BR0210177B1 - composição tensoativa bombeável compreendendo um tensoativo de um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster. - Google Patents

composição tensoativa bombeável compreendendo um tensoativo de um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster. Download PDF

Info

Publication number
BR0210177B1
BR0210177B1 BRPI0210177-7A BR0210177A BR0210177B1 BR 0210177 B1 BR0210177 B1 BR 0210177B1 BR 0210177 A BR0210177 A BR 0210177A BR 0210177 B1 BR0210177 B1 BR 0210177B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
phosphate
formula
individually
phosphate ester
subscripts
Prior art date
Application number
BRPI0210177-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0210177A (pt
Inventor
Robert Lee Reierson
Pascal Jean-Claude Herve
Sabhash Soman
Ronny Jon Eng
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0210177A publication Critical patent/BR0210177A/pt
Publication of BR0210177B1 publication Critical patent/BR0210177B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K23/00Use of substances as emulsifying, wetting, dispersing, or foam-producing agents
    • C09K23/14Derivatives of phosphoric acid

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI-ÇÃO TENSOATIVA BOMBEÁVEL COMPREENDENDO UM TENSOATIVODE UM SAL DE ALCANOLAMINA DE ALQUIL FOSFATO ESTER".
Antecedentes da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a composições tensoativas bom-beáveis de sais de alcanolamina de alquil fosfato ésteres. Mais particular-mente, a presente invenção refere-se a composições concentradas pronta-mente bombeáveis com elevado teor de sólidos de sais de alcanolamina dealquil fosfato ésteres.
2. Descrição da Técnica Relacionada
Tensoativos e misturas de tensoativos são empregados em umavariedade de aplicações industriais, comerciais e domésticas. Freqüente-mente, existe uma necessidade por um tensoativo que esteja em uma formafluida ou bombeável para adição a formulações. Tal forma é conveniente eproporciona economias de custo relacionadas à manipulação e armazena-mento, bem como facilidade e conveniência na formulação de produtos coma mesma. É desejável que o tensoativo esteja disponível em tal forma emuma concentração ou proporção de tensoativo ou ingrediente ativo quantotão alta quanto possível.
Existem dificuldades no uso de composições de alquil fosfatoésteres com elevado teor de sólidos. Tais composições podem ser géis rígi-dos ou não-movíveis, não-fluidos ou não-bombeáveis ao invés de soluçõesfluidas facilmente manipuladas. Ainda, separação de fase pode ocorrer du-rante produção ou subseqüente armazenamento de tais composições. Namaioria dos casos, tem sido impossível produzir eficazmente composiçõesde sal de éster de fosfato fluidas ou bombeáveis acima de cerca de 30 a40% em peso de ingrediente ativo em água sem o uso de solventes orgânicosou outros co-tensoativos ou acima de cerca de 60% em peso com seu uso.
Dirigidas a essas dificuldades, várias abordagens foram ten-tadas. As Patentes US 4.753.754 e 5.139.781 divulgam o uso de uma mis-tura de diferentes tensoativos. Outra abordagem tem sido formular soluçõesaquosas de tais tensoativos geralmente com grandes quantidades de álcooisou outros solventes, tais como propileno glicol, dipropileno glicol ou etanol,os quais atuam como diluentes e agentes de solubilização, desse modo, di-minuindo a viscosidade da solução e inibindo a formação de um gel não-fluido. Contudo, para a preparação de muitas formulações, não é desejávelempregar misturas de tensoativos; na verdade, seu uso pode complicar des-necessariamente o processo de formulação. Em formulações cosméticas oude produtos para cuidados pessoais, pode ser uma necessidade evitar o usode álcool ou outros solventes orgânicos. Alternativamente, uma composiçãoisenta de água pode ser desejada.
Além disso, o uso de compostos co-tensoativos tal como alquilsulfatos ou sais de sulfonato é problemático, uma vez que eles conferemefeitos colaterais indesejáveis e irritativos, conforme divulgado no WO01/10991 e diminuem as propriedades desejáveis dos tensoativos de fosfato.
Seria desejável ter composições tensoativas com elevadas con-centrações de sais de alquil fosfato éster em uma forma líquida estávelbombeável. Seria ainda desejável ter composições tensoativas que não re-querem a presença de co-tensoativos ou de grandes quantidades de sol-ventes orgânicos ou água, aditivos que causam adulteração ou componen-tes residuais que reduzem o desempenho.
Sumário da Invenção
Um objetivo da presente invenção é proporcionar tais composi-ções tensoativas estáveis, bombeáveis ou fluidas com elevado teor de sóli-dos, por exemplo, cerca de 60% em peso ou mais, que são bombeáveis nastemperaturas típicas de uso industrial.
Sais de alcanolamina de alquil fosfato éster úteis nas composi-ções da presente invenção incluem aqueles dos sais de monoalquila da fór-mula I e aqueles dos sais de dialquila da fórmula II:<formula>formula see original document page 4</formula>
R1 a R3 são, individualmente, metades Ce-22 hidrocarboneto al-quila, alquenila, alcarila ou aralquila linear ou ramificada, as quais podemconter opcionalmente anéis carbocíclicos. Os subscritos a e b, individual-mente, podem ser os mesmos ou diferentes e são números inteiros de O a 8,contanto que a soma de a e b seja menor do que ou igual a 8. Os subscritosnem, individualmente, podem ser os mesmos ou diferentes e são númerosinteiros de 2 a 4. Z1 e Z2 são, individualmente, hidrogênio, metal alcalino,amônia ou alcanolamina de acordo com a fórmula 1ll abaixo, contato quepelo menos um de Z1 e Z2 deva ser uma alcanolamina de acordo com a fór-mula 1ll abaixo. Z3 é uma alcanolamina de acordo com a fórmula 1ll abaixo.
Alcanolaminas úteis na preparação dos sais de alquil fosfatoéster da presente invenção têm a fórmula Ill a seguir:<formula>formula see original document page 5</formula>
R4 a R6 são, individualmente, hidrogênio ou metades hidrocar-boneto C1-8 alquila, alquenila, alcarila ou aralquila linear ou ramificada, asquais podem conter opcionalmente anéis carbocíclicos. Pelo menos um dostrês substituintes amina é diferente dos outros dois. Para pelo menos um dostrês substituintes no nitrogênio da amina, a soma de s e t (s +1) ou ν e w (v +w) ou χ e y (x + y) é igual ou maior do que 1 e o R correspondente (R4, R5 ouR6) é hidrogênio. Os subscritos ρ e q, individualmente, podem ser os mes-mos ou diferentes e são números inteiros de 2 a 4. Os subscritos s, t, v, w, χe y, individualmente, podem ser os mesmos ou diferentes e são númerosinteiros de O a 10, contanto que a soma de todos os seis subscritos seja me-nor do que ou igual a 12.
Descrição Detalhada da Invenção
Os sais de alquil fosfato éster da presente invenção permitem aformulação de composições tensoativas com teor incomumente elevado desólidos, isto é, acima de cerca de 60% em peso ou mais.
Sais de alcanolamina de alquil fosfato éster úteis nas composi-ções da presente invenção incluem aqueles dos sais de monoalquila da fór-mula I e aqueles dos sais de dialquila da fórmula II:<formula>formula see original document page 6</formula>
R1 a R3 são, individualmente, metades Ce-22 hidrocarboneto al-quila, alquenila, alcarila ou aralquila linear ou ramificada, as quais podemconter opcionalmente anéis carbocíclicos. Os subscritos a e b, individual-mente, podem ser os mesmos ou diferentes e são números inteiros de O a 8,contanto que a soma de a e b seja menor do que ou igual a 8. Os subscritosnem, individualmente, podem ser os mesmos ou diferentes e são númerosinteiros de 2 a 4. Z1 e Z2 são, individualmente, hidrogênio, metal alcalino,amônia ou alcanolamina de acordo com a fórmula Ill abaixo, contato quepelo menos um de Zi e Z2 deva ser uma alcanolamina de acordo com a fór-mula Ill abaixo. Z3 é uma alcanolamina de acordo com a fórmula Ill abaixo.
Alcanolaminas úteis na preparação dos sais de alquil fosfatoéster da presente invenção têm a fórmula Ill a seguir:<formula>formula see original document page 7</formula>
R4 a R6 são, individualmente, hidrogênio ou metades hidrocar-boneto C1-8 alquila, alquenila, alcarila ou aralquila linear ou ramificada, asquais podem conter opcionalmente anéis carbocíclicos. Pelo menos um dostrês substituintes amina é diferente dos outros dois. Para pelo menos um dostrês substituintes no nitrogênio da amina, a soma de s e t (s +1) ou ν e w (v +w) ou χ e y (x + y) é igual ou maior do que 1 e o R correspondente (R4, Rs ouR6) é hidrogênio. Os subscritos ρ e q, individualmente, podem ser os mes-mos ou diferentes e são números inteiros de 2 a 4. Os subscritos s, t, v, w, χe y, individualmente, podem ser os mesmos ou diferentes e são númerosinteiros de O a 10, contanto que a soma de todos os seis subscritos seja me-nor do que ou igual a 12.
Deve ser compreendido, para fins de representação do sal, queZ1, Z2 e Z3 podem ser ligados, conforme mostrado, particularmente quandoZ1 ou Z2 é um hidrogênio ou está dissociado como um par de íons nos quaisZ1, Z2 ou Z3 estaria positivamente carregado e o oxigênio correspondenteestaria negativamente carregado com carga(s) negativa(s) deslocalizadoentre os oxigênios não ligados (a Z1, etc...) através do centro de fósforo.Para a alcanolamina (e amônia), a carga positiva resultaria da protonação donitrogênio da amina pelo íon de hidrogênio dissociado do fosfato ácido,conforme exemplificado nas fórmulas IV e V abaixo.<formula>formula see original document page 8</formula>
(IV)
<formula>formula see original document page 8</formula>
(V)
Alcanolaminas preferidas incluem o seguinte: dietanolisopropa-nolamina, diglicoldiisopropanolamina, (2-(2-hidroxipropóxi)etil)dietanolamina,dimetilisopropanolamina, dibutilisopropanolamina, N-(2-hidróxipropil)morfoli-na, metildietanolamina, etildietanolamina, di(2-hidroxietil)anilina, di(2-hidroxi-etil)toluidina, di(2-hidroxietil)benzilamina, dietanolisopropilamina e N-hidróxi-etilimidazolina.
Composições tensoativas bombeáveis da presente invenção sãocaracterizadas por um baixo nível de ácido fosfórico residual e álcool residu-al. As composições tensoativas bombeáveis da presente invenção são pro-duzidas a partir de composições de alquil fosfato éster com elevado teor demonoalquil fosfatos com relação a dialquil fosfatos, isto é, uma proporçãomolar de mono- para di-alquil fosfato ésteres de igual a ou maior do que60:40, de preferência 80:20 ou maior do que e mais preferivelmente maiordo que 90:10. As composições de fosfato éster com baixo teor de ácido fos-fórico residual e álcool residual e elevado teor de monoalquil fosfato usadaspara produzir a composição tensoativa bombeável da presente invenção po-dem ser produzidas pelos processos divulgados nas Patentes US 5.463.101,5.550.274 e 5.554.781, bem como na publicação de Patente EP número EP0 675.076 A2, especialmente conforme descrito no Exemplo 18 da publica-ção EP.
Os sais de alquil fosfato éster são preparados através de misturade alquil fosfato ésteres com elevado teor de monoalquil fosfato éster comuma base adequada. Bases adequadas incluem hidróxidos e aminas de só-dio, potássio, lítio e amônio. Alcanolaminas são preferidas. Bases mais pre-feridas são dietanolisopropanolamina e diglicoldiisopropanolamina. Os saisdos monoalquil fosfato ésteres podem ser de qualquer sais com proporçãomolar de ácido:base adequada, tal como aqueles oscilando de 0,7 a 1,7,conforme orientado pelas propriedades do sal.
Os alquil fosfato ésteres empregados na formação das composi-ções tensoativas bombeáveis da presente invenção são, de preferência,produzidos a partir de álcoois ou misturas de álcoois tipicamente encontra-dos em óleos naturais, por exemplo, óleos de coco e colza, com uma exten-são da cadeia de carbono de cerca de C8 a C22· misturas de álcoois satura-dos e insaturados lineares e ramificados são possíveis. Esses álcoois sãoempregados nos processos de fosfatação descritos nas três paten-tes/pedidos de patente antes mencionados. Como exemplos de tais álcoois,podem ser mencionados octanol, decanol, dodecanol, tetradecanol, hexade-canol e octadecanol ou misturas de álcoois, tal como uma mistura comerci-almente disponível de cerca de 0,1% de decanol, cerca de 68,3% de dode-canol, cerca de 27,6% de tetradecanol e cerca de 4,9% de hexadecanol.Para aplicações de limpeza, os sais de alquil fosfato éster compreendem, depreferência, predominantemente, sais de C10 a C12 ou C8 a C12 álcoois. Paraaplicações lubrificantes, extensões de cadeia mais longas, C16 a C22, comum grau maior de insaturação, seriam mais desejáveis. O álcool ou misturasde álcoois podem, opcionalmente, ser reagidos com óxido de etileno ou pro-pileno a fim de produzir derivados de polialcoxilato com baixo grau de alco-xilação. Isso é particularmente útil para os álcoois alifáticos com cadeia line-ar mais longa, os quais, de outro modo, produziriam ésteres de fosfato comelevados pontos de fusão.As composições preferidas da invenção têm uma proporçãomolar de mono- para di-alquil fosfato igual a ou maior do que 60:40 e têm umteor de sólidos de cerca de 60% em peso ou mais e exibem uma ou maisregiões bombeáveis sobre uma faixa de valores de pH para a composiçãotensoativa, especialmente sobre a faixa de pH de um pH de cerca de 5 a umpH de cerca de 10 (medido como uma solução aquosa a 10% em peso). Ascomposições bombeáveis poderiam estar, por exemplo, em uma soluçãomolecular ou em uma fase micelar ou lamelar.
O teor de ácido fosfórico residual ou álcool residual das compo-sições tensoativas bombeáveis da presente invenção geralmente será demenos do que 8% em peso, de preferência menos do que 6% em peso emais preferivelmente menos do que 5% em peso de cada componente resi-dual. Um maior teor de ácido fosfórico contribui para maior viscosidade eteor de sal de não éster e os álcoois, tendo solubilidade limitada em água,tendem a se separar ou contribuir para turvar soluções as quais contêmágua.
As composições preferidas da presente invenção são bombeá-veis ou fluidas nas temperaturas típicas de uso industrial, por exemplo, cercade 45°C ou menos, especialmente cerca de 5°C a cerca de 45°C.
O teor total de sólidos da composição tensoativa aquosa bom-beável será cerca de 60% ou mais, de preferência cerca de 60% em peso acerca de 100% em peso e mais preferivelmente cerca de 70% em peso acerca de 95% em peso de sal de alquil fosfato éster, baseado sobre o pesototal da composição. Um teor total de sólidos de até 100% em peso (semsolvente adicionado) é possível.
A composição tensoativa tem, opcionalmente, um solvente adi-cionado a fim de intensificar a bombeabilidade. Solventes úteis incluem, masnão estão limitados, a água, Ci-6 álcoois, alquileno glicóis e polialquileno gli-cóis. Álcoois úteis incluem etanol, n-propanol, isopropanol, n-butanol, 2-butoxietanol, n-pentanol, isopentanol e neopentanol. Glicóis incluem propile-no glicol, dietileno glicol, 1,4-butanodiol e 1,6-hexanodiol. O solvente podeestar presente em até cerca de 40% em peso, e mais tipicamente cerca de 5a cerca de 40% em peso, mais tipicamente cerca de 5 a cerca de 30% empeso, baseado sobre o peso total da composição. Composições com 100%de sólidos (zero por cento (%) de solvente) estão dentro do escopo da pre-sente invenção.
As presentes composições podem ser incorporadas em umavariedade de produtos ou formulações para aplicações comuns a sais deéster de fosfato. Tais aplicações incluem adjuvantes agrícolas, produtos parahigiene pessoal e cosméticos, detergentes para a lavagem de roupas e depratos, limpadores pesados para superfícies, aditivos para polimerização deemulsão, lubrificantes de pressão extrema ou limítrofe, aditivos lubrificantes(aquosos e baseados em óleo), aditivos anticorrosão e antidesgaste, desen-gordurantes de metal, auxiliares de corte ou trituração, auxiliares de proces-samento têxteis e aditivos fluidos para impressão a jato de tinta. As compo-sições são particularmente úteis como agentes de limpeza ou de emulsifica-ção em produtos e formulações que contatam os cabelos, pele e olhos. Ascomposições podem ser incorporadas em uma variedade de formas de pro-dutos tais como cremes, loções, géis, aerossóis, sprays, pomadas, soluções,suspensões, sólidos e lenços umedecidos ou outros tecidos trançados e nãotrançados. A aplicação do produto inclui limpeza, condicionamento, umidifi-cação e proteção da pele; anti-rugas; antienvelhecimento; remoção de ma-quiagem; xampus para os cabelos e para o corpo; banho; géis de limpezapara uso institucional e industrial; limpeza doméstica (superfícies duras) elavagem de pratos.
As novas composições tensoativas estáveis bombeáveis de saisde alquil fosfato éster com elevado teor de monoalquil fosfato da presenteinvenção são especialmente úteis em produtos cosméticos e para cuidadospessoais devido à sua abundância de espumação, detergência e proprieda-des não-irritativas, bem como sua densidade desejável de espuma, estabili-dade e propriedades de sensação na pele.
A invenção é ilustrada pelos exemplos não Iimitativos a seguir.
EXEMPLOS
Sais de alcanolamina de alquil fosfato ésteres da presente in-venção foram preparados.
Todos os ésteres de fosfato foram preparados através de fosfa-tação do álcool ou mistura de álcool selecionada de acordo com os proces-sos descritos na publicação de patente Européia EP O 675.076 A2, particu-larmente Exemplo 18 da mesma, com ajuste das cargas de reagentes con-forme apropriado para diferentes pesos moleculares de álcool ou distribui-ções de produto de éster pretendidas. A preparação dos ésteres de fosfato éapresentado abaixo.
Preparação de Dodecil fosfato (Fosfato A)
Um reator pré-seco foi carregado, sob condições essencialmenteanídricas de uma corrente de nitrogênio, com 343,5 libras (155,582 kg) dedodecanol, o qual foi aquecida para 35°C a fim de fundir e proporcionar umlíquido facilmente agitável. Ácido polifosfórico, (115%), 111,3 libras (50,3488kg) também foi adicionado ao licor agitado com resfriamento a fim de mantera temperatura abaixo de 45°C. A agitação foi continuada durante 30 minutosa fim de assegurar uma solução homogênea. Pó de anidrido fosfórico, 40,0libras (18,1437 kg), foi, então, adicionado com resfriamento a fim de mantera temperatura sob 55°C e a mistura rapidamente agitada foi aquecida para80°C e mantida nessa temperatura. O progresso da reação foi acompanhadoatravés da alteração no segundo valor ácido e, após ele ter sido estabilizado,2,5 libras (0,907185 kg) de água foram adicionados e a agitação foi contínuaa 80°C durante duas horas. O lote foi, então, resfriado para 65°C, 1,0 libra(0,453592 kg) de peróxido de hidrogênio a 35% foi adicionada, a soluçãoagitada durante 30 minutos e lida para transferência. A composição do pro-duto, determinada através de espectroscopia por ressonância magnéticanuclear por 31P, 13C e 1H era, em peso, 6,2% em ácido fosfórico, 76,0% emmonododecil fosfato, 12,4% em didodecil fosfato, 4,8% de não-iônicos (álco-ol residual) e 0,6% em água (titulação de Karl-Fischer). O valor ácido 1 (pon-to de inflexão da primeira titulação, pH ~ 5,6) era de 210,7 mg por g deamostra de KOH.
Preparação de Etoxilato OE 1 de Dodecil Fosfato (Fosfato B)
Usando-se o mesmo procedimento conforme para o Fosfato A,726 partes de etoxilato de dodecila, hidroxila no. 249,3, foram combinadoscom 187 partes de ácido polifosfórico a 115% e 80 partes de anidrido fosfóri-co. A mistura rapidamente agitada foi cozida a 810C até que o Valor Ácido 2se estabilizasse, então, 5 partes de água foram adicionadas e o peróxido decozimento continua adicionalmente durante duas horas. O licor foi resfriadopor 65°C, 2 partes de peróxido de hidrogênio a 35% foram adicionadas e aagitação contínua durante 30 minutos. O lote foi, então, resfriado e transferi-do. A composição do produto era 6,6% em ácido fosfórico, 70,6% de mono-alquil fosfatos, 16,6% de dialquil fosfatos, 5,7% em não-iônicos e 0,5% emágua. O Valor Ácido 1 era de 181,6 mg por g de amostra de KOH.Preparação de Etoxilato OE 1 de Cocoalquil Fosfato (Fosfato C)
Usando-se o mesmo procedimento conforme no fosfato A acima,778 partes de uma mistura natural, compreendendo Cio a Ci6 álcoois etoxi-Iados com uma média de um mol de óxido de etileno (OE 1), foram combi-nadas com 153 partes de ácido polifosfórico a 115% e 62 partes de anidridofosfórico. A mistura rapidamente agitada foi cozida a 810C até que o ValorÁcido 2 se estabilizasse, então, 5 partes de água foram adicionadas e o pe-ríodo de cozimento contínua durante mais duas horas. O licor foi resfriadopara 65°C, 2 partes de peróxido de hidrogênio a 35% foram adicionadas e aagitação foi contínua durante 30 minutos. O lote foi, então, resfriado etransferido. A composição do produto era 4,6% em ácido fosfórico, 71,6%em monoalquil fosfatos, 17,0% em dialquil fosfatos, 5,9% de não-iônicos e0,9% em água. O Valor Ácido 1 era de 172, 5 mg por g de amostra de KOH.
Exemplo 1
Preparação de uma Solução Anídrica do Sal de Dietanolisopropanolaminade Dodecil Fosfato
Uma jarra limpa de 100 ml foi carregada com 12,10 g de dieta-nolisopropanolamina, 8,00 g de propileno glicol e 13,76 g de Fosfato A. Amistura foi tampada e colocada em um forno a 70°C durante 1 hora parafundir o fosfato e proporcionar um líquido de baixa viscosidade facilmentemisturado. Ele foi, então, removido e colocado em um agitador para misturardurante 1 hora a fim de produzir uma composição de sal líquida homogênea,isenta de grumos. O produto é deixado resfriar à temperatura ambiente. Asolução de sal facilmente entornável com 70% de sólidos resultante, comuma proporção molar de amina/fosfato de 1,0, tinha um pH de 5,8 (comouma solução a 10% em água).Exemplo 2
Preparação de uma Solução Anídrica do Sal de Dietanolisopropanolaminade Etoxilato OE 1 de Dodecil Fosfato
Da mesma maneira conforme no Exemplo 1, 10,15 g de dietano-lisopropanolamina, 7,54 g de propileno glicol e 20,00 g de etoxilato OE 1 dedodecil fosfato (Fosfato B) foram combinados a fim de preparar uma soluçãohomogênea facilmente entornável. O pH da solução de sal com 80% de sóli-dos resultante, com uma proporção molar de amina/fosfato de 1,00, era de5,6.
Exemplo 3
Preparação de uma Solução Anídrica do Sal de Dietanolisopropanolaminade Etoxilato OE 1 de Álcool Misturado de Fosfato
Da mesma maneira conforme no Exemplo 1, 17,24 g de dietano-lisopropanolamina, 7,51 g de propileno glicol e 20,00 g do etoxilato OE 1 deálcool misturado de fosfato (Fosfato C) foram combinados a fim de prepararuma solução homogênea facilmente entornável. O pH da solução de sal com80% em sólidos resultante, com uma proporção molar de amina/fosfato de1,00, era de 6,0.Exemplo 4
Preparação de Soluções Anídricas de Sal de Éster de Fosfato com ElevadasProporções de Dietanolisopropanolamina
Da mesma maneira conforme nos Exemplos 1-3, dietanolisopro-panolamina foi combinada em propileno glicol com cada éster de fosfato afim de produzir soluções homogêneas transparentes com 80-100% em sóli-dos. Os resultados são mostrados nas Tabelas 1 e 2.Exemplos Comparativos 1-3
Preparação de Soluções Anídricas de Sal de Éster de Fosfato a partir deAlcanolaminas Simétricas
Para demonstrar claramente as vantagens da invenção, a prepa-ração de soluções de sal de amina do éster de fosfato mais preferido, Fos-fato B, usando-se as alcanolaminas simétricas (todos os três grupos alquilasão os mesmos), trietanolamina, triisopropanolamina e uma mistura molar a2:1 de TEA para TIPA a fim de emular a dietanolisopropanolamina (derivadade 2 moles de oxido de etileno, 1 mol de óxido de propileno) foi tentado. Osresultados, resumidos nas Tabelas 1 e 2, mostram que mesmo sob a pro-porção mais elevada mais favorável de amina para éster de fosfato e menorconcentração de sal, os sais recristalizaram das soluções viscosas quandode resfriamento para a temperatura ambiente, conseqüentemente, eram infe-riores e inadequados para manipulação e transferência convenientes.Tabela 1. Composições de Soluções de Sal de Alcanolamina de Éster deFosfato
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Exemplos Comparativos
<table>table see original document page 15</column></row><table>Tabela 2. Propriedades das Soluções de Sal de Alcanolamina de Éster deFosfato
<table>table see original document page 16</column></row><table>
Exemplos Comparativos
<table>table see original document page 16</column></row><table>
Testes de altura de espuma de Ross-Miles foram conduzidoscom sais de alcanolamina de alquil fosfato ésteres representativos a fim deconfirmar que aqueles da presente invenção não reduzem a formação deespuma ou afetam a estabilidade.
As soluções foram preparadas em água desionizada a 1% emsólidos em peso dos vários sais do éster de fosfato A. As alturas da espumaforam determinadas a 23°C. Sais de potássio com uma proporção molar depotássio/fosfato de 0,9 (correspondendo a um pH de 5,5) e 1,4 (correspon-dendo a um pH de 7,6) foram selecionados como referências alvo devido aoelevado grau de formação de espuma e estabilidade que eles exibem. Ossais de potássio proporcionaram alturas iniciais e finais de 175 mm.
O sal de trietanolamina de Fosfato A do Exemplo Comparativo 1e o sal de dietanolisopropanolamina de Fosfato A da presente invenção(ambos tinham uma proporção de amina/fosfato de 1,0 e um pH de 5,8) exi-biram alturas iniciais e finais de espuma de 175 mm. Assim, o sal de dieta-nolisopropanolamina de Fosfato A não prejudicou negativamente a formação de espuma ou a estabilidade comparado ao ésteres de fosfato de sais con-vencionais. Sais de dietanolisopropanolamina de ésteres de fosfato sãovantajosos, comparado àqueles de sais convencionais devido ao fato de elespoderem ser empregados em níveis maiores de sólidos, o que é preferidoem aplicações de limpeza de pele.
Aqueles versados na técnica apreciarão que modificações po-dem ser feitas na invenção sem se desviar do espírito da mesma. Portanto,não se pretende que o escopo da invenção esteja limitado às concretizaçõesespecíficas ilustradas e descritas.

Claims (5)

1. Composição tensoativa bombeável compreendendo, comotensoativo, um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster, caracterizada pelofato de que o sal de alcanolamina de alquil fosfato éster é selecionado a par-tir de sais monoalquila de acordo com a fórmula I, sais de dialquila de acordocom a fórmula Il e misturas dos mesmos:<formula>formula see original document page 18</formula>em que Ri a R3 são, individualmente, selecionados do grupo consistindo emporções de hidrocarboneto Cs-22 alquila, alquenila, alcarila ou aralquila, linea-res ou ramificadas, que opcionalmente podem conter anéis carbocíclicos; emque os subscritos a e b, individualmente, podem ser iguais ou diferentes esão números inteiros de O a 8, com a condição de que a soma de a e b sejainferior ou igual a 8; em que os subscritos nem, individualmente, podem seriguais ou diferentes e são números inteiros de 2 a 4, em que Z1 e Z2 são,individualmente, selecionados do grupo consistindo em hidrogênio, metalalcalino, amônia e uma alcanolamina de acordo com a fórmula III,com a condição de que pelo menos um de Zi e Z2 seja uma al-canolamina de acordo com a fórmula III; em que Z3 é uma alcanolamina deacordo com a fórmula III; em que Zi ou Z2 é uma ligação, quando Zi ou Z2 éhidrogênio, e em que OZ1, OZ2 ou OZ3 é dissociado como um par iônico emque Z1, Z2 ou Z3 é positivamente carregado e o oxigênio correspondente énegativamente carregado devido a protonação do nitrogênio da amina peloíon de hidrogênio dissociado do ácido fosfato, quando Z1, Z2 ou Z3 é amôniaou alcanolamina de acordo com a fórmula III; em que a fórmula Ill é a se-guinte:<formula>formula see original document page 19</formula>em que R4 a R6 são, individualmente, selecionados do grupo consistindo emhidrogênio ou porções de hidrocarboneto C1-8 alquila, alquenila, alcarila ouaralquila, linear ou ramificada, que opcionalmente podem conter anéis car-bocíclicos; em que pelo menos um dos três substituintes amina é diferentedos outros dois e em que, para pelo menos um dos três substituintes amina,a soma desetouvewouxeyé igual ou superior a 1 e o R corresponden-te é hidrogênio; em que os subscritos ρ e q, individualmente, podem ser i-guais ou diferentes e são números inteiros de 2 a 4; em que os subscritos s,t, v, w, χ e y, individualmente, podem ser iguais ou diferentes e são númerosinteiros de O a 10, com a condição de que a soma de todos os subscritosseja inferior ou igual a 12;e pelo fato de que apresenta um teor de sólidos igual ou superiora 60% em peso, e o teor de ácido fosfórico residual ou álcool residual é infe-rior a 8% em peso de cada componente residual.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que a razão molar de monoalquil fosfato éster de acordo com afórmula (I) para dialquil fosfato éster de acordo com a fórmula (II) é igual ousuperior a 60:40.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que, no sal de monoalquil fosfato éster, a proporção da basepara fosfato oscila de 0,7 a 1,7 e a base é o dito metal alcalino, amônia oualcanolamina de acordo com a fórmula III.
4. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de ser fluida em uma temperatura entre 5°C a 40°C.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que a alcanolamina é selecionada do grupo consistindo em die-tanolisopropanolamina, (2-(2-hidroxipropóxi)etil)dietanolamina, dimetiliso-propanolamina, dibutilisopropanolamina, metildietanolamina, etildietanola-mina, di(2-hidroxietil)toluidina, di(2-hidroxietil)benzilamina e dietanolisopro-pilamina.
BRPI0210177-7A 2001-06-04 2002-06-03 composição tensoativa bombeável compreendendo um tensoativo de um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster. BR0210177B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US29566801P 2001-06-04 2001-06-04
US60/295,668 2001-06-04
PCT/US2002/017243 WO2002098549A2 (en) 2001-06-04 2002-06-03 Compositions of alkanolamine salts of alkyl phosphate esters

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0210177A BR0210177A (pt) 2004-04-27
BR0210177B1 true BR0210177B1 (pt) 2011-08-09

Family

ID=23138712

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0210177-7A BR0210177B1 (pt) 2001-06-04 2002-06-03 composição tensoativa bombeável compreendendo um tensoativo de um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster.

Country Status (11)

Country Link
US (1) US6821944B2 (pt)
EP (1) EP1395357B1 (pt)
JP (1) JP2005500405A (pt)
CN (1) CN1309814C (pt)
AT (1) ATE341391T1 (pt)
AU (1) AU2002310250B2 (pt)
BR (1) BR0210177B1 (pt)
CA (1) CA2449420C (pt)
DE (1) DE60215158T2 (pt)
MX (1) MXPA03011075A (pt)
WO (1) WO2002098549A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9139731B2 (en) * 1999-11-12 2015-09-22 The Procter & Gamble Company Compositions and methods for improving overall tooth health and appearance
EP2281550A3 (en) 2003-02-21 2012-07-18 Rhodia, Inc. Anti sensitivity, anti-caries, anti-staining, anti-plaque, ultra-mild oral hygiene agent
CN1305880C (zh) * 2005-02-23 2007-03-21 华南师范大学 含甲基丙烯酸酯结构的磷酸单酯、其制法及用途
EP1853690A1 (en) * 2005-03-04 2007-11-14 The Procter and Gamble Company Automatic dishwashing composition with corrosion inhibitors
CA2773738C (en) * 2009-09-11 2016-06-07 The Procter & Gamble Company Methods and compositions for hydrophobic modification of oral cavity surfaces
CN103406065B (zh) * 2013-08-20 2015-04-15 齐齐哈尔大学 酰胺键联接咪唑盐基双子表面活性剂的制备方法
CN104815590B (zh) * 2015-05-07 2016-08-24 齐齐哈尔大学 一种二乙基-三[(1-烷基-3-氨甲酰甲基)咪唑鎓盐]表面活性剂的合成方法
JP2018536740A (ja) * 2015-11-11 2018-12-13 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピアBasf Se 良好な保存性を有する水性配合物

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU410980B2 (en) * 1966-09-26 1971-02-23 Witco Chemical Corp Dispersant compositions and toxicant concentrates containing thesame
FR2297668A1 (fr) * 1975-01-20 1976-08-13 Ugine Kuhlmann Emulsions stables d'eau dans le 1,1,2-trichloro-1,2,2-trifluoroethane
JPS5326806A (en) * 1976-08-24 1978-03-13 Kao Corp Low irritating detergent composition
US4753754B1 (en) * 1977-12-09 1997-05-13 Albright & Wilson Concentrated aqueous surfactant compositions
JPS5874798A (ja) * 1981-10-28 1983-05-06 花王株式会社 シヤンプ−組成物
GB9003199D0 (en) 1990-02-13 1990-04-11 Unilever Plc Topical composition
US5550274A (en) 1994-03-30 1996-08-27 Reierson; Robert L. In-situ phosphation reagent process
ATE225315T1 (de) 1994-03-30 2002-10-15 Rhodia Phosphorylierungsreagens, verfahren und verwendung
US5554781A (en) 1994-03-30 1996-09-10 Reierson; Robert L. Monoalkyl phosphonic acid ester production process
US5463101A (en) 1994-12-01 1995-10-31 Rhone-Poulenc Inc. Process of making low dioxane alkoxylate phosphate esters
JP3299921B2 (ja) * 1997-10-17 2002-07-08 協和化学工業株式会社 水酸化マグネシウムを含有する耐酸性熱可塑性樹脂組成物
AU1632800A (en) * 1998-11-24 2000-06-13 Rhodia Inc. High solids, pumpable aqueous compositions of high monoalkyl phosphate ester salt content
WO2001010991A1 (en) 1999-08-05 2001-02-15 Rhodia Inc. Aqueous surfactant compositions of monoalkyl phosphate ester salts and amphoteric surfactants
JP3908420B2 (ja) * 1999-10-12 2007-04-25 花王株式会社 洗浄剤組成物

Also Published As

Publication number Publication date
WO2002098549A2 (en) 2002-12-12
CN1309814C (zh) 2007-04-11
US20030027742A1 (en) 2003-02-06
CA2449420A1 (en) 2002-12-12
BR0210177A (pt) 2004-04-27
ATE341391T1 (de) 2006-10-15
EP1395357A2 (en) 2004-03-10
US6821944B2 (en) 2004-11-23
DE60215158D1 (de) 2006-11-16
CA2449420C (en) 2011-11-15
DE60215158T2 (de) 2007-08-16
EP1395357B1 (en) 2006-10-04
WO2002098549A3 (en) 2003-10-16
JP2005500405A (ja) 2005-01-06
CN1522171A (zh) 2004-08-18
AU2002310250B2 (en) 2007-08-16
MXPA03011075A (es) 2004-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5656586A (en) Amphoteric surfactants having multiple hydrophobic and hydrophilic groups
US5643864A (en) Anionic surfactants having multiple hydrophobic and hydrophilic groups
AU594328B2 (en) Surfactants derived from citric acid
US4246131A (en) Low-irritant surfactant composition
US6566408B1 (en) Aqueous surfactant compositions of monoalkyl phosphate ester salts and amphoteric surfactants
JP4976184B2 (ja) 液体洗浄剤組成物
PH12014500367B1 (en) Alkyl lactyllactates and processes of making the same
US5789371A (en) Amphoteric surfactants having multiple hydrophobic and hydrophilic groups
JP2001115189A (ja) アニオン性界面活性剤及び洗浄剤組成物
JP2001131578A (ja) アニオン性界面活性剤及び洗浄剤組成物
BR112015000520B1 (pt) agente espessante estável à lipase
JPH07509740A (ja) 発泡性洗剤混合物
CN108026483A (zh) 包含糖胺和脂肪酸的组合物
US6262130B1 (en) High solids, pumpable aqueous compositions of high monoalkyl phosphate ester salt content
BR0210177B1 (pt) composição tensoativa bombeável compreendendo um tensoativo de um sal de alcanolamina de alquil fosfato éster.
JP2004531524A (ja) アルキルおよび/またはアルケニルグリセロールカルバメート
US5811384A (en) Nonionic gemini surfactants
US4395373A (en) Phosphated amine oxides
JP2012201617A (ja) ホスホリルコリン類似構造を有する化合物および化粧料
AU2002310250A1 (en) Compositions of alkanolamine salts of alkyl phosphate esters
US2733212A (en) Hair shampoo
JP2002356697A (ja) 界面活性剤およびその用途
WO2001010991A1 (en) Aqueous surfactant compositions of monoalkyl phosphate ester salts and amphoteric surfactants
JPH09100490A (ja) ポリオキシアルキレン脂肪酸アミド型界面活性剤、その色相安定化方法及びそれを含有する洗浄剤組成物
JPH08151391A (ja) リン酸エステル塩水溶液及び該水溶液の低温安定化方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/06/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2412 DE 28-03-2017 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.