superficial do fio seja modificado vantajosamente, sem que as propriedades do fio sejam deterioradas simultaneamente, enquanto também evitando modificações caras e complexas na posição de fiação, proporciona-se que um tubo de remoção seja disposto na área de saída, atrás da abertura de saída, para modificar o acabamento superficial do fio fiado.

Description

POSIÇÃO DE FIAÇÃO, MÁQUINA DE FIAÇÃO PNEUMÁTICA E MÉTODO PARA PRODUÇÃO DE UM FIO
[0001] A presente invenção refere-se a uma posição de fiação e a uma máquina para fiação pneumática para produzir um fio de uma cinta de fibras alimentada, compreendendo um bocal de fiação pneumática com uma abertura de entrada, para a cinta de fibras alimentada, e uma abertura de saída, para o fio fiado. Além do mais, a presente invenção se refere a um método para a produção de um fio com um acabamento superficial modificado. Finalmente, a presente invenção se refere ao uso de um tubo de remoção na área de saída do bocal de fiação pneumática para modificar o acabamento superficial de um fio fiado pneumaticamente.
[0002] As posições de fiação e as máquinas de fiação pneumáticas são conhecidas do estado da técnica em uma ampla variedade de configurações, e, além das máquinas de fiação com rotores, são máquinas que são frequentemente usadas para a produção de um fio de um material de fibra, em particular de uma cinta de fibras alimentada à posição de fiação.
[0003] Em fiação pneumática, uma fibra solta ou uma cinta de fibras é tipicamente estirada de acordo com a contagem de fios a ser obtida por meio de um sistema de estiragem, que compreende vários pares de cilindros, e alimentada ao bocal de fiação pneumática. Dentro do bocal de fiação pneumática, uma parte das fibras alimentadas é enrolada em torno do núcleo da fibra paralelo por meio de um fluxo rotativo. Isso resultando em uma estrutura de fio específica de fio pneumático de um núcleo de fio paralelo, com as fibras de enrolamento presas a um determinado ângulo, o que garante a resistência do fio. Como não há pontos de contato mecânicos quando a rotação das fibras é introduzida, o fio fiado pneumaticamente tem uma pilosidade particularmente baixa.
[0004] Essa baixa pilosidade pode ter um efeito negativo após processamento posterior em um tecido têxtil ou em um pano entrelaçado, por exemplo, ao resultar em uma sensação de aspereza. A proporção de fibras salientes pode ser geralmente influenciada por variação do ar comprimido, fornecido para ajustar a pressão de fiação, e/ou por variação da velocidade de fiação. No entanto, quando a pressão de fiação e/ou a velocidade de fiação é ou são variadas, outras propriedades do fio fiado pneumaticamente são também influenciadas negativamente, significando que uma melhor pilosidade pode ser, de fato, obtida, mas as propriedades do fio, tal como a estabilidade do fio, vão, geralmente, se deteriorar ao mesmo tempo.
[0005] O problema abordado pela presente invenção é portanto um de proporcionar uma posição de fiação, uma máquina de fiação pneumática e um método, que permitem que o acabamento superficial do fio seja modificado vantajosamente sem deterioração simultânea das propriedades do fio, enquanto também evitando modificações caras e complexas na posição de fiação.
[0006] De acordo com a presente invenção, o problema é resolvido por meio de uma posição de fiação de acordo com a reivindicação 1, uma máquina de fiação pneumática de acordo com a reivindicação 9, um método de acordo com a reivindicação 10 e por uso de um tubo de remoção de acordo com a reivindicação 11. Outros desenvolvimentos vantajosos da presente invenção são indicados nas reivindicações dependentes.
[0007] A posição de fiação, de acordo com a presente invenção, para produzir um fio de uma cinta de fibras alimentada, tem um bocal de fiação pneumática com uma abertura de entrada, para a cinta de fibras alimentada, e uma área de saída para o fio fiado, que emerge de uma abertura de saída na área de saída. Também de acordo com a presente invenção, um tubo de remoção é disposto na área de saída, a jusante da abertura de saída na direção de soltura do fio para modificação do acabamento superficial do fio fiado.
[0008] Uma máquina de fiação pneumática, de acordo com a presente invenção, tem pelo menos uma, de preferência, várias e, especialmente, várias posições de fiação idênticas, todas para produzir um fio de uma cinta de fibras alimentada, em cujo caso a posição de fiação, da qual há pelo menos uma e, de preferência, todas as posições de fiação são formadas de acordo com a presente invenção.
