BR0107223B1 - limpa-pÁra-brisas. - Google Patents

limpa-pÁra-brisas. Download PDF

Info

Publication number
BR0107223B1
BR0107223B1 BRPI0107223-4A BR0107223A BR0107223B1 BR 0107223 B1 BR0107223 B1 BR 0107223B1 BR 0107223 A BR0107223 A BR 0107223A BR 0107223 B1 BR0107223 B1 BR 0107223B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
souls
retaining spring
windscreen
cleaning rod
wiper
Prior art date
Application number
BRPI0107223-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0107223A (pt
Inventor
Joachim Zimmer
Harald Rapp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0107223A publication Critical patent/BR0107223A/pt
Publication of BR0107223B1 publication Critical patent/BR0107223B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S1/00Cleaning of vehicles
    • B60S1/02Cleaning windscreens, windows or optical devices
    • B60S1/04Wipers or the like, e.g. scrapers
    • B60S1/32Wipers or the like, e.g. scrapers characterised by constructional features of wiper blade arms or blades
    • B60S1/40Connections between blades and arms
    • B60S1/4038Connections between blades and arms for arms provided with a channel-shaped end
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S1/00Cleaning of vehicles
    • B60S1/02Cleaning windscreens, windows or optical devices
    • B60S1/04Wipers or the like, e.g. scrapers
    • B60S1/32Wipers or the like, e.g. scrapers characterised by constructional features of wiper blade arms or blades
    • B60S1/40Connections between blades and arms
    • B60S1/4038Connections between blades and arms for arms provided with a channel-shaped end
    • B60S1/4045Connections between blades and arms for arms provided with a channel-shaped end comprising a detachable intermediate element mounted on the channel-shaped end
    • B60S1/4048Connections between blades and arms for arms provided with a channel-shaped end comprising a detachable intermediate element mounted on the channel-shaped end the element being provided with retention means co-operating with the channel-shaped end of the arm
    • B60S2001/4051Connections between blades and arms for arms provided with a channel-shaped end comprising a detachable intermediate element mounted on the channel-shaped end the element being provided with retention means co-operating with the channel-shaped end of the arm the intermediate element engaging the side walls of the arm

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Springs (AREA)
  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LlMPA-PÁRA-BRISAS".
Estado da Técnica
A invenção refere-se a parte de um limpa-pára-brisas segundo opreâmbulo da reivindicação 1.
Limpa-pára-brisas conhecidos apresentam um braço de limpezaque é construído por uma peça de fixação acionada e por uma peça articu-lada unida a essa por meio de uma articulação dobrável. Na regra, a peçade fixação e a peça articulada apresentam um perfil em seção transversalem forma de U em direção ao vidro do veículo. Convenientemente, no espa-ço interno dos perfis são dispostos outros componentes. Destarte, no espa-ço interno do perfil da peça articulada é disposta uma mola de tração queescora a peça articulada com a peça de fixação. Além disso, em algumasconstruções são alojadas tubulações ou bocais de injeção de uma instala-ção de limpa-vidros no perfil em forma de U da peça articulada.
Da DE 198 15 171 A1 é conhecida uma peça articulada, sendoque a região dianteira da haste de limpeza integrada é dobrada e arqueadaa um gancho. Para isso, são necessários vários passos de processos nafabricação. Além disso, por causa da dobra por 180°, existe o perigo que,com material galvanizado, o revestimento de zinco nas regiões fortementedeformadas se rompa e/ou se solte. Além do mais, por causa da pequenaaltura, não obstante do acúmulo de material na região do gancho, o mo-mento de resistência à flexão e torção é relativamente baixo de maneira quea haste de limpeza sob a carga se deforma elasticamente e tende a vibrar.
