BR0202782B1 - método de produção de ácido pirrolidona carboxìlico ou de um sal do mesmo. - Google Patents

método de produção de ácido pirrolidona carboxìlico ou de um sal do mesmo. Download PDF

Info

Publication number
BR0202782B1
BR0202782B1 BRPI0202782-8A BR0202782A BR0202782B1 BR 0202782 B1 BR0202782 B1 BR 0202782B1 BR 0202782 A BR0202782 A BR 0202782A BR 0202782 B1 BR0202782 B1 BR 0202782B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
salt
glutamic acid
carboxylic acid
pressure
pyrrolidone carboxylic
Prior art date
Application number
BRPI0202782-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0202782A (pt
Inventor
Yuichi Suzuki
Ryosuke Yumioka
Tatsuru Tabobashi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0202782A publication Critical patent/BR0202782A/pt
Publication of BR0202782B1 publication Critical patent/BR0202782B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D207/00Heterocyclic compounds containing five-membered rings not condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • C07D207/02Heterocyclic compounds containing five-membered rings not condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom
    • C07D207/18Heterocyclic compounds containing five-membered rings not condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having one double bond between ring members or between a ring member and a non-ring member
    • C07D207/22Heterocyclic compounds containing five-membered rings not condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having one double bond between ring members or between a ring member and a non-ring member with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to ring carbon atoms
    • C07D207/24Oxygen or sulfur atoms
    • C07D207/262-Pyrrolidones
    • C07D207/2732-Pyrrolidones with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to other ring carbon atoms
    • C07D207/277Carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals
    • C07D207/282-Pyrrolidone-5- carboxylic acids; Functional derivatives thereof, e.g. esters, nitriles

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pyrrole Compounds (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

"MÉTODO DE PRODUÇÃO DE ÁCIDO PIRROLIDONA CARBOXÍLICO OU DE UM SAL DO MESMO" Campo técnico da invenção
A presente invenção refere-se a um método para a produção de ácido pirrolidona carboxílico (isto é, ácido 5-pirrolidona-2-carboxilico) ou de um sal do mesmo a partir de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo. Mais particularmente, esta invenção refere-se a um método para a produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo em um tempo curto em uma velocidade de reação elevada pela reação de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo usando água em alta pressão e elevada temperatura sob uma condição de pressão não menor do que a pressão de vapor. Fundamentos da invenção
O ácido pirrolidona carboxílico e seus sais são compostos importantes utilizados em vários campos tais como cosméticos e artigos de toucador.
O ácido pirrolidona carboxílico e seus sais são sintetizados por aquecimento para a auto-ciclização de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo. Para a reação, o ácido glutâmico ou um sal do mesmo é diretamente aquecido ou, com diluição ou dispersão em água, é aquecido para uma alta temperatura não menor do que o ponto de ebulição da água em um autoclave (forno de aquecimento).
Por exemplo, DE3735263 descreve um método para a produção de ácido pirrolidona carboxílico ao mesmo tempo mantendo a atividade óptica do ácido glutâmico, que compreende o aquecimento de um sal de ácido glutâmico para produzir um sal de ácido pirrolidona carboxílico, e a dessalinização do sal empregando uma resina de troca iônica. Este método é útil para a produção de um ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal de ácido pirrolidona carboxílico completamente opticamente ativo a partir de um sal de ácido glutâmico opticamente ativo. Contudo, em consideração aos aspectos de custo e semelhantes, ao fato de que um produto de reação fundido se solidifica à medida que é resinado durante a produção, o que torna seu manuseio difícil, e devido ao longo tempo de reação (a fusão começa em5 minutos e a reação termina em 1 hora) descrito em um exemplo desta patente, este método não é necessariamente um método de produção vantajoso para proporcionar alta produtividade industrial.
JP-B-37-17959 descreve uma técnica compreendendo o aquecimento de ácido L-glutâmico para 190-200°C para a dissolução e a remoção da água resultante para dar ácido pirrolidona carboxílico, e aquecimento adicional do ácido para dar um racemato. Como descrito nesta referência, neste método aparentemente simples e industrialmente vantajoso, um produto fundido se torna xaroposo durante a reação e, após o resfriamento, se torna extremamente duro, tornando difícil o manuseio do produto da reação. Esta publicação descreve, portanto, um método de produção de ácido DL-pirrolidona carboxílico, que compreende o aquecimento de 1 parte de um D-isômero ou L-isômero do ácido glutâmico, ou ácido DL-glutâmico em um autoclave (forno de aquecimento) com 0,5-15 partes de água para produzir um D-isômero ou L-isômero do ácido pirrolidona carboxílico no estágio inicial da reação, continuando o aquecimento para dar um racemato, e a precipitação e a separação dos cristais.
JP-A-51-11559 descreve um método para a obtenção de uma solução aquosa de um sal de ácido pirrolidona carboxílico, que compreende o aquecimento de uma mistura de ácido glutâmico e um sal do mesmo em água sob pressurização em um autoclave (forno de aquecimento) e, após o término da reação, a neutralização da mistura reacional.
Para a produção de ácido pirrolidona carboxílico e de um sal de ácido pirrolidona carboxílico, é conhecido um método compreendendo o aquecimento direto de ácido glutâmico ou um sal do mesmo sem um solvente, mas em consideração da dificuldade de manuseio do produto de reação fundido, um método compreendendo a reação em uma solução aquosa ou dispersão aquosa de ácido glutâmico ou um sal do mesmo em um autoclave (forno de aquecimento) sob a pressão de vapor tem sido realmente empregado.
Do aspecto da produção industrial, contudo, uma reação em um autoclave não é totalmente satisfatória para a produção de ácido pirrolidona carboxílico em um curto tempo em uma alta velocidade de reação e em meia elevada eficiência de produção.
Em adição, JP-A-11-342379 descreve a produção de vários ácidos orgânicos por hidrólise de proteína em carne de peixe com água subcrítica, o que produz também ácido pirrolidona carboxílico.
Contudo, a mistura reacional obtida pelo método descrito nesta publicação contém muitos outros aminoácidos e ácidos orgânicos.
Quando se produz eficientemente ácido pirrolidona carboxílico possuindo uma alta pureza, portanto, as respectivas operações unitárias, tais como separação por resina de troca iônica e membrana e cristalização, são essenciais e este método não é efetivo. Sumário da invenção
Nos fundamentos mencionados acima da técnica convencional, a presente invenção almeja proporcionar, na produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo a partir de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo, um método de produção capaz de produzir de modo econômico ácido pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo em um curto tempo em um alto rendimento pelo uso de apenas água econômica para a purificação.
Como um resultado de estudos intensivos em uma tentativa de alcançar o objetivo acima mencionado, os presentes inventores verificaram que um tratamento de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo em contato com a água em alta pressão e elevada temperatura proporciona a produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo em um curto tempo em um alto rendimento, e completou a presente invenção.
Conseqüentemente, a presente invenção proporciona o seguinte:
[1] Um método de produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo, que compreende o contato de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo com água em alta pressão e elevada temperatura possuindo uma temperatura acima de IOO0C e não maior do que 3 OO0C, e uma pressão maior do que a pressão de vapor da água na citada temperatura.
[2] O método de produção de [1], no qual o ácido glutâmico ou seu sal acima mencionado é um L-isômero, e o ácido pirrolidona carboxílico ou seu sal obtido é um L-isômero e possui uma pureza óptica não menor do que 80%.
Breve descrição dos desenhos
A figura 1 é um esquema mostrando a aparelhagem formada para a prática da presente invenção, na qual 1 mostra uma bomba de alta pressão, 2 mostra um reator, 3 mostra um trocador de calor de tubo duplo, 4 mostra uma válvula de drenagem, 5 mostra uma válvula de contrapressão, 6a e 6b mostram medidores de pressão, 7 mostra um tanque de alimentação, 8 mostra um amostrador, 9 mostra uma válvula de segurança e 10 mostra um aquecedor.
A figura 2 mostra a relação entre o ácido pirrolidona carboxílico produzido ou ácido glutâmico residual, e a temperatura (tempo de residência de 100 segundos) no exemplo 1 e no exemplo 2.
A figura 3 mostra a relação entre o ácido pirrolidona carboxílico produzido ou ácido glutâmico residual, e o tempo de residência (temperatura de 200°C) no exemplo 3.
A figura 4 é um esquemático mostrando o recipiente pequeno usado no exemplo comparativo 1, no qual 11 mostra um recipiente pequeno e mostra um sensor de temperatura (termopar). Descrição detalhada da invenção
Na presente invenção, um método concreto de reação de ácido glutâmico ou um sal do mesmo pelo emprego de água em alta pressão e elevada temperatura inclui o contato de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo com água em alta pressão e elevada temperatura.
Agua em alta pressão e elevada temperatura significa na presente invenção água possuindo uma temperatura acima de IOO0C e de até .300°C e uma pressão maior do que a pressão de vapor da água naquela temperatura.
A água em alta pressão e elevada temperatura mencionada pode ser ajustada pelo menos para a faixa de temperatura e pressão acima citada. Para facilidade de ajuste, a temperatura está preferivelmente acima de 1OO°C e até 300°C e a pressão está acima de 0,1 MPa e até 25 MPa (desde que a pressão seja maior do que a pressão de vapor da água na citada temperatura), com maior preferência, a temperatura é de 150°C-300°C, mais preferivelmente 180-280°C, e a pressão é com maior preferência 0,5 MPa - 10 MPa.
No método de produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo da presente invenção, embora seja importante o contato entre o ácido glutâmico ou um sal do mesmo e a água em alta pressão e elevada temperatura acima mencionada (isto é, o tempo de reação ou o tempo de residência), o tempo de contato é ajustado de acordo com a temperatura e a pressão da reação. Preferivelmente o tempo de contato correspondendo a cada temperatura e pressão pode ser facilmente ajustado quando a relação entre o tempo de contato para a água em alta pressão e elevada temperatura acima mencionada e o ácido pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo produzido for examinada por experimentos preliminares para cada temperatura e pressão.
Em geral, quando for adequadamente ajustado o tempo de contato de um L-isômero ou D-isômero de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo e a água em alta pressão e elevada temperatura, será produzido um L- isômero ou D-isômero de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo, e quando a reação for prolongada, será produzido um racemato, ou um DL-isômero de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo. Por exemplo, quando ácido L-pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo for o produto almejado, a temperatura será ajustada para 200°C e a pressão será ajustada para 5 MPa, o tempo de contato será em geral de 10-600 segundos, preferivelmente 20-500 segundos, com maior preferência 40-400 segundos. Como um resultado, um L-isômero possuindo uma pureza óptica não menor do que 80% (preferivelmente não menor do que 90%) pode ser obtido.
O ácido glutâmico ou um sal do mesmo a ser usado como um material inicial pode ser um L-isômero ou D-isômero do ácido glutâmico ou de um sal do mesmo, ou um DL-isômero do ácido glutâmico ou de um sal do mesmo. Exemplos específicos do sal de ácido glutâmico incluem mono- ou di-sais, tais como glutamato de sódio, glutamato de potássio, glutamato de lítio, glutamato de césio, glutamato de rubídio, glutamato de trietanolamina, glutamato de monoetanolamina, glutamato de dietanolamina, glutamato de triisopropanolamina, glutamato de arginina, glutamato de lisina e semelhantes. Mais preferivelmente, ele é glutamato monossódico. O sal aqui engloba solvatos tais como hidrato e semelhante.
O tempo de contato entre ácido glutâmico ou um sal do mesmo e a água em alta pressão e elevada temperatura acima mencionada varia dependendo da solubilidade do ácido glutâmico ou de um sal do mesmo na água em alta pressão e elevada temperatura acima citada, e está livre de qualquer limitação particular desde que o ácido glutâmico ou um sal do mesmo seja homogeneamente misturado com a ou dispersado na água em alta pressão e elevada temperatura acima citada, o que é exemplificado por uma solução na acima mencionada água em alta pressão e elevada temperatura e lama e pasta na acima mencionada água em alta pressão e elevada temperatura.
A razão de misturação de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo e a acima mencionada água em alta pressão e elevada temperatura é preferivelmente tal que razão torna o teor de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo como um produto seco 10-80% em peso, particularmente 30-60% em peso.
O reator necessita apenas ser capaz de manter a reação pelo tempo necessário sob as acima mencionadas condições de temperatura e pressão. Por exemplo, pode ser um reator do tipo de batelada usando um autoclave e semelhante ou um reator do tipo contínuo utilizando um reator tubular ou semelhante. Para uma estrutura simples, a reação é preferivelmente realizada pela alimentação com pressão de uma solução ou lama de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo para dentro de um reator tubular empregando um amassador ou uma bomba. Um exemplo de aparelhagem preferida para a prática de tal método é mostrada na figura 1.
Na figura 1, 1 é uma bomba de alta pressão, 2 é um reator, 3 é um trocador de calor de tubo duplo, 4 é uma válvula de drenagem, 5 é uma válvula de contrapressão, 6a e 6b são medidores de pressão, 7 é um tanque de alimentação, 8 é um amostrador, 9 é uma válvula de segurança e 10 é um aquecedor. O material inicial (uma solução ou lama de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo) no tanque de alimentação (7) é alimentado ao reator (2) com pressão por uma bomba de alta pressão (1). O reator (2) está localizado dentro de um aquecedor (10) para ajustar a temperatura do reator interno (2) para uma dada temperatura. A pressão no sistema (pressão da extremidade de fornecimento da bomba de alta pressão (1) para a válvula de contrapressão (5)) é ajustada para uma dada pressão pela válvula de contrapressão (5). Quando o material inicial passa através do reator (2) ajustada para as dadas pressão e temperatura, auto-ciclização do ácido glutâmico ou de um sal do mesmo ocorre, produzindo deste modo ácido pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo. Uma mistura reacional contendo o ácido pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo produzido é levada para o trocador de calor de tubo duplo (3) equipado sobre a extremidade de fornecimento do reator (2) e rapidamente resinada, interrompendo deste modo a reação. Assim, o tempo de reação ou o tempo de residência pode ser ajustado pela vazão de fluxo do material inicial alimentado pela bomba de alta pressão (1).
A presente invenção é explicada em detalhe a seguir referindo-se aos exemplos. A presente invenção não é limitada por estes exemplos e pode ser modificada em seu escopo técnico descrito acima e a seguir.
Exemplo 1: Produção de ácido pirrolidona carboxílico a partir de ácido L- glutâmico:
Agua foi adicionada em ácido L-glutâmico para preparar uma dispersão a 33%. Usando a aparelhagem da figura 1, esta lama de ácido L- glutâmico foi fornecida por uma bomba de alta pressão (1) a um reator (2) (aço inoxidável, cilíndrico, de diâmetro interno de 3,87 mm) aquecido para 200°C para iniciar a reação. O tempo de residência, ou o tempo de passagem através do reator (2), foi controlado para ser de 100 segundos quando água apenas estava fluindo. A reação foi interrompida pela introdução em um trocador de calor de tubo duplo (3) equipado sobre a extremidade de fornecimento do reator (2) para rápido resfriamento. A pressão foi ajustada por uma válvula de contrapressão (5) no sistema, mantendo deste modo a pressão da extremidade de fornecimento da bomba de alta pressão (1) para a válvula de contrapressão (5) em 2 MPa.
A mistura reacional obtida foi recuperado como um sólido após a evaporação da água. O ácido pirrolidona carboxílico produzido e o ácido glutâmico não reagido contidos no sólido foram re-dissolvidos e analisados por um método usando cromatografia líquida de alto desempenho (daqui por diante HPLC) (coluna: SUMIPAX PGODS 100-7 manufaturada pela SUMIKA CHEMICAL ANALYSIS SERVICE, LTD., temperatura da coluna: 40°C; eluente: solução aquosa de ácido fosfórico 10 mM, vazão de fluxo: 1 ml/min., detecção: UV 210 nm) para determinação quantitativa.
A pureza óptica foi determinada por um método empregando HPLC (coluna quiral: SUMIPAX OA5500 manufaturada pela SUMIKA CHEMICAL ANALYSIS SERVICE, LTD., temperatura da coluna: 30°C; eluente: solução aquosa de sulfato de cobre 2 mM: acetonitrila = 95:5, vazão de fluxo: 1 ml/min., detecção: UV 254 nm) para determinação quantitativa.
Dos dois resultados de análise acima mencionados, foi verificado que 96% em peso de ácido pirrolidona carboxílico e 3% em peso de ácido glutâmico estavam contidos no sólido obtido. A pureza óptica do ácido pirrolidona carboxílico em uma razão L/D foi de 95/5. Isto é, a pureza óptica do ácido L-pirrolidona carboxílico obtido foi de 90%. Exemplo 2: Dependência da temperatura de reação:
Uma dispersão de ácido L-glutâmico (33% em peso) foi reagida na mesma maneira que a do exemplo 1 exceto que a temperatura foi mudada para 150°C-250°C, a pressão foi modificada para 5 MPa, e o tempo de residência foi controlado para ser 100 segundos quando apenas água estava fluindo.
Na mesma maneira que a do exemplo 1, a água foi evaporada da mistura reacional obtida para recuperar um sólido, que foi redissolvido e analisado por um método usando HPLC para determinar quantitativamente ácido pirrolidona carboxílico e ácido glutâmico. Os resultados são mostrados na figura 2.
Exemplo 3: Dependência do tempo de residência:
Uma dispersão de ácido L-glutâmico (33% em peso) foi reagida na mesma maneira que a do exemplo 1 exceto que a temperatura foi mudada para 200°C, a pressão foi modificada para 5 MPa5 e o tempo de residência foi controlado para ser 30-300 segundos quando apenas água estava fluindo.
Na mesma maneira que a do exemplo 1, a água foi evaporada da mistura reacional obtida para recuperar um sólido, que foi redissolvido e analisado por um método usando HPLC para determinar quantitativamente ácido pirrolidona carboxílico e ácido glutâmico. Os resultados são mostrados na figura 3.
Exemplo 4: Produção de pirrolidona carboxilato de sódio a partir de mono- hidrato de L-glutamato monossódico:
Agua foi adicionada em mono-hidrato de L-glutamato monossódico para preparar uma solução aquosa a 43% em peso. Esta solução foi reagida na mesma maneira que a do exemplo 1, na qual a temperatura foi de 200°C, a pressão foi de 5 MPa e o tempo de residência foi controlado para ser de 100 segundos quando apenas água estava fluindo.
A mistura reacional obtida foi analisada na mesma maneira que a do exemplo 1 de acordo com um método usando HPLC e determinou quantitativamente ácido pirrolidona carboxílico e ácido glutâmico. Como um resultado, foi verificado que 88% em mol do material inicial se tornou ácido pirrolidona carboxílico e 12% em mol permaneceu como ácido glutâmico. Exemplo comparativo 1: Reação de ácido L-glutâmico sobre pressão de vapor:
Acido L-glutâmico (1 g) e água (2 g) foram adicionados em um recipiente pequeno (11) (diâmetro interno de 6,23 mm, comprimento de 15 cm, volume do teor de cerca de 4,5 ml) mostrado na figura 4, e o recipiente foi posicionado dentro de um banho quente a 200°C. A pressão foi então de 1,6 MPa (pressão de vapor saturado de água a 200°C). Quando passaram 100 segundos, o recipiente pequeno (11) foi removido (tempo de reação de 100 segundos) e imediatamente resinado com água gelada para interromper a reação, e o teor foi inteiramente recuperado.
A água foi evaporada do teor recuperado para dar um sólido, que foi analisado por HPLC como no exemplo 1. Como um resultado, 32% em peso de ácido pirrolidona carboxílico e 67% de ácido glutâmico estavam contidos no sólido.
Como mencionado acima, a presente invenção proporciona eficientes produção e fornecimento de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo a partir de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo.
Este pedido baseia-se em um pedido de patente 2001-219551 depositado no Japão, cujos teores são aqui incorporados como referência.

Claims (10)

1. Método de produção de ácido pirrolidona carboxílico ou de um sal do mesmo, caracterizado pelo fato de compreender o contato de ácido glutâmico ou de um sal do mesmo com água em alta pressão e alta temperatura, em que a temperatura de reação varia de IOO0C até 300°C, em que dito contato é por um período variando de 20 a 500 segundos, e em que dito contato é sob uma pressão aplicada que é maior do que a pressão de vapor da água na citada temperatura de reação.
2. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ácido glutâmico ou um sal do mesmo é um L-isômero, e o ácido pirrolidona carboxílico ou um sal do mesmo é um L- isômero e possui uma pureza óptica de pelo menos 80%.
3. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito método é conduzido continuamente usando um reator do tipo contínuo.
4. Método de produção de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a solução ou lama de ácido glutâmico ou um sal do mesmo é alimentada sob pressão para dentro do reator do tipo contínuo.
5. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pressão aplicada é de 0,1 MPa a 25 MPa.
6. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pressão aplicada é de 0,5 MPa a 10 MPa.
7. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a temperatura de reação varia de 180°C a 280°C.
8. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o conteúdo de ácido glutâmico ou um sal do mesmo é de 10 a 80% em peso.
9. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o conteúdo de ácido glutâmico ou um sal do mesmo é de 30 a 60% em peso.
10. Método de produção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito contato é por um período que varia de 40 a400 segundos.
BRPI0202782-8A 2001-07-19 2002-07-18 método de produção de ácido pirrolidona carboxìlico ou de um sal do mesmo. BR0202782B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001219551A JP2003034680A (ja) 2001-07-19 2001-07-19 ピロリドンカルボン酸又はその塩の製造法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0202782A BR0202782A (pt) 2003-05-20
BR0202782B1 true BR0202782B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=19053534

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0202782-8A BR0202782B1 (pt) 2001-07-19 2002-07-18 método de produção de ácido pirrolidona carboxìlico ou de um sal do mesmo.

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7022863B2 (pt)
JP (1) JP2003034680A (pt)
CN (1) CN1280270C (pt)
BR (1) BR0202782B1 (pt)
FR (1) FR2827598B1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4934068B2 (ja) * 2008-01-24 2012-05-16 日東電工株式会社 光電気混載基板の製造方法およびそれによって得られた光電気混載基板
JP4934069B2 (ja) * 2008-01-24 2012-05-16 日東電工株式会社 光電気混載基板の製造方法
CN101456837B (zh) * 2009-01-07 2011-09-28 南京华狮化工有限公司 一种l-吡咯烷酮羧酸锌的合成方法
JP2014136678A (ja) * 2013-01-15 2014-07-28 Kaigen Pharma Co Ltd 保湿化粧品素材およびその製造方法
CN103351323A (zh) * 2013-06-07 2013-10-16 浙江天瑞化学有限公司 一种焦谷氨酸的制备方法
