PT98063B - Processo de preparacao de compostos de 4-amino-imidazo-quinoxalina e de 5-amino-imidazo-quinazolina e de composicoes farmaceuticas - Google Patents

Processo de preparacao de compostos de 4-amino-imidazo-quinoxalina e de 5-amino-imidazo-quinazolina e de composicoes farmaceuticas Download PDF

Info

Publication number
PT98063B
PT98063B PT98063A PT9806391A PT98063B PT 98063 B PT98063 B PT 98063B PT 98063 A PT98063 A PT 98063A PT 9806391 A PT9806391 A PT 9806391A PT 98063 B PT98063 B PT 98063B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compound
cyclopropyl
general formula
formula
imidazo
Prior art date
Application number
PT98063A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98063A (pt
Inventor
Holger Claus Hansen
Original Assignee
Novo Nordisk As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novo Nordisk As filed Critical Novo Nordisk As
Publication of PT98063A publication Critical patent/PT98063A/pt
Publication of PT98063B publication Critical patent/PT98063B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D487/00Heterocyclic compounds containing nitrogen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system, not provided for by groups C07D451/00 - C07D477/00
    • C07D487/02Heterocyclic compounds containing nitrogen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system, not provided for by groups C07D451/00 - C07D477/00 in which the condensed system contains two hetero rings
    • C07D487/04Ortho-condensed systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Nitrogen And Oxygen As The Only Ring Hetero Atoms (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)

