BR102013019494A2 - veículo com selim - Google Patents

veículo com selim Download PDF

Info

Publication number
BR102013019494A2
BR102013019494A2 BR102013019494A BR102013019494A BR102013019494A2 BR 102013019494 A2 BR102013019494 A2 BR 102013019494A2 BR 102013019494 A BR102013019494 A BR 102013019494A BR 102013019494 A BR102013019494 A BR 102013019494A BR 102013019494 A2 BR102013019494 A2 BR 102013019494A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrical component
component unit
seat
pair
view
Prior art date
Application number
BR102013019494A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013019494B1 (pt
Inventor
Eiki Ishihara
Original Assignee
Yamaha Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Motor Co Ltd filed Critical Yamaha Motor Co Ltd
Publication of BR102013019494A2 publication Critical patent/BR102013019494A2/pt
Publication of BR102013019494B1 publication Critical patent/BR102013019494B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

veículo com selim a presente invenção se refere a um veículo com selim que inclui um par de quadros do assento estendido para trás a partir de um quadro principal, um membro transversal conectando o par de quadros do assento um ao outro e pelo menos uma porção do membro transversal disposta em uma posição mais alta do que do par de quadros do assento, um limpador de ar disposto na traseira de um cabeçote do cilindro e abaixo do par de quadros do assento, o cabeçote do cilindro disposto em uma posição mais baixa do que o quadro principal e o par de quadros do assento, uma porção do tanque disposta sobre o par de quadros do assento, e uma unidade do componente elétrico disposta entre uma porção da extremidade dianteira do limpador de ar e uma porção da extremidade traseira do membro transversal e pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico disposta entre a porção do tanque e o par de quadros do assento.

Description

“VEÍCULO COM SELIM” Fundamentos da Invenção 1. Campo da Invenção A presente invenção se refere a um veículo com selim. 2. Descrição da Técnica Relacionada O documento JP 2011-006028 A revela uma motocicleta como exemplo de veículo com selim. Nesta motocicleta, os componentes elétricos são dispostos sobre um motor e, por conseguinte, provavelmente sofrerão-a influência térmica do motor.
Ademais, no documento JP 2011-006028 A, os componentes elétricos são dispostos entre um tanque de combustível e um quadro do corpo do veículo na direção de cima para baixo, e os componentes elétricos se sobrepõem ao tanque de combustível em uma vista lateral. Portanto, é necessário fazer uma reentrância para cima na superfície inferior do tanque de combustível e disponibilizar um espaço que será utilizado para dispor os componentes elétricos entre o tanque de combustível e o quadro do corpo do veículo. Além disso, como os componentes elétricos são cobertos pelo tanque de combustível, o acesso aos componentes elétricos é complexo, tendo como consequência uma manutenção insuficiente.
Sumário da Invenção Um objetivo da presente invenção é fornecer um veículo com selim que inclui uma unidade do componente elétrico que provavelmente será menos influenciada termicamente por um motor e com alta possibilidade de manutenção. De acordo com a presente invenção, o dito objetivo é alcançado por um veículo com selim dotado dos atributos da reivindicação independente 1. As modalidades preferenciais são elencadas nas reivindicações dependentes.
Um aspecto da presente invenção fornece um veículo com selim que inclui um cano principal, um quadro principal estendido para trás a partir do cano principal, um par de quadros esquerdo e direito do assento estendido para trás a partir do quadro principal, um membro transversal conectando o par de quadros do assento um ao outro e pelo menos uma porção do membro transversal disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento, um motor que inclui um cabeçote do cilindro disposto em uma posição mais baixa do que o quadro principal e o par de quadros do assento, um limpador de ar disposto na traseira do cabeçote do cilindro e abaixo do par de quadros do assento, um tanque de combustível que inclui uma porção oca do tanque disposta para armazenamento do combustível, o tanque de combustível disposto sobre o par de quadros do assento, o tanque de combustível apoiado no membro transversal, e uma unidade do componente elétrico disposta, em uma vista plana do veículo, entre uma porção da extremidade dianteira do limpador de ar e uma porção da extremidade traseira do membro transversal na direção dianteira-traseira e pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico disposta, em uma vista lateral do veículo, entre a porção do tanque e o par de quadros do assento na direção de cima para baixo.
De acordo com esta disposição, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta, na vista lateral do veículo, entre a porção do tanque e o par de quadros do assento na direção de cima para baixo. O limpador de ar é disposto abaixo do par de quadros do assento. A unidade do componente elétrico, por consequência, é disposta entre o limpador de ar e o tanque de combustível na direção de cima para baixo. O espaço entre o limpador de ar e o tanque de combustível é termicamente isolante como forma de reduzir a possível influência térmica exercida pelo motor. Ademais, como o ar que será suprido ao motor escoa através do limpador de ar, o limpador de ar tem uma temperatura relativamente baixa. Por estas razões, a unidade do componente elétrico possivelmente sofrerá menos com a influência térmica exercida pelo motor.
Por outro lado, em tal veículo com selim convencional conforme revelado no documento JP 2011-006028 A, os componentes elétricos são dispostos sobre o cabeçote do cilindro e desta maneira possivelmente são termicamente influenciados pelo motor. Ademais, considera-se que o veículo com selim convencional não disponha de espaço a ser utilizado para dispor os componentes elétricos entre o limpador de ar e o tanque de combustível. Portanto, é impossível para esse tipo veículo com selim convencional dispor os componentes elétricos entre o limpador de ar e o tanque de combustível. Por conseguinte, considera-se que os componentes elétricos do tipo de veículo com selim convencional possivelmente são termicamente influenciados pelo motor.
Além disso, de acordo com o aspecto da presente invenção, o membro transversal é conformado de maneira a determinar o espaço a ser utilizado para dispor a unidade do componente elétrico entre o limpador de ar e o tanque de combustível. Com este espaço, não é fornecida somente uma previsão para a unidade do componente elétrico, mas também uma alta manutenibilidade para o acesso lateral por um usuário ou um mecânico. Ou seja, o fornecimento (previsão) de um espaço com alta manutenibilidade significa que existe uma folga vertical entre o tanque de combustível e os quadros do assento. Isso permite aos usuários, etc., realizarem facilmente a manutenção do tanque de combustível e da unidade do componente elétrico através do espaço. O veículo com selim de acordo com o aspecto da presente invenção pode então ter, além de uma influência térmica reduzida sobre a unidade do componente elétrico, melhor manutenibilidade.
Em um aspecto da presente invenção, o veículo com selim pode incluir ainda um assento sobreposto à unidade do componente elétrico na vista lateral do veículo, o assento podendo ser instalado e desinstalado no/do par de quadros do assento.
De acordo com esta disposição, pelo menos uma porção do assento é disposta lateralmente à unidade do componente elétrico e, na vista lateral do veículo, se sobrepõe à unidade do componente elétrico. Ou seja, quando o assento é instalado no par dos quadros do assento, a unidade do componente elétrico é ocultada pelo assento, de maneira a permanecer invisível. O assento pode ser instalado e desinstalado no/do par de quadros do assento. Quando os usuários, etc., desinstalam o assento, a unidade do componente elétrico é aberta e exposta lateralmente. Isso permite aos usuários, etc., visualizarem a unidade do componente elétrico. Os usuários, etc., podem então realizar facilmente a manutenção da unidade do componente elétrico ao desinstalarem o assento.
Em um aspecto da presente invenção, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico pode estar disposta à frente do membro transversal, sob o tanque de combustível, e acima do par de quadros do assento.
De acordo com esta disposição, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta à frente do membro transversal na vista lateral do veículo. Ademais, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta sob o tanque de combustível. Ademais, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento. Esta disposição garante, por consequência, que o acesso à unidade do componente elétrico de uma face lateral do veículo não seja facilmente bloqueado pelos demais componentes, e desta maneira o veículo com selim dispõe de alta manutenibilidade. Ademais, como pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta em uma posição mais alta do que os quadros do assento, a distância vertical do motor até a unidade do componente elétrico aumenta, de maneira que o calor do motor provavelmente será transferido com menos intensidade à unidade do componente elétrico.
Em um aspecto da presente invenção, a superfície superior do membro transversal pode ser inclinada de maneira que a extremidade dianteira da superfície superior permanece em posição mais alta do que a extremidade traseira da superfície superior, e pelo menos uma porção da superfície superior do membro transversal pode ser disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento.
De acordo com esta disposição, a superfície superior do membro transversal é inclinada para trás, e pelo menos uma porção da superfície superior é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento. Isso pode garantir que um espaço seja utilizado para dispor a unidade do componente elétrico à frente do membro transversal e em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento.
Em um aspecto da presente invenção, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico pode ser disposta sob a porção do tanque.
De acordo com esta disposição, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta sob a porção do tanque do tanque de combustível e não sobreposta à porção do tanque na vista lateral. Portanto, não é necessário fornecer uma grande porção rebaixada na superfície inferior do tanque de combustível para dispor a unidade do componente elétrico. Isso pode melhorar a formabilidade da superfície inferior do tanque de combustível, resultando na redução de custo do veículo com selim. Ademais, como pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta sob a porção do tanque do tanque de combustível, é fácil acessar a unidade do componente elétrico.
Em um aspecto da presente invenção, a unidade do componente elétrico pode incluir uma porção de instalação do chicote de fios disposta em uma posição mais baixa do que do tanque de combustível.
De acordo com esta disposição, a porção de instalação do chicote de fios para instalação na mesma de um chicote de fios é fornecida na unidade do componente elétrico. A porção de instalação do chicote de fios é disposta em uma posição mais baixa do que do tanque de combustível de maneira a não se sobrepor ao tanque de combustível na vista lateral. Portanto, o tanque de combustível não terá interferência na instalação e desinstala-ção do chicote de fios na/da porção de instalação do chicote de fios. Isso pode melhorar a operacionalidade da instalação e desinstalação do chicote de fios.
Em um aspecto da presente invenção, a porção de instalação do chicote de fios pode estar disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento.
De acordo com esta disposição, a porção de instalação do chicote de fios para instalação na mesma de um chicote de fios é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento de maneira a não se sobrepor ao par de quadros do assento na vista lateral. Portanto, o par de quadros do assento não terá interferência na instalação e desinstalação do chicote de fios na/da porção de instalação do chicote de fios. Isso pode melhorar a operacionalidade da instalação e desinstalação o chicote de fios.
