PT96367A - Liga aperfeicoada de cobre-niquel-silicone-cromio e processo para a sua preparacao - Google Patents

Liga aperfeicoada de cobre-niquel-silicone-cromio e processo para a sua preparacao Download PDF

Info

Publication number
PT96367A
PT96367A PT96367A PT9636790A PT96367A PT 96367 A PT96367 A PT 96367A PT 96367 A PT96367 A PT 96367A PT 9636790 A PT9636790 A PT 9636790A PT 96367 A PT96367 A PT 96367A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
alloy
nickel
copper
silicon
chromium
Prior art date
Application number
PT96367A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Ampco Metal Mfg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ampco Metal Mfg filed Critical Ampco Metal Mfg
Publication of PT96367A publication Critical patent/PT96367A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22FCHANGING THE PHYSICAL STRUCTURE OF NON-FERROUS METALS AND NON-FERROUS ALLOYS
    • C22F1/00Changing the physical structure of non-ferrous metals or alloys by heat treatment or by hot or cold working
    • C22F1/08Changing the physical structure of non-ferrous metals or alloys by heat treatment or by hot or cold working of copper or alloys based thereon
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C9/00Alloys based on copper
    • C22C9/06Alloys based on copper with nickel or cobalt as the next major constituent

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Conductive Materials (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)

