PT99853B - Tampa para panelas com borda virada - Google Patents

Tampa para panelas com borda virada Download PDF

Info

Publication number
PT99853B
PT99853B PT99853A PT9985391A PT99853B PT 99853 B PT99853 B PT 99853B PT 99853 A PT99853 A PT 99853A PT 9985391 A PT9985391 A PT 9985391A PT 99853 B PT99853 B PT 99853B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lid
closing lever
cover
edge
pan
Prior art date
Application number
PT99853A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99853A (pt
Original Assignee
Silit Werke
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Silit Werke filed Critical Silit Werke
Publication of PT99853A publication Critical patent/PT99853A/pt
Publication of PT99853B publication Critical patent/PT99853B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/0804Locking devices
    • A47J27/0813Locking devices using a clamping ring or clamping segments
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/09Safety devices
    • A47J27/092Devices for automatically releasing pressure before opening

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)

Description

Descrição referente à patente de in venção de Silit-Werke GmbH & Co. KG, alemã, industrial e comercial, com sede em D-7940 Riedlingen (Wurtt.), República Federal Alemã, para, TAMPA PARA PANELAS COM BORDA VIRADA11.
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a uma tampa para panela de pressão com a borda virada, com dois segmentos de aperto em forma de arco, articulados em eixos de oscilação, ligados com uma alavanca de fecho que pode oscilar em torno de um eixo vertical, montada na borda exterior da tampa e com uma válvula de pressão de vapor, e um anel de vedação introduzido na borda interior da tampa.
É conhecida uma tampa deste gênero da patente DE-OS 27 22 675 ou, respectivamente, do modelo de utilidade DE-GM 77 15 930. As panelas utilizadas usualmente poderiam ser transformadas numa panela de pressão mediante a utilização desta tampa.
Agora pode utilizar-se uma única tam pa para panelas de alturas diferentes, desde que simplesmente o seu diâmetro se adapte ao da tampa. A tampa conhecida tem * no entanto o inconveniente de estar insuficientemente garan• tida relativamente ao serviço sem perturbações, quando ainda
C.R.
houver uma sobrepressão na câmara de ebulição da panela. No tratamento com as panelas equipadas com uma tampa comhecida hã portanto um considerável perigo de lesões devidas ao escape de vapores quentes.
Portanto, o objecto da presente invenção consiste em proporcionar uma tampa com a qual pode com plementar-se uma panela usual de uso doméstico, com a borda virada, numa panela de pressão que possa ser utilizada de maneira fiável e na qual se evitem amplamente os erros de funcionamento.
Este problema é resolvido por meio de uma tampa do tipo mencionado na introdução, com as características descritas na parte de caracterização da reivindicação 1. Nas reivindicações secundárias descrevem-se formas de realização vantajosas.
Segundo a presente invenção, os segmentos de aperto são colocados do bordo interior da tampa e envolvem a panela por baixo do seu bordo virado, com aperto, quando se faz oscilar a alavanca de fecho para uma posição de bloqueio, aplicando-se então o anel de vedação à borda da panela, cobrindo além disso a alavanca de fecho, na sua posição de bloqueio um dispositivo de bloqueio da pressão residual, cujo elemento de bloqueio se encaixa na alavanca de fecho quando na câmara de eluição da panela existir uma sobrepressão.
Os segmentos de aperto são guiados na borda interior da tampa e mantidos, de maneira fiável, na posição necessária para garantir a tensão dos segmentos por baixo da borda virada. Os segmemtos de aperto são conduzidos a um mecanismo de bloqueio na alavanca de fecho. Logo que a alavanca de fecho seja rodada para a sua posição de bloqueio, os dois segmentos no fecho de aperto encostam-se à panela. Simultaneamente, o anel de vedação tem a seu cargo a vedação da tampa e da panela para o exterior. Como a alavanca de fecho se sobrepõe então ao dispositivo de bloqueio da pres são residual, é impossível fazer rodar a alavanca enquanto não se realizar um equilíbrio completo entre a camara de ebulição da panela e o ambiente. Logo que aí reine apenas uma pressão residual reduzida, o elemento de bloqueio do dispositivo de bloqueio da pressão residual mantém-se aplicado à alavanca de fecho e impede qualquer oscilação da alavanca de fecho indesejada ou por descuido.