[0009] No método, de acordo com a presente invenção, para produzir um fio com um acabamento superficial modificado, a fiação pneumática de um fio de uma cinta de fibras por meio de um bocal de fiação pneumática é conduzida primeiro, seguida por orientação do fio fiado pneumaticamente por um tubo de remoção para modificar a superfície do fio, que é conduzida, de preferência, durante a retirada do fio do bocal de fiação pneumática.
[0010] Finalmente, a presente invenção compreende o uso de um tubo de remoção na área de saída de um bocal de fiação pneumática, a jusante de uma abertura de saída, na direção de uma soltura de fio para modificar o acabamento superficial de um fio fiado pneumaticamente em uma posição de fiação ou em uma máquina de fiação pneumática, ambas em particular de acordo com a presente invenção.
[0011] Os inventores reconheceram que não é possível influenciar diretamente o método de fiação pneumática, por exemplo, por mudança dos parâmetros de fiação, tal como a geometria do bocal de fiação, a pressão de fiação ou a velocidade de fiação, sem as desvantagens associadas em termos da qualidade do fio. Partindo dessa posição, é uma parte da presente invenção que uma modificação superficial do fio fiado pneumaticamente é conduzida imediatamente após o processo de fiação pneumática, em cujo caso a qualidade do fio fiado pneumaticamente, que é condicional para o método de fiação, não é influenciada negativamente. A presente invenção possibilita, desse modo, modificar a superfície de um fio fiado em intervir no processo de fiação, de modo que, primeiramente, o processo de fiação possa ser executado com os parâmetros ótimos para esse fim, em particular, sem considerar os aspectos do acabamento superficial do fio, e, subsequentemente, o acabamento superficial do fio pode ser mudado a uma condição desejada por meio do tubo de remoção. Isso propicia uma expansão significativa dos campos de aplicação e dos possíveis usos do fio fiado pneumaticamente, em particular como um fio de entrelaçamento com uma superfície mais macia e/ou mais fibrosa ou mais pilosa, que é vantajoso para esse fim.
[0012] A posição de fiação é qualquer unidade de uma máquina, em particular, de uma máquina de fiação pneumática, ou um dispositivo independente tencionado para produzir um fio de um material de fibra e, em particular, de uma cinta de fibras. Consequentemente, uma máquina de fiação pneumática é um dispositivo com pelo menos uma e, de preferência, várias posições de fiação, em particular, posições de fiação que são idênticas entre si, que são proporcionadas em todos os casos para produzir um fio de um material de fibra por meio de fiação pneumática.
[0013] O bocal de fiação pneumática compreende basicamente um componente tencionado para formar o fio, tal como um elemento formador de fio. Em particular, o bocal de fiação pneumática pode ser um conjunto de vários componentes de qualquer dispositivo de fiação pneumática formados para esse fim. O bocal de fiação pneumática é preferivelmente disposto dentro de uma posição de fiação nesse caso. Além disso, a posição de fiação pode ter quaisquer outros componentes com quaisquer funções. Para alimentar o material de fibra para ser fiado pneumaticamente, o bocal de fiação pneumática tem uma abertura de entrada, pela qual o material de fibra, em particular na forma de uma cinta de fibras, pode ser preferivelmente alimentado continuamente.
[0014] Além do mais, o bocal de fiação pneumática tem uma abertura de saída para o fio fiado acabado, que é, de preferência, disposta oposta à abertura de entrada. A abertura de saída é disposta em uma área de saída do bocal de fiação pneumática ou de uma unidade tendo o bocal de fiação pneumática, em cujo caso quaisquer outros componentes, em particular, para remover o fio do bocal de fiação pneumática, podem ser dispostos entre o bocal de fiação pneumática real e a abertura de saída, isto é, a área da qual emerge o fio fiado pneumaticamente. Em uma concretização particularmente preferível, a abertura de saída é uma saída de canal de filamento na extremidade de um canal de filamento associado com o bocal de fiação pneumática, e, em uma concretização particularmente preferível, a abertura de saída é a extremidade de um tubo de junção de peças, que é disposto a jusante de um cone de fiação de um elemento formador de fio do bocal de fiação pneumática na direção de soltura de fio. Desse modo, a área de saída se estende da abertura de saída na direção na qual o fio fiado acabado é tirado do bocal de fiação pneumática.
