PT94843B - Processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfatacao utilizando solucoes aquosas que contem fluorozirconato de aluminio - Google Patents

Processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfatacao utilizando solucoes aquosas que contem fluorozirconato de aluminio Download PDF

Info

Publication number
PT94843B
PT94843B PT94843A PT9484390A PT94843B PT 94843 B PT94843 B PT 94843B PT 94843 A PT94843 A PT 94843A PT 9484390 A PT9484390 A PT 9484390A PT 94843 B PT94843 B PT 94843B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
post
process according
aqueous solutions
wash
passive
Prior art date
Application number
PT94843A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94843A (pt
Inventor
Dieter Hauffe
Thomas Kolberg
Horst Gehmecker
Werner Rausch
Gerhard Muller
Original Assignee
Metallgesellschaft Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metallgesellschaft Ag filed Critical Metallgesellschaft Ag
Publication of PT94843A publication Critical patent/PT94843A/pt
Publication of PT94843B publication Critical patent/PT94843B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C23COATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; CHEMICAL SURFACE TREATMENT; DIFFUSION TREATMENT OF METALLIC MATERIAL; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL; INHIBITING CORROSION OF METALLIC MATERIAL OR INCRUSTATION IN GENERAL
    • C23CCOATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; SURFACE TREATMENT OF METALLIC MATERIAL BY DIFFUSION INTO THE SURFACE, BY CHEMICAL CONVERSION OR SUBSTITUTION; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL
    • C23C22/00Chemical surface treatment of metallic material by reaction of the surface with a reactive liquid, leaving reaction products of surface material in the coating, e.g. conversion coatings, passivation of metals
    • C23C22/82After-treatment
    • C23C22/83Chemical after-treatment
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D13/00Electrophoretic coating characterised by the process
    • C25D13/20Pretreatment

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical Treatment Of Metals (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Cleaning And De-Greasing Of Metallic Materials By Chemical Methods (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Solid Thermionic Cathode (AREA)
  • Removal Of Specific Substances (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção diz respeito a um processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfato sobre metais, particularmente aço, aço zincado, aço revestido com ligas de zinco e alumínio, antes da pintura ou da aplicação de adesivos, por meio de soluções aquosas isentas de crómio.
processo de fosfatação é utilizado em grande escala industrialmente para a preparação de superfícies metálicas antes de uma subsequente aplicação de tinta. As camadas de fosfato assim formadas têm como resultado, entre outros benefícios, uma melhor adesão das películas de tinta sobre os metais, um aumento da resistência à corrosão e uma inibição de alterações por baixo da superfície da tinta em zonas atacadas nas películas de tinta em virtude de solicitações de corrosão. As propriedades de protecção das camadas de fosfato são ainda melhoradas se se submeterem estas últimas a uma post-lavagem passivante.
Obtêm-se boas propriedades técnicas de utilização se se fizer a post-lavagem passivante com base em soluções de crómio hexavalente e/ou bivalente. No entanto, constitui um incoveniente a toxicidade dos compostos de crómio trivalente e, especialmente, hexavalentes.
Na patente de invenção norte-americana número US-A-4376000, descreve-se um agente de post-lavagem isento de crómio à base de polivinil-fenol. No entanto, este agente tem de ser utilizado em concentrações comparativamente elevadas de modo que a sua utilização provoca uma poluição indesejada de ãgua de esgoto, particularmente por causa de ser necessário um elevado consumo de oxigénio para a sua decomposição.
Na patente de invenção norte-americana número US-A-3695942, descreve-se a utilização de compostos solúveis de zircónio para o tratamento posterior de camadas de conversão. Os agentes de post-lavagem contêm, além de zircónio, catiões de metais alcalinos e de amónio. Menciona-se expressamente um aviso contra a utilização de catiões de metais alcalino-terrosos. Eles são empregados a um valor do pH compreendido entre 3 e 8,5. No entanto, estes agentes de post-lavagem não atingem o mesmo nível de qualidade dos agentes que contêm crómio.
A patente de invenção norte-americana número US-A-3895970 refere-se ã utilização de agentes de post-lavagem aquosos ácidos para o tratamento de camadas de fosfatação à base de fluoretos simples e complexos e menciona, do grupo dos compostos de zircónio, o fluoreto de crómio e zircónio e o fluoreto de zircónio. Com a excepção do fluoreto de crómio e zircónio, os produtos mencionados na memória descritiva desta patente de invenção satisfazem apenas requisitos médios. 0 fluoreto de crómio e zircónio tem, no entanto, ainda o já mencionado inconve niente de ser tóxico.
objectivo da presente invenção é proporcionar um processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfato aplicadas sobre metais antes da pintura ou antes da aplicação de adesivos que não possua os inconvenientes dos processos conhecidos e se caracterize por uma maior protecção contra a corrosão, assim como muito boa adesão a tinta e a cola e que não seja poluente do meio ambiente ou o seja apenas muito ligeiramente.
Este objectivo é atingido utilizando o processo do tipo mendcnado antes que corresponde â invenção que se caracteriza pelo facto de se lavarem as superfícies metálicas fosfatadas com soluções aquosas que contêm fluorozirconato de alumínio com uma proporção molar de Al : Zr : F de (0,15 a 0,67) : 1 : (5 a 7), em que a concentração total de Al + Zr + F está compreendida entre 0,1 e 2,0 g/1eo seu valor depH está regulado de maneira a ficar compreendido entre 3 e 5.
De acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção, lavam-se as superfícies metálicas fosfatadas com soluções aquosas cuja concentração total em Al + Zr + F está compreendida entre 0,2 e 0,8 grama/litro.
processo de acordo com a presente invenção é apropriado para todos os tipos de camadas de fosfato que podem ser aplicadas sobre metais, especialmente sobre aço, aço zincado e revestido com liga de zinco, aço aluminizado, zinco, ligas de zinco, alumínio e ligas de alumínio. Essas camadas de fosfato contêm, entre outros, fosfato de zinco, fosfato de ferro, fosfato de manganês, fosfato de cálcio, fosfato de magnésio, fosfato de níquel, fosfato de cobalto, fosfato de zinco e ferro, fosfato de zinco e manganês, fosfato de zinco e cálcio e outros tipos de camadas com dois ou também mais catiões bivalentes. 0 processo é especialmente apropriado para tratar as camadas de fosfato que se formam pelo processo de fosfatação com baixo teor de zinco com ou sem a adição de outros catiões, tais como Mn, Ni,
Co, Mg.
Depois da fosfatação, as superfícies metálicas são conveni. entemente lavadas com água, antes de serem submetidas a tratamento posterior, como, por exemplo, imersão, pulverização, inundação ou laminação, por meio do processo de acordo com a presente invenção.
Os agentes de post-lavagem que sao utilizados no processo de acordo com a presente invenção podem ser quimicamente classificados como pertencentes ao grupo dos fluorozirconatos de alumínio fracamente ácidos. A sua preparação pode fazer-se, por exemplo, dissolvendo em primeiro lugar zircónio metálico ou carbonato de zircónio em ácido fluorídrico aquoso de maneira a formar-se ácido fluorozircónico complexo. Em seguida, adiciona-se alumínio metálico ou hidróxido de alumínio e deixa-se dissolver. Não obstante a via de preparação descrita ser a preferida, os agentes de post-lavagem podem também preparar-se de acordo com outros processos.
De acordo com uma forma de realização especialmente preferida da presente invenção, lavam-se as superfícies metálicas fosfatadas com soluções aquosas que contêm, adicionalmente, pelo menos um dos aniões benzoato, caprilato, etil-hexanoato ou salicilato, em uma concentração total compreendida entre 0,05 a 0,5 grama/litro. Desta maneira, provoca-se especialmente um posterior aumento de protecção contra a corrosão das partes não revestidas. Os aniões podem ser adicionados por intermédio dos correspondentes ácidos ou dos sais.
A regulação do valor de pH das soluções de post-lavagem realiza-se, de preferência, com catiões de bases voláteis.
Entre elas contam-se especialmente amónio, etanolamónio, assim como dietanolamónio e trietanolamónio.
A utilização da post-lavagem passivante das superfícies metálicas fosfatadas pode realizar-se por imersão, alagamento, pulverização e molhagem, por exemplo por aplicação por meio de rolos. Os tempos de tratamento estão compreendidos entre um segundo e dois minutos. A temperatura de aplicação pode variar desde a temperatura ambiente até cerca de 80°C. Geralmente, preferem-se temperaturas compreendidas entre 20 e 50°C. Para a preparação do banho de post-lavagem, utiliza-se, de preferência, água completamente desionizada ou com pequenos teores de sais. Águas com um elevado teor de sais são menos apropriadas para a preparação dos banhos.
Uma outra forma de realização vantajosa da presente invenção prevê que as superfícies metálicas fosfatadas sejam depois lavadas com água completamente desionizada.
processo de acordo com a presente invenção é utilizado como preparação prévia das superfícies metálicas fosfatadas antes da aplicação de tintas ou de adesivos. 0 processo melhora a adesão das películas orgânicas ao substrato metálico, melhora a resistência das películas orgânicas contra a formação de bolhas devido a ataques corrosivos e inibe a actuação devida a corrosão de zonas atacadas da película. 0 processo verificou-se ser especialmente vantajoso em associação com tintas aplicadas por electro-imersão catódica, tintas pulverizadas, tintas com elevado teor de sólidos contendo pequenas percentagens de
dissolventes ou tintas em que a água é o dissolvente principal.
processo de acordo com a presente invenção é em seguida esclarecido mais completamente por meio do Exemplo seguinte :
EXEMPLO
Chapas de aço, de aço galvanizado electroliticamente e de AlMgSi desengorduradas foram tratadas com um processo de fosfatação com uma pequena quantidade de zinco modificado com manganês durante dois minutos a 55°C, por pulverização.
A solução de fosfatação tinha a seguinte composição :
0,7 g/1 Zn 0,04 g/1 Fe (IH)
1,0 g/1 Mn 13 g/1 P2°5
1,0 g/1 Ni 2,1 g/i no3
2,9 g/1 Na 0,3 g/1 F
0,15 g/i nh4 0,07 g/i no2
Sobre os tres substratos metálicos, formaram-se camadas
de fosfato, finamente cristalinas, de cobertura uniforme, com 9 um peso unitário superficial compreendido entre 2,5 e 3 g/m .
As chapas foram seguidamente lavadas com água e, em seguida lavadas com uma solução de passivação. A post-lavagem de passivação subsequente realizou-se mediante pulverização a 30°C e com
um tempo de tratamento de um minuto. Como tratamento final, realizou-se uma lavagem com água completamente desionizada.
Para a pintura das chapas, utilizou-se um primário aplicado por electro-imersão catódica, uma carga e uma tinta de cobertura. Cada película de tinta foi separadamente cozida. A espessura total da camada de tinta era igual a cerca de 90 micrómetros.
Em seguida, as chapas foram riscadas com uma agulha de aço até ao substrato metálico e submetidas a diversos ensaios. Os resultados estão reunidos nos Quadros 1 a 3.
agente de post-lavagem que se empregou no processo de acordo com a presente invenção foi preparado por diluição de 1,6 gramas de um concentrado aquoso com 0,8552! de AI, 8,62% de Zr e 10,7% de F, com utilização de água completamente desionizada. Em seguida, regulou-se o seu valor do pH para 3,5 - 4,0 com amoníaco. O agente de post-lavagem possuia a seguinte composição : : 0,014 grama/litro de Al, 0,14 grama/litro de Zr, 0,17 grama/ /litro de F e 0,026 grama/litro de NH^.
Para os ensaios de comparação, utilizaram-se :
uma solução de post-lavagem contendo Cr(VI) - Cr(III), especificamente com 0,2 grama/litro de CrO^ e 0,037 grama/litro de Cr(III) (valor do pH 3,5 - 4,0);
uma solução de fluorozirconato de crómio com 0,047 grama/litro de Cr(III), 0,083 grama/litro de Zr e 0,121 grama/ /litro de F (valor do pH 3,5 - 4,0);
assim como uma solução de polivinil-fenol em uma concentração de 0,6 grama/litro (valor do pH 3,5 - 4,0).
Os ensaios das amostras de chapa realizaram-se de acordo com o ensaio de nevoeiro salino segundo a Norma DIN 50021 SS (1008 h), o ensaio filiforme de acordo com ASTM D 2803 (1008 h), assim como de acordo com o método de ensaio da General Motors TM 54-26 com 20 ciclos (ensaio GM-Scab). Mediram-se as alterações do substrato por baixo da tinta em milímetros.
-10Resultados sobre Aço
Alteração por baixo da tinta (mm) no Ensaio GM-Scab (20cidos) 3,5 35 O 3,5
Ensaio filiforme ASTM D 2803 (1008 h) o O 1—1 \l o
Ensaio de nevoeiro salino DIN 50021 SS (1008 h) i—1 V » o 0 - < 1 1—1 1 O o
X tx 3,5- o
B <U bO ctí > cfl i—4 1 4-) ω o cx ω Ό ώ 4-) ô <u ω < Cr(VI)-Cr(III) Fluorozirco.nato de crómio Polivinilfenol Fluorozirconato de alumínio NH~ a pH —► (Invenção)
1Resultados sobre Aço Zincado
Alteração por baixo da tinta (mm) no Ensaio GM-Scab (20 ciclos) r—1 rH T—1 r—1 N r—1 r-H i—1 N
Ensaio Filiforme ASTM D 2803 (1008 h) o 0-^1 l...... f—I o o
Ensaio de nevoeiro salino DIN 50021 SS (1008 h) uo 00 7,0 MO m
K cx 1 ΙΓ| O co <r
Agente de post-lavagem Cr(VI)-Cr(III) Fluorozirconato de crómio Polivinilfenol Fluorozirconato de alumínio NH^ a pH (Invenção)
-12•Η
W $
Η < 0
Η Φ
Η μ 43
Q 0
0Í Q (0
9 W
£5 0
ΟΙ Τ3 Φ μ rH £ οί
Alteração por baixo da tinta (mm) no Ensaio GM-Scab (20 ciclos) 0,5 - 1 i—1 t—1 0,5 - 1
Ensaio Filiforme ASTM D 2803 (1008 h) o o o o
Ensaio de nevoeiro salino DIN 50021 SS (1008 h) i—1 o r—1 \I 1 o o
tx 1 m cn o
Agente de post-lavagem Cr(VI)-Cr(III) Fluorozirconato de crómio Polivinilfenol Fluorozirconato de alumínio NH~ a pH —► (Invenção)
Uma comparação dos valores dos Quadros mostra que o processo de acordo com a presente invenção originou em todos casos pelo menos valores tão bons como os melhores dos três métodos ensaiados simultaneamente.

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES )
1 a 5, caracterizado pelo facto de, a seguir â post-lavagem com solução passivante, se aplicar uma tinta com um elevado teor de sõ lidos pobre em dissolvente.
1. - Processo para post-lavagem passivante de camadas de fosfatação aplicadas sobre metais, em especial aço, aço galvanizado, aço galvanizado com ligas de zinco e alumínio, por meio de soluções aquosas isentas de crómio, antes da aplicação de tintas ou de ade sivos, caracterizado pelo facto de se lavarem as superfícies metálicas fosfatadas com soluções aquosas que contêm fluorozirconato de alumínio com uma proporção molar Al:Zr:F de (0,15 a 0,67) : 1 :
2, - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se lavarem as superfícies metálicas fosfatadas com soluções aquosas cuja concentração total de Al + Zr + F estã compreendida entre 0,2 e 0,8 g/1.
-153. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de as superfícies metálicas fosfatadas serem la vadas com soluções aquosas que contêm adicionalmente pelo menos um dos aniões benzoato, caprilato, etil-hexanoato e salicilato, numa concentração total compreendida entre 0,05 e 0,5 ç/1.
3 a 5 .
4. - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2 ou 3, carac terizado pelo facto de as superfícies metálica fosfatadas serem lavadas com soluções aquosas cujos valores do pH foram regulados com catiões de bases voláteis, de preferência amonio, etanolamõnio, dietanolamõnio e trietanolamónio.
5. - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo facto de a seguir à post-lavagem com solução passivante se efectuar uma lavagem final com ãgua desionizada.
(5 a 7) em que a concentração total de Al + Zr + F estã compreendida entre 0,1 e 2,0 g/1 e cujo valor do pH foi regulado para
6. - Processo de acordo com uma ou mais da reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de, a seguir ã post-lavagem passivante, se aplicar uma tinta por electroimersão catódica.
7.- Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de, a seguir à post-lavagem com solução passivante, se aplicar uma tinta sob a forma de pó.
8.- Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações
9.- Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de, a seguir àpost-lavagem com a solução passivante, se aplicar uma tinta em que a água é o dissolvente essencial.
PT94843A 1989-07-28 1990-07-27 Processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfatacao utilizando solucoes aquosas que contem fluorozirconato de aluminio PT94843B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3924984A DE3924984A1 (de) 1989-07-28 1989-07-28 Verfahren zur passivierenden nachspuelung von phosphatschichten

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94843A PT94843A (pt) 1991-04-18
PT94843B true PT94843B (pt) 1997-03-31

Family

ID=6386020

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94843A PT94843B (pt) 1989-07-28 1990-07-27 Processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfatacao utilizando solucoes aquosas que contem fluorozirconato de aluminio

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP0410497B1 (pt)
JP (1) JP2909517B2 (pt)
AT (1) ATE81533T1 (pt)
BR (1) BR9003594A (pt)
CA (1) CA2018631C (pt)
DD (1) DD298436A5 (pt)
DE (2) DE3924984A1 (pt)
ES (1) ES2035699T3 (pt)
PL (1) PL164742B1 (pt)
PT (1) PT94843B (pt)
ZA (1) ZA905922B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4017186A1 (de) * 1990-05-29 1991-12-05 Metallgesellschaft Ag Erzeugung von konversionsueberzuegen auf zink- oder zinklegierungsoberflaechen
DE4017187A1 (de) * 1990-05-29 1991-12-05 Metallgesellschaft Ag Verfahren zur nachspuelung von konversionsschichten
US5209788A (en) * 1990-11-21 1993-05-11 Ppg Industries, Inc. Non-chrome final rinse for phosphated metal
DE19511573A1 (de) * 1995-03-29 1996-10-02 Henