PT96921B - Dispositivo de libertacao intermitente - Google Patents
Dispositivo de libertacao intermitente Download PDFInfo
- Publication number
- PT96921B PT96921B PT96921A PT9692191A PT96921B PT 96921 B PT96921 B PT 96921B PT 96921 A PT96921 A PT 96921A PT 9692191 A PT9692191 A PT 9692191A PT 96921 B PT96921 B PT 96921B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- water
- capsule
- stopper
- soluble
- devices
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K9/00—Medicinal preparations characterised by special physical form
- A61K9/48—Preparations in capsules, e.g. of gelatin, of chocolate
- A61K9/4808—Preparations in capsules, e.g. of gelatin, of chocolate characterised by the form of the capsule or the structure of the filling; Capsules containing small tablets; Capsules with outer layer for immediate drug release
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Medicinal Preparation (AREA)
- Formation And Processing Of Food Products (AREA)
- Sampling And Sample Adjustment (AREA)
- Encapsulation Of And Coatings For Semiconductor Or Solid State Devices (AREA)
- Seal Device For Vehicle (AREA)
- Refuse Collection And Transfer (AREA)
- Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Macromolecular Compounds Obtained By Forming Nitrogen-Containing Linkages In General (AREA)
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
- Massaging Devices (AREA)
- Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
- Macromonomer-Based Addition Polymer (AREA)
- Lubricants (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
Description
MEMÓRIA DESCRITIVA presente invento refere-se a novos dispositivos para a libertação controlada de um material activo num meio aquoso, particularmente, para a libertação de uma droga farmaceuticamente activa no corpo do homem ou do animal» Especificamente, este invento refere-se a dispositivos ocos, os quais são projectados para libertar os seus conteúdos durante um período relativamente pequeno a seguir a um retardamento controlado, após a administração »
Têm sido propostos na arte, uma vasta variedade de dispositivos para a libertação controlada de drogas» Um dos mais simples é a cápsula de gelatina dura contendo um material activo que é libertado muito pouco tempo após a administração, uma vez que a gelatina se dissolve rapidamente» Os dispositivos que têm sido propostos para retardar a libertação têm sido de construção complexa, o que tem limitado severamente a sua utilização»
Encontrámos agora um novo dispositivo que proporciona um retardamento controlado após a administração, após o qual se libertam o conteúdo do dispositivo» Estes 'dispositivos compreendem uma cápsula impermeável à água possuindo, pelo menos, um orifício na qual o orifício referido está fechado pela inserção de uma rolha que é solúvel ou dispersável em água. Estes dispositivos podem ser construídos simplesmente e economicamente, e permitem a obtenção da libertação intermitente, duma maneira controlada e reprodutível»
Consequentemente, num aspecto, este invento proporciona um dispositivo de libertação intermitente para a libertação do conteúdo de uma. cápsula num meio aquoso, o qual compreende uma cápsula impermeável à ãgua possuindo pelo menos um orifício, orifício este que estã fechado com uma rolha solúvel em água ou dispersável em água, adaptada de modo a fechar o referido orifício.
V
293
133384
—3
A rolha solúvel ou dispensável em água é, preferivelmente, projectada de modo a proporcionar um retardamento controlado entre a introdução do dispositivo num meio aquoso e a exposição do conteúdo da cavidade a esse meio»
Os dispositivos deste invento são, preferivelmente, construídos de modo a que a área da sua superfície exterior, a qual © solúvel ou dispersável, compreenda apenas uma proporção minoritária da área total da superfície exterior do dispositivo,. Geralmente, nao mais de 40%, e preferivelmente, menos de 20%, da área da superfície, será formada a partir de materiais solúveis ou dispersáveis em água»
As áreas do material solúvel ou dispersável em água serão normalmente suficientes para permitir o rápido ingresso da água na cavidade quando o material se dissolveu ou dispersou, p. ex», pelo menos 5% e, mais preferívelmente, pelo menos 10% da área da superfície» No entanto, estas podem constituir uma percentagem menor e, em alguns dispositivos esta característica pode ser preferida» Os dispositivos nos quais a área do material solúvel em água constituí menos de 5% e mesmo menos de 1% da área da superfície exterior total do dispositivo estão dentro do âmbito do presente invento.
