BR102013013088A2 - Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor - Google Patents

Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor Download PDF

Info

Publication number
BR102013013088A2
BR102013013088A2 BRBR102013013088-5A BR102013013088A BR102013013088A2 BR 102013013088 A2 BR102013013088 A2 BR 102013013088A2 BR 102013013088 A BR102013013088 A BR 102013013088A BR 102013013088 A2 BR102013013088 A2 BR 102013013088A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular body
cushioning
top rod
motor vehicle
thrust bearing
Prior art date
Application number
BRBR102013013088-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Giorgio Pejrani
Piergiuseppe Aloi
Original Assignee
Insit Ind S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Insit Ind S P A filed Critical Insit Ind S P A
Publication of BR102013013088A2 publication Critical patent/BR102013013088A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F9/00Springs, vibration-dampers, shock-absorbers, or similarly-constructed movement-dampers using a fluid or the equivalent as damping medium
    • F16F9/32Details
    • F16F9/58Stroke limiting stops, e.g. arranged on the piston rod outside the cylinder

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vibration Dampers (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Springs (AREA)

Abstract

Resumo patente de invenção: "coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor". A presente invenção refere-se a um coxim de amortecimento para suspensões de veículos a motor, que é formado por um corpo tubular (1) feito de material elastomérico termoplástico tendo um formato de fole geral, e tendo uma haste de topo cilíndrica (3) configurada para ser presa no mancal de impulso anular da suspensão e fornecida com passagens de comunicação (8, 9, 10) entre o interior do corpo tubular (1) e a atmosfera.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COXIM DE AMORTECIMENTO PARA SUSPENSÕES DE VEÍCULO A MOTOR".
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um coxim de amortecimento pa- ra suspensões de veículo a motor que tem um amortecedor telescópico com mancai de impulso superior anular associado, contra o qual reage uma mola helicoidal.
Coxins de amortecimento deste tipo realizam, em uso, a função de absorver a energia de impacto na condição de compressão completa do amortecedor, dissipando a dita energia e assim preservando a integridade estrutural do amortecedor e das partes do veículo nas quais é conectado.
TÉCNICA ANTERIOR
Tradicionalmente, estes coxins de amortecimento, referidos con- vencionalmente como "coxim jounce", são constituídos por um corpo oco elástico com paredes espessas, tipicamente feitos de espuma de poliureta- no, diretamente encaixados na haste do amortecedor assentando contra o mancai de impulso correspondente.
Esta solução, por exemplo, descrita na Patente dos Estados U- nidos N°. US-4681304, acarreta vários inconvenientes: em particular, uma resistência limitada a fatiga e consequentemente uma vida útil relativamente modesta.
Em uma tentativa de solucionar estes problemas, mais recente- mente foram propostos coxins de amortecimento feitos de material elastomé- rico termoplástico, formados por um corpo tubular tendo um formato geral de fole com uma parede relativamente fina. Estes coxins de amortecimento, exemplos dos quais são descritos nos pedidos de patente internacionais N°. WO-21012/021612 e WO-2012/021619 depositados no nome de Du Pont de Nemours, são produzidos usando técnicas particulares de moldagem de so- pro de injeção. Esta técnica, e o equipamento para sua implementação, são descritos e ilustrados, por exemplo, no pedido de patente dos Estados Uni- dos . N°. US-2007/0245791 depositado em nome de Ossberger GmbH.
Os resultados que podem ser obtidos com estes coxins de amor- tecimento em termos de resistência à fadiga e vida útil são aperfeiçoados de modo apreciável: eles apresentam, no entanto, o problema técnico conecta- do a sua instalação, levando em conta o fato que o diâmetro interno das cor- rugações do corpo tubular com paredes finas é maior que aquele da haste do amortecedor. É assim necessário considerar um sistema de fixação do coxim de amortecimento para o mancai de impulso, em vez de diretamente no amortecedor como no caso dos coxins de amortecimento convencionais referidos previamente. Para isto deve ser adicionado ao problema técnico adicional com relação à necessidade de permitir a evacuação do ar que du- rante a operação, quando o coxim de amortecimento é deformado pelo cilin- dro do amortecedor quando o último está em contato com a base do coxim de amortecimento parando-o, é comprimido dentro dele. A evacuação do ar comprimido deve além do mais ocorrer sem gerar quaisquer ruídos sibilantes ou inaceitáveis.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Com uma vista para obter o propósito acima, o objeto da inven- ção é um coxim de amortecimento do tipo definido acima, a característica primária que reside no fato que o corpo do tipo fole tubular é formado com uma haste de topo cilíndrica configurada para ser ancorada ao mancai de impulso anular da suspensão e fornecida com passagens de comunicação entre o interior do corpodo tipo fole e a atmosfera.