[0015] De acordo com a presente invenção, o tubo de remoção é disposto na área de saída, a jusante da abertura de saída na direção de soltura do fio. O tubo de remoção pode ser disposto tanto diretamente atrás da abertura de saída, e nesse caso em particular diretamente em uma saída de canal de filamento ou um tubo de junção de peças, bem como a uma distância daquela entre a abertura de saída e um dispositivo de enrolamento para enrolar o fio fiado pneumaticamente. No entanto, é preferível que o tubo de remoção seja o componente mais próximo da abertura de saída na direção da soltura do fio, isto é, de preferência, pelo menos nenhum componente funcional ou componente agindo no fio fiado acabado é disposto entre a abertura de saída e o tubo de remoção, de preferência, com a exceção de um ou mais elementos de guia de fio nessa área. Além do mais, é preferível que o tubo de remoção seja disposto em uma maneira fixa localmente ou fixa rotativamente na abertura de saída ou na área de saída.
[0016] O tubo de remoção pode ser basicamente formado de qualquer material de um número qualquer de componentes. De preferência, pelo menos a área do tubo de remoção, que entra em contato com o fio, e, particularmente, de preferência, todo o tubo de remoção é formado de cerâmica e/ou em peça única. Além do mais, o tubo de remoção tem, de preferência, pelo menos em seções e, de preferência, completamente, uma forma cônica ou afilada conicamente e/ou uma forma cilíndrica.
[0017] O tamanho e/ou a geometria do tubo de remoção é também, de preferência, adaptado ao fio fiado que vai ser modificado. O diâmetro interno do tubo de remoção ou de uma abertura de bocal é preferivelmente entre 0,5 mm e 2,5 mm, particularmente, entre 1 mm e 1,5 mm e, especialmente, entre 1,1 mm e 1,3 mm. Além do mais, o comprimento do tubo de remoção ou da abertura de bocal para retirada do fio é preferivelmente pelo menos o diâmetro da abertura de bocal, particularmente, pelo menos duas vezes o diâmetro e, especialmente, entre duas vezes o diâmetro e dez vezes o diâmetro da abertura de bocal. A seção transversal da abertura de bocal do tubo de remoção pode ser basicamente qualquer forma, embora uma seção transversal essencialmente redonda seja preferível.
[0018] De acordo com a presente invenção, o tubo de remoção provoca uma modificação superficial vantajosa do fio fiado pneumaticamente, em cujo caso a modificação superficial é preferivelmente conduzida essencialmente por atrito na superfície do tubo de remoção. A modificação do acabamento superficial inclui, de preferência, a criação de uma superfície de fio esponjosa e/ou peluda. Para esse fim, é particularmente preferível que as extremidades das fibras sejam criadas de modo a se projetarem da superfície do fio. A modificação da superfície do fio ocorre, em particular, imediatamente após o processo de fiação pneumática, isto é, o tubo de remoção inclui, de preferência, o fio fiado pneumaticamente e, em particular, seu acabamento superficial, diretamente quando ou após deixar o bocal de fiação pneumática. Para esse fim, o fio fiado se estende preferivelmente pelo tubo de remoção, quando é tirado do bocal de fiação pneumática, e nele a influência desejada é aplicada à superfície do fio.
[0019] Além do mais, o fio se estende, de preferência, atrás do tubo de remoção por pelo menos um e preferivelmente por vários cilindros de esticamento e/ou por pelo menos um monitor de filamento e/ou por pelo menos um corretor de filamento e/ou por pelo menos um guia de filamento. O fio é depois preferivelmente enrolado em uma embalagem.
[0020] Em uma configuração preferida da posição de fiação de acordo com a presente invenção, o tubo de remoção tem uma abertura de bocal para retirada completa do fio fiado pneumaticamente, em cujo caso um contato particularmente vantajoso pode ser obtido entre a superfície do fio e a superfície do tubo de remoção, e, desse modo, uma interação efetiva. Uma retirada completa é definida como o contato entre a superfície do bocal do tubo de remoção e a superfície do fio, em que pelo menos uma seção do fio no tubo de remoção fica em contato com a superfície do bocal em essencialmente todos os lados ou por toda a circunferência.
[0021] De acordo com outro desenvolvimento vantajoso da posição de fiação, de acordo com a presente invenção, o tubo de remoção, de preferência na área da abertura de bocal e/ou na área que entra em contato com uma superfície do fio fiado pneumaticamente, tem uma superfície de bocal estruturada para interação mecânica com a superfície do fio a ser modificada, desse modo, propiciando uma interação mecânica particularmente intensa e efetiva. Diferentes graus e/ou formas de estruturação são basicamente possíveis nesse caso, em particular, dependendo da modificação superficial desejada ou a modificação superficial a ser obtida, bem como dependendo do material de fibra usado na fiação pneumática e/ou da espessura do fio fiado pneumaticamente. Em particular, o tubo de remoção tem, de preferência, várias diferentes áreas estruturadas para obter uma modificação superficial ótima. A área do tubo de remoção, que entra em contato com a superfície do fio, é particularmente preferível uma área de parede na parte interna da abertura de bocal, que é também referida como a superfície de bocal.