A porção das paredes impermeável à água pode ser formada a partir de vários materiais. Eles podem ser de construção homogénea ou podem ser laminados» Os materiais utilizados para formar as paredes podem ser impermeáveis, rnas podem-se utilizar materiais permeáveis desde que a construção global não permita o ingresso de quantidades signífioantes de água antes da dissolução ou dispersão da porção solúvel da parede» Exemplos de materiais impermeáveis que se podem utilizar incluem polietileno, polipropileno, poli(metacrilato de metilo), poli(cloreto de vinilo), poliestireno, poliurtanos, politetrafluoroetileno, nylons, poliformaldeídos, acetato de celulose e riítrocelulose»
No caso de formas de dosagem oral para a administração de
293
133384
ingredientes farmaceuticamente activos., os materiais utilizados na construção do dispositivo devem ser biologicamente e medicinalmente compatíveis, não alérgicos e insolúveis e não irritantes para com os fluidos e tecidos do corpo„ Estes podem ser formados a partir de um material que seja biodegradável» material solúvel ou dispersável em água é, preferivelmente, um material que possa ser rapidamente conformado na configuração requerida para um dispositivo particular» Assim, os materiais ou misturas de materiais que são processáveis por moldagem por compressão de pó, directa, ou por granulação húmida e compressão ou por outras destas técnicas, são preferidos para utilizar neste invento» Os materiais, conhecidos por serem úteis como excipientes em comprimidos farmacêuticos, são geralmente adequados para utilizar na formação das rolhas úteis nos dispositivos deste invento» Exemplos destes materiqís incluem açúcares como a lactose, a sacarose, a dextrose, o sorbítcl e o manitol; dextrinas; ácidos policarboxílicos tais como o ácido ascórbico, o ácido maleíco, o ãcido fumãrico, o ácido cítrico e o ácido tartãrico; polietilenoglícois, polivinilpirrolidona, e poli(acetato de vinilo). Todos estes materiais podem ser comprimidos para formar rolhas adequadas»
Ainda um grupo de materiais que se podem utilizar sao aqueles que podern ser processados numa forma que se disperse ou se desgaste quando exposta a um meio aquoso. Exemplos de materiais que se podem utilizar incluem sais inorgânicos tais como carbonatos de cálcio ou de magnésio, fosfato de cálcio, sulfato de cálcio, compostos e derivados de celulose tais como celulose microcrístalina, celulose microfina, e etilcelulose, amidos hídrolís.ados, ceras, glicéridos e óleos vegetais hidrogenados» Estes podem ser processados numa forma dispersável pela incorporação de um material solúvel em ãgua (incluindo materiais tais como os citados acima) ou pela incorporação de um desintegrante ou por urna combinação destas duas abordagens» Os materiais que são úteis como desintegrartes incluem todos os conhecidos na arte da tecnologia farmacêutica especialmente amido, carboxíme72 293
133384
tilamido, PVP reticulado e ácido algínico e incluindo os que sao vendidos sob as marcas registradas Polyplasdone e Acdisol.
retardamento na libertação do conteúdo da cavidade varia com a natureza do material utilizado para formar a rolha e com a maneira como essa rolha é formada. A duração real do retardamento proporcionado por uma rolha particular num dispositivo particular num meio controlado pode-se determinar por experiências de rotina. Está dentro do conhecimento da arte variar a formulação e a produção das rolhas de modo a produzir o tempo de retardamento desejado.
Estes materiais solúveis ou dispersáveis podem ser conformados, separadamente ou em combinação, em configurações adequadas, utilizando técnicas farmacêuticas clássicas. Estes podem ainda compreender materiais efervescentes. Podem ser misturados com materiais sensíveis ao pH tais como ftalato de acetato de celulose, ftalato de hidroxipropilmetiloelulose, ftalato de polifacetato de vinilo) e derivados de polimetacrílato. Podem compreender um material activo que é libertado para o meio circundante durante o período de dissolução ou dispersão antes da libertação do conteúdo do interior da cápsula.
Os dispositivos do presente invento podem ser conformados em qualquer forma conveniente, por exemplo, esférica, elipsoidal ou cilíndrica. As cápsulas, que são geralmente cilíndricas, são preferidas» Uma forma preferida de um dispositivo de acordo com este invento compreende um cilindro oco, aberto numa ou em ambas as extremidades, possuindo uma construção impermeável à água, dispositivo este possuindo uma rolha de material solúvel ou dispersável em ãgua inserido de modo a fechar a extremidade ou extremidades abertas. Estes dispositivos podem-se preparar rapidamente, ρ. ex. a partir de urn tubo de plástico extrudido, cortado em porções e opcionalmente selado numa das extremidades»
Alternativamente, a cápsula pode~se formar conformando um cilindro em torno duma vareta; revestindo uma solução de
293
133384
polímero ou organosol sobre conformador; moldando por compressão ou injecção» um polímero termoplástico adequado» comprimindo o pó ou moldando por reacção directa.
Os dispositivos cilíndricos são» convenientemente» de um tamanho que possa ser engolido e portanto são úteis como formas de dosagem oral para o Homem em particular e também para animais. Tipicamente» o comprimento do cilindro oco estará na gama de 5 x 10“3 a IO1 rn» preferivelmente de 10~z a 3 x 10~2 m» e o diâmetro externo estará na gama de 10“° m a 2 x 10~2 m» Tipicamente» os dispositivos terão dimensões externas correspondentes às das formas de dosagem oral conhecidas» p. ex. cápsulas possuindo tamanhos na gama triplo zero a zero e de 1 a 8. Noutra concretização» os dispositivos deste invento podem ser significativamente mais pequenos de modo a facilitar a inclusão de uma pluralidade de dispositivos numa única forma de dosagem» p. ex.» uma cápsula. Isto permite obter diferentes padrões de libertação.
orifício na parede da cápsula pode adoptar qualquer configuração conveniente mas no caso preferido será de secção transversal circular e uniforme em toda a sua profundidade. Estes orifícios podem-se fechar rapidamente pela inserção de urna rolha em forma de cilindro recto. 0 retardamento na libertação do conteúdo da cápsula está dependente da profundidade de qualquer rolha particular. Constrói-se o dispositivo de modo a assegurar que a profundidade das paredes do orifício seja pelo menos igual à profundidade da rolha que é necessário acomodar. Na concretização preferida» as rolhas podem ter uma profundidade entre 5 x 10“4 e IO”2 m, mais preferivelmente de 10“^ a 5 x 10~^ m. A rolha estará» preferivelmente» posicionada de modo a que a sua superfície exposta fique nivelada com a parede exterior da cápsula.
