BR102012031868B1 - Dispositivo de acelerador - Google Patents

Dispositivo de acelerador Download PDF

Info

Publication number
BR102012031868B1
BR102012031868B1 BR102012031868-7A BR102012031868A BR102012031868B1 BR 102012031868 B1 BR102012031868 B1 BR 102012031868B1 BR 102012031868 A BR102012031868 A BR 102012031868A BR 102012031868 B1 BR102012031868 B1 BR 102012031868B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel
pump
pump cover
intake path
line
Prior art date
Application number
BR102012031868-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012031868A2 (pt
Inventor
Takamasa Iguchi
Yasuo Naoi
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd filed Critical Honda Motor Co., Ltd
Publication of BR102012031868A2 publication Critical patent/BR102012031868A2/pt
Publication of BR102012031868B1 publication Critical patent/BR102012031868B1/pt

Links

Images

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/10Internal combustion engine [ICE] based vehicles
    • Y02T10/12Improving ICE efficiencies

Landscapes

  • Fuel-Injection Apparatus (AREA)
  • Control Of Throttle Valves Provided In The Intake System Or In The Exhaust System (AREA)

Abstract

dispositivo de acelerador. a presente invenção visa aumentar a versatilidade tornando fácil a mudança da combinação de um corpo de acelerador e uma bomba de combustível, em um dispositivo de acelerador que inclui o corpo do acelerador formado pela disposição de uma válvula reguladora em um corpo tendo um trajeto de admissão, uma válvula de injeção de combustível montada no corpo e a bomba de combustível montada no corpo. a bomba de combustível (49) é alojada em uma caixa de bomba (64). as porões a serem montadas (70, 71 e 72) na caixa de bomba (64) são fixadas nas sedes de montagem (67, 68 e 69) em uma superfície lateral do corpo (52).