A alavanca de fecho pode apresentar um dispositivo para manter aberto o dispositivo de bloqueio da pressão residual. Impede-se desse modo o estabelecimento de uma pressão, podendo a panela guncionar em condições de pressão normais, se isso for desejado.
Uma forma de realização particularmente preferida do dispositivo de bloqueio da pressão residual é constituída por um êmbolo de segurança móvel na direcção vertical e que, no caso de uma sobrepressão na câmara de ebulição da panela, pode deslocar-se no interior de uma cavidade disposta na alavanca de fecho. Pode assim definir-se uma posição única e inequívoca da alavanca de fecho, na qual pode fechar-se o dispositivo de bloqueio de pressão residual para estabelecer uma pressão no interior da panela.
Em especial uma forma de realização deste género da presente invenção, o dispositivo para manter aberto o dispositivo de bloqueio da pressão residual pode ser uma placa de cobertura colocada lateralmente na alavanca de fecho, que cobre o êmbolo de segurança pelo menos na posição de abertura da alavanca de fecho. No caso de uma configuração apropriada da placa de cobertura e da alavanca de fecho consegue-se por outro lado que o estabelecimento de uma pressão só possa verificar-se na posição de bloqueio, mas não quando a alavanca de fecho não estiver oscilada ou o estiver incompletamente .
Para acelerar a fervura, pode prever -se dar à alavanca de fecho na posição de bloqueio a possibilidade de se deslocar, ficando o dispositivo de bloqueio da pressão residual descoberto depois dessa deslocação.
A alavanca de fecho pode então ser susceptível de oscilar em torno de um eixo horizontal ou de se deslocar na direcção do seu eixo vertical. São concebíveis outras providências a tomar para conseguir que, por exemplo, se exerça no êmbolo de segurança do dispositivo de bloqueio i
de pressão residual, uma pressão de modo tal que se estabeleça uma ligação entre a câmara de ebulição da panela e o ambiente.
assentamento seguro da tampa na panela é garantido em especial se se previr na borda interior da tampa um segmento de retenção que se encaixa sob a borda virada da panela.
Para os segmentos de aperto são apro priados todos os materiais cuja resistência à tracção seja suficiente para obter, mesmo com um serviço prolongado, o assentamento firme da tampa na panela. Prefere-se então o aço.
Na zona da alavanca de fecho previu-se um estribo em cada segmento de aperto, formando esse estribo uma guia para as cavilhas colocadas na alavanca de fecho. Quando da oscilação da alavanca de fecho, as cavilhas fi xadas a determinadas distâncias umas das outras deslocam-se então nos estribos e forçam assim os segmentos de aperto na zona da alavanca de fecho mutuamente. Desse modo, os segmentos de aperto encostam-se à parede da panela.
De preferência, o comprimento do estribo limita a extensão do ajustamento de cada uma das cavilhas e define a posição de bloqeio da alavanca de fecho. Para isso, convenientemente, os comprimentos dos estribos são dife rentes, de modo que uma das cavilhas esbarra na extremidade interior do estribo mais curto, quando a alavanca de fecho está na posição aberta, encostando-se pelo contrário a outra cavilha na posição de bloqueio à extremidade do estribo mais comprido.
Os segmentos de aperto podem ser con duzidos através do anel de vedação, através de uma saliência estampada apropriada na tampa ou através de um perfil em U co locado na tampa, que pode ser obtido por soldadura ou por rebordeamento.
êmbolo de segurança do dispositivo de bloqueio da pressão residual pode ser conduzido numa abertura da tampa, mas pode também ser vantajoso prever na ala* vanca de bloqueio adicionalmente uma placa de alojamento que • apresenta uma passagem que fica saliente para o interior de uma abertura correspondente da tampa. Uma cavilha de segurança conduzida por esta passagem é então mantida mais estável na sua posição devido ao maior tracejado de guiamento.