Em um aspecto da presente invenção, o veículo com selim pode incluir ainda um chicote de fios estendido em direção à unidade do componente elétrico por meio de um espaço lateral do par de quadros do assento e acoplado à unidade do componente elétrico.
De acordo com esta disposição, o chicote de fios se estende passando pelo par de quadros do assento em direção à unidade do componente elétrico. Por conseguinte, provavelmente a postura do chicote de fios será menos limitada pelos demais componentes, incluindo-se o par de quadros do assento. Isso pode impedir que o chicote de fios seja arqueado em um raio de curvatura pequeno.
Em um aspecto da presente invenção, o veículo com selim pode incluir ainda um acoplador que acopla removivelmente o chicote de fios à unidade do componente elétrico.
De acordo com esta disposição, o acoplador é fixado a uma porção terminal do chicote de fios, e o chicote de fios é acoplado à unidade do componente elétrico através do acoplador. O acoplador pode ser fixado e destacado à/da unidade do componente elétrico. Portanto, é fácil fixar e destacar o chicote de fios à/da unidade do componente elétrico.
Em um aspecto da presente invenção, o tanque de combustível pode incluir ainda um suporte de instalação fixado ao membro transversal. Neste caso, o suporte de instalação pode estender-se para baixo em relação à superfície inferior do tanque de combustível.
De acordo com esta disposição, o suporte de instalação do tanque de combustível se estende para baixo desde a superfície inferior do tanque de combustível e é fixado ao membro transversal. Comparando-se com o caso de instalação da porção oca do tanque que armazena combustível sobre o membro transversal, é fácil instalar e desinstalar o tanque de combustível no/do membro transversal. Ademais, a porção do tanque pode ser disposta em posição mais alta do que no caso de instalação da porção do tanque sobre o membro transversal, e com isso é possível garantir que um espaço maior seja utilizado para dispor a unidade do componente elétrico. Portanto, é dispensável proporcionar uma grande porção rebaixada na superfície de fundo (inferior) do tanque de combustível para nela alojar a unidade do componente elétrico. Isso pode melhorar a formabilidade da superfície inferior do tanque de combustível, resultando em redução no custo do veículo.
Em um aspecto da presente invenção, a unidade do componente elétrico pode ser disposta sobre o limpador de ar.
De acordo com esta disposição, a unidade do componente elétrico é disposta sobre o limpador de ar. O limpador de ar é disposto atrás do motor e abaixo dos quadros do assento. Ademais, como o ar que será suprido ao motor escoa através do limpador de ar, o limpador de ar tem uma temperatura que permanece constantemente abaixo da temperatura do motor. Como consequência, o calor do motor é bloqueado pelo limpador de ar que tem temperatura mais baixa, e assim menos provavelmente será transferida à unidade do componente elétrico. Portanto, é possível impedir o aquecimento da unidade do componente elétrico de maneira confiável.
Em um aspecto da presente invenção, a borda dianteira da unidade do componente elétrico pode ser parcialmente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior do tanque de combustível e a borda superior dos quadros do assento. A borda dianteira da unidade do componente elétrico pode ser inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior da porção do tanque e a borda superior dos quadros do assento. De acordo com esta disposição, como uma área exposta da unidade do componente elétrico na vista lateral do veículo aumenta e o acesso à unidade do componente elétrico é facilitado, a manutenibilidade do veículo com selim pode ser melhorada.
Em um aspecto da presente invenção, a borda traseira da unidade do componente elétrico pode ser parcialmente disposto, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior do tanque de combustível e a borda superior dos quadros do assento. A borda traseira da unidade do componente elétrico pode ser inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior da porção do tanque e a borda superior dos quadros do assento. De acordo com esta disposição, a unidade do componente elétrico é exposta, na vista lateral do veículo, em uma área maior que facilita o acesso, contribuindo ainda mais para a manuteni-bilidade do veículo com selim.
Os objetivos apontados acima assim como outros objetivos, atributos, e vantagens da presente invenção serão ainda mais evidenciados a partir da descrição das modalidades preferenciais em referência aos desenhos em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção. A Figura 2 é uma vista lateral da motocicleta com componentes externos e outros do tipo quando são desinstalados. A Figura 3 é uma vista plana da motocicleta com componentes externos e outros do tipo quando são desinstalados. A Figura 4 é uma vista plana que mostra os quadros do assento, um membro transversal traseiro, e um membro transversal dianteiro. A Figura 5 é uma vista lateral que mostra os quadros do assento, o membro transversal traseiro, e o membro transversal dianteiro. A Figura 6 é uma vista lateral que mostra uma caixa de bateria e uma unidade do componente elétrico instaladas em um quadro do corpo do veículo. A Figura 7 é uma vista plana que mostra a caixa de bateria, a unidade do componente elétrico, e um limpador de ar instalados no quadro do corpo do veículo. A Figura 8 é uma vista lateral que ilustra um estado de conexão de um tanque de combustível e o membro transversal traseiro. A Figura 9 é uma vista em corte transversal parcial que ilustra o estado de conexão do tanque de combustível e do membro transversal traseiro. A Figura 10 é uma vista em perspectiva que mostra a unidade do componente elétrico instalada no quadro do corpo do veículo. A Figura 11 é uma vista plana que mostra a unidade do componente elétrico instalada no quadro do corpo do veículo.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferenciais As direções dianteira-traseira, cima-baixo (superior/inferior), e esquerdo-direito na descrição que se segue são definidos com base na perspectiva de um condutor com o olhar voltado adiante da motocicleta 1, que é um exemplo de um veículo com selim, em uma postura de referência na qual a motocicleta 1 se desloca diretamente para frente em um plano horizontal. A direção esquerda-direita corresponde à direção da largura do veículo. A Figura 1 é uma vista lateral da motocicleta 1 de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção. A Figura 2 é uma vista lateral da motocicleta 1 com compo- nentes externos e outros do tipo quando são desinstalados. A Figura 3 é uma vista plana da motocicleta 1 com os componentes externos e outros do tipo quando são desinstalados. A Figura 4 é uma vista plana que mostra os quadros do assento 9, um membro transversal traseiro 10, e um membro transversal dianteiro 11. A Figura 5 é uma vista lateral que mostra os quadros do assento 9, o membro transversal traseiro 10, e o membro transversal dianteiro 11.
Como mostra a Figura 1, a motocicleta 1 inclui um quadro do corpo do veículo do tipo berço 2, uma roda dianteira Wf e uma roda traseira Wr mantida rotativamente no quadro do corpo do veículo 2, e um motor 3 que produz a potência necessária ao deslocamento da motocicleta 1. A motocicleta 1 inclui adicionalmente um tanque de combustível 4 que armazena o combustível que será suprido ao motor 3 (motor de combustão interna), um assento 5 apoiado no quadro do corpo do veículo 2, e os estribos S1 nos quais os pés de um condutor sentado no assento 5 devem ser apoiados.
Como mostra a Figura 1, o motor 3 é disposto sob o tanque de combustível 4. O motor 3 inclui um cabeçote do cilindro 3a que define uma câmara de combustão, um bloco do cilindro 3b que define um cilindro com o cabeçote do cilindro 3a, e um cárter 3c que aloja um eixo de manivela conectado a um pistão que é disposto no cilindro. O cabeçote do cilindro 3a é fixado a uma porção da extremidade superior do bloco do cilindro 3b, enquanto o cárter 3c é fixado a uma porção da extremidade inferior do bloco do cilindro 3b. Os estribos S1 são fixados ao motor 3.
Como mostra a Figura 1, o assento 5 é disposto em uma posição mais alta que o motor 3. O assento 5 é disposto na traseira do tanque de combustível. A porção da extremidade dianteira do assento 5 tem uma configuração na forma de U que se abre para frente na vista plana da motocicleta 1, e tem um par de porções da extremidade anterior esquerda e direita. A porção da extremidade dianteira do assento 5 é disposta ao longo da porção da extremidade traseira do tanque de combustível 4. O par de porções da extremidade anterior esquerda e direita do assento 5 é disposto, respectivamente, nos lados direito e esquerdo do tanque de combustível 4. A porção da extremidade traseira do tanque de combustível 4 então se sobrepõe à porção da extremidade dianteira do assento 5 na vista lateral da motocicleta 1.
Como mostra a Figura 2, o quadro do corpo do veículo 2 inclui um cano principal 7 no qual um eixo de direção 6 (vide Figura 1) é inserido, um quadro principal 8 estendido para trás e para baixo a partir do cano principal 7, e um par de quadros esquerdo e direito do assento 9 estendidos para trás a partir do quadro principal 8. Como mostra a Figura 3, o quadro do corpo do veículo 2 inclui adicionalmente um membro transversal traseiro 10 conectando o par de quadros do assento 9 e um membro transversal dianteiro 11 conectando o par de quadros do assento 9 à frente do membro transversal traseiro 10 (vide ainda a Fi- gura 4). O membro transversal traseiro 10 exemplifica um membro transversal de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção. O motor 3 é disposto sob o quadro principal 8. O quadro principal 8 se estende ao longo do centro C1 na direção da largura (um piano vertical que passa pelo centro do quadro do corpo do veículo 2 na direção da largura) sobre o motor 3.