De acordo com uma modalidade preferida da invenção, a haste de topo acima mencionada do corpo do tipo fole tubular, tem no topo um a- nel de dentes se projetando radialmente para fora e espalhado com ranhuras axiais intermediárias que se estendem por todo o comprimento da haste e se comunicam no fundo com uma tubulação periférica formada na base da has- te e por sua vez em comunicação com uma série de canais que se esten- dem a partir da base da haste para fora.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A invenção será agora descrita em detalhe com referência aos desenhos anexos, que são fornecidos puramente por meio de exemplo não limitante e em que: - a figura 1 é uma vista em perspectiva esquemática de um co- xim de amortecimento de acordo com a invenção; - a figura 2 é uma vista plana de topo do coxim de amortecimen- to da figura 1; e - a figura 3 é uma vista em seção transversal vertical de acordo com a linha lll-lll da figura 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referência aos desenhos, designado como um todo por 1 é um coxim de amortecedor para suspensões de veículos a motor constituídos por um corpo do tipo fole tubular, As modalidades de instalação e operação do coxim de amortecimento 1 são em geral conhecidas e não serão descri- tas em detalhe por razões de brevidade: para os propósitos da presente in- venção, é suficiente esclarecer que é posicionado coaxialmente com respei- to à parte de topo da haste de um amortecedor telescópico, com sua base, designada por 2, voltada para o cilindro do amortecedor, e seu topo, desig- nado como um todo por 3, preso na forma em que se segue no mancai de impulso da suspensão contra o qual a mola helicoidal da suspensão reage.
Entre a base 2 e o topo 3, o corpo tubular 1 tem uma configura- ção corrugada, no caso do exemplo ilustrado com três corrugações idênticas 4, 5, e 6. O coxim de amortecimento inteiro é formado por uma peça única de um material elastomérico termoplástico, por exemplo, do tipo referido co- mo Hytrel®, produzido por Du Pont De Nemours, e é obtido com o método que é em geral conhecido (por exemplo, do pedido de patente dos Estados Unidos N°. US-2007/0245791 já citado), que considera uma etapa de inje- ção ou injeção-compressão do material termoplástico, seguido por uma eta- pa de extrusão do material injetado para formar uma parison tubular, e então uma etapa final de moldagem de sopro dentro de um molde constituído por um par de metades de molde que podem ser abertas e fechadas. Isto torna possível obter a parede do corpo tubular 1 com espessuras variáveis que são relativamente pequenas e o topo 3 com espessuras maiores localizadas e com a conformação peculiar de acordo com a invenção que será descrita daqui em diante. O topo 3 do corpo tubular 1 consiste em uma haste cilíndrica configurada de modo a ser presa firmemente no mancai de impulso anular contra o qual, como foi dito, a extremidade de topo da mola helicoidal da suspensão reage. A dita haste de topo 3 tem no topo um anel de dentes circunfe- rencial 7 se projetando radialmente para fora e espalhado com as ranhuras axiais intermediárias 8 que se estendem por todo o comprimento ou altura da haste de topo 3 e comunicam no fundo com uma tubulação periférica 9 formada na base da haste de topo 3. A tubulação periférica 9 é por sua vez em comunicação com uma série de canais 10 que se estendem da base da haste para fora e são formados por impressões ou ranhuras feitas a superfí- cie de topo da corrugação 6.
Por meio dos dentes radiais 7, a haste de topo 3 e, portanto, o corpo tubular inteiro 1 do coxim de amortecimento são engatados e presos na borda interna do mancai de impulso anular da suspensão: o engate é ob- tido por meio da introdução axial da haste de topo 3 através do mancai de impulso, e sua contração radial se torna possível pela elasticidade dos den- tes 7, que, no fim da passagem, retornam para sua condição de partida não deformada, engatando assim no mancai de impulso. A função das ranhuras axiais intermediárias 8, da tubulação 9, e dos canais 10 é a de permitir em operação o ar contido dentro do corpo tu- bular 11, e comprimido depois de sua deformação axial elástica causada pela construção do amortecedor, seja ventilado para fora sem esta gerar qualquer sibilo ou em qualquer caso, ruídos incômodos.
No caso do exemplo ilustrado, os canais 10 são paralelos um ao outro: disposições diferentes, por exemplo, algumas radiais, podem, no en- tanto ser projetadas. É claro, os detalhes de construção e as modalidades podem va- riar amplamente com respeito ao que foi descrito e ilustrado aqui, sem desse modo se afastar do escopo da presente invenção como definida nas reivindi- cações seguintes.