Por razões de segurança, é necessário codificar de maneira especial as panelas que podem ser usadas com a tampa segundo a presente invenção, por exemplo no diâmetro, ou na altura exterior da secção e da configuração da borda, e apropriar a tampa a estas medidas, a fim de impedir que se utilizem panelas impróprias juntamente com esta tampa para pressões elevadas.
A seguir desvreve-se com mais pormenor a presente invenção, apenas a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1,
A fig. A fig.
A fig,
A fig.
la,
2,
2a,
3,
A fig. 4,
A fig. 5, uma secção de uma tampa segundo a presente inven ção, vista de cima; a alavanca de fecho com tampa;
a disposição do segmento de retenção e dos segmentos de aperto, numa tampa segundo a presente invenção;
a posição dos segmentos de aperto na condição de bloqueio;
uma vista em corte de uma primeira forma de rea lização da tampa segundo a presente invenção na zona da alavanca de fecho;
uma vista em corte de uma segunda forma de realização da tampa segundo a presente invenção na zona da alavanca de fecho;
a configuração dos pontos de ligação da tampa pa ra a alavanca de fecho;
A fig. 6,
A fig. 7, a disposição dos segmentos de aperto e do anel de vedação na zona de ligação da tampa e da panela;
a disposição dos segmentos de aperto e do anel de vedação segundo uma outra forma de realização;
A fig. 8, a disposição dos segmentos de aperto e do anel de vedação de acordo com uma terceira forma de realização; e
A fig. 9, a disposição dos segmentos de aperto e do anel de vedação de acordo com uma quarta forma de realização.
A fig. 1 mostra uma secção de uma tampa (1) substancialmente circular, cujo diâmetro é escolhido de modo que pode assentar em panelas com a borda revirada apropriadas para trabalhar com as pressões de serviço usuais. As panelas são normalizadas em elevado grau relativamente ao seu diâmetro, de modo que é necessário por à disposição um número apenas limitado de fechos de tampas segundo a presente invenção.
Na tampa (1) está colocada uma válvula de pressão de vapor (5) , que se abre quando a pressão no espaço de ebulição ultrapassar um valor predeterminado. Na tampa (1) e ainda colocado um apêndice (30) , que pode ser feito de material isolante térmico e é apropriado para ser usado como pega. No apêndice (30) previu-se uma alavanca de fecho (3) com uma placa de cobertura integrada (2) , que pode oscilar em torno de um eixo vertical (31). Na zona dianteira da alavanca de fecho (3) previu-se uma cavidade (32) . Na posição aberta, indicada com AUF (aberta) da alavanca de fecho (3) , a placa de cobertura (2) estã situada sobre um dispositivo de bloqueio da pressão residual (4) , montado na tampa, de modo que, quando da oscilação da alavanca de fecho (3) pode ser coberta por esta alavanca de fecho (3) . A posição de bloqueio da alavanca de fecho (3) está representada pela linha a traço e ponto. Nesta posição, a abertura (32) está situada sobre o dispositivo (4) de bloqueio da pressão residual, de modo que este encaixa-se na abertura (32) e pode blo quear a alavanca de fecho (3) . Apenas nesta posição de bloqueio, designada por zu (fechado) pode portanto o dispositivo de bloqueio da pressão residual (4) , de modo que pode estabelecer-se uma pressão. Na posição de abertura ou numa posição semifechada da alavanca de fecho (3), o dispositivo
de bloqueio da pressão residual é mantido aberto pela placa de cobertura (2).
