PT99104B - Processo e dispositivo para a peladura de produtos alimentares tais como peixes, frutos ou legumes - Google Patents

Processo e dispositivo para a peladura de produtos alimentares tais como peixes, frutos ou legumes Download PDF

Info

Publication number
PT99104B
PT99104B PT99104A PT9910491A PT99104B PT 99104 B PT99104 B PT 99104B PT 99104 A PT99104 A PT 99104A PT 9910491 A PT9910491 A PT 9910491A PT 99104 B PT99104 B PT 99104B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
skin
fish
channel
food products
products
Prior art date
Application number
PT99104A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99104A (pt
Inventor
Herve Roussel
Jean-Jacques Hermant
Lionel Dalla-Serra
Original Assignee
Protion Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Protion Sa filed Critical Protion Sa
Publication of PT99104A publication Critical patent/PT99104A/pt
Publication of PT99104B publication Critical patent/PT99104B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N7/00Peeling vegetables or fruit
    • A23N7/01Peeling vegetables or fruit using chemical substances, e.g. lye
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C25/00Processing fish ; Curing of fish; Stunning of fish by electric current; Investigating fish by optical means
    • A22C25/17Skinning fish

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Preparation Of Fruits And Vegetables (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Description

A invenção diz respeito a um processo para a peladura de produtos alimentares (1) tais como peixes, inteiros ou não, por exemplo, sardinhas, arenques, anchovas, etc; frutos tais como pêssegos ou legumes tais como tomates, caracterizado pelo facto de se submeter a pele a um tratamento superficial e de se deslocarem os referidos produtos alimentares no interior de uma canalização (4) em contacto de fricção com a parede interna da referida canalização, na qua] circula um fluxo de ar produzido por compressão ou poi depressão por uma turbina (3).
A presente invenção refere-se ainda a um dispositivo para a realização do referido processo, o qua] compreende, pelo menos um meio de orientação no qual circulam os produtos alimentares a pelar, apresentando a superfície do, referido meio de orientação um coeficiente de suficiente para separar a pele previamente tratada.
A presente invenção tem aplicação na indústria alimenF! 6.1 interna fricção tar.
Ficura 1.
63886 ;
Ref: BF 6435 AD/CL
27.SET.19S1 inteiros ou etc, frutos
A presente invenção diz respeito a um processo de pelagem de produtos alimentares, tais como peixes, não, por exemplo sardinhas, arenques, anchovas, ou legumes designadamente pessegos ou tomates, assim como um dispositivo para a preparação do processo.
A pelagem de peixes, e mais particularmente de sardinhas é uma operação delicada efectuada a maioria das vezes com peixes cortados em filetes. A pelagem realizada automática ou manualmente compreende a fixação do peixe a un suporte e Ό corte da pele com elementos cortantes. Estes dispositivos apresentam na sua maioria dificulades de regulação ao nível das lâminas, navalhas e meias de transporte, o que provoca uma perda de qualidade e um rendimento ponderai mais fraco dos filetes pelados por estes processos.
Outros processos, tais como o descrito en GB-A-2.116.829, consistem, após aquecimento superficial da pele do peixe, em mergulhar este último num meio aquoso e limpá-lo com escovas constituídas por rolos rotativos. Em GB-A-2.160.757 , a escovagem é substituída por uma| pulverização de jactos de água fria sob pressão.
Um processo de aplicação recente consiste em, colocar em contacto a pele dos peixes com a superfície de uir tambor refrigerado e em separar a pele congelada instantaneamente por meio de uma navalha de lâmina contínua.
Todos estes processos e dispositivos acima descritos são aplicados a peixes prefereneialmente de grande tamanho, que se apresentam sob a forma de filetes, de tamanhe relativamente homogéneo para evitar perdas qualitativas e quantitativas demasiado importantes.
No caso de frutos tais como pêssegos, conhecido o processo de efectuar um pré-tratamento químicc através de banho em soda diluída adicionada a produtos molhantes a uma temperatura da ordem dos 90°C, seguida ds pelagem através de passagem sobre discos abrasivos de borracha.. Este processo, que implica a utilização de agente químicos e de uma temperatura relativamente elevada é muitc nocivo para a qualidade do produto obtido .
Ref: EF 6435 AD/CL
215EV13S1
No que diz respeito aos legumes tais como tomates, é usual utilizar processos químicos e/ou vapor de água. Ainda aqui, o produto pelado, assim obtido éoéra]mente . degradado e o processo, não é conveniente para a pelarem de produtos alimentares frágeis.
E conhecido além disso, pela JP-Q-59.210877, um processo de pelagem de tomates que consiste em pré-aquecer os tomates e em pd-los em contacto com uma corrente de ar quente, fazendo-os girar sobre si mesmos. Um tal processo precisa de uma instalação volumosa e dispendiosa e não pode ser aplicado a produtos delgados e/ou alongados tais como filetes de peixe.
Em alguns casos particulares, tais como castanhas ou cebolas, é conhecido o processo que consiste em queimar a pele, depois em tirá-la por sopro de ar comprimido ou por aspiração. Um tal processo não é de aplicação geral.
Um dos objectivos da presente invenção é assim, propor um processo de pelagem industrial aplicável em peixes de pequeno tamanho e de dimensões não calibradas, estando estes últimos inteiros, sem vísceras, sem cabeças ol preparados sob a forma de filetes ou a frutos ou legumes frágeis e/ou de polpa mole e de dimensões não calibradas.
Um outro objectivo da invenção é propor um dispositivo contínuo ou descontínuo para a preparação deste processo que não Het Ari ore o produto alimentar mas permite pele contrário, obter produtos pelados com superfície em bom estado.
A invenção diz respeito, para este efeito a um processo de pelagem produtos alimentares que possuam uma pele tais como peixes, inteiros ou não, por exemplo sardinhas, arenques, anchovas, etc., frutos ou legumes desigandamente pêssegos ou tomates, caracterizado pelo facto de se submeter a pele a um tratamento superficial e de se deslocarem oe referidos produtos alimentares no interior de uma canalizaçac em contacto de fricção com a parede interna da referida
63886
Ref: BF 6435 AD/CL
27. SE-1321
I4a
Z\ canalização.
A invenção diz igualmente respeito a um dispositivo para a realização do processo, caracterizado pelo facto de compreender pelo menos um meio de orientação no !l· interior do qual circulam os produtos alimentares a pelar, apresentando a superfície interna do referido meio de orientação um coeficiente de fricção suficiente para separar a pele previamente tratada.
Outras características e vantagens da invenção serão ainda evidenciadas pela leitura pormenorizada da descrição que se segue em referência aos desenhos anexos, descrição e desenhos estes que são, bem entendidos, fornecidos sobretudo a título de exemplo.
A figura 1 representa uma vista esquemática de um dispositivo de pelagem que inclui meios de recuperação de peixes pelados de acordo com o objectivo da invenção; a figura 2 representa uma vista esquemática de uma outra forma de realização dos meios de recuperação de peixes pelados incluidos no dispositivo de peladura de acordo com a invenção.
exemplo descrito refere-se a peixes ou a filetes de peixe, mas o processo e o dispositivo da invenção aplicam-se a outros produtos alimentares tais como frutos ou legumes. Em conformidade com as figuras 1 e 2, é conveniente em primeiro lugar, para facilitar a fa-se de peladura propriamente dita, submeter os peixes ou os filetes de peixe a pelar a um tratamento térmico que tem por função fazer fundir a camada lípida sub-cutânea e fragilizar a pele. Este tratamento térmico superficial é realizado de maneira, clássica por humedecimento ou por aspersão com água quente. Os binários tempo-temperatura são função dos peixes a tratar e do seu tamanho. Os tratamentos correntemente praticados com sardinhas de tamanho médio são por exemplo de dois minutos a 60s C, de dez segundos a 902C ou de dois segundos a IOOS’3, Qualquer outro tipo de tratamento térmico, pode ser conside3
rado,tal como por exemplo a espersão por um jacto de vapor, um gás quente ou uma irradiação infra-vermelha. No fim deste tratamento térmico, o peixe ou o filete de peixe é imediatamente introduzido numa, canalização 4 no interior da qual circula pelo menos um fluxo de ar gerado por compressão ou por depressão. Por intermédio do ou dos fluxos gerados, o peixe desloca-se no interior da canalização. Após a sua saída o peixe está completamente pelado. De acordo com a configuração da canalização, a pelagem é realizada por contacto do peixe com as paredes interiores da canalização ou por deslocação do ar na superfície dos peixes. Assim, se pretendemos favorecer a pelagem por contacto, a canalização pode apresentar meios de retenção da pele tais como, por exemplo, caneluras ou estrias ou mesmo ainda sistemas de escovas dispostas radialmente no interior da canalização podendo a referida canalização ela própria -apresentar-se sob forma flexível ou rígida. Se pelo contrário se pretende realizar a retirada da pele por deslocação de ar na superfície do corpo do peixe, a canalização é munida de diferentes entradas que permitem o envio simultâneo de vários fluxos em diversas direcções. Podemos assim realizar uma canalização munida radialmente com orifícios que permitem a introdução de fluxo de ar que vem completar o fluxo de ar principal de deslocação longitudinal em relação à canalização.E igualmente possível combinar meios de retirada da pele por contacto e por deslocação de ar no caso de aplicação muito específicas.
