PT95373B - Aparelho e processo para guiar folhas de papel em movimento ou outros materiais - Google Patents

Aparelho e processo para guiar folhas de papel em movimento ou outros materiais Download PDF

Info

Publication number
PT95373B
PT95373B PT95373A PT9537390A PT95373B PT 95373 B PT95373 B PT 95373B PT 95373 A PT95373 A PT 95373A PT 9537390 A PT9537390 A PT 9537390A PT 95373 B PT95373 B PT 95373B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sheets
balls
spheres
straightedge
levers
Prior art date
Application number
PT95373A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95373A (pt
Inventor
Winfried Manhart
Harald Witt
Original Assignee
Stahl Gmbh & Co Maschf
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stahl Gmbh & Co Maschf filed Critical Stahl Gmbh & Co Maschf
Publication of PT95373A publication Critical patent/PT95373A/pt
Publication of PT95373B publication Critical patent/PT95373B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H9/00Registering, e.g. orientating, articles; Devices therefor
    • B65H9/16Inclined tape, roller, or like article-forwarding side registers
    • B65H9/166Roller

Description

D E S 0 R I Q Ã 0
A presente invenção refere-se a nm aparelho para guiar folhas de papel ou outros materiais em forma de folhas movidos por meios transportadores susceptíveis de serem accionados, que compreende uma aresta rectilínea de alinhamento e uma régua de esferas que se estende paralelamente à aresta de alinhamento, cujas esferas individuais se apoiam de maneira forçada nos meios transportadores, deslocando-se as folhas por cima dos mesmos. A invenção refere-se além disso à utilização de um tal aparelho.
Conhece-se um aparelho do tipo mencionado, por exemplo da publicação da companhia da Requerente STAML INFORMATION, N° 12/86, pág, 18 (1986). No aparelho conhecido, as esferas individuais da régua de esferas usada servem para reter uma guia de precisão dos bordos das folhas que são colocadas sobre os meios transportadores, por exemplo cilindros inclinados ou correias transportadores, e
fornecidas a velocidade elevada, provenientes por exemplo de uma unidade de dobragem anterior, para uma unidade de dobragem ou outro agregado de máquinas seguintes, alinhadas segundo um ângulo correcto ao longo da régua rectilínea de alinhamento. Ás esferas individuais da régua de esferas estão dispostas centradas por cima dos cilindros inclinados ou correias transportadoras, em mangas, abertas na parte superior e na parte inferior, assentando pelo seu próprio peso nos cilindros inclinados ou nas correias trans portadoras.
bordo dianteiro das folhas movidas, em regra mas não necessariamente, horizontalmente provoca um salto das esferas para cima, batidas pelo referido bordo, dependendo a altura do salto da velocidade e da espessura das folhas transportadas, dependendo a espessura da folha por sua vez do número de folhas e do volume de papel. A altura do salto das esferas individuais é limitada no aparelho conhecido por uma régua de espera contínua colocada por cima das mangas, que ao mesmo tempo impede que as esferas saiam para fora. 0 espaçamento da referida régua é ajustável, permitindo que a altura do salto das esferas a limitar seja definida.
Este aparelho conhecido tem dois inconvenientes substanciais: na fase do salto das esferas, as esferas individuais perdem momentaneamente contacto, quer com os meios transportadores accionados, que com as folhas que se deslocam sobre os mesmos. 0 encosto forçado efectuado pelo peso das esferas é assim interrompido brevemente, mas periodicamente, quer entre as esferas e os meios transp portadores, quer entre as esferas e as folhas transportadas. Gomo consequência disso, a componente da força inicial das folhas dobradas no sentido da régua rectilínea de alinhamento varia periodicamente, isto é, é maior quando há contacto forçado e menor sem esse contacto forçado, podendo por conseguinte as forças transportadas afastar-se da régua rectilínea de alinhamento. Isso por sua vez conduz a que as
folhas não atinjam ο mecanismo de dobragem seguinte ou outro posto de trabalho seguinte segundo o ângulo correcto, tornando-se assim inutilizáveis ou constituindo um desperdício. A limitação da altura do salto por meio de uma simples tira ou uma tira de folha metálica tem ainda outro inconveniente que consiste no facto de as esferas baterem con tra uma superfície fixa e terem a sua velocidade periférica diminuída, e ao mesmo tempo receberem um impulso que muda o sentido original de rotação das esferas. Este último facto tem acção sobre a componente da força inicial da folha dobrada para a régua rectilínea de alinhamento e aumenta o perigo de as folhas se afastarem da régua de alinhamento quando as esferas, depois de saltar, caem novamente sobre as folhas transportadas e, por acção do seu peso próprio, apoiam-se com contacto forçado nas folhas.