A fig. 2 mostra um dispositivo de segmento de retenção (20) e segmentos de aperto (21) e (22) na borda interior da tampa. Os segmentos de aperto (21) e (22) são curvados em arco e estão articulados, cada um, num eixo de oscilação (23,24), numa das suas extremidades exteriores, na proximidade do segmento de retenção (20). Os segmentos de aperto (21) e (22) e o segmento de retenção (20) formam um dispositivo substancialmente circular. O segmento de retenção (20) é formado de modo tal que se prende sob a borda virada da panela e portanto orienta a tampa em relação à panela de modo tal que os segmentos de aperto (21) e (22) se prendem exactamente por baixo da borda virada. Em frente do segmento de retenção (20) previram-se estribos (25) e (26) respectivos encostados aos segmentos de aperto (21) e (22), os quais se estendem afastando-se dos segmentos de aperto. Nestes estribos introduzem-se cavilhas (35) e (36) da alavanca de fecho. Na posição de abertura (auf) representada na fig. 2, os segmentos de aperto (21) e (22) estão, na zona dos estribos (25) e (26), a uma distância mútua que é igual à distância das cavilhas (35,36). Quando se efectua uma oscilação da alavanca de fecho, as cavilhas (25) e (26) deslocam-se no interior dos estribos (25) e (26) . Como a distância entre as cavilhas é fixa, os segmentos de aperto (21) e (22) deslocam-se, quando do bloqueio um para o outro e encostam-se um ao outro na posição de fecho zu, como mostra na fig. 2a. Os comprimentos dos estribos (25) e (26) são escolhidos de modo que ficam definidas com precisão as posições de abertura e de bloqueio. Na posição de abertura, a cavilha (35) encosta-se na extremidade exterior do estribo (25) e na posição de bloqueio da cavilha (36) na extremidade do estribo (26) . Nesta posição, de resto, a cavilha (35) esbarra no segmento de aperto (21), de modo que atinge uma posição da alavanca de fecho quase sem folga nesta posição.
A fig. 3 mostra um corte de uma primeira forma de realização da tampa na zona da alavanca de fecho (3). A alavanca fecho (3) está ligada, através de um veio
(39) com uma placa oscilante (37), na qual estão colocadas as cavilhas (35) e (36). A placa oscilante (37) está colocada no apêndice (30) que, juntamente com um fundo, tem a seu cargo o fecho do dispositivo para fora. Para o interior da caixa formada pelo apêndice (30) e o fundo (38) ficam salientes os estribos (25) e (26) dos segmentos de aperto (21) e (22). Na fig. 3, a tampa (1) está assente numa panela (6), prendendo-se os segmentos de aperto (21) e (22) sob a borda (61) da panela. Entre a tampa (1) e a panela (6) situa-se na zona periférica, um anel de vedação (12). A tampa (1) estã dotada com uma abertura (46) , que serve de guia para um êmbolo de segurança (41), que faz parte do dispositivo de bloqueio da pressão residual. 0 êmbolo de segurança (41) estã dotado na sua zona inferior com um apêndice (42) e uma vedação (45), de modo que pode fechar de maneira estanque a abertura (46) quando, devido à sobrepressão que reina no espaço de ebu lição, se prende na abertura (32) colocada na alavanca de fecho (3) . No estado da panela sem pressão, o êmbolo de segurança (41) estã protegido contra a queda da abertura (46) por meio de um apêndice (43) colocado na zona superior. 0 comprimento do êmbolo, de segurança (41) é escolhido de modo tal que, no caso de uma sobrepressão no espaço de ebulição, fica uma distância (A-A) até à superfície limite superior da cavidade (32) . Cria-se assim deste modo a possibilidade de, por meio de uma ligeira pressão na alavanca de fecho (3) susceptível de ser deslocada, fazer descer o êmbolo de segurança (41) , para deste modo acelerar a saída do vapor do espaço de ebulição. A alavanca de fecho (3) pode ser susceptível de oscilar, podendo para isso tomar-se as necessárias medidas na zona do veio (39) , mas pode também ser estruturado de modo a poder deslizar globalmente na direcção do eixo do veio (39).
A fig. 4 mostra uma segunda forma de realização da tampa na zona da alavanca de fecho (3) . Mais uma vez uma placa oscilante (37) dotada com cavilhas (35) e (36) é envolvida por um fundo, apresentando este fundo, na zona exterior da alavanca de fecho, uma parede lateral dirigi da para cima. Na caixa formada pela alavanca de fecho (3) e o fundo (38) são colocados os segmentos de aperto (21) e (22) liiniii· tiMEJfcxãSEBgtf^3*^ %