Quanto ao fluxo de ar em si, ele pode ser gerado por compressão ou por depressão, com a ajuda de uma turbina assopradora ou aspiradora ou de um compressor.
A saída da canalização, o peixe é limpo de restos de pele e recuperado para sofrer outros tratamentos.
Para preparação deste processo o dispositivo compreende, por exemplo, de acordo com a figura 1, um dispositivo de tratamento térmico 2 constituído por canalizações no interior das quais circula vapor que é projectado sobre os ι
63886
Ref: BF 6435 AD/CL
peixes 1 que avançam nos tapetes rolantes. Este tratamento térmico é de curta duração. Ele não tem nenhuma consequência sobre a duração da conservação do produto pelado. Á saída do tratamento térmico, o peixe 1 éaspirado no interior da canalização 4 e circula no interior desta durante cerca de 1 a 5 segundos para vir de seguida escoar-se no receptáculo 5 cheio de água, gelada. A canalização apresenta ou não cotovelos e as suas paredes interiores são lisas ou munidas de caneluras ou de estrias, de preferência radiais, circulares ou helicodais. A velocidade de deslocação do peixe no interior da canalização é variável e está de preferência compreendido entre 0,5 e 50 m/s. Esta velocidade é função do peixe, do tamanho da canalização e da força de aspiração ou de sopro. 0 diâmetro da canalização é da ordem de 0,1 a 20 cm. 0 ar que circula no interior da canalização é produzido por uma turbina aspiradora 3 clássica que equipa principalmente os aspiradores industriais.
Quando o peixe sai da canalização está pelado. A maior parte da pele é. separada por fricção nas paredes interiores da canalização. 0 peixe e os fragmentos de peixe: vão dar a um receptáculo 5-, que contem água refrigerada. Este receptáculo permite igualmente a recuperação da parte lípida 0 peixe é recuperado de maneira contínua graças a um sisteme. de meios de transporte imerso 6 e é de seguida lavado com um jacto de água para eliminar os fragmentos de pele restantes.
encadeamento rápido das fases, permite ao peixe, não ser afectado pelo tratamento térmico. Além disso a imersão num banho gelado permite parar muito rapidamente a transferência calorica.
A figura 2 representa uma outra forma de realização da invenção na qual o tratamento térmico é realizado por imersão dos peixes 1 em água quente 7, e a evacuação dos peixes é efectuada manualmente por esvaziamento do receptáculo d.
63886
Ref: BF 6435 AD/CL
Evidentemente que o processo e o dispositivo acima descritos são aplicáveis a qualquer tipo de peixe ou de filete de peixe podendo ser colocados de maneira a trabalhar em série. Ê assim possível equipar o dispositivo com um grande número de canalizações 4.
Evidentemente que a invenção não se limita às formas de realização representadas acima mas engloba pelo contrário todas as variantes de realização. Esta aplica-se em particular a outros produtos alimentares como por exemplo, legumes ou frutos.
No caso de frutos ou legumes designadamente o tratamento superficial prévio da substituido ou completado com um tratamento químico por aspersão ou humedecimento com soda.
No caso de produtos pesados tais como atuns, é difícil, se não impossível, arrastar o produto atraés de sopro ou aspiração de ar. Neste caso, pode-se utilizar a própria gravidade do produto, tal como um atum inteiro, dando à canalização 4 uma, configuração de tipo helicoidal ou que comporte formas arredondadas, de tal forma que a totalidade da pele esteja sucessivamente em contracto de fricção com a parede interna da canalização 4.
No exemplo descrito, o tratamento superficial pêssegos ou tomates, pele, poderá, ser do produto é efectuado previamente em relação à deslocação na canalização 4.
E igualmente possível efectuar um tal tratamento superficial, em particular de aquecimento, parcial ou totalmente na canalização 4 que estrá então munida na sua parte inicial de meios de' tratamento superficial, por exemplo de aquecimento por infra-vermelhos, por aspersão de água quente e/ou de vapor e/ou de gás quente. Poder-se-á prever uma gradação crescente deste tratamento superficial, por exemplo uma temperatura crescente.