Por regra, a palheta possui um sistema de alças de sustentaçãoe uma régua de limpeza retida por este. O gancho da haste de limpeza en-caixa em uma mola de retenção que está assentada com um cubo abertosobre um pino articulado de uma alça mediana do sistema de alças de sus-tentação e que serve de adaptador e de peça de mancai entre a régua delimpeza e a palheta. A articulação assim formada e o sistema de alças desustentação possibilitam que a régua de limpeza se adapte a uma curvaturado vidro do veículo. A fim de guiar a palheta lateralmente, a mola de retenção éguiada, por um lado, com suas paredes laterais entre duas faces laterais daalça mediana e, por outro, nas superfícies laterais da haste de limpeza en-gatada. Na verdade, as superfícies laterais são relativamente pequenas. Porisso, as mesmas são altamente solicitadas e se desgastam rapidamente demaneira que a qualidade de limpeza se reduz rapidamente por causa da máguia da palheta.
Para poder substituir uma palheta gasta, a palheta é girada emrelação ao braço de limpeza por cerca de 90° e a mola de retenção é puxa-da no sentido longitudinal para fora do gancho. Isto é trabalhoso especial-mente com ganchos relativamente compridos uma vez que nesta posição oespaço de montagem em relação ao vidro do veículo é limitado para deslo-car a palheta girada no sentido longitudinal.
Da DE 195 37 854 A1 é conhecida uma união de um braço delimpeza a uma palheta por meio de uma mola de retenção. Pelo menos umdedo situado na extremidade livre, colocado a um ângulo em relação ao vi-dro de veículo, encaixa, por fecho pela forma, em um poço de guia corres-pondente da mola de retenção. No poço de guia o dedo dobrado é retidopor um dispositivo de repouso configurado na mola de retenção. Para a tro-ca da palheta basta, na verdade, uma torção diminuta de maneira que odispositivo de repouso possa ser desbloqueado e que a palheta possa sersimplesmente retirada em direção ao vidro do veículo da extremidade dobraço de limpeza, porém, a haste de limpeza e o dedo configurado consis-tem em um material de tira chata, sendo que a espessura de material de-termina o pequeno tamanho das superfícies de guias laterais e apresentaum pequeno momento de resistência à flexão e torção.
Vantagens da Invenção
De acordo com a invenção, o perfil em forma de U da peça arti-culada se estende até a extremidade livre da haste de limpeza e na regiãoterminal são configuradas almas de pelo menos um par de almas em cadauma das superfícies laterais situadas opostas das quais pelo menos umaalma possui uma tala dobrada em ângulo para dentro, sendo que, em esta-do montado, uma mola de retenção com um pino direcionado perpendicu-Iarmente encaixa por entre as almas de um par de almas e engancha com ahaste de limpeza. A peça articulada executada em uma só peça com a hastede limpeza apresenta, vantajosamente, por causa do perfil em U contínuo,uma elevada rigidez à flexão e torção, em conseqüência do que a palheta,independentemente das condições operacionais, é conduzida com um ân-gulo de incidência relativamente constante por sobre o vidro de veículo oque leva a um resultado satisfatório de limpeza. Pela maior rigidez à flexãoe torção do perfil em U pode, eventualmente, ser reduzida a espessura dachapa de maneira que o peso e os custos materiais do braço de limpezadiminuem.
Além disso, a fabricação é simplificada e custos são economi-zados já que a peça articulada é produzida por um recorte de chapa comdois estágios de dobragem e, eventualmente um estágio de calibração. Aomesmo tempo, durante a chanfragem podem ser produzidas outras áreas dobraço de limpeza, por exemplo, as áreas que ulteriormente são necessáriaspara a fixação de uma mola de tração. No caso, o ângulo de flexão em todasas áreas não é maior do que cerca de 90° de maneira que não ocorre ne-nhuma deformação extrema de modo que não existe nenhum perigo que acamada de proteção do material revestido se solte ou quebre no locais do-brados. Em assim sendo, podem ser utilizadas, sem problemas, folhas demetal galvanizadas ou então outros materiais como alumínio.
Na peça articulada as superfícies externas laterais das almas eda haste de limpeza em forma de U adjacente forma, em comparação ahastes de limpeza conhecidas com extremidades em forma de gancho, su-perfícies de guia maiores em relação à mola de retenção. Além disso, a guiaé aperfeiçoada pelo pino que, com um ajuste leve com folga ou assento for-çado encaixa no espaço oco entre as almas de um par de almas e assimcuida, simultaneamente, de uma junção segura entre a mola de retenção e ahaste de limpeza. A guia melhor da palheta tem efeito positivo sobre a qua-Iidade de limpeza diminuindo, especialmente havendo umidade pequenasobre o vidro do veículo, a tendência de vibração da palheta. Pelas possibi-lidades inúmeras de variações podem ser cobertos muitos casos de aplica-ção já existentes ou também novos.
A fim de segurar a mola de retenção no sentido axiai entre asalmas ela possui uma mola de repouso que, no estado montado, engata emum lado frontal de uma alma ou tala. Para a desmontagem da palheta, opino de rebite da palheta pode ser retirado para fora do cubo da mola deretenção ou a palheta pode ser desmontada junto com a mola de retençãoda haste de limpeza. Para este fim, a palheta é girada apenas de maneiradiminuta em relação ao braço de limpeza. Já com um pequeno, giro a molade repouso pode ser facilmente alcançada podendo ser desengatada. De-pois disso, a palheta é deslocada no sentido longitudinal até que os paresde alma na haste de limpeza deslizarem dos pinos. Em um último passo demontagem, a mola de retenção pode ser retirada perpendicularmente parafora do braço de limpeza.
A montagem se efetua na seqüência inversa e é simples domesmo modo, apenas em duas direções, com bloqueio automático e semferramentas adicionais. Com isso se evita que componentes sejam monta-dos errados ou sejam arranhados por ferramentas não adequadas. Namontagem ou na desmontagem descritas, a mola de retenção pode sermontada previamente na palheta e será substituída junto por ocasião datroca da palheta de maneira que um material menos resistente ao desgastepode ser utilizado que mais ou menos garante a vida útil da palheta. Toda-via, a mesma pode ser previamente montada na haste de limpeza e deveapresentar uma vida útil correspondentemente mais longo que é assegura-do por um material mais resistente ao desgaste.
Além disso, é possível utilizar esta solução em limpa-pára-brisascom design contínuo já que não é necessitada nenhuma abertura para auxí-lios de montagem e já que a palheta encoberta a mola de retenção e o orifí-cio no arco mediano amplamente para fora.
Desenho
Outras vantagens resultam da seguinte descrição de desenhos.
No desenho são representados exemplos de execução da invenção. O de-senho, a descrição e as reivindicações contêm numerosas característicasem combinação. 0 especialista considerará as características também indi-vidualmente e irá resumi-las em outras combinações convenientes.
Os desenhos mostram:
fig. 1 uma haste de limpeza com uma palheta acoplada,
fig. 2 uma área terminal de uma haste de limpeza da invenção, vistade cima, em comparação com uma haste de limpeza conhecida,
fig. 3-5 uma área terminal de uma haste de limpeza da invenção, vistade baixo, em comparação com uma haste de limpeza conhecida,
fig. 6 um corte segundo uma linha Vl-Vl na fig. 2,
fig. 7-9 variantes à fig. 6,
fig. 10 uma representação em perspectiva de uma área terminal e deum par de almas,
fig. 11-16 variantes à fig. 10,
fig. 17 uma representação em perspectiva de uma mola de retenção,visto de cima,
fig. 18 um corte longitudinal através de uma mola de retenção,
fig. 19 uma desmontagem passo a passo de uma mola de retenção e
fig. 20 uma representação em perspectiva de uma palheta e de umbraço de limpeza durante a montagem, desmontagem respecti-vãmente.
Descrição do Exemplo de Execução
Uma palheta 12, que consiste em um sistema de alças de sus-tentação 14 e uma régua de limpeza 16, são unidas por meio de uma arti-culação, de maneira oscilante, a uma haste de limpeza 10 de maneira que arégua de limpeza 16 possa adaptar-se ao contorno diferentemente curvadode um vidro de veículo 18 durante o movimento de limpeza (fig. 1). A arti-culação 10 apresenta um pino articulado 20 que é disposto no sistema dealças de sustentação 14 e que engata em um cubo aberto 66 configuradopor línguas elásticas 80 de uma mola de retenção 22.
A haste de limpeza 10 apresenta um perfil em seção transversalem forma de U que, de acordo com a invenção, chega até a extremidadelivre. Nesta, das faces laterais 32 e 34 do perfil em forma de U são estam-pados pares de almas 38 e 40 que apresentam uma distância 58 um em re-lação ao outro (fig. 11). Sempre em cada uma extremidade de uma alma deum par de almas 38, 40 são configuradas talas 44, 46 dobradas a cerca de90° para dentro e assim correm, aproximadamente, paralelas em relação àparede de teto 42 do perfil em forma de U. O par de almas 38, 40 respecti-vamente, a parede de teto 42 e as talas 44, 46 cercam um espaço oco 94aberto no sentido longitudinal (fig. 2).
O perfil em forma de U da haste de limpeza 10 é produzido deuma peça de chapa chata estampada, por regra, de uma folha de metal gal-vanizada. Nisso, as faces laterais 32, 34 são dobradas com as almas 38, 40e as talas 44, 46 perpendicularmente em relação à parede de teto 42 (fig.3). Em um outro estágio de dobragem, as talas 44, 46 são dobradas em re-lação às almas a mais 90°. As almas dos pares de almas 38 e 40, segundoas fig. 2 a 5, 11, 12, 25, apresentam, em cada caso, na mesma face lateral32 uma tala 44 e 46 que corre paralelamente à parede de teto 42 e que seestende sempre até a alma situada oposta da outra face lateral 34 enquantona execução, segundo a fig. 13, as talas 44 e 46 dos pares de almas 38, 40são alocadas a faces laterais distintas 32, 34. As fig. 8 e 9 mostram talascurtas 44 que partem de pares de almas 38 situados opostos um em relaçãoao outro e que no centro entre as almas formam uma fenda pequena. Adistância 58 entre as almas 38 e 40 é formada por um recorte 36 em umapeça de chapa (fig. 3). Esta peça pode ser dimensionada de acordo com ascondições do caso de aplicação. Além disso, a altura 88 das faces laterais32, 34 é reduzida em frente da mola de retenção 22 em conseqüência doque a montagem da mola de retenção 22 é facilitada.
Os pares de almas 38, 40 e as talas 44, 46 servem para a fixa-ção da mola de retenção 22 na haste de limpeza 10 (fig. 17). A mola de re-tenção 22 apresenta duas paredes laterais 76 e 78 que são unidas por umcubo aberto 66 e uma parede frontal 68 na extremidade da mola de reten-ção 22. Entre as paredes laterais 76 e 78, no sentido longitudinal da molade retenção 22, se estendem dois pinos 70 e 74, sendo que um dos pinos70 é unido em uma extremidade à parede frontal 68 e o outro pino 74 emuma extremidade ao cubo 66. Entre a extremidade livre do primeiro pino 70e o cubo 66 se encontra um poço de montagem 72. Para a montagem, o parde almas 40 é introduzido no poço de montagem 72 e, a seguir, empurrado,axialmente, junto com a tala 46 sobre o pino 70, enquanto o par de almas 38desliza com a tala 44 sobre o pino 74. Em estado montado, o pino 70 encai-xa então com um leve assento forçado ou ajuste com folga no espaço oco94 do par de almas 40, sendo que a parede frontal 68 serve de encosto (fig. 18).
A mola de retenção 22 apresenta no pino 74 uma mola de re-pouso 82, que engata automaticamente na tala 44 do par de almas 38 demaneira que a mola de retenção 22 é unida à haste de limpeza 10 de ma-neira autofrenante. A mola de repouso 82 pode ser disposta também emoutro local da mola de retenção 22 de maneira que ela, por exemplo, engataem cantos ou lados frontais dos pares de almas 38, 40 ou em orifícios deengate 52 (fig. 10) ou em rebaixamentos de engate. A fim de garantir umafixação sem folga no sentido longitudinal é previsto um elemento tensor 86que é colocado no pino 74 e que se apóia sobre um encosto axial 84 dahaste de limpeza 10 de maneira que a mola de retenção 22 é previamentetencionada entre a mola de repouso 82 e o elemento tensor 86. O elementotensor 86 pode ser disposto também de tal maneira que o mesmo se apóiasobre um encosto 62, 64 (fig. 15, fig. 16). O encosto 62 é instalado na pare-de de teto 42, o encosto 64 em um par de almas 40. Além disso, um encostotambém pode ser formado por um colar 60 configurado na parede de teto 42(fig. 14).
O limpa-pára-brisas da invenção possui uma guia satisfatória dapalheta 12. Isto pode ser atribuído, por um lado, a que o perfil em forma deU, resistente à flexão e à torção é levado até a região da mola de retençãode maneira que a haste de limpeza 10, em relação a uma extremidade emforma de gancho 24 de uma haste de limpeza conhecida 26, em uma região50 (fig. 5) apresenta uma maior rigidez à flexão e à torção. Além do mais, noespaço de construção prolongado, especialmente em uma região 48 do per-fil aberto (fig. 4), podem ser alojados, entre as faces laterais 32, 34, compo-nentes adicionais como, por exemplo, tubulações de água ou bocais de in-jeção e uma instalação de limpa-pára-brisas. Por outro, em comparação afaces de guia laterais 30 da haste de limpeza 26 conhecida, resultam, demaneira vantajosa, pelos pares de almas 38, 40 e pelas peças adjacentesdas faces laterais 32, 34 grandes superfícies de guia laterais 28 (fig. 2) quepodem ser adaptadas às condições de utilização de cada caso. As grandessuperfícies de guia 28 reduzem a carga específica das superfícies de con-tato entre a haste de limpeza 10 e a mola de retenção 22 de maneira que odesgaste é pequeno e a qualidade de guia fica mantida ao longo da vida útildo limpa-pára-brisas.
A guia e a união da mola de retenção 22 são ainda auxiliadaspelos pinos 70, 74 que encaixam nos espaços ocos 94 entre os pares dealmas 38, 40. Em conseqüência disso, um par de almas 40 pode ser o sufi-ciente para aplicações com pouca carga (fig. 10). Um orifício de repouso 52ou um dispositivo de desengate 54 (fig. 9) pode servir para o engate damola de retenção 22.
Por fim, a fig. 12 mostra uma variante na qual é previsto um ou-tro par de almas 56 que está disposto em frente do primeiro par de almas 38e que guia a palheta 12 adicionalmente (fig. 12). Por isso, resulta uma guiaespecialmente comprida da palheta 12 no sentido longitudinal.
Em comparação à haste de limpeza 26 conhecida (fig. 3), ahaste de limpeza 10 não apresenta nenhum ponto de flexão com um ângulode 180° mas apenas de 90°, no máximo. Por isso, são evitadas deformaçõesfortes de material e danos dali resultantes das camadas de proteção.
Pelas numerosas variantes para a configuração da seção trans-versal das almas 38, 40 e das talas 44, 46, as quais também podem sercombinadas entre si, é possível receber muitas e já existentes molas de re-tenção 22 e cobrir um grande número de casos de aplicação.
A haste de limpeza 10 cobre a mola de retenção 22 para o ladode fora praticamente na sua totalidade e é disposta com sua extremidadelivre e a mola de retenção 22 entre as paredes laterais de uma alça medianado sistema de alças de sustentação 14 de maneira que resulta um designcontínuo com a palheta 12. Para a troca da palheta 12 o pino articulado 20 éretirado para fora do cubo aberto 66 ou a haste de limpeza 10 é torcida di-minutamente em relação à palheta 12, sendo que também a mola de reten-ção 82 sobressai acima da palheta 12 podendo ser destravada (fig. 19 e fig.20). Em seguida, a haste de limpeza 10 é deslocada na direção 90. Nestaocasião, o par de almas 40 chega ao poço de montagem 72 enquanto o parde almas 38 desliza do pino 74. Por um movimento perpendicular na direção92, a haste de limpeza 10 será então retirada da mola de retenção 22. As-sim sendo, existem, por princípio, as possibilidades de que a mola de reten-ção 22 esteja previamente montada no pino articulado 20 da palheta 12 ouna haste de limpeza 10.