conteúdo do dispositivo pode activo como» p. ex.» um sólido em a forma de qualquer outra forma tomar a forma do material partículas» ou pode tomar de dosagem conveniente. Por
293 133384
exemplo, pode-se combinar o material activo com urn excipierite convencional e introduzii—se no dispositivo na forma de um pó ou na forma de uma solução ou suspensão fluida (desde que o meio fluido não interactu© significativamente com os materiais utilizados para formar as paredes do dispositivo), ou tomar a forma de comprimidos condensados de excipiente e transportadorPode-se introduzir um único comprimido ou uma pluralidade destes comprimidos- Ainda uma alternativa é introduzir o material activo numa forma de dosagem modificada, p. ex-, num material revestido tal como está descrito na Patente Britânica 2112730Isto permite modificar o perfil de libertação do dispositivo, p„ ex-, quando se emprega um material activo cristalino, este será libertado na forma de um único impulso brusco do material activo, enquanto que quando se emprega uma forma de dosagem modificada, esta forma será libertada para o meio após o retardamento pré-determinado, e o subsequente perfil de libertação será o da forma de dosagem modificada- Noutra concretização preferida, os dispositivos deste invento podem proporcionar uma libertação por impulsos múltiplos. Estes dispositivos compreendem uma pluralidade de compartimentos ocos, separados uns dos outros por uma parede solúvel ou dispersável e arranjados de modo a que os conteúdos dos compartimentos mais exteriores sejam libertados antes da parede do compartimento seguinte ficar exposta ao meio aquoso- Um exemplo de um tal dispositivo é uma cápsula oca contendo camadas alternadas de material activo e rolhas formadas a partir de materiais solúveis ou dispersáveis- Pode-se empregar qualquer combinação destas alternativas»
Os dispositivos deste invento encontram vasta aplicação no contexto da medicina, incluindo medicina veterinária, e em horticultura e agricultura, assim como fora destas áreasAs classes específicas de drogas que se podem utilizar como material activo num dispositivo de libertação intermitente deste invento incluem hipnóticos, sedativos, tranquilizantes, antipiréticos, agentes anti-inflamatórios, anti-hístamínicos, anti72 293 133384
-tússicos, anti-convulsivantes, anti-asmáticos, relaxantes musculares, agentes anti-tumorais, por exemplo aqueles para o tratamento de neoplasia maligna, anestésicos locais, agentes anti-Parkinson, agentes tópicos ou dermatológicos, diuréticos, por exemplo os que contêm potássio, tais como iodeto de potássio, preparações para o tratamento da doença mental, por exemplo, preparações contendo lítio para utilizar no tratamento de depressão maníaca ou contendo prostaglandinas para o tratamento de esquizofrenia, agentes anti-espasmódicos, agentes anti-úlcera, bloqueadores β tais como atenolol e metoprolol; antagonistas de cálcio tais como nifediplria e nitrendipina, irdbidores de ACE tais como enalaprilo e captoprilo, agonistas de β£ tais como salbutamol e terbutalina, preparações contendo várias substâncias para o tratamento de infecção por patogéníos incluindo agentes anti-fúngicos, por exemplo, metronidazolo, agentes anti-parasíticos e outros agentes anti-microbianos, anti-maláricos, agentes cardiovasculares, preparações contendo hormonas, por exemplo hormonas androgénicas, estrogénicas e progestacionaís, nomeadamente esteróides tais como estradio'1, agentes simpatomiméticos, agentes hipoglioémicos, contraoeptivos, agentes nutricionais, péptidos e proteínas, nitratos tais como dinitrato, mononitrato de isorbida e QTN; xantinas tais como teofilina; NSAID tais como piroxican e diclofenaco; benzodiazepinas tais como triazolan e zopiclona; bloqueadores α tais como prazosina e alfuzina; antivirais tais como aciclovír, zidovudina e ampligeno, cefalosporinas tais como cefacloro, anti-espasmódicos tais como alverina e salicilatos tais como ácido 5-amíno-salicílico; preparações contendo enzimas de vários tipos de actividade, por exemplo, quimotripsina, preparações contendo analgésicos, por exemplo, aspirina, e agentes com muitos outros tipos de acção, incluindo nematócidos e outros agentes de aplicação veterinária. Podem-se incorporar misturas de substâncias activas no dispositivo de libertação controlada.
Os dispositivos de libertação controlada deste invento são também úteis no tratamento de diabetes e anemia perniciosa onde, por exemplo, se pode utilizar a libertação controlada de insulina
293
133384 „Q_
e cobalamina, respectivamente.