Claims (11)

  1. lã. - Processo para a peladura de produtos alimentares que possuem uma pele tais como peixes, inteiros ou não, por exemplo, sardinhas, arenques, anchovas, etc., frutos tais como pêssegos, ou legumes tais como tomates, caracterizado pelo facto de se submeter a pele a um tratamento superficial e de se deslocarem os referidos produtos alimentares no interior de uma canalização (4) em contacto de fricção com a parede interna da referida canalização (4).
  2. 2- . - Processo de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado pelo facto de um fluxo de ar gerado por corapressão ou por depressão circular no interior da referida canalização (4).
  3. 3- . - Processo para a peladura de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto da circulação de ar no interior da canalização (4) ser omnidireccional, e mais particularmente radial e axial.
  4. 4- . - Processo para a peladura de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto da circulação de ar no interior da canalização (4) ser unidireccional.
  5. 5S. - Processo para a peladura de acordo com uma das reivindicações de 2 a 4, caracterizado pelo facto de se produzir o fluxo de ar por meio de uma turbina assopradora ou aspiradora (3) ou de um compressor.
  6. 6ã. - Processo para a peladura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto da deslocação do produto alimentar ser feito por gravidade, possuindo a canalização (4) uma conformação apta a produzir sucessivamente a fricção sobre a totalidade da pele.
    Ί- . - Processo para a peladura de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de se aquecer a pele por humedecimento e/ou aspersão de água quente e/ou de vapor e/ou de gás quente, e/ou por
    63886
    Ref: BF 6435 AD/CL irradiação de infra-vermelhos, tendo o referido aquecimento lugar antes da deslocação na canalização (4) e/ou numa porção inicial da referida canalização (4).
  7. 8§ . - Processo para a peladura de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de a pele sofrer previamente um tratamento químico
  8. 9- . - Dispositivo para a realização do processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8 , caracterizado pelo facto de compreender pelo menos um meio de orientação (4) no interior do qual circulam os produtos alimentares (1) a pelar, apresentando a superfície inteira do referido meio de orientação (.4) um coeficiente de fricção suficiente para separar a pele previamente tratada.
  9. 10- . - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto do meio de orientação ser uma canalização (4) aberta em pelo menos dois pontos.
  10. 11- . - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 9 e 10, caracterizado pelo facto das paredes interiores do meio de orientação (4) estarem munidas de elementos de retenção da pele, e mais particularmente de estrias radiais circulares ou helicoidais.
  11. 12- . - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo facto dos meios de recuperação dos produtos pelados e/ou dos fragmentos de pele dos referidos produtos e/ou da fracção lípida dos referidos produtos serem constituídos por receptáculos colocados na extremidade de saída do referido
PT99104A 1990-09-28 1991-09-27 Processo e dispositivo para a peladura de produtos alimentares tais como peixes, frutos ou legumes PT99104B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9012026A FR2667221B1 (fr) 1990-09-28 1990-09-28 Procede et dispositif pour le pelage de produits alimentaires tels que des poissons.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99104A PT99104A (pt) 1993-10-29
PT99104B true PT99104B (pt) 1999-01-29

Family

ID=9400778

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99104A PT99104B (pt) 1990-09-28 1991-09-27 Processo e dispositivo para a peladura de produtos alimentares tais como peixes, frutos ou legumes

Country Status (17)

Country Link
US (1) US5342640A (pt)
EP (1) EP0551326B1 (pt)
JP (1) JPH0789850B2 (pt)
KR (1) KR960009705B1 (pt)
AU (1) AU654290B2 (pt)
CA (1) CA2092423C (pt)
DE (1) DE69107852T2 (pt)
DK (1) DK0551326T3 (pt)
ES (1) ES2070510T3 (pt)
FR (1) FR2667221B1 (pt)
MA (1) MA22302A1 (pt)
NO (1) NO931079L (pt)
OA (1) OA09729A (pt)
PT (1) PT99104B (pt)
RU (1) RU2070395C1 (pt)
TN (1) TNSN91083A1 (pt)
WO (1) WO1992005704A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2078192B1 (es) * 1994-05-24 1996-07-16 Alonso Lamberti Y Prieto Gonza Procedimiento e instalacion correspondiente para elaborar conservas de sardina o especies similares, sin piel ni espina.
ES2097090B1 (es) * 1995-04-06 1997-08-01 Notario Miguel Iturriaga Procedimiento de escaldado de pescado.
US6056987A (en) * 1998-08-31 2000-05-02 Fmc Corporation Two-stage process for heating skins of fruit
US8940346B1 (en) * 2010-12-01 2015-01-27 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Infrared based peeling of fruits and vegetables
CN105325531B (zh) * 2015-11-23 2017-05-31 青岛农业大学 熟鱼去皮机及去皮方法
CN109007882A (zh) * 2018-08-23 2018-12-18 农业部南京农业机械化研究所 一种红外番茄脱皮装置

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1921055A (en) * 1930-08-07 1933-08-08 Michel P Vucassovich Method of and apparatus for preparing fish and fillets for storage
FR894540A (fr) * 1942-05-11 1944-12-27 Princenhage Kapelle Culturen & Procédé pour peler les tomates, pêches, pommes, poires ou autres fruits juteux à peau fine
GB792651A (en) * 1955-03-21 1958-04-02 Birds Eye Holdings Ltd Improvements relating to fish processing
US3024821A (en) * 1957-11-12 1962-03-13 Fmc Corp Fruit peeling apparatus
US3276496A (en) * 1963-12-30 1966-10-04 Carnation Co Lye treatment machine
US3413039A (en) * 1965-05-22 1968-11-26 Asgeirsson Haraldur Transport equipment for fluid materials, grainy materials and small fish, such as herring
US3546738A (en) * 1967-02-23 1970-12-15 Howard F Heck Apparatus for dressing fish
US3480057A (en) * 1967-04-18 1969-11-25 Pillsbury Co Method and apparatus for peeling fruits and vegetables under low moisture conditions
FR1560456A (pt) * 1968-01-16 1969-03-21
US3706333A (en) * 1971-05-11 1972-12-19 Mississippi State Univ Dev Fou Fish skinning process
GB1463262A (en) * 1975-08-08 1977-02-02 Lindbladh S Method of and apparatus for removing skin from salted seasoned or otherwise pre-treated fish preferably hering fillets
JPS5850694B2 (ja) * 1979-10-09 1983-11-11 喜七 大石 魚体処理方法
GB2116829A (en) * 1982-03-12 1983-10-05 Unilever Plc Process and apparatus for treating small fish
JPS59210877A (ja) * 1983-05-12 1984-11-29 Kagome Kk トマトの連続剥皮装置
US4569850A (en) * 1983-11-23 1986-02-11 Auburn Research Foundation Method for thermally blasting outer coverings from food products
IT1214851B (it) * 1984-05-14 1990-01-18 Unilever Nv Procedimento per la preparazionedi un prodotto ittico
US4550656A (en) * 1984-08-30 1985-11-05 Kirk Norbert A Vegetable peeler
US4765030A (en) * 1987-07-13 1988-08-23 Foster-Miller, Inc. Method for removing skin from fish and fowl

Also Published As

Publication number Publication date
NO931079D0 (no) 1993-03-24
JPH0789850B2 (ja) 1995-10-04
TNSN91083A1 (fr) 1992-10-25
CA2092423A1 (fr) 1992-03-29
NO931079L (no) 1993-05-26
MA22302A1 (fr) 1992-04-01
AU8549291A (en) 1992-04-28
DK0551326T3 (da) 1995-07-03
DE69107852D1 (de) 1995-04-06
PT99104A (pt) 1993-10-29
EP0551326A1 (fr) 1993-07-21
KR960009705B1 (en) 1996-07-23
RU2070395C1 (ru) 1996-12-20
JPH05506154A (ja) 1993-09-16
WO1992005704A1 (fr) 1992-04-16
CA2092423C (fr) 1996-05-07
FR2667221B1 (fr) 1995-06-09
FR2667221A1 (fr) 1992-04-03
ES2070510T3 (es) 1995-06-01
US5342640A (en) 1994-08-30
DE69107852T2 (de) 1995-09-21
OA09729A (fr) 1993-08-30
AU654290B2 (en) 1994-11-03
EP0551326B1 (fr) 1995-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5184973A (en) Fish skinner
US3410101A (en) Poultry chilling method and apparatus
NO331319B1 (no) Fremgangsmate og anordning for overflateskorpefrysing av matvarer.
PT99104B (pt) Processo e dispositivo para a peladura de produtos alimentares tais como peixes, frutos ou legumes
US6210262B1 (en) Method and apparatus for processing fish
IE903361A1 (en) A method for eviscerating animal carcasses, preferably pig¹carcasses, a plug and plant therefor
GB2095538A (en) Method and apparatus for peeling vegetables such as potatoes
CA1211604A (en) Squid trimming apparatus
US2557335A (en) Method of removing feathers from poultry
US3857988A (en) Method of thawing deep-frozen meat products
CN106305967A (zh) 一种鱿鱼解冻装置与方法
US2145323A (en) Defrosting and refreezing apparatus
US2697463A (en) Apparatus for removing undersirable matter from comestibles
US3246677A (en) Method and apparatus for preparing fruit
JPS58224676A (ja) キウイフル−ツ果実の剥皮加工法
US2632901A (en) Egg washing machine and roller therefor
JP3132539U (ja) 栗鬼皮切り込み形成装置および栗鬼皮除去装置
US2972167A (en) Fowl defeathering apparatus
CN106616561B (zh) 一种具有蒸煮筒的鱿鱼蒸煮机
GB1602308A (en) Apparatus for and method of producing peeled frozen tomatoes
JPH0441988B2 (pt)
US3363638A (en) Heat exchanger for poultry and the like
JP2617862B2 (ja) 根菜類の皮剥き方法
NO131861B (pt)
GB2056842A (en) Efficient high humidity food processing system with sanitizing improvements

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930526

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981020