[0022] De acordo com outro desenvolvimento particularmente vantajoso da posição de fiação, de acordo com a presente invenção, os elementos estruturais se projetando da superfície do bocal para interação mecânica intensa com a superfície do fio a ser modificada, são dispostos no tubo de remoção na área da abertura de bocal, em particular na superfície de bocal estruturada, por meio do qual o tubo de remoção pode ser adaptado particularmente diretamente à modificação especificamente necessária da superfície do fio. Os elementos estruturais, nesse caso, se projetam do restante da superfície do bocal e/ou opostos a uma superfície de base cilíndrica da abertura do bocal. Os elementos estruturais na superfície do bocal podem ser basicamente dispostos em uma maneira ordenada ou não, em particular dentro de um quadriculado. O diâmetro interno do tubo de remoção ou o dispositivo da abertura do bocal é preferivelmente selecionado de um modo tal que a superfície do fio a ser modificada entre em contato pelo menos com as superfícies dos elementos estruturais. É particularmente preferível que pelo menos o contato em todos os lados da superfície do fio a ser modificada seja obtido com as superfícies dos elementos estruturais. Esse contato pode ser exclusivamente com os elementos estruturais se projetando da superfície do bocal ou simultaneamente com o restante da superfície do bocal.
[0023] Os elementos estruturais podem ser basicamente formados como elevações de qualquer forma. De preferência, os elementos estruturais se projetando da superfície do bocal são formados como uma espiral, anéis, cruzes, entalhes, ranhuras, quadrados, círculos, pontos e/ou outras elevações, em cujo caso as propriedades desejadas da superfície do fio podem ser ajustadas de uma maneira simples. Todos os elementos estruturais, no entanto, pelo menos aqueles de uma área ou zona, têm, de preferência, uma forma, uma altura, um tamanho, um comprimento e/ou uma largura que é ou são idênticos entre eles. É ainda mais particularmente preferível que todos os elementos estruturais, pelo menos aqueles de uma área ou zona, sejam formados identicamente entre eles. No entanto, vários diferentes elementos estruturais também podem ser dispostos em uma área ou zona ao mesmo tempo. No caso no qual vários diferentes elementos estruturais são dispostos, esses podem ser dispostos tanto aleatoriamente uns seguintes aos outros, bem como de acordo com um modelo definido, por exemplo, dois diferentes elementos estruturais se alternando em pelo menos uma direção espacial, em particular ao longo da circunferência e/ou paralelos ao eixo longitudinal central da abertura do bocal.
[0024] A respectiva forma dos elementos estruturais se projetando da superfície do bocal, por exemplo, uma forma de cruz, podem se relacionar com a forma do elemento estrutural individual se projetando da superfície, isto é, ao longo de ambas as direções na superfície da abertura do bocal ou em uma parede do tubo de remoção delimitando a abertura do bocal. Alternativamente, a respectiva forma também pode se relacionar basicamente com a forma de toda a abertura do bocal, que é formada, em particular, nesse caso por vários elementos estruturais dispostos ao longo da circunferência da abertura do bocal, em cujo caso a forma resultante, que é particularmente preferível, é então em uma direção ao longo de um plano de seção transversal pela abertura do bocal, em particular normal ao eixo longitudinal central da abertura do bocal.
[0025] No caso de uma configuração vantajosa da posição de fiação de acordo com a presente invenção, os elementos estruturais salientes, diferentes entre si, são dispostos em várias zonas da superfície do bocal, todas as zonas se estendendo preferivelmente por toda a circunferência da superfície do bocal e/ou as zonas sendo dispostas umas detrás de outras na abertura do bocal, em particular, ao longo do eixo longitudinal central da abertura do bocal, desse modo, propiciando uma modificação ainda mais precisa e efetiva da superfície do fio. Uma configuração, na qual a abertura do bocal é dividida ao longo do eixo longitudinal central em pelo menos duas zonas, é ainda mais particularmente preferível, a primeira zona compreendendo uma primeira forma do elemento estrutural saliente e/ou uma seção transversal constante da abertura do bocal e a segunda zona tendo uma forma diferente dos elementos estruturais salientes e/ou uma seção transversal em alargamento cônico da abertura do bocal.