Como mostra a Figura 3, o par de quadros do assento 9 é disposto em posições mais altas que o motor 3. O par de quadros do assento 9 é disposto nos lados direito e esquerdo do centro da largura C1. O par de quadros do assento 9 também é disposto simetricamente em relação ao centro da largura C1. O par de quadros do assento 9 é disposto na mesma altura e de maneira distanciada na direção da largura do veículo. O par de quadros do assento 9 inclui um par de quadros inclinados esquerdo e direito 12 estendidos para trás a partir do quadro principal 8 e um par de quadros paralelos esquerdo e direito 13 estendidos para trás, respectivamente, a partir das extremidades traseiras do par de quadros inclinados 12. O par de quadros inclinados 12 é inclinado na forma de um V na vista plana da motocicleta 1, enquanto o par de quadros paralelos 13 são paralelamente opostos entre si e de maneira distanciada na direção da largura do veículo. Como mostra a Figura 2, os quadros inclinados 12 são horizontais em uma vista lateral, enquanto os quadros paralelos 13 são inclinados em uma vista lateral de maneira que as extremidades dianteiras dos quadros paralelos 13 são instaladas em posição mais baixa que as extremidades traseiras dos quadros paralelos 13. Os quadros inclinados 12 podem ser inclinados em uma vista lateral de maneira que as extremidades dianteiras dos quadros inclinados 12 são instaladas em posição mais baixa que as extremidades traseiras dos quadros inclinados 12.
Como mostra a Figura 4, o par de quadros inclinados 12 é conectado entre si por meio do membro transversal traseiro 10. De maneira semelhante, o par de quadros inclinados 12 é conectado entre si por meio do membro transversal dianteiro 11.0 membro transversal traseiro 10 se estende de um dos quadros inclinados 12 até o outro, e o membro transversal dianteiro 11 também se estende de um dos quadros inclinados 12 até o à frente do membro transversal traseiro 10. O membro transversal traseiro 10 e o membro transversal dianteiro 11 são fixados aos quadros do assento 9 por soldagem, por exemplo. O método para realizar a fixação entre o membro transversal traseiro 10 e os quadros do assento 9 não se restringe à soldagem, e qualquer outro método pode ser aplicado, por exemplo, cavi-Ihamento. O mesmo enfoque é válido para o membro transversal dianteiro 11.
Como mostra a Figura 5, o membro transversal dianteiro 11 é disposto à frente do membro transversal traseiro 10. O membro transversal dianteiro 11 se estende para frente e para baixo a partir do membro transversal traseiro 10. O membro transversal traseiro 10 e o membro transversal dianteiro 11 são formados individualmente por uma chapa de aço prensada. O membro transversal traseiro 10 tem, por exemplo, uma forma de caixa aberta para baixo, enquanto o membro transversal dianteiro 11 tem, por exemplo, a forma de T em vista plana (vide Figura 4). Sem limitar-se à forma da caixa, o membro transversal traseiro 10 pode ser conformado em qualquer forma distinta, que não a forma de uma caixa. De maneira semelhante, sem limitar-se à forma de T em vista plana, o membro transversal dianteiro 11 também pode ser conformado diferentemente de um T em vista plana. Como mostra a Figura 4, o membro transversal traseiro 10 tem uma forma simétrica em relação ao centro da largura C1, o centro (na direção da largura do veículo) do membro transversal traseiro 10 estando posicionado no centro da largura C1. De maneira semelhante, o membro transversal dianteiro 11 tem uma forma simétrica em relação ao centro da largura C1, o centro do membro transversal dianteiro 11 estando posicionado no centro da largura C1.
Como mostra a Figura 5, o membro transversal traseiro 10 inclui uma porção da extremidade dianteira 10a estendida na direção dianteira-traseira, uma porção inclinada dianteira 10b estendida para trás e para cima de uma porção da extremidade traseira da porção da extremidade dianteira 10a, e uma porção superior 10c estendida para trás e para baixo de uma porção da extremidade superior da porção inclinada dianteira 10b. O membro transversal traseiro 10 inclui adicionalmente uma porção inclinada para a traseira 10d estendida para trás e para baixo de uma porção da extremidade traseira da porção superior 10c, uma porção da extremidade traseira 10e estendida para trás de uma porção da extremidade inferior da porção inclinada para a traseira 10d, e um par de porções do lado esquerdo e direito 10f estendidos para baixo a partir das porções do lado esquerdo e direito da porção superior 10c, respectivamente. A porção da extremidade dianteira 10a e a porção da extremidade traseira 10e são dispostas entre o par de quadros do assento 9 e fixadas aos quadros do assento 9 por meio de soldagem, por exemplo. O par de porções laterais 10f é disposto, respectivamente, sobre o par de quadros do assento 9 e também fixado aos quadros do assento 9 por soldagem, por exemplo. A porção superior 10c é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento 9. O membro transversal traseiro 10, por consequência, se projeta para cima desde os quadros do assento 9. A superfície superior 10g da porção superior 10c (superfície superior do membro transversal traseiro 10) é inclinada de maneira que a extremidade dianteira permanece em posição mais alta que a extremidade traseira. A porção da extremidade dianteira da superfície superior 10g constitui uma porção da extremidade superior do membro transversal traseiro 10.
Como mostra a Figura 4, o membro transversal dianteiro 11 inclui uma porção da chapa lateral 11a estendida na direção da largura do veículo e uma porção da chapa longitudinal 11b estendida para trás desde uma porção central (na direção da largura do veículo) da porção da chapa lateral 11a. As porções direita e esquerda da porção da chapa lateral 11a são fixadas ao par de quadros do assento 9 por soldagem, por exemplo. A porção da extremidade traseira da porção da chapa longitudinal 11b é fixada ao membro transversal traseiro 10 por soldagem, por exemplo. A porção da extremidade traseira do membro transversal dianteiro 11 é então fixada ao membro transversal traseiro 10. A porção da extremidade traseira da porção da chapa longitudinal 11b se sobrepõe ao membro transversal traseiro 10 em uma vista plana. Como mostra a Figura 5, a porção da chapa longitudinal 11b é inclinada de maneira que a extremidade dianteira está em posição mais baixa que a extremidade traseira. A porção da extremidade traseira da porção da chapa longitudinal 11b é disposta em uma posição mais baixa do que a porção da extremidade superior do membro transversal traseiro 10. A porção da extremidade traseira da porção da chapa longitudinal 11b constitui uma porção da extremidade superior do membro transversal dianteiro 11. Por conseguinte, o membro transversal dianteiro 11 é disposto em uma posição mais baixa do que a porção da extremidade superior do membro transversal traseiro 10. A Figura 6 é uma vista lateral que mostra uma caixa de bateria 15 e uma unidade do componente elétrico 17 instalada no quadro do corpo do veículo 2. A Figura 7 é uma vista plana que mostra a caixa de bateria 15, a unidade do componente elétrico 17, e um limpador de ar 18 instalados no quadro do corpo do veículo 2.
Como mostra a Figura 6, a motocicleta 1 inclui uma caixa de bateria 15 que aloja uma bateria 14 e uma unidade do componente elétrico 17 disposta em um circuito elétrico conectando um gerador 16 (vide Figura 1) incluído no motor 3 e a bateria 14. Como mostra a Figura 7, a motocicleta 1 inclui adicionalmente um limpador de ar 18 que purifica o ar a transmitir ao motor 3.
Como mostra a Figura 7, o limpador de ar 18 e a caixa de bateria 15 são dispostos na direção da largura do veículo (na direção de cima para baixo na Figura 7). O limpador de ar 18 e a caixa de bateria 15 são dispostos na traseira do motor 3. O quadro do assento direito 9 é disposto sobre o limpador de ar 18, enquanto o quadro do assento esquerdo 9 é disposto sobre a caixa de bateria 15. O limpador de ar 18 tem uma largura (distância na direção da largura do veículo) maior do que a caixa de bateria 15. O limpador de ar 18 intercepta o centro da largura C1. Como mostra a Figura 6, a caixa de bateria 15 é coberta pela esquerda por uma cobertura lateral 19 instalada removivelmente no quadro do corpo do veículo 2. De maneira semelhante, o limpador de ar 18 é coberto pela direita por uma cobertura lateral 19 instalada removivelmente no quadro do corpo do veículo 2.
Como mostra a Figura 7, a unidade do componente elétrico 17 é disposta sobre o membro transversal dianteiro 11.0 membro transversal dianteiro 11 é disposto sobre 0 limpador de ar 18. Por conseguinte, a unidade do componente elétrico 17 é disposta sobre o limpador de ar 18. O limpador de ar 18 é disposto sob os quadros do assento 9. A porção da extremidade dianteira 18a do limpador de ar 18 é disposta em ponto anterior ao membro transversal dianteiro 11 e à unidade do componente elétrico 17, enquanto a porção da extremidade traseira 18b do limpador de ar 18 é disposto em ponto posterior ao membro transversal traseiro 10. De maneira semelhante, a porção da extremidade dianteira da caixa de bateria 15 é disposta em ponto anterior ao membro transversal dianteiro 11 e à unidade do componente elétrico 17, enquanto a porção da extremidade traseira da caixa de bateria 15 é disposta em ponto posterior ao membro transversal traseiro 10.
Como mostra a Figura 6, a unidade do componente elétrico 17 é disposta em ponto posterior à extremidade dianteira do assento 5 indicado pelas duas linhas tracejadas curtas e longas alternadas na Figura 6. A unidade do componente elétrico 17 é posicionada sobre a caixa de bateria 15 na vista lateral do veículo. Isso confere ao veículo um melhor acesso lateral à unidade do componente elétrico 17 e à bateria 14. Ademais, como a unidade do componente elétrico 17 é posicionada sobre a caixa de bateria 15 na vista lateral do veículo, a distância da unidade do componente elétrico 17 até a bateria 14 pode ser reduzida, e desta maneira é possível reduzir o comprimento do chicote de fios conectando a unidade do componente elétrico 17 e a bateria 14. A Figura 8 é uma vista lateral que ilustra um estado de conexão do tanque de combustível 4 e do membro transversal traseiro 10. A Figura 9 é uma vista em corte transversal parcial que ilustra o estado de conexão do tanque de combustível 4 e do membro transversal traseiro 10. A Figura 10 é uma vista em perspectiva que mostra a unidade do componente elétrico 17 instalada no quadro do corpo do veículo 2. A Figura 11 é uma vista plana que mostra a unidade do componente elétrico 17 instalada no quadro do corpo do veículo 2.