que compreende cavilhas (25) e (36) fixadas numa placa oscilante (37). Formada integralmente com o fundo (38) há uma placa de cobertura ou tampa (40) cuja forma se adapta à forma de tampa (1) e que se estende sobre a zona do dispositivo de bloqueio da pressão residual. Esta tampa (40) apresenta uma passagem (47) que cobre também uma abertura (46) prevista na tampa (1) . Em torno da passagem (47) previu-se, na face interior da tampa (1) , um esbarro (48) . O êmbolo de segurança (41) do dispositivo de bloqueio da pressão residual tem a configuração da forma de realização representada na fig. 3. Em especial pode, por meio de uma pressão aplicada no sentido da seta (B), a alavanca de fecho (3), ser descido, de modo que pode fazer-se a descarga da pressão da câmara de ebulição. A alavanca de fecho (3) apresenta na zona traseira uma saliência (34), que termina na parede lateral do fundo (38) .
A fig. 5 representa a configuração da tampa (1) na zona da alavanca de fecho. Colocou-se uma abertura (46) a uma distância predeterminada da borda da tampa que, ou só ela, ou com a passagem de uma placa de cobertura ou tampa, serve de guia do dispositivo de bloqueio da pressão residual. Na zona da parede lateral previu-se um furo (49) , através do qual são conduzidos os estribos dos segmentos de aperto. A tampa (1) apresenta uma borda (15) virada para dentro na qual são colocados os segmentos de aperto.
A fig, 6 mostra um exemplo do guiamento dos segmentos de aperto (21) e (22) na tampa (1). Neste caso, a guia é formada pelo anel de vedação situado na borda interior da tampa. Este anel de vedação (12) é escolhido com dimensões tais que, quando se assenta a tampa (1) na panela (6), os segmentos de aperto (21) e (22) encostam-se directamente sob a borda virada (61) da panela.
Na fig. 7 está representada uma outra possibilidade da guia. A zona periférica da tampa (1) está dotada com uma saliência estampada (14), que se estende em forma de onda pela zona da aresta lateral. Na parte cavada da onda (141) dirigida para dentro, repousa o anel de vedação (12), que tem a forma tal que, quando a tampa (1) está as-
sente, vai encostar-se à aresta interior da panela (6) . A cava (141) da onda tem além disso uma forma tal que se encosta ao bordo virado (61) da panela (6), sendo assim a distância entre a borda inferior (15) da tampa e o bordo da panela definida de modo tal que os segmentos de retenção (21) e (22), que repousam sobre a borda (15) podem prender-se sob a forma virada (61) .
Na forma de realização segundo a fig. 8 soldou-se, na borda da tampa, um perfil em U (27) aber to para o lado da panela (6), cuja perna superior termina na zona da borda virada (61) da panela, definindo assim a distância necessária para os segmentos de aperto (21) e (22) . Sobre a perna superior e sobre a borda virada da panela assenta o anel de vedação (12) que alinha o perfil (27) com a borda da panela.
A fig. 9 mostra uma quarta forma de realização na qual também se introduz um perfil em U na borda da tampa (1) , sendo a perna inferior do perfil em U (27) suportada por uma aresta rebordeada (13). 0 anel de vedação alinha mais una vez o perfil em U com a borda da panela (6) , de modo que os segmentos de aperto (21) e (22) que se situam no perfil U são guiados correctamente por baixo da borda revi rada (61) da panela.
Em todas as formas de realização aqui representadas, a tampa (1) é formada de modo tal que não se verifica qualquer interferência entre as arestas da borda virada (61) da panela e a borda da tampa.
As características da presente invenção reveladas na descrição anterior e nas reivindicações anexas, bem como nos desenhos, podem considerar-se, quer isoladamente quer em qualquer combinação, como essenciais para a presente invenção nas suas diferentes formas.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lã Tampa para panelas com a borda virada, com dois segmentos de aperto em forma de arco, articulados em eixos de oscilação respectivos e ligados com uma alavanca de fecho que pode oscilar em torno de um eixo vertical, que está montada na borda exterior da tampa, com um anel de vedação introduzido na borda exterior da tampa e com uma válvula de pressão de vapor, caracterizada por os segmentos de aperto (21,22) estarem montados na borda interior da tampa (1) e envolverem a panela (6) por baixo da sua borda virada (61), com aperto, quando a alavanca de fecho (3) está oscilada para uma posição de bloqueio, encostando-se o anel de vedação (12) à borda da panela, e por alavanca de fecho (3) cobrir, na sua posição de bloqueio, um dispositivo (4) de bloqueio da pressão residual, cujo elemento de bloqueio (41) está engrenado na alavanca de fecho (3), quando na câmara de ebulição da panela existir uma sobrepressão.
