BR0100042B1 - Método e aparelho para amplificação de sinal dependente de modulação - Google Patents

Método e aparelho para amplificação de sinal dependente de modulação Download PDF

Info

Publication number
BR0100042B1
BR0100042B1 BRPI0100042-0A BR0100042A BR0100042B1 BR 0100042 B1 BR0100042 B1 BR 0100042B1 BR 0100042 A BR0100042 A BR 0100042A BR 0100042 B1 BR0100042 B1 BR 0100042B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
amplifier
modulation format
various
linear
bias
Prior art date
Application number
BRPI0100042-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0100042A (pt
Inventor
Armin Klomsdorf
Dale Schwent
Luke E Winkelmann
Mathew Greene
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0100042A publication Critical patent/BR0100042A/pt
Publication of BR0100042B1 publication Critical patent/BR0100042B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/38Transceivers, i.e. devices in which transmitter and receiver form a structural unit and in which at least one part is used for functions of transmitting and receiving
    • H04B1/40Circuits
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03FAMPLIFIERS
    • H03F1/00Details of amplifiers with only discharge tubes, only semiconductor devices or only unspecified devices as amplifying elements
    • H03F1/56Modifications of input or output impedances, not otherwise provided for
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03GCONTROL OF AMPLIFICATION
    • H03G3/00Gain control in amplifiers or frequency changers
    • H03G3/20Automatic control
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/02Transmitters
    • H04B1/04Circuits
    • H04B1/0458Arrangements for matching and coupling between power amplifier and antenna or between amplifying stages

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Amplifiers (AREA)
  • Transmitters (AREA)
  • Amplitude Modulation (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)

Description

MÉTODO E APARELHO PARA AMPLIFICAÇÃO DE SINAL DEPENDENTE DE
MODULAÇÃO
Campo da Invenção Esta invenção refere-se genericamente a sistemas de amplificação de potência para telecomunicações sem fio e, mais especificamente, a sistemas e métodos que permitem que sistemas sem fio operem com modos e/ou modulações múltiplos.
Fundamentos da Invenção Na última década a utilização de sistemas sem fio de comunicações, tais como telefones celulares, aumentou rapidamente e atualmente a maioria dos países no mundo inteiro implementou sistemas sem fio dentro das suas fronteiras. Estes sistemas sem fio variam no modo de operação de país para país (e mesmo de região para região no mesmo país) devido a diferentes requisitos de largura de banda, potência e freqüência. Como exemplo na operação de telefones celulares digitais, os Estados Unidos geralmente utilizam sistemas celulares digitais com base em modos de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) ou Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), enquanto que a Europa Oriental em geral utiliza sistemas celulares digitais baseados no modo de Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM).
Atualmente, existe a necessidade de sistemas sem fio de telecomunicações que sejam capazes de operar com modos e/ou modulações múltiplos tais como telefones celulares que possam operar em diversos sistemas que suportem diferentes formatos de modulação. Por exemplo, existe a necessidade de um telefone celular que possa operar em modos de operação de TDMA e CDMA. Contudo, aqueles versados na técnica entendem que cada modo apresenta uma restrição exclusiva no que se refere ao amplificador de potência do telefone celular devido às diferenças em nível de potência transmitida, perda de inserção pós amplificador de potência e requisitos de linearidade dependentes de modulação e eficácia de cada modo. Tais telefones celulares representam um desafio significativo no que se refere a planejamento e construção uma vez que, para operação adequada, o amplificador de potência deve ter diferentes linhas de carga de saída para cada formato de modulação.
Para solucionar este problema, no passado as propostas incluíam amplificadores de potência separados para cada formato de modulação e em seguida comutação entre estas cadeias de amplificadores. Isto envolve conjuntos de circuito duplicados que ocupam mais espaço e aumentam o custo dos sistemas. Para complicar este problema, muitos dos telefones celulares futuros precisarão configurações que acomodem ainda mais formatos de modulação (à medida que são desenvolvidos novos formatos), tornando a engenharia ainda mais desafiadora. A Patente U.S. N° 5.060.294 ('294), emitida em nome de Schwent e outros, descreve um meio para alterar as características da carga em um amplificador de potência para provocar saturação no amplificador ou impedir saturação do amplificador. Contudo, no futuro, telefones celulares terão a capacidade de operar em modos lineares múltiplos tais como TDMA linear (por exemplo, utilizando modulação de manipulação por comutação de fase) e alguma forma de CDMA. A patente '2 94 não se refere a telefones celulares que operam entre diferentes formatos de modulação linear.
Além disso, a patente '294 descreve a alteração de uma corrente de polarização de um amplificador dependente do fato do amplificador operar ou não em um modo saturado ou não saturado. Como mencionado acima, a patente '294 não trata de telefones celulares que operam entre diferentes formatos de modulação linear. Além disso, a alteração de uma corrente de polarização do amplificador propicia uma primeira exigência de melhor desempenho do amplificador. É necessária uma maior melhora na eficácia e/ou linearidade. A Patente U.S. N° 5.291.516 emitida em nome de Dixon e outros descreve um transmissor de modo duplo com um filtro de saída ajustável dependente do modo de operação.
Esta trata de questões tais como interferência do canal adjacente no sinal, emissões irradiadas e potência de ruído irradiado, porém não proporciona as melhorias de desempenho necessárias no que se refere à eficácia e/ou linearidade do amplificador. A Patente U.S. N° 5.361.403 emitida em nome de Dent descreve um amplificador que comuta entre uma primeira impedância de carga quando o amplificador está amplificando um sinal AM a um primeiro nível de potência e uma segunda impedância de carga quando o amplificador está amplificando um sinal FM a um segundo nível de potência. Contudo, é necessário que telefones celulares operem através de diferentes esquemas de modulação linear. Por exemplo, estes diferentes esquemas de modulação linear podem ter diferentes formas de modulação digital incluindo diferentes formas de manipulação por comutação de fase quaternária (QPSK), manipulação por comutação de fase binária (BPSK) e/ou modulação de amplitude em quadratura (QAM). Estas diferentes formas digitais de modulação têm características diferentes de razões entre pico e média que proporcionam eficácia de amplificador em modos específicos.
Por conseguinte, é necessário um amplificador que opere em modos múltiplos de operação e que reduza significativamente a complexidade, o espaço e o custo de fabricação e melhore o desempenho do amplificador.
Breve Descrição dos Desenhos A FIG. 1 é um diagrama de blocos de uma porção de um transmissor exemplificativo que utiliza um comutador de formatos de modulação (também denominada rede de impedância variável); a FIG. 2 mostra uma implementação exemplificativa do bloco do comutador de formatos de modulação (MFS) mostrado na FIG. 1 e a FIG. 3 mostra um diagrama de impedância em uma carta de Smith para diferentes formatos de modulação utilizados pelo MFS da FIG. 2.
Descrição Detalhada Com referência à FIG. 1, é mostrado um transmissor exemplificativo 10. O transmissor 10, de preferência, pode ser um transmissor de telefone celular ou qualquer outro transmissor tipo sem fio capaz de transmitir informações em um ambiente sem fio. Para aqueles versados na técnica fica óbvio que o transmissor 10 compreende outros componentes tais como misturadoras de filtros, porém estes elementos não são mostrados a fim de não complicar de modo indevido a figura dos desenhos. O transmissor 10 inclui um amplificador de potência linear 15, um comutador de formato de modulação (MFS) 20 (também denominado rede de impedância variável), carga 25, uma unidade de controle 30, um microprocessador 42 e uma unidade de controle de alimentação e polarização 52. O amplificador de potência linear 15 e a unidade de controle 30 estão conectados ao MFS 20 através de conexões de sinais 35 e 40, respectivamente. 0 MFS 20 está conectado à carga 25 através da conexão de sinais 45. O amplificador de potência linear 15 é um circuito genérico de amplificador de estado sólido para operação linear como é conhecido na técnica. A carga 25 é o elemento para o qual é distribuída potência e a carga 25 compreende, entre outras coisas, uma antena. O MFS 20 comuta os valores da impedância observados pela etapa de saída do amplificador de potência linear 15. Aqueles versados na técnica entendem que os diferentes valores de impedância são ajustados para otimizar o desempenho da etapa de saída do amplificador de potência linear 15 para os diferentes tipos de modulação tais como Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) e Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA) linear. Por exemplo, a carga apresentada na saída de um amplificador efetua o seu ponto de operação ao longo de uma linha de carga como é conhecido na técnica. Sendo assim a impedância de carga pode ser ajustada para aumentar a eficácia e/ou linearidade do amplificador de potência linear 15. A impedância de carga necessária para um sinal de formato de modulação específico é predeterminada experimentalmente. O microprocessador 42 propicia ao transmissor diversas funções de controle, tais como o fornecimento de controle à unidade de controle de alimentação e polarização 52 e à unidade de controle 3 0 como será descrito mais adiante. O microprocessador também determina um tipo de modulação do sinal de entrada fornecido ao amplificador de potência linear 15 de modo que o MFS 20 possa ser comutado para a ajustagem de impedância apropriada. Quando o transmissor 10 é utilizado em um telefone celular (não mostrado), o microprocessador 42 desempenha outras funções de controle de telefones celulares como é mostrado na técnica. Além disso, aqueles versados na técnica entenderão que podem ser usados outros meios de processamento em vez do microprocessador 42 para determinar o tipo de modulação utilizada. A unidade de controle 30 controla a comutação dos valores de impedância do MFS 20 e será descrita mais detalhadamente abaixo. Além disso, a unidade de controle de alimentação e polarização controla ajustes de polarização aplicados ao amplificador de potência linear 15 e será descrita mais detalhadamente abaixo.
A FIG. 2 é uma implementação exemplificativa do MFS 20. O amplificador de potência linear 15 inclui um amplificador de primeiro estágio 55 (também denominado amplificador de acionamento) e um amplificador de segundo estágio 60 (também denominado estágio de saída).
Alternativamente, o amplificador de potência linear 15 pode ser um amplificador de potência de estágio único. O MFS 20 inclui uma rede de acoplamento 62 em comunicação de sinal com o amplificador de potência linear 15 e a carga 25 (FIG. 1) . A rede de acoplamento 62 pode ter diversos valores de impedância correspondentes a diversos sinais de formato de modulação linear que são amplificados pelo amplificador de potência linear 15. A rede de acoplamento 62 inclui um primeiro elemento controlável 70, um segundo elemento controlável 72, um terceiro elemento controlável 74 e um quarto elemento controlável 76. 0 primeiro elemento controlável 70 é um capacitor de tensão variável. Um exemplo de um capacitor de tensão variável é descrito na Patente U.S. 5.137.835, depositada em outubro de 1991 por Kenneth D. Cornett, E.S.
Ramakrishnan, Gary H. Shapiro, Raymond M. Caldwell e Wei- Yean Howrig, cuja patente está incorporada aqui na sua totalidade mediante referência. Outro exemplo de um capacitor de tensão variável é um diodo varactor como é conhecido na técnica. 0 primeiro elemento controlável 70 pode ser ajustado para diversos valores de capacitância como função de um potencial de alimentação. O potencial de alimentação aplicado ao elemento controlável 70 é bipolar para comutar o primeiro elemento controlável 70 para uma primeira capacitância e uma segunda capacitância. Alternativamente, o potencial de alimentação pode ter mais de dois estados e o primeiro elemento controlável 70 pode ter mais de dois estados de capacitância. 0 capacitor 80 é um capacitor fixo que serve ou como capacitor de bloqueio e/ou capacitor de acoplamento. 0 segundo elemento controlável 72 é um diodo PIN que liga ou desliga o capacitor 81 na saída do amplificador de potência linear 15 dependendo do formato de modulação. Por exemplo, quando o sinal do formato de modulação resulta de uma operação em um modo CDMA, então o capacitor 81 pode ser ligado para servir de capacitor em derivação.
Alternativamente, quando o sinal de formato de modulação resulta de uma operação em modo TDMA linear, o capacitor 81 é desligado. Além disso, o segundo elemento controlável 72 pode ser outro tipo de dispositivo de comutação tal como um microcomutador eletromecânico ou um transistor de efeito de campo (FET) como é conhecido na técnica. Similarmente, o terceiro elemento controlável 74 e o quarto elemento controlável 76 são utilizados com o capacitor 82 e o capacitor 83, respectivamente, para modificar ainda mais a impedância apresentada ao amplificador de potência linear 15 .
Aqueles versados na técnica entendem que podem ser consideradas outras configurações e combinações que utilizem os diversos elementos de controle variável. Além disso, para certas aplicações, a faixa de valores de impedância necessária para acomodar diferentes formatos de modulação pode não requerer tantos elementos de controle variável ou pode requerer elementos de controle variável adicionais. A unidade de controle 30 fornece sinais de controle ao MFS 20 para controlar os elementos de controle variável.
Na modalidade ilustrada, os sinais de controle são sinais bipolares gerados por um registro de deslocamento 95. Em uma modalidade alternativa, os sinais de controle não são gerados por um registro de deslocamento e o sinal de controle para qualquer elemento de controle variável pode assumir diversos valores discretos ou contínuos. Na modalidade ilustrada, o registro de deslocamento 95 é munido de uma palavra de controle serial de comutação de formatos gerada pelo microprocessador 42 (FIG. 1).
Alternativamente, a palavra de controle pode ser gerada por outro conjunto de circuitos (não mostrado) que está acoplado ao transmissor 10. A palavra de controle serial de comutação de formatos é aplicada na entrada 92 da unidade de controle 30. O MFS 20 também inclui um conjunto de circuitos de reatância e derivação de radiofreqüência (RF) 93 para isolar a unidade de controle 3 0 da impedância de saída do amplificador de potência linear 15 como é conhecido na técnica. O conjunto de circuitos de reatância e derivação também inclui resistores em série 94 para ajustagem dos níveis de polarização DC adequados para os elementos de controle variável. A FIG. 2 mostra todos os elementos de controle variável sendo comutados de modo substancialmente simultâneo pelo registro de deslocamento 95. O tempo de comutação do registro de deslocamento 95 é insignificante comparado com o tempo que um formato de modulação específico utiliza no transmissor 10.
Em um telefone sem fio de formato de modulação múltipla que deve amplificar de modo eficaz e linear, por exemplo, sinais modulados TDMA lineares e CDMA, o amplificador de potência linear 15 exige que uma impedância ótima seja apresentada na saída do amplificador de potência linear 15. A unidade de controle 30 aliada ao MFS 20 desempenha esta função alterando o valor da impedância do MFS 2 0 para cada formato de modulação. Deve ser entendido que estas impedâncias são alteradas mediante ativação da combinação adequada dos elementos de controle variável 70, 72, 74 e 76 com a unidade de controle 30. A FIG. 3 mostra em carta de Smith 300 três impedâncias exemplificativas apresentadas pelo MFS 20 à segunda etapa 60 do amplificador de potência linear 15.
Estas três impedâncias exemplificativas correspondem a três técnicas de acesso múltiplo que definem três diferentes formatos de modulação. Por exemplo, uma primeira impedância 302 corresponde a um formato de modulação linear para um sistema de telefone celular TDMA tal como definido pelo Padrão ínterim IS-54 ou IS-136. Uma segunda impedância 304 corresponde ao amplificador de potência linear 15 que produz a mesma potência média de saída para um segundo formato de modulação linear que é caracterizado por um sistema de telefone celular CDMA tal como definido pelo Padrão ínterim IS-95. A terceira impedância 306 corresponde a um terceiro formato de modulação linear que pode resultar, por exemplo, de um padrão de interface de ar de telefones celulares de terceira geração CDMA de faixa larga (WCDMA) (como foi abertamente descrito e proposto em diversas organizações de padrões de telefones celulares).
Como mencionado anteriormente, os diversos valores de impedância que correspondem aos diversos formatos de modulação são predeterminados experimentalmente.
Quando o amplificador de potência linear 15 é um amplificador de potência de estágios múltiplos, o MFS 20 pode incluir opcionalmente uma rede de acoplamento entre estágios 100 acoplada entre o primeiro estágio 55 e o segundo estágio 60. A rede de acoplamento de estágios 102 inclui um elemento de controle variável entre estágios 102 para alterar o nível de impedância entre os primeiro e segundo estágios. A composição e operação do elemento de controle variável entre estágios 102 são similares àquela descrita para os elementos de controle variável 70, 72, 74 e 76. A rede de acoplamento entre estágios 100 também inclui indutores e capacitores passivos para fins de acoplamento RF como é conhecido na técnica. A FIG. 2 mostra que pode ser obtido maior aperfeiçoamento de desempenho através de inclusão da unidade de controle de alimentação e polarização 52 acoplada ao amplificador de potência linear 15. A unidade de controle de alimentação e polarização 52 inclui um controle de polarização de entrada 115 e um controle de polarização de alimentação 110. 0 controle de polarização de entrada 115 inclui um primeiro conversor analógico/digital (DAC) 112 e um bloco de conjunto de circuitos DC 113. 0 bloco de conjunto de circuitos DC inclui diversos conjuntos de circuitos analógicos para escalonamento e deslocamento de nível do sinal analógico produzido pelo primeiro DAC 112. O controle de tensão de alimentação 110 inclui um segundo DAC 114 acoplado ao bloco gerador de alimentação 110. O bloco gerador de alimentação 110 pode ser um regulador linear convencional ou uma fonte de alimentação comutável. A unidade de alimentação e polarização pode ter diversos ajustes de polarização correspondentes aos diversos sinais de formatos de modulação. Por exemplo, na modalidade ilustrada o amplificador de primeiro estágio 55 e o amplificador de segundo estágio 60 são transistores de efeito de campo (FET). 0 controle de polarização de entrada 115 fornece tensões de polarização às entradas do amplificador de primeiro estágio 55 e do amplificador de segundo estágio 60 para alterar as respectivas correntes de drenagem para diferentes sinais de formatos de modulação.
Para assim proceder, o microprocessador 42 (FIG. 1) registra em que momento o tipo de sinal sendo amplificado se altera de um tipo de sinal de formato de modulação para um outro tipo de sinal de formato de modulação. 0 microprocessador 42 gera uma palavra de controle que é aplicada ao primeiro DAC 112 através da linha 200. Em seguida, o primeiro DAC 112 gera um sinal analógico adequado para o novo sinal de formato de modulação. 0 sinal analógico é processado pelo conjunto de circuitos DC 113 para produzir novas tensões de entrada para aplicações na entrada do amplificador de primeiro estágio 55 e do amplificador de segundo estágio 60.
Além disso, o controle de tensão de alimentação 110 altera a tensão de drenagem do amplificador de potência de segundo estágio 60 correspondente aos diferentes sinais de formatos de modulação. O microprocessador 42 (FIG. 1) registra uma alteração no tipo de sinal sendo amplificado de um primeiro tipo de sinal de modulação para um segundo tipo de sinal de modulação (por exemplo, uma transição do modo TDMA linear para o modo CDMA) . O microprocessador 42 orienta o segundo DAC 114 através da linha 2 01 para produzir um sinal analógico diferente que é aplicado ao gerador de alimentação 110. Em seguida o gerador de alimentação produz uma nova tensão de alimentação para a drenagem do amplificador de potência de segundo estágio 60 que é adequada ao novo tipo de sinal de formato de modulação sendo amplificado. A adição de polarizações de alteração e/ou ajustes de alimentação do amplificador de potência linear aliada à aplicação de diferentes impedâncias de saída ao amplificador de potência linear 15 resulta em aperfeiçoamentos significativos na eficácia em relação ao que era anteriormente possível.
Enquanto a especificação nesta invenção é descrita em relação a certas implementações ou modalidades, são mostrados diversos detalhes para fins de ilustração. Sendo assim, o mencionado acima ilustra meramente os princípios da invenção. Portanto esta invenção pode ter outras formas específicas sem divergir de seu espírito ou suas características essenciais. Por exemplo, o amplificador de primeiro estágio 55 (FIG. 2) e o amplificador de segundo estágio 60 (FIG. 2) podem ser transistores bipolares em vez de FETs. A unidade de controle de alimentação e polarização 52 pode então alterar a tensão coletora do amplificador de segundo estágio 60 e/ou das correntes de base do amplificador de primeiro estágio 55 e do amplificador de segundo estágio 60 em função do tipo de sinal de formato de modulação ou da potência média de saída como descrito anteriormente.

Claims (17)

1. Comutador de formato de modulação (2 0) em comunicação de sinal com um amplificador (15) e uma carga (25) , o amplificador (15) para amplificar vários sinais de formato de modulação linear reconhecidos por diferentes esquemas de modulação lineares, o comutador de formato de modulação 20 caracterizado por: pelo menos uma rede de acoplamento (62, 100) em comunicação de sinal com o amplificador (15) e a carga (25), a pelo menos uma rede de acoplamento (62, 100) capaz de ter vários valores de impedância (302, 304, 306) correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear e um elemento controlável (70, 72, 74, 76, 102) em pelo menos uma rede de acoplamento (62, 100), o elemento controlável (70, 72, 74, 76, 102) capaz de ter mais do que um valor de impedância.
2. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento controlável (70, 72, 74, 76, 102) é controlado por uma unidade de controle (30) .
3. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle é caracterizada por um registro de deslocamento (30) .
4. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o elemento controlável (70, 72, 74, 76, 102) é caracterizado por qualquer um dentre um diodo PIN, um microcomutador eletromecânico e um capacitor de tensão variável.
5. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os vários sinais de formato de modulação linear são caracterizados por qualquer uma de várias técnicas de acesso múltiplo selecionadas do grupo que consiste essencialmente de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) e Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA) linear.
6. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 1, caracterizado ainda por uma rede de acoplamento entre estágios (100) em comunicação de sinal com o amplificador (15), o amplificador (15) sendo um amplificador de múltiplos estágios com pelo menos um amplificador de primeiro estágio (55) e um amplificador de segundo estágio (60) e um elemento controlável (102) na rede de acoplamento entre estágios (100), o elemento controlável (102) na rede de acoplamento entre estágios (100) capaz de ter mais do que um valor de impedância.
7. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 6, caracterizado ainda por uma unidade de controle de alimentação e polarização (52) em comunicação de sinal com o amplificador (15) .
8. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle de alimentação e polarização (52) tem vários ajustes de polarização correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear.
9. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma rede de acoplamento (62, 100) apresenta diferentes impedâncias ao amplificador (15) para cada um dos vários sinais de formato de modulação linear para alterar uma linha de carga operacional do amplificador (15) em um modo substancialmente predeterminado.
10. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 1, caracterizado ainda por uma unidade de controle de alimentação e polarização (52) em comunicação de sinal com o amplificador (15) .
11. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle de alimentação e polarização (52) produz vários ajustes de polarização correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear.
12. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma rede de acoplamento (62, 10 0) tem várias impedâncias substancialmente predeterminadas (302, 304, 3 06) em um frequência de portadora de operação do amplificador (15), as várias impedâncias substancialmente predeterminadas (302, 304, 306) correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear.
13. Comutador de formato de modulação (20) em comunicação de sinal com um amplificador (15) e uma carga (25), o amplificador (15) para amplificar vários sinais de formato de modulação linear reconhecidos por diferentes esquemas de modulação lineares, o comutador de formato de modulação 20 caracterizado por: uma rede de impedância variável (62, 10 0) em comunicação de sinal com o amplificador (15) e a carga (25), a rede de impedância variável (62, 100) capaz de apresentar vários valores de impedância (302, 304, 306) correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear; um elemento de impedância variável (70, 72, 74, 76, 102) na rede de impedância variável (62, 100), o elemento de impedância variável (70, 72, 74, 76, 102) capaz de ter mais do que um valor de impedância; e uma unidade de controle de alimentação e polarização (52) em comunicação de sinal com o amplificador (15), a unidade de controle de alimentação e polarização (52) tendo vários ajustes de polarização correspondentes aos vários sinais de formato de modulação linear, em que a rede de impedância variável (62, 100) apresenta diferentes impedâncias ao amplificador para cada um dos vários sinais de formato de modulação linear para alterar a linha de carga operacional do amplificador (15) em um modo substancialmente predeterminado.
14. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que os vários ajustes de polarização são caracterizados por pelo menos um dentre ajustes de polarização de tensão, ajustes de tensão de alimentação e ajustes de polarização de corrente do amplificador (15).
15. Comutador de formato de modulação (20), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que os vários sinais de formato de modulação linear resultam de modulação de manipulação por comutação de fase.
16. Aparelho para amplificar vários sinais reconhecidos por vários diferentes formatos de modulação linear, o aparelho caracterizado por: um amplificador (15); uma rede de impedância variável (62, 100) acoplada ao amplificador (15), a rede de impedância variável (62, 100) para apresentar uma impedância diferente ao amplificador para cada um dos vários diferentes formatos de modulação linear; e um circuito de controle de polarização (52) acoplado ao amplificador (15), o circuito de controle de polarização (52) para apresentar vários ajustes de polarização ao amplificador (15), os vários ajustes de polarização correspondentes aos vários diferentes formatos de modulação linear.
17. Método para amplificar vários sinais reconhecidos por vários diferentes formatos de modulação linear, o método caracterizado por: aplicar um primeiro sinal caracterizado por um primeiro formato de modulação linear a um amplificador (15) ; apresentar uma primeira impedância a uma saída do amplificador (15) responsivo ao primeiro sinal; ajustar uma primeira condição de polarização do amplificador (15) responsivo ao primeiro sinal; aplicar um segundo sinal caracterizado por um segundo formato de modulação linear a um amplificador (15); apresentar uma segunda impedância à saída do amplificador (15) responsivo ao segundo sinal; e ajustar uma segunda condição de polarização do amplificador (15) responsivo segundo sinal.
BRPI0100042-0A 2000-01-14 2001-01-09 Método e aparelho para amplificação de sinal dependente de modulação BR0100042B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/483,331 US6281748B1 (en) 2000-01-14 2000-01-14 Method of and apparatus for modulation dependent signal amplification

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0100042A BR0100042A (pt) 2001-08-21
BR0100042B1 true BR0100042B1 (pt) 2014-01-28

Family

ID=23919634

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0100042-0A BR0100042B1 (pt) 2000-01-14 2001-01-09 Método e aparelho para amplificação de sinal dependente de modulação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6281748B1 (pt)
JP (1) JP2001251202A (pt)
KR (1) KR100372858B1 (pt)
CN (1) CN1179482C (pt)
BR (1) BR0100042B1 (pt)
GB (1) GB2362051B (pt)
MX (1) MXPA01000420A (pt)

Families Citing this family (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8744384B2 (en) 2000-07-20 2014-06-03 Blackberry Limited Tunable microwave devices with auto-adjusting matching circuit
JP4240780B2 (ja) * 2000-08-08 2009-03-18 Tdk株式会社 パワーアンプ内蔵型アイソレータ装置
US6496063B2 (en) * 2000-12-04 2002-12-17 Texas Instruments Incorporated Selectable diode bias for power amplifier control in a wireless telephone handset
US6680652B2 (en) * 2001-08-06 2004-01-20 Rf Micro Devices, Inc. Load switching for transmissions with different peak-to-average power ratios
US7102429B2 (en) * 2002-06-28 2006-09-05 Motorola, Inc. RF amplifier with enhanced efficiency
US6794935B2 (en) * 2002-10-17 2004-09-21 Motorola Inc. Power amplification circuit and method for supplying power at a plurality of desired power output levels
EP1564898A1 (en) * 2004-02-13 2005-08-17 Thomson Licensing S.A. Radio transmitter with reduced power consumption
FR2873247B1 (fr) * 2004-07-15 2008-03-07 Nortel Networks Ltd Emetteur radio avec adaptation d'impedance variable
US8521204B2 (en) * 2004-09-30 2013-08-27 Motorola Mobility Llc Signal configuration based transmitter adjustment in wireless communication devices
EP2595323B1 (en) * 2004-11-19 2015-03-11 Qualcomm Technologies, Inc. Device comprising a controlled matching stage
DE602005011328D1 (de) * 2004-11-19 2009-01-08 Koninkl Philips Electronics Nv Einrichtung mit einer an einem ausgang einer verstärkerstufe angekoppelten lastleitung
US20060194551A1 (en) * 2005-02-25 2006-08-31 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Power amplifier and polar modulation system
DE102005032093B9 (de) * 2005-07-08 2012-01-19 Infineon Technologies Ag Verstärkeranordnung
US9406444B2 (en) 2005-11-14 2016-08-02 Blackberry Limited Thin film capacitors
US7711337B2 (en) 2006-01-14 2010-05-04 Paratek Microwave, Inc. Adaptive impedance matching module (AIMM) control architectures
US8145251B2 (en) 2006-01-23 2012-03-27 Motorola Mobility, Inc. Power control in schedulable wireless communication terminal
US20070173260A1 (en) * 2006-01-23 2007-07-26 Love Robert T Wireless communication network scheduling
US7729667B2 (en) * 2006-02-16 2010-06-01 Raytheon Company System and method for intermodulation distortion cancellation
US9622190B2 (en) 2006-07-25 2017-04-11 Google Technology Holdings LLC Spectrum emission level variation in schedulable wireless communication terminal
US20080025254A1 (en) * 2006-07-25 2008-01-31 Motorola Inc Spectrum emission level variation in schedulable wireless communication terminal
CN101162928A (zh) * 2006-10-13 2008-04-16 松下电器产业株式会社 高频功率放大器
US7535312B2 (en) 2006-11-08 2009-05-19 Paratek Microwave, Inc. Adaptive impedance matching apparatus, system and method with improved dynamic range
US7714676B2 (en) 2006-11-08 2010-05-11 Paratek Microwave, Inc. Adaptive impedance matching apparatus, system and method
US20080171523A1 (en) * 2006-12-20 2008-07-17 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Power Amplifier Bias Control
US7917104B2 (en) 2007-04-23 2011-03-29 Paratek Microwave, Inc. Techniques for improved adaptive impedance matching
US8213886B2 (en) 2007-05-07 2012-07-03 Paratek Microwave, Inc. Hybrid techniques for antenna retuning utilizing transmit and receive power information
US7991363B2 (en) 2007-11-14 2011-08-02 Paratek Microwave, Inc. Tuning matching circuits for transmitter and receiver bands as a function of transmitter metrics
US8170505B2 (en) * 2008-07-30 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Driver amplifier having a programmable output impedance adjustment circuit
US8072285B2 (en) 2008-09-24 2011-12-06 Paratek Microwave, Inc. Methods for tuning an adaptive impedance matching network with a look-up table
US8103226B2 (en) * 2008-10-28 2012-01-24 Skyworks Solutions, Inc. Power amplifier saturation detection
US8472888B2 (en) 2009-08-25 2013-06-25 Research In Motion Rf, Inc. Method and apparatus for calibrating a communication device
US9026062B2 (en) 2009-10-10 2015-05-05 Blackberry Limited Method and apparatus for managing operations of a communication device
US8803631B2 (en) 2010-03-22 2014-08-12 Blackberry Limited Method and apparatus for adapting a variable impedance network
US8860525B2 (en) 2010-04-20 2014-10-14 Blackberry Limited Method and apparatus for managing interference in a communication device
US9379454B2 (en) 2010-11-08 2016-06-28 Blackberry Limited Method and apparatus for tuning antennas in a communication device
KR101170634B1 (ko) 2010-11-25 2012-08-02 주식회사 에이스테크놀로지 다중대역 스위칭 도허티 증폭기
DE102010061060A1 (de) * 2010-12-07 2012-06-28 Rwth Aachen Leistungsverstärker für Hochfrequenzanwendungen im Schaltermodus
US8712340B2 (en) 2011-02-18 2014-04-29 Blackberry Limited Method and apparatus for radio antenna frequency tuning
US8655286B2 (en) 2011-02-25 2014-02-18 Blackberry Limited Method and apparatus for tuning a communication device
US9565655B2 (en) 2011-04-13 2017-02-07 Google Technology Holdings LLC Method and apparatus to detect the transmission bandwidth configuration of a channel in connection with reducing interference between channels in wireless communication systems
US8934500B2 (en) 2011-04-13 2015-01-13 Motorola Mobility Llc Method and apparatus using two radio access technologies for scheduling resources in wireless communication systems
US8626083B2 (en) 2011-05-16 2014-01-07 Blackberry Limited Method and apparatus for tuning a communication device
US8594584B2 (en) 2011-05-16 2013-11-26 Blackberry Limited Method and apparatus for tuning a communication device
WO2013022826A1 (en) 2011-08-05 2013-02-14 Research In Motion Rf, Inc. Method and apparatus for band tuning in a communication device
US8948889B2 (en) 2012-06-01 2015-02-03 Blackberry Limited Methods and apparatus for tuning circuit components of a communication device
US9853363B2 (en) 2012-07-06 2017-12-26 Blackberry Limited Methods and apparatus to control mutual coupling between antennas
US9246223B2 (en) 2012-07-17 2016-01-26 Blackberry Limited Antenna tuning for multiband operation
US9350405B2 (en) 2012-07-19 2016-05-24 Blackberry Limited Method and apparatus for antenna tuning and power consumption management in a communication device
US9413066B2 (en) 2012-07-19 2016-08-09 Blackberry Limited Method and apparatus for beam forming and antenna tuning in a communication device
US9362891B2 (en) 2012-07-26 2016-06-07 Blackberry Limited Methods and apparatus for tuning a communication device
US8706061B2 (en) 2012-08-16 2014-04-22 Motorola Mobility Llc Method for simultaneous transmitter operation
US8874052B2 (en) 2012-11-15 2014-10-28 Motorola Mobility Llc Method and apparatus for improving efficiency and distortion leakage in a wireless power amplifier
US9374113B2 (en) * 2012-12-21 2016-06-21 Blackberry Limited Method and apparatus for adjusting the timing of radio antenna tuning
US10404295B2 (en) 2012-12-21 2019-09-03 Blackberry Limited Method and apparatus for adjusting the timing of radio antenna tuning
EP2747294B1 (en) * 2012-12-21 2017-07-19 BlackBerry Limited Method and apparatus for adjusting the timing of radio antenna tuning
US9438319B2 (en) 2014-12-16 2016-09-06 Blackberry Limited Method and apparatus for antenna selection
CN105099582B (zh) * 2015-07-20 2018-06-01 联想(北京)有限公司 一种负载设置方法及系统
KR102582479B1 (ko) 2019-01-03 2023-09-25 삼성전자주식회사 무선 주파수 신호를 처리하는 모듈을 조절하기 위한 전자 장치

Family Cites Families (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4227156A (en) 1977-12-01 1980-10-07 Licentia Patent-Verwaltungs-G.M.B.H. Circuit for at least two frequencies
JPS5961236A (ja) * 1982-09-29 1984-04-07 Toshiba Corp 光伝送用受信回路方式
US4823094A (en) 1986-05-02 1989-04-18 Reiffin Martin G Dual-band high-fidelity amplifier
DE3626575C1 (de) 1986-08-06 1987-10-15 Telefunken Electronic Gmbh Umschaltbarer Tunervorverstaerker
JPS63253730A (ja) * 1987-04-09 1988-10-20 Nec Corp 電力増幅器
US5170496A (en) 1989-06-22 1992-12-08 Texas Instruments Deutschland Gmbh Circuit arrangement for matching the resonant frequency of an antenna resonant circuit to the output frequency of a transmitter output stage
US4985686A (en) 1989-12-04 1991-01-15 Motorola, Inc. Active load impedance control system for radio frequency power amplifiers
US5276912A (en) 1990-02-06 1994-01-04 Motorola, Inc. Radio frequency power amplifier having variable output power
US5126688A (en) * 1990-03-20 1992-06-30 Oki Electric Co., Ltd. Power amplifying apparatus for wireless transmitter
US5182527A (en) * 1990-03-30 1993-01-26 Oki Electric Industry Co., Ltd. Power amplifying apparatus for wireless transmitter
JP2647730B2 (ja) 1990-06-01 1997-08-27 ソニー株式会社 移動電話装置
US5060294A (en) 1990-07-05 1991-10-22 Motorola, Inc. Dual mode power amplifier for radiotelephone
US5032801A (en) 1990-07-31 1991-07-16 Tektronix, Inc. High performance attenuator configuration
JP3086512B2 (ja) * 1990-11-14 2000-09-11 エリクソン−ジーイー モービル コミュニケーションズ ホールディング インコーポレイテッド 送信機及びその電力増幅回路
CA2102914A1 (en) 1991-05-13 1992-11-26 Robert C. Dixon Dual mode transmitter and receiver
US5402138A (en) 1991-05-30 1995-03-28 Conifer Corporation Integrated MMDS/MDS antenna and dual band down converter
US5373152A (en) * 1992-01-31 1994-12-13 Nec Corporation Resonance-type optical receiver circuit having a maximum amplifier input controlled by using an amplifier feedback and its method of receiving
BR9305438A (pt) 1992-03-13 1994-08-02 Motorola Inc Rede combinada amplificadora de potência de sinal de radiofrequência (RF) e dispositivo de comunicações de sinal de radiofrequência de modo duplo
US5204637A (en) * 1992-04-17 1993-04-20 Hughes Aircraft Company Power detection technique for automatic amplifier power control
JPH0645993A (ja) * 1992-07-21 1994-02-18 Kyocera Corp アナログ/デジタル共用電話システムの電力増幅器
CA2120679C (en) * 1993-05-10 1998-09-22 Christopher O. Colvis Dual mode amplifier network for radiotelephone
US5339041A (en) 1993-07-06 1994-08-16 The Boeing Company High efficiency power amplifier
US5457734A (en) 1993-07-08 1995-10-10 At&T Ipm Corp. Multi-band cellular radiotelephone system architecture
US5406615A (en) 1993-08-04 1995-04-11 At&T Corp. Multi-band wireless radiotelephone operative in a plurality of air interface of differing wireless communications systems
US5564086A (en) 1993-11-29 1996-10-08 Motorola, Inc. Method and apparatus for enhancing an operating characteristic of a radio transmitter
JP3103712B2 (ja) * 1994-03-14 2000-10-30 松下電子工業株式会社 電力増幅器及び増幅方法
GB2289989B (en) 1994-05-25 1999-01-06 Nokia Mobile Phones Ltd Adaptive antenna matching
JPH08222973A (ja) * 1995-02-08 1996-08-30 Hitachi Ltd Rfリニア電力増幅回路および無線通信装置
US5673001A (en) 1995-06-07 1997-09-30 Motorola, Inc. Method and apparatus for amplifying a signal
US5745846A (en) * 1995-08-07 1998-04-28 Lucent Technologies, Inc. Channelized apparatus for equalizing carrier powers of multicarrier signal
JPH0955633A (ja) * 1995-08-16 1997-02-25 Matsushita Electric Ind Co Ltd 送信出力回路
US5774017A (en) 1996-06-03 1998-06-30 Anadigics, Inc. Multiple-band amplifier
US5726606A (en) * 1996-07-17 1998-03-10 Eagle Comtronics, Inc. Pre-emphasis network with variable time delay
US6078794A (en) * 1997-02-19 2000-06-20 Motorola, Inc. Impedance matching for a dual band power amplifier
US6091966A (en) * 1997-09-29 2000-07-18 Ericsson, Inc. Dual-band, dual-mode power amplifier
US6188877B1 (en) * 1997-07-03 2001-02-13 Ericsson Inc. Dual-band, dual-mode power amplifier with reduced power loss
JPH1141118A (ja) * 1997-07-15 1999-02-12 Matsushita Electric Ind Co Ltd 送信装置
JPH1174806A (ja) * 1997-08-27 1999-03-16 Daihen Corp 送信増幅器の非線形歪補償回路
DE19823060C2 (de) * 1998-05-22 2001-02-22 Ericsson Telefon Ab L M Leistungsverstärker-Ausgangsschaltung

Also Published As

Publication number Publication date
KR100372858B1 (ko) 2003-02-19
BR0100042A (pt) 2001-08-21
GB2362051A (en) 2001-11-07
GB2362051A8 (en) 2002-04-17
CN1179482C (zh) 2004-12-08
KR20010076255A (ko) 2001-08-11
GB2362051B (en) 2002-05-29
US6281748B1 (en) 2001-08-28
MXPA01000420A (es) 2004-03-26
JP2001251202A (ja) 2001-09-14
CN1306344A (zh) 2001-08-01
GB0031141D0 (en) 2001-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0100042B1 (pt) Método e aparelho para amplificação de sinal dependente de modulação
US7062236B2 (en) Transmitter circuits
KR101163810B1 (ko) 극 변조 송신기용 다중-상태 부하 절환 전력 증폭기
KR100749899B1 (ko) 전력 증폭기
US7395038B2 (en) High-efficiency modulating RF amplifier
US6839549B2 (en) System and method of RF power amplification
JP3103712B2 (ja) 電力増幅器及び増幅方法
JP2003506943A (ja) スイッチモードのrf電力増幅器用の駆動回路
JP2003506941A (ja) 高周波変調rf増幅器
US6853235B2 (en) High frequency switch, amplifying circuit, and mobile communication terminal
JP2006500884A (ja) 切換可能な可変出力電力レベルを有する飽和電力増幅器
JP2001520828A (ja) 高線形性動作モードと高効率性動作モードを有する増幅回路
CN100517960C (zh) 放大器、以及使用该放大器的发射器和通讯装置
EP0883241A1 (en) Bias voltage controlled parallel active components
KR100871516B1 (ko) 송신기 회로의 출력 전압 변조 방법 및 송신기 회로
JPS62277806A (ja) 高周波増幅器
CN100488038C (zh) 射频功率放大器
JPH06132746A (ja) 電力増幅器
US6711392B1 (en) Balanced power amplifier for low power radio communications
JP2005045440A (ja) 電力増幅器及びこれを用いた無線通信装置
JP2005176331A (ja) 増幅器ならびにそれを用いた送信機および通信機器
KR20010007582A (ko) 송신회로 및 무선송신장치
CN115606100A (zh) 射频调制器装置
CN112019167A (zh) 放大装置和方法
KR100742581B1 (ko) 프리스케일러 및 버퍼

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MOTOROLA SOLUTIONS, INC. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY, INC. (US)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA PUBLICACAO REFERENTE RPI/2238 DE 26/11/2013 POR TER SIDO INDEVIDA.

B09X Republication of the decision to grant [chapter 9.1.3 patent gazette]

Free format text: DEFERIMENTO NOTIFICADO NA RPI NO 2213 DE 04/06/2013 REPUBLICADO POR TER CONTIDO INCORRECOES

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/01/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25E Requested change of name of applicant rejected

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE ALTERACAO DE NOME CONTIDO NA PETICAO 20130041109 DE 15/05/2013, DEVIDO A AUSENCIA DE GUIA DE RECOLHIMENTO RELATIVA AO SERVICO.

B25G Requested change of headquarter approved
B25D Requested change of name of applicant approved
B25G Requested change of headquarter approved
B25A Requested transfer of rights approved
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H03F 1/56 (2006.01), H04B 1/04 (2006.01)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 21A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2652 DE 03-11-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.