[0026] Em outra configuração vantajosa da posição de fiação de acordo com a presente invenção, o tubo de remoção é fixado de modo a ser rotativo, em particular em torno do eixo longitudinal central da abertura do bocal, em consequência do que o fio, tirado do bocal de fiação pneumática, pode ser estirado ou movimento por um tubo de remoção rotativo, provocando uma interação ainda mais forte com o fio fiado pneumaticamente, que pode ser regulada durante a operação da posição de fiação, e, desse modo, uma modificação ainda mais efetiva da superfície do fio pode ser obtida em uma maneira particularmente vantajosa.
[0027] Várias concretizações exemplificativas de uma posição de fiação de acordo com a presente invenção, todas com diferentes tubos de remoção, são explicadas em mais detalhes abaixo com referência aos desenhos. Nos desenhos:
[0028] a Figura 1 mostra uma vista esquemática de uma posição de fiação de uma máquina de fiação pneumática, com um tubo de remoção disposto atrás de um bocal de fiação pneumática;
[0029] a Figura 2a mostra uma vista seccional lateral de uma primeira concretização de um tubo de remoção;
[0030] a Figura 2b mostra uma vista da parte posterior do tubo de remoção ilustrado na Figura 2a;
[0031] a Figura 3a mostra uma vista seccional lateral de uma segunda concretização de um tubo de remoção;
[0032] a Figura 3b mostra uma vista da parte posterior do tubo de remoção ilustrado na Figura 3a;
[0033] a Figura 4a mostra uma vista seccional lateral de uma terceira concretização de um tubo de remoção; e
[0034] a Figura 4b mostra uma vista da parte posterior do tubo de remoção ilustrado na Figura 4a.
[0035] Em uma posição de fiação 1 de uma máquina de fiação pneumática na Figura 1, uma cinta de fibras 3 é alimentada a um bocal de fiação pneumática 4 e fiada em um fio 2 nele. Para esse fim, a cinta de fibras 3 é primeiro esticada por meio de um sistema de estiragem 16 e depois alimentada ao bocal de fiação pneumática 4 por uma abertura de entrada 5. Na área do bocal de fiação pneumática 4 há um bocal de ar de sopro 18, que redemoinha as fibras estendidas para fora na cinta de fibras 3 em torno das fibras no centro da cinta de fibras 3, e que forma, desse modo, um fio 2 por meio do elemento formador de fio 17. Para esse fim, a posição de fiação 1 tem um sistema de ar comprimido 20 com uma fonte de ar comprimido 21 e uma unidade de controle 22.
[0036] O fio 2 assim produzido é depois orientado do bocal de fiação pneumática 4 por um canal de filamento do elemento formador de filamento 17 a uma abertura de saída 7 em uma área de saída 6 para ser subsequentemente enrolado. Um tubo de remoção 8 é também disposto na área de saída 6, a jusante da abertura de saída 7 na direção de remoção de fio, por cujo tubo de remoção 8 o fio fiado pneumaticamente acabado 2 é retirado por meio de um dispositivo de remoção de filamento 19 da posição de fiação 1. O dispositivo de remoção de filamento 19 pode ser, em particular, um par de cilindros de remoção a jusante do tubo de remoção 8 na direção de remoção, ou, além disso, alternativamente, o dispositivo de remoção 19 pode ser o dispositivo de enrolamento para enrolar uma embalagem recebida, tal como uma embalagem enrolada em cruz.
[0037] O tubo de remoção 8 é proporcionado para modificar o acabamento superficial do fio acabado 2, fiado no bocal de fiação pneumática 4, gerando, desse modo, uma superfície de fio mais macia e uma maior pilosidade do fio 2, o que o torna mais adequado como um fio de tricotagem e permite a produção de tecidos com uma sensação mais agradável.
[0038] Para esse fim, uma primeira concretização de um tubo de remoção 8, ilustrado na Figura 2a, b, tem uma abertura de bocal 9 pela qual o fio fiado pneumaticamente acabado 2 é removido, o diâmetro da abertura do bocal 9 sendo adaptado ao diâmetro do fio 2 retirado por ele, de um modo tal que a superfície do fio 2 possa ser modificada por interação mecânica e, em particular, pelo atrito que ocorre quando o fio 2 é retirado por ele. A abertura do bocal 9 é, nesse caso, disposta na parte central no tubo de remoção 8.
