BR0304179B1 - Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta - Google Patents

Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BR0304179B1
BR0304179B1 BRPI0304179-4B1A BR0304179A BR0304179B1 BR 0304179 B1 BR0304179 B1 BR 0304179B1 BR 0304179 A BR0304179 A BR 0304179A BR 0304179 B1 BR0304179 B1 BR 0304179B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
remote control
handlebar
switch
motorcycle
bracket
Prior art date
Application number
BRPI0304179-4B1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0304179A (pt
Inventor
Takeshi Konno
Akira Komaki
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BR0304179A publication Critical patent/BR0304179A/pt
Publication of BR0304179B1 publication Critical patent/BR0304179B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/01Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles operating on vehicle systems or fittings, e.g. on doors, seats or windscreens
    • B60R25/04Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles operating on vehicle systems or fittings, e.g. on doors, seats or windscreens operating on the propulsion system, e.g. engine or drive motor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62HCYCLE STANDS; SUPPORTS OR HOLDERS FOR PARKING OR STORING CYCLES; APPLIANCES PREVENTING OR INDICATING UNAUTHORIZED USE OR THEFT OF CYCLES; LOCKS INTEGRAL WITH CYCLES; DEVICES FOR LEARNING TO RIDE CYCLES
    • B62H5/00Appliances preventing or indicating unauthorised use or theft of cycles; Locks integral with cycles
    • B62H5/08Appliances preventing or indicating unauthorised use or theft of cycles; Locks integral with cycles preventing the drive
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C9/00Individual registration on entry or exit
    • G07C9/00174Electronically operated locks; Circuits therefor; Nonmechanical keys therefor, e.g. passive or active electrical keys or other data carriers without mechanical keys
    • G07C9/00182Electronically operated locks; Circuits therefor; Nonmechanical keys therefor, e.g. passive or active electrical keys or other data carriers without mechanical keys operated with unidirectional data transmission between data carrier and locks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO ANTI-ROUBO EM UMA MOTOCICLETA".
Descrição Detalhada da Invenção Campo Técnico da Invenção A presente invenção refere-se a um dispositivo anti-roubo em uma motocicleta, em particular refere-se a um dispositivo anti-roubo no qual a perda de um controle remoto pode ser evitada e um motor pode dar a par- tida prontamente em uma motocicleta do tipo em que permite-se que a parti- da do motor use o controle remoto. Técnica Anterior Um dispositivo anti-roubo de um veículo no qual se permite a partida do motor recebendo-se um sinal de controle transmitido da parte ex- terna de um veículo por um controle remoto no lado do veículo e discrimi- nando o sinal de controle é conhecido.
No pedido de modelo de utilidade publicado japonês n° 2558117, um dispositivo anti-roubo é exibido no qual uma unidade de operação e um painel de dez chaves são providos em uma motocicleta, ou em um veículo de três rodas, é dada entrada em um cartão que armazena um número do registro de corpo e o código do botão de ignição do motor e um botão de luz é inserido na unidade de operação, próximo ao código usando-se o painel dez chaves e a partida motor é permitida apenas quando o código de entra- da coincide com o código armazenado no cartão.
Uma vez que a partida do motor não é permitida se o controle remoto não for usado de acordo com o dispositivo anti-roubo que adota o controle remoto e a partida do motor não é permitida até que o cartão seja usado e, ainda, é dada entrada no código de acordo com o dispositivo anti- roubo que adota o cartão, pode-se evitar o roubo do veículo.
PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELA INVENÇÃO
Porém, em um dispositivo anti-roubo que apenas adota um con- trole remoto, um controle remoto pode ser perdido por causa da vibração quando em operação, e pode acontecer que a partida do motor é desarma- da.
Além disso, no dispositivo anti-roubo apresentado no pedido de modelo de utilidade publicado japonês n° 2558117, conforme um usuário insere um cartão em uma unidade de operação quando o usuário monta na motocicleta e depois, quando é requerido que dê entrada em um código u- sando-se o painel de dez chaves , impõe-se um peso ao usuário. Além dis- so, também há o problema de que dar entrada no código é algo que leva tempo e não se pode dar partida ao motor tão rapidamente. É desejável que as etapas referentes à partida de um motor sejam reduzidas do ponto de vista da comerciabilidade. A invenção é feita para solucionar o problema e o objeto é pro- ver um dispositivo anti-roubo de um tipo em que a partida de um motor é permitida usando-se um controle remoto no qual a perda do controle remoto pode ser evitada e o motor pode ser prontamente iniciado em uma motoci- cleta.
MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
Para solucionar o problema, a invenção se baseia em um dispo- sitivo anti-roubo provido de um controle remoto que transmite um sinal de liberação por rádio, um receptor que recebe o sinal de liberação do controle remoto e um controlador que julga se a ID incluída no sinal de liberação co- incide com a ID registrada anteriormente, ou não permite a partida do motor caso o controlador julgue que são coincidentes em uma motocicleta e é pri- meiro caracterizado pelo fato de que um suporte que é provido no lado da motocicleta e retém o controle remoto, o meio de detecção que é provido ao controle remoto, detecta que o controle remoto é inserido no suporte e libera um sinal de detecção de inserção e um meio de transmissão que é provido ao controle remoto e transmite o sinal de liberação quando se dá entrada ao sinal de detecção de inserção são suporte.
Além disso, a invenção é, em segundo lugar, caracterizada pelo fato de que o suporte é provido próximo a um botão principal.
Além disso, a invenção é, em terceiro lugar, caracterizada pelo fato de que um indicador para levar um motorista a remover o controle remo- to é provido e o controlador opera o indicador quando um botão principal é desligado e o controle remoto permanece inserido no retentor.
Além disso, a invenção é caracterizada, em quarto lugar, pelo fato de que o suporte é disposto próximo ao indicador.
De acordo com a primeira característica, a perda do controle re- moto pode ser evitada e pode-se dar prontamente partida ao motor.
Além disso, de acordo com a segunda característica, a operação do botão principal requerida para dar partida ao motor pode ser feita de mo- do suave.
Além disso, de acordo com uma terceira característica, é indica- do que o controle remoto não foi removido e o usuário pode ser levado a remover o controle remoto.
Além disso, de acordo com uma quarta característica, pode-se indicar eficazmente que o controle remoto deixa de ser removido.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral que mostra a aparência de uma motocicleta do tipo scooter à qual um dispositivo anti-roubo, de acordo com a invenção, é aplicado; A figura 2 é uma vista dianteira que mostra a configuração pró- xima ao revestimento do guidão, conforme mostrada na figura 1; A figura 3 é uma vista seccional que mostra um exemplo concre- to de uma chave de controle remoto e um suporte de controle remoto; A figura 4 é um diagrama em bloco que mostra um exemplo concreto dos circuitos construídos na chave de controle remoto; A figura 5 é um fluxograma que mostra a operação da chave do controle remoto; A figura 6 é um diagrama de circuito em bloco que mostra um exemplo de um controlador; A figura 7 são diagramas esquemáticos que mostram um exem- plo de um mecanismo de fechamento do guidão e um ativador de fechamen- to do guidão; A figura 8 é uma vista lateral que mostra a aparência de outra motocicleta do tipo scooter à qual a invenção pode ser aplicada; A figura 9 mostra um exemplo transformado de uma chave de controle remoto; A figura 10 é uma vista dianteira que mostra outro exemplo da configuração próxima ao revestimento do um guidão; A figura 11 são vistas dianteiras que mostram exemplos da con- figuração próxima a um revestimento do guidão, incluindo um indicador; A figura 12 é um diagrama de tempo que mostra informações de voz; e A figura 13 é um diagrama de bloco que mostra um exemplo transformado no qual a extração de uma chave de controle remoto é infor- mada.
MODO PARA EFETUAR A INVENÇÃO
Com referência aos desenhos, as modalidades preferidas da invenção serão descritas em detalhes abaixo. A figura 1 é uma vista lateral que mostra a aparência de uma motocicleta do tipo scooter à qual o disposi- tivo do tipo anti-roubo da invenção se aplica. Porém, uma tampa para um módulo de travamento do guidão é omitida. Conforme mostrado na figura 1, a parte dianteira 1 do corpo e a parte traseira 2 do corpo são acopladas via um chão baixo 3 e o esqueleto das partes é formado por uma estrutura de corpo substancialmente composta de um tubo baixo e um tubo principal. A parte dianteira 1 do corpo, a parte traseira 2 do corpo e o chão 3 são cobertos com uma tampa dianteira 4, uma tampa de corpo 5 e uma tampa central 6. Na parte dianteira 1 do corpo, um guidão 7 é provido acima de uma parte de direção com o guidão sustentado pela parte de direção, um garfo dianteiro 8 estende-se para baixo e uma roda dianteira 9F é suportada por sua extremidade inferior. Uma parte superior do guidão 7 é coberta com um revestimento do guidão 10 que também funciona como um painel instru- mental. A parte de direção, o garfo dianteiro 8 e o guidão 7 formam meios de direção.
Partes salientes do guidão 7 salientam-se do revestimento gui- dão 10 em uma direção lateral do corpo e espelhos laterais 11L (HR)salientam-se para cima. Em relação ao meio de direção, é provido o módulo de travamento do guidão 12 para fechar o guidão 7. O módulo de travamento do guidão 12 será descrito ainda em maiores detalhes.
Um tanque de combustível e uma caixa de alojamento são pro- vidos, suportados pelo tubo principal dentro da tampa do corpo 5. Além dis- so, um motor de quatro ciclos, de cilindro único, é montado via uma unidade oscilante. Uma transmissão do tipo de correia, continuamente variável, 13, é disposta na parte traseira do motor e uma roda traseira 9R é suportada por um mecanismo de redução de velocidade 14 provido na parte traseira da transmissão continuamente variável via uma embreagem centrífuga. Uma almofada traseira 15 é inserida entre a extremidade superior do mecanismo de redução de velocidade Meo tubo principal.
Um assento 16 é provido acima da tampa do corpo 5 com o as- sento cobrindo a caixa de alojamento. O assento 16 pode ser elevado e a caixa de alojamento abaixo do assento pode alojar um capacete e outros.
Um dispositivo de placa de número 17, o espaço de carregamento e um farol traseiro são providos à parte traseira da tampa do corpo 5. Um tubo de en- trada, um carburador e um limpador de ar também são dispostos em cone- xão com o motor, porém, não são mostrados na figura 1. A figura 2 é uma vista dianteira que mostra a configuração da parte próxima ao revestimento do guidão 10 mostrado na figura 1 que tam- bém funciona como o painel de velocidade. O painel de velocidade 21 e as comutações 22 para o farol e o pisca-pisca são dispostos no revestimento do guidão 10, as partes salientes do guidão 10 são salientes na direção lateral do corpo e os espelhos laterais 11L, 11R são salientes para a parte de cima. O painel dianteiro do módulo de travamento do guidão 12 é loca- lizado fora de uma parte interna da tampa dianteira 4 e uma comutação prin- cipal 23 e um suporte de controle remoto 24 são aqui integrados. O suporte de controle remoto 24 é configurado de modo que um controle remoto (dora- vante denominado de chave de controle remoto) A é inserido e mantido. O suporte de controle remoto 24 é em forma de uma fenda no/do qual a chave de controle remoto A é inserida/retirada, por exemplo.
Um controlador, um ativador de fechamento do guidão e um me- canismo de fechamento do guidão são construídos no módulo de travamento do guidão 12 além da comutação principal 23 e do suporte de controle remo- to 24. A chave de controle remoto A é provida de um botão de fecha- mento a, um circuito elétrico e uma bateria para transmitir um sinal de fe- chamento incluindo ID específica no caso de botão de fechamento a é pres- sionado, conforme mostrado na figura 1. Além disso, a chave e controle re- moto A é provida de um meio de transmissão para transmitir um sinal de destravamento quando a chave do controle remoto é inserida no suporte de controle remoto 24, porém, os detalhes serão descritos posteriormente. A figura 3 é uma vista seccional que mostra um exemplo concre- to da chave de controle remoto A e o suporte de controle remoto 24. Dentro do suporte de controle remoto 24, a comutação detecção de ajuste de con- trole remoto 31 que detecta que a chave de controle remoto A é inserida no suporte de controle remoto 24 e um ímã 32 são providos. A detecção pela comutação de detecção de ajuste de controle remoto 31 é usada para exibir "esqueceu de remover a chave do controle remoto A" e caso uma condição de esquecer de remover a chave de controle remoto não for mostrada, a comutação de detecção do ajuste de controle remoto também pode ser omi- tida. A comutação 31 não é limitada a uma comutação do tipo de contato e uma comutação de proximidade de outro tipo também pode ser usada.
Nesse ínterim, uma comutação de ímã 33, tal como uma comu- tação do tipo palheta e uma comutação Hall , um bloco de circuito de trans- missão 34 e uma bateria 35 são construídos na chave de controle remoto A e quando a chave de controle remoto é inserida no suporte de controle re- moto 24 e a comutação de ímã 33 é ligada pelo ímã 32, o bloco de circuito de transmissão 34 é operado e um sinal de destravamento é transmitido fora como um sinal de rádio. A figura 4 é um diagrama de bloco que mostra um exemplo con- creto de um circuito construído na chave de controle remoto A. Esse circuito inclui CPU 41, meios de armazenagem 42, tais como um EEPROM que ar- mazena ID específica, um circuito de transmissão RF 43, uma antena 44, uma comutação tátil 45, um circuito de suprimento de energia 46, a comuta- ção de ímã 33 e a bateria 35. A comutação de ímã 33 e a bateria 35 são e- quivalentes à comutação de ímã 33 e a bateria 35, respectivamente mostra- da na figura 3 e a comutação tátil 45 é ligada quando o botão de fechamento a mostrado na figura 1 é pressionado. A figura 5 é um fluxograma que mostra a operação da chave de controle remoto A. Em primeiro lugar, caso se julgue, em uma etapa S1 e em uma etapa S2, que tanto a comutação de ímã 33 quanto a comutação tátil 45 não são ligadas, o processamento prossegue para uma etapa S3, a CPU 41 é feita em um modo STOP e é feita em uma condição SLEEP. Nessa condi- ção, quando a comutação de ímã 33 ou a comutação tátil 45 é ligada, o pro- cessamento prossegue para uma etapa S4, a CPU 41 é ativada e é feita em um modo RUN.
Em seguida, em uma etapa S5, julga-se se a comutação de ímã 33 é ligada ou não, isto é, se a chave de controle remoto A é inserida no su- porte de controle remoto 24 ou não. Nesse caso, para eliminar o julgamento errado, caso uma condição ON (ligada)seja detectada no processamento de interrupção continuamente três vezes, julga-se que a comutação de ímã 33 seja ligada.
Na etapa S5, julga-se que a comutação de ímã 33 seja ligada, o processamento prossegue para uma etapa S6 e um sinal de destravamento é transmitido. O sinal de destravamento inclui uma ID armazenada no meio de armazenagem 42, a ID é gerada na CPU 41 e é transmitida da antena 44 via o circuito de transmissão RF 43.
Caso a comutação de ímã 33 não seja ligada, julga-se se a co- mutação tátil 45 foi ligada ou não, isto é, se o botão de fechamento a é pres- sionado, ou não, em uma etapa S7. Também nesse caso, para eliminar jul- gamento errôneo, caso uma condição ON seja detectada no processamento de interrupção contínua três vezes, julga-se que a comutação tátil 45 seja ligada.
Na etapa S7, caso seja julgado que a comutação tátil 45 é liga- da, o processamento prossegue para uma etapa S8 e um sinal de travamen- to é transmitido. O sinal de travamento também pode incluir ID diferente da Dl em um sinal de destravamento, a ID é gerada na CPU 41 e transmitida da antena 44 via o circuito de transmissão RF 43. A figura 6 é um diagrama de circuito de bloco que mostra um exemplo do controlador construído no módulo de travamento do guidão 12. O controlador 60 inclui CPU 61 como um dispositivo de controle, um receptor de controle remoto RF 62 que recebe um sinal de travamento, ou um sinal de destravamento transmitido da chave de controle remoto A, um circuito de entrada de comutação 63 para dar entrada na detecção por uma comutação de detecção de travamento, uma comutação de detecção de destravamento, uma comutação de deteção de ajuste de controle remoto 31 e uma comuta- ção principal 23 para a CPU 61, um meio de armazenagem 64, de modo tal que EEPROM que armazena ID registrada, um circuito de acionamento de ativador 65, um circuito de acionamento de relé principal 66, um relé princi- pal 67 e um circuito de suprimento de potência 68 que supre potência da batería para a CPU 61 e o receptor de controle remoto RF 62. O circuito de acionamento de ativador 65 aciona o ativador de travamento do guidão caso a CPU 61 julgue que a ID incluída em um sinal de destravamento transmitido da chave de controle remoto A é coincidente com a ID registrada e libera o travamento do guidão. Além disso, o circuito de acionamento de relé principal 66 é operado. O relé principal 67 é aciona- do caso o circuito de acionamento de relé principal 66 seja operado e a co- mutação principal 23 seja ligada, supre energia para o equipamento elétrico, incluindo um meio de ignição e permite a partida do motor. A figura 7 é um diagrama esquemático que mostra um exemplo do ativador de fechamento do guidão e um mecanismo de fechamento do guidão construído no módulo de travamento do guidão 12. A figura 7A mos- tra uma condição na qual o travamento do guidão é liberado e a figura 7B mostra uma condição na qual o guidão é fechado. Quando a extremidade do pino de travamento 71 não se salienta de uma conexão para uma estrutura 72, mostra uma condição de liberação de fechamento do guidão (7A)e quando a extremidade de um pino de fechamento é saliente, mostra uma condição fechada do guidão (7B).
Quando um motor 73, como o ativador de fechamento do guidão é girado, o pino de travamento 71 é acionado lateralmente na figura 7 via uma engrenagem de anel 74 e uma engrenagem interna 75 forma, respecti- vamente, o mecanismo de redução de velocidade. Quando o pino de trava- mento 71 é liberado, uma comutação de deteção de destravamento 76 é operada por sua peça saliente e em uma condição fechada, uma comutação de detecção de travamento 77 é operada. É dada entrada na detecção por essas comutações de detecção 76, 77 para a CPU 51 mostrada na figura 5 para mostrar que um guidão está fechado.
Na figura 7, a comutação principal 23 operada com um botão 78 e o suporte de controle remoto 24 em uma condição na qual a chave de con- trole remoto A é inserida também são mostrados e dispostos no painel dian- teiro 79 do módulo de travamento do guidão 12. A seguir, a operação do dispositivo de anti-roubo provida com o módulo de travamento do guidão 12 será descrita. Suponha-se que o veículo é parado, o guidão 7 é fechado pela protuberância do pino de fechamento 71, o relé principal 67 é desligado e nenhuma energia é suprida ao equipa- mento elétrico, tal como a ignição. Nessa condição, quando um usuário inse- re a chave de controle remoto A no suporte de controle remoto 24 do módulo de travamento do guidão 12, a comutação de ímã 33 detecta o magnetismo no ímã 32 e é ligado, a CPU 41 gera um sinal de destravamento incluindo ID armazenada no meio de armazenagem 42. O sinal de destravamento é transmitido fora, a partir da antena 44 via o circuito de transmissão RF 43 como um sinal de rádio. O sinal de destravamento transmitido da chave de controle re- moto A é recebido pelo receptor de controle remoto RF 62 do controlador 60 no módulo de travamento do guidão 12 e é dada entrada na CPU 61. A CPU 61 se encaixa na Dl incluída no sinal de destravamento e a ID registrada armazenada no meio de armazenagem 64 com antecedência, opera o circui- to de acionamento do ativador 65 e aciona o motor 73 caso a CPU julgue que ambos são coincidentes e faz o pino de travamento saliente 71 recuar.
Aqui, o fechamento do guidão é liberado e é dada entrada à detecção pela comutação de detecção de destravamento 76 à CPU 61 via o circuito de en- trada de comutação 63.
Além disso, o circuito de acionamento de relé principal 66 é ope- rado, quando a comutação principal 23 é ligada nessa condição, o relé prin- cipal 67 é acionado, a energia é suprida ao equipamento elétrico, incluindo a ignição e é ativada a partida do motor.
Quando o veículo é acionado, a chave de controle remoto A é mantida em uma condição na qual a chave do controle remoto é inserida no suporte de controle remoto 24 e não há receio de que a chave de controle remoto A seja perdida. Além disso, se a chave de controle remoto A é inseri- da no suporte de controle remoto 24, o motor pode ser iniciado imediatamen- te e a partida do motor é permitida por meio de uma fácil operação, a partida é satisfatória.
Quando o motor é parado, primeiramente a comutação principal 23 é desligada e o relé principal 67 é desligado. A seguir, quando a chave de controle remoto A é retirada do suporte de controle remoto 24 e o botão de travamento é pressionado, a comutação tátil 45 é ligada e um sinal de tra- vamento é transmitido da chave de controle remoto A.
Quando o sinal de travamento da chave de controle remoto A é recebido pelo receptor RF 62 do controlador 60 no módulo de travamento do guidão 12, o circuito de acionamento do ativador 65 faz o motor 73 girar con- tra, faz o pino de fechamento 71 se salientar e faz com que o guidão fique em uma condição fechada. A figura 8 é uma vista lateral que mostra a aparência de uma motocicleta do tipo scooter na qual o fechamento de um assento 16 é libera- do pressionando-se um botão b de abertura de assento de uma chave de controle remoto A e uma coisa pode ser posta em/retirada de uma caixa de alojamento e a invenção também pode ser aplicada a tal motocicleta do tipo scooter. O mesmo número de referência é alocado à mesma parte, ou a uma parte similar como mostrado na figura 1. A operação quando a chave de controle remoto A é inserida no suporte de controle remoto 24 e a operação no caso de um botão de fecha- mento a ser pressionado são as mesmas mostradas na figura 1. Quando o botão b de abertura de assento é pressionado, a comutação correspondente é ligada e um sinal de abertura de assento gerado pela CPU 41 embutida é transmitido.
Quando o sinal de abertura de assento da chave de controle re- moto A é recebido por um receptor 62 RF de um controlador 60 em um mó- dulo de travamento do guidão 12 e a ID incluída no sinal recebido é coinci- dente com a ID registrada, um ativador de assento 81 é acionado, o fecha- mento do assento por um captador de assento 82 é liberado e o assento 16 pode ser aberto. Aqui, uma coisa pode ser posta/retirada da caixa de aloja- mento abaixo do assento. Como a chave de controle remoto A é mantida no suporte de controle remoto 24 quando o veículo é acionado, o confinamento da chave de controle remoto na caixa de alojamento é reduzido.
As modalidades da invenção foram descritas acima, porém, na invenção, várias variações são permitidas. Por exemplo, é descrito acima que a chave de controle remoto A é provida com o botão de fechamento a, porém, se um sinal de fechamento é automaticamente transmitido da chave de controle remoto A quando a chave de controle remoto A é retirada do su- porte de controle remoto 24 e a comutação de ímã 33 é desligada, o botão de fechamento a pode ser omitido.
Além disso, conforme mostrado na figura 9, um recorte 91 é pro- vido para uma chave de controle remoto A e uma parte de encaixe encaixa- da no recorte 91 também pode ser provida para um suporte de controle re- moto 24 de um módulo de travamento do guidão 12. Conforme descrito aci- ma, como na configuração em que o recorte 91 é provido à chave de contro- le remoto A e à parte de encaixe encaixada no recorte 91 é provida no su- porte de controle remoto 24, a chave A de controle remoto A pode ser mais firmemente mantida, a configuração é útil para manter a chave de controle remoto A em uma motocicleta, a vibração da mesma, quando em movimen- to, é particularmente grande. A figura 9 mostra um exemplo no qual apenas o botão b de abertura de assento é provido à chave de controle remoto A. O exemplo que a comutação principal 23 e o suporte de controle remoto 24 são integrados com o módulo de travamento do guidão 12 é des- crito acima, de acordo com essa configuração, o aumento do custo e tama- nho pode ser miniaturizado e o módulo de travamento do guidão pode ser montado sem mudar os dispositivos no lado do veículo, ou com uma mudan- ça mínima, porém, um local no qual a comutação principal 23 e o suporte de controle remoto 24 são instalados não é limitado ao módulo de travamento do guidão 12 e podem ser providos a um local adequado do corpo.
Afigura 10 mostra um exemplo no qual uma comutação principal 23 é provida próxima ao cabo de segurar de um revestimento do guidão 10 e um suporte de controle remoto 24 é provido próximo à comutação principal 23. A operação da comutação principal 23, uma vez que a chave de controle remoto A é inserida, pode ser suavizada provendo-se o suporte de controle remoto 24 próximo à comutação principal 23 e isso é vantajoso. Além disso, pode-se dar partida facilmente a um motor provendo-se a chave de controle remoto e o suporte de controle remoto próximo ao cabo de segurar do gui- dão é adquirido.
Além disso, um indicador para informar a um usuário que ele esqueceu de retirar a chave de controle remoto A do suporte de controle re- moto 24 também pode ser provido em um painel de velocidade 21 e o supor- te de controle remoto 24 também pode ser provido próximo ao painel de ve- locidade 21, ou próximo ao indicador no painel de velocidade. A figura 11A mostra um exemplo no qual uma comutação 23 é provida em um revestimento do guidão 10, um indicador 111 para informar a um usuário que ele esqueceu de retirar a chave de controle remoto A do su- porte de controle remoto 24 é provido em um painel de velocidade 21 e ain- da, o suporte de controle remoto 24 é provido próximo ao painel de veloci- dade 21. Afigura 11B mostra um exemplo no qual uma comutação principal 23 é provida em um revestimento do guidão 10, um indicador 111 é provido em um painel de velocidade 21 e ainda, um suporte de controle remoto 24 é provido próximo ao indicador 111. O indicador 111 indica que a chave de controle remoto A deixou de ser retirada e o sinal de acionamento pode ser gerado pela CPU 61 de um controlador 60 baseado na detecção pela comutação principal 23 e uma comutação de detecção de ajuste de controle remoto 31. A figura 12 é um diagrama de tempo que mostra o acionamento do indicador 111. A CPU 61 recebe a saída (1)de detecção pela comutação de detecção de ajuste de controle remoto 31 e a saída (2)da comutação principal 23, exibe a saída de acionamento do indicador (3)quando a saída (1)da detecção pela comutação de detecção de ajuste de controle remoto 31 existe e a saída (2)da comutação principal 23 não existe, opera um circuito de acionamento de indicador e instrui a luz para piscar para o indicador 111.
Conforme descrito acima, se o indicador 111 é aceso ou pisca quando a co- mutação principal 23 é desligada com a chave de controle remoto A inserida no suporte de controle remoto 24, um usuário é levado a retirar a chave de controle remoto A, o que evita que ele esqueça de retirá-la. Pode-se também informar, por meio de voz, que um usuário esqueceu de retirar a chave de controle remoto A. Além disso, a informação pelo indicador 111 e a informa- ção pela voz também podem ser usadas juntos. A figura 13 mostra um exemplo no qual uma voz informa que o usuário esqueceu de retirar a chave de controle remoto A conectando-se um circuito de saída de voz 131 e um alto-falante 132 para a CPU 61. Quando a chave de controle remoto A é extraída, uma voz também pode também in- formar que a chave de controle remoto A foi retirada, sendo tal voz diferente da voz que informa que a chave de controle remoto não foi retirada.
Efeito da Invenção A partir da descrição acima, fica claro, de acordo com a inven- ção, que o controle remoto é requerido para ser inserido e mantido no supor- te para dar partida ao motor, a perda do controle remoto e o confinamento na caixa de alojamento podem ser evitados e, em operação, o controle re- moto nunca é operado de forma errada.
Além disso, como um sinal de destravamento é automaticamen- te transmitido quando o controle remoto é inserido no suporte e o motor po- de ser imediatamente iniciado, a capacidade de partida do motor pode ser aumentada. Além disso, como o suporte de controle remoto e a comutação principal são dispostos em cada posição na qual a operabilidade é satisfató- ria, a capacidade de partida do motor pode ser aumentada.
Além disso, quando é informado que a chave de controle remoto permanece inserida após a comutação principal ser desligada, pode-se evi- tar que a chave de controle remoto seja retirada.
DESCRIÇÃO DOS NÚMEROS DE REFERÊNCIA 1 - parte dianteira do corpo 2 - parte traseira do corpo 3 - chão 4 - revestimento dianteiro 5 - revestimento do corpo 6 - Tampa central 7 - guidão 8 - garfo dianteiro 9F - roda dianteira, 9R - roda traseira 10 - revestimento do guidão 11L, 11R - espelho lateral 12 - módulo de travamento do guidão 13 - transmissão do tipo de correia continuamente variável 14- mecanismo de redução de velocidade 15 - almofada traseira 16 - assento 17 - dispositivo de placa de número 21 - painel de velocidade 22- comutações 23 - comutação principal 24 - suporte de controle remoto 31 - comutação de detecção de ajuste de controle remoto 32 - ímã 33 - comutação de ímã 34 - transmissão de bloco de circuito 35 - batería 41-CPU 42 - meios de armazenagem 43 - transmissão de circuito RF 44 - antena 45 - comutação tátil 46 - circuito de suprimento de energia 60 - controlador 61- CPU

Claims (4)

1. Dispositivo anti-roubo provido de um controle remoto que transmite um sinal de liberação por rádio, um receptor (62) que recebe o si- nal de liberação do controle remoto e um controlador (60) que julga se a ID incluída no sinal de liberação coincide com a ID registrada anteriormente, ou não, e permite a partida de um motor caso o controlador (60) julgue que são coincidentes em uma motocicleta, caracterizado por compreender: um suporte (24) que é provido no lado de uma motocicleta e mantém o controle remoto; um meio de detecção que é provido no controle remoto, detecta que o controle remoto é inserido no suporte (24) e emite um sinal de detec- ção de inserção; um meio de transmissão que é provido para o controle remoto e transmite o sinal de liberação quando é dada entrada ao sinal de detecção de inserção; um módulo de travamento do guidão (12) com um atuador que é operado em resposta ao sinal de liberação; e um suporte de controle remoto (24) e uma comutação principal (23) dispostos em frente ao painel dianteiro (79) do módulo de travamento do guidão (12).
2. Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o suporte (24) é provido pró- ximo à comutação principal.
3. Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de compreender: um indicador para levar um usuário a retirar o controle remoto é provido, no qual: o contro- lador (60) opera o indicador quando uma comutação principal é desligada e o controle remoto permanece inserido no suporte (24).
4. Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o suporte (24) é disposto pró- ximo ao indicador.
BRPI0304179-4B1A 2002-09-26 2003-09-19 Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta BR0304179B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2002281261A JP3919004B2 (ja) 2002-09-26 2002-09-26 自動二輪車における盗難防止装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0304179A BR0304179A (pt) 2004-09-14
BR0304179B1 true BR0304179B1 (pt) 2014-07-01

Family

ID=32211519

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0304179-4B1A BR0304179B1 (pt) 2002-09-26 2003-09-19 Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta

Country Status (6)

Country Link
JP (1) JP3919004B2 (pt)
CN (1) CN1272209C (pt)
BR (1) BR0304179B1 (pt)
CA (1) CA2441735A1 (pt)
ES (1) ES2221582B1 (pt)
MX (1) MXPA03008415A (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4299780B2 (ja) 2002-06-21 2009-07-22 エルジー エレクトロニクス インコーポレーテッド ビデオデータの再生を管理するためのデータ構造を有する記録媒体
KR100620185B1 (ko) 2002-06-21 2006-09-01 엘지전자 주식회사 비디오 데이터의 재생을 관리하기 위한 데이터 구조를갖는 기록 매체
WO2004001752A1 (en) 2002-06-24 2003-12-31 Lg Electronics Inc. Recording medium having data structure for managing reproduction of multiple title video data recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
EP1516332A4 (en) 2002-06-24 2009-07-22 Lg Electronics Inc RECORDING MEDIUM WITH A DATA STRUCTURE FOR MANAGING THE REPRODUCTION OF MULTI-TITLE VIDEO DATA RECORDED THEREFROM AND PLAYBACK PROCESSES AND DEVICES
KR20040000290A (ko) 2002-06-24 2004-01-03 엘지전자 주식회사 고밀도 광디스크의 멀티 경로 데이터 스트림 관리방법
EP1518239A4 (en) 2002-06-28 2010-03-10 Lg Electronics Inc RECORDING MEDIUM WITH A DATA STRUCTURE FOR MANAGING THE REPRODUCTION OF MULTIPLE PLAY VIDEO DATA RECORDED THEREFOR AND RECORDING AND PLAYING METHOD AND DEVICES
KR100665439B1 (ko) 2002-10-14 2007-01-04 엘지전자 주식회사 기록된 복수의 오디오 스트림의 재생을 관리하기 위한데이터 구조를 갖는 기록 매체, 그에 따른 기록 및 재생방법 및 장치
WO2004036578A1 (en) 2002-10-15 2004-04-29 Lg Electronics Inc. Recording medium having data structure for managing reproduction of multiple graphics streams recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
US7720356B2 (en) 2002-11-12 2010-05-18 Lg Electronics Inc Recording medium having data structure for managing reproduction of multiple reproduction path video data recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
US7664372B2 (en) 2002-11-20 2010-02-16 Lg Electronics Inc. Recording medium having data structure for managing reproduction of multiple component data recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
US7693394B2 (en) 2003-02-26 2010-04-06 Lg Electronics Inc. Recording medium having data structure for managing reproduction of data streams recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
US7809775B2 (en) 2003-02-27 2010-10-05 Lg Electronics, Inc. Recording medium having data structure for managing playback control recorded thereon and recording and reproducing methods and apparatuses
CN100397882C (zh) 2003-02-28 2008-06-25 Lg电子株式会社 具有用于管理记录其上的视频数据的随机/洗牌重现的数据结构的记录媒体以及记录和重现的方法和装置
US7620301B2 (en) 2003-04-04 2009-11-17 Lg Electronics Inc. System and method for resuming playback
JP2007002640A (ja) * 2005-06-22 2007-01-11 Jun Nishiguchi シリンダー錠のデットボルトに用いる電子錠
JP4989539B2 (ja) * 2008-03-28 2012-08-01 本田技研工業株式会社 車両の盗難防止装置
JP5266108B2 (ja) * 2009-03-17 2013-08-21 株式会社ホンダロック 自動二輪車用ハンドルロック装置
KR20190090598A (ko) * 2018-01-25 2019-08-02 윤차랑 내연기관의 시동을 제어하여 도난을 방지하는 제거 불가능한 도난방지장치
CN108425559B (zh) * 2018-05-07 2023-07-25 浙江立昇机车科技有限公司 一种磁性防盗锁
JP6999491B2 (ja) * 2018-05-18 2022-01-18 株式会社シマノ ロックシステム

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2694592B1 (fr) * 1992-08-06 1994-10-21 Albert Sellem Système d'antivol électronique pour véhicule à moteur.
FR2725411B1 (fr) * 1994-10-07 1996-11-15 Peugeot Dispositif antivol combine pour vehicule automobile
JPH09324730A (ja) * 1996-06-06 1997-12-16 Kansei Corp 防盗機能付きリモコンエンジンスタータ
FR2759109A1 (fr) * 1997-02-04 1998-08-07 Siemens Automotive Sa Procede de commande de l'acces a un vehicule automobile et dispositif correspondant
FR2783222B1 (fr) * 1998-09-15 2000-11-24 Siemens Automotive Sa Dispositif de demarrage et de verrouillage/deverrouillage d'un vehicule automobile

Also Published As

Publication number Publication date
JP3919004B2 (ja) 2007-05-23
CA2441735A1 (en) 2004-03-26
MXPA03008415A (es) 2004-10-29
CN1496909A (zh) 2004-05-19
CN1272209C (zh) 2006-08-30
BR0304179A (pt) 2004-09-14
ES2221582A1 (es) 2004-12-16
ES2221582B1 (es) 2006-03-16
JP2004114839A (ja) 2004-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0304179B1 (pt) Dispositivo anti-roubo em uma motocicleta
EP1403153B1 (en) Anti-theft device in motorcycle
CA2441751C (en) Anti-theft device in motorcycle
ES2221814B1 (es) Dispositivo de prevencion de robo de motocicleta.
TWI261561B (en) Remote controlling key for vehicle
US8040225B2 (en) Electronic authentication system for motorcycle
ES2371673T3 (es) Dispositivo de control de vehículo y vehículo dotado del mismo.
BR0202508B1 (pt) sistema de operação de travamento de controle remoto para veìculos e sistema e método de operação de emergência.
CN104960617A (zh) 一种智能自行车
JP3886044B2 (ja) 自動二輪車における盗難防止装置
BR102017020629B1 (pt) Sistema de autenticação mútua de veículo
JP3952398B2 (ja) 運転状態監視装置付き車両
CN113942600B (zh) 用于车辆的转向锁系统
WO2023181665A1 (ja) 車両制御装置、車両制御装置の制御方法、コンピュータプログラム及び記憶媒体
JP4033763B2 (ja) 車両の盗難防止装置と該盗難防止装置を具備した自動二輪車
JP4154032B2 (ja) 車両用盗難防止装置
CN216969880U (zh) 电动车辅助装置和电动车
JP4144936B2 (ja) 車両用盗難防止装置
US20110156892A1 (en) On-board equipment and control method thereof
JP2004114837A (ja) 自動二輪車における盗難防止装置
JP2002347578A (ja) 車両用エンジン始動装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/07/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)