Description

Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de acelerador que inclui um corpo do acelerador, que é formado pela disposição de uma válvula de borboleta em um corpo tendo um trajeto de admissão, uma válvula de injeção de combustível, que é montada no corpo para injetar o combustível no trajeto de admissão, e uma bomba de combustível, que é montada no corpo para fornecer o combustível na válvula de injeção de combustível.
Antecedentes da Técnica
[002] Um dispositivo de acelerador bem conhecido relatado, por exemplo, na Literatura de Patente 1 é configurado de modo que uma cobertura de bomba cilíndrica, que aloja uma bomba de combustível é formada integralmente com o corpo de um acelerador.
Lista de Citação Literatura de Patente Literatura de Patente 1
[003] Patente Japonesa JP-A n° 105987/2005
Sumário da Invenção Problema Técnico
[004] No dispositivo de acelerador relatado na Literatura de Patente 1, a cobertura de bomba é formada integralmente com o corpo do acelerador. Portanto, a combinação do corpo do acelerador e bomba de combustível é determinada de modo ambíguo. Portanto, a combinação do corpo do acelerador e a bomba de combustível não pode ser mudada mesmo quando as especificações para a bomba de combustível devem ser mudadas ou a bomba de combustível deve ser reduzida em tamanho. Isto constitui um problema com a versatilidade.
[005] A presente invenção tem sido realizada em vista da circuns- tância acima e um objetivo da presente invenção é prover um dispositivo de acelerador que exibe alta versatilidade para tornar fácil a mudança da combinação do corpo do acelerador e da bomba de combustível.
Solução para o Problema
[006] A fim de conseguir o objetivo acima descrito, a presente invenção provê um dispositivo de acelerador que inclui um corpo do acelerador, que é formado pela disposição de uma válvula de borboleta em um corpo tendo um trajeto de admissão, uma válvula de injeção de combustível, que é montada no corpo para injetar combustível no trajeto de admissão e uma bomba de combustível, que é montado no corpo para fornecer o combustível na válvula de injeção de combustível. A presente invenção possui um primeiro aspecto em que a bomba de combustível é alojada em uma cobertura de bomba enquanto as porções a serem montadas providas na cobertura de bomba são fixadas nas sedes de montagem providas na superfície lateral do corpo.
[007] A presente invenção possui um segundo aspecto em adição ao primeiro aspecto em que o corpo é feito de uma liga de alumínio enquanto a cobertura de bomba é feita de resina.
[008] A presente invenção possui um terceiro aspecto em adição ao segundo aspecto em que as sedes de montagem são formadas em uma superfície lateral inferior do corpo enquanto a cobertura de bomba é disposta acima de um cárter para um motor montado em um veículo.
[009] A presente invenção possui um quarto aspecto em adição a qualquer um do primeiro a terceiro aspectos em que a bomba de combustível cuja linha de eixo de bomba é paralela à linha de eixo central do trajeto de admissão é alojada na cobertura de bomba enquanto as sedes de montagem são formadas em dois pontos do corpo, que são dispostos ao longo da linha de eixo central do trajeto de admissão e espaçados distantes entre si.
[0010] A presente invenção possui um quinto aspecto em adição a qualquer um dos primeiro a quarto aspectos em que as porções a serem montadas são projetadas lateralmente a partir da cobertura de bomba e providas em uma pluralidade de pontos, que são dispostos ao longo e em ângulos retos à linha de eixo de bomba da bomba de combustível.
[0011] A presente invenção possui um sexto aspecto em adição a qualquer um do primeiro a quinto aspectos em que a válvula de injeção de combustível é disposta oposta à cobertura de bomba com relação ao trajeto de admissão e montada no corpo enquanto a linha de tubo externo para direcionar o combustível da bomba de combustível para a válvula de injeção de combustível é dirigida ao longo de uma superfície lateral do corpo.
[0012] A presente invenção possui um sétimo aspecto em adição ao terceiro aspecto em que a válvula de injeção de combustível é montada no topo do corpo e que a cobertura de bomba é disposta em um do lado esquerdo ou lado direito de um plano vertical incluindo a linha de eixo central do trajeto de admissão e montada no lado inferior do corpo, e ainda que a linha de tubo externo é verticalmente estendida ou no lado esquerdo ou no lado direito do trajeto de admissão.
[0013] A presente invenção possui um oitavo aspecto em adição ao sétimo aspecto em que um eixo de válvula à qual a válvula de borboleta é fixada é suportado de maneira articulada pelo corpo e que uma caixa de sensor, que cobre uma extremidade do eixo de válvula, é disposto acima da cobertura de bomba, projetada lateralmente do corpo e montada no corpo e ainda que a linha de tubo externo é disposta para sobrepor a caixa de sensor quando visto em uma direção ao longo da linha de eixo central do trajeto de admissão.
[0014] A presente invenção possui um nono aspecto em adição a qualquer um dos primeiro a oitavo aspectos em que a linha de eixo central do trajeto de admissão e a linha de eixo da bomba de combustível são paralelas entre si e declinadas para a frente quando o trajeto de admissão e a bomba de combustível são montados no veículo, e que pelo menos um tubo de descarga para descarregar o combustível da bomba de combustível para a válvula de injeção de combustível ou um regulador de combustível é disposto na extremidade traseira superior da cobertura de bomba.
Efeitos Vantajosos da Invenção
[0015] De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, as porções a serem montadas da cobertura de bomba para alojar a bomba de combustível são fixadas nas sedes de montagem providas na superfície lateral do corpo do corpo do acelerador. Portanto, a combinação do corpo do acelerador e da bomba de combustível pode ser mudada com facilidade. Isto torna possível não apenas prover melhorada versatilidade, mas também melhorar a propriedade mantenedora do corpo do acelerador e da bomba de combustível.
[0016] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, o corpo é feito de uma liga de alumínio e a cobertura de bomba é feita de resina. Isto torna possível não apenas reduzir o peso total do dispositivo de acelerador sem sacrificar a resistência do corpo, que suporta a válvula de borboleta, mas também aumentar a produtividade da cobertura de bomba.