Description

MEMÓRIA... Q.ES.CR.ITIVA
presente invento refere-se a compostos heterocíclicos terapeuticamente activos» a um processo para a preparação dos mesmos» a composições farmacêuticas compreendendo os compostos» e a processos de tratamento que os utilizam. Os novos compostos são úteis em aplicações psicofarmacêuticas» p. ex.» no tratamento de doenças do sistema nervoso central, por exemplo, como ariti-convu Isivantes ou ansioliticos, hipnóticos, no tratamento de emése, esquizofrenia ou no melhoramento da função cognitiva do cérebro.
É bem conhecido (Squires, R.F. e Braestrup, C. em Nature (London) 2.6.6. (1977) 732-734) que hã locais no sistema nervoso central de vertebrados que exibem uma afinidade altamente específica para a ligação de 1,4- e 1,5-benzodiazepinas. Estes locais são chamados receptores de benzodiazepiria.
Verificou-se agora que os membros de um novo grupo de compostos amino-imidazoquinoxalina e -quinazolina» possuem forte afinidade para com os receptores de benzodiazepina, o que os torna úteis em preparações psicofarmacêuticas.
Consequentemente» é um objectivo do presente invento proporcionar estes novos compostos 4-amino-imidazo-quinoxalina e 5-amino-imidazo-qu inazolina.
Os compostos do presente invento possuem a fórmula geral I
R3 é 'ou Ό;
739
1413ptl0
-4em que R9 é H„ alquilo ou cicloalquilo
-B- é -C(R)“N~ ou -N~C(R)~
em que R é uma amina cíclica ou -NR999R9999, em que R99 © R’’9’ são, independentemente um do outro» H, alcoxi C2_6, cicloalquilo C3_7 ou alquilo C2_6.
invento refere-se também a um processo de preparação dos compostos acima mencionados. Este processo compreende:
a) a reacção de um composto de fórmula II
na qual -B- tem o significado descrito anteriormente e na qual Y é um grupo que se despede» com um composto possuindo a fórmula III
CN - CH2 “ R3 (III) na qual R3 tem o significado descrito anteriormente» para formar um composto do invento, ou
b) a reacção de um derivado reactivo de um composto possuindo a fórmula geral IV
na qual -B- tem o significado descrito anteriormente, com um composto possuindo a fórmula geral V
R9 - C(-N0H)NH2 (V) na qual R9 tem o significado descrito anteriormente para formar um composto de fórmula geral I, na qual R3 é
em que R9 tem o significado descrito anteriormente, ou
739
1413ptl0
c) a reacção de uni composto possuindo a fórmula geral VI
(VI) na qual Ró tem o significado descrito anteriormente;, com POCI3, para formar um composto de fórmula VII
o qual se faz reagir com um composto de fórmula VIII
HNR’”R”” (VIII) para formar um composto de fórmula geral I, no qual B é -N~C(R)em que R é -NR’ ”R’ ” ’ ’ em que R’ ’ ’ e R’’’’ têm os significados descritos anteriormente.
grupo que se despede, Y, pode ser qualquer grupo que se despede adequado e, por exemplo, os descritos nas patentes dos
E.U. 4 031 079 ou 4 359 420, por exemplo, halogéneo, alquiltio, P- ex., metiltio, aralquiltio, N-nítrosoalquilamino, alcoxi, mei— capto, -0P(0)(0R)2 em que R é alquilo inferior ou -0P(0)(NR’R°’)2 em que R’ e R’’ representam, cada um deles, alquilo inferior ou fenilo, ou, conjuntamente com o átomo de azoto ao qual estão ligados, representam um radical heterociclico tal como morfolino, pirrolidino, plperidíno, ou metilpiperazino. Realiza-se a reacção preferivelmente sob condições alcalinas, i„e., na presença de uma base, e de entre as bases de metais alcalinos, são preferidos p. ex., alcóxidos ou hidretos de potássio ou de sódio. Conduz-se a reacção preferivelmente na presença de um solvente orgânico que não seja reactivo com os reagentes e produtos da reacção sob as condições da reacção, especialmente um solvente anidro e preferivelmente um solvente aprótico anidro tal como dimetilformamida (DMF) ou similares. A gama de temperaturas empregue pode ser qualquer gama adequada para a reacção prosseguir com uma velocidade razoável e sem atraso ou decomposição excessivos e uma gama
739
1413ptl0 —ό— • i
entre menos quarenta (-40) graus Celsíus e cerca da temperatura ambiente, é consequentemente uma gama normalmente e particularmente adequada.
Os materiais de partida podern-se preparar a partir de compostos orgânicos comercialmente disponíveis e utilizando processos sintéticos bem conhecidos.
Podem-se ilustrar as propriedades farmacêuticas dos compostos do invento determinando a sua capacidade para deslocar flunitrazepam marcado radioactivamente dos receptores de benzodiazepina.
Pode-se encontrar a actividade de deslocamento dos compostos do invento determinando o valor ED5Q- 0 valor E0k,q representa a dose (mg/kg) de uma substância teste que provoca que a ligação específica de flunitrazepam aos receptores de benzodiazepina num cérebro vivo se reduza para 50% do valor de controlo.
Este teste in vivo, realiza-se como descrito em US 4 774 245.
Os resultados dos testes, obtidos testando alguns compostos do invento, aparecerão na tabela I seguinte.
TABELA 1
Composto
ED50 (ms/k9)
4,1
1,6
1,9