[0039] Para esse fim, o tubo de remoção 8 tem uma superfície de bocal estruturada, em particular, asperizada 10 em pelo menos uma zona na parede da abertura do bocal 9, que entra em contato com o fio 2. A zona com uma superfície de bocal estruturada 10 tem um diâmetro constante por todo o seu comprimento, que é adaptado ao diâmetro do fio 2 a ser modificado. Além do mais, a parede na abertura de bocal 9 é rotativamente simétrica ao eixo longitudinal central A do tubo de remoção 8, de modo que o tubo de remoção 8 possa ser usado tanto em uma disposição estacionária e sem rotação, quando como girando em torno do eixo longitudinal central A.
[0040] Em frente dessa zona com uma superfície de bocal estruturada 10, há uma zona de entrada 14 na direção de remoção de fio com uma seção transversal redonda se estreitando conicamente (consultar a Figura 2a), o que permite que o fio fiado pneumaticamente 2 se estenda para o tubo de remoção 8 em uma maneira particularmente simples, e impeça vantajosamente que o fio 2 seja rompido. Essa zona de entrada 14 tem uma superfície de bocal não estruturada, lisa 23, na qual a interação com o fio fiado pneumaticamente 2, especialmente, o atrito, é particularmente baixa.
[0041] Outra zona 13 é disposta na direção de remoção de fio atrás da zona com uma superfície de bocal estruturada 10, cuja seção transversal 13 se alarga em uma maneira não linear, em particular, exponencialmente, e é também redonda. A superfície do bocal 23 é também lisa e não estruturada nessa concretização do tubo de remoção 8.
[0042] Uma segunda concretização de um tubo de remoção 8, ilustrado na Figura 3a, b, difere basicamente da primeira concretização pelo fato de que elementos estruturais 11 idênticos, se projetando da superfície do bocal 10 e formando a estrutura da superfície do bocal 10, são dispostos na abertura do bocal 9 na área da primeira zona 13. Nesse caso, os elementos estruturais 11 são dispostos em um quadriculado e têm a forma de cuboides se projetando da superfície do bocal 10, isto é, em uma forma retangular. Esses elementos estruturais 11, que se projetam da superfície do bocal 10, propiciam uma intensificação da interação entre a superfície do fio fiado pneumaticamente 2, a ser modificada, e a parede da abertura do bocal 9.
[0043] Uma terceira concretização de um tubo de remoção 8, ilustrada na Figura 4a, b, difere basicamente da concretização ilustrada na Figura 3a, b pelo fato de que a segunda zona 14 da abertura do bocal 9, que é disposta a jusante da primeira zona 13 com uma superfície de bocal estruturada 10, na direção de remoção de fio, uma superfície estruturada da abertura do bocal 9 é também proporcionada, que é um segundo elemento estrutural 12 na forma de uma espiral se projetando da superfície do bocal.
[0044] Por meio da posição de fiação 1 e, em particular, por meio de uma máquina de fiação pneumática com várias posições de fiação 1 idênticas, um fio fiado pneumaticamente 2 pode ser produzido em uma maneira particularmente simples e sem a influência negativa no processo de fiação e no resultado da fiação, cujo fio fiado pneumaticamente 2 tem propriedades superficiais significativamente melhores do que um fio fiado pneumaticamente convencionalmente, e pode, portando, ser usado de uma maneira muito mais versátil.
[0045] Para produzir um fio fiado pneumaticamente 2 com um acabamento superficial modificado, uma cinta de fibras 3 é primeiro esticada em um sistema de estiragem 16 e depois alimentada a uma abertura de entrada 5 de um bocal de fiação pneumática 4, no qual a cinta de fibras 3 é fiada em um fio 2. A posição de fiação 1 é controlada por meio de uma unidade de controle 22 para formar um fio 2 otimizado. O fio fiado acabado 2 sai do bocal de fiação pneumática 4 por um cone de fixação 17 e é depois retirado por um tubo de remoção 8 por meio de um dispositivo de remoção de filamento 2, desse modo, em particular, criando uma maior pilosidade da superfície do fio.
[0046] A jusante do tubo de remoção 8 e, se aplicável, também do dispositivo de remoção de filamento 19, o fio 2 se estende por pelo menos um monitor de filamento e por um corretor de filamento. O fio 2 é depois enrolado em uma embalagem.
LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA
1 - posição de fiação
2 - fio
3 - cinta de fibras
4 - bocal de fiação pneumática
5 - abertura de entrada
6 - área de saída
7 - abertura de entrada
8 - tubo de remoção
9 - abertura de bocal
10 - superfície de bocal estruturada
11 - elemento estrutural
12 - segundo elemento estrutural
13 - primeira zona
14 - segunda zona
16 - sistema de estiragem
17 - elemento formado de fio
18 - bocal de ar de sopro
19 - dispositivo de remoção de filamento
20 - sistema de ar comprimido
21 - fonte de ar comprimido
22 - unidade de controle
23 - superfície de bocal lisa
A - eixo longitudinal central

Claims (11)

  1. Posição de fiação (1) para produzir um fio (2) de uma cinta de fibras (3) alimentada com um bocal de fiação pneumática (4), com uma abertura de entrada (5), para a cinta de fibras (3) alimentada, e uma área de saída (7), para o fio fiado pneumaticamente (2), caracterizada pelo fato de que um tubo de remoção (8) é disposto na área de saída (6), a jusante da abertura de saída (7) na direção de remoção de fio, para modificar o acabamento superficial do fio fiado (2).
  2. Posição de fiação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o tubo de remoção (8) tem uma abertura de bocal (9) para a remoção completa do fio fiado pneumaticamente (2).
  3. Posição de fiação, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o tubo de remoção (8) tem uma superfície de bocal estruturada (10) na área da abertura de bocal (9) para interação mecânica com a superfície do fio (2) a ser modificada.
  4. Posição de fiação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os elementos estruturais (11), que se projetam da superfície do bocal (10), são dispostos na área da abertura de bocal (9) para interação mecânica intensificada com a superfície do fio a ser modificada.
  5. Posição de fiação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os elementos estruturais (11), que se projetam da superfície de bocal (10), são formados como uma espiral, anéis, cruzes, entalhes, ranhuras, quadrados, círculos, pontos e/ou outras elevações.
  6. Posição de fiação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que várias zonas (13, 14) dos elementos estruturais salientes (11, 12), diferentes entre si, são dispostos na superfície do bocal (10), todas as zonas (13, 14) se estendendo por toda a circunferência da superfície do bocal (10) e/ou as zonas (13, 14) sendo dispostas umas atrás de outras na abertura do bocal (9).
  7. Posição de fiação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a abertura do bocal (9) é dividida o alongo do eixo longitudinal central (A) em pelo menos duas zonas (13, 14), a primeira zona (13) compreendendo uma primeira forma dos elementos estruturais salientes (11) e/ou uma seção transversal constante da abertura do bocal (9) e a segunda zona (14) tendo uma forma diferente dos elementos estruturais salientes (12) e/ou uma seção transversal se alargando conicamente da abertura do bocal (9).
  8. Posição de fiação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o tubo de remoção (8) é fixado de modo a ser rotativo em torno do eixo longitudinal central (A) da abertura do bocal (9).
  9. Máquina de fiação pneumática, caracterizada pelo fato de que tem pelo menos uma posição de fiação (1) para produzir um fio (2) de uma cinta de fibras (3) alimentada, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
  10. Método para produzir um fio (2) com um acabamento superficial modificado, caracterizado pelo fato de que inclui as seguintes etapas:
    • - fiação pneumática de um fio (2) de uma cinta de fibras (3) por meio de um bocal de fiação pneumática (4); e
    • - orientação do fio fiado pneumaticamente (2) por um tubo de remoção (8) para modificar a superfície do fio na medida em que é tirado do bocal de fiação pneumática (4).
  11. Uso de um tubo de remoção (8) na área de saída (6), atrás de uma abertura de saída (7) de um bocal de fiação pneumática (4) de uma posição de fiação (1), caracterizado pelo fato de que é para modificar o acabamento superficial de um fio fiado pneumaticamente (2).