Como mostra a Figura 8, o tanque de combustível 4 inclui uma porção oca do tanque 20 que armazena o combustível, uma porção de junta 21 disposta ao redor da porção do tanque 20, e um suporte de instalação 22 estendido para trás a partir de uma porção da extremidade traseira da porção do tanque 20. Ou seja, o tanque de combustível 4 inclui um corpo de tanque oco, onde pelo menos uma porção dele é disposta em uma posição mais alta que os quadros do assento 9 e o suporte de instalação 22 estendido para trás a partir do corpo do tanque. O corpo do tanque inclui a porção do tanque 20 e a porção de junta 21.
Como mostra a Figura 8, a borda dianteira 17a da unidade do componente elétrico 17 (indicado pela linha grossa na Figura 8) é inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior 20a da porção do tanque 20 e a borda superior 9a dos quadros do assento 9. A borda dianteira 17a é parcialmente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior 4a do tanque de combustível 4 e a borda superior 9a dos quadros do assento 9. De maneira semelhante, a borda traseira 17b da unidade do componente elétrico 17 (indicado pela linha grossa na Figura 8) é inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior 20a da porção do tanque 20 e a borda superior 9a dos quadros do assento 9. A borda traseira 17b é parcialmente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior 4a do tanque de combustível 4 e a borda superior 9a dos quadros do assento 9.
Como mostra a Figura 9, o tanque de combustível 4 inclui adicionalmente um mem- bro superior em forma de cálice aberto para baixo 23 e um membro inferior 24 fechando a abertura do membro superior 23. Individualmente, o membro superior 23 e o membro inferior 24 são formados por uma chapa de aço prensada. O membro superior 23 é disposto sobre o membro inferior 24. A borda porção do membro superior 23 é unida à borda porção do membro inferior 24 de maneira hermética a líquidos e ao ar. A porção do tanque 20 inclui o membro superior 23 e o membro inferior 24, e a porção de junta 21 inclui as porções da borda do membro superior 23 e do membro inferior 24. O combustível é armazenado no espaço entre o membro superior 23 e o membro inferior 24.
Como mostra a Figura 9, o tanque de combustível 4 é apoiado no quadro do corpo do veículo 2 por meio do suporte de instalação 22 e do membro transversal traseiro 10. O suporte de instalação 22 se estende para baixo desde a superfície inferior da porção do tanque 20, ou seja, a superfície inferior do membro inferior 24. O suporte de instalação 22 também se estende desde o fundo da porção do tanque 20 sobre a unidade do componente elétrico 17 até uma posição acima do membro transversal traseiro 10. Pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico 17 é disposta sobre os quadros inclinados 12 dos quadros do assento 9. O suporte de instalação 22 é formado por uma placa que tem uma seção transversal em forma de U aberta para baixo (seção transversal cortada por um plano paralelo à direção da largura do veículo). Sem limitar-se à forma de U, a seção transversal do suporte de instalação 22 pode ter outra forma além da forma de U.
Como mostra a Figura 9, o suporte de instalação 22 inclui uma porção fixa 22a fixada à porção do tanque 20, uma porção inclinada 22b estendida para trás e para baixo desde uma porção da extremidade traseira da porção fixa 22a, e uma porção de instalação 22c estendida para trás e para baixo desde uma porção da extremidade traseira da porção inclinada 22b. A superfície superior da porção inclinada 22b é inclinada de maneira que a extremidade dianteira permanece em posição mais alta que a extremidade traseira. De maneira semelhante, a superfície superior da porção de instalação 22c é inclinada de maneira que a extremidade dianteira permanece em posição mais alta que a extremidade traseira. O ângulo de inclinação da porção inclinada 22b em relação a um plano horizontal é maior que o ângulo de inclinação da porção de instalação 22c em relação ao plano horizontal. A porção de instalação 22c está em posição posterior à porção inclinada 22b. A porção de instalação 22c é disposta sobre a porção superior 10c do membro transversal traseiro 10.
Como mostra a Figura 9, a motocicleta 1 inclui uma estrutura de instalação 25 com a qual a porção da extremidade traseira do suporte de instalação 22, ou seja, a porção de instalação 22c é instalada sobre o membro transversal traseiro 10. A estrutura de instalação 25 inclui um amortecedor principal 26 que sustenta a porção de instalação 22c e um amortecedor secundário 27 retém a porção de instalação 22c verticalmente junto com o amortecedor principal 26. A estrutura de instalação 25 inclui adicionalmente uma luva 28 que retém o amortecedor principal 26, uma placa de impulso 29 que pressiona o amortecedor secundário 27 contra a porção de instalação 22c, e uma cavilha B1 que fixa a placa de impulso 29 à luva 28. O amortecedor principal 26 e o amortecedor secundário 27 são formados por um material elástico, por exemplo, borracha ou resina.
Como mostra a Figura 10, o amortecedor principal 26 é disposto sobre o membro transversal traseiro 10. A porção da extremidade dianteira do amortecedor principal 26 é disposta sobre a porção da extremidade dianteira da porção superior 10c, enquanto a porção da extremidade traseira do amortecedor principal 26 é disposta sobre a porção da extremidade traseira da porção superior 10c. Como mostra a Figura 11, o amortecedor principal 26 tem uma forma simétrica em relação ao centro da largura C1, o centro do amortecedor principal 26 ficando posicionado no centro da largura C1. O amortecedor principal 26 tem uma largura menor que o membro transversal traseiro 10. Por conseguinte, as porções direita e esquerda do membro transversal traseiro 10 são dispostas lateralmente na parte externa do amortecedor principal 26.
Como mostra a Figura 10, o amortecedor principal 26 inclui uma porção da placa 26a disposta sobre o membro transversal traseiro 10 e uma porção cilíndrica 26b que se projeta para cima desde a porção da placa 26a. A porção da placa 26a tem uma forma retangular estendida na direção da largura do veículo. A porção da placa 26a possui múltiplas saliências 26c. As saliências 26c se estendem na direção dianteira-traseira. As múltiplas saliências 26c são dispostas paralelamente entre si de maneira distanciada na direção da largura do veículo. Como mostra a Figura 9, a porção de instalação 22c é disposta sobre as múltiplas saliências 26c. A porção cilíndrica 26b é inserida em um orifício atravessante 30 que penetra na porção de instalação 22c na direção da espessura. A porção cilíndrica 26b se projeta para cima desde a porção de instalação 22c.
Como mostra a Figura 9, o amortecedor principal 26 é conformado com um orifício de instalação 31 estendido ao longo do eixo geométrico central da porção cilíndrica 26b. O orifício de instalação 31 penetra no amortecedor principal 26 na direção da espessura. A luva 28 é inserida o orifício de instalação 31. A porção da extremidade superior da luva 28 é disposta em uma posição mais alta que a posição da porção de instalação 22c. A porção da extremidade superior da porção cilíndrica 26b circunda a porção da extremidade superior da luva 28 sobre a porção de instalação 22c. A luva 28 se estende para cima desde a porção superior 10c do membro transversal traseiro 10. A porção da extremidade inferior da luva 28 é fixada ao membro transversal traseiro 10. O amortecedor principal 26 é retido na luva 28. Por conseguinte, o amortecedor principal 26 é retido no membro transversal traseiro 10 através da luva 28.
Como mostra a Figura 9, o amortecedor secundário 27 circunda a porção da extremidade superior da porção cilíndrica 26b sobre a porção de instalação 22c. A placa de im- pulso 29 é disposta sobre a luva 28, a porção cilíndrica 26b, e o amortecedor secundário 27. A cavilha B1 penetra a placa de impulso 29, e a porção da cabeça da cavilha B1 é disposta sobre a placa de impulso 29. A cavilha B1 é roscada na porção de rosca fêmea formada na porção periférica interna da luva 28. A placa de impulso 29 é retida entre a porção da cabeça da cavilha B1 e a face da extremidade superior da luva 28 para ser fixada à luva 28 e pressionar o amortecedor secundário 27 contra a porção de instalação 22c. Por conseguinte, a porção da extremidade traseira do suporte de instalação 22 é fixada ao quadro do corpo do veículo 2 por meio da estrutura de instalação 25.
Como mostra a Figura 8, a unidade do componente elétrico 17 é disposta sob o tanque de combustível 4. A porção da extremidade inferior da unidade do componente elétrico 17 é disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20. A unidade do componente elétrico 17 pode ser inteiramente ou parcialmente disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20. A Figura 8 mostra o caso em que a unidade do componente elétrico 17 é inteiramente disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20. Como a porção da extremidade inferior da unidade do componente elétrico 17 é disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico 17 não se sobrepõe ao tanque de combustível 4 em vista lateral em qualquer um dos casos acima.
