DISPOSITIVO PARA IÇAMENTO DE UMA CONSTRUÇÃO BE NAVEGAÇÃO TALCOMO UMA SONDA DE PERFURAÇÃO, PROVIDO COM COMPONENTES DEIÇAMENTO DE DESLOCAMENTO MUTUAMENTE PARALELOS
A invenção refere-se a um dispositivo para içamentode uma construção de navegação tal como uma sonda deperfuração, cujo dispositivo compreende dois ou mais corposflutuadores localizados sobre ambos os lados da construção denavegação, um ou mais componentes de içamento do tipo travéssustentado de modo movível sobre um corpo flutuador e dedeslocamento paralelo ou praticamente paralelo um em relaçãoao outro e sustentado sobre pelo menos dois pontos suportesdo corpo flutuador.
Métodos diferentes para o içamento de taisconstruções no mar têm sido já propostos, tais como osdescritos, por exemplo, na Patente Americana 5829919. É feitouso aqui de dois corpos flutuadores sobre ambos os lados daconstrução para içamento, onde os dispositivos de içamentosão dispostos se projetando ao longo de seus ladoslongitudinais. A desvantagem de uma tal modalidade é que oscomponentes que constituem o meio de içamento limitam o livremovimento da construção para içamentos nas proximidades doscorpos flutuadores'. É aqui notado que a ondulação do marrequer uma continua compensação dos movimentos nasproximidades dos corpos flutuadores em relação à construção aser içada.
A invenção tem por seu objetivo se precaver dadesvantagem acima apresentada e para propor uma modalidade deiçamento que possibilita uma ótima liberdade de movimentos daconstrução para içamentos nas proximidades dos corposflutuadores e a qual satisfaz o requisito de compensação domovimento.
0 dispositivo de acordo com a invenção é diferenciadopelo fato de que no caso de cada componente de içamento pelomenos um ponto suporte é ajustável na direção vertical ehorizontal, pelo menos o outro ponto suporte permitindo arotação do componente de içamento do tipo través em um planohorizontal ou vertical, e a parte terminal livre, docomponente de içamento, possui uma ponta de pressão que entraem contato com a construção a ser içada.
Como um resultado dos componentes de içamento do tipotravés de acordo com a invenção é possível para a parteterminal livre se projetar sobre o lado longitudinal do corpoflutuador ser incorporada sem hastes ou cilindros querequeiram espaço, na qual o ponto suporte deslocável emdireção vertical e horizontal em relação ao componente deiçamento do tipo través está situado a uma distância a partirdo ponto de içamento, de tal um modo que os componentes deiçamento podem se mover verticalmente ou horizontalmenteindependentemente uns dos outros, proporcionando desse modouma ótima liberdade de movimentos e a compensação demovimento para a construção para içamento.
A invenção adicionalmente se propõe a prover oreferido ponto suporte movivel na vertical e horizontal sobreo corpo flutuador com pelo menos um cilindro, preferivelmenteum cilindro hidráulico, a fim de controlar o deslocamentovertical e horizontal do componente de içamento.
O outro ponto suporte funciona aqui mais ou menoscomo um pivô, onde de acordo com a invenção esse pontosuporte está preferivelmente situado sobre o lado superior docomponente de içamento do tipo través.
Em uma outra modalidade o ponto suporte um providocom dois braços em pêndulo para suster de modo movivel emtodas as direções um componente de içamento ou um par deelementos de içamento se estendendo paralelos de modoadjacente um em relação ao outro.
É aqui possível materializar os braços pêndulospropriamente como cilindros ou suster os braços pêndulos apartir de um braço pivô em separado o qual é sustentado porum cilindro associado.
A invenção será adicionalmente elucidada na descriçãoda figura a seguir, de uma quantidade de modalidades.Nos desenhos:
A Fig. 1 mostra uma vista do lado vertical de umaconstrução de navegação, nesse caso uma montagem náutica deperfuração, juntamente com um dispositivo da arte jáexistente para içamento da parte superior da construção émostrado.
As Figs. 2 e 3 mostram respectivamente uma vista detopo e uma vista lateral de uma primeira modalidade dodispositivo de acordo com a invenção.
A Fig. 4 mostra uma vista lateral correspondente coma Fig. 1 de uma segunda modalidade da dispositivo de acordocom a invenção.
As Figs. 5 e 6 mostram respectivamente uma vista detopo e uma vista vertical de uma terceira modalidade deacordo com a invenção.
A Fig. 7 é uma vista em perspectiva do lado de içamento do dispositivo da Fig. 6.
Referindo-se à Fig. 1, esta apresenta a arte jáexistente onde o dispositivo de içamento está disposto sobreambos os lados de uma montagem náutica de perfuração, a qualconsiste de um suporte J e uma superestrutura B colocada porsobre ele,, cuja superestrutura B precisa ser içada e emseguida removida.
Para esse propósito uma separação é disposta nascolunas no lado superior no suporte uma vez a superestruturaB esteja sustentada pelo dispositivo da arte já existente.
Este consiste de corpos flutuadores 1 para posicionar sobreambos os lados do suporte, uma construção móvel 2 a qual édisposta de modo deslocável relativamente aos corposflutuadores 1 e sobre o lado dos quais direcionado no sentidoao suporte está disposto um dispositivo de içamento 4 providocom braço pêndulo 5.
Será evidente que essa construção está na estruturado suporte, por meio do que a liberdade relativa do movimentodos corpos flutuadores 1, da construção móvel 2 e do suporteé obstada.
As Figs. 2 e 3 mostram uma modalidade onde um par decomponentes de içamento do tipo través 10 estão dispostos emdireção mutuamente paralela sobre ambos os lados dos corposflutuadores 1.
O número de pares de componentes de içamento do tipotravés 10 é, por exemplo, de quatro por corpo flutuador, essenúmero dependendo do número de colunas verticais C do suporte J.
Cada componente de içamento do tipo través 10 ésustentado por corpo flutuador 1 no ponto suporte um 11 erespectivamente no outro ponto suporte 12. A ponta de cadacomponente de içamento do tipo través 10 que se projeta parafora do corpo flutuador 1 é provida com uma ponta de pressão13 a qual está disposta sob um carne N de uma manga M dispostaem torno da coluna C do suporte, Ver Fig. 7.
Na modalidade das Figs. 2 e 3, o ponto suporte éprovido com um cilindro hidráulico 14 para o movimentovertical do ponto suporte 11 na direção para cima e arespectiva direção para baixo. 0 referido cilindro estádisposto de modo pivotável ao referido componente flutuador 1e ao componente do tipo través, a fim de permitir odeslocamento horizontal em um plano horizontal ao referidoponto suporte. O outro ponto suporte 12 é provido com umtirante de tração 15 o qual está montado de modo pivotantesobre ambos os lados do corpo flutuador Ieo componente deiçamento do tipo través. Um cilindro hidráulico 16 estádisposto de modo a efetuar ou controlar um deslocamentohorizontal do componente de içamento 10, enquanto que navista de topo um terceiro cilindro 17 é colocado paraproduzir òu controlar a liberdade lateral do componente deiçamento. A ponta de pressão 13 é desse modo movivel em umsistema coordenado de três vias, com respeito ao componenteflutuador.
Devido ao fato de que o componente de içamento dotipo 10 poder ser ajustado individualmente é possível um altograu de liberdade de movimento e de co-deslocamento com aondulação do mar.
A Fig. 4 mostra uma modalidade na qual o componentede içamento do tipo través é sustentado de modo deslizável noponto suporte um 11 sobre um través transversal 20 o qual épropriamente sustentado sobre mistura que um cilindro queopera verticalmente 14 para o seu ajustamento vertical.
0 outro ponto suporte 12 é personificado com umpontilhão 21 contra o qual o lado superior do componente deiçamento do tipo través 10 se sustenta tal que um movimentolongitudinal, um giro em um plano vertical ou horizontal doreferido componente de içamento 10 permanece possível.
Na modalidade das Figs. 5 e 6 dois componentes deiçamento do tipo través 10 são sustentados em cada caso noponto suporte um 11 por meio de um través horizontal comum 20o qual está suspenso a partir de braços pêndulos 25 tal queeles podem se pivotar em todas as direções ao longo dos trêseixos espaciais principais X, Y e Z; ver a Fig. 7. Os braçospêndulos 25 estão eles próprios suspensos para se pivotar emtodas as direções sobre uma construção de braço pivô 26, naqual entre a construção do tipo alojamento disposta sobre ocorpo flutuador 1 e os braços pêndulos 25 está colocado umcilindro 28 para possibilitar o movimento na direção verticaldos braços pêndulos 25, e desse modo o dos componentes deiçamento do tipo través 10. 0 outro ponto suporte para oscomponentes de içamento do tipo través 10 está disposto naparte do tipo alojamento 27 e pode ser concretizado no modocomo mostrado na Fig. 4, respectivamente na Fig. 2.
Será evidente a partir do apresentado que cada um dospontos de pressão 13 dos componentes de içamento 10 possuiuma liberdade de movimento em todas as direções as quais sãoamplamente independentes umas das outras. Será desse modopossível elevar a superestrutura de uma montagem náutica deperfuração, sob condições bastante seguras, independentementeda ondulação do mar, A invenção não está limitada àmodalidade descrita acima.