[0017] De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, a cobertura de bomba fixada nas sedes de montagem formadas no lado inferior do corpo é disposta acima do cárter para o motor montado no veículo. Portanto, a cobertura de bomba de resina inibe a bomba de combustível alojada na cobertura de bomba de ser termicamente afetada pelo motor enquanto a cobertura de bomba e a bomba de combustível são protegidas pelo cárter disposto abaixo dos mesmos. Consequentemente, o desempenho do motor pode ser melhorado pela su- pressão de um aumento em uma temperatura de combustível.
[0018] De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a linha de eixo de bomba da bomba de combustível é paralela à linha de eixo central do trajeto de admissão e as sedes de montagem são formadas nos dois pontos do corpo, que são dispostos ao longo da linha de eixo central do trajeto de admissão e espaçados entre si. Portanto, uma porção de fixação é inibida de projetar-se significativamente do corpo do acelerador enquanto a cobertura de bomba é provida com uma grande extensão de fixação relativa ao corpo. Isto torna possível reduzir o tamanho do dispositivo acelerador.
[0019] De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, as porções a serem montadas são projetadas lateralmente da cobertura de bomba e montadas na cobertura de bomba em uma pluralidade de pontos, que são dispersos ao longo e em ângulos retos à linha de eixo de bomba. Isto torna possível aumentar a capacidade de montagem da cobertura de bomba relativa ao corpo e permitir o corpo a suportar a cobertura de bomba com estabilidade aumentada.
[0020] De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, a válvula de injeção de combustível é disposta oposta à cobertura de bomba com relação ao trajeto de admissão e montada no corpo enquanto a linha de tubo externo para direcionar o combustível da bomba de combustível para a válvula de injeção de combustível é dirigida ao longo de uma superfície lateral do corpo. Portanto, a estrutura do corpo de acelerador pode ser simplificada. Ainda, o corpo do acelerador, a válvula de injeção do combustível e a bomba de combustível podem ser integrados em uma unidade única para formar o dispositivo acelerador. Isto torna possível contribuir para um aumento na produtividade.
[0021] De acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, a cobertura de bomba é disposta ou no lado esquerdo ou no lado direito do piano vertical incluindo a linha de eixo central do trajeto de admissão e montada no lado inferior do corpo, e a linha do tubo externo é verticalmente estendida ou no lado esquerdo ou no lado direito do trajeto de admissão. Isto torna possível estender a linha de tubo externo linearmente em uma direção vertical e reduzir a extensão de um trajeto de combustível entre a bomba de combustível e a válvula de injeção de combustível.
[0022] De acordo com o oitavo aspecto da presente invenção, a caixa de sensor é disposta acima da cobertura de bomba, projetada lateralmente do corpo e montada no corpo. Ainda, a linha do tubo externo é disposta para sobrepor a caixa de sensor quando visto na direção ao longo da linha de eixo central do trajeto de combustível. Portanto, a linha de tubo externo pode ser protegida pela caixa de sensor. Isto torna possível reduzir o membro dedicado para protegera a linha de tubo externo e reduzir o número de peças.
[0023] De acordo com o nono aspecto da presente invenção, a linha de eixo central do trajeto de admissão e a linha de eixo de bomba da bomba de combustível são declinadas para frente quando o trajeto de admissão e a bomba de combustível são montados no veículo. Ainda, pelo menos o tubo de descarga ou o regulador de combustível é disposto na extremidade traseira superior da cobertura de bombas. Portanto, o gás de vapor gerado na cobertura de bomba pode ser imediatamente expelido da cobertura de bomba. Isto torna possível contribuir para a melhoria do desempenho do motor.
Breve Descrição dos Desenhos
[0024] Figura 1 - É uma vista lateral direita de uma motocicleta.
[0025] Figura 2 - É uma vista lateral de um dispositivo de acelerador.
[0026] Figura 3 - É uma vista da seta 3 na figura 2.
[0027] Figura 4 - É uma vista da seta 4 na figura 2.
[0028] Figura 5 - É uma vista da seta 5 na figura 2.
Descrição das Concretizações
[0029] Uma concretização da presente invenção será, a seguir, descrita com referência aos desenhos anexos, isto é, com referência às figuras 1 a 5.
[0030] Com referência primeiro à figura 1, um chassi de veículo F de uma motocicleta inclui um tubo frontal 16, um par de tubos principais do lado esquerdo e lado direito, um par de tubos descendentes do lado esquerdo e lado direito 18, um par de tubos traseiros do lado esquerdo e lado direito 19 e tubos acopladores 20. O tubo frontal 16 suporta de modo dirigível um garfo dianteiro15. Uma roda dianteira WF é suportada na extremidade inferior do garfo dianteiro. Os tubos principais 17 cada qual inclui uma porção inclinada da metade dianteira17a e uma porção inclinada da metade traseira 17b. A porção inclinada da metade dianteira 17a é estendida do tubo frontal 16 e ligeiramente declinada para trás. A porção inclinada da metade traseira 17b é estendida da extremidade traseira da porção inclinada da metade dianteira 17a e declinada para trás em um ângulo mais acentuado do que a porção inclinada da metade dianteira 17a. Os tubos descendentes 18 são estendidos do tubo frontal 16 e declinados para trás em um ângulo mais acentuado do que a porção inclinada da metade dianteira 17a dos tubos principais 17. Os tubos traseiros 19 são estendidos das partes inferiores das porções inclinadas da metade traseira 17b dos tubos principais 17 e declinadas para trás. Os tubos de acoplamento 20 acoplam as extremidades traseiras das porções inclinadas da metade dianteira 17a dos tubos principais 17 para as porções intermediárias dos tubos traseiros 19.
[0031] Um corpo principal do motor 22 de um motor de quatro ciclos E refrigerado a ar, de cilindro único, é montado no chassi de veículo F em tal maneira que o corpo principal de motor 22 é suportado pelas partes inferiores das porções inclinadas da metade traseira 17b dos tubos principais 17 e pelas partes inferiores dos tubos descenden- tes18. Um tanque de combustível 23 é posicionado acima do corpo principal de motor 22 e montado nas porções inclinadas das metade dianteira 17a dos tubos principais 17 incluídos no chassi de veículo F. Um assento de montar em tandem 24 é disposto atrás do tanque de combustível 23 e suportado pelos tubos traseiros 19 incluídos no chassi do veículo F.
[0032] O corpo principal do motor 22 inclui um cárter 26, um bloco de cilindro 27, uma cabeça de cilindro 28 e uma coberta de cabeça 29. O cárter 26 suporta rotativamente um eixo de manivela 25 cuja linha de eixo é estendida na direção da largura do veículo. O bloco de cilindro 27 é acoplado na frente superior do cárter 26 e elevado para cima. A cabeça de cilindro 28 é acoplada na extremidade superior do bloco de cilindro 27. A coberta da cabeça 29 é acoplada na extremidade superior da cabeça de cilindro 28.
[0033] A caixa de transmissão 30, que é estendida para trás, é ligada na parte inferior do corpo principal de motor 22, isto é, no cárter 26. A caixa de transmissão 30 aloja uma transmissão ( não mostrada) que muda as engrenagens para a força rotatória enviada do eixo de manivela 25. Um eixo de saída 31 é suportado de modo rotatório pela caixa de transmissão 30.
[0034] A extremidade dianteira de um braço oscilante 32 cuja extremidade traseira é usada para suportar uma roda traseira WR é suportada de modo oscilável pelas partes inferiores das porções inclinadas da metade traseira 17b dos tubos principais 17 incluídos no chassi de veículo F. Este suporte é provido através de um pivô 33. Uma unidade amortecedora traseira 34 é disposta entre um tubo traseiro 19 do chassi de veículo F e a traseira do braço oscilante 32.
[0035] A força rotativa é transmitida do eixo de saída 31 para a roda traseira WR. Uma corrente sem fim 37 é enrolada em torno de uma roda dentada de acionamento 35 e uma roda dentada acionada 36. A roda dentada de acionamento 35 é fixada em uma extremidade projetante de uma caixa de transmissão 30 no eixo de saída 31. A roda dentada acionada 36 é montada em um eixo da roda traseira WR.
[0036] Um dispositivo de exaustão 39 é conectado à uma superfície lateral dianteira da cabeça de cilindro 28. O dispositivo de exaustão 39 inclui um tubo de exaustão 40, um conversor catalítico 41 e um silencioso de exaustão 42. O tubo de exaustão 40 é estendido para baixo a partir da superfície lateral dianteira da cabeça de cilindro 28. O conversor catalítico 41 é disposto abaixo do corpo principal de motor 22 e conectado à extremidade a jusante do tubo de exaustão 40. O silencioso de exaustão 42 é conectado à extremidade a jusante de um conversor catalítico 41 e disposto no lado direito da roda traseira WR.
[0037] Um dispositivo de admissão 44 é conectado à uma superfície lateral traseira da cabeça de cilindro 28. O dispositivo de admissão 44 inclui um filtro de ar 45, um corpo do acelerador 46 e um tubo de admissão 47. O filtro de ar 45 é disposto abaixo da porção dianteira do assento de montar 24. A extremidade a montante do corpo de acelerador 46 é conectada ao filtro de ar 45. O tubo de entrada 47 conecta o corpo do acelerador 45 na cabeça de cilindro 28.
[0038] Com referência às figuras 2 a 5 juntas, o corpo do acelerador 46 é formado pela disposição de uma válvula de borboleta 53 em um corpo 52 que é provida com um trajeto de admissão 51 e feita de liga de alumínio. Um dispositivo acelerador 50 é formado pelo corpo do acelerador 46, uma válvula de injeção de combustível 48 e uma bomba de combustível 49. A válvula de injeção de combustível 48 é montada no corpo 52 em tal maneira a injetar o combustível no trajeto de admissão 51. A bomba de combustível 49 é montada no corpo 52 em tal maneira a fornecer o combustível à válvula de injeção de combustí- vel 48.
[0039] Quando montado em um veículo, o corpo do acelerador 46 é colocado de modo que a linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 é declinado para frente. Um eixo de válvula 54, que possui uma linha de eixo horizontal e cruza o trajeto de admissão 51, é suportado de maneira articulada pelo corpo 52. A válvula de borboleta em formato de borboleta 53 é fixada no eixo de válvula 54.
[0040] Uma extremidade do eixo de válvula 54 é projetada em uma direção lateral a partir do corpo 52. A dita uma extremidade do eixo de válvula 54 é montada em uma superfície lateral do corpo 52 com uma pluralidade de parafusos, por exemplo, três parafusos 56 e coberta por uma caixa de sensor 55, que é projetada lateralmente do corpo 52. Um sensor ( não mostrado) é acoplado na dita uma extremidade do eixo de válvula 54 na caixa de sensor 55 para detectar a quantidade de pivô do eixo de válvula 54, isto é, o grau de abertura da válvula de borboleta 53.
[0041] A outra extremidade do eixo de válvula 54 é projetada em uma outra direção lateral a partir do corpo 52. Um tambor 57 é fixado na outra extremidade do eixo de válvula 54. Um retentor de cabo 58 para reter o cabo externo de um cabo de acelerador enrolado em torno do tambor 57 é fixado em uma outra superfície lateral do corpo 52 com dois parafusos 59.
[0042] A válvula de injeção de combustível 48 é montada no topo do corpo 52. Uma extremidade da válvula de injeção de combustível 48 é ajustada no topo do corpo 52 e um retentor de válvula 60 é ajustado em torno da outra extremidade da válvula de injeção de combustível 48. O retentor de válvula 60 é fixado no topo do corpo 52 com dois parafusos 61. Em outras palavras, a válvula de injeção de combustível 48 é montada no topo do corpo 52 em tal maneira que fica intercalada entre o corpo 52 e o retentor de válvula 60.
[0043] A bomba de combustível 49 é disposta oposta à válvula de injeção de combustível 48 com relação ao trajeto de admissão 51, isto é, disposta abaixo do corpo de acelerador 46 enquanto sua linha de eixo de bomba C2 fica paralela à linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 52 e alojada em uma caixa de bomba de resina 64.Quando o trajeto de admissão 51 é montado no veículo, sua linha de eixo central C1 fica declinada para frente. Portanto, a linha de eixo de bomba C2 da bomba de combustível 49 é também declinada para frente. Consequentemente, a linha de eixo da caixa de bomba 64, que aloja a bomba de combustível 49, é também declinada para frente.
[0044] A cobertura de bomba 64 inclui um corpo principal de caixa e uma coberta 66. O corpo principal de caixa 65 é um cilindro com fundo cuja extremidade dianteira é aberta. A coberta 66 cobre a extremidade dianteira aberta do corpo principal de caixa 65 e é acoplada no corpo principal de caixa 65. O corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64 é montado oposto à válvula de injeção de combustível 48 com relação ao trajeto de admissão 51, isto é, montado no lado inferior do corpo 52.
[0045] Primeira, segunda e terceira sedes de montagem 67, 68, 69 são formadas integralmente em uma superfície lateral inferior do corpo 52. Entretanto, quando montadas no veículo, a cobertura de bomba 64 é disposta acima do cárter 26 do motor E como mostrado na figura 1. As primeira, segunda e terceira porções a serem montadas 70, 71, 72 formadas no corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64 são fixadas nas primeira, segunda e terceira sedes de montagem 67, 68, 69.
[0046] Ainda, a cobertura de bomba 64 é disposta ou no lado esquerdo ou no lado direito ( o lado esquerdo na presente concretização) de um plano vertical PL ( Ver figura 3) incluindo a linha de eixo central 1 do trajeto de admissão 51. A primeira porção a ser montada 70 é projetada lateralmente para o plano vertical PL e montada integralmente na extremidade dianteira superior do corpo principal da caixa 65 da cobertura de bomba 64. Um parafuso 81 é usado para fixar a primeira porção a ser montada 70 na primeira sede de montagem 67, que é formada em uma superfície lateral inferior do corpo 52 e posicionada para conjugar-se com a primeira porção a ser montada 70. A segunda porção a ser montada 71 é projetada lateralmente na mesma direção que a primeira porção a ser montada 70 a partir da extremidade traseira superior do corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64 e montada integralmente no corpo principal de caixa 65. A terceira porção a ser montada 72 é projetada lateralmente em uma direção oposta à direção da segunda porção a ser montada 71 a partir da extremidade traseira superior do corpo principal de caixa 65 e montada integralmente no corpo principal de caixa 65. Os parafusos 82, 83 são usados para fixar as segunda e terceira porções a serem montadas 71, 72 na segunda e terceira sedes de montagem 68, 69 que são formadas na superfície lateral inferior do corpo 52 e posicionadas para se conjugar com as segunda e terceira porções a serem montadas 71, 72.
[0047] Em outras palavras, a primeira a terceira porções a serem montadas 70, 71, 72 são dispostas em três locais do corpo principal da caixa 65 da cobertura de bomba 64, que são dispersas ao longo e em ângulos retos a linha de eixo da bomba C2 da bomba de combustível 49 e projetadas lateralmente do corpo principal da caixa 65. Entretanto, as primeira a terceira sedes de montagem 67 - 69 são formadas no corpo 52 em correspondência com as primeira a terceira porções a serem montadas 70 - 72, respectivamente. A primeira sede de montagem 67 é formada no corpo 52 e posicionada para frente ao longo da linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51. As segunda e terceira sedes de montagem 68 69 são formadas no corpo 52 e posicionadas para trás ao longo da linha de eixo central C1 diferentes da pri- meira sede de montagem 67. As segunda e terceira sedes de montagem 68, 69 formadas no corpo 52 são colocadas em dois diferentes pontos que são dispostos ao longo da linha de eixo central C2 e espaçados um do outro.
[0048] Um tubo de sucção 73 é montado no topo da coberta 66 para a cobertura de bomba 64 em uma maneira projetante. Como mostrado na figura 2, o tubo de sucção 73 é conectado à uma linha de tubo carregador de combustível 74, que introduz o combustível do fundo do tanque de combustível 23 disposto acima do dispositivo acelerador 50.
[0049] Entretanto, a linha de eixo da bomba C2 da bomba de combustível 49 e a linha de eixo da cobertura de bomba 64 são declinadas para frente. Portanto, a cobertura de bomba 64 é mais alta na sua extremidade traseira superior. Pelo menos um tubo de descarga75 ou um regulador de combustível 76 é disposto na extremidade traseira superior da cobertura de bomba 64. O tubo de descarga 75 recebe o combustível da bomba de combustível 49 e descarrega o combustível para a válvula de injeção de combustível 48. Na presente concretização, o tubo de descarga 75 é projetado para cima e montado integralmente na extremidade traseira superior do corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64 e o regulador de combustível 76 é disposto na extremidade traseira superior do corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64.
[0050] O corpo principal de caixa 65 da cobertura de bomba 64 é provido com um tubo de conexão do lado do retorno 77, que é posicionado numa porção em que o regulador de combustível 76 é disposto. Uma extremidade de uma linha de tubo de retorno 78 é conectada ao tubo de conexão do lado do retorno 77 e a outra extremidade da linha de tubo de retorno 78 é conectada no topo do tanque de combustível 23. Um acoplador 80 para realizar uma conexão elétrica com a bomba de combustível 49 na caixa de boba 64 é montado integralmente na extremidade traseira inferior do corpo principal de caixa 65 e projetado para baixo.
[0051] Entretanto, uma linha de tubo externo 79 para guiar o combustível descarregado da bomba de combustível 49 para a válvula de injeção de combustível 48 é dirigida ao longo de uma superfície lateral do corpo 52. Uma extremidade da linha de tubo externo 79 é conectada no tubo de descarga 75 da cobertura de bomba 64.
[0052] A cobertura de bomba 64 é disposta no lado esquerdo do plano vertical PL incluindo a linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 e montada no lado inferior do corpo 52 e a linha de tubo externo 79 é verticalmente estendida no lado esquerdo do trajeto de admissão 51. Ainda, a linha de tubo externo 79 é linearmente estendida e inclinada para cima em uma direção de avanço. Uma seção de tubo de conexão 79a, que é projetada para o retentor de válvula 60 é montada integralmente na outra extremidade da linha de tubo externo 79, isto é, da extremidade superior da linha de tubo externo 79. Uma seção de tubo de conexão 60a, que está em comunicação com a válvula de injeção de combustível 48 e montada integralmente no retentor de válvula 60 é conectada na seção de tubo de conexão 79a.
[0053] Em adição, a caixa de sensor 55, que é posicionada acima da cobertura de bomba 64 e projetada lateralmente do corpo 52 é montada no corpo 52 e a linha de tubo externo 79 é disposta, como claramente indicada na figura 3, para sobrepor a caixa de sensor 55 quando visto na direção ao longo da linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51.