Claims (13)

1. Limpa-pára-brisas com um braço de limpeza que é construídopor uma peça de fixação e uma peça articulada com uma haste de limpezaintegrada (26) a qual possui um perfil de seção transversal em forma de U ena qual é acoplada uma palheta (12) por meio de uma mola de retenção(22), sendo que as paredes laterais (76, 78) da mola de retenção (22) sãounidas por um cubo aberto (66) para um pino articulado (20) e guiam comseus lados internos sobresselentes a haste de limpeza (10) externamente,caracterizado pelo fato de que o perfil em forma de U se estende até a ex-tremidade livre da haste de limpeza (10) e de que na região terminal, emfaces laterais situadas opostas (32, 34) do perfil, é configurado pelo menosum par de almas (38, 40) dos quais pelo menos um possui uma tala (44, 46)dobrada em ângulo para dentro, sendo que, em estado montado, a mola deretenção (22) com pelo menos um pino direcionado perpendicularmente (70,- 74) encaixa por entre as almas de um par de almas (38, 40) e engancha nahaste de limpeza (10).
2. Limpa-pára-brisas, de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato de que a tala (44, 46) apresenta um orifício de repouso (52).
3. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que, partindo de um lado frontal naextremidade da haste de limpeza (10), é configurado na parede de teto (42),em uma alma do par de almas (40) ou na tala (44, 46), um encosto dobradoem ângulo (60, 62, 64).
4. Limpa-pára-brisas, de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato de que na extremidade da haste de limpeza (10) são previstosdois pares de almas (38,40) que apresentam uma distância (58) entre si.
5. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que as faces laterais (32, 34) do perfilem U apresentam em frente do primeiro par de almas (38) uma altura (88)reduzida.
6. Limpa-pára-brisas, de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato de que, com pares de almas (38, 40) distintas, as talas (44,-46) são configuradas nas almas que se situam na mesma face lateral (32, 34).
7. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que em pares de almas (38, 40) dis-tintas, as talas (44, 46) são configuradas, alternadamente, em uma alma deuma das faces laterais (32) ou na outra face lateral (34).
8. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos um pino (70, 74) damola de retenção (22) é unido a uma superfície frontal de uma parede fron-tal (68) na extremidade da mola de retenção (22) ou ao cubo (66).
9. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a mola de retenção (22) apre-senta entre a parede frontal (68) e o cubo (66) pelo menos um poço demontagem (72) transversal pelo qual é guiado um par de almas (38, 40) dahaste de limpeza (10) por ocasião da montagem.
10. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a mola de retenção (22) possuiuma mola de repouso (82) que engata em um lado frontal de uma alma (38,-40) ou de uma tala (44, 46).
11. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a mola de retenção (22) se apóiapor meio de um elemento tensor (86) sobre um encosto axial (62, 64, 84)situado na haste de limpeza (10).
12. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a mola de retenção (22) é previ-amente montada na haste de limpeza (10).
13. Limpa-pára-brisas, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a mola de retenção (22) é previ-amente montada na palheta (12).
BRPI0107223-4A 2000-09-20 2001-09-15 limpa-pÁra-brisas. BR0107223B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10046439.4 2000-09-20
DE10046439A DE10046439A1 (de) 2000-09-20 2000-09-20 Scheibenwischer
PCT/DE2001/003554 WO2002024498A1 (de) 2000-09-20 2001-09-15 Scheibenwischer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0107223A BR0107223A (pt) 2002-08-06
BR0107223B1 true BR0107223B1 (pt) 2010-02-09

Family

ID=7656860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0107223-4A BR0107223B1 (pt) 2000-09-20 2001-09-15 limpa-pÁra-brisas.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6681440B2 (pt)
EP (1) EP1322507B1 (pt)
JP (1) JP4813752B2 (pt)
CN (1) CN1205077C (pt)
AU (1) AU2001291635A1 (pt)
BR (1) BR0107223B1 (pt)
DE (3) DE10046439A1 (pt)
RU (1) RU2271287C2 (pt)
WO (1) WO2002024498A1 (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2847221B1 (fr) * 2002-11-19 2006-08-04 Valeo Systemes Dessuyage Essuie-glace de vehicule comportant un bras et un connecteur d'articulation realises d'une piece par moulage en matiere plastique
DE102005035088A1 (de) * 2005-07-27 2007-02-01 Robert Bosch Gmbh Scheibenwischvorrichtung, insbesondere für ein Kraftfahrzeug
FR2916715B1 (fr) * 2007-05-31 2010-02-12 Valeo Systemes Dessuyage Socle de connexion destine a cooperer avec un adaptateur pour former avec celui-ci un connecteur mecanique pour un balai d'essuie-glace pour vehicule automobile
ES2529690T3 (es) * 2007-10-01 2015-02-24 Federal-Mogul S.A. Dispositivo de limpiaparabrisas
DE102009001809A1 (de) * 2009-03-24 2010-09-30 Robert Bosch Gmbh Anschlussvorrichtung zum gelenkigen Verbinden eines Wischarms mit einem Wischblatt nach einem Sidelockprinzip
US20130227809A1 (en) 2012-02-24 2013-09-05 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade
ES2496096T3 (es) * 2010-07-28 2014-09-18 Teklas Kaucuk Sanayi Ve Ticaret A.S. Dispositivo de conexión para limpiaparabrisas
US8495787B2 (en) 2010-08-03 2013-07-30 Rally Manufacturing, Inc. Windshield wiper
DE102010062933A1 (de) * 2010-12-13 2012-06-14 Robert Bosch Gmbh Wischvorrichtung
CN102653269A (zh) * 2011-03-04 2012-09-05 东莞鸿益雨刷有限公司 雨刷臂连接器及雨刷
US9457768B2 (en) 2011-04-21 2016-10-04 Pylon Manufacturing Corp. Vortex damping wiper blade
US9174609B2 (en) 2011-04-21 2015-11-03 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade with cover
MX345011B (es) 2011-07-28 2017-01-11 Pylon Mfg Corp Adaptador, conector y conjunto de limpiaparabrisas.
US8806700B2 (en) 2011-07-29 2014-08-19 Pylon Manufacturing Corporation Wiper blade connector
US9108595B2 (en) 2011-07-29 2015-08-18 Pylon Manufacturing Corporation Windshield wiper connector
FR2979875B1 (fr) 2011-09-12 2013-09-27 Valeo Systemes Dessuyage Adaptateur a languettes flexibles pour systeme d'essuyage
US20130219649A1 (en) 2012-02-24 2013-08-29 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade
CA2875403A1 (en) * 2012-06-21 2013-12-27 Federal-Mogul S.A. Windscreen wiper arm
US10144393B2 (en) * 2012-08-13 2018-12-04 Mitsuba Teklas Turkey Otomotiv Anonim Sirketi Windscreen wiper
US10829092B2 (en) 2012-09-24 2020-11-10 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade with modular mounting base
US10166951B2 (en) 2013-03-15 2019-01-01 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper connector
DE102013222992B4 (de) 2013-11-12 2024-05-29 Robert Bosch Gmbh Scheibenwischvorrichtung
DE102013222994A1 (de) 2013-11-12 2015-05-28 Robert Bosch Gmbh Scheibenwischvorrichtung
US9505380B2 (en) 2014-03-07 2016-11-29 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper connector and assembly
USD787308S1 (en) 2014-10-03 2017-05-23 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade package
USD777079S1 (en) 2014-10-03 2017-01-24 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade frame
FR3037897B1 (fr) * 2015-06-26 2018-11-02 Valeo Systemes D'essuyage Adaptateur pour un essuie-glace de vehicule automobile et ensemble comportant un tel adaptateur
WO2017075066A1 (en) 2015-10-26 2017-05-04 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade
AU2017268008A1 (en) 2016-05-19 2018-11-22 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper connector
WO2017201485A1 (en) 2016-05-19 2017-11-23 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper connector
US11040705B2 (en) 2016-05-19 2021-06-22 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper connector
CN109311452A (zh) 2016-05-19 2019-02-05 电缆塔制造有限公司 挡风玻璃雨刮器连接器
WO2017201473A1 (en) 2016-05-19 2017-11-23 Pylon Manufacturing Corp. Windshield wiper blade
WO2018081791A1 (en) 2016-10-31 2018-05-03 Pylon Manufacturing Corp. Wiper blade with cover

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2046495A (en) * 1934-01-04 1936-07-07 Stewart Warner Corp Wiper arm and blade connection
FR2499921A1 (fr) * 1981-02-13 1982-08-20 Marchal Equip Auto Balai d'essuie-glace a armature metallique comportant des organes antibruit
DE8710593U1 (de) * 1987-08-03 1988-12-08 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart Wischvorrichtung für Scheiben von Kraftfahrzeugen
FR2630070B1 (fr) * 1988-04-19 1991-07-26 Valeo Systemes Dessuyage Balai d'essuie-glace comportant un dispositif de connexion perfectionne d'un etrier principal sur un etrier secondaire
EP0354279A1 (en) * 1988-08-09 1990-02-14 Liang-An Chen Wipers for windscreens and like surfaces
JPH0592018U (ja) * 1992-05-19 1993-12-14 益弘 山口 自動車用ワイパーブレード連結具
DE4224866B4 (de) 1992-07-28 2007-01-04 Robert Bosch Gmbh Vorrichtung zum Wischen von Scheiben von Kraftfahrzeugen
DE19537854A1 (de) 1995-10-11 1997-04-17 Teves Gmbh Alfred Verbindung eines Wischarmes mit einem Wischblatt und Verbindungsstück für eine derartige Verbindung
DE19815171A1 (de) 1997-12-02 1999-06-10 Bosch Gmbh Robert Düsenanordnung sowie Scheibenwischarm zum Aufnehmen der Düsenanordnung
FR2788027B1 (fr) * 1998-12-30 2001-02-23 Valeo Systemes Dessuyage Essuie-glace de vehicule automobile comportant des moyens perfectionnes d'articulation du balai sur le bras d'essuie-glace

Also Published As

Publication number Publication date
EP1322507B1 (de) 2005-12-28
AU2001291635A1 (en) 2002-04-02
DE10193956D2 (de) 2003-10-02
US20030131437A1 (en) 2003-07-17
WO2002024498A1 (de) 2002-03-28
RU2002116256A (ru) 2005-02-10
US6681440B2 (en) 2004-01-27
EP1322507A1 (de) 2003-07-02
BR0107223A (pt) 2002-08-06
CN1392848A (zh) 2003-01-22
RU2271287C2 (ru) 2006-03-10
JP2004509014A (ja) 2004-03-25
JP4813752B2 (ja) 2011-11-09
CN1205077C (zh) 2005-06-08
DE50108572D1 (de) 2006-02-02
DE10046439A1 (de) 2002-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0107223B1 (pt) limpa-pÁra-brisas.
JP5009999B2 (ja) ワイパーブレードとワイパーアームとを枢着結合するための結合部材
US9211867B2 (en) Wiper blade
JP6049753B2 (ja) フロントガラスのワイパー装置
ES2383207T3 (es) Hoja de goma limpiaparabrisas
CZ20013785A3 (cs) List stěrače skel, zejména vozidel
US8141198B2 (en) Windscreen wiper arm
JP4361941B2 (ja) 自動車の窓ガラスのためのワイパブレード
JP4020978B2 (ja) 自動車の窓ガラスを掃除するためのワイパーブレード
US8332989B2 (en) Adapter for fixing a windscreen wiper blade to an arm
JP3044562B2 (ja) 自動車の窓拭きワイパー用可動気流偏向器
CZ299497B6 (cs) List sterace skel
RU2541557C2 (ru) Соединительное устройство для шарнирного соединения щетки стеклоочистителя с ее рычагом по принципу бокового замка
US20050262653A1 (en) Wiper lever with a driven wiper arm and a wiper blade linked to it for cleaning the windows of motor vehicles in particular
CN101652278A (zh) 连接装置
JP2001500090A (ja) 自動車のウインドシールドガラスに用いられるワイパ装置
KR20130132482A (ko) 자가 잠금식 단부 캡을 구비하는 비임 블레이드 와이퍼 조립체
US10479324B2 (en) Windscreen wiper device
JPH11512994A (ja) 自動車の窓ガラスのためのワイパブレード
US10501056B2 (en) Fastening device for a windscreen wiping device
ES2269530T3 (es) Mecanismo limpiaparabrisas, particularmente para un vehiculo.
KR101822599B1 (ko) 윈드실드 와이퍼 장치
US3123849A (en) o shei
US10688968B2 (en) Windshield wiper device
JP5495332B2 (ja) フロントガラス用ワイパー装置

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/09/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)