    _ 2â Tampa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a alavanca de fecho (3) apresentar um dispositivo (2) para manter aberto o dispositivo de bloqueio de pressão residual (4) na posição de abertura da alavanca de fecho (3).
    _ 3ã Tampa de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por o dispositivo de bloqueio da pressão residual (4) apresentar um êmbolo de segurança móvel na direção vertical o qual, quando houver uma sobrepressão na câmara de ebulição da panela (6) , pode ser desviado para o interior de uma cavidade (32) colocada na alavanca de fecho (3).
    - 4a Tampa de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada por o dispositivo (2) para manter aberto o dispositivo de bloqueio da pressão residual (4) ser
    D uma placa de cobertura (2) que cobre o êmbolo de segurança (41) pelo menos na posição de fecho da alavanca de fecho (3).
    - 5a Tampa de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a alavanca de fecho (3) poder ser desviada para a posição de bloqueio, ficando o dispositivo de bloqueio da pressão residual (4) à vista, devido a esse desvio.
    - 6ã Tampa de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a alavanca de fecho (3) ser oscilante em torno de um eixo horizontal.
    - 7ã Tampa de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a alavanca de fecho (3) poder ser deslocada na direcção do seu eixo vertical (31).
    - 8^ Tampa de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizada por se prever um segmento de retenção (20) na borda interior (10) da tampa que se prende por baixo da borda virada (61) da panela (6).
    - ga Tampa de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizada por os dois segmentos de aperto (21,22) serem de aço.
    - 10§ Tampa de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizada por se prever na zona da alavanca de fecho (3) , em cada um dos segmentos de aperto (21,22), um estribo (25,26), formando os estribos (25,26) uma guia para cavilhas (35,36) colocadas na alavanca de fecho (3).
    ι
    Tampa de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por o comprimento dos estribos (25,26) limitar o tracejado de ajustamento de cada uma das cavilhas (35,36) e definir a posição de abertura e a posição de bloqueio da alavanca de fecho (3).
    - 12- Tampa de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizada por os segmentos de aperto (21,22) serem guiados pelo anel de vedação (12).
    - 13 a Tampa de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizada por os segmentos de aperto (21,22) serem guiados por uma saliência estampada (14) da tampa (1).
    - 14 a Tampa de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizada por os segmentos de aperto (21,22) serem guiados por um perfil U (27) colocado na tampa (1).
    - 15ã Tampa de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o perfil U (27) ser soldado na tampa (D ·
    - 16§ Tampa de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o perfil U (27) ser rebordeado na tampa (D- 17ã Tampa de acordo com as reivindicações 1 a 17, caracterizada por o êmbolo de segurança (41) ser guiado numa abertura (46) da tampa (1).
    - 18^ * Tampa de acordo com as reivindica• ções 1 a 17, caracterizada por o êmbolo de segurança (41) ser guiado numa passagem (47) de uma tampa (40) prevista na alavanca de fecho (3).
    A requerente reivindica a prioridade do pedido alemão apresentado em 18 de Dezembro de 1990, sob o n-. p 4040 489.7.
PT99853A 1990-12-18 1991-12-18 Tampa para panelas com borda virada PT99853B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4040489A DE4040489A1 (de) 1990-12-18 1990-12-18 Deckel fuer kochtoepfe mit umgelegtem rand