BR102020008419-4A 2019-04-29 2020-04-28 posição de fiação, máquina de fiação pneumática e método para produção de um fio BR102020008419A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102019111035.1A DE102019111035A1 (de) 2019-04-29 2019-04-29 Spinnstelle, Luftspinnmaschine und Verfahren zum Herstellen eines Garns
DE102019111035.1 2019-04-29

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020008419A2 true BR102020008419A2 (pt) 2020-11-10

Family

ID=70390827

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020008419-4A BR102020008419A2 (pt) 2019-04-29 2020-04-28 posição de fiação, máquina de fiação pneumática e método para produção de um fio

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20200340147A1 (pt)
EP (1) EP3733939A1 (pt)
JP (1) JP2020183608A (pt)
CN (1) CN111850747A (pt)
BR (1) BR102020008419A2 (pt)
DE (1) DE102019111035A1 (pt)
MX (1) MX2020004276A (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102022114064A1 (de) * 2022-06-03 2023-12-14 Saurer Spinning Solutions Gmbh & Co. Kg Fadenabzugsdüse sowie Offenend-Spinnvorrichtung mit einer Fadenabzugsdüse

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5153028A (en) * 1974-11-05 1976-05-11 Murata Machinery Ltd Bosekishino seizohoho
DE4303515A1 (de) * 1993-02-06 1994-08-11 Thueringisches Inst Textil Verfahren und Vorrichtung zur Erhöhung der Haarigkeit von Fasergarnen
JP2624139B2 (ja) * 1993-08-06 1997-06-25 村田機械株式会社 毛羽抑制装置
JP2002227042A (ja) * 2001-01-30 2002-08-14 Murata Mach Ltd 紡績方法及び紡績機
JP2003166132A (ja) * 2001-11-28 2003-06-13 Murata Mach Ltd 紡績装置及び紡績方法
DE10256344A1 (de) * 2002-11-22 2004-06-03 Wilhelm Stahlecker Gmbh Luftdüsenspinnvorrichtung
DE10346194B4 (de) * 2003-09-29 2014-07-24 Wilhelm Stahlecker Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Wiederherstellen eines unterbrochenen Spinnvorgangs
TWI471469B (zh) * 2007-10-02 2015-02-01 Rotorcraft Ag 用於製造針織布的方法和裝置
DE102007051655B4 (de) * 2007-10-26 2019-10-17 Wilhelm Stahlecker Gmbh Verfahren zur Herstellung einer Maschenware und Vorrichtung zum Spinnstricken mit einem Streckwerk
CN103938316B (zh) * 2014-04-22 2017-05-03 东华大学 一种用于匀整环锭纺细纱毛羽的装置及方法
DE102015108740A1 (de) * 2015-06-02 2016-12-08 Rieter Ingolstadt Gmbh Verfahren zum Betreiben einer Spinnmaschine mit arbeitsstelleneigenen Handlingsorganen zum Wiederanspinnen eines Fadens sowie Spinnmaschine mit arbeitsstelleneigenen Handlingsorganen
CN206502918U (zh) * 2017-01-18 2017-09-19 珠海市斗门超亿针织制衣有限公司 一种带自动切纱的混色喷气纺纱装置

Also Published As

Publication number Publication date
DE102019111035A1 (de) 2020-10-29
CN111850747A (zh) 2020-10-30
JP2020183608A (ja) 2020-11-12
MX2020004276A (es) 2020-10-30
EP3733939A1 (de) 2020-11-04
US20200340147A1 (en) 2020-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4069565A (en) Process and apparatus for producing textured multifilament yarn
US3346932A (en) Methods for relaxing synthetic fiber filaments
US3389444A (en) Apparatus for entangling multifilament yarns
US4501046A (en) Method and apparatus for producing synthetic multifilament yarn
BR102020008419A2 (pt) posição de fiação, máquina de fiação pneumática e método para produção de um fio
GB1576355A (en) Warping on section warping beams
JPH06322633A (ja) 走行する少なくとも1本のマルチフィラメント糸を処理するための装置
BRPI0408161B1 (pt) Núcleo de bocal para um dispositivo para a produção de fio com laços e processo para a produção de um núcleo de bocal
US6308388B1 (en) Texturing jet
JP6972025B2 (ja) 粗紡機用の糸形成エレメントおよび糸形成エレメントを備えた粗紡機
JP2975096B2 (ja) 相互に一定の位置に配置された少なくとも2本のフィラメント束から無撚糸を製造する方法並びに装置
US11598030B2 (en) Device and method for manufacturing crimped textile yarn and cooling drum for such a device
Dani The fundamentals of air-jet texturing
JPH01321944A (ja) ストランドの拡幅方法
US4644621A (en) Chilled yarn guide
KR810001330B1 (ko) 텍스쳐 사(Textured yarns)
JPS5813656B2 (ja) 潜在性かさ高糸の製造方法
DE2017971A1 (de) Verfahren zur Herstellung eines mäßig elastischen Bauschgarnes
JPS5933691B2 (ja) 紬糸風複合糸条の製造方法
JPS6056818B2 (ja) 特殊加工糸の製造方法
JP2000234232A (ja) ポリエステルシックアンドシンヤーンおよびその製造方法並びに該ヤーンからなる織編物
JPH03137210A (ja) 合成繊維の直接紡糸延伸方法
JPH079986U (ja) 加工ノズル
JPH0679760U (ja) 加工ノズル
JPS6220282B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2731 DE 09-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.