BR0316154B1 - dispositivo tensionador para uma coluna de ascensão e processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão. - Google Patents

dispositivo tensionador para uma coluna de ascensão e processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão. Download PDF

Info

Publication number
BR0316154B1
BR0316154B1 BRPI0316154-4A BR0316154A BR0316154B1 BR 0316154 B1 BR0316154 B1 BR 0316154B1 BR 0316154 A BR0316154 A BR 0316154A BR 0316154 B1 BR0316154 B1 BR 0316154B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
riser
tensioning
tension
tensioning device
units
Prior art date
Application number
BRPI0316154-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0316154A (pt
Inventor
Magne Mathias Moe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0316154A publication Critical patent/BR0316154A/pt
Publication of BR0316154B1 publication Critical patent/BR0316154B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/002Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables specially adapted for underwater drilling
    • E21B19/004Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables specially adapted for underwater drilling supporting a riser from a drilling or production platform
    • E21B19/006Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables specially adapted for underwater drilling supporting a riser from a drilling or production platform including heave compensators

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Manipulator (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Removal Of Floating Material (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO TENSIONADOR PARA UMA COLUNA DE ASCENSÃO E PROCESSO DE MANTER A TENSÃO EM UMA COLUNA DE ASCENSÃO".
A presente invenção refere-se a um tensionador telescópico em duas parte para conexão com uma coluna de ascensão se estendendo entre uma perfuração de poço e uma instalação flutuante em um campo submari- no de óleo ou gás, onde a finalidade do tensionador é manter tensão na co- luna de ascensão, parcialmente através de absorver os rápidos movimentos verticais rápidos da instalação flutuante, e parcialmente através do compen- sar as lentas variações em diferença de nível entre o topo da perfuração de poço com sua instalação submarina, e a instalação flutuante.
Ondas e ventos causam rápidas variações na diferença de nível entre o leito do mar e a instalação flutuante usada para exploração ou pro- dução ao largo de hidrocarbonetos.
Lentas variações são causadas por alterações de marés, varia- ções na carga sobre a instalação, compensação da instalação para ajuste da borda livre de acordo com variações de previsão no campo, e na eventuali- dade de deriva horizontal.
A função principal de unidade de coluna de ascensão telescópi- ca é assegurar que a parte superior da coluna de ascensão seja suscetível de telescopar sem qualquer vazamento dos líquidos ou gases que estão sendo conduzidos através do condutor. A unidade telescópicas pode coope- rar com um sistema separado para tensionamento da coluna de ascensão, ou a unidade telescópica pode cooperar com um sistema separado para ten- sionamento da coluna de ascensão, uma unidade telescópica pode compre- ender cilindros hidráulicos integrados que através da cooperação com bom- bas e acumuladores asseguram que a tensão exigida seja mantida na colu- na de ascensão.
Em águas que apresentam grandes variações de maré e/ou uma grande altura de ondas prevista, as unidades telescópicas atualmente utili- zadas tem uma extensão de curso de até 21,34 metros (70 pés).
No estado da técnica, a saber, no documento US5846028 é descrito um tensionador de riser/ coluna de ascensão multi-cilindro de pres- são controlada ou ainda no documento EP 1103459 consta arranjo de perfu- ração em um navio flutuante e de intervenção. Nesses documentos do esta- do da técnica é possível se verificar unidades de tensionamento da área de trabalho dos operadores no convés/ chão de perfuração, sendo que não possuem qualquer influência na disposição do convés/ chão de perfuração.
Assim, o uso de unidades telescópicas individuais dimensiona- das para acomodar variações predizíveis tanto rápidas como lentas apresen- ta várias desvantagens. Conduz a:
a) deslocamento de uma massa dinâmica desnecessariamente grande;
b) desgaste e um requisito por manutenção em unidades de grande porte; e
c) uma exigência por várias dimensões.
O objetivo da invenção é remediar as desvantagens da técnica precedentemente conhecida.
Este objetivo é alcançado pelas características enunciadas na descrição abaixo e nas reivindicações que se seguem.
Duas unidades telescópicas padrão, de preferência dotadas de diferentes comprimentos, por exemplo 12, 19 m e 7,62 m (40 e 25 pés) são conectadas. Esta unidade telescópica em duas partes é então acoplada com uma extremidade superior de uma coluna de ascensão se estendendo verti- calmente de uma perfuração de poço sobre o fundo do mar para uma insta- lação de petróleo flutuante, pelo uso de técnicas que são em si conhecidas, e uma junta flexível sobre uma parte inferior de uma extensão de uma colu- na de ascensão que se estende acima de uma plataforma de perfuração so- bre a dita instalação flutuante via um manifold (válvula de distribuição).
Através de técnicas que são em si conhecidas, a unidade teles- cópica é munida de dois tubos no seu centro, cujos tubos se encaixam teles- copicamente entre si e possuem dimensões que corresponde à dimensão da coluna de ascensão. A unidade telescópica é munida de elementos de veda- ção apropriados de acordo com a técnica anterior, cujos elementos de veda- ção asseguram que qualquer vazamento do líquido ou gás de passagem através do condutor seja, sob as circunstâncias, mantido a um nível aceitá- vel.
Cada unidade telescópica é equipada com vários cilindros hi- dráulicos uniformemente espaçados distribuídos de uma maneira periferica- mente circundante e principalmente na direção longitudinal da unidade teles- cópica, tudo de acordo com a técnica que é em si conhecida.
As duas unidades telescópicas são conectadas separadamente com um sistema hidráulico que é em si conhecido, tendo um sistema de con- trole associado que de acordo com a invenção é projetado para manter uma tensão predeterminada na coluna de ascensão, a extensão de uma ou de ambas as unidades telescópicas sendo ajustada em tempo com as varia- ções na altura da instalação flutuante acima do fundo do mar.
Quando a tensão na coluna de ascensão necessita ser ajustada para compensar rápidos movimentos na instalação flutuante, uso é feito de preferência da unidade telescópica superior. Isto permite a vantagens de deslocar a menor massa possível, pois somente a extensão de coluna de ascensão acima é movida com a unidade telescópica superior.
Quando os ajustes exigidos em tensão são atribuíveis a lenta variações no nível da instalação flutuante em relação ao fundo do mar, por exemplo, devido a variações de maré ou a um aumento na estabilidade de uma plataforma em antecipação de grandes vagas, pela sua imersão mais profunda no interior do mar, a unidade telescópica inferior é ajustada.
Em uma situação onde a unidade telescópica superior não está funcionando, o tensionador de coluna de ascensão em duas partes da in- venção, dentro de determinados limites, será capaz de manter a correta ten- são na coluna de ascensão pelo sistema de controle ser restabelecido de modo a levar a unidade telescópica inferior a compensar pelas rápidas vari- ações em nível da instalação flutuante.
A seguir, uma descrição é dada de um exemplo não-limitativo de uma modalidade preferencial ilustrada nos desenhos apensos, de acordo com a qual: A figura 1 mostra uma plataforma de perfuração conectada com um poço por uma coluna de ascensão compreendendo uma tensionador de coluna de ascensão em duas partes;
A figura 2a mostra um tensionador de coluna de ascensão na posição contraída, em uma escala ampliada; e
A figura 2b mostra um tensionador de coluna de ascensão em duas partes na posição estendida na mesma escala.
Nos desenhos, o numerai de referência 1 designa uma platafor- ma de perfuração flutuante com uma torre 3. Uma coluna de ascensão 5 se estende da instalação de uma perfuração de poço 7 no fundo do mar 9 no sentido da plataforma de perfuração, que flutua sobre a superfície do mar11.
A coluna de ascensão 5 compreende uma seção superior 13 com um dispositivo tensionador 15. Uma extensão da coluna de ascensão17 compreende uma junta 19 e um manifold 21.
O dispositivo tensionador 15 compreende uma unidade telescó- pica superior 23 e uma unidade telescópica inferior 25. Cada unidade teles- cópica 23, 25 compreende um tubo telescópico 27, 27' com flanges associa- dos 29, 29', 30, 30' para acoplamento com a coluna de ascensão 5 adjacen- te à respectiva unidade telescópica, junta de coluna de ascensão 19 e/ou a unidade telescópica 23, 25.
Cada unidade telescópica 23, 25 é munida de vários cilindros hidráulicos espaçados por igual 31, 31' distribuídos de uma maneira periferi- camente circundante e principalmente no sentido longitudinal da unidade telescópica 23, 25.
As unidades telescópicas 23, 25 são separadamente conectadas com um sistema hidráulico (não mostrado) compreendendo bombas, disposi- tivos de controle e um reservatório de óleo.
Os rápidos movimentos verticais da instalação flutuante 1 cau- sados por vagas ou outras influências são normalmente compensados atra- vés do ajuste hidráulico da unidade tensionadora superior 23. A unidade ten- sionadora inferior 25 não é ajustada. Isto mantém uma tensão prescrita na coluna de ascensão 5 através do deslocamento de somente uma parte do dispositivo tensionador 15. Assim tanto as forças dinâmicas atuantes sobre o equipamento, como o consumo de energia e o desgaste sobre o equipamen- to são reduzidos.
Movimentos verticais predizíveis, lentos (variações por maré, compensação do grande calado da instalação flutuante etc.) são compensa- dos através do ajuste da unidade tensionadora inferior 25.
Em uma situação onde uma das unidades tensionadoras 23, 25 está fora de operação (dano ou manutenção) a outra unidade tensionadora pode ser usada para compensar variações tanto rápidas como lentas na po- sição vertical da instalação flutuante 1 em relação ao fundo do mar 9.

Claims (2)

1. Dispositivo tensionador (15) para uma coluna de ascensão (5) conectando uma perfuração em poço submarino (7) com unidade flutuante (1) sobre a superfície do mar (11), onde o dispositivo tensionador (15) é mu- nido de tubos telescópicos (27, 27') e também de vários cilindros hidráulicos (31, 31') uniformemente espaçados distribuídos de uma maneira periferica- mente circundante e principalmente na direção longitudinal da coluna de as- censão, e onde a tensão na coluna de ascensão é exercida através de pres- são hidráulica no dito cilindro (31, 31'), sendo que o dispositivo tensionador (15) consiste em duas unidades tensionadoras telescópicas interligadas (23, 25) sucessivas, caracterizado pelo fato das unidades tensionadoras (23, 25) serem construídas separadamente para manter uma tensão prescrita na co- luna de ascensão (5).
2. Processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão (5) como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato das rápidas varia- ções na posição vertical de uma instalação flutuante (1) em relação a um fundo de mar (9) serem compensadas por uma unidade tensionadora supe- rior (23) mantendo uma tensão prescrita na coluna de ascensão (5), e das lentas variações na posição vertical da instalação flutuante (1) em relação ao fundo do mar (9) são compensadas por uma unidade tensionadora inferior mantendo a tensão prescrita na coluna de ascensão (5), e de que a unidade tensionadora superior ou inferior (23, 25) sozinha mantém a tensão prescrita na coluna de ascensão (5) em uma situação onde uma das unidades tensio- nadoras está fora de operação.
BRPI0316154-4A 2002-11-12 2003-11-10 dispositivo tensionador para uma coluna de ascensão e processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão. BR0316154B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20025409A NO317230B1 (no) 2002-11-12 2002-11-12 Todelt teleskopisk strammer for stigeror ved en flytende installasjon for olje- og gassproduksjon
NO20025409 2002-11-12
PCT/NO2003/000377 WO2004044374A1 (en) 2002-11-12 2003-11-10 Two-part telescopic tensioner for risers at a floating installation for oil and gas production

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0316154A BR0316154A (pt) 2005-09-27
BR0316154B1 true BR0316154B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=19914166

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0316154-4A BR0316154B1 (pt) 2002-11-12 2003-11-10 dispositivo tensionador para uma coluna de ascensão e processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7373985B2 (pt)
EP (1) EP1561003B1 (pt)
CN (1) CN100360764C (pt)
AT (1) ATE335121T1 (pt)
AU (1) AU2003283873B2 (pt)
BR (1) BR0316154B1 (pt)
CA (1) CA2506583C (pt)
DE (1) DE60307311T2 (pt)
DK (1) DK1561003T3 (pt)
EA (1) EA006891B1 (pt)
NO (1) NO317230B1 (pt)
WO (1) WO2004044374A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20030140052A1 (en) * 2001-12-18 2003-07-24 Shawn Thomas Method and system for asset transition quality control
US7231981B2 (en) 2003-10-08 2007-06-19 National Oilwell, L.P. Inline compensator for a floating drill rig
US20060180314A1 (en) * 2005-02-17 2006-08-17 Control Flow Inc. Co-linear tensioner and methods of installing and removing same
GB0613393D0 (en) * 2006-07-06 2006-08-16 Enovate Systems Ltd Improved workover riser compensator system
US8459361B2 (en) 2007-04-11 2013-06-11 Halliburton Energy Services, Inc. Multipart sliding joint for floating rig
GB0716130D0 (en) * 2007-08-17 2007-09-26 Grenland Group Technology As Connector assembly
EP2650465A1 (en) * 2008-04-10 2013-10-16 Weatherford/Lamb Inc. Landing string compensator
NO333681B1 (no) * 2009-01-08 2013-08-12 Aker Subsea As Undervanns tilleggskompensator
US8474539B2 (en) * 2009-08-25 2013-07-02 Technip France Pull tube sleeve stress joint for floating offshore structure
US20110209651A1 (en) * 2010-03-01 2011-09-01 My Technologies, L.L.C. Riser for Coil Tubing/Wire Line Injection
WO2012054793A1 (en) * 2010-10-21 2012-04-26 Conocophillips Company Ice worthy jack-up drilling unit with telescoping riser
US8540460B2 (en) * 2010-10-21 2013-09-24 Vetco Gray Inc. System for supplemental tensioning for enhanced platform design and related methods
US8496409B2 (en) * 2011-02-11 2013-07-30 Vetco Gray Inc. Marine riser tensioner
NO335652B1 (no) * 2011-05-13 2015-01-19 Aker Mh As Innretninger for å dempe og understøtte utstyr på en bevegelig plattform
GB2496506B (en) * 2011-11-08 2015-01-14 Vetco Gray Inc Tensioner cylinder connections with multi-axial degrees of freedom
NO339757B1 (no) * 2012-12-10 2017-01-30 Mhwirth As Strekkmaskiner for stigerør med multippel kapasitet
US9441426B2 (en) * 2013-05-24 2016-09-13 Oil States Industries, Inc. Elastomeric sleeve-enabled telescopic joint for a marine drilling riser
US8752637B1 (en) * 2013-08-16 2014-06-17 Energy System Nevada, Llc Extendable conductor stand and method of use
FR3020396B1 (fr) * 2014-04-25 2016-05-13 Saipem Sa Procede d'installation et mise en œuvre d'un tube rigide depuis un navire ou support flottant
CN105625949A (zh) * 2014-11-03 2016-06-01 上海海郑海洋建设工程技术有限公司 隔水管、海上钻井系统
US11136837B2 (en) 2017-01-18 2021-10-05 Minex Crc Ltd Mobile coiled tubing drilling apparatus
CN107060663B (zh) * 2017-03-29 2019-01-25 西南石油大学 一种基于液压机械的升沉补偿装置及其方案
CN109098675A (zh) * 2018-10-15 2018-12-28 西南石油大学 一种用于海洋平台钻井的被动式深海升深沉补偿装置

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4712620A (en) 1985-01-31 1987-12-15 Vetco Gray Inc. Upper marine riser package
US4808035A (en) * 1987-05-13 1989-02-28 Exxon Production Research Company Pneumatic riser tensioner
NO169027C (no) * 1988-11-09 1992-04-29 Smedvig Ipr As Bevegelseskompensator for stigeroer
US5794700A (en) * 1997-01-27 1998-08-18 Imodco, Inc. CAM fluid transfer system
US5846028A (en) * 1997-08-01 1998-12-08 Hydralift, Inc. Controlled pressure multi-cylinder riser tensioner and method
US6000480A (en) 1997-10-01 1999-12-14 Mercur Slimhole Drilling Intervention As Arrangement in connection with drilling of oil wells especially with coil tubing
NO309290B1 (no) 1998-09-23 2001-01-08 Mercur Slimhole Drilling And I Anordning for styring av et hivkompensert boredekk på flytende bore- og intervensjonsfartöy
US6691784B1 (en) * 1999-08-31 2004-02-17 Kvaerner Oil & Gas A.S. Riser tensioning system
EP1103459A1 (en) 1999-11-24 2001-05-30 Mercur Slimhole Drilling and Intervention AS Arrangement for heave and tidal movement compensation
GB2358032B (en) * 2000-01-05 2002-03-27 Sedco Forex Internat Inc Method and apparatus for drillig subsea wells
US6530430B2 (en) 2000-06-15 2003-03-11 Control Flow Inc. Tensioner/slip-joint assembly
US20040099421A1 (en) * 2002-11-27 2004-05-27 Expro Americas, Inc. Motion compensation system for watercraft connected to subsea conduit
US7231981B2 (en) * 2003-10-08 2007-06-19 National Oilwell, L.P. Inline compensator for a floating drill rig
US7191837B2 (en) * 2004-07-20 2007-03-20 Coles Robert A Motion compensator
US20060180314A1 (en) * 2005-02-17 2006-08-17 Control Flow Inc. Co-linear tensioner and methods of installing and removing same
US7219739B2 (en) * 2005-03-07 2007-05-22 Halliburton Energy Services, Inc. Heave compensation system for hydraulic workover

Also Published As

Publication number Publication date
US7373985B2 (en) 2008-05-20
CA2506583A1 (en) 2004-05-27
AU2003283873A1 (en) 2004-06-03
EP1561003A1 (en) 2005-08-10
CN100360764C (zh) 2008-01-09
US20060151176A1 (en) 2006-07-13
EP1561003B1 (en) 2006-08-02
ATE335121T1 (de) 2006-08-15
AU2003283873B2 (en) 2007-01-25
DE60307311D1 (de) 2006-09-14
EA006891B1 (ru) 2006-04-28
BR0316154A (pt) 2005-09-27
EA200500750A1 (ru) 2005-12-29
NO20025409D0 (no) 2002-11-12
CA2506583C (en) 2008-09-02
CN1711406A (zh) 2005-12-21
DE60307311T2 (de) 2007-10-18
WO2004044374A1 (en) 2004-05-27
DK1561003T3 (da) 2006-12-11
NO317230B1 (no) 2004-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0316154B1 (pt) dispositivo tensionador para uma coluna de ascensão e processo de manter a tensão em uma coluna de ascensão.
US4114393A (en) Lateral support members for a tension leg platform
US4913238A (en) Floating/tensioned production system with caisson
ES2217835T3 (es) Soporte flotante afianzado para conductos elevadores hasta una plataforma de produccion flotante.
US6375391B1 (en) Guide device for production risers for petroleum production with a “dry tree semisubmersible” at large sea depths
BR112015026254B1 (pt) Sistema de riser tensionado superior para uma embarcação semissubmersível em árvore seca
BRPI0503305B1 (pt) aparelho para comunicação com uma pluralidade de poços submarinos, método para instalar um tubo ascendente de comunicações a partir de uma plataforma flutuante até uma cabeça de poço submarina, e, tubo ascendente de tração variável para conectar uma cabeça de poço submarina a uma plataforma flutuante
BRPI0603129B1 (pt) Tubo ascendente de tração variável, aparelhos para comunicação com uma pluralidade de poços submarinos e para comunicação e intervenção em uma pluralidade de poços submarinos, e, método de instalar um tubo ascendente de comunicações
BRPI0611211A2 (pt) sonda de perfuraÇço colocada no leito do mar
BRPI1104318B1 (pt) sistema de gerenciamento de riser e método para manter uma faixa selecionada de tensão em uma pluralidade de risers
BRPI0601907B1 (pt) Método para transportar um elemento alongado na água
BRPI0914150B1 (pt) Dispositivo telescópico de seção de riser
US20080099208A1 (en) Apparatus for performing well work on floating platform
BRPI0611238B1 (pt) Método para instalar estrutura submarina alongada e estrutura submarina alongada
US3968656A (en) Marine structure with hydraulic tensioner
BRPI0411578B1 (pt) Sistema de riser tracionado pelo fundo
JPS62218296A (ja) 引張り脚を有するプラツトホ−ムの支持装置
US20110253027A1 (en) Buoyancy device for marine structures
BR112021001200A2 (pt) sistema de assentamento para uma estrutura submarina, e, método para assentamento de um componente pesado sobre uma estrutura submarina.
BR112015028130B1 (pt) Dispositivo de ancoragem de um suporte de caleiras de uma instalação fundo-superfície, instalação de ligações fundo-superfície e método de modificação das tensões
US7967065B2 (en) Caisson system
US20150330160A1 (en) Floating Structure and Riser Systems for Drilling and Production
US8152411B2 (en) Guide arrangement
US5722494A (en) Stacked template support structure
US4480944A (en) Offshore drilling of large diameter holes in rock formations

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2003, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXA QUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2696 DE 06-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.