EP3654771A1 (en) 2017-07-18 2020-05-27 Agrimetis, LLC Methods for the purification of l-glufosinate
JP2021008408A (ja) 2017-10-05 2021-01-28 味の素株式会社 光学活性ピロリドンカルボン酸またはそのアルカリ金属塩の製造方法
CN114524757A (zh) * 2022-02-15 2022-05-24 南雄阳普医疗科技有限公司 一种吡咯烷酮羧酸盐及其制备方法和应用
CN119462470A (zh) * 2024-11-12 2025-02-18 海科技术创新服务(江苏)有限公司 一种吡咯烷酮羧酸钠的制备方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB834650A (en) * 1958-02-24 1960-05-11 Stephen Rath Improvements in or relating to the preparation of l-glutamine
US3235563A (en) * 1962-12-18 1966-02-15 Inst Noguchi Process for producing dl-2-pyrrolidone-carboxylic acid by heating glutamic acid withfrom 0.5 to 15 parts by weight of water per part of glutamic acid
GB1006728A (en) * 1962-12-31 1965-10-06 Mundipharma Ag Amine salts of pyrrolidone carboxylic acid
JPS51110559A (en) * 1975-03-24 1976-09-30 Ajinomoto Kk 22 piroridon 55 karubonsanarukarikinzokuensuiyoekinoseizoho
DE3735263C1 (de) 1987-10-17 1988-08-25 Degussa Verfahren zur Herstellung von Alkalimetallsalzen der L-2-Pyrrolidon-5-carbonsaeure
JP3644842B2 (ja) 1998-03-30 2005-05-11 独立行政法人科学技術振興機構 廃棄有機物からの有機酸の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN1280270C (zh) 2006-10-18
US20030018202A1 (en) 2003-01-23
JP2003034680A (ja) 2003-02-07
CN1398853A (zh) 2003-02-26
FR2827598A1 (fr) 2003-01-24
FR2827598B1 (fr) 2005-02-04
BR0202782A (pt) 2003-05-20
US7022863B2 (en) 2006-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0202782B1 (pt) método de produção de ácido pirrolidona carboxìlico ou de um sal do mesmo.
GOLUMBIC et al. CHEMICAL REACTIONS OF THE NITROGEN MUSTARD GASES. 1 I. THE TRANSFORMATIONS OF METHYL-BIS (β-CHLOROETHYL) AMINE IN WATER
CN101698656B (zh) 催化合成l-吡咯烷酮羧酸及其盐的方法
CN106349131B (zh) 一种蛋氨酸的分离纯化方法
ES2237914T3 (es) Metodo para preparar acido tereftalico y acido isoftalico purificados a partir de xilenos mixtos.
ITMI20002285A1 (it) Processo di preparazione di gabapentina
ES2395971A1 (es) Proceso para la produccion de metionina
Zeng et al. Green and efficient enantioseparation of amlodipine using a novel pairwise crystallization-circulating extraction coupling method aimed at in situ reuse of mother liquor
ES2205949T3 (es) Procedimiento para la preparacion de n,n-bis (2,3-dihidroxipropil) -5-((hidroxiacetil)metilamino)-2,4,6-triyodo-1,3-bencenodicarboxamida.
ES2254522T3 (es) Procedimiento de produccion de acido r(+) alfa-lipoico.
DeWitt et al. N-Acylamino Acids, A New Class of Resolving Agents1
NL9000653A (nl) Werkwijze voor de bereiding van d-(-)-4-hydroxyfenylglycine en l-(+)-4-hydroxyfenylglycine, uitgaande van d.l.-4-hydroxyfenylglycine.
JPS62138443A (ja) ビスクレゾ−ルの製造方法
Babb et al. . omega.,. omega.,. omega.-Trifluoroamine acids
JPH0393753A (ja) α―アミノ酸の製造方法
CN1102137C (zh) 用双组份手性试剂拆分布洛芬的方法
JPH0393755A (ja) α―アミノ酸の製造法
JPS6360955A (ja) L−ド−パの製造方法
JPH07233147A (ja) 精製l−ヒドロキシプロリンの製造法
JP3400105B2 (ja) 光学活性スルホン酸誘導体およびその製法
CN113999127A (zh) 一种芳胺化合物的合成方法及反应系统
IT1264803B1 (it) Procedimento per la preparazione di sali di deferossamina di elevata purezza
Stingl et al. Process for the preparation of 2-(S)-piperazinecarboxylic acid by continuous resolution via diastereomeric salt pairs
JP2954556B2 (ja) グリシンの製造方法
DE19904877A1 (de) Verfahren zur Herstellung von Natrium-Dicyanamid

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/11/2012, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXA QUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2629 DE 25-05-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.