PT99964B - Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem - Google Patents

Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem Download PDF

Info

Publication number
PT99964B
PT99964B PT9996492A PT9996492A PT99964B PT 99964 B PT99964 B PT 99964B PT 9996492 A PT9996492 A PT 9996492A PT 9996492 A PT9996492 A PT 9996492A PT 99964 B PT99964 B PT 99964B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
group
amino
partricin
dimethyl
ethyl
Prior art date
Application number
PT9996492A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99964A (pt
Inventor
Massimo Signorini
Franco Ottoni
Tiberio Bruzzese
Original Assignee
Prodotti Antibiotici Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Prodotti Antibiotici Spa filed Critical Prodotti Antibiotici Spa
Priority to PT9996492A priority Critical patent/PT99964B/pt
Publication of PT99964A publication Critical patent/PT99964A/pt
Publication of PT99964B publication Critical patent/PT99964B/pt

Links

Landscapes

  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-sé a derivados de partricina e aos seus componentes, as partricinas A e B, aos seus sais farmaceuticamente aceitáveis, aos processos para a sua preparaçao e as formulações que os contêm.
A partricina é um macrólido polieno do grupo heptaeno. A sua estrutura está descrita em Merck Index, 11° Ed., No. 6997. Foi isolada a partir de caldos de cultura fermentados de Streptomyces aureofaciens, estirpe NRRL 3878 (GB-B-1 357 538) e á constituida por dois componentes na proporção aproximada de 1:1, a partricina A e a partricina B, sendo a única diferença entre elas o facto de possuirem respectivamente os grupos -NHCH^ ou -NE^, na posição para do anel aromatico na ligaçao ao macrolido C-37 da cadeia lateral. Os dois componentes sao separados em conformidade com métodos convencionais tais como, por exemplo, a cromatografia preliminar sobre gel de sílica ou a cromatografia de fase inversa ou a distribuição de Craig em contracorrente; em alternativa e possível obter os componentes A e B independentemente por fermentação.
A partricina e os seus componentes
SB
individuais A e B possuem uma elevada actividade anti-fungica e anti-protozoários. Estudos mais recentes demonstraram também as suas potencialidades como agentes anti-hipercolesterolémicos, anti-hiperlipémicos ou anti-viricos e como agentes terapêuticos para a cura da hipertrofia benigna da próstata. As propriedades farmacológicas da partricina sao atribuídas a sua ligaçao e a sua capacidade de interacçao com compostos esferoidais. Todavia, devido a elevada toxicidade da partricina essencialmente por razoes da sua incapacidade de discriminar entre o ergosterol das paredes celulares fúngicas e o colesterol das células dos seres humanos, nunca até hoje se encontrou nenhuma aplicaçaõ pratica para a partricina no campo terapêutico.
Pelo contrário, o seu éster metílico ou mepartricina (veja-se por exemplo U.S.-A-3 780 173 e Merck Index, 11° Ed., No. 5733) e amplamente utilizado como agente anti-fúngico em formulações tópicas e sistémicas e utiliza-se vantajosamente também no tratamento da hipertrofia benigna da próstata.
Contudo, embora este derivado menos tóxico e mais activo representa uma melhoria substancial comparativamente com a partricina, a mepartricina ainda possui uma toxicidade bastante elevada pelo que é provável que origina emolise e nefrotoxicidade, especialmente em tratamento a longo prazo.
Alem disso, sendo a mepartricina insolúvel em água, as soluçoes injectáveis necessárias para o tratamento de infecções sistémicas graves apenas podem ser preparadas em presença de agentes tensio-activos tais como, por exemplo, o lauril-sulfato de sódio (LSS). Faz-se observar, contudo, que esta técnica nao proporciona a obtenção de verdadeiras soluçoes, obtendo-se apenas dispersões micelares, conforme confirmado simultaneamente pela absorçao máxima caracteristicamente desviada para comprimentos de onda mais longos e pela absorvência variada nos espectros de UV. Faz-se observar também que a presença de um agente tensio-activo tal como
o LSS em formulações pode originar toxicidade acrescida.
Em consequência do que acabou de ser exposto e nao obstante e presença de diversos grupos funcionais na molécula da partricina que impedem transformações químicas unívocas, continua a existir uma necessidade real de pesquisa de novos derivados que:
a) possuam menor toxicidade e maior actividade comparativamente com a mepartricina e com os antibióticos naturais,
b) possam ser transformados, por meio de agentes farmaceuticamente aceitáveis, em sais solúveis em água adequados para a preparaçao de formas injectáveis ou para a preparaçao de formulações orais dotadas de melhor biodisponibilidade.
A presente invenção tem como objectivo proporcionar derivados de partricina e dos seus componentes individuais A e B de formula geral (I) a seguir representada:
em que o radical R' representa um átomo de hidrogénio (partricina B) ou um grupo metilo (partricina A)
o radical representa um grupo amino-acilo -COCCHp^NRgR^ em que o símbolo m representa o inteiro 1, ou 3, os radicais Rg e , os quais podem ser iguais ou diferentes um átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo (C^— Cg) ou formam com o atomo de azoto ao qual estão ligados um anel heterocíclico pentagonal ou hexagonal contendo facultativamente outro heteroátomo seleccionado entre oxigénio, enxofre e azoto, sendo este último preferencialmente metil- ou 2-hidroxi-etil-substituido;
radical Rz representa um grupo hidroxi, alcoxi (Ο^-Οθ), NRgR^ amino ou -NH^CHg^-NRgR^ amino-alquil-amino, em que os símbolos m, Rg e R^ possuem as significações definidas antes, ou representam um grupo -NH-(CHg)m-Rg alquil-amino substituído, em que os símbolo m possui as significações definidas antes e 0 radical Rg representa um anel heterocíclico pentagonal ou hexagonal contendo um átomo de azoto, facultativamente N-metil- ou N-etil-substituido, o simbolo X representa um aniao de um ácido orgâ-, nico ou inorgânico farmaceuticamente aceitável e o símbolo n representa o inteiro 0, 1 ou 2.
Em conformidade com o anteriormente descrito conclui-se que os derivados da presente invenção sao amidas alcalinas no grupo micosamina-amino da partricina e das partricinas A e B ou dos seus derivados éster ou amida no grupo carboxi C-18. Em consequência o grupo micosamina-amino é transformado num derivado amida por reacçao com o grupo carboxi de um acido que contenha um grupo amino primário, secundário ou terciário, com 0 objectivo de se manter um sítio alcalino nessa posição molecular. Alternativamente 0 grupo carboxi C-18 é livre ou modificado pela formaçao de derivados tais como os esteres ou as amidas neutras ou alcalinas.
Os materiais de partida para a síntese dos derivados da presente invenção sao a partricina, as partricinas A e B e os seus derivados no grupo carboxi taix como, por exemplo, os esteres (patente norte-americana
η° 3 780 173) e as amidas. Estas últimas podem ser facilmente sintetizadas fazendo reagir o grupo carboxi C-18 com amina primaria ou secundaria, em presença de fosforazidato de difenilo. A sintese dos derivados da presença invenção implica a formaçao de uma ligaçao amida entre o grupo amino primário em C-3’ nos materiais de partida referidos anteriormente (adiante designados apenas por aminas) e o grupo carboxi de um aminoácido de fórmula geral (II):
HOOC-(CH„) -NR„R, K 2 m 3 4 em que os diversos símbolos m, R^ e R^ possuem as significações definidas antes. Á preparaçao efectua-se em conformidade com métodos conhecidos no domínio da síntese química tais como, por exemplo, a reacçao entre a amina e o cloreto de ácido, de preferência em presença de um aceitador de HC1 tal como uma base inorgânica ou orgânica terciária; a reacçao entre a amina e um ester do aminoácido; a reacçao directa entre os grupos amino e carboxi por meio de diciclo-hexil-carbo-di-imida (DCCD), eventualmente em presença de adjuvantes tais como, por exemplo, 4-dimetil-amino-piridina (DMAP) ou 1-hidroxi-benzotriazol (HGBT); a reacçao entre a amina e um derivado de um aminoácido activado de grupo carboxi tal como, por exemplo, o éster de hidroxi-succinimida, ésteres com nonodi-nitro- ou poli-halofenois, a imidazolida preparada por reacçao com carbonil-di-imidazol ou a azida formada in situ com fosforazidato de difenilo (DPPA), facultativamente em presença de bases orgânicas terciárias tais como, por exemplo, a trietil-amina.
Ê especialmente vantajosa a utilização do DPPA; dissolve-se o derivado de amina inicial numa mistura de solvente clorados e de alcoóis alifáticos inferiores ou, de preferência, em solventes apróticos polares tais como, por exemplo, a dimetil-formamida, a dimetil-acetamida, o dimetil-sulfoxido, etc. e depois efectua-se o tratamento com quantidades equimolares de DPPA e de um acido. A proporção molar entra a mistura DPPA/ácido e a amina varia entre 1 e 6 e a adiçao de reagentes a amina efectua-se de uma so vez ou progressivamente ou ainda pelo processo gota a gota, em intervalos adequados. Os tempos de reacçao variam aproximadamente entre 1 e 36 horas, de preferência entre 3 e 12 horas. A temperatura de reacçao varia aproximadamente entre 0°G e 50°C e normalmente varia entre 15°C e 25°C.
As condiçoes óptimas para a preparaçao de cada produto individual sao seleccionadas em conformidade com experiências preliminares, controlando-se a progressão da reacçao por cromatografia de camada fina (CCF). Logo que se tenha completado a reacçao ou se tenha atingido uma razao óptima entre o produto obtido e a amina que nao reagiu os os correspondentes subprodutos, se os houver, conforme indicado por CCF, provoca-se a precipitação dos produtos da reacçao utilizando solventes orgânicos adequados e a seguir realiza-se a filtraçao.
A purificação final efectua-se recorrendo a diversas técnicas tais como, por exemplo, a dissolução e a reprecipitaçao em solventes, a cristalizaçao, a cromatografia e a distribuição de Craig em contracorrente.
A cromatografia e a distribuição em contracorrente permitem também separar os derivados de partricina nos seus componentes individuais A e B. Contudo, estes componentes sao obtidos preferencialmente em conformidade com os métodos anteriormente descritos utilizando como matérias de partida os componentes individuais das partricinas A e B, seus ésteres e amidas.
Em alternativa obtêm-se os derivados da presente invenção em que o grupo carboxi C-18 se encontra sob a forma de éster ou de amida recorrendo â reacçao de condensação já descrita do grupo amino primário (micosamino) das partricinas A ou B com aminoácido de fórmula geral (II), seguindo-se depois a preparaçao dos esteres ou amidas no grupo carboxi, em conformidade com os métodos descritos antes.
Os derivados da presente inveçao sao substâncias sólidas com uma cor amarelo escuro, com um ponto de fusão elevado e mal definido (decomposição gradual), sao solúveis em solventes apróticos polares tais como o dimetil-sulf oxido , a dimetil-formamida, a dimetil-acetamida, etc., sao fracamente solúveis na maior parte dos solventes orgânicos vulgares insolúveis em água. 0 controlo e a caracterizaçao final dos produtos acabados efectuam-se recorrendo a técnicas habituais: CCF, CLEP, análise elementar, espectrometria da massa, IV, UV. Na medida em que forem fornecidos dados espectrais de UV, faz-se observar que os espectros dos derivados da presente invenção e dos correspondentes materiais de partida sao qualitativamente idênticos uma vez que o cromóforo permanece inalterado.
Os derivados da presente invenção sao transformáveis em sais por reacçao com ácidos inorgânicos ou orgânicos farmaceuticamente aceitáveis tais como, por exemplo, os ácidos clorídrico, sulfúrico, benzóico, glicólico, glucónico, glucurónico, ascórbico, aspártico, glutâmico, etc.
Esses sais sao obtidos adicionando 1-2 moles de acido as suspensões aquosas dos derivados da presente invenção. A partir das soluçoes resultantes é possível isolar os sais em conformidade com métodos habituais tais como, por exemplo, a evaporaçao no vácuo até à secagem, a liofilizaçao, a secagem por aspersao, concentração e arrefecimento, precipitação utilizando solventes orgânicos miscíveis com água, etc, Sao preferíveis os sais com ácidos orgânicos uma vez que as suas soluçoes aquosas sao normalmente neutras ou apenas ligeiramente ácidas. Os sais anteriormente referidos sao suficientemente solúveis em água pelo que é possível preparar formas farmacêuticas injectáveis. Além disso, a biodisponibilidade das formas farmacêuticas orais preparadas com ingredientes activos sob a forma de sais solúveis em água é normalmente superior.
Os derivados da presente invenção exibem actividade anti-fungica e anti-protozoarios, comparável
ou eventualmente superior à da partricina e da mepartricina, mas possuem um poder hemolítico e uma toxicidade local e sistemática inferiores.
Essas propriedades conferem-lhes um índice terapêutico mais favorável pelo que esses compostos sao uteis nao so em terapia clinica de infecçoes fúngicas e provocadas por protozoários, como também sao úteis especialmente para curar doenças que necessitem de tratamentos a longo prazo tais como, pr exemplo, a hipercolesterolemia, a hiperlipemia, a hipertrofia benigna da próstata, etc. A menor toxicidade dos derivados da presente invenção e dos seus sais permite também que sejam utilizados em regimes de dosagem mais elevados, por exemplo, no controlo de infecçoes provocadas por virus potencialmente sensíveis, que possuam uma membrana envolvente lipidica tais como os virus do síndroma da imunodeficiência adquirida (SIDA).
Para todos os fins terapêuticos os derivados da presente invenção e os seus sais podem ser diluídos com quantidades adequadas de um veículo sólido ou líquido farmaceuticamente aceitável. As formulações englobam, i
por exemplo, as pastilhas, as pastilhas efervescentes, os pos, os grânulos, as cápsulas para administraçao oral e também as suspensões e soluçoes em veículos aquosos ou oleosos adequados para administraçao oral. Também é possível produzir formas orais de libertação lenta e formulações som revestimento entérico. Estas últimas sao particularmente adequadas para superar a reduzida estabilidade de alguns derivados da presente invenção num meio caracterizado por um valor de pH fortemente ácido.
Para utilização em dermatologia preparar-se cremes e unguentos e para utilização tópica prepara-se supositorios, velas e supositórios vaginais ou pastilhas.
Os derivados da presente invenção também podem ser administrados por via parenteral sob a forma de soluçoes aquosas ou preferencialmente sob a forma de pó liofllizado dissolvido no momento da sua utilização. Nas formulações injectáveis, por maioria da razao comparativamente
com outras formulações, os compostos da presente invenção sao utilizados sob a forma dos seus sais solúveis em agua.
Em caso de necessidade é possível recorrer a combinações com outras fármacos consoante o estado patologico que se pretende resolver com o tratamento terapêutico.
Os exemplos adiante descritos têm como objectivo ilustrar a presente invenção mas nao constituem qualquer limitaçao ao seu âmbito.
Os derivados de partricina descritos nos exemplos seguintes foram verificados por espectrometria de IV e de UV, por analise elementar, por cromatografia de camada fina (CCF) e por cromatogrfia em liquido de alta pressão (CLEP).
A CCF foi efectuada sobre placas de gel de sílica 60, F254 Merck, utilizando como mistura eluente C^C^/MeOH/^O/NH^OH, 85/15/1/1 v/v e utilizando como detector uma lâmpada de UV para o comprimento de onda = 254nm.
As CLEP foram efectuadas utilizando um aparelho Hitachi-Merck constituído por uma bomba de gradiente ternário L 6200, um detector de comprimento de onda variável L 4000 UV e um integrador L 2000.
Condiçoes: Merck Hibar Lichrocart 125 mm, $ 4mm, Coluna carregada com Superspher 100 RP - 18,4 jim; mistura de 5 mM e EDTA em H^Q e acetonitrilo como eluente; detecção: UV,^= 378 nm; debito 1 ml/mm; temperatura ambiente.
Utilizou-se os três tipos de gradiente seguintes:
Gradiente A %EDTA %Aceto- Gradiente B XEDTA %Aceto-
nitrilo nitrilo
t = 0 65 35 t = 0 65 35
t = 10' 65 35 t = 35' 60 40
t = 25' 1 55 45 t = 55' 60 40
t = 35' 1 55 45 • t = 56' 65 35
t = 36' 65 35 • t = 66’ 65 35
* t = 46' ' 65 35
Gradiente C %EDTA %Acetonitrilo
t = 0 67 33
t = 30’ 60 40
t = 50' 58 42
• t = 51' 67 33
' t = 61' 67 33
* = retorno às condiçoes iniciais
da coluna
Exemplo 1
Éster metílico de N-dimetil-amino-acetil-partricina A
Dissolveu-se 11,4 g (10 mmoles) de ester metílico de partricina A (mepatricina A) em 110 ml de dimetil-acetamida. A esta solução adicionou-se sucessivamente 5.15 g (5o mmoles) de ácido dimetil-amino-acético (dimetil-glicina) , 5.05 g (50 mmoles) de trietil-amina e 13.76 g (50 mmoles) de fosforazidato de difenilo, sob agitaçao e a temperatura ambiente. Manteve-se a solução durante 6 sob agitaçao a temperatura ambiente verificando-se a sua progressão por CCF (o procedimento está pormenorizadamente descrito na introdução aos exemplos). Depois tratou-se a mistura da reacçao com 1 1 de uma mistura de êter/etanol (9:1), filtrou-se precipitado, lavou-se com eter e secou-se no vacuo a temperatura de 40°C. Purificou-se o produto impuro resultante (cerca de 12 g) de preferência por cromatografia preliminar em líquido de pressão (CLMP) utilizando gel de sílica numa proporção em peso de 12:1 em relaçao ao produto impuro. Utilizou-se como eluente uma mistura de CE^C^/CH^OH/í^O/NH^OH , 85/15/1/1 v/v. Em alternativa seria possível purificar o produto impuro pelo método da distribuição de Craig em contracorrente ou por cromatografia em coluna com gel de sílica, utilizando-se a mesma mistura eluente utilizada para a CLMP.
As fracções da CLMP, puras de acordo com a verificação feita por CCF, foram reunidas e subme10
tidas a evaporaçao ate a secagem no vácuo. Obteve-se uma quantidade de 7 g do produto puro sob a forma de um pó cristalino amarelo escuro.
CCF Rf = 0.52
21* (gradiente A) .36% .43%
Exemplo 2
Éster metílico de N-dimetil-amino-acetil-partriCLAP tempo de retenção = 26. Análise elementar para Cg^HggNgO encontrado: C 62.51% H 7.95% N 3
C 62.67% H 7.81% N 3 cina B
Preparou-se o composto em epígrafe em conformidade com o procedimento do exemplo 1 a partir de mepartricina B.
produto foi obtido sob a forma de um pos cristalino amarelo escuro.
CCF Rf = 0.23
CLAP tempo de retenção =
Análise elementar para c63h93n encontrado: C 62.30% H 7.79% N calc.: C 62.41% H 7.73% N
19.32'
3°20
3.39%
3.47% (gradiente A)
Exemplo 3
Éster metílico de N-dimetil-amino-acetil-partricina
Preparou-se o composto em epigrafe em conformidade com o procedimento do exemplo 1 a partir de mepartricina sob a forma de complexo A+B na proporção aproximada de 1:1.
CCF Rf = 0.52 (componente A) e 0.23 (componente B)
CLEP tempo de retenção = 26.21' (A) e 19.32' (B) (gradiente A)
Exemplo 4
Os derivados enumerados no quadro 1 seguinte e os seus respectivos tempos de retenção por CLEP e correspondentes valores Rf por CCF foram preparados fazendo reagir o grupo micosamina-amino do correspondente ester ou dos correspondentes derivados de grupo amida no grupo carboxi da partricina ou das partricinas A e B com aminoácidos tais como o ácido 1-piperidina-propiónico, o ácido 4-metil-l-piperazina-acético, o ácido 4-(2-hidroxi-etil)-l-piperazina-acétieo, o acido dimetil-amino-acetico em presença de trietil-amina e fosforazidato de difenilo. As eondiçoes de reacçao (temperatura, proporçoes molares entre os derivados de partricina e os reagentes) e o procedimento foram praticamente idênticos aos do exemplo 1.
Os tempos óptimos de reacçao para cada preparaçao foram determinados através de reacções preliminares a partir de 5 mmoles de derivados de partricina, sendo a reacçao interrompida no momento em que se conseguiu a proporção mais favorável de conversão entre produto final e formaçao de impurezas e subprodutos. Em qualquer dos casos esses tempos variaram aproximadamente entre 4 e 8 horas.
Os derivados assim obtidos, apos purificação por cromatografia em coluna com gel de silica, apresentaram-se todos sob a forma de pó cristalino amarelo e od dados de análise elementar C, Η, N sao satisfatórios.
No quadro 2 estão enumerados alguns dados sobre a actividade microbiológica em C.albicans, sobre a actividade hemolitica e sobre a toxicidade aguda nos murganhos .
ρ χ COR2 (I)
I5 ni r2 (Tempo· 1 CLEP de retenção) (min.) Sist. CLEP 'CCF (Rf)
Parir.Λ -COCH2-N(Cr)3)2 NH-CH2CH2-N(CH3)2 25.16 B 0.25
Parir.A -COCH2-N(CH3)2 -nh-ch2-!\ J N 1 CH2CH3 22.25 A 0.1 4
Parir. A -COCH2-N(CH3)2 ''N-CH2CH2-OH 21.31 B 0.27
P a r l r. A -COCH2-N(CH3)2 -1/_\-ch3 19.68 A 0.40
Parir.A •COCH2-CH2-N^2) -och3 29.69 A 0.44
Parir.A •COCH2-CH2-t/^ •NH-CH2CH2-N(CH3)2 28,74 A 0.26
Parir. A -coch2-ch2-n^~^ -nh-ch2J^ J N 24.42 A ' 0.11
Parir.Λ
Parir.A
Parir.A,
Parir.A,
Parir.A
Parir. A
P.a r i r. ή
P a: l r. A.
Parir. A
-COCH2-CH2-N
-coch2-ch2-n
-COCH2-N^N-CH3 .COCH2-lOj-CH3 vy
-000-12-1^ N-CH3 \_r
-COCH2-N^N-CH3 -coch2-n^n-ch2ch2-oh -COCK2-(·^N-CH2CH2-OU
CH2CH3 'N\Zy'’CH2CH2OH
-t£2bi-CH3
-OCH3
-NH-CH2CH2-N(CH3)2
-lQj-CH2CH2-OH
-)f^N-CH3 •OCH3
-NH-CH2CH2-N(CH3)2
26.23
20.27
34.40
10.76
21.16
8.66
32.72
21.84
20.48
B 0.26
A 0.34
C 0.31
A 0.12
B 0.11
B . 0.18
C 0.27
A 0.09
A 0.075 <OCH2-rC\-CH2CH2-C>H
-N N-CH2CH2-OH
Parir. -COCH2-N N-CH2CH2-OH -N_^N-CH3 21.52 B 0.13
Parir. A -COCH2-N(CH3)2 -NH-CH2CH2CH2N(CH3)2 26.20 B 0.23
Parir, A -COCH2-N(CH3)2 -NH-CH2CH2_L J) 32.44 B 0.39
Parir. /Λ -C.OCK2CH2!\' ) •NH.CH2-CH2J^j] N 26.65 B 0.34
Parir. B -CCCK2-N(CH3)2 •NH-CH2CH2N(CH3)2 18.66 B 0.1 4
Parlricina •COCH2-N(CH3)2 -NH-CH2CH2N (CH3)2 1 8.66 25.16 B 0.14 • 0.25
Rl
Parir.A -COCH2-N (CH3)2
Partr.A -COCH2-N (CH3)2
Partr.A -COCH2-N (CK3)2
Partr.A -COCK2-CH2-|4
Partr.A -COCH2-CH2-N^)
Partr.A -COCK2-CH2-N^y Partr.A -COCH2-CH2-N^^
Partr.A -COCH2-N^N-CH3 Partr.A -COCH2-N^/N-CiÍ3 Partr.A -COCH2-N^N-CH3
Partr.A -COCH2-N N-CH3 „ !-\
Partr.A -COCH2-N^N-CH2CH2-OH
Partr.A -COCK2·:/—\-CH2CH2-OH r~\
Partr.A -COCFi2-N^N-CH2CH2-OH Partr.A -COC^-ff^N-CiqCK^OH Partr.A -COCH2-14(CH3)2 Partr.A -COCK2-N(CH3)2
Partr.A -ΟΟΟΗ2ΟΗ2-1·θι
Partr.
Parir.
QUADRO 2
NHR-| 'COR2 (I)
R2
CIM(ngM C.albicans 73 Fluid Sab.Med. 3S“C h 48 h •NK-CH2CH2-N(CH3)2
-tf^N-CH3
-OCH3
-NH-CH2CH2-N(CH3)2
-ίΛΛ|.0Η20Η2-0Η r~\
-N N-CH3
-och3
-NH-CH2CH2-N(CH3)2
M-CH2CH2-OH
-N N-CH3 ί_r
-OCH3 ·
-NH-CH2CH2-N(CH3)2 f~\
-n n-ch2ch2-oh -rf^ n-ch3
7.5
7.5
7.5
7.5
7.5
7.5
7.5
10.6
5
7.5
7.5
10.Í
7.5
-NH-CH2CH2CH2N(CH3)2 15
-NH-CH2CH2
-NH-CH2-CK2 O 30 N
OH
CCH3
7.5
Çonc.hçmqlicica DLSO (mg/kg) (ug/mlj dos ,
- . murganho eritrocitos do to ílixãfcWibm________
21.2 0.7 0.2
21.2 2 0.2 3.6 (i.p.)
42.4 18 3.5 > 30 (i.p.)
30 1 8 6 43.6 (i.p.)
30 2 0.2
15 3.5 0.2 -
30 18 0.7 29.3 (i.p.)
30 1 8 2 > 100 (i.p.)
21.2 2 0.2 -
21.2 0.7 0.2 3.8 (i.p.)
30 1 8 0.7 >30 (i.p.)
21.2 18 0.7 > 100 (i.p.)
21.2 0.7 0.2 -
15 0.7 0.2 -
30 10.4 0.2 12.4 (i.p.)
42.4 > 13 18 >300 (i.p.), 76,0(t
60 > 18 6 >300 (i.p.). 109 (i
£0 < 0.2 < 0.2 0.53 (i.p.)
30 18 0.7 15.ê (i.p.),5.02((.
«asar»»
Exemplo 5
Diaspartato de N-dimetil-amino-acetil-partricina
A - 2-dimetil-amino-etil-amida
Preparou-se uma mistura de 1.28 g de N-dimetil-amino-acetil-partricina A - 2-dimetil-amino-etil-amida preparada conforme descrito no exemplo 4 e de 0.27 g de acido aspartico e adicionou-se a 30 ml de água destilada e depois manteve-se a suspensão resultante sob a agitaçao durante alguns minutos até se observar a dissolução total.
Evaporou-se no vacuo a solução amarela resultante ate a secagem, com o residuo preparou-se uma massa numa pequena quantidade de etanol, filtrou-se e secou-se à temperatura de 40°C. Obteve-se um sal constituido por um pó cristalino amarelo, solúvel em água com o valor de pH de reacçao praticamente neutro (pH 6) possuindo as mesmas características de CCF (Rf = 0.25) de CLEP (tempo de retenção = 25.16', gradiente B) correspondentes à base livre.
Análise elementar para Gy3H33^NyO2y encontrado: C 57.99% H 7.44% N 6.19% calc.: C 58.16% H 7.61% N.6.33%
Em alternativa isolou-se o composto diaspartato a partir da solução aquosa anteriormente preparada, em conformidade com as técnicas seguintes:
a) liofilizaçao
b) secagem por aspersao
c) concentração no vacuo ate medade do volume e precipitação por adiçao de cerca de 12 volumes de etanol ou 'de acetona.
Qualquer que seja o eventual procedimento de isolamento, o sal demonstrou possuir em cada caso dados analíticos satisfatórios (analise elementar C, Η, N; CCF; CLEP).
Exemplo 6
Em conformidade com o procedimento descrito no exemplo anterior foi possível preparar os sais adiante enumerada a partir das correspondentes bases livres descritas no exemplo 4.
Esses sais exibiram as mesmas características de CCF e de CLEP correspondentes às bases livres (veja-se os dados relativos aos valores Rf e ao tempo de retenção indicados no quadro 1).
Diglutamato de N-dimetil-amino-acetil-partricina A - 2-dimetil-amino-etil-amida
Análise elementar para 21^7^27
encontrado 7a C 58.72 H 7.69 N 6.25
calc.: 7a C 58.65 H 7.74 N 6.22
Digluconato de N-dimetil-amino-
-acetil-partricina A - 2-dimetil-amino-etil-amida
Análise elementar para ^79^127^5^33 encontrado calc.:
7a C 56.72 7a C 56.65
H.7.55
H.7.64
N 4.14 N 4.18
Diaspartato de N-dimetil-amino-acetil-partricina A - (4-(2-hidroxi-etil))piperazida
Análise elementar para 677^
encontrado 7a C 58.02 H 7.48 N 6.18
calc.: 7a C 58.13 H 7.54 N 6.16
acetil-partricina A - Diglicolato de (4-metil)piperazida N-dimetil-amino-
Análise elementar para encontrado 7o C 59.85 H 7.69 N 4.87 calc. : 7a C 59.77 H 7.73 N 4.84
-acetil-partricina A
Diglucuronato de (4-metil)piperazida
N-dimetil-aminoAnálise elementar para encontrado % C 57.15 C80H123N5°33 H 7.31 N 4.20 calc.:
7a C 57.09 H 7.37
N 4.16
Diascorbato de N-dimetil-amino
-acetil-partricina A - (4-metil)piperazida
Analise elementar para ^βρΗ^^Ν^Ο^ encontrado % C 58.35 H 7.31 N. 4.29 calc.: % C 58.34 H 7.28 N. 4.25
Diaspartato de N-piperidino-propionil-partricina A - (4-metil)piperazida
Analise elementar para encontrado % C 59.54 calc. % C 59.48 C80H123N7°12 H 7.62 N 6.1
H 7.68 N 6.07 no-acetil-partricina A
Diaspartato de Ν-4-metil-piperazi2-dimetil-amino-etil-amida
Analise elementar para: encontrado % C 58.52 calc. % C 58.41 C78H122N8°27 H 7.71 N 6.93
H 7.67 N 6.99
Diaspartato
-etil)piperazino-acetil-partricina A -amida de N-4-(2-hidroxi2-dimetil-amino-etilAnálise elementar para: encontrado 7o C 57.99

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lã Derivados de partricina e dos seus componentes individuais A e B possuindo a fórmula geral (I) seguinte:
    partricinaB: R' = Η (I) em que o radical R’ representa um átomo de hidrogénio (partricina B) ou um grupo metilo (partricina A);
    o radical R^ representa um grupo CCXCH^^NR^R^ aminoacilo, em que m = 1, 2 ou 3, os radicais R^ e R^ os quais podem ser iguais ou diferentes representam um átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo ou formam com o átomo de azoto ao qual estão ligados um anel heterociclico pentagonal ou hexagonal contendo facultativamente um heteroátomo adicional seleccionado entre 0, S e Ní o radical R2 representa um grupo hidroxi, alcoxi (C^-Cg) ,
    NR^R^amino ou -NH-(CH2^-N-R^R^aminoalquilamino, em que os simbolos m, R^ e R^ possuem as significações definii. antes ou representa um grupo —NH—(CH„J p , 2;m-K5-alquilanuno susbstituido em que o simbolo m possui as significações definidas antes e o radical R5 representa um anel heterocíclico pentagonal ou hexagonal contendo um átomo de azoto, facultativamente n-metilo ou n-etilo substituído, o símbolo X representa o aniao de um ácido orgânico ou inorgânico farmaceuticamente aceitável, e o símbolo n representa 0, 1 ou 2.
    - 2^ Derivados de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o heteroátomo do heterociclo NRgR^ ser um átomo de azoto substituído com um grupo metilo ou com um grupo 2-hidroxi-etilo.
    - 3â Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o radical R^ representar um grupo de fórmula:
    -C0CH2-N(CH3)2, -coch2ch2- n-COCH2-N_^Nch3, -COCH2-N^J1-CH2CH2-OH.
    - 4â Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o radical R2 representar um grupo de fórmula:
    -och3, -nh-ch2ch2-n (CH3)2, -NH-CH2-n~n-ch~ch9-oh,-·/ n-ch3 \_f 1 2 v/
    -NH-CH2-CH2 ch2ch3
    Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o símbolo X representar um aniao de acido aspártico, glutâmico,, glicólico, glucurónico, glucónico, ascórbico.
    - 6ã Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de ser constituído pela dimetil-amino-etil-amida de N-dimetil-amino-acetil-partricina A.
    - 7â Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de se obter diaspartado de dimetil-amino-etil-amida de N-dimetil-amino-acetil-partricina
    A.
    - 8a Derivado de acordo coma reivindicação 1 caracterizado pelo facto de ser constituído pela 2-dimetil-amino-etil-amida de N-(4-metil-l-piperazino-acetil)-partricina A.
    - 9a Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de ser constituído pela 2-dimetil-amino-etil-amida de N-(4-hidroxi-etil-l-piperazino-acetil)-partricina A.
    _ loa „
    Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de ser constituído pela 2-piridil-etil-amida de N-dimetil-amino-acetil-partricina A.
    - 11- Derivado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de ser constituído pela 2-piridil-etil-amida de N-piperidino-propionil-partricina A.
    ΐε *
    - 12â Processo para a preparaçao de compostos de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de se condensar uma partricina ou um derivado de partricina A ou B no grupo amino da micosamina com um acido de grupo
    Ri-OH·
    - 13â Processo de acordo com a reivindicação 12 caracterizado pelo facto de a reacçao de condensação de efectuar em presença de difenil-fosforazidato.
    - 14â Processo de acordo com a reivindicação 12 caracterizado pelo facto de a reacçao de condensação se efectuar em presença de difenil-fosforazidato e trietil-amina.
    - 15â -
    Formulações farmacêuticas que possuem actividade contra infecçoes fúngicas e infecçoes provocadas por protozoários, estados hipercolesterollemicos e hiperlipémicos, hipertrofia benigna da próstata e infecçoes virais, contendo uam quantidade terapeuticamente eficaz de um composto de formula (I) de acordo com a reivindicação 1, em combinação com excipientes e substâncias adjuvantes farmaceuticamente adequadas.
PT9996492A 1992-01-02 1992-01-02 Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem PT99964B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9996492A PT99964B (pt) 1992-01-02 1992-01-02 Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9996492A PT99964B (pt) 1992-01-02 1992-01-02 Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99964A PT99964A (pt) 1993-07-30
PT99964B true PT99964B (pt) 1999-06-30

Family

ID=20085083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9996492A PT99964B (pt) 1992-01-02 1992-01-02 Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT99964B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT99964A (pt) 1993-07-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2013276480B2 (en) N-substituted second generation derivatives of antifungal antibiotic Amphotericin B and methds of their preparation and application
PT84896B (pt) Processo para a preparacao de analogos de distamicina a com accao antineoplastica e anti-viral e de composicoes farmaceuticas que os contem
PL203200B1 (pl) Związki farmaceutyczne, ich zastosowanie, formulacje farmaceutyczne, ester 4&#39;-acetyloaminofenylowy kwasu 4-nitroksymasłowego oraz zastosowanie tego estru
WO1998014468A1 (de) Glycokonjugate von modifizierten camptothecin-derivaten(a- oder b-ring-verknüpfung)
ES2494765T3 (es) Compuestos y métodos para inhibir la interacción de proteínas BLC con compañeros de unión
PT679656E (pt) Melhoramentos em complexos de platina
EP0489308B1 (en) Partricin derivatives
PT95008A (pt) Processo para a preparacao de composicoes para o diagnostico rmn e composicoes farmaceuticas que contem compostos complexos de amidas
RU2129546C1 (ru) 6,9-бис(аминозамещенные)-бензо(g)изохинолин-5,10-дионы, способ их получения, фармацевтическая композиция на их основе и способ ингибирования опухолей у млекопитающих
BR122021004504B1 (pt) Uso de um composto antimicrobiano
ES2353203T3 (es) Derivados de aloe-emodina y su uso en el tratamiento de patologias neoplasicas.
KR860001389B1 (ko) 나트로안식향산 아미드 유도체의 제조방법
JP3094065B2 (ja) ポリエン・マクロライド誘導体
PT787135E (pt) Derivados hidrossoluveis de epipodofilotoxina, processo para sua preparacao, sua utilizacao a titulo de medicamento e sua utilizacao destinada aos tratamentos anticancerosos
PT99964B (pt) Derivados de partricina processo para a sua preparacao e composicoes farmaceuticas que os contem
AU616717B2 (en) Epipodophyllotoxin glucoside 4&#39;-acylderivative
Cogan et al. Doxsaliform: A novel N-Mannich base prodrug of a doxorubicin formaldehyde conjugate
CZERWINSKI et al. New N-alkyl derivatives of amphotericin B synthesis and biological properties
EP0052910A1 (en) Derivative of N-acetilcysteine having therapeutical activity, process for its preparation and related pharmaceutical compositions
ES2317336T3 (es) Procedimiento para la obtencion de levofloxacino exento de sales.
ES2207296T3 (es) Sal sodica de 3-(4-cinamil-1-piperazinil)imino-metil rifamicina sv y procedimiento de preparacion.
PT86621B (pt) Processo para a preparacao de sais derivados de rifamicina e de composicoes farmaceuticas que os contem
RU2149866C1 (ru) Иодированные галогениды четвертичных аммониевых солей, способ их получения и композиции на их основе
WO2008143677A1 (en) Stable solid elsamitrucin salts suitable for pharmaceutical formulations
PT88694B (pt) Processo para a preparacao de derivados de cefalosporinas de farmacocinetica melhorada

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920917

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990309

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 19991202 QUATEX N.V. NL

PC3A Transfer or assignment

Free format text: PRO APARTS INVESTIMENTOS E CONSULTORIA, LDA. PT

Effective date: 20041216

TE3A Change of address (patent)

Free format text: QUATEX N.V. AN

Effective date: 20041216

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20130909

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20140310