PT95968A - Processo e dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros - Google Patents

Processo e dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros Download PDF

Info

Publication number
PT95968A
PT95968A PT95968A PT9596890A PT95968A PT 95968 A PT95968 A PT 95968A PT 95968 A PT95968 A PT 95968A PT 9596890 A PT9596890 A PT 9596890A PT 95968 A PT95968 A PT 95968A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylinders
roughness
edges
zones
cylinder
Prior art date
Application number
PT95968A
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Blin
Laurent Sosin
Dominique Loison
Original Assignee
Usinor Sacilor
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Usinor Sacilor filed Critical Usinor Sacilor
Publication of PT95968A publication Critical patent/PT95968A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • B22D11/0637Accessories therefor
    • B22D11/0648Casting surfaces
    • B22D11/0651Casting wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • B22D11/0622Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars formed by two casting wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Cylinder Crankcases Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Physical Vapour Deposition (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)
  • Treatment Of Steel In Its Molten State (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)

Description

USINOR SACILOR
Société Anonyme "PROCESSO E DISPOSITIVO DE VAZAMENTO CONTÍNUO SOBRE UM OU ENTRE DOIS CILINDROS" ' ' A presente invenção diz respeito ao vazamento contínuo de produtos metálicos finos, em especial de chapas de aço, sobre um ou entre dóis cilindros.
Conhece-se já este tipo de vazamento, que consiste em levar metal em fusão ao contacto com uma superfície arrefecida, móvel em rolamento contínuo. Em contácto com esta superfície fria, o metal vazado solidifica e é arrastado pelo movimento de rolamento contínuo da superfície.
Um dos problemas conhecidps deste tipo de vazamento consiste em assegurar uma solidificação uniforme do metal em contacto com a superfície arrefecida, sendo este problema devido ao facto de, quando do contacto do metal em fusão com a superfície arrefecida, o metal se contrair solidificando, provocando essa contracção descolamentos localizados da película de metal solidificado em relação à superfície de vazamento. Segue--se daí que nas zonas onde se produz esse descolamento o arrefecimento do metal é retardado em relação às zonas onde a película se mantém bem em contacto com a superfície arrefecida. Verificou-se que, numa superfície lisa, estes fenómenos se produziam de maneira desordenada, provocando assim irregularidades tanto no aspecto da superfície do produto vazado como na sua es- -2-
trutura e podendo provocar defeitos tais como fendas de superfície. ..
Para remediar este problema e garantir uma homogeneidade da solidificação do metal vazado, foi já proposto dar â superfície arrefecida uma certa rugosidade que conduz a uma repartição bastante regular, à escala da rugosidade, das zonas onde o metal vazado está em contacto com a superfície arrefecida, e portanto a uma solidificação homogénea, à escala das dimensões do produto final, do referido metal.
Estio descritas disposições deste tipo em especial nos documentos EP 309 247 e JP 62254953,4que mostram cilindros de vazamento cuja superfície possui uma rugosidade particular definida pelas dimensões e pela disposição dos relevos, picos e cavidades da rugosidade.
Embora a utilização de superfícies de vazamento que possuam características de rugosidade particulares permita obter produtos de melhor qualidade, em especial à superfície, sucede no entanto que, quando do vazamento, podem produzir-se incidentes tais como brechas ou prisões do metal vazado e conduzir não só a defeitos no produto vazado como também a graves perturbações quando da operação de vazamento propriamente dita. Tais incidentes surgem, por exemplo, correntemente junto dos bordos das superfícies de vazamento, na proximidade das paredes laterais, ou faces menores, que mantêm lateralmente o metal em fusão e definem a largura do produto. Com efeito, estas paredes laterais são fixas e os bordos do produto vazado têm tendência para aí -3- / fiçarem presos, enquanto que, a distância destas paredes laterais, o metal solidificado em contacto com a superfície de vazamento é arrastado por esta. Daqui resulta uma diferença de velocidade entre os bordos e a zona central do produto ainda imperfeitamente solidificada, o que pode conduzir à formação de brechas, ou pelo menos a defeitos graves nos bordos do produto. A presente invenção tem por objecto resolver estes problemas, evitar os incidentes de vazamento tais como a formação de brechas e prisões, e fornecer um produto de qualidade satisfatória em toda a sua largura, em especial nos bordos.
Tendo em vista estes objectivos, a presente invenção tem por objecto um processo de vazamento de produtos metálicos finos sobre um ou entre dois cilindros arrastados em rotação, segundo o qual se conduz metal em fusão para solidificar em contacto com paredes arrefecidas do ou dos referidos cilindros, formando películas de metal sólido que são arrastadas'continua-mente pela rotação do ou dos cilindros.
Segundo a presente invenção, este processo e caracteri-zado por se arrastarem preferencialmente apenas certas zonas longitudinais das películas solidificadas.
Segundo uma variante da presente invenção, as referidas zonas arrastadas preferencialmente estão situadas na proximidade dos bordos ou nos bordos do produto moldado.
Segundo esta primeira variante, os bordos das películas em curso de soldificação estão submetidos a um esforço de arrasto particularmente importante, que impede a sua prisão nas pa-
-4- redes laterais fixas ou que, pelo menos, no caso de um princípio de prisão, rompe este e evita assim que a quantidade de metal preso cresça e conduza a uma brecha de metal líquido a jusante de prisão. A melhoria trazida pelo arrasto preferencial unicamente dos bordos das películas solidificadas não pôde ainda ser precisamente explicada. Uma hipótese ê, todavia, que o arrasto preferencial dos bordos, isto é, onde, devido â presença das paredes laterais, as películas têm tendência para ficar retidas por atrito contra as referidas paredes e onde têm ainda tendência para se solidificar mais rapidamente) permite evitar os problemas de prisão e de formação de brechas já evocados, enquanto as películas solidificadas na zona média do produto estão submetidas a esforços de arrastamento menores e não correm o risco de sofrer tensões superficiais, provocadas por este esforço, que poderiam prejudicar a qualidade do produto nesta zona média.
Segundo uma outra variante do processo de acordo com a presente invenção, as referidas zonas arrastadas preferencialmente estão situadas a uma certa distância dos bordos do produto vazado.
Segundo esta segunda variante, é a zona média das películas que é arrastada de preferência em relação aos bordos. Neste caso, os bordos das películas, em curso de solidificação, têm uma certa liberdade de deformação e, no caso da prisão nas paredes laterais, apenas estas zonas são perturbadas, estando submetidas a uma acção de corte longitudinal, enquanto a zona média -5- do produto, que é arrastada uniformemente, não sofre tensões de superfície. Parece que, neste caso, os bordos das películas asseguram de certo modo uma acção de amortecimento das tensões geradas pelo atrito nas paredes laterais, que se repartem pela largura das zonas dos bordos não submetidas ao arrasto preferencial, sendo esta acção tanto mais importante quanto mais largas forem esta zonas dos bordos. Com toda a evidência, sendo estas zonas dos bordos particularmente perturbadas, pode ser necessário eliminá-las a jusante do dispositivo de vazamento. A presente invenção tem também por objecto um dispositivo de vazamento de produtos metálicos finos sobre um ou entre dois cilindros, compreendendo este dispositivo um ou dois cilindros arrastados em rotação e cujas paredes são arrefecidas, e delimitando paredes laterais, com o ou os referidos cilindros, um espaço de vazamento.
Segundo a presente invenção, este dispositivo é caracte-rizado por a superfície do ou dos referidos cilindros ser dividida em pelo menos três zonas periféricas, tendo pelo menos uma das referidas zonas uma rugosidade maior do que a das outras zonas.
Segundo uma variante do dispositivo, a superfície dos cilindros compreende duas zonas rugosas, cada uma delas situada na proximidade de uma parede lateral, cuja rugosidade é maior do que a de uma terceira zona situada entre as duas referidas zonas rugosas. Vê-se claramente que esta primeira variante do dispôsi- -6- tivo permite em especial a realização da primeira variante do processo atrás descrito, favorecendo um arrastamento preferencial dos bordos das películas solidificadas na superfície do ou dos cilindros.
De acordo com uma segunda variante do dispositivo, a superfície do cilindro compreende pelo menos uma zona rugosa, de rugosidade superior â de outras zonas, estando esta ou estas zonas rugosas a uma certa distância das paredes laterais.
Compreender-se-á facilmente que esta segunda variante do dispositivo permite em especial a realização da segunda varian-. te atrás descrita do processo, favorecendo um arrasto preferencial de uma zona média das películas solidificadas e permitindo um deslizamento eventual dos bordos das referidas películas.
Os inventores descobriram que, além dos aspectos benéficos sobre a regularidade de solidificação do produto vazado, características particulares respeitantes â rugosidade das superfícies de vazamento poderiam participar na melhoria das condições de operação de vazamento e facilitar a obtenção de um produto vazado num ou entre dois cilindros, em especial evitando os problemas bem conhecidos provocados pelo contacto do metal com as paredes laterais fixas.
Outras características aparecerão na descrição que vai fazer-se, a título de exemplo, de várias formas de realização da presente invenção.
Far-se-á referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1 , uma vista esquemática de um dispositivo de vazamento entre dois cilindros segundo a presente invenção; A fig. 2, uma vista de uma variante no caso de cilindros desviados axialmente; A fig. 3, uma vista de cima de um outro dispositivo no caso de superfícies de vazamento mais rugosas na sua parte média do que nos bordos; e A fig. 4, uma vista em planta de um cilindro com rugosidade elevada nos bordos numa configuração particular desta.
Na fig. 1 está representada esquematicamente uma instalação de vazamento entre dois cilindros que compreende dois cilindros (1) arrastados em rotação segundo as setas (2) e duas paredes laterais fixas (3) dispostas contra as extremidades dos cilindros (1) para obturar um espaço (5) de vazamento (4) no qual se lança, quando do vazamento, metal em fusão. A parede cilíndrica dos ciliádros (1) é arrefecida e, como é bem conhecido, o metal em fusão vazado no espaço de vazamento (4) solidifica em contacto com estas paredes arrefecidas, formando películas de metal solidificado que se tornam progressivamente mais espessas e se unem ao nível do plano dos eixos dos cilindros (1) para formar o produto vazado sob a forma de uma fita fina, que é extraída continuamente por baixo.
Segundo a presente invenção, a superfície das paredes dos cilindros (1) compreende na proximidade de cada uma das paredes laterais (3) zonas periféricas (5), representadas por tracejados cruzados, cuja rugosidade é maior do que a da zona média (6). -8- c A título de exemplo, para uma largura da superfície de vazamento de 800 mm, a largura das zonas (5) de grande rugosidade é de cerca de 10 mm, sendo a rugosidade Rz destas zonas (5) de 150 micrômetros e a da zona média (6) de 80 micrometros. Estes valores podem, no entanto, variar de maneira relativamente importante segundo as dimensões dos cilindros, a natureza da superfície de vazamento e a do metal vazado. De preferência, a rugosidade Rz das zonas (5) mais rugosas serã sensivelmente igual a ou'maior que o dobro da das zonas menos rugosas.
Tais rugosidades podem ser conferidas à superfície de vazamento por numerosos processos tais como recartilhagem, pro-jecção de grenalha, electroerosão, martelagem, etc. O tipo ou a forma das rugosidades dependerão essencialmente do processo escolhido. Pode-se, por exemplo no caso de uma rugosidade produzida por recartilhagem, realizar uma rugosidade do tipo de recartilhas cruzadas, como está representado pelo seu aspecto na fig. 1, ou recartilhagem recta transversal, formando riscos orientados paralelamente ao eixo dos cilindros, como se representa pelo seu aspecto na fig. 2.
Por outro lado, a rugosidade das diferentes zonas poderá ser realizada por processos diferentes.
No caso representado na fig. 1, onde as paredes laterais (3) são colocadas contra as extremidades dos cilindros sem compreender qualquer parte saliente entre os cilindros e em contacto com superfícies cilíndricas destes, as zonas (5) de gran- c -9-
<a> de rugosidade estão situadas na proximidade directa dos bordos das superfícies de vazamento, isto é em cada extremidade dos cilindros.
J A fig. 2 representa uma variante do dispositivo, na qual os cilindros (1) estão desviados mutuamente axialmente, assentando cada parede lateral (31), por um lado, na face extrema de um cilindro e, por outro lado, na parede cilíndrica do outro cilindro. Esta configuração geral é já conhecida para permitir, por deslocamento relativo dos cilindros na direcção axial, uma variação da largura do espaço de vazamento e, portanto, uma variação da fita fina vazada.
J
Neste caso, cada cilindro terá uma zona (5') de grande rugosidade num bordo da superfície de vazamento, e uma outra zona de grande rugosidade a uma certa distância do outro bordo, sendo esta distância definida em função do afastamento das paredes laterais. A zona cilíndrica (7) que se encontra em contacto com as paredes laterais e de preferência de rugosidade suficientemente pequena para que não haja o risco de abrasão da parede lateral no curso do vazamento.
Um cilindro tal como o representado em planta na fig. 4 pode ser utilizado em vez dos cilindros (1) no dispositivo representado na fig. 1. As zonas (8) de maior rugosidade deste tipo de cilindro apresentam a particularidade de estar divididas perifericamente em vários segmentos (8',8") que têm alternadamente rugosidades diferentes. Por exemplo, os segmentos (81) têm uma grande rugosidade, maior do que a dos segmentos (8"), que
-10- pode por sua vez ser maior do que a da zona média (6).
Esta disposição particular permite em especial facilitar uma eventual rejeição das margens do produto vazado, obtido pela utilização destes cilindros, criando zonas de rotura preferenciais das referidas margens. Pôde de facto constatar-se que variações bruscas de rugosidade da superfície dos cilindros, tais como as provocadas pela alternância dos segmentos (8,8')/ provocavam no produto, nos níveis correspondentes a estas variações de rugosidade, um enfraquecimento do metal do produto vazado, facilitando a rejeição ulterior das margens, por exemplo por corte com tesoura.
Ter-se-á já compreendido que a utilização dos cilindros e dispositivos que se acaba de descrever em relação com as fig. 1, 2 e 3 permite a realização do .processo segundo a presente invenção na sua primeira variante, favorecendo, por uma forte rugosidade das superfícies de vazamento na proximidade das paredes laterais, o arrastamento dos bordos das películas de metal solidificadas. O dispositivo representado em vista de cima na fig. 3 destina-se à realização do processo na sua segunda variante. Nesta variante dò dispositivo, os cilindros (1') compreendem uma zona periférica média (6') de maior rugosidade que as zonas periféricas (9) situadas na proximidade das paredes laterais.
Como já se indicou, a rugosidade das zonas (9) é suficientemente pequena para permitir um deslizamento dos bordos das películas solidificadas nessas zonas, no caso de os referidos -11- bordos terem tendência para ficar retidos por prisão nas paredes laterais. Este deslizamento pode aliás ser favorecido por uma lubrificação das zonas (9) antes do vazamento ou regularmente no decurso do mesmo. A rugosidade das zonas periféricas médias (6*) dos cilindros (1') pode evidentemente ser realizada por processos como os indicados atrás. A presente invenção não se limita aos dispositivos que se acaba de descrever a título de exemplo. Poderá em especial aplicar-se a instalações de vazamento num sé cilindro.
J

Claims (10)

  1. /
    REIVINDIC AÇÕES 2..— Processo de vazamento de produtos metálicos tinos sobre um ou entre dois cilindros accionados em rotação, segundo o qual se conduz metal em fusão para se solidificar em contacto com as paredes arrefecidas do ou dos referidos cilindros, formando películas de metal solido que são arrastadas continua mente pela rotação do ou dos cilindros, -caracterizado por se arrastarem preferentemente apenas certas zonas longitudinais das oelículas solidificadas.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por as referidas zonas arrastadas preferentemente estarem situadas na proximidade dos bordos ou nos bordos do produ to vazado. -13-
  3. 3.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado por as referidas zonas arrastadas preferentemente es tarem situadas a uma certa distância dos bordos do produto va zado.
  4. 4. - Dispositivo de vazamento de produtos metálicos finos sobre um ou entre dois cilindros, que compreende um ou dois cilindros (1) accionados em rotação e. cujas paredes são arrefecidas, e paredes laterais (3) que delimitam com o ou os referidos cilindros um espaço de vazamento (4), caracterizado por a superfície do ou dos referidos cilindros estar dividida em pelo menos três zonas periféricas (5,6), tendo uma (5) pelo menos das referidas zonas uma rugosidade maior do que a das outras zonas (6) .
  5. 5. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a superfície.dos cilindros compreender duas zonas rugo.sas (5) situadas, cada uma, na proximidade de uma parede lateral, cuja rugosidade é maior do que a de uma tercei ra zona (6) situada entre as duas referidas zonas rugosas.
  6. 6. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a superfície do cilindro compreender pelo menos uma zona rugosa (6), de rugosidade superior â das outras zonas (9), estando esta ou estas zonas rugosas a uma certa -14-
    distãncia das paredes laterais.
  7. 7. - Cilindro para um dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros, caracterizado por a sua super fície cilíndrica de vazamento estar dividica em pelo menos três zonas periféricas, uma (5) pelo menos das quais tem uma ru gosidade maior do que a das outras zonas (6) .
  8. 8. - Cilindro de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender duas zonas (5) de maior rugosidade situa das nos bordos da superfície de'vazamento.
  9. 9. - Cilindro de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender uma zona média (61) com uma rugosidade maior do que a de duas outras zonas (9) situadas nos bordos da superfície de vazamento.
  10. 10. - Cilindro de acordo com uma qualçuer das reivindicações 7 e 8, caracterizado por a rugosidade Rz das zonas com maior rugosidade ser sensivelmente igual ou maior do que o dobro da das outras zonas. Lisboa, 22 de Novembro de 1990 C A$>& ··? OFicrst au .-‘rcpredode !ndusfrM
PT95968A 1989-11-23 1990-11-22 Processo e dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros PT95968A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8915539A FR2654659B1 (fr) 1989-11-23 1989-11-23 Procede et dispositif de coulee continue sur un ou entre deux cylindres.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95968A true PT95968A (pt) 1991-09-13

Family

ID=9387791

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95968A PT95968A (pt) 1989-11-23 1990-11-22 Processo e dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros

Country Status (27)

Country Link
US (1) US5156201A (pt)
EP (1) EP0430840B1 (pt)
JP (1) JP2994455B2 (pt)
KR (1) KR0178519B1 (pt)
CN (1) CN1054323C (pt)
AT (1) ATE107552T1 (pt)
AU (1) AU638509B2 (pt)
BR (1) BR9005920A (pt)
CA (1) CA2030610C (pt)
CZ (1) CZ279738B6 (pt)
DE (1) DE69010161T2 (pt)
DK (1) DK0430840T3 (pt)
ES (1) ES2055892T3 (pt)
FI (1) FI90836C (pt)
FR (1) FR2654659B1 (pt)
HU (1) HU209554B (pt)
IE (1) IE904167A1 (pt)
MA (1) MA21998A1 (pt)
NO (1) NO905035L (pt)
PL (1) PL163800B1 (pt)
PT (1) PT95968A (pt)
RU (1) RU2038885C1 (pt)
SK (1) SK280491B6 (pt)
TN (1) TNSN90136A1 (pt)
TR (1) TR25080A (pt)
UA (1) UA25963A1 (pt)
ZA (1) ZA909372B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2684904B1 (fr) * 1991-12-11 1994-03-18 Usinor Sacilor Cylindre pour une machine de coulee continue de bandes metalliques, machine de coulee continue correspondante et procede de realisation d'un tel cylindre.
GB2279595A (en) * 1993-07-06 1995-01-11 British Steel Plc Continuous casting using rollers having varying radii across their width
AUPP040397A0 (en) * 1997-11-14 1997-12-11 Bhp Steel (Jla) Pty Limited Casting metal strip
WO2001085369A1 (fr) 2000-05-12 2001-11-15 Nippon Steel Corporation Tambour de refroidissement pour le moulage par coulage continu de pieces fines, procede et appareil de fabrication, fine piece moulee et procede de moulage par coulage continu
JP4821199B2 (ja) * 2005-07-12 2011-11-24 株式会社Ihi 双ロール鋳造機
KR100711793B1 (ko) * 2005-09-02 2007-04-30 주식회사 포스코 쌍롤식 박판 주조기의 주조롤 및 이를 사용하여 제조된주물편
KR100770342B1 (ko) * 2006-07-11 2007-10-25 주식회사 포스코 박판주조기의 주조롤
AU2008100847A4 (en) * 2007-10-12 2008-10-09 Bluescope Steel Limited Method of forming textured casting rolls with diamond engraving
PL3753648T3 (pl) * 2009-10-30 2024-05-13 Nucor Corporation Sposób i urządzenie do kontrolowania zmiennej grubości warstwy w odlewanej taśmie
US20180179612A1 (en) * 2016-12-23 2018-06-28 Posco Duplex stainless steel sheet having excellent corrosion resistance and method for manufacturing the same

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3844336A (en) * 1972-12-27 1974-10-29 Martin Marietta Aluminum Method of producing continuous cast metallic sheet with patterned surface
US4688623A (en) * 1981-12-21 1987-08-25 Atlantic Richfield Company Textured silicon ribbon growth wheel
CA1181558A (en) * 1982-04-08 1985-01-29 Takashi Onoyama Apparatus for producing flake particles
US4456579A (en) * 1982-09-30 1984-06-26 Gnb Batteries Inc. Low antimony lead-based alloy and method
US4677623A (en) * 1983-11-11 1987-06-30 Hitachi, Ltd. Decoding method and apparatus for cyclic codes
JPS6197967A (ja) * 1984-10-19 1986-05-16 Hitachi Ltd 半導体装置およびその製造方法
JP2632824B2 (ja) * 1985-10-11 1997-07-23 バッテル・メモリアル・インスティチュート 熔融物から直接金属板を鋳造する方法
US4705095A (en) * 1986-01-09 1987-11-10 Ribbon Technology Corporation Textured substrate and method for the direct, continuous casting of metal sheet exhibiting improved uniformity
JPH0765567B2 (ja) * 1986-04-09 1995-07-19 株式会社豊田自動織機製作所 揺動斜板型圧縮機におけるクランク室圧力の制御機構
JPH0815639B2 (ja) * 1986-04-30 1996-02-21 日新製鋼株式会社 双ロ−ル式連鋳機
JPS6376740A (ja) * 1986-09-18 1988-04-07 Nippon Yakin Kogyo Co Ltd 凹凸模様を有する金属薄板帯の直接製造方法とその製造装置
JPS6483343A (en) * 1987-09-24 1989-03-29 Nippon Steel Corp Method for continuously casting cast thin slab
ES2037232T3 (es) * 1987-09-24 1993-06-16 Nippon Steel Corporation Tambor de refrigeracion para maquinas de colada continua para fabricar fleje metalico delgado.
JPH0218743A (ja) * 1988-07-06 1990-01-23 Hitachi Ltd 記録再生装置

Also Published As

Publication number Publication date
SK280491B6 (sk) 2000-03-13
ZA909372B (en) 1991-07-31
JPH03174956A (ja) 1991-07-30
AU6655490A (en) 1991-05-30
FR2654659B1 (fr) 1992-02-07
UA25963A1 (uk) 1999-02-26
CA2030610A1 (fr) 1991-05-24
ATE107552T1 (de) 1994-07-15
JP2994455B2 (ja) 1999-12-27
PL163800B1 (pl) 1994-05-31
FI905719A0 (fi) 1990-11-20
CA2030610C (fr) 2001-08-21
FI90836B (fi) 1993-12-31
HU209554B (en) 1994-07-28
AU638509B2 (en) 1993-07-01
RU2038885C1 (ru) 1995-07-09
BR9005920A (pt) 1991-09-24
CN1054323C (zh) 2000-07-12
HUT59044A (en) 1992-04-28
FI90836C (fi) 1994-04-11
US5156201A (en) 1992-10-20
DE69010161D1 (de) 1994-07-28
NO905035D0 (no) 1990-11-21
EP0430840A1 (fr) 1991-06-05
CN1052623A (zh) 1991-07-03
IE904167A1 (en) 1991-06-05
KR910009365A (ko) 1991-06-28
CS565290A3 (en) 1992-01-15
DK0430840T3 (da) 1994-10-24
DE69010161T2 (de) 1995-02-09
EP0430840B1 (fr) 1994-06-22
PL287874A1 (en) 1991-12-02
FI905719A (fi) 1991-05-24
KR0178519B1 (ko) 1999-02-18
TR25080A (tr) 1992-11-01
CZ279738B6 (cs) 1995-06-14
MA21998A1 (fr) 1991-07-01
NO905035L (no) 1991-05-24
TNSN90136A1 (fr) 1991-03-05
HU907102D0 (en) 1991-05-28
FR2654659A1 (fr) 1991-05-24
ES2055892T3 (es) 1994-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95968A (pt) Processo e dispositivo de vazamento continuo sobre um ou entre dois cilindros
BR9200393A (pt) Molde para fundicao continua de metal,mais especificamente de aco e processo para sua fabricacao
US5010947A (en) Twin cooling roll apparatus for producing rapidly solidified metal strip
BR8705033A (pt) Disposicao de cilindros para o tratamento insento de deformacoes de artigos em forma de tira movimentados
KR950704070A (ko) 스틸 스트립의 주조방법
EP0463177A1 (en) Continuously cast thin piece and method of casting thereof
US3310849A (en) Continuous metal casting apparatus
US3844336A (en) Method of producing continuous cast metallic sheet with patterned surface
KR930012145A (ko) 연속주조기에 적합한 금속판재 연속주조용 기계를 위한 롤과 이 롤의 생산방법
US5179996A (en) Process and device for continuous casting on a roll or between two rolls
KR910000271A (ko) 연속 카스팅에서 카스트 스테인리스 스틸 스트립을 신속하고 균일하게 폭방향으로 냉각하는 방법
US3447590A (en) Roll type continuous casting apparatus
JPH0342152A (ja) 直接冷間圧延される薄い金属製品をロール間で連続鋳造する方法および装置
US3339625A (en) Continuous casting apparatus having bent-edge belts
JPS6326242A (ja) 金属薄板帯の直接鋳造装置
KR910004272A (ko) 엷은 금속 제품의 직접 연속 주조를 위한 방법과 장치
HUT57103A (en) Apparatus for continuous casting metals
KR960013520A (ko) 연속적인 금속 주조용, 움직이는 벽 주형의 주물 표면
JPH0464774B2 (pt)
JPS63183750A (ja) 金属薄帯連続鋳造装置用サイド堰
JPH0221881B2 (pt)
JPS6336868B2 (pt)
JPH0737447U (ja) 薄板連続鋳造用鋳造ノズル
JPS63317237A (ja) 形鋼用連続鋳造鋳片の支持装置
JPH0565261B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910408

FC3A Refusal

Effective date: 19980415