Como mostra a Figura 10, a unidade do componente elétrico 17 inclui um regulador 32 que regula a tensão de potência gerada pelo gerador 16 (vide Figura 1) e uma carcaça 33 que aloja o regulador 32. A potência do gerador 16 é suprida à bateria 14 por meio do regulador 32. A carcaça 33 inclui uma pluralidade de aletas de resfriamento 34. O calor gerado nos dispositivos, que inclui o regulador 32, na carcaça 33 deve ser liberado da unidade do componente elétrico 17 através das aletas de resfriamento 34. O regulador 32 é um exemplo de um componente elétrico. Sem limitar-se ao regulador 32, o componente elétrico pode ser um retificador. O componente elétrico pode ser uma combinação do regulador 32 e do retificador ou uma ECU (Unidade de Controle Eletrônico) que controla os dispositivos incluídos na motocicleta 1. Percebe-se que outros dispositivos que não o regulador 32, o retificador, e a ECU podem ser empregados como componentes elétricos.
Como mostra a Figura 8, a unidade do componente elétrico 17 é disposta sobre o membro transversal dianteiro 11. A unidade do componente elétrico 17 é disposta à frente do membro transversal traseiro 10. A unidade do componente elétrico 17 é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento 9. Como mostra a Figura 11, a unidade do componente elétrico 17 (carcaça 33) tem uma forma simétrica em relação ao centro da largura C1, o centro (na direção da largura do veículo) da unidade do componente elétrico 17 estando posicionado no centro da largura C1. A unidade do componente elétrico 17 é disposta entre o par de quadros do assento 9 em vista plana. A porção da extremidade tra- seira da unidade do componente elétrico 17 se sobrepõe à porção da extremidade dianteira 10a do membro transversal traseiro 10 em vista plana. Por conseguinte, a unidade do componente elétrico 17 é disposta à frente do e adjacente ao membro transversal traseiro 10.
Como mostra a Figura 11, a unidade do componente elétrico 17 é fixada removi-velmente ao membro transversal dianteiro 11 utilizando dois pares de cavilhas B2 e porcas N2. Os pares de cavilhas B2 e porcas N2 são um exemplo de um membro de fixação. Os dois pares de cavilhas B2 e porcas N2 são dispostos no centro da largura C1 de maneira distanciada na direção dianteira-traseira. Como mostra a Figura 9, a cavilha dianteira B2 penetra verticalmente na porção da chapa lateral 11a do membro transversal dianteiro 11, enquanto a cavilha traseira B2 penetra verticalmente na porção da chapa longitudinal 11 b do membro transversal dianteiro 11. As porções da cabeça das cavilhas B2 são dispostas sob o membro transversal dianteiro 11, e as porções do parafuso macho das cavilhas B2 se projetam para cima desde o membro transversal dianteiro 11. As porções da cabeça das cavilhas B2 também são fixadas ao membro transversal dianteiro 11. Por conseguinte, as cavilhas B2 são fixadas ao membro transversal dianteiro 11 em postura invertida quando as porções do parafuso macho estão em posição mais alta que as porções da cabeça.
Como mostra a Figura 9, as porções do parafuso macho das cavilhas B2 são inseridas nos orifícios de instalação 35 providos na carcaça 33 da unidade do componente elétrico 17 Os orifícios de instalação 35 penetram verticalmente na carcaça 33, e as porções da extremidade superior das cavilhas B2 se projetam para cima desde os orifícios de instalação 35. As porcas N2 são roscadas nas porções da extremidade superior das respectivas cavilhas B2. As porcas N2 são dispostas sobre a carcaça 33. A carcaça 33 e o membro transversal dianteiro 11 são presos verticalmente utilizando os dois pares de cavilhas B2 e porcas N2, e com isso a unidade do componente elétrico 17 é fixada ao membro transversal dianteiro 11. Quando a unidade do componente elétrico 17 é instalada sobre o membro transversal dianteiro 11, a carcaça 33 é disposta sobre o membro transversal dianteiro 11 para que as duas cavilhas B2 sejam inseridas nos dois respectivos orifícios de instalação 35. As porcas N2 são então roscadas nas respectivas cavilhas B2.
Como mostra a Figura 10, a motocicleta 1 inclui um chicote de fios 36, que inclui múltiplos fios e um isolante tubular que cobre os múltiplos fios, e um acoplador 37 que acopla removivelmente o chicote de fios 36 à unidade do componente elétrico 17. A unidade do componente elétrico 17 é conectada ao gerador 16 e à bateria 14 através do chicote de fios 36. O acoplador 37 é fixado a uma porção terminal do chicote de fios 36 e disposto lateralmente à unidade do componente elétrico 17. A unidade do componente elétrico 17 inclui uma porção de instalação do chicote de fios 38 a qual o acoplador 37 é fixado. A porção de instalação do chicote de fios 38 é provida em uma face lateral da carcaça 33. A porção terminal do chicote de fios 36 é instalada removivelmente sobre a porção de instalação do chi- cote de fios 38 através do acoplador 37. A porção terminal do chicote de fios 36 pode ser acoplada diretamente à unidade do componente elétrico 17 sem usar o acoplador 37.
Como mostra a Figura 10, a porção terminal do chicote de fios 36 é disposta ao redor de um dos quadros do assento 9. A porção terminal do chicote de fios 36 desvia da parte inferior do quadro do assento 9 para a parte superior. O chicote de fios 36 se estende passando pelo par de quadros do assento 9 em direção à unidade do componente elétrico 17. Como mostra a Figura 8, o chicote de fios 36 se sobrepõe aos quadros do assento 9 em uma vista lateral. A porção de instalação do chicote de fios 38 é disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20 de maneira a não se sobrepor ao tanque de combustível 4 em uma vista lateral. Ademais, a porção de instalação do chicote de fios 38 é disposta em uma posição mais alta do que os quadros do assento 9 de maneira a não se sobrepor aos quadros do assento 9 em uma vista lateral.
Como se observa em uma combinação das Figuras 1 e 8, a porção terminal do chicote de fios 36 e o acoplador 37 são cobertos pelo assento 5 e pela cobertura lateral 19 lateralmente ao quadro do corpo do veículo 2. Quando o assento 5 e a cobertura lateral 19 são desinstalados do quadro do corpo do veículo 2, a porção terminal do chicote de fios 36 e o acoplador 37 são expostos. Isso permite que os usuários acoplem e desacoplem o chicote de fios 36 a/da unidade do componente elétrico 17 desinstalando o assento 5 e a cobertura lateral 19 do quadro do corpo do veículo 2. Ademais, as cavilhas B2, que fixam a unidade do componente elétrico 17 ao membro transversal dianteiro 11, são cobertas na parte de cima pelo tanque de combustível 4. Isso permite aos usuários instalar e desinstalar a unidade do componente elétrico 17 no/do membro transversal dianteiro 11 desinstalando o tanque de combustível 4, o assento 5 e a cobertura lateral 19 do quadro do corpo do veículo 2.
Na modalidade preferencial descrita acima, a unidade do componente elétrico 17 é então disposta à frente do membro transversal traseiro 10 de acordo com uma modalidade preferencial da presente invenção. Pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico 17 é disposta sob o tanque de combustível 4. Ademais, pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico 17 é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento 9. Portanto, é fácil acessar a unidade do componente elétrico 17, possibilitando que a motocicleta 1 tenha elevada manutenibilidade. Ademais, a distância desde o motor 3 até a unidade do componente elétrico 17 aumenta quando comparada às motocicletas convencionais, de modo que a unidade do componente elétrico 17 possivelmente sofrerá menos com a influência térmica exercida pelo motor 3. Isso pode evitar que a unidade do componente elétrico 17 alcance uma temperatura elevada.
Muito embora a modalidade preferencial da presente invenção tenha sido descrita acima, a presente invenção não está restrita ao conteúdo da modalidade preferencial descrita acima, sendo possível uma gama diferenciada de modificações dentro do escopo das reivindicações em anexo.
Por exemplo, a modalidade preferencial acima descreve o caso em que a superfície superior 10g do membro transversal traseiro 10 é inclinada para trás. No entanto, a superfície superior 10g do membro transversal traseiro 10 pode ser inclinada de maneira que a extremidade dianteira permanece numa posição abaixo da extremidade traseira ou pode ser horizontal. A modalidade preferencial acima descreve ainda o caso em que a porção de instalação do chicote de fios 38 é disposta em uma posição mais baixa do que a porção do tanque 20 de maneira a não se sobrepor ao tanque de combustível 4 em uma vista lateral. A modalidade preferencial acima descreve ainda o caso em que a porção de instalação do chicote de fios 38 é disposta em uma posição mais alta do que os quadros do assento 9 de maneira a não se sobrepor aos quadros do assento 9 em uma vista lateral. No entanto, a porção de instalação do chicote de fios 38 pode se sobrepor ao tanque de combustível 4 em uma vista lateral ou pode se sobrepor aos quadros do assento 9 em uma vista lateral. Neste caso, a porção de instalação do chicote de fios 38 pode ser fornecida em uma face lateral da carcaça 33 ou, alternativamente, pode não ser fornecida em uma face lateral, mas em um local, por exemplo, uma porção da extremidade dianteira ou uma porção da extremidade traseira da carcaça 33. A modalidade preferencial acima descreve ainda o caso em que o veículo com selim é uma motocicleta do tipo esportiva 1. No entanto, o veículo com selim pode ser uma motocicleta do tipo fora de estrada, ou pode ser uma bicicleta motorizada. Além disso, o veículo com selim pode não ser somente uma motocicleta, mas também um veículo para todo terreno ou um veículo para neve. Várias outras modificações do desenho podem ser produzidas no âmbito das matérias descritas no escopo, de acordo com as reivindicações.
Muito embora as modalidades preferenciais da presente invenção tenham sido descritas em profundidade, tais modalidades são meramente exemplos específicos que foram utilizados com a finalidade de clarificar o conteúdo técnico da presente invenção, sendo que a presente invenção não deve ser interpretada como estando limitada unicamente a estes exemplos específicos, ficando estabelecido que o espírito e o escopo da presente invenção serão limitados somente pelas reivindicações em anexo. O presente pedido corresponde ao Pedido de Patente do Japão N° 2012-173330 depositado em 3 de agosto de 2012 na Repartição de Patente do Japão, e a descrição completa desse pedido é aqui incorporada por meio desta citação.

Claims (14)

1. Veículo com selim CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um cano principal; um quadro principal estendido para trás a partir do cano principal; um par de quadros esquerdo e direito do assento estendido para trás a partir do quadro principal; um membro transversal conectando o par de quadros do assento um ao outro e pelo menos uma porção do membro transversal disposta em uma posição mais alta do que do par de quadros do assento; um motor que inclui um cabeçote do cilindro disposto em uma posição mais baixa do que do quadro principal e do par de quadros do assento; um limpador de ar disposto na traseira do cabeçote do cilindro e abaixo do par de quadros do assento; um tanque de combustível que inclui uma porção oca do tanque disposto para armazenamento do combustível, o tanque de combustível disposto sobre o par de quadros do assento, o tanque de combustível apoiado no membro transversal; e uma unidade do componente elétrico disposta, em uma vista plana do veículo, entre uma porção da extremidade dianteira do limpador de ar e uma porção da extremidade traseira do membro transversal em uma direção dianteira-traseira do veículo e disposta, em uma vista lateral do veículo, entre a porção do tanque e o par de quadros do assento em uma direção de cima para baixo do veículo.
2. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um assento que se sobrepõe à unidade do componente elétrico na vista lateral do veículo, em que o assento pode ser instalado e desinstalado no/do par de quadros do assento.
3. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que uma superfície superior do membro transversal é inclinada de maneira que uma extremidade dianteira da superfície superior permanece em posição mais alta que uma extremidade traseira da superfície superior, e pelo menos uma porção da superfície superior é disposta em uma posição mais alta do que o par de quadros do assento.
4. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma porção da unidade do componente elétrico é disposta sob a porção do tanque.
5. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade do componente elétrico inclui uma porção de instalação do chicote de fios disposta em uma posição mais baixa do que o tanque de combustível.
6. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção de instalação do chicote de fios é disposta em uma posição mais alta do que do par de quadros do assento.
7. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um chicote de fios estendido em direção à unidade do componente elétrico por meio de um espaço lateral do par de quadros do assento e acoplado à unidade do componente elétrico.
8. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um acoplador que acopla removivelmente o chicote de fios à unidade do componente elétrico.
9. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o tanque de combustível inclui adicionalmente um suporte de instalação fixada ao membro transversal, e o suporte de instalação se estende para baixo a partir de uma superfície inferior do tanque de combustível.
10. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade do componente elétrico é disposta sobre o limpador de ar.
11. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que uma borda dianteira da unidade do componente elétrico é disposta pelo menos parcialmente, na vista lateral do veículo, entre uma borda inferior do tanque de combustível e uma borda superior dos quadros do assento.
12. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a borda dianteira da unidade do componente elétrico é inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior da porção do tanque e a borda superior dos quadros do assento.
13. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que uma borda traseira da unidade do componente elétrico é disposta pelo menos parcialmente, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior do tanque de combustível e a borda superior dos quadros do assento.
14. Veículo com selim, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a borda traseira da unidade do componente elétrico é inteiramente disposta, na vista lateral do veículo, entre a borda inferior da porção do tanque e a borda superior dos quadros do assento.
BR102013019494-8A 2012-08-03 2013-07-31 veículo do tipo sela BR102013019494B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012173330A JP2014031125A (ja) 2012-08-03 2012-08-03 鞍乗型車両
JP2012-173330 2012-08-03

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013019494A2 true BR102013019494A2 (pt) 2016-01-05
BR102013019494B1 BR102013019494B1 (pt) 2021-03-02

Family

ID=48914093

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013019494-8A BR102013019494B1 (pt) 2012-08-03 2013-07-31 veículo do tipo sela

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2692621B1 (pt)
JP (1) JP2014031125A (pt)
CN (1) CN103569267B (pt)
BR (1) BR102013019494B1 (pt)
CO (1) CO6730173A1 (pt)
ES (1) ES2511650T3 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI621549B (zh) * 2014-08-29 2018-04-21 Kwang Yang Motor Co 機車穩壓器的配置
TWI621550B (zh) * 2014-08-29 2018-04-21 Kwang Yang Motor Co 機車傾倒感知器的配置
JP6954065B2 (ja) * 2017-12-06 2021-10-27 スズキ株式会社 自動二輪車のレクチファイヤ取付構造
JP7024474B2 (ja) * 2018-02-08 2022-02-24 スズキ株式会社 自動二輪車のフレーム構造
JP6695921B2 (ja) * 2018-03-27 2020-05-20 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6673962B2 (ja) 2018-03-28 2020-04-01 本田技研工業株式会社 電装品の配置構造
JP6908575B2 (ja) * 2018-12-25 2021-07-28 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2021020645A (ja) * 2019-07-30 2021-02-18 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3466072B2 (ja) * 1997-12-26 2003-11-10 本田技研工業株式会社 電装品の取付構造
WO2003004340A1 (fr) * 2001-07-06 2003-01-16 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Structure d'accueil d'equipement electrique dans un moteur
JP4104332B2 (ja) * 2002-01-07 2008-06-18 本田技研工業株式会社 エアクリーナを有するエンジンを備える車両
JP2006315500A (ja) * 2005-05-11 2006-11-24 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP4728925B2 (ja) * 2006-09-28 2011-07-20 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のエアクリーナ配置構造
JP3154637U (ja) * 2008-08-08 2009-10-22 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗り型車両
JP5235170B2 (ja) * 2009-06-29 2013-07-10 本田技研工業株式会社 自動二輪車の電装品ユニット
JP5793932B2 (ja) * 2011-04-21 2015-10-14 スズキ株式会社 鞍乗型車両

Also Published As

Publication number Publication date
ES2511650T3 (es) 2014-10-23
EP2692621A3 (en) 2014-02-19
BR102013019494B1 (pt) 2021-03-02
CO6730173A1 (es) 2013-08-15
CN103569267A (zh) 2014-02-12
EP2692621A2 (en) 2014-02-05
JP2014031125A (ja) 2014-02-20
EP2692621B1 (en) 2014-09-24
CN103569267B (zh) 2016-06-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013019494A2 (pt) veículo com selim
US8579064B2 (en) Vehicle with electric equipment
TWI417219B (zh) 電動二輪車
RU2643410C2 (ru) Снегоход и топливный бак снегохода
CA2644701C (en) Ignition coil arrangement for a motorcycle
BR102012008542A2 (pt) veÍculo do tipo selim
WO2012090246A1 (ja) 鞍乗型電動車両、及び当該電動車両における電力制御器の搭載構造
EP1561925B1 (en) Arrangement of electrical devices on a motorcycle
JP5546897B2 (ja) 自動二輪車の吸気温センサ配置構造
EP2586692A2 (en) Battery holding structure for two-wheeled vehicle
US8794366B2 (en) Battery case structure for motorcycle
US9896025B2 (en) Motorcycle position lamp attachment structure
BR102012003598A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
JP6029448B2 (ja) 鞍乗型車両
JP2019156314A (ja) 鞍乗型車両
CN101249856B (zh) 摩托车的储藏箱结构和储藏箱的安装方法
EP3536531A1 (en) Straddled vehicle engine control unit
JP7328837B2 (ja) 鞍乗型車両のレギュレータ遮熱構造
JP5208559B2 (ja) 鞍乗り型車両の電装品収納構造
US9446738B2 (en) Motorcycle immobilizer amplifier mount structure
US20080239738A1 (en) Motorcycle front lighting apparatus structure
JPWO2020050096A1 (ja) 鞍乗り型車両
CN112874680B (zh) 跨乘型车辆
JP2018090175A (ja) 鞍乗型車両および鞍乗型車両への追跡装置の取付方法
BR112021001255B1 (pt) Estrutura de disposição do dispositivo de controle para veículos de conduzir montado em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/07/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.