[0054] As vantagens operacionais providas pela presente concretização será, a seguir descrita. A bomba de combustível 49 é alojada na cobertura de bomba 64 e as primeira e segunda porções a serem montadas 70, 71 providas na cobertura de bomba 64 são fixadas nas primeira e segunda sedes de montagem 67, 68 providas na superfície lateral do corpo 52 do corpo do acelerador 46. Portanto, a combinação do corpo do acelerador 46 e bomba de combustível 49 pode ser mudada com facilidade. Isto torna possível não apenas prover aumentada versatilidade, mas também aumentar a propriedade mantenedora do corpo de acelerador 46 e da bomba de combustível 49.
[0055] O corpo 52 é feito de uma liga de alumínio e a cobertura de bomba 64 é feita de resina. Isto torna possível não apenas reduzir o peso total do dispositivo acelerador 50 sem sacrificar a resistência do corpo 62, que suporta a válvula de borboleta 53, mas também aumentar a produtividade da cobertura de bomba 64.
[0056] As primeira e segunda sedes de montagem 67, 68 são formadas na superfície lateral inferior do corpo 52. Ainda, quando montado no veículo, a cobertura de bomba 64 é posicionada acima do cárter 26 do motor E. Portanto, a cobertura de bomba 64 feita de resina inibe a bomba de combustível 49 alojado na cobertura de bomba 64 de ser termicamente afetada pelo motor enquanto a cobertura de bomba 64 e a bomba de combustível 49 são protegidas pelo cárter 26 disposto abaixo do mesmo. Consequentemente, o desempenho do motor pode ser melhorado pela supressão de um aumento na temperatura de combustível.
[0057] A bomba de combustível 49 cuja linha de eixo da bomba C2 é paralela à linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 alojada na cobertura de bomba 64 e as primeira a terceira sedes de montagem 67 - 69 são formadas nos dois pontos do corpo 52, que são dispostos ao longo da linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 e espaçados um distante do outro. Portanto, uma porção de fixação é inibida de se projetar significativamente do corpo de acelerador 46 enquanto a cobertura de bomba 64 é provida com uma grande extensão de fixação relativa ao corpo 52. Isto torna possível reduzir o tamanho do dis- positivo de acelerador 50.
[0058] A primeira a terceira porções a serem montadas 70 - 72 são projetadas lateralmente da cobertura de bomba 64 e montadas no corpo principal da caixa 65 da cobertura de bomba 64 em uma pluralidade de pontos ( nos três pontos na presente concretização), que são dispersos ao longo e em ângulos retos à linha de eixo da bomba C2 da bomba de combustível 49. Isto torna possível aumentar a capacidade de montagem da cobertura de bomba 64 relativa ao corpo 52 e deixar o corpo 52 suportar a cobertura de bomba 64 com elevada estabilidade.
[0059] A válvula de injeção de combustível 48 é disposta oposta à cobertura de bomba 64 com relação ao trajeto de admissão 51 e montada no corpo 52 enquanto a linha de tubo externo 79 para direcionar o combustível da bomba de combustível 49 para a válvula de injeção de combustível 48 é dirigida ao longo de uma superfície lateral do corpo 52. Portanto, a estrutura de corpo de acelerador 46 pode ser simplificada. Ainda, o corpo de acelerador 46, a válvula de injeção de combustível 48 e a bomba de combustível 49 podem ser integrados em uma unidade simples para formar o dispositivo de acelerador 50. Isto torna possível contribuir para um aumento na produtividade.
[0060] A válvula de injeção de combustível 48 é montada no topo do corpo 52. A cobertura de bomba 64 é disposta ou no lado esquerdo ou no lado direito (no lado esquerdo na presente concretização) de um plano vertical PL incluindo a linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 e montada no lado inferior do corpo 52. A linha de tubo externo 79 é verticalmente estendida ou no lado esquerdo ou no lado direito (no lado esquerdo na presente concretização)do trajeto de admissão 51. Isto torna possível estender a linha de tubo externo 79 linearmente em uma direção vertical e reduzir a extensão de um trajeto de combustível entre a bomba de combustível 49 e a válvula de inje- ção de combustível 48.
[0061] O eixo de válvula 54 ao qual a válvula de borboleta 43 é fixada é suportado de maneira articulada pelo corpo 52. A caixa de sensor 55, que cobre uma extremidade do eixo de válvula 54 é disposta acima da cobertura de bomba 64, projetada lateralmente do corpo 52 e montada no corpo 52. A linha de tubo externo 79 é disposta para sobrepor a caixa de sensor 55 quando visto em uma direção ao longo da linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51. Portanto, a linha de tubo externo 79 pode ser protegida pela caixa de sensor 55. Isto torna possível reduzir um membro dedicado para proteger a linha de tubo externo 79 e reduzir o número de peças.
[0062] A linha de eixo central C1 do trajeto de admissão 51 e a linha de eixo da bomba C2 da bomba de combustível 49 são paralelas entre si e declinadas para frente quando o trajeto de admissão 51 e a bomba de combustível 49 são montados no veículo. Ainda, pelo menos um dentre o tubo de descarga 75 para descarregar o combustível da bomba de combustível 49 para a válvula de injeção de combustível 48 ou o regulador de combustível 76 é disposto ( ambos são dispostos na presente concretização) na extremidade traseira superior da cobertura de bomba 64. Portanto, o gás vaporoso gerado na cobertura de bomba 64 pode ser imediatamente expelido da cobertura de bomba 64. Isto torna possível contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho do motor.
[0063] Embora a presente invenção tenha sido descrita em conjunção com a concretização atualmente preferida, as pessoas versadas na técnica apreciarão que a presente invenção não esteja limitada a tal concretização preferida. Várias mudanças de desenho podem ser feitas sem se distanciar do escopo e espírito da presente invenção, que são definidas pelas reivindicações apensas. [Lista de Sinais de Referência] 26...cárter 46...corpo do acelerador 48...válvula de injeção de combustível 49...bomba de combustível 50...dispositivo de acelerador 51...trajeto de admissão 52...corpo 53...válvula de borboleta 54...eixo de válvula 55...caixa de sensor 64...cobertura de bomba 67,68,69...sede de montagem 70, 71, 72...porção a ser montada 75...tubo de descarga 76...regulador de combustível 79...linha de tubo externo C1...linha de eixo central do trajeto de admissão C2...linha de eixo de bomba E...motor PL...plano vertical

Claims (7)

1. Dispositivo de acelerador compreendendo: um corpo do acelerador (46) que é formado pela disposição de uma válvula de borboleta (53) em um corpo (52) tendo um trajeto de admissão (51); uma válvula de injeção de combustível (48) que é montada no corpo (52) para injetar o combustível no trajeto de admissão (51); e uma bomba de combustível (49) que é montada no corpo (52) para fornecer o combustível à válvula de injeção de combustível (48), caracterizado pelo fato de que, pela bomba de combustível (49) sendo alojada em uma cobertura de bomba (64) e as porções a serem montadas (70, 71, 72) providas na cobertura de bomba (64), sendo fixadas nas sedes de montagem (67, 68, 69) providas em uma superfície lateral de uma parte inferior do corpo (52), uma bomba de combustível (49) é montada na parte inferior do corpo (52) e a válvula de injeção de combustível (48) é montada em uma parte superior do corpo (52), uma linha de tubo externo (79) para direcionar o combustível da bomba de combustível (49) para a válvula de injeção de combustível (48) é disposta em um lado da válvula de injeção de combustível (48) de modo que uma linha de tubo externo (79) é dirigida ao longo de uma superfície lateral do corpo (52), e um eixo de válvula (54) ao qual a válvula de borboleta (43) é fixada é suportado de maneira articulada pelo corpo (52); uma caixa de sensor (55), que cobre uma extremidade do eixo de válvula (54) é disposta acima da cobertura de bomba (64), projetada lateralmente do corpo (52) e montada no corpo (52), e a linha de tubo externo (79) é disposta para sobrepor a caixa de sensor (55) quando vista em uma direção ao longo da linha de eixo central (C1) do trajeto de admissão (51).
2. Dispositivo de acelerador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo (52) é feito de uma liga de alumínio; e uma cobertura de bomba (64) é feita de resina.
3. Dispositivo de acelerador, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a cobertura de bomba (64) é disposta acima de um cárter (26) para um motor (E) montado em um veículo.
4. Dispositivo de acelerador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a bomba de combustível (49) cuja linha de eixo de bomba (C2) é paralela à linha de eixo central (C1) do trajeto de admissão (51) é alojada na cobertura de bomba (64) e as sedes de montagem (67, 68, 69) são formadas nos dois pontos do corpo (52), que são dispostos ao longo da linha de eixo central (C1) do trajeto de admissão (51) e espaçados entre si.
5. Dispositivo de acelerador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que as porções a serem montadas (70, 71, 72) são projetadas lateralmente da cobertura de bomba (64) e providas em uma pluralidade de pontos, que são dispersos ao longo e a ângulos retos a uma linha de eixo da bomba (C2) da bomba de combustível (49).
6. Dispositivo de acelerador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a cobertura de bomba (64) é disposta ou no lado esquerdo ou no lado direito de um plano vertical (PL) incluindo a linha de eixo central (C1) do trajeto de admissão (51) e montada no lado inferior do corpo (52) e a linha de tubo externo (79) é verticalmente estendida ou no lado esquerdo ou no lado direito do trajeto de admissão (51).
7. Dispositivo de acelerador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a linha de eixo central (C1) do trajeto de admissão (51) e uma linha de eixo da bomba (C2) da bomba de combustível (49) são paralelas entre si e declinadas para frente, quando o trajeto de admissão (51) e a bomba de combustível (49) são montados no veículo, e pelo menos um tubo de descarga (75) para descarregar o combustível da bomba de combustível (49) para a válvula de injeção de combustível (48) ou um regulador de combustível (76) é disposto na extremidade traseira superior da co-bertura de bomba (64).
BR102012031868-7A 2011-12-26 2012-12-13 Dispositivo de acelerador BR102012031868B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011283946A JP5607020B2 (ja) 2011-12-26 2011-12-26 スロットル装置
JP2011-283946 2011-12-26

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012031868A2 BR102012031868A2 (pt) 2015-01-20
BR102012031868B1 true BR102012031868B1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=48634669

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012031868-7A BR102012031868B1 (pt) 2011-12-26 2012-12-13 Dispositivo de acelerador

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5607020B2 (pt)
CN (1) CN103174567B (pt)
BR (1) BR102012031868B1 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2709133B2 (ja) * 1989-03-28 1998-02-04 本田技研工業株式会社 燃料噴射エンジン用スロットルボディ
JPH10110625A (ja) * 1996-10-04 1998-04-28 Keihin Seiki Mfg Co Ltd 自動二輪車における燃料噴射装置
JP4028417B2 (ja) * 2003-03-20 2007-12-26 株式会社ケーヒン 車両用電子制御装置の配置構造
JP2004285902A (ja) * 2003-03-20 2004-10-14 Keihin Corp スロットルボディの発熱部品取付構造
JP2006142842A (ja) * 2004-11-16 2006-06-08 Keihin Corp 二輪車用の燃料供給装置
JP5123054B2 (ja) * 2008-05-30 2013-01-16 ヤマハ発動機株式会社 舶用燃料供給システムおよび船外機

Also Published As

Publication number Publication date
CN103174567A (zh) 2013-06-26
CN103174567B (zh) 2015-07-08
JP5607020B2 (ja) 2014-10-15
BR102012031868A2 (pt) 2015-01-20
JP2013133733A (ja) 2013-07-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7546818B2 (en) Internal combustion engine with wind exhaust duct and vehicle mounted with internal combustion engine
US8584788B2 (en) Exhaust system for motorcycle
BR102012029935B1 (pt) estrutura de tubo de freio de uma motocicleta
US9739342B2 (en) Engine balance shift
JP2007230351A (ja) 自動二輪車
BR112019017635B1 (pt) Estrutura de admissão para motores de combustão interna
BR102013000502B1 (pt) Veículo do tipo de montar
JP5874527B2 (ja) 自動二輪車の吸気制御装置
JP6149705B2 (ja) 自動二輪車の排気装置
US20170183994A1 (en) Exhaust device structure for rocking vehicle
BR102012031868B1 (pt) Dispositivo de acelerador
JP4280361B2 (ja) 自動二輪車におけるエアクリーナの吸気構造
JP2010196633A (ja) 鞍乗り型車両の吸気装置構造
BRPI0900625B1 (pt) estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta
JP2011001927A (ja) スロットルボディのカプラ配置
JP2015112948A (ja) 自動二輪車
JP2019018586A (ja) 自動二輪車の車両構造
JP6245970B2 (ja) 自動二輪車
JP4670996B1 (ja) エンジンの吸気系通路構造
JP2003120278A (ja) 自動二輪車の二次空気供給装置
BR102019004231A2 (pt) Estrutura de admissão para motores de combustão interna para uso em veículos do tipo para montar
JP6186299B2 (ja) 鞍乗り型車両の吸気構造
JP6049107B2 (ja) 鞍乗り型車両用内燃機関
JP2013096319A (ja) エンジンの排気管取付構造
JP6015720B2 (ja) 自動二輪車のフレーム構造

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HONDA MOTOR CO., LTD (JP) , KEIHIN CORPORATION (JP

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HONDA MOTOR CO., LTD (JP)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.