objecto da presente invenção consiste em evitar estes inconvenientes e proporcionar um aparelho do tipo mencionado com o qual seja possível manter a componente inicial da força das folhas^transportadas no sentido da régua de alinhamento e a velocidade periférica e o sentido da rotação das esferas o mais constantes possível, reduzindo desse modo o perigo de as folhas se afastarem da régua de alinhamento.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se num aparelho do tipo mencionado na introdução dispondo, no lado das esferas afastado dos meios transportadores, elementos de carga rotativos sujeitos à acção de uma mola, os quais contactam de maneira forçada com a superfície das esferas com eles associadas.
Eelo facto de os elementos proporcionados segundo a presente invenção estarem sujeitos à acção da for ça de uma mola consegue-se que nunca seja interrompido o contacto forçado, quer entre os referidos elementos de carga e as esferas, quer entre as esferas e os meios transportadores ou as folhas colocadas por baixo das esferas, mesmo quando os bordos dianteiros das folhas transportadas com
elevada velocidade batem contra as esferas. 0 impacto transmitido pelo bordo dianteiro das folhas à esfera respectiva produz de facto um desvio da esfera numa direcção perpendicular à direcção do movimento da folha, mas como o elemento de carga que assenta na esfera está sob a acção da força de uma mola, o elemento de carga pode também ceder sem interrupção do contacto forçado. Como consequência disso, mantém-se inalterada a componente da força original da folha no sentido da régua de alinhamento, de modo que as folhas transportadas não podem afastar-se da régua de alinhamento, entrando assim no agregado seguinte segundo um ângulo correcto, por exemplo numa unidade de dobragem em ângulo recto. São assim quase completamente eliminadas as dobras incorrectas e os desperdícios. Como as esferas se mantém continuamente em contacto forçado com os elementos de carga que nelas assentam, a velocidade periférica das esferas também se mantém particularmente constante e não lhes é aplicado qualquer impulso que possa provocar uma mudança do seu sentido de rotação.
Formas de realização vantajosas do aparelho segundo a presente invenção são caracterizadas pelo facto de os elementos de carga serem rolos e os rolos estarem montados rotativamente em eixos que se estendem perpendicularmente â régua de alinhamento e â direcção de transporte das folhas. Esta última forma de realização actua designadamente de modo que os rolos, e portanto também as esferas com eles ligadas com um contacto forçado, tomem um sentido de rotação que corresponde exactamente ao sentido do transporte e estende-se paralelamente ao eixo longitudinal da régua de alinhamento.
Ê além disso conveniente uma forma de realização do aparelho segundo a presente invenção na qual os elementos de carga estão fixados numa régua ligada à régua de alinhamento por meio de alavancas, estando as alavan cas montadas rotativamento num plano vertical, estando de . preferência as alavancas montadas rotativas em torno de
pernos sob a acção de molas de torção.
aparelho segundo a presente invenção é usado de preferência para guiar, alinhar e reter folhas dobradas nas máquinas de impressão e dobragem, mesas transportadoras e alimentadores de folhas, podendo as mesas transportadoras ser, quer mesas de rolos inclinados, quer mesas de correias, não tendo o plano de transporte das referidas mesas necessariamente de se estender horizontalmente.
No âmbito das possibilidades dos especialistas da matéria contêm-se também modificações do aparelho segundo a presente invenção nas quais as esferas estão colocadas numa caixa apropriada, de modo tal que assentem numa superfície curva, de modo que podem também ser usadas por exemplo na zona tambor de desvio de um alimentador de pilha circular ou em todos os casos em que as folhas são transportadas separadas ou sob a forma de uma corrente imbricada e têm de ser guiadas, alinhadas e/ou retidas.
A presente invenção vai agora ser descrita com mais pormenor com o auxílio dos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista em corte da parte dianteira de uma mesa transportadora de rolos inclinados, que se segue a uma unidade de dobragem e fornece as folhas dobradas para uma unidade de dobragem em ângulo recto, estando os rolos de entrada desta unidade também representados esquematicamente na fig. 1. As partes cortadas do aparelho são cortadas pela linha (A-B) da fig. 2j
A fig.2, uma vista em planta do aparelho segundo a presente invenção ilustrado na fig. 1; e
A fig. 3, esquematicamente, a disposição do aparelho segundo a presente invenção no interior de um dobrador que tem várias unidades de dobragem.
A forma de realização do aparelho segundo a presente invenção ilustrada nos desenhos é utilizada para guiar, alinhar e reter folhas dobradas (1), que são forne- 5 -
cidas a velocidade elevada através de uma mesa transportadora (3) de rolos inclinados. As folhas dobradas (1) vêm de uma primeira unidade (2) de dobragem ou de impressão, deslocam-se sobre a mesa transportadora (3)> cujos rolos inclinados são accionados, e são fornecidas com a dobra para a frente a uma segunda unidade de dobragem ou de impressão (4). A régua rectilínea de alinhamento (7) serve para ohter o alinhamento angular correcto e para guiar as folhas dobra das (1).
Fixada na régua de alinhamento (7) há uma régua de esferas (8/ com um certo número de esferas (13), as quais estão dispostas em mangas individuais (9), abertas na parte superioe e na parte inferior e permitem assim um deslocamento vertical das esferas sem prejudicar a sua rotatibilidade.
A régua de esferas (8) está disposta de modo que as esferas individuais (13) estão cada uma situada centralmente por eima dos rolos inclinados usados no caso presente como meios transportadores e está em contacto forçado com os referidos rolos inclinados motores. Para maior clareza, nas fig. 1 e 2 apenas estão ilustrados os três rolos inclinados dianteiros (10$, (11) e (12) da mesa transportadora (3) ·
Na régua de alinhamento (7) está fixada por meio de parafusos cilíndricos (24) uma régua (23). Na régua (23) estão fixados pernos (16) em torno dos quais estão montadas rotativamente alavancas (15) e nas alavancas (15) estão fixados rodízios (14) rotativamente por meio de parafusos com ressalto (20), rolamentos de esferas (21) e mangas espaçadoras (22) (fig. 2). Os rodízios (14) estão dispostos de modo tal que cada um deles está associado com uma esfera (13) e contacta de maneira forçada com a superfície da esfera com ele associada. 0 encosto forçado é feito pela força de uma mola. Para isso, proporcionam-se molas de torção (17) nos pernos (16) que recebem tensão e são mantidas por mangas (18) de tensão das molas e pernos cilíndricos
(19)
Enquanto não forem transportadas quaisquer folhas dohradas (1) pelos rolos inclinados (10), (11) e (12), as esferas (13) assentam na superfície rotativa dos rolos inclinados (11) e (12), sendo o contacto forçado efectuado não só pelo peso próprio das esferas como também pela força das molas de torção (17) que, através das alavancas (15) fazem pressão nos rodízios (14) sobre a superfície rotativa das esferas (13), sendo então os rodízios (14) igualmente mantidos em rotação. Se uma folha dobrada (1) for transportada sobre a mesa transportador, quando o bordo dianteiro da dobra bater na esfera (13)» esta esfera desvia-se para cima (como se mostra do lado direito da fig. 1) mas não perderá em nenhum instante o contacto forçado com a superfície da folha transportada (1) e com o rodízio (14), mantendo-se por conseguinte a velocidade periférica da esfera (13) e o sentido da sua rotação também invariáveis. Depois da passagem da folha dobrada (1), a esfera (13) cai de novo para a sua posição original, sob a acção da força da mola de torção (17), sem que se interrompa o contacto forçado. A componente da força inicial das folhas dobradas individuais (1) no sentido da régua de alinhamento (7) mantém-se assim constante, não sendo afectada de maneira apreciável pelo desvio necessário das esferas (13). Leste modo, as folhas dobradas (l) atingem o intervalo entre os rolos de entrada (5,6) da unidade seguinte (4) de dobragem ou de impressão com ô ângulo correcto.
Numa outra forma de realização da preseninvenção, não ilustrada nos desenhos, a régua de esferas pode dispor-se centralmente por cima de correias transportadoras que se estendem paralelamente à régua de alinhamento (7); o plano de transporte não precisa de ser horizontal podendo também subir ou podendo as folhas ser transportadas sobre uma superfície curva, sendo as tiras de esferas então correspondentemente curvas.

Claims (2)

  1. Aparelho para guiar folhas de papel ou outros materiais em forma de folha movidas por meios trans portadores susceptíveis de ser accionados, que compreende uma aresta rectilínea de alinhamento e uma régua de esferas que se estende paralelamente a aresta rectilínea de alinhamento e cujas esferas individuais se apoiam de maneira forçada nos meios transportadores e nas folhas que se deslocam por cima, caracterizado por o lado das esferas (13) afastado dos meios transportadores (10, 11, 12) se colocarem elementos de carga rotativos sujeitos ã acção da força de uma mola, em contacto forçado com a superfície das esferas (13) com eles associados.
  2. - 2& Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de carga serem roletes (14).
    _ j s —
    Aparelho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os roletes (14) estarem montados rotativamente em eixos que se estendem perpendicularmente ã aresta rectilínea de alinhamento (7) e à direcção do transporte das folhas (l).
    _ 4& Aparelho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os elementos de carga serem fixados numa régua (23) ligada à aresta rectilínea de alinhamento (7) por meio de alavancas (15) e por as alavan8 cas (15) estarem montadas rotativamente num plano vertical,
    - _
    Aparelho âe acorâo oom a reivindicação 4, caracterizado por as alavancas (15) estarem montadas rotativamente em torno de pernos (16) sob a acção de molas de torção (1?).
    A requerente reivindica a prioridade do pedido alemão apresentado em 21 de Setembro de 1989 sob 0 27°. P 39 31 522.3.
    Lisboa, 20 de Setembro de 1990
PT95373A 1989-09-21 1990-09-20 Aparelho e processo para guiar folhas de papel em movimento ou outros materiais PT95373B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3931522A DE3931522A1 (de) 1989-09-21 1989-09-21 Vorrichtung zum fuehren von bewegten bogen sowie deren verwendung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95373A PT95373A (pt) 1992-06-30
PT95373B true PT95373B (pt) 1998-06-30

Family

ID=6389888

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95373A PT95373B (pt) 1989-09-21 1990-09-20 Aparelho e processo para guiar folhas de papel em movimento ou outros materiais

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0418456B1 (pt)
JP (1) JP2834300B2 (pt)
DD (1) DD297620A5 (pt)
DE (2) DE3931522A1 (pt)
PT (1) PT95373B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4131314A1 (de) * 1991-09-20 1993-03-25 Meteor Siegen Apparat Schmeck Faltanlage fuer bogenfoermiges faltgut
DE9304281U1 (pt) * 1993-03-22 1993-05-13 Stahl Gmbh & Co Maschinenfabrik, 7140 Ludwigsburg, De
DE102005015095A1 (de) * 2005-04-01 2006-10-05 Heidelberger Druckmaschinen Ag Vorrichtung zum Positionieren einer Hinterkante von Bogen
US7464931B2 (en) 2005-03-31 2008-12-16 Heidelberger Druckmaschinen Ag Apparatus for positioning a trailing edge of sheets
US8322713B2 (en) 2009-04-17 2012-12-04 Duplo Seiko Corporation Cross conveying device

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS61105343U (pt) * 1984-12-14 1986-07-04
JPS61211249A (ja) * 1985-03-13 1986-09-19 Yoshiyuki Kamata 硬質プラスチックシート材の搬送装置
DE3525040C2 (de) * 1985-07-13 1994-05-11 Bell & Howell Co Einrichtung zur Umlenkung der Förderrichtung von Papierblättern

Also Published As

Publication number Publication date
EP0418456A1 (de) 1991-03-27
JP2834300B2 (ja) 1998-12-09
EP0418456B1 (de) 1993-12-22
JPH03138245A (ja) 1991-06-12
DE59003955D1 (de) 1994-02-03
PT95373A (pt) 1992-06-30
DD297620A5 (de) 1992-01-16
DE3931522A1 (de) 1991-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4589654A (en) Sheet aligning device
US2190418A (en) Sheet conveyer
US3856293A (en) Automated fold pan
PT95373B (pt) Aparelho e processo para guiar folhas de papel em movimento ou outros materiais
US3910568A (en) Jogger for plural bin receiver
US3519266A (en) Paper sheet conveying mechanisms
US3079150A (en) Oscillating backstop for right angle delivery
US3649006A (en) Improved sheet handling apparatus
US3484101A (en) Sorting apparatus for documents
EP0578510B1 (en) Cross folder transport
US1708157A (en) Apparatus for feeding folded or unfolded sheets to printing, folding, or other machines
US3651933A (en) Copy sheet package
US3160410A (en) Apparatus for folding sheet material
US1217650A (en) Feeding mechanism.
US2400927A (en) Sheet guide
US3822878A (en) Sheet folding machine with two magazines
EP0618164A2 (de) Vorrichtung zum Belasten von Falzbogen
US3227443A (en) Registering table with side guide registering means
US3647204A (en) Paper sheet feed device
US1955514A (en) Delivery mechanism for printing machines
US1281359A (en) Deliverer for printing-presses.
US929450A (en) Machine for making cartons.
US4716440A (en) Positioning device for sheet on exposure platen of a copying machine
US1730477A (en) Feeding mechanism
US1222437A (en) Paper-bending machine.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920323

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980327

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20120927

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20130327