1,5 composto do invento, conjuntamente com um adjuvante, transportador, ou diluente convencional, e, se desejado, na forma de um seu sal de adição de ácido farmaceuticamente aceitável, pode ser colocado na forma de composições farmacêuticas e suas dosagens unitárias, e nesta forma podem-se empregar como sólidos,
739 1413ptl0
tais como comprimidos ou cápsulas cheias, ou líquidos tais como soluções, suspensões, emulsões, elixires, ou cápsulas cheias com o mesmo, todos para uso oral, na forma de supositórios para administração rectal; ou na forma de soluções injectáveis estéreis para utilização parentêrica (incluindo subcutânea). Estas composições farmacêuticas e suas formas de dosagem unitária, podem compreender Ingredientes convencionais em proporções convencionais, com ou sem compostos ou princípios activos adicionais, e estas formas de dosagem unitária podem conter qualquer quantidade do Ingrediente activo adequada e eficaz para o alívio de doenças do sistema nervoso central, comensurada com a gama de dosagens diárias que se pretende empregar. Comprimidos contendo um (1) miligrama do ingrediente activo ou, mais largamente, de um (1) a trinta (30) miligramas, por comprimido, são portanto formas de dosagem unitária representativas adequadas.
Podem-se assim utilizar os compostos do presente invento para a formulação de preparações farmacêuticas, p. ex., para administração oral e parentêrica a mamíferos, Incluindo humanos, de acordo com processos convencionais da farmácia galénica.
Os excipientes convencionais são aquelas substâncias transportadoras orgânicas ou inorgânicas, farmaceuticamente aceitáveis adequadas para aplicação parentêrica ou oral, que não reajam perniciosamente com o composto activo.
São exemplos destes transportadores, a água, soluções salinas, álcoois, polietílenoglicóís, óleo de ricínio poli-hidroxi-etoxilado, gelatina, lactose, amilose, estearato de magnésio, talco, ácido sílícico, monoglicéridos e díglícéridos de ácidos gordos, ésteres penta-eritritol. de ácidos gordos, hidroximetilcelulose e pollvinílpírrolídona.
As preparações farmacêuticas podem-se esterilizar e misturar, se desejado, com agentes auxiliares, tais como lubrificantes, conservantes, estabilizadores, agentes molhantes, emulsio72 739 1413ptl0
8nantes, sal para influenciar a pressão osmótica, tampões e/ou substâncias corantes e similares, que não reajam perniciosamente com o composto activo.
Para aplicação parentérica, são particularmente adequadas as soluções ou suspensões injectáveis, preferivelmente, as soluções aquosas com o composto activo dissolvido em óleo de rícínio polihidroxilado.
As ampolas são formas de dosagem unitária convenientes.
Para aplicação oral, são particularmente adequados comprimidos, drageias, ou cápsulas contendo talco e/ou um transportador ou ligante hidrato de carbono, ou similares, sendo o transportador, preferivelmente, lactose e/ou amido de milho e/ou amido de batata. Pode-se utilizar um xarope, elixir ou similares guando se possa utilizar um veículo adoçado. Seralmente, para gomas mais largas, os compostos do invento são distribuídos em formas de dosagem unitária compreendendo 0,05-100 mg num transportador farmaceuticamente aceitável por dosagem unitária.
1,0 mg
67,8 mg Ph.Eur.
31,4 mg
1,0 mg
0,25 mg Ph.Eur.
Um comprimido típico, que se pode preparar por técnicas de compressão convencionais contém:
Composto activo Lactosum
Avicel ®
Amberlíte © IRP 88 Magnesii stearas
Devido ao seu alto grau de afinidade para os receptores de benzodiazepina, os compostos do invento são extremamente úteis no tratamento de doenças ou perturbações do sistema nervoso central, quando administrados numa quantidade eficaz para o seu alívio, melhoramento ou eliminação. A importante actividade no SNC dos compostos do presente invento inclui ambas as actividades anti-convulsionante e ansiolítíca, conjuntamente com uma baixa toxicidade, apresentando também um índice terapêutico mais favorável. Podem-se portanto administrar os compostos do invento
739 1413ptl0
a um sujeito, p. ex„, um animal ou humano vivo dos mesmos para o tratamento, alívio, melhoramento ou eliminação de uma indicação, associada com o sistema nervoso central e com os chamados receptores de benzodiazepina, a qual requeira tal tratamento psicofarmacêutico, p. ex., especíalmente convulsão, insónia, demência e/ou estados de ansiedade, se desejado, na forma de um seu sal de adição de ácido farmaceuticamente aceitável (tal como o hidrobrometo, hidrocloreto, ou sulfato, em qualquer caso preparado da maneira usual ou convencional, p. ex., evaporação até à secura da base livre em solução conjuntamente com o ácido), de um modo geral concorrentemente, simultaneamente ou em conjunto com um transportador ou diluente farmaceuticamente aceitável, em especial e preferivelmente na forma de uma sus. composição farmacêutica, quer por via oral, rectal ou parentérica (incluindo via subcutânea), numa quantidade psicofarmacêutica eficaz para o alívio de uma doença do sistema nervoso central, p.ex., uma quantidade antí-convulsivante e/ou ansiolítica, e em qualquer caso, uma quantidade que seja eficaz para o alívio de uma doença do sistema nervoso central, devida à sua afinidade para o receptor de benzodiazepina» As gomas de dosagem adequadas são 1-200 miligramas diariamente, 1-100 miligramas diariamente, e especíalmente, 1-30 miligramas diariamente, dependendo, como é da forma em que é é usual, do modo exacto de administração administrado, da indicação para a qual a administração dirigida, do sujeito envolvido e do peso corporal do sujeito envolvido, e da preferência e experiência do médico ou veterinário responsável.
invento irá agora ser descrito em maior detalhe com referência aos exemplos seguintes:
EXEMPLO.....1
4-cloro-3-(5-ciclopropi 1-1,2,4-oxad iazo 1-3-il.)-imidazo C.l,5-ajquinoxalina
Agitou-se uma mistura moída de 3-(5-ciclopropil-l,2,4-oxadíazol-3-il)-4,5-di-hidro~4-oxo”ímidazoCl,5“ajquínoxalina (3,76 g, 13 mmol) e pentacloreto de fósforo (2,67 g, 13 mmol) em oxiclore72 739
1413ptl0
10/ y'
r to de fósforo (10 ml), durante 2 h a 150-160°C. Verteu-se a solução resultante enquanto ainda quente, para 200 ml de gelo e agitou-se durante 1 h. Recolheu-se o precipitado por filtração, enxaguou-se com água e secou-se para dar 3,4 g do composto do titulo, p.f. 140-150°C (dec„). Processou-se o produto bruto obtido desta maneira sem purificação adicional. (Composto 1).
Similarmente, preparou-se 4-cloro-3-(3-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol-5-il)-imida2:oCl,5-ajquinoxalina, p.f. 166-168^0, a partir de 3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-4,S-di-hidro-4-oxo~imidazo[l,5~a]quinoxalina. (Composto 2).
EXEMPLO 2
4-Amino-3-(5-cicl.opropi 1-1,2,4-oxadiazol-o-il )-imidazoCl,5-ajquinoxalina
Saturou-se com amoníaco uma solução agitada de 4-cloro-3-(5-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol“3-il)imidazo(;i,5-a))quinoxalina (0,15
g) em 10 ml de uma mistura 1:1 de CH2CI2 e etanol. Controlou-se a reacção por t.l.c. (sílica gel/Ch^C^-acetona 4:1) e entretanto fez-se borbulhar amoníaco através da solução. Quando se completou a reacção, evaporou-se o solvente em vácuo e triturou-se o resíduo com 10 ml de água. Retirou-se o precipitado por filtração, enxaguou-se com água e secou-se para dar 0,12 g do composto do título na forma de agulhas brancas, p.f. 305-310°C (Composto 3).
EXEMPLO 3
Hidrocloreto de 3-(5-oiolopropil-l,2,4-oxadiazol-3-il)-4-dimetílamino-ímídazoEl,5-a]quinoxalina
Fez-se borbulhar dimetilamina através de uma solução de 4-cloro-3-(5-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol-3-il)-imidazofl,5-a3quinoxalina (3,4 g) em THF seco (75 ml), durante 5 min., após os quais se agitou a mistura durante | h. Evaporou-se o solvente em vácuo e submeteu-se o resíduo a partição entre CH2CI2 (60 ml) e NaOH 1 M (30 ml). Lavou-se a fase orgânica com água (30 ml) e depois agitou-se com HC1 4 M (60 ml). Precipitaram cristais pálidos
739
1413ptl0
.-ajWlpBt
e retiraram-se por filtração e secaram-se para dar 2,8 g do composto do título na forma de um dí-hidrato, p.f. 216-218^0 (Composto 4) _
EXEMPLO.....4.
3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-4-dimetilamino-imidazo[l,5~a.3quinoxalina
Fez-se borbulhar dimetilamína através de uma solução de 4-c 1 oro~3~ (3-ciclopropi 1-1,2,4~oxadi azo 1--5--í l)-imidazofl,5-a(lquinoxalina (1,5 g) em THF seco, durante 5 min. Após agitação durante h, evaporou-se o solvente. Furificou-se o resíduo por cromatografia em coluna (sílica gel/acetato de etilo-benzína 1:1) e obteve-se o composto do título na forma de cristais pálidos, rendimento 0,4 g, p.f. 137-140°C. (Composto 5).
Similarmente, a partir de 4-cloro-3-(3-cíclopropí 1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-imidazofl,5-a3quinoxalina e das aminas apropriadas em THF/trietilamina (10:1), prepararam-se os compostos seguintes:
3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-4-(N-etil-N-metilamino)-imidazofl,5-ajquinoxalina, p.f. 113-115*0. (Composto 6).
3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-4-(N-metoxi-N-metilamino)-imidazof1,5-ajquinoxalina, p.f. 142-144*C. (Composto 7).
3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-5-il)-4-metilamino-imidazof1,5-a]quinoxalina, p.f. 262-264oC. (Composto 8).
EXEMPLO.....5
3-(5-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol-3-il)-4-morfolino~imidazofl,5-ajquinoxalina
Adicionou-se uma solução de t-butóxido de potássio (3,7 g, 32 mmol) em DMF seco (25 ml) a uma solução agitada de 2-cloro-3-morfolino-quinoxalina (4 g, 16 mmol) e 5-ciclopropil-3-isocianometil-l,2,4-oxadiazolo em DMF seco (50 ml), mantendo-se a temperatura a 0-5*C. Então aumentou-se a temperatura para 20°C e eva~Γλ 739
1413ptl0
porou-se o solvente em vácuo. Submeteu-se o resíduo a partição entre água (50 ml) e diclorometano (50 ml). Secou-se a fase orgânica e evaporou-se e tríturou-se o resíduo com uma pequena quantidade de acetato de etilo. Recolheu-se o produto cristalino resultante por filtração e secou-se para dar 3,2 g do composto do título, p.f. ló9~173°C. (Composto 9).
Prepararam-se de modos similares os compostos seguintes: Hidrocloreto de 3-(5~eiclopropil-l,2,4-oxadiazol-3-il)~4~(N-etÍl-N“metilamino)-imidazoCl,5-a3quirioxaliria, a partir de 2-cloro-3-(N-etil-N-metilamino)quinoxaliria e 5-ciclopropí1-3~isocianometil-l»2,4-oxadiazolo. Obteve-se o produto primário, i.e., a amina livre, na forma de um óleo. Preparou-se o hidrooloreto dissolvendo a amina (0,20 g) em acetona seca (10 ml) e adicionando excesso de HCl em éter. Recolheu-se o precipitado resultante por filtração e secou-se para dar o composto do título, p.f. 200-202°C. (Composto 10).
4-(N-etil-N-metilamino)-imidazoCl,5-a3quínoxalina-3-carboxilato de etilo, p.f. 108-110C, a partir de 2-cloro-3-(N-etil-N-metílamino)-quinoxalina e isocianoacetato de etilo. (Composto 11).
EXEMPLO.....6.
3-(3-ciclopropil-l,2s4-oxadiazol-5-íl)-4-(N-etil-N-metilamíno)-imidazoCl,5-ajquinoxalina
Agitou-se uma mistura de 4-(N-etil-h!-metilamino)-imidazoCl,5-a3quinoxalino-3-carboxilato de etilo (1,2 g, 4 mmol), ciclopropanocarboxamidoxíma (1,4 g, 14 mmol), peneiros moleculares moídos de 4 8 (0,5 g), e hidreto de sódio (0,1 g, 60% em óleo mineral) em DMF seco (20 ml), à temperatura ambiente durante 1 h. Adícíonou-se diclorometano (25 ml) e filtrou-se a mistura através de Celite. Evaporou-se o filtrado e fez-se cristalizar o resíduo por adição de 10 ml de acetato de etilo e arrefecimento a 0°C. Recolheram-se os cristais por filtração, enxaguaram-se com acetato de etilo e secaram-se para dar 0,58 g do composto do título, p.f. 96-97°C. Obteve-se uma quantidade adicional do produto (0,22 g) a partir das águas-mães. (Composto 6).
739
1413ptl0
-13EXEMPLO.....7
5-Morfolino-imidazoLl,5-a]quina2olino-3-carboxílato de etilo
Adicionou-se uma solução de t-butóxido de potássio (2,1 g, 19 mmol) em DMF seco (15 ml) durante 15 min a 0-5°C, a uma solução agitada de 2-cloro-4-morfolino-quinazolina (3,0 g, 12 mmol) e isociano-acetato de etilo (2,1 g, 19 mmol) em DMF seco (40 ml). Agitou-se a mistura à temperatura ambiente durante 2 h. Então adicionou-se ácido acético glacial (2 ml) e evaporou-se o solvente em vácuo. Triturou-se o resíduo com uma mistura de água (50 ml) e acetato de etilo (10 ml) dando o composto do título na forma de um precipitado amarelo pálido. Recolheu-se o produto por filtração e enxaguou-se com água e acetato de etilo e secou-se. Rendimento 3,6 g (91%), p.f. aprox. 165°C,. re-solidifloa para dar cristais que fundem a 195,5-196,5°C» (Composto 12).
De maneira similar, prepararam-se os compostos seguintes:
3-(5-ciclopropi1)-1,2,4-oxadiazol-3-il)-5-dimetilamino-imidazo[1,5-aJquinazo'lina, p.f. 175~176°C a partir de 2-cloro-4~dime~ tilamino-quinazolina e 5-cicloprQpil-3~isocianometí1-1,2,4-oxadiazolo. (Composto 13).
3-(5~cIclopropil)-l,2,4-oxadiazol-3-íl)-5-morfolino-ímidazo[l,5-adquinazolina, p.f. 203-205^C, a partir de 2-cloro-4-morfolíno-quinazolina e 5-cíclopropil~3-isocIanometil-l,2,4~oxadíazolo. (Composto 14)„
3-(5-ciclopropi1-1,2,4-oxadiazol-3-i1)-5-(M-etíl-N-metilamino)-imidazoCl,5-a)quinazolina, p.f. 161-162eC a partir de 2-cloro-4-(N-eti1-N-metilamino)-quinazolina e 5-ciclopropi1-3-isooianometí1-1,2,4~oxadiazolo. (Composto 15).
ó-cloro-5-morfolíno-imidazoCl,5-a3quinazolina-3-carboxílato de etilo, p.f. 189-191°C, a partir de 2,5-dicloro-4-morfolino-quinazolina e isocianoacetato de etilo. (Composto 16).
3-(5-ciclopropI1-1,2,4-oxadiazol-3-íl)~5-tiomorfolíno-ímidazo
739
1413ptl0 ;ίΖ3ϊβ·β*βί®:'
[l,5-a]quinazolina, p.f. 193-196°C, a partir de 2-cloro-4-tiomorfolíno-quinazolina e 5-ciclopropí 1-3-isocíanotneti 1-1,2,4-oxadiazolo. (Composto 17).
3-(3-ciclopropil-l,2,4-oxadíazol-5-il)-5-tiomorfolíno-imídazoCl,5-a3quinazolina, p.f. 228-233”C, a partir de 2-cloro~4-tiomorfolino-quinazolína e 3-ciclopropil-5-isocianometí1-1,2,4-oxadiazolo. (Composto 18).
EXEMPLO.....8.
3-(3-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol-5-il)-5-morfolino-imidazo[l,5-ajquinazolina
Agitou-se uma mistura de 5-morfolino-imidazoCl,5“-a]quinazolina-3-carboxilato de etilo (2,5 g, 7,7 mmol), oxima de ciclopropanocarboxamida (3,8 g), peneiros moleculares de 4$ moídos (7,5 g), e hidreto de sódio (0,3 g, 60% em óleo mineral, 7,7 mmol) em 50 ml de DMF seco, à temperatura ambiente durante 1. h. Adicionou-se ácido acético glacial (2 ml) e diclorometano (75 ml), e filtrou-se a mistura através de celite. Evaporou-se o filtrado e triturou-se o resíduo com água (100 ml). Precipitaram cristais amarelo pálido e recolheram-se por filtração e secaram-se para dar 2,3 g do composto do título, p.f. 189-191°C. Cbteve-se um produto puro por recristalização em Ch^C^/acetato de etilo, rendimento 1,9 g (69%), p.f. 197-198°C (Composto 19).
Da mesma maneira preparou-se o composto seguinte:
6-cloro-3-(3-ciclopropi1-1,2,4-oxadíazol-5-il)-5-morfolino-ímidazo[l,5-a]quinazolina, p.f. 245-246°C, a partir de
6-cloro-5-morfolino-imidazoLl,5-ajquinazolina-3-carboxilato de etilo e oxima de ciclopropanocarboxamida. (Composto 20).

Claims (7)

  1. REIVINDIC
    A.....Ç.....Õ.....E.....S
    1 - Processo de preparação de compostos heterocíclicos possuindo a fórmula geral I:
    em que R9 é H, alquilo Cjl—6 ou cidos^puil0 c3~7?
    -B- é -C(R )~N- ou -N~C(R )em que R é uma amina cíclica ou -NR”’R””, em que R999 e R 9 9 9 9 são, independentemente um do outro, H, alcoxi cl-69 cicloalquilo C3_y ou alquilo C·^.^ & de seus sais de adição de ácido farmaceuticamente aceitáveis, caracterizado por
    a) se fazer reagir um composto de fórmula I.I na qual -B- tem o significado descrito anteriormente e na qual Y é um grupo que se despede, com um composto possuindo a fórmula III
    CN - CH2 ~ R3 (III) na qual Rô tem o significado descrito anteriormente, para formar um composto do invento, ou
    b) se fazer reagir um derivado reactivo de um composto possuindo a fórmula geral IV (segue fórmula IV)
    72 739
    1413ptl0
    Λ /V
    -16α:7Ε' (IV) na qual -B- tem o significado descrito anteriormente, com um composto possuindo a fórmula geral V
    R’- C(~NQH)NH2 (V) na qual R’ tem o significado descrito anteriormente, para formar um composto de fórmula geral I na qual Ró é na qual R9 tem o significado descrito anteriormente, ou
    c) se fazer reagir um composto possuindo a fórmula geral VI (VI) na qual R3 tem o significado descrito anteriormente, com POCI3. para formar um composto de fórmula VII (VII) o qual se faz reagir com um composto de fórmula VIII
    HNR”’ R”” (VIII) para formar um composto de fórmula geral I, na qual B é -N=C(R)-, onde R é -NR”’R” ” , onde r999 e r 9 9 9 9 têm os significados descritos anteriormente.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar hidrocloreto de 3-(5-ciclopropil-l,2,4-oxadiazol72 739
    1413ptl0
    -17-3-il)-4-dimeti lamino-imidazoLl,5-a3quinoxal ina.
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar 3-(3“cIclopropil~l,2,4~oxadiazol-5-íl)-5-morfolino-imídazoCl,5-ajquInazolina.
  4. 4 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar 3-C5“CÍclopropIl”l,2,4-oxadiazol-3-i.l)-5-morfolino-imidazoCl,5-a3quinazolina.
  5. 5 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar 3-(5-ciclopropiI-l,2,4-oxadIazol-3-il)“5”dImetilamino-imidazoCl,5-ajqu inazolIna.
  6. 6 - Processo de preparação de uma composição farmacêutica adequada para uso no tratamento de uma perturbação do sistema nervoso central, caracterizado por se associar uma quantidade de um composto de acordo com a reivindicação 1, que seja eficaz para o alívio de desordens deste tipo, com um transportador ou díluente farmaceuticamente aceitável.
  7. 7 - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a composição farmacêutica ser processada na forma de uma unidade de dosagem oral contende 1-100 mg do composto activo.
PT98063A 1990-06-22 1991-06-21 Processo de preparacao de compostos de 4-amino-imidazo-quinoxalina e de 5-amino-imidazo-quinazolina e de composicoes farmaceuticas PT98063B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DK151890A DK151890D0 (da) 1990-06-22 1990-06-22 Heterocykliske forbindelser deres fremstilling og brug

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98063A PT98063A (pt) 1992-03-31
PT98063B true PT98063B (pt) 1998-12-31

Family

ID=8105671

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98063A PT98063B (pt) 1990-06-22 1991-06-21 Processo de preparacao de compostos de 4-amino-imidazo-quinoxalina e de 5-amino-imidazo-quinazolina e de composicoes farmaceuticas

Country Status (18)

Country Link
EP (1) EP0535104B1 (pt)
JP (1) JPH05507708A (pt)
KR (1) KR930701442A (pt)
AT (1) ATE142209T1 (pt)
AU (1) AU662293B2 (pt)
CA (1) CA2085591A1 (pt)
DE (1) DE69121894T2 (pt)
DK (2) DK151890D0 (pt)
ES (1) ES2092571T3 (pt)
FI (1) FI101072B (pt)
GR (1) GR3021810T3 (pt)
IE (1) IE911946A1 (pt)
IL (1) IL98428A (pt)
NO (1) NO302298B1 (pt)
NZ (1) NZ238638A (pt)
PT (1) PT98063B (pt)
WO (1) WO1992000298A1 (pt)
ZA (1) ZA914530B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK204291D0 (da) * 1991-12-20 1991-12-20 Novo Nordisk As Heterocykliske forbindelser deres fremstilling og anvendelse
US5792766A (en) 1996-03-13 1998-08-11 Neurogen Corporation Imidazo 1,5-c! quinazolines; a new class of GABA brain receptor ligands
CN1052724C (zh) * 1996-07-01 2000-05-24 瑞安大药厂股份有限公司 新的光学活性的2,3-二氢咪唑并[1,2-c]喹唑啉衍生物及其制备方法和用途
TW486479B (en) * 1997-07-15 2002-05-11 Dainippon Pharmaceutical Co 5-substituted-3-oxadiazolyl-1,6-naphthyridin-2(1H)-one derivatives
US6635626B1 (en) * 1997-08-25 2003-10-21 Bristol-Myers Squibb Co. Imidazoquinoxaline protein tyrosine kinase inhibitors
US6235740B1 (en) * 1997-08-25 2001-05-22 Bristol-Myers Squibb Co. Imidazoquinoxaline protein tyrosine kinase inhibitors

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK476885D0 (da) * 1985-10-17 1985-10-17 Ferrosan As Heterocycliske forbindelser og fremgangsmaader til fremstilling heraf
DE3686723T2 (de) * 1985-10-17 1993-04-01 Novonordisk As Oxadiazolylacetonitrile, ihre herstellung und anwendung.
DK155524C (da) * 1987-03-18 1989-09-11 Ferrosan As Kondenserede imidazolderivater og farmaceutiske praeparater indeholdende disse
DK160876C (da) * 1987-12-08 1991-10-14 Novo Nordisk As Imidazoquinoxalinforbindelser, fremgangsmaade til deres fremstilling, anvendelse af forbindelserne og farmaceutiske praeparater, hvori forbindelserne indgaar
IL90315A0 (en) * 1988-06-01 1989-12-15 Ferrosan As Imidazoquinoxaline compounds,their preparation and pharmaceutical compositions containing them
DK161148C (da) * 1988-06-14 1991-11-18 Novo Nordisk As Imidazoquinoxalinforbindelser, fremgangsmaade til fremstilling deraf samt farmaceutiske praeprater indeholdende forbindelserne
DK588489D0 (da) * 1989-11-22 1989-11-22 Ferrosan As Heterocykliske forbindelser, deres fremstilling og anvendelse
DK204291D0 (da) * 1991-12-20 1991-12-20 Novo Nordisk As Heterocykliske forbindelser deres fremstilling og anvendelse
WO1992004350A1 (en) * 1990-09-04 1992-03-19 The Upjohn Company Oxygenated quinoxalines

Also Published As

Publication number Publication date
AU8063391A (en) 1992-01-23
CA2085591A1 (en) 1991-12-23
ZA914530B (en) 1993-02-24
DE69121894D1 (de) 1996-10-10
ES2092571T3 (es) 1996-12-01
DE69121894T2 (de) 1997-02-06
FI101072B (fi) 1998-04-15
NO924930L (no) 1992-12-18
PT98063A (pt) 1992-03-31
EP0535104A1 (en) 1993-04-07
ATE142209T1 (de) 1996-09-15
WO1992000298A1 (en) 1992-01-09
NZ238638A (en) 1993-09-27
IL98428A (en) 1995-07-31
NO924930D0 (no) 1992-12-18
AU662293B2 (en) 1995-08-31
NO302298B1 (no) 1998-02-16
FI925718A0 (fi) 1992-12-16
IE911946A1 (en) 1992-01-01
GR3021810T3 (en) 1997-02-28
DK0535104T3 (da) 1997-01-13
KR930701442A (ko) 1993-06-11
IL98428A0 (en) 1992-07-15
FI925718A (fi) 1992-12-16
JPH05507708A (ja) 1993-11-04
EP0535104B1 (en) 1996-09-04
DK151890D0 (da) 1990-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7371757B2 (en) Fused heterocycles as inhibitors of glutamate racemase(MURI)
EP1268466B1 (en) Decahydro-isoquinolines
HU221433B (en) Oxadiazole and tiadiazole derivatives, process for their preparation and pharmaceutical compositions containing them
BR112016027679B1 (pt) Inibidores de proteína quinase, seu usos e seus métodos de fabricação, kit e composição farmacêutica
AU2014400628A1 (en) Aminopyridazinone compounds as protein kinase inhibitors
BRPI0806811A2 (pt) derivados de purina
WO2015195880A1 (en) Imidazo-pyridazne derivatives as casein kinase 1 delta/epsilon inhibitors
PT87013B (pt) Processo de preparacao de compostos heterociclicos derivados da quinazolina e da pirazina e de composicoes farmaceuticas que os contem
KR20230122002A (ko) 이고리형 1,4-디아제판온 및 이의 치료적 용도
BR112019021703A2 (pt) Compostos heteroaromáticos e composição farmacêutica como inibidores de vanina
IE59830B1 (en) Heterocyclic compounds and their preparation and use
CN108341819B (zh) 磷酸二酯酶抑制剂及其用途
PT98063B (pt) Processo de preparacao de compostos de 4-amino-imidazo-quinoxalina e de 5-amino-imidazo-quinazolina e de composicoes farmaceuticas
PT90865B (pt) Processo para a preparacao de compostos de imidazoquinoxalina e de composicoes farmaceuticas que os contem
DE69012653T2 (de) Heterocyclische Triazin- oder Triazolo-Verbindungen mit Serotonin 2-Rezeptor-Antagonisten-Wirkung.
US5276028A (en) Imidazoquinoxaline compounds
ES2303857T3 (es) Derivados de dihidroimidazo(4,5-e)indol y 7h-pirrol(3,2-f)quinoxalina como ligandos del receptor nicotinico de acetilcolina y/o ligandos serotonergicos.
RU2047614C1 (ru) Гетероциклические соединения, или их фармацевтически приемлемые аддитивные соли кислоты, или n-оксид гетероциклического соединения, или его аддитивная соль кислоты
DE69024058T2 (de) Tetrazyklische imidazochinazolinderivate, deren herstellung und pharmazeutische zusammensetzungen.
JPS61180786A (ja) 新規なイミダゾ〔1,2−a〕ピリミジン類及びそれらの塩、それら化合物及びそれらの中間体の製造方法並びにそれらの製薬組成物への使用
JP2004002318A (ja) 含窒素複素環化合物
PT95973B (pt) Processo de preparacao de compostos da imidazoquinoxalina e de composicoes farmaceuticas
EP0575442B1 (en) Tetracyclic imidazoquinazoline derivatives, process for their preparation and pharmaceutical compositions containing them
JPS6293289A (ja) オキサジアゾリルイミダゾベンゾジアゼピン及びその合成法,並びに抗けいれん及び抗不安剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911122

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980903

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000331