Description

"LIGA APERFEIÇOADA DE COBRE-NIQUEL-SILICONE-CROMIO E PROCESSO PARA A SUA PREPARAÇAO» para que AMPCO METAL MANUFACTURING INC., pretende obter privilégio de invenção em Portugal.
Verifica-se na indústria uma procura contínua de uma liga que possua a combinação de elevada dureza e elevada condutividade eléctrica. Estas duas propriedades são incongruentes, uma vez que a elevada dureza é normalmente conseguida ligando o metal puro com um ou mais elementos de liga. São bem conhecidas as ligas à base de cobre endurecidas por cura ou por precipiatção. A Patente dos E.U.A. Nfi. 1.658.186 descreve o fenómeno de endurecimento por precipitação em ligas à base de cobre. Mais especificamenente, a Patente Ns. 1.685.186 descreve uma liga de cobre contendo silicone e um ou mais de um grupo de elementos de formação de silicietos, tais como crómio, cobalto e níquel. A maior dureza é conseguida por meio de um tratamento por calor que consiste em aquecer a liga até uma temperatura de solução, em seguida arrefecê-la para manter a massa dos elementos de liga em solução sólida e, em seguida, curar a liga para precipitar silicietos metálicos, o que tem como consequência um aumento D-404 -1-/. em dureza e um aumento em condutividade eléctrica. A Patente dos E.U.A. NE. 4.260.435, descreve uma liga à base de cobre endurecida por precipitação, que é um aperfeiçoamento da liga descrita na Patente N8. 1.658.186. A liga é composta por 2,0 a 3,0% de níquel e/ou cobalto, 0,4 a 0,8% de silicone, 0,1 a 0,5% de crómio e pelo cobre de equilíbrio. 0 silicone, tal como se descreveu na Patente Na. 4.260.435, é utilizado numa quantidade ligeiramente superior do que a quantidade estequiométrica necessária para formar silicietos do níquel, removendo assim o níquel da solução e deixando o excesso de silicone. O crómio é utilizado numa quantidade ligeiramente maior do que a quantidade necessária para formar silicieto de crómio com o excesso de silicone. Por causa da baixa solubilidade do crómio em cobre, o crómio em excesso será precipitado por um segundo tratamento de cura.
Com o duplo tratamento por cura e com as reacções químicas, tal como se descreveu na Patente 4.260.435, obtem-se uma liga tratada por calor que possui uma dureza superior a 90 Rockwell Be, ao mesmo tempo, uma condutividade eléctrica de mais de 45% relativamente ao cobre puro.
As ligas à base de cobre possuem propriedades desejáveis para utilização como componentes em matrizes de moldagem por sopro, matrizes de moldagem por injecção, matrizes compósitas reforçadas ou matrizes de extrusão para a indústria plástica. -3- D-404
As ligas à base de cobre têm baixos custos no seu trabalho em máquinas e oferecem excelente características de difusidade, assegurando uma melhor reprodução da matriz e reduzindo a contracção no posto de matriz e o arqueamento do núcleo. No entanto, tem-se feito sentir a necessidade de uma liga à base de cobre, livre de berílio, que possua uma dureza maior, superior a 30 Rockwell C, mas que mantenha uma boa condutividade eléctrica. 0 objecto do invento é uma liga forjada ou vazada de cobre--níquel-silicone-crómio que possui elevada dureza e elevada condutividade e tem uma particular utilização como um componente em matrizes de injecção, moldagem por sopro ou por extrusão, para a indústria plástica.
Em geral a liga é constituída por 9,5 a 11,5% de níquel, silicone numa quantidade suficiente para proporcionar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,5, 0,5 a 2,0% de crómio e o cobre de equlíbrio. Com esta proporção específica de níquel/silicone consegue-se uma dureza superior a 30 Rockwell C e uma condutividade eléctrica superior em 24% relativamente ao cobre puro, através de um tratamento de endurecimento por precipitação. No tratamento por calor, a liga é inicialmente aquecida até uma elevada temperatura de solulão situada entre 8712C (1600aF) e 1010aC (1850aF), arrefecida e, em seguida, endurecida por cura a uma temperatura situada entre 343aC (650aF) e 565,5ac (1050aF).
Como tratamento alternado por calor, a solução arrefecida da liga é curada a uma temperatura situada entre 482,22C (9008F) e 537,7aC (lOOOfiF), sendo a seguir arrefecida lentamente a um ritmo de 53,7aC (100aF) a 93,3aC (200aF) por hora até atingir 343,3aC (6502F). Este tratamento alternado por calor pode aumentar a condutividade eléctrica para um valor superior ao obtido através de um tratamento de cura a uma única temperatura e proporciona um pegueno aumento na dureza.
Seria normalmente de esperar que um aumento substancial no teor de níquel e de silicone numa liga de silicone de cobre-níquel, resultasse num aumento da dureza, mas seria também de esperar que o aumento em níquel e silicone produzisse uma enorme diminuição na condutividade eléctrica. Verificou-se, no entanto, que mantendo as características químicas da liga dentro das gamas referidas e mantendo a proporção de níquel/silicone na gama correcta, pode obter-se uma elevada dureza sem a correspondente grande diminuição em condutividade. A liga de acordo com o presente invento tem particular utilização como material de matriz para a moldagem ou extrusão de partes plásticas. 0 aumento em dureza permite que a liga suporte as elevadas pressões de união sem distorsão e resista à erosão provocada pelo material plástico, particularmente quamdo o plástico possa conter aparas de material fibroso. -5- D-404 A liga de acordo com o presente invento oferece excelente difusidade térmica, o que constitui uma medida da condutividade térmica, calor especifico e densidade da liga. A elevada difusidade térmica permite que a liga, quando usada como um componente de matriz, "absorva" o calor e reduza o tempo de arrefecimento, diminuindo assim o tempo de ciclo para as operações de vazamento e formação de molde.
Se bem que a liga tenha uma particular utilização como um componente para uma matriz, pode ser também utilizada para rails e cavilhas de guiamento, anilhas, chapas de trabalho, cavilhas de ejecção, cremalheiras e semelhantes.
Outros objectos e vantagens ressaltarão no decorrer da descrição que se segue.
Os desenhos ilustram a melhor maneira, presentemente contemplada de levar a cabo o presente invento.
Nos desenhos: A Figura 1 é um gráfico de comparação da dureza da liga em Rockwell C com variações na proporção de níquel/silicone; e A igura 2 é um gráfico de comparação da condutividade eléctrica da liga com variações na proporção de níquel/silicone. A liga de acordo com o presente invento que tanto pode ser forjada como vazada, tem a seguinte composição em percentagem por peso: Níquel e/ou Cobalto 8,5 a 11,5%
Silicone numa quantidade suficiente para dar uma proporção de níquel/silicone de 3,4 para 4,5
Crómio 0,50 a 2,00%
Cobre Equilíbrio
Tendo em vista proporcionar óptimas dureza e condutividade eléctrica, a proporção de níquel/silicone deve ser mantida dentro dos limites correctos. A proporção de níquel/silicone deve estar presente na gama acima referida e, de preferência, situar-se na gama de 3,8 a 4,2. A liga pode também imcluir até cerca de 0,5% por peso de um elemento, tal como zircónio, magnésio, estanho, alumínio, zinco e semelhante. Uma pequena quantidade de zircónio pode ter a vantagem de melhorar a ductilidade da liga a elevada temperatura. -Ί D-404 Α Liga é tratada por calor, aquecendo-a inicialmente até uma temperatura elevada situada entre 871SC (16008F) a 1010SC (1850aF) durante 1 a 2 horas para assegurar a máxima solubilidade dos elementos da liga. A liga é arrefecida, de prefeência em água, para se obter uma solução sólida dos elementos de liga à temperatura ambiente. A liga é endurecida por cura, aquecendo novamente até uma temperatura situada entre 343,3=0 (650=F) e 565,5=0 (1050=F) durante um período de cerca de 1 a 5 horas e, de preferência, durante um período de 3 horas. Durante o tratamento de cura, os silicietos metálicos precipitara na forma de partículas submicroscópicas, que aumentam a dureza da liga para um valor superior em 30 Rckwell C, enquanto a condutividade eléctrica é conservada num valor superior em 24% relativamente ao cobre puro e, de preferência, na gama de 26 a 28%.
Em alternativa, a solução arrefecida de liga pode ser curada a uma temperatura situada entre 482,2=0 (900=F) e 537,7=0 (1000=F) durante 1 a 3 horas e arrefecida a um ritmo de 53,7=0 (100=F) a 93,3=0 (200=F) por hora, até atingir 343,3=0 (650=F). 0 tratamento de cura por calor com arrefecimento lento, aumenta significativamente a condutividade eléctrica da liga para valores superiores aos que se obtiveram através de cura por temperatura única e proporciona um pequeno aumento em dureza. A liga, quando tratada por calor, possui uma condutividade -8- D-404 térmica de mais de 100/watts/metro/°K, uma resistência à tensão na gama de 125.000 a 140.000 psi, 0,2% de resistência de rendimento de 110.000 a 120.000 psi e um alongamento de 5 a 15%. A Figura 1 ilustra a relação de variações entre a proporção de níquel/silicone e a dureza, enquanto que a Figura 2 ilustra a relação de variações entre a proporção de níquel/silicone e a condutividade eléctrica.
Fazendo referência às Figuras 1 e 2, a curva com a indicação A é uma liga de cobre-níquel-silicone-crómio contendo 10% de níquel, 1,5% de crómio em que fez variar o silicone em diferentes aquecimentos para dar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,5. A curva B representa uma liga de cobre-níquel-silicone-crómio contendo 8,5% de níquel, 1,6% de crómio e em que se fez variar o teor de silicone em diferentes aquecimentos para dar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,3. A Curva C representa uma liga contendo 11,2% de níquel, 1,65% de crómio e em que novamente se fez variar o teor de silicone em diferentes aquecimentos para dar uma proporção de níquel/silicone entre 3,5 a 4,5.
Cada liga A-C foi tratada por calor aquecendo-a até uma -9 D-404 temperatura de solução de 954,4aC (1750SF) e a liga foi mantida a esta temperatura durante 1 hora. A liga foi, em seguida, arrefecida e subseguentemente curada a uma temperatura de 468,3BC (875aF) durante um período de 3 horas.
Como se pode ver pela Figura 1, as ligas A, B e C possuem, cada uma, uma dureza superior a 32 Rockwell C guando a proporção de níguel silicone é mantida na gama de 3,6 para 4.1. Quando a proporção aumenta para mais de 4,1, a dureza de ambas as ligas A e C diminui significativamente.
Relativamente à condutividade eléctrica, tal como ilustrado na Figura 2, as ligas A e B mostram uma condutividade superior em 27% com uma proporção de níguel/silicone de 3,8 para 4,1. Quando a proporção diminui para menos de 3,8, a condutividade desce rapidamente. A liga C tem uma condutividade eléctrica superior a 25% com uma proporção de níguel/silicone de aproximadamente 3,8 para 4.1. Quando a proporção cai fora desta gama, a condutividade volta a descer. A curva D é um compósito de valores de condutividade eléctrica das três ligas A, B e C gue foram sujeitas a tratamentos por calor alternados. Neste tratamento a liga vazada foi inicialmente aguecida até 982,2aC (18002F) e mantida a esta temperatura durante 1 hora. A liga foi então -10- D-404 arrefecida e subsequentemente curada a 510aC (950aF) durante 1,5 horas, seguindo-se um arrefecimento lento a um ritmo de 93,3aC (200aF) por hora até 343,3BC (650aF). A curva assinalada por D mostra que a condutividade eléctrica das três ligas A, B e C foi substancialmente aumentada enquanto os valores de dureza, tal como representado na Figura 1, não foram significativamente afectados. Mais particularmente, o tratamento por calor alternado aumentou a condutividade das três ligas para um valor acima de 30% a uma proporção de níquel/silicone de cerca de 3,7 para 4,5.
Através dos dados ilustrados nas Figuras l e 2, pode observar-se que uma proporção de níquel/silicone na gama de 3,4 para 4,5 proporcionou, inesperadamente, óptima dureza, assim como uma boa condutividade eléctrica. Quando a proporção de níquel/silicone se afasta desta gama, a dureza e a condutividade decrescem significativamente. A liga de acordo com o presente invento tem uma aplicação particular como um componente de matriz para moldagem por sopro, moldagem por injecção, moldagem compósita e extrusão de materiais plásticos. Devido à alta difusidade, é assegurada uma maior igualização do calor do componente de matriz, que resulta numa diminuição no tempo de arrefecimento.
Uma vez que a liga possui uma dureza superior a 30 Rockwell -11- D-404 C, é capaz de suportar as elevadas pressões de união durante a operação de vazamento de matriz, sem distorsão. Além disso, a elevada dureza resiste à erosão provocada pelo material plástico e esta é uma particular preocupação quando o material plástico inclui pedaços de substâncias fibrosas.
Podem contemplar-se várias formas de realização do presente invento sem se sair do âmbito das reivindicações que se seguem e que indicam claramente o objecto do presente invento.
Lisboa, 26 de Dezembro de 1990
PELA REQUERENTE

Claims (9)

  1. -12- D-404 -REIVINDICAÇOES- 1*. - Liga à base de cobre, caracterizada por ser constituída essencialmente por 9,5 a 11,5% em peso de níquel, silicone numa quantidade suficiente para proporcionar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,5, 0,50 a 2,00% de crómio e o cobre de equlíbrio, possuindo a referida liga uma dureza superior a 30 Rockwell C e uma condutividade eléctrica superior em 24% relativamente ao cobre puro.
  2. 2*. - Liga de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida liga incluir também até 0,5% em peso de um elemento escolhido do grupo que consiste em zircónio, magnésio, estanho, zinco, alumínio e suas misturas.
  3. 3*. - Liga de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o cobalto ser substituído, pelo menos, por uma porção do referido níquel.
  4. 4* - Liga de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida liga possuir uma proporção de níquel/silicone na gama de 3,8 a 4,2.
  5. 5*. - Processo para a preparação de uma liga à base de cobre, caracterizada por compreender as fases de preparação de uma liga que é essencialmente constituída por 9,5 a 11,5% em peso -13- D-404 de níquel, silicone numa quantidade suficiente para proporcionar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,5, 0,50 a 2,00% de crómio, e o cobre de equilíbrio, aquecimento da liga até uma temperatura de solução, arrefecimento da liga, reaquecimento da liga até uma temperatura de cura situada entre 482eC (900® F) a 537 ®C (1000®F) e, em seguida arrefecimento lento da liga para uma temperatura de 343=C (650=F) num ritmo de 53,7®C (100®F) a 93®C (200®F) por hora, proporcionando desse modo uma liga tratada por calor que possui uma dureza superior a 30 Rockwell C e uma condutividade eléctrica superior em 24% relativamente ao cobre puro.
  6. 6». - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida temperatura de solução se situar na gama compreendida entre 871=C (1600=F) e 1.010®C (1850®F).
  7. 7*. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender a fase de manutenção da liga à referida temperatura de solução durante um período de 1 a 5 horas.
  8. 8*. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender a fase de manutenção da temperatura de cura durante um período de 1 a 3 horas. 9*. - Liga à base de cobre, constituída essencialmente por D-404 -14-
  9. 9,5 a 11,5% em peso de níquel, silicone numa quantidade suficiente para proporcionar uma proporção de níquel/silicone entre 3,4 a 4,5, 0,50 a 2,00% de crómio e o cobre de equilíbrio, possuindo a referida liga uma dureza superior a 30 Rockwell C e uma condutividade eléctrica superior em 24% relativamente ao cobre puro, caracterizada por a referida liga ser produzida aquecendo-a até uma temperatura de solução, ser arrefecida, ser reaquecida até uma temperatura de cura entre 482aC (900® F) a 537aC (1000aF), e ser, a seguir, arrefecida lentamente até uma temperatura inferior a 343aC (650aF) num ritmo de 53,7aC (100aF) a 93aC (200aF) por hora.
PT96367A 1989-12-26 1990-12-26 Liga aperfeicoada de cobre-niquel-silicone-cromio e processo para a sua preparacao PT96367A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/457,013 US5028391A (en) 1989-04-28 1989-12-26 Copper-nickel-silicon-chromium alloy

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT96367A true PT96367A (pt) 1991-10-15

Family

ID=23815076

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96367A PT96367A (pt) 1989-12-26 1990-12-26 Liga aperfeicoada de cobre-niquel-silicone-cromio e processo para a sua preparacao

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5028391A (pt)
EP (1) EP0436364A1 (pt)
JP (1) JPH04247839A (pt)
KR (1) KR910012312A (pt)
CA (1) CA2032993A1 (pt)
FI (1) FI906291A (pt)
PT (1) PT96367A (pt)
TW (1) TW215459B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2807398B2 (ja) * 1993-08-03 1998-10-08 和明 深道 磁気抵抗効果材料、その製造方法および磁気抵抗素子
JPH1096037A (ja) * 1996-09-20 1998-04-14 Mitsui Mining & Smelting Co Ltd 耐摩耗性に優れた銅合金
JP4329967B2 (ja) * 2000-04-28 2009-09-09 古河電気工業株式会社 プラスチック基板に設けられるピングリッドアレイ用icリードピンに適した銅合金線材
JP3520034B2 (ja) * 2000-07-25 2004-04-19 古河電気工業株式会社 電子電気機器部品用銅合金材
JP3520046B2 (ja) 2000-12-15 2004-04-19 古河電気工業株式会社 高強度銅合金
US7090732B2 (en) * 2000-12-15 2006-08-15 The Furukawa Electric, Co., Ltd. High-mechanical strength copper alloy
US7182823B2 (en) * 2002-07-05 2007-02-27 Olin Corporation Copper alloy containing cobalt, nickel and silicon
JP4494258B2 (ja) * 2005-03-11 2010-06-30 三菱電機株式会社 銅合金およびその製造方法
JP6802689B2 (ja) * 2016-11-11 2020-12-16 三芳合金工業株式会社 析出硬化型銅合金及びその製造方法
JP6600401B1 (ja) * 2018-10-11 2019-10-30 三芳合金工業株式会社 時効硬化型銅合金の製造方法
JP7215735B2 (ja) * 2019-10-03 2023-01-31 三芳合金工業株式会社 時効硬化型銅合金

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1658186A (en) * 1925-02-21 1928-02-07 Electro Metallurg Co Copper alloy and process of producing and treating the same
US1778668A (en) * 1927-06-30 1930-10-14 Gen Electric Electrode
US1763303A (en) * 1928-11-14 1930-06-10 Ohio Brass Co Trolley wheel
US3072508A (en) * 1961-02-15 1963-01-08 Ampco Metal Inc Method of heat treating copper base alloy
GB1358055A (en) * 1971-09-22 1974-06-26 Langley Alloys Ltd Copper-based alloys
SU456019A1 (ru) * 1973-02-26 1975-01-05 Государственный Научно-Исслкдовательский И Проектный Институ Сплавов И Обработки Цветных Металлов Сплав на основе меди
US4191601A (en) * 1979-02-12 1980-03-04 Ampco-Pittsburgh Corporation Copper-nickel-silicon-chromium alloy having improved electrical conductivity
EP0018818A1 (en) * 1979-04-30 1980-11-12 Enfield Rolling Mills Limited Precipitation hardening copper alloys
US4260435A (en) * 1979-07-02 1981-04-07 Ampco-Pittsburgh Corporation Copper-nickel-silicon-chromium alloy having improved electrical conductivity
US4728372A (en) * 1985-04-26 1988-03-01 Olin Corporation Multipurpose copper alloys and processing therefor with moderate conductivity and high strength

Also Published As

Publication number Publication date
KR910012312A (ko) 1991-08-07
FI906291A0 (fi) 1990-12-20
CA2032993A1 (en) 1991-06-27
US5028391A (en) 1991-07-02
JPH04247839A (ja) 1992-09-03
FI906291A (fi) 1991-06-27
EP0436364A1 (en) 1991-07-10
TW215459B (pt) 1993-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96367A (pt) Liga aperfeicoada de cobre-niquel-silicone-cromio e processo para a sua preparacao
Seferis Polyetheretherketone (PEEK): Processing‐structure and properties studies for a matrix in high performance composites
US4861391A (en) Aluminum alloy two-step aging method and article
BRPI0713870A2 (pt) liga de alumìnio, de alta resistência, tratável por calor
US3968071A (en) Polyamide resin molding composition
KR840007901A (ko) 주조용금형 및 그 제조법
GB2117402A (en) Processing copper beryllium alloys
JPS58157953A (ja) 高強度を有し耐表層剥離性が優れたアルミニウム合金の製造方法及びその合金
KR100245766B1 (ko) 합금의 변성방법 및 그 제품
PT93710A (pt) Processo para a preparacao de polimeros com grupos imida a base de maleimidas entre as quais uma bismaleimida siloxanica e de diaminas aromaticas
JPS61163960A (ja) 高衝撃抵抗性の熱可塑性組成物
JPS62199743A (ja) 高強度銅基合金及びその製造方法
US3761252A (en) Aluminum base alloy
KR920007884B1 (ko) 연속 주조주형의 재료용 동합금 및 이 동합금으로 연속 주조용 주형을 제조하는 방법
Sweeney et al. Crazing of acrylic resins
JPH0571055B2 (pt)
CH298572A (de) Aluminium-Kupfer-Legierung.
Wijk Annealing of 3D printed parts
Wilfong Effects of sorbed caprolactam on the crystallinity, morphology, and deformation behavior of polyetheretherketone and poly (phenylene sulfide)
IL96157A (en) Heat treatment helps aluminum-lithium alloys after hardening over time
AT283752B (de) Thermoplastische Formmassen auf Basis gesättigter Polyester
DE2300589A1 (de) Verfahren zur herstellung von formkoerpern uneinheitlicher haerte und zaehigkeit
JPS58103552A (ja) ポリエステル組成物
D'yakova Processes involved in decomposition of metastable phases in two-phase titanium alloys.
JPS6449617A (en) Manufacture of heat-sensitive shape memory resin molded product

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910531

FC3A Refusal

Effective date: 19971029