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99853A PT99853A (pt) 1994-01-31
PT99853B true PT99853B (pt) 1999-02-26

Family

ID=6420648

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99853A PT99853B (pt) 1990-12-18 1991-12-18 Tampa para panelas com borda virada

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP0491324B1 (pt)
DE (2) DE4040489A1 (pt)
ES (1) ES2051558T3 (pt)
PT (1) PT99853B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4445672B4 (de) * 1994-02-18 2005-07-21 Heinrich Baumgarten KG, Spezialfabrik für Beschlagteile Schnellkochtopf
DE4414821A1 (de) * 1994-04-28 1995-11-02 Vorwerk Co Interholding Küchenmaschine mit einem Rührgefäß und einem Antrieb für ein Rührwerk in dem Rührgefäß
FR2722077B1 (fr) * 1994-07-06 1996-08-23 Seb Sa Dispositif de verrouillage/deverrouillage a machoires d'un couvercle sur une cuve
FR2722078B1 (fr) * 1994-07-06 1996-08-30 Seb Sa Dispositif de commande de l'ouverture et de la fermeture des machoires de verrouillage pour un recipient sous pression
DE29500125U1 (de) * 1995-01-05 1995-02-16 Synkrona Ag Garvorrichtung sowie Deckel für Gargefäß
IT1275723B1 (it) * 1995-04-06 1997-10-17 Lagostina Spa Dispositivo di comando della valvola di lavoro di una pentola a pressione
DE19703765C1 (de) * 1997-02-01 1998-06-10 Fissler Gmbh Dampfdruckkochtopf
FR2769198B1 (fr) * 1997-10-03 1999-11-19 Seb Sa Appareil electromenager de preparation culinaire, du genre robot menager, comportant un dispositif de deverrouillage simplifie
AU737137C (en) * 1997-10-03 2002-03-28 Seb S.A. Household electric culinary preparation appliance, of the food processor type, having a simplified locking and unlocking device
DE10014766C2 (de) * 2000-03-27 2002-02-21 Ursula Niese Dampfdruck-Kochtopf
DE20113356U1 (de) * 2001-08-10 2002-12-19 Synkrona Ag Stans Schließvorrichtung für einen Behälter
US20040136873A1 (en) 2003-01-09 2004-07-15 Argonaut Technologies, Inc. Modular reactor system
DE102004056463B3 (de) * 2004-11-23 2006-03-16 Gero Vertriebs Gmbh Kochgefäß
DE102011079597A1 (de) * 2011-07-21 2013-01-24 Gero Vertriebs-Gmbh Niederdruckkochtopf
ES2566231B1 (es) * 2014-10-09 2016-11-30 Isogona, S.L. Tapa para olla a presión
CN106820958B (zh) * 2017-03-16 2019-02-22 珠海格力电器股份有限公司 一种锅盖和电热器具
RU2689215C2 (ru) * 2017-10-10 2019-05-24 Сергей Сергеевич Ершов Устройство для фиксирования крышки на посуде

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2191975A (en) * 1936-07-06 1940-02-27 Percy W Stephens Pressure cooker
US2257039A (en) * 1940-02-02 1941-09-23 Cornell Securities Corp Barrel locking ring
GB613802A (en) * 1946-12-20 1948-12-02 Easiwork Ltd Improvements in locking devices for securing the lid to the body of a pressure cooker or other vessel
DE1730268U (de) * 1956-04-11 1956-09-20 Horst G Moeller Sicherungsvorrichtung fuer unter innerem uberdruck stehende kochtopfe.
DE2701527A1 (de) * 1977-01-15 1978-07-20 Braun & Kemmler Dampfdruckkochtopf
DE7715930U1 (de) * 1977-05-18 1978-02-02 Carl Prinz Ag, 5650 Solingen Vorrichtung zum aufbau eines dampfdruckes in normalen kochtoepfen
DE2722675A1 (de) * 1977-05-18 1978-11-23 Karl Prinz Ag Vorrichtung zum aufbau eines dampfdruckes in normalen kochtoepfen
IT1088426B (it) * 1977-12-09 1985-06-10 Lagostina Adriano Coperchio applicabile a tneuta ermetica ed in condizioni di resistenza ad una pressione interna superatmosferica,a pentole,casseruole e simili recipienti da cucina,per l'utilizzazione degli stessi quali "pentole a pressione"
IT7921160V0 (it) * 1979-03-22 1979-03-22 Bertola Amalia Dispositivo di bloccaggio del coperchio di una pentola apressione atto ad impedirne l'apertura in presenza di pressione relativa interna.
US4294377A (en) * 1980-03-14 1981-10-13 Chen Shin I Constant pressure cooker and fastener
DE3636261A1 (de) * 1986-10-24 1987-06-04 Schwetzingen App & Filterbau Sicherheitsverschluss bei druckrohren

Also Published As

Publication number Publication date
DE4040489A1 (de) 1992-07-16
EP0491324A1 (de) 1992-06-24
DE59101278D1 (de) 1994-05-05
PT99853A (pt) 1994-01-31
ES2051558T3 (es) 1994-06-16
DE4040489C2 (pt) 1993-07-15
EP0491324B1 (de) 1994-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT99853B (pt) Tampa para panelas com borda virada
PT872692E (pt) Dobradica para mobiliario e similares com braco movel disposto no interior do braco fixo
ES2695029T3 (es) Olla a presión provista de una abertura en la tapa
ES2226419T3 (es) Barril con tapa de plastico.
ES2347299T3 (es) Olla de coccion a presion.
ES2335052T3 (es) Dispositivo de cierre.
KR20170115967A (ko) 안전이 개선된 압력 조리용기
PT84971B (pt) Panela de pressao de vapor com uma vedacao que protege o espaco interior da panela contra a queda de pressao
PT101149A (pt) Cobertura e conjunto de cobertura para recipiente de aerossol
MXPA01003157A (es) Dispositivo de seguridad para abrir un cocedor a presion con un cierre de tipo de asa-bayoneta.
PT98698A (pt) Recipiente de cozinha
KR920003642B1 (ko) 압력 쿠커용 잠금장치
US4622902A (en) Hatch cover and locking structure
NO177504B (no) Kumlokkanordning
PT856611E (pt) Dispositivo de travamento de um tampao de montagem articulada num aro de apoio
PT2298144E (pt) Recipiente, em especial um recipiente de mistura para um robot de cozinha
ES2225411T3 (es) Toma de gas enchufable.
ES2197878T3 (es) Contenedor de recogida, transporte y almacenamiento.
US3244316A (en) Closures for pressure vessels
FI60966C (fi) Aongtryckkokapparat
ES2923667T3 (es) Dispositivo de obturación y conjunto correspondiente
HU183251B (en) Pressure tank
BR112020007015A2 (pt) relatório descritivo da patente de invenção para "dispositivo de fechamento para um compartimento elétrico, e compartimento elétrico correspondente
BR102015002890B1 (pt) panela de pressão com porta de inspeção com meios para reter a tampa
ES2349945T3 (es) Cierre para un contenedor de transporte

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930920

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981117

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010531