Claims (4)

1. Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor que têm um amortecedor telescópico e mancai de impulso de topo anular associado contra o qual uma mola helicoidal reage, o dito coxim de amorte- cimento sendo constituído por um corpo tubular (1) feito de material elasto- mérico termoplástico tendo um formato de fole geral, caracterizado pelo fato de que o dito corpo tubular (1) tem uma haste de topo cilíndrica (3) configu- rada para ser presa no mancai de impulso anular da suspensão e fornecida com passagens de comunicação (8, 9, 10) entre o interior do corpo tubular (1) e a atmosfera.
2. Coxim de amortecimento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita haste de topo (3) tem no topo de um anel de dentes (7) se projetando radialmente para fora e espalhado com ra- nhuras axiais intermediárias (8) que se estendem por todo o comprimento da dita haste de topo (3) e se comunicam no fundo com uma tubulação periféri- ca (9) formada na base da haste de topo (3) e por sua vez em comunicação com uma série de canais (10) que se estendem da base da haste de topo (3) para fora.
3. Coxim de amortecimento, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os ditos canais (10) são paralelos um ao ou- tro.
4. Coxim de amortecimento, de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que é formado por um processo de moldagem de injeção-extrusão-sopro.
BRBR102013013088-5A 2012-05-31 2013-05-27 Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor BR102013013088A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000473A ITTO20120473A1 (it) 2012-05-31 2012-05-31 Tampone smorzatore per sospensioni di autoveicoli

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013013088A2 true BR102013013088A2 (pt) 2015-06-23

Family

ID=46466760

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013013088-5A BR102013013088A2 (pt) 2012-05-31 2013-05-27 Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2669544A1 (pt)
BR (1) BR102013013088A2 (pt)
IT (1) ITTO20120473A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2529716B (en) * 2014-09-01 2018-03-28 Jaguar Land Rover Ltd Spring aid assembly for a vehicle suspension system
CN106794735A (zh) 2014-09-01 2017-05-31 捷豹路虎有限公司 用于车辆悬架系统的弹簧座组件
EP3070364B1 (en) * 2015-03-18 2018-03-14 Cikautxo, S. Coop. Shock absorber assembly of a suspension of a vehicle and suspension system
JP7271308B2 (ja) * 2019-05-21 2023-05-11 Toyo Tire株式会社 ストッパ、ストッパユニット及びストッパの製造方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1085157A (en) * 1965-07-21 1967-09-27 Vauxhall Motors Ltd Compression springs of elastomeric material
US4681304A (en) 1986-03-21 1987-07-21 Chrysler Motors Corporation Deflection jounce bumper for strut suspension
JP3731359B2 (ja) * 1998-11-24 2006-01-05 東海ゴム工業株式会社 バンパスプリング
DE102006018883A1 (de) 2006-04-24 2007-10-25 Ossberger Gmbh + Co. Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen eines schlauchartigen Gegenstands aus thermoplastischem Kunststoff
JP5503537B2 (ja) * 2008-06-26 2014-05-28 株式会社フコク バンプストッパ及びその製造方法
US20120193851A1 (en) 2010-08-12 2012-08-02 E.I.Du Pont De Nemours And Company Thermoplastic jounce bumpers
US8657271B2 (en) * 2010-08-12 2014-02-25 E I Du Pont De Nemours And Company Thermoplastic jounce bumpers

Also Published As

Publication number Publication date
EP2669544A1 (en) 2013-12-04
ITTO20120473A1 (it) 2013-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN105437900B (zh) 碰撞制动器盖
JP4986960B2 (ja) 空気ばね用押嵌め式緩衝器
US20140035232A1 (en) Protective cover and manufacturing method thereof
BR102013013088A2 (pt) Coxim de amortecimento para suspensões de veículo a motor
US20100322704A1 (en) Joint and Anchor Pin Assembly
US20180340589A1 (en) Valve structure of shock absorber
CN104024684B (zh) 用于车辆的悬挂支柱
JP6294728B2 (ja) ダストブーツ、ダストブーツの製造方法および緩衝器
US6199837B1 (en) Thermoplastic elastomer air spring
US10005334B2 (en) Shock absorber
CN100503287C (zh) 接头及支承销总成
CN203488609U (zh) 压缩式减震套
CN212131705U (zh) 一种二向管路吸振器
KR100456014B1 (ko) 쇽 업소버의 범퍼 스토퍼
JP2021173416A (ja) エアサスペンション・アセンブリおよびエアサスペンション・アセンブリのためのベロー
CN208730728U (zh) 一种汽车悬架用衬套
CN103410899A (zh) 压缩式减震套
JPH11315869A (ja) 縦溝付き空気式作動装置
JP4162400B2 (ja) 鉄道車両用空気ばね装置の製造方法
CN218913559U (zh) 用于车辆副车架的衬套组件、副车架及车辆
CN211082653U (zh) 防脱出尼龙衬套
CN218197810U (zh) 一种汽车用支撑顶胶
JP3775264B2 (ja) ダストカバー付きストッパ
JP6313625B2 (ja) 緩衝器
KR100455215B1 (ko) 쇽 업소버의 스토퍼

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired