BR102012019517A2 - aparelho de construÇço civil - Google Patents
aparelho de construÇço civil Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012019517A2 BR102012019517A2 BR102012019517A BR102012019517A BR102012019517A2 BR 102012019517 A2 BR102012019517 A2 BR 102012019517A2 BR 102012019517 A BR102012019517 A BR 102012019517A BR 102012019517 A BR102012019517 A BR 102012019517A BR 102012019517 A2 BR102012019517 A2 BR 102012019517A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- pivot
- cable winch
- axis
- winch
- cable
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B66—HOISTING; LIFTING; HAULING
- B66D—CAPSTANS; WINCHES; TACKLES, e.g. PULLEY BLOCKS; HOISTS
- B66D1/00—Rope, cable, or chain winding mechanisms; Capstans
- B66D1/28—Other constructional details
- B66D1/36—Guiding, or otherwise ensuring winding in an orderly manner, of ropes, cables, or chains
- B66D1/365—Guiding, or otherwise ensuring winding in an orderly manner, of ropes, cables, or chains by means of pivotably mounted drums or barrels
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E02—HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
- E02F—DREDGING; SOIL-SHIFTING
- E02F9/00—Component parts of dredgers or soil-shifting machines, not restricted to one of the kinds covered by groups E02F3/00 - E02F7/00
- E02F9/20—Drives; Control devices
- E02F9/2016—Winches
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Mining & Mineral Resources (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Conveying And Assembling Of Building Elements In Situ (AREA)
- Jib Cranes (AREA)
- Earth Drilling (AREA)
Abstract
APARELHO DE CONSTRUÇçO CIVIL. A invenção refere-se a um aparelho de construção civil com um veículo de suporte, um mastro e um guincho de cabo montado no veículo de suporte, que apresenta um quadro de guincho e um tambor de cabo aí montado giratório em torno de um eixo de rotação. O guincho de cabo está montado no veículo de suporte pivotável em torno de um primeiro eixo de pivotamento com um primeiro pino de pivotamento. Está previsto ao menos um cilindro de pivotamento, com o qual o guincho de cabo é pivotável em torno do primeiro eixo de pivotamento. O primeiro pino de pivotamento é soltável para desprendimento do primeiro eixo de pivotamento e ao menos um segundo pino de pivotamento é ativável ao guincho de cabo para formação de um segundo eixo de pivotamento, que fica distanciado do primeiro eixo de pivotamento, e que o guincho de cabo é pivotável por meio do cilindro de pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL".
A presente invenção refere-se a um aparelho de construção civil, especialmente para usinagem de solo, conforme o preâmbulo da reivindicação 1.
Esse aparelho de construção civil compreende um veículo de suporte, um mastro e um guincho de cabo montado no veículo de suporte, que apresenta um quadro de guincho e um tambor de cabo nele montado giratório em torno de um eixo de rotação. O guincho de cabo está montado 10 no veículo de suporte pivotável em torno de um primeiro eixo de pivotamento com um primeiro pino de pivotamento. O aparelho de construção civil compreende um cilindro de pivotamento, com o qual o guincho de cabo é pivotável em torno do primeiro eixo de pivotamento.
Um aparelho de construção civil com um guincho pivotável entre uma posição de operação superior e uma posição de transporte recolhida é descrito na EP 1 862 636 Al. Para o pivotamento do guincho de cabo é previsto um cilindro hidráulico.
Um guincho de cabo, em que um quadro de guincho está montado pivotável por uma articulação pivotante com relação a um cavalete de 20 guincho é descrito na DE 103 43 079 B3. O eixo de pivotamento se estende transversalmente ao eixo de rotação do tambor de cabo, de modo que o tambor de cabo pode ser inclinado lateralmente, por exemplo para otimizar um ângulo de entrada de cabo do cabo no tambor de cabo.
A invenção tem por objetivo indicar um aparelho de construção civil, em que o gancho de cabo é pivotável de modo particularmente econômico e flexível.
O objetivo é alcançado, segundo a invenção, por um aparelho de construção civil com as características da reivindicação 1. Execuções preferidas da invenção estão indicadas nas reivindicações dependentes.
O aparelho de construção civil segundo a invenção é caracteri
zado pelo fato de que o primeiro pino de pivotamento é soltável para desprendimento do primeiro eixo de pivotamento e ao menos um segundo pino de pivotamento é ativável ao guincho de cabo para formação de um segundo eixo de pivotamento, que fica distanciado do primeiro eixo de pivotamento, e o guincho de cabo é pivotável por meio do cilindro de pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento.
5 Uma primeira ideia básica da invenção reside em disponibilizar
um guincho de cabo, que possa ser pivotado em torno de dois eixos de pivotamento distintos. Os dois eixos de pivotamento são distanciados entre si, isto é, não se estendem ao longo da mesma linha. De preferência, os eixos de pivotamento são transversais entre si e podem também se interceptar em um ponto.
A disponibilização de ao menos dois eixos de pivotamento distintos possibilita pivotar o guincho de cabo em direções distintas. O guincho de cabo pivotável dessa maneira ao menos em dois eixos pode, por exemplo, ser pivotado em torno do primeiro eixo de pivotamento entre uma posição 15 adiante e uma posição atrás e em torno do segundo eixo de pivotamento entre duas posições laterais.
Uma segunda ideia básica da invenção reside em disponibilizar dois eixos de pivotamento definidos. O guincho de cabo está para tanto montado no veículo de suporte por meio de ao menos duas articulações de 20 suporte soltáveis. Para formação das articulações de suporte soltáveis, cada eixo de pivotamento compreende ao menos um pino de pivotamento, que é deslocável entre uma posição de engate e uma posição solta ou de liberação. Na posição de engate, pelo pino de pivotamento é disponibilizado um apoio articulado, que pode ser liberado mediante soltura ou remoção do pino 25 de pivotamento.
Estando ambos os pinos de pivotamento em engate, então o guincho de cabo fica assim, de preferência, fixo e não pivotável. Mediante soltura de um dos pinos de pivotamento, o outro respectivo eixo de pivotamento é ativado, de modo que o guincho de cabo pode então ser pivotado 30 em torno desse eixo de pivotamento. O guincho de cabo fica assim pivotável ou em torno do primeiro ou em torno do segundo eixo de pivotamento, dependendo de qual pino de pivotamento está engatado ou solto. Segundo a invenção, o aparelho de construção civil compreende um cilindro de pivotamento para pivotamento do guincho de cabo opcionalmente em torno do primeiro eixo de pivotamento ou do segundo eixo de pivotamento. Dependendo de qual pino de pivotamento está ativado ou solto, 5 o guincho de pivotamento é pivotado mediante ativação do cilindro de pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento ou em torno do segundo eixo de pivotamento. O guincho de cabo, em função da posição dos pinos de pivotamento, é assim girável em torno do primeiro ou do segundo eixo de pivotamento. Estando ativado o primeiro pino de pivotamento e solto o se10 gundo pino de pivotamento, então o guincho de cabo é pivotado em torno do primeiro eixo de pivotamento mediante ativação do cilindro de pivotamento. Estando ativado o segundo pino de pivotamento e solto o primeiro pino de pivotamento, então o guincho de cabo é pivotado mediante ativação do cilindro de pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento.
Outra ideia básica da invenção reside assim em disponibilizar
um único cilindro de pivotamento, que é projetado para pivotamento do guincho de cabo em torno de distintos eixos de pivotamento definidos. O cilindro de pivotamento está para tanto, de preferência, montado por uma articulação esférica no veículo de suporte e/ou no guincho de cabo.