Além disto, os dispositivos de libertação deste invento são adequados para o tratamento, tanto profilático como terapêutico, de doenças tropicais; por exemplo malária, lepra, esquístossomíase e clonorquíase. Exemplos de drogas que se podem utilizar como substâncias biologicamente activas em dispositivos de libertação deste invento para o tratamento destas e de outras doenças tropicais incluem quinino, sulf on amidas, rifarnicina, clofazimina, tiambutasina, derivados clorofenilicos, cloroguamida, cicloguanilo, pirimetamina, suIfaóiazina, trimetoprima , derivados da quinolina tais como pamaquina, cloroquina, peritaquina, primaquina e amodiquina, pararosanilina, sulfametizolo, quinacrina, dapsona, sulfoxona d© sódio, sulfetrona, hidrocarpato de sódio e caulmoograto de sódio.. As drogas de eficácia particular são cicloguanilo, pirimetamina e sulfadiazina»
Os dispositivos de libertação deste invento sâo também muito adequados para aplicações veterinárias. Exemplos incluem preparações de antibióticos para a actividade ariti-bacteriana geral e também no tratamento de anaplasmose no gado; preparações para o suprimento de um vasto espectro de actividade contra ectoparasitas, por exemplo, térmitas, e endoparasitas incluindo antrópodos, estádios de larvas de nemátodos suspensos, vermes do pulmão e estrôngilos gerais; estes podem compreender avermectinas; preparações para o suprimento de actividade contra infecções por tremátodo, céstodo e nematelminto: estas podem compreender amoscanato e praziquantel; preparações para o suprimento de actividade contra teléria no gado; estas podem compreender naftoquinonas biologicamente activas tais como menoctona; preparações para o suprimento de actividade contra babesiose no gado, em cavalos e cães; estas podem compreender berenilo, amídocarbo e díamprão; preparações para o suprimento de actividade contra fascíola do fígado em carneiros e gado e contra espécies Haemonchus; estas podem compreender closantel. „
293
133384
Podem-se ainda combinar os dispositivos do presente invento com outra forma de dosagem, que irá combinar o perfil de libertação dos novos dispositivos com o da outra forma de dosagem. Assim, por exemplo, podem-se juntar dois dispositivos separados, de acordo com este invento, extremidade com extremidade, de modo a que os materiais activos fiquem separados por uma parede ou rolha» Álternativamente, pode-se juntar um dispositivo de acordo com este invento com qualquer outro dispositivo de libertação controlada (de dimensões apropriadas).
Ainda uma concretização preferida deste invento compreende dispositivos revestidos com um revestimento entérico de modo a passar através do estômago e libertar o material activo no intestino. Estes dispositivos podem ser projectados de modo a libertar o material activo um determinado período após a sua passagem pelo estômago» Podem-se projectar para libertar no cólon» Pode-se empregar qualquer agente de revestimento entérico convencional, por exemplo, ftalato de acetato de celulose, ftalato de poli(acetato de vinilo), ftalato de hidroxípropilmetilcelulose e derivados de polimetacrilato»
Uma construção preferida utiliza um revestimento impermeável para cobrir o exterior de uma cápsula formada a partir de um material solúvel em água» Pode-se formar conveníentemente o revestimento mergulhando uma cápsula numa solução de qualquer dos materiais acima mencionados de modo a formar uma camada que é impermeável à água» A cápsula pode também ser revestida por pulverização com soluções dos materiais anteriores nas quais o exterior tem um revestimento impermeável e o interior pode estar parciaimente revestido» Uma classe preferida de cápsulas são as cápsulas de gelatina convencionais, revestidas com um poli(cloreto de vinilo) ou com um copolímero de acetato poli(cloreto de vinilo) ou com solução de etiIcelulose. Estes dispositivos são vantajosos por serem fáceis de construir e porque à medida que os seus interiores solúveis se dissolvem no meio aquoso deixam o revestimento flexível fino para ser eliminado pelo corpo.
Na utilização dos dispositivos do invento» estes podem-se modificar de modo a se assemelharem com as cápsulas conhecidas» Em particular» os dispositivos cilíndricos das concretizações preferidas podem-se combinar com uma meia-cápsula formada» p„ ex», por gelificaçao dura para formar este dispositivo» invento está ilustrado pelos exemplos seguintes»’
Exemplo.....1
Produziram-se duas cápsulas a partir de cilindros ocos de PVC flexível» fechados numa extremidade» As cápsulas tinham um comprimento de 1,7 x 10“2 m e um diâmetro interno de 6,3 x 10“3 m» Colocou-se uma carga de sulfato de salbutamol em partículas no interior de cada cápsula» Fecharam-se as extremidades abertas com um comprimido formado por compressão de Eudragit L100-55 (uma marca registada de um copolímero de ãcido metacrílico - acrilato de etilo e vendido por Rohm-Pharma Company)» No primeiro caso comprímiu-se 56 mg de Eudragit numa matriz de diâmetro 7,18 x IO0 m para formar um comprimido possuindo uma espessura de 1,27 χ 10~ώ m» No segundo caso, comprimiu-se 47 mg de Eudragit na mesma matriz para formar um (φ comprimido possuindo uma espessura de 1,07 χ IO™3 m»
Mediu-se o perfil de libertação destes dispositivos em ãgua utilizando um banho de dissolução US Pharmacopeia no qual o meio aquoso era uma solução tampão possuindo um pH de 7,6» Mostram-se os resultados na figura 1, na qual os resultados para o primeiro dispositivo estão indicados oom X e para o segundo com VExemplo.....2
Prepararam-se dois dispositivos de libertação por impulsos múltiplos utilizando uma cápsula formada a partir de PVC flexível idêntico ao utilizado no exemplo 1 que se encheu com camadas alternadas de sulfato de salbutamol e comprimidos condensados preparados a partir de Eudragit L100-55» utilizando as quantida72 293
133384
d «Β» des mostradas na tabela seguinte (listagem das composições por ordem ascendente começando com a camada colocada no fundo., a extremidade fechada, da cápsula)..
.f.ãfê.®..i.ã....Ã
Dispositivo.....1 Dispositivo.....2
Salbutamol | 10,1 | mg | 9,5 | mg |
Eudragit | 48,8 | mg | 49,3 | mg |
Salbutamol | 9,7 | mg | 9,9 | mg |
Eudragit | 49,7 | mg | 50,3 | mg |
Salbutamol | 9,3 | mg | 10,2 | mg |
Eudragit | 49,1 | mg | 50,0 | mg |
Salbutamol | 9,4 | mg | 9,8 | mg |
Eudragit | 48,5 | mg | 51,1 | mg |
Testou-se o perfil de libertação utilizando o mesmo procedimento que no exemplo 1. Mostram-se os resultados na figura 2 (o primeiro dispositivo indicado com □ e o segundo com + ).
Exemplo.....3
Montaram-se três dispositivos de libertação intermitente utilizando uma cápsula feita a partir de polietileno de baixa densidade (LDPE) possuindo um comprimento total de 1,8 x 10“'2 rri, •7/ um diâmetro interno de 6,33 x 10“° m e uma parede de espessura de 5,08 x 10^ m, que se encheram com cloreto de sódio e sulfato de salbutamol, colocados de modo a que a droga ficou posicionada Imediatamente abaixo da rolha solúvel„ Preparou-se a rolha solúvel por compressão de uma mistura de lactose (98,5% em peso), Aerosil 200 (1% em peso) e estearato de magnésio (0,5% em peso) numa máquina de formação de comprimidos Manesty type F3„ Os detalhes mostram-se na tabela 2, abaixo.
293
133384
13—
I.', / ,.'7'.1--1
Tabela 2
Número do dispositivo 4 5 é>
Salbutamol (mg) | 9 s 2 | 9,1 | JLU 3 JL, |
Cloreto de sódio (mg) | 504,8 | 516,3 | 514,9 |
Rolha Solúvel | |||
Diâmetro (m) | 6,4 x 10”’0 | 6,4 x 103 | 6,4 x IO3 |
Espessura (m) | 2,81 x IO3 | 2,81 X 1Q~3 | 2,81 x 10”3 |
Peso (mg) | 120 | 120 | 120 |
Determinou-se o | perfil de libertação em ãgua | utilizando o |
mesmo procedimento que se descreveu no exemplo 1» Mostram-se graficamente os resultados na figura 3»
Exemplo.....4.
Montaram-se vários dispositivos utilizando os mesmos componentes que no exemplo 3 (i. e. a mesma cápsula, a mesma formulação da rolha), mas variou-se a espessura e o peso da rolha. Testaram-se os dispositivos como no exemplo 3 e mostraram-se os resultados médios nas figuras 4, 5 e na tabela 3, abaixo.
Tabela 3
Peso médio do comprimido (mg)
Espessura média
Cm)
Tempo médio do impulso (h)
100 | 2,3 | X | 10 ° | 2,25 |
120 | 2,81 | X | 103 | 3,00 |
140 | 3,16 | X. | 103 | 3,50 |
170 | , (3 2^ | X | 103 | <4 3 Ò0 |
293
133384
Exemplo.....5
Prepararam-se quatro dispositivos utilizando a cápsula idêntica à utilizada no exemplo 4. Prepararam-se as rolhas solúveis por compressão de uma mistura de lactose (70% em peso), poliviriil pirrolidona (p.m. 700 000) (20% em peso) e estearato de magnésio (1% em peso) numa máquina de formação de comprimidos Manesty P'3 type,, Mostram-se os detalhes na tabela 4, abaixo.
Tabela 4
Número do dispositivo
______________________ | 1 | 2 | 3 | 4 |
Cloreto de Sódio (mg) | 502,2 | Íj04 ;i í‘ | 515,0 | 513,0 |
Sulfato de Salbutamol | 1.0,4 | 10,2 | 9,7 | 10,5 |
(mg) | ||||
Polha Solúvel | ||||
Diâmetro (m) | 6,4 xl0~® | 6,4 Xl0“® | 6,4 xl0~® | 6,4 Xl0”^ |
Espessura (m) | 3,06x10”® | 3,10x10”® | 4,26x10”® | 4,23x10”® |
Peso (mg) | 118,7 | 120,5 | 169,1 | 167,6 |
Determinaram-se os perfis de libertação utilizando o mesmo procedimento que se descreveu no exemplo 3» Mostram-se os resultados nas figuras 6 e 7.
Exemplo.....6
Prepararam-se seis dispositivos utilizando a cápsula descrita no exemplo 3. Preparou-se a rolha por compressão de uma mistura de lactose (79% em peso), polietilenoglicol Mn 8 000 (20% em peso) e estearato de magnésio (1¾ em peso) numa máquina de formação de comprimidos Manesty P3. Mostram-se os detalhes na tabela 5, abaixo.
293
133384
-15Tabela 5
Número do dispositivo
3 4 + Ο Δ
Cloreto 610,4 609,7 609,4 545,6 545,6 545,5 de Sódio (mg)
Sulfato de 9,6 9,4 9,9 9,5 10,3 10,2
Salbutamol (mg)
Rolha.....Solúvel
Diâmetro | 6,4xl0'~3 | 6,4x10 3 | 6,4xl0~3 | 6,4x10 3 6,4x10 3 | 6,4xl03 |
(m) Espessura | 2,2x10 3 2,2x10 3 | 2,2xl0~3 | 3,8xl0“3 3,8xl03 | 3,8x103 | |
Cm) Peso (mg) | 98,0 | 98,0 | 98,0 | 166,5 166,5 | 166,5 |
Determinou-se o perfil de libertação como no exemplo 3.. Mostram-se graficamente os resultados na figura 8»
Exemplo.....7
Preparou-se uma série de dispositivos utilizando a cápsula descrita no exemplo 3» Preparou-se uma série de comprimidos utilizando os excipientes seguintes»
Lactose (LAC)
Aerosil 2 000 (AER)
PVP (polivínilpirrolídeno, P»M» 700 OOO)-(PVP)
CUTINA HR (CUT) *
Estearato de magnésio (Est. Mg) * um óleo vegetal hidrogenado vendido por Henkel Company»
293 .133384 ~ló~
W 7/ .
Pesaram-se as quantidades apropriadas dos excipientes num vaso de vidro» Protegeu-se o vaso com uma cobertura e misturaram-se os conteúdos utilizando um misturador Turbula durante o tempo especificado na tabela» Comprimiu-se então a mistura em comprimidos de vários pesos utilizando uma máquina de formação de comprimidos Manesty F3» Fechou-se a extremidade aberta da cápsula colando o comprimido na posição nivelada e determinou-se o tempo de dissolução da maneira descrita no exemplo 1 .. Mostram-se os resultados na tabela seguinte»
TABELA 1
Razão de | Tempo de | Peso médio do | Espessura rnédia | Tempo médio | |
Formação do | componentes | mistura | comprimido | do comprimido | do impulso |
comprimido | (54 em peso) | (min) | (mg) | Cm) | (h) |
LAC/AER/Est. Mg | 98,5/1/0,5 | 15 | 140 | 3,16 x 10“3 | 3,43 |
·’ | ·· | 15 | 170 | 3,82 κ 103 | 4,30 |
LAC/PVP/Est. Mg | 79/20/1 | 15 | 150,1 | 3,49 x IO™3 | 4,40 |
LAC/CUT/Est. Mg | 96/3/1 | 15 | 119,0 | 2,66 κ IO3 | 5,45 |
98/1/1 | 20 | 145,3 | 3,21 χ 103 | 7,52 | |
LAC/Est. Mg | 98/2 | 15 | 170,4 | 3,74 X 10”3 | 9,04 |
15 | 120,2 | 2,62 x 103 | 5,00 | ||
·· | 98,25/1/75 | 30 | 169,7 | 3,75 χ 103 | 8,34 |
· | 60 | 171,2 | 3,78 χ 103 | 9,14 | |
98/2 | 60 | 169,5 | 3,80 χ IO™3 | 9,56 | |
· | ·· | 60 | 145,2 | 3,20 χ 103 | 7,88 |
· | · | 60 | 120,3 | 2,65 χ 103 | 5,96 |
LAC/Est. Mg | |||||
(MULTI-IMPULSQ) | 98,5/1,5 | 60 | 121,5 | 2,65 X IO™3 | 4,46 |
120,5 | 2,63 χ 103 | 11,58 | |||
120,7 | 2,63 X 103 | 21,71 | |||
120,8 | 2,63 x 103 | 31,92 |
/ Si Si ó 133384
Exemplo.....θ.
Preparou-se uma série de dispositivos da maneira descrita no exemplo 7 utilizando os excipientes seguintes:
CUTINA (CUT)
EMCOSOY (EMCO)*
EXPLOTAB -<EXPLO) + * um excipiente poli-sacárido de soja vendido por Fórum Chemicals Ltd„ + um desintegrante glicolato de amido de sódio vendido por Fórum Chemicals Ltd»
As composições dos comprimidos e os resultados obtidos estão sumarizados na Tabela 2»
TABELA 2
Razão de | Tempo de | Peso médio do | Espessura média | Tempo médio | |
Formação do | componentes | mistura | comprimido | do comprimido | do impulso |
comprimido | (% ern peso) | (min) | (mg) | (m) | (h) |
CtJT/EMCO.LAC 70:15:15 25 114,3 3,65 x 103 6,42
CUT/EXPLO 80:20 25 125,2 3,69 χ 103 7,33
Est. Mg adicionado como 0,5% do peso total em ambos os casos.
Claims (14)
1 ~ Dispositivo de libertação intermitente para a libertação do conteúdo d© uma cápsula num meio aquoso, o qual compreende uma cápsula impermeável à água tendo pelo menos um orifício, caracterizado por o orifício ser fechado por uma rolha solúvel em ãgua ou dispersável em ãgua.
2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a cápsula compreender um cilindro oco cujas extremidades abertas estão fechadas por uma rolha ou rolhas»
3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2 caracterizado por a cápsula ter uma extremidade aberta»
4 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3 caracterizado por a cápsula ter um comprimento de IO”2 a 3 x 10”2 rn„
5 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a área da superfície exterior do dispositivo, que é solúvel ou dispersável em água, constituir não mais do que 40% da área da superfície exterior total do dispositivo»
6 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a superfície exterior da rolha estar nivelada com a parede exterior da cápsula»
7 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a rolha ter uma profundidade de 5 χ IO”4 a 1,0 χ 10”2 m„
8 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7 caracterizado por a rolha ter uma profundidade de 1,0 x 10“^ a 5,0 x 10”^ m»
9 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por a rolha ser formada a partir de
72 293
133384
-19um veículo farmaceuticamente aceitável»
10 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por o veículo ser um material, solúvel em água»
11 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por o veículo ser um material dispersável. em ãgua»
12 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11 caracterizado por a rolha ser formada por compressão do veículo»
13 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12 caracterizado per a cápsula ser formada por uma cápsula solúvel em ãgua revestida por um material impermeável ã ãgua»
14 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a superfície externa ser revestida com um revestimento entérico»
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB909004702A GB9004702D0 (en) | 1990-03-02 | 1990-03-02 | Dispensing device |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT96921A PT96921A (pt) | 1993-03-31 |
PT96921B true PT96921B (pt) | 1999-07-30 |
Family
ID=10671894
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96921A PT96921B (pt) | 1990-03-02 | 1991-03-01 | Dispositivo de libertacao intermitente |
Country Status (20)
Country | Link |
---|---|
EP (2) | EP0878190A1 (pt) |
JP (1) | JP3247693B2 (pt) |
KR (1) | KR0177178B1 (pt) |
AT (1) | ATE178790T1 (pt) |
AU (1) | AU646244B2 (pt) |
CA (1) | CA2077342C (pt) |
DE (1) | DE69131129T2 (pt) |
DK (1) | DK0517771T3 (pt) |
ES (1) | ES2130136T3 (pt) |
FI (1) | FI108400B (pt) |
GB (2) | GB9004702D0 (pt) |
GR (1) | GR3030007T3 (pt) |
HU (1) | HU218675B (pt) |
IE (1) | IE65251B1 (pt) |
NO (1) | NO923397D0 (pt) |
NZ (1) | NZ237290A (pt) |
PT (1) | PT96921B (pt) |
RU (1) | RU2094044C1 (pt) |
WO (1) | WO1991012795A1 (pt) |
ZA (1) | ZA911526B (pt) |
Families Citing this family (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CA2089738C (en) * | 1990-09-28 | 1997-01-21 | Avinash Govind Thombre | Dispensing device containing a hydrophobic medium |
BR9405836A (pt) * | 1993-02-26 | 1996-01-16 | Procter & Gamble | Forma de dosagem de bisacodil |
GB9320733D0 (en) * | 1993-10-08 | 1993-12-01 | Scherer Corp R P | Controlled release device construction |
GB9320732D0 (en) * | 1993-10-08 | 1993-12-01 | Scherer Corp R P | Controlled delivery of liquid |
AU7961094A (en) * | 1993-10-19 | 1995-05-08 | Procter & Gamble Company, The | Picosulphate dosage form |
US5516524A (en) * | 1993-12-20 | 1996-05-14 | The Procter & Gamble Company | Laxative compositions containing bulk fiber |
WO1995035131A1 (en) * | 1994-06-22 | 1995-12-28 | Unasco Pty. Ltd. | Controlled release device and method |
EP0940084A1 (en) * | 1998-03-06 | 1999-09-08 | Soremartec S.A. | A composite food product and process for manufacturing same |
GB2374582A (en) * | 2001-04-20 | 2002-10-23 | Reckitt Benckiser | Water soluble container containing a composition |
GB2375516A (en) * | 2001-05-17 | 2002-11-20 | Reckitt Benckiser | Water soluble injection moulded container |
GB2375517A (en) * | 2001-05-17 | 2002-11-20 | Reckitt Benckiser | A water-soluble injection moulded container |
JP5698683B2 (ja) | 2009-03-09 | 2015-04-08 | カウンシル オブ サイエンティフィック アンド インダストリアル リサーチ | 治療薬のパルス放出組成物 |
US8251837B2 (en) * | 2010-08-11 | 2012-08-28 | Nike, Inc. | Floating golf ball |
RU2553310C2 (ru) * | 2013-05-07 | 2015-06-10 | Общество с ограниченной ответственностью "ЭДВАНСД ТРЕЙДИНГ" | Капсульная форма клофазимина |
TW201613565A (en) * | 2014-10-15 | 2016-04-16 | Bio Peptide Enhancer Tech Co Ltd | Controlled release sealing capsule in stomach, duodenum, jejunum, ileum and colon |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB436236A (en) * | 1934-04-26 | 1935-10-08 | Karl Wilhelm Schmidt | Improvements in and relating to a therapeutic capsule |
GB1022171A (en) * | 1961-06-15 | 1966-03-09 | Wellcome Found | Prolonged release oral pharmaceutical tablets and their manufacture |
FR2100858B1 (pt) * | 1970-07-03 | 1975-06-06 | Daiichi Seiyaku Co | |
BE794951A (fr) * | 1972-02-03 | 1973-05-29 | Parke Davis & Co | Conditionnement soluble dans l'eau |
GB2094256B (en) * | 1981-03-05 | 1984-08-22 | Standard Telephones Cables Ltd | Controlled delivery capsule |
GB8319766D0 (en) * | 1983-07-22 | 1983-08-24 | Graham N B | Controlled release device |
US4898733A (en) * | 1985-11-04 | 1990-02-06 | International Minerals & Chemical Corp. | Layered, compression molded device for the sustained release of a beneficial agent |
GB2189390B (en) * | 1986-04-16 | 1989-12-28 | Stc Plc | Material dispenser, e.g. for use as rumen boluses |
GB2206046B (en) * | 1987-06-25 | 1991-04-03 | Alza Corp | Multi-unit delivery system |
AU629915B2 (en) * | 1989-02-16 | 1992-10-15 | British Technology Group Limited | Dispensing device |
-
1990
- 1990-03-02 GB GB909004702A patent/GB9004702D0/en active Pending
-
1991
- 1991-03-01 AU AU74438/91A patent/AU646244B2/en not_active Ceased
- 1991-03-01 EP EP98108892A patent/EP0878190A1/en not_active Ceased
- 1991-03-01 DE DE69131129T patent/DE69131129T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1991-03-01 GB GB9104321A patent/GB2241485B/en not_active Expired - Fee Related
- 1991-03-01 CA CA002077342A patent/CA2077342C/en not_active Expired - Fee Related
- 1991-03-01 ZA ZA911526A patent/ZA911526B/xx unknown
- 1991-03-01 IE IE69391A patent/IE65251B1/en not_active IP Right Cessation
- 1991-03-01 WO PCT/GB1991/000317 patent/WO1991012795A1/en active IP Right Grant
- 1991-03-01 ES ES91905164T patent/ES2130136T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1991-03-01 JP JP50499291A patent/JP3247693B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1991-03-01 EP EP91905164A patent/EP0517771B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1991-03-01 HU HU9202810A patent/HU218675B/hu not_active IP Right Cessation
- 1991-03-01 RU SU915053132A patent/RU2094044C1/ru active
- 1991-03-01 DK DK91905164T patent/DK0517771T3/da active
- 1991-03-01 AT AT91905164T patent/ATE178790T1/de not_active IP Right Cessation
- 1991-03-01 PT PT96921A patent/PT96921B/pt not_active IP Right Cessation
- 1991-03-04 NZ NZ237290A patent/NZ237290A/en unknown
-
1992
- 1992-08-31 NO NO923397A patent/NO923397D0/no unknown
- 1992-09-01 FI FI923924A patent/FI108400B/fi active
- 1992-09-02 KR KR1019920702109A patent/KR0177178B1/ko not_active IP Right Cessation
-
1999
- 1999-04-20 GR GR990401088T patent/GR3030007T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ATE178790T1 (de) | 1999-04-15 |
CA2077342C (en) | 2001-04-24 |
EP0878190A1 (en) | 1998-11-18 |
FI923924A (fi) | 1992-09-01 |
HUT62464A (en) | 1993-05-28 |
KR0177178B1 (en) | 1999-03-20 |
RU2094044C1 (ru) | 1997-10-27 |
DK0517771T3 (da) | 1999-10-25 |
JPH05506845A (ja) | 1993-10-07 |
GB9104321D0 (en) | 1991-04-17 |
JP3247693B2 (ja) | 2002-01-21 |
GR3030007T3 (en) | 1999-07-30 |
IE910693A1 (en) | 1991-09-11 |
HU218675B (hu) | 2000-10-28 |
DE69131129T2 (de) | 1999-10-14 |
FI923924A0 (fi) | 1992-09-01 |
DE69131129D1 (de) | 1999-05-20 |
CA2077342A1 (en) | 1991-09-03 |
EP0517771B1 (en) | 1999-04-14 |
GB2241485B (en) | 1994-01-12 |
GB2241485A (en) | 1991-09-04 |
ZA911526B (en) | 1992-11-25 |
NZ237290A (en) | 1994-11-25 |
GB9004702D0 (en) | 1990-04-25 |
IE65251B1 (en) | 1995-10-18 |
ES2130136T3 (es) | 1999-07-01 |
PT96921A (pt) | 1993-03-31 |
WO1991012795A1 (en) | 1991-09-05 |
HU9202810D0 (en) | 1993-04-28 |
FI108400B (fi) | 2002-01-31 |
NO923397L (no) | 1992-08-31 |
AU7443891A (en) | 1991-09-18 |
NO923397D0 (no) | 1992-08-31 |
EP0517771A1 (en) | 1992-12-16 |
AU646244B2 (en) | 1994-02-17 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT93170B (pt) | Processo para a preparacao de dispositivos distribuidores nomeadamente, de capsulas contendo um ingrediente activo | |
US6303144B1 (en) | Preparations with controlled release | |
Gopalakrishnan et al. | Floating drug delivery systems: A Review | |
Singh et al. | Floating drug delivery systems: an approach to oral controlled drug delivery via gastric retention | |
RU2168330C2 (ru) | Устройство доставки лекарственного средства в форме суспензии с контролируемым его высвобождением | |
PT96921B (pt) | Dispositivo de libertacao intermitente | |
PT90418B (pt) | Processo para a preparacao de composicoes de revestimento farmaceutico de base aquosa para formas de dosagem | |
PT100635B (pt) | Forma de dosagem farmaceutica para a administracao retardada de um farmaco | |
BRPI0107646B1 (pt) | dispositivo osmótico duplo | |
JP2008540437A (ja) | キニーネを含有する制御放出調合剤 | |
HUT54038A (en) | Process for producing compositions with hydrogel-operated controlled release of active ingredient | |
JPS603286B2 (ja) | 定速溶出性製剤 | |
Parmar et al. | Pulsatile drug delivery systems: an overview | |
US5342624A (en) | Dispensing device | |
JPH0624959A (ja) | 胃内浮遊型薬物徐放性固形製剤 | |
PT88405B (pt) | Dispositivo e forma de dosagem para a libertacao de diltiazem | |
US5474784A (en) | Dispensing device | |
PT95168B (pt) | Forma de dosagem para libertar farmacos soluveis ou insoluveis | |
Aslam et al. | Techniques and polymers used to design Gastroretentive drug delivery systems–a review | |
GB2243777A (en) | Sustained release device | |
Aslam et al. | TECHNIQUES AND POLYMERS USED TO DESIGN GASTRORETENTIVE DRUG DELIVERY SYSTEMS–A.... |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19921103 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19990426 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20031031 |