Em uma configuração preferida da invenção, o guincho de cabo
é pivotável mediante pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento entre uma posição operacional e uma posição de transporte. O eixo de rotação do guincho de cabo na posição de transporte fica de preferência mais baixo do que na posição operacional, de modo que a altura livre do aparelho 25 de construção civil pode ser reduzida mediante pivotamento do guincho de cabo para a posição de transporte. A posição operacional do guincho de cabo pode se encontrar então especialmente em uma região superior e/ou inferior e a posição de transporte em uma região inferior e/ou traseira do veículo de suporte.
De preferência, o primeiro eixo de pivotamento se estende para
lelo ao eixo de rotação do guincho de cabo. Com isso, o guincho de cabo pode ser vantajosamente pivotado entre a posição operacional e a posição de transporte. O eixo de pivotamento do guincho de cabo se estende, de preferência, transversalmente à direção longitudinal do veículo de suporte.
Em outra configuração preferida da invenção, o segundo eixo de pivotamento se estende transversalmente ao eixo de rotação do guincho de 5 cabo, de modo que o eixo de rotação pode ser inclinado mediante pivotamento do guincho de cabo em torno do segundo eixo de pivotamento. Isso possibilita bascular lateralmente o guincho de cabo, para alterar o ângulo de entrada do cabo no guincho de cabo. De preferência, o cabo é guiado por um rolo de cabo disposto no mastro. Mediante basculamento do guincho de 10 cabo, a qualidade da bobinagem quando da bobinagem do cabo pode ser melhorada e assim reduzida a carga do cabo.
A flexibilidade do aparelho de construção civil pode ser aumentada pelo fato de que o mastro é inclinável em direção lateral com relação ao veículo de suporte. O guincho de cabo pode então, em correspondência à 15 inclinação do mastro, ser pivotado em torno do segundo eixo de pivotamento e igualmente inclinado lateralmente, para adaptar a entrada do cabo ao guincho de cabo.
Para pivotamento do guincho de cabo é preferível que o cilindro de pivotamento apresente um primeiro ponto de articulação ao veículo de 20 suporte e um segundo ponto de articulação ao guincho de cabo, especialmente no quadro de guincho. De preferência, o cilindro de pivotamento compreende um alojamento de cilindro, em que está disposto o primeiro ponto de articulação, e um pistão montando deslocável no alojamento de cilindro com a haste de pistão, em que está disposto o segundo ponto de articula25 ção.
Para garantir um pivotamento do guincho de cabo por meio de um mesmo cilindro de pivotamento opcionalmente em torno do primeiro ou do segundo eixo de pivotamento, o primeiro ponto de articulação fica disposto na posição operacional do guincho de cabo de preferência abaixo do guincho de cabo.
Especialmente no que concerne à inclinação lateral do guincho de cabo em torno do eixo de pivotamento é preferível que o segundo ponto de articulação fique disposto em direção lateral do guincho de cabo fora do meio com relação ao eixo de rotação do guincho de cabo. De preferência, o segundo ponto de articulação fica distante tanto do primeiro eixo de pivotamento como também do segundo eixo de pivotamento, de modo que é pos5 sível um pivotamento do guincho de cabo em torno de ambos os eixos de pivotamento, sem articular o cilindro de pivotamento em distintos pontos ao guincho de cabo.
Especialmente no que concerne ao pivotamento do guincho de cabo em torno do primeiro eixo de pivotamento é preferível que o segundo 10 ponto de articulação em direção lateral do guincho de cabo fique disposto entre duas articulações de apoio, que formam o primeiro eixo de pivotamento do guincho de cabo. Pela articulação do cilindro de pivotamento entre as articulações de apoio ou entre duas paredes de apoio laterais é garantida uma introdução mais favorável da força quando do pivotamento em torno do 15 primeiro eixo de pivotamento.
Em princípio é possível introduzir ou remover o pino de pivotamento manualmente. Para um ajuste automatizado ou formação do primeiro e/ou do segundo eixo de pivotamento, contudo, é preferível que seja previsto ao menos um cilindro de ajuste, com o qual o primeiro pino de pivotamento 20 e/ou o segundo pino de pivotamento seja ativável e/ou soltável. O cilindro de ajuste, para tanto, de preferência está acoplado com o correspondente pino de pivotamento, para ativá-lo e/ou soltá-lo e, assim, ativar e/ou desativar a correspondente articulação de apoio.
Para o ajuste de eixos de pivotamento definidos, cada eixo de pivotamento é formado de preferência por ao menos dois pontos de apoio. Um primeiro ponto de apoio de cada eixo de pivotamento compreende então o primeiro ou segundo pino de apoio. Um segundo ponto de apoio é formado por uma outra articulação.
Um apoio vantajoso do guincho de cabo é obtido pelo fato de que é prevista uma articulação de apoio comum para o pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento e o pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento. O primeiro eixo de pivotamento se estende então, de preferência, pela articulação de apoio comum e pelo primeiro pino de pivotamento e o segundo eixo de pivotamento pela articulação de apoio comum e pelo segundo pino de pivotamento. Assim, o eixo de pivotamento respectivamente ativo pode ser disponibilizado por ativação ou soltura apenas de um único pino de pivotamento por eixo de pivotamento.
Para o pivotamento em torno de eixos de pivotamento se estendendo transversalmente entre si é preferível que a articulação de apoio comum seja uma articulação de apoio móvel em três eixos. Ela pode ser por exemplo uma articulação esférica.
É particularmente preferível que a articulação de apoio comum
apresente um pino de pivotamento com uma cabeça esférica ou uma calota esférica. Pelo pino de pivotamento com cabeça esférica ou calota esférica é disponibilizada uma articulação simples, tridimensionalmente móvel.
Em uma primeira forma de execução preferida, a articulação de apoio comum e/ou ao menos uma das articulações de apoio soltáveis pode possibilitar, adicionalmente a um movimento de rotação, um movimento de translação, para disponibilizar opcionalmente pivotamento do guincho de cabo em torno do primeiro eixo de pivotamento ou do segundo.
A invenção será ainda descrita a seguir com base em exemplos de execução preferidos, que estão representados esquematicamente no desenho em anexo. No desenho mostram:
A figura 1: uma vista lateral de um aparelho de construção civil segundo a invenção;
a figura 2: uma vista traseira de um aparelho de construção civil segundo a invenção;
a figura 3 : uma vista traseira de um aparelho de construção civil segundo a invenção com mastro pivotado lateralmente para a esquerda;
a figura 4: uma vista traseira de um aparelho de construção civil segundo a invenção com mastro pivotado lateralmente para a direita;
a figura 5: uma vista lateral de um guincho de cabo disposto na
região de popa de um aparelho de construção civil entre posição operacional e posição de transporte; a figura 6: uma vista lateral de um guincho de cabo disposto na região de popa de um aparelho de construção civil na posição de transporte;
a figura 7: uma vista de um guincho de cabo montado em um veículo de suporte a partir de baixo;
a figura 8: uma vista de um guincho de cabo montado em um ve
ículo de suporte a partir de cima.
Componentes mutuamente correspondentes são caracterizados com as mesmas referências em todas as figuras.
A figura 1 mostra um aparelho de construção civil 10 segundo a invenção, por exemplo uma perfuratriz, com um veículo de suporte 12, que apresenta um carro inferior 13 e um carro superior 14 nele montado giratório. O carro inferior 13 pode apresentar um mecanismo de translação, especialmente um mecanismo de translação de esteira.
No veículo de suporte 12 está montado pivotável um mastro 18. Em uma região dianteira do carro superior 14 se encontra, para isso, uma articulação pivotante 19. O mastro 18 é pivotável para frente e para trás e pode, por exemplo para fins de transporte, ser pivotado para uma posição dobrada, inclinada ou essencialmente horizontal.
Ademais, o mastro 18 é pivotável em direção lateral com relação 20 ao veículo de suporte 12. A figura 2 mostra o mastro em uma posição central aproximadamente vertical. Um mastro 18 lateralmente basculado está representado nas figuras 3 e 4. Com mastro 18 lateralmente basculado, por exemplo, perfurações inclinadas podem ser executadas no solo, ou podem ser produzidas perfurações perpendiculares com veículo de suporte 12 não 25 alinhado horizontalmente.
Em uma região do carro superior 14 traseira, superior, está disposto um guincho de cabo 20, para alojar um cabo 32 conduzindo ao mastro
18. O cabo 32 está guiado por um rolo de cabo 84 disposto no mastro 18 e serve, por exemplo, para a manipulação de um elemento de perfuração ou ferramenta de perfuração, de um elemento tubular ou semelhante a ser introduzido em um furo de perfuração produzido. O rolo de cabo 84 está disposto, de preferência, na cabeça do mastro. Par reduzir a altura livre do aparelho de construção civil 10, o guincho de cabo 20 é pivotável de uma posição operacional para uma posição de transporte inferior, traseira, como representado nas figuras 5 e 6. Na posição operacional, o guincho de cabo 20 se encontra essencialmente em 5 um lado superior do carro superior 14. Na posição de transporte, o guincho de cabo 20 está pivotado para uma região de popa do aparelho de construção civil 10. O guincho de cabo está posicionado atrás de uma parede traseira 16 do carro superior 14. Na região de popa atrás da parede traseira 16 podem ser dispostos durante a operação do aparelho de construção civil 10 10 pesos 82 para estabilização do aparelho de construção civil 10, como mostrado nas figuras 1 e 8.
Para o pivotamento para a posição de transporte, o guincho de cabo 20 está montado giratório em torno de um primeiro eixo de pivotamento 28. O primeiro eixo de pivotamento 28 está disposto em uma região de canto entre o lado superior e a parede traseira 16 aproximadamente vertical do carro superior 14.
O cabo de guincho 20 compreende um quadro de guincho 22, em que está montado um tambor de cabo 24 giratório em torno de um eixo de rotação 26. Para, com um mastro 18 lateralmente pivotado, manter tão 20 reduzidas quanto possível as solicitações ao cabo 32, o guincho de cabo 20 é inclinável ou basculável lateralmente em torno de um segundo eixo de pivotamento 30. Com isso, o ângulo, com o qual o cabo 32 entra no tambor de cabo 24, pode ser otimamente ajustado, para se obter uma elevada qualidade de bobinagem quando do enrolamento e desenrolamento do cabo 32. De 25 preferência, a inclinação lateral do guincho de cabo 20 corresponde então àquela do mastro 18.
O quadro de guincho 22 está montado no veículo de suporte 12 por três articulações de apoio 52, 54, 56, que formam um dispositivo de apoio 50. O dispositivo de apoio 50 compreende uma primeira articulação de 30 apoio 52 destravável ou soltável, uma segunda articulação de apoio 54 destravável ou soltável e uma articulação de apoio 56 comum, que pode estar em engate tanto quando do pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento 28 como também quando do pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento 30. O primeiro eixo de pivotamento 28 se estende pela primeira articulação de apoio 52 destravável e paralelamente ao eixo de rotação 26 do guincho de cabo 20. O segundo eixo de pivotamento 30 se esten5 de transversalmente ao primeiro eixo de pivotamento 28, por exemplo perpendicularmente ao mesmo ou inclinado entre a segunda articulação de apoio 54 destravável e a articulação de apoio 56 comum.
As articulações de apoio 52, 54 destraváveis são executadas como mancais de pino, sendo que os pinos ficam dispostos articuladamente com auxílio de um ilhós de articulação. A primeira articulação de apoio 52 destravável compreende um pino de pivotamento 62, que é ativável para a produção da união articulada. O veículo de suporte 12 apresenta, para tanto, uma placa de apoio 74 com um ilhós de apoio 76 e o quadro de guincho 22 um ilhós de apoio 78. O primeiro pino de pivotamento 62 é inserível nos ilhoses de apoio 76, 78. De modo correspondente, a segunda articulação de apoio 54 destravável apresenta um segundo pino de pivotamento 64, que é inserível em correspondentes ilhoses de apoio 76, 78 no veículo de suporte 12 e no quadro de guincho 22. De preferência, a primeira articulação de apoio 52 é uma articulação pivotável em um só eixo. A segunda articulação 54 de apoio pode ser uma articulação pivotável de um eixo ou também uma articulação pivotável de dois eixos e, por exemplo, compreender um pino de articulação com calota esférica.
A articulação de apoio 56 comum compreende um terceiro pino de pivotamento 66, que é formado de preferência com calota e pode ser de25 signado como pino articulado giratório de dois eixos. Esse pino de pivotamento 66 tridimensionalmente móvel possibilita um pivotamento do guincho de cabo 20 em torno de ambos os eixos de pivotamento 28, 30. A articulação de apoio 56 comum e/ou a segunda articulação de apoio 54 soltável pode também possibilitar movimentos de translação.
A articulação de apoio 56 forma uma região de apoio 70 diantei
ra do guincho de cabo 20. As articulações de apoio 52, 54 formam uma região de apoio 72 traseira. Todas as articulações de apoio 25, 54 e 58 formam pontos de apoio do guincho de cabo 20.
Além disso, em um ponto de apoio do guincho de cabo 20 pode estar previsto um dispositivo de travamento 58, por exemplo com pino de travamento, para travar o guincho de cabo 20 na posição operacional. As articulações de apoio 53, 54, 56 e o dispositivo de travamento 58 estão dispostos, de preferência, nos cantos de um retângulo.
Para o travamento e/ou destravamento das articulações de apoio 52, 54 ou para ativação e/ou soltura dos pinos de pivotamento 52, 64, pode ser previsto um cilindro de ajuste 80.
Para um pivotamento ativo do guincho de cabo 20, o aparelho
de construção civil 10 compreende um cilindro de ajuste ou cilindro de pivotamento 40, que é executado como cilindro hidráulico e apresenta um alojamento de cilindro 46, em que um pistão com uma haste de pistão 48 é deslocável longitudinalmente. O alojamento de cilindro 46 está articulado ao 15 veículo de suporte, enquanto que a haste de pistão 48 está articulada ao quadro de guincho 22 do guincho de cabo 20. Nos correspondentes pontos de articulação 42, 44 podem ser previstas articulações esféricas.
O primeiro ponto de articulação 42 do cilindro de pivotamento 40 no veículo de suporte 10 se encontra abaixo do primeiro eixo de pivotamento 28. O segundo ponto de articulação 44 no quadro de guincho 22 se encontra entre chapas de quadro laterais ou paredes de apoio 23 do quadro de guincho 22 e em direção lateral entre as articulações de apoio 52, 56.
Para poder produzir com o cilindro de pivotamento 40 também um basculamento lateral do guincho de cabo 20, o segundo ponto de articu25 lação 44 fica disposto fora do segundo eixo de pivotamento 30 do guincho de cabo 20. O segundo ponto de articulação 44 se encontra, nas formas de execução representadas, em uma região lateral do guincho de cabo 20, portanto assimetricamente ou fora do centro entre as paredes de apoio 23 do quadro de guincho 22.
Para poder dobrar o guincho de cabo 20 para o transporte com
pletamente em torno de seu primeiro eixo de pivotamento 28, voltado para a popa do carro superior, o guincho de cabo 20 por meio do cilindro de pivotamento 40 na posição operacional inicialmente é levado a uma posição central e, em seguida, é travado o primeiro pino de pivotamento 52 do suporte 72 traseiro. Mediante destravamento do suporte 70 dianteiro, especialmente do segundo suporte de pino com a articulação de apoio 54, com auxílio do 5 cilindro de pivotamento 40 o guincho de cabo 20 pode ser completamente basculado em torno do eixo de pivotamento 28 traseiro, de modo que o guincho de cabo 20 para o transporte do aparelho de construção civil 10 vem a se situar atrás do carro superior.
No total, com o dispositivo segundo a invenção é disponibilizado um pivotamento simples e econômico do guincho de cabo em torno de dois eixos de pivotamento distintos, definidos.
Claims (11)
1. Aparelho de construção civil, especialmente para usinagem de solo, com - um veículo de suporte (12), - um mastro (18) e - um guincho de cabo (20) montado no veículo de suporte (12), que apresenta um quadro de guincho (22) e um tambor de cabo (24) aí montado giratório em torno de um eixo de rotação (26), sendo que -o guincho de cabo (20) está montado no veículo de suporte (12) pivotável em torno de um primeiro eixo de pivotamento (28) com um primeiro pino de pivotamento (62) e - está previsto ao menos um cilindro de pivotamento (40), com o qual o guincho de cabo (20) é pivotável em torno do primeiro eixo de pivotamento (28), caracterizado pelo fato de que o primeiro pino de pivotamento (62) é soltável para desprendimento do primeiro eixo de pivotamento (28) e ao menos um segundo pino de pivotamento (64) é ativável ao guincho de cabo (20) para formação de um segundo eixo de pivotamento (30), que fica distanciado do primeiro eixo de pivotamento (28), e que o guincho de cabo (20) é pivotável por meio do cilindro de pivotamento (40) em torno do segundo eixo de pivotamento (30).
2. Aparelho de construção civil de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro eixo de pivotamento (28) se estende paralelo ao eixo de rotação (26) do guincho de cabo (20).
3. Aparelho de construção civil de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o segundo pino de pivotamento (30) se estende transversalmente ao eixo de rotação (26) do guincho de cabo (20).
4. Aparelho de construção civil de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o cilindro de pivotamento (40) apresenta um primeiro ponto de articulação (42) no veículo de suporte (12) e um segundo ponto de articulação (44) no guincho de cabo (20).
5. Aparelho de construção civil de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o primeiro ponto de articulação (42) está disposto em uma posição operacional do guincho de cabo (20) abaixo do guincho de cabo (20).
6. Aparelho de construção civil de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o segundo ponto de articulação (44) está disposto em direção lateral do guincho de cabo (20) fora do meio com relação ao eixo de rotação (26) do guincho de cabo (20).
7. Aparelho de construção civil de acordo com uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que o segundo ponto de articulação (44) está disposto em direção lateral do guincho de cabo (20) entre duas articulações de apoio (52, 56), que formam o primeiro eixo de pivotamento (28) do guincho de cabo (20).
8. Aparelho de construção civil de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que está previsto ao menos um cilindro de ajuste (80), com o qual o primeiro pino de pivotamento (62) e/ou o segundo pino de pivotamento (64) são ativáveis e/ou soltáveis.
9. Aparelho de construção civil de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que é prevista uma primeira articulação de apoio (56) para o pivotamento em torno do primeiro eixo de pivotamento (28) e o pivotamento em torno do segundo eixo de pivotamento (30).
10. Aparelho de construção civil de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a articulação de apoio (56) comum é uma articulação de apoio móvel de três eixos.
11. Aparelho de construção civil de acordo com reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a articulação de apoio (56) comum apresenta um pino de pivotamento (66) com uma cabeça esférica.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP11006585.1A EP2557064B1 (de) | 2011-08-10 | 2011-08-10 | Bauarbeitsgerät |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012019517A2 true BR102012019517A2 (pt) | 2013-07-16 |
Family
ID=44650816
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012019517A BR102012019517A2 (pt) | 2011-08-10 | 2012-08-03 | aparelho de construÇço civil |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2557064B1 (pt) |
CN (1) | CN102953680B (pt) |
BR (1) | BR102012019517A2 (pt) |
RU (1) | RU2523248C2 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
RU169485U1 (ru) * | 2015-10-05 | 2017-03-21 | Марат Магсумович Юдаев | Трубоукладчик |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE1219650B (de) * | 1961-12-08 | 1966-06-23 | Lebus Royalty Company | Seilfuehrung mit einer Ausgleichsvorrichtung |
DD256500A1 (de) * | 1986-12-31 | 1988-05-11 | Schwermasch Kirow Veb K | Windwerk |
DE19964356B4 (de) * | 1999-11-12 | 2004-07-01 | Terex-Demag Gmbh & Co. Kg | Vorrichtung zur Anordnung eines Zusatzhubwerkes an einen Kran |
DE10197187B4 (de) * | 2001-12-13 | 2006-01-12 | Föckersperger, Walter | Seilwindenanordnung mit verschwenkbarer Seilwinde |
DE10343079B3 (de) | 2003-09-17 | 2005-05-19 | Bauer Maschinen Gmbh | Winde für eine Baumaschine |
ATE494451T1 (de) | 2006-06-02 | 2011-01-15 | Bauer Maschinen Gmbh | Bauarbeitsgerät, insbesondere bohrgerät |
-
2011
- 2011-08-10 EP EP11006585.1A patent/EP2557064B1/de not_active Not-in-force
-
2012
- 2012-06-21 RU RU2012125762/03A patent/RU2523248C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2012-08-03 BR BR102012019517A patent/BR102012019517A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2012-08-10 CN CN201210283727.6A patent/CN102953680B/zh not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2557064B1 (de) | 2016-04-20 |
CN102953680B (zh) | 2016-01-13 |
EP2557064A1 (de) | 2013-02-13 |
RU2012125762A (ru) | 2013-12-27 |
CN102953680A (zh) | 2013-03-06 |
RU2523248C2 (ru) | 2014-07-20 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2357634T3 (es) | Máquina de construcción, particularmente perforadora. | |
CN101070135B (zh) | 起重机及其起重臂俯仰装置 | |
BR112021011777A2 (pt) | Cabeçote de colheitadeira equipado com um sistema de transporte de cabeçote automatizado e mecanismo de direção de cabeçote | |
US20110084457A1 (en) | Modular rough terrain vehicle | |
FI80923C (fi) | Tillsats foer hjullastare och liknande maskiner. | |
BR112015030281B1 (pt) | Disposição e método para permitir movimento giratório entre o eixo duplo ou de trator e o corpo de veículo | |
JP4472763B2 (ja) | 建機車輌 | |
JP2006206233A5 (pt) | ||
JP2006206233A (ja) | 移動式クレーンの伸縮ブームの横撓み抑制装置 | |
BR102012019517A2 (pt) | aparelho de construÇço civil | |
BR112021011659A2 (pt) | Plataforma combinada equipada com um sistema de transporte automatizado de plataforma | |
PT1361104E (pt) | Mecanismo para banco e volante de direcção ajustáveis em altura, em particular para um veículo blindado | |
US12065335B2 (en) | Vehicle crane with a boom that can be luffed by two luffing cylinders | |
BR112021011601A2 (pt) | Plataforma de corte equipada com um sistema de transporte automatizado de plataforma e barra de tração | |
WO2019129931A1 (en) | Arrangement and method for levelling a cab of a work machine | |
JP2012143306A (ja) | 自動車積載消防機器昇降装置 | |
JPH0748088A (ja) | 吊荷監視カメラつきクレーン車 | |
JP2017202264A (ja) | 車椅子収容装置 | |
CN1666913A (zh) | 铁道车辆用的板装置 | |
CN218261655U (zh) | 作业机械的机体及作业机械 | |
JPS63227481A (ja) | バツクホウ | |
JP4191955B2 (ja) | クレーン装置のジブ格納機構 | |
JP3043964B2 (ja) | リーダ支持装置 | |
WO2022124097A1 (ja) | クレーン | |
JP2003171093A (ja) | 高所作業用バケット装置及びそれを使用した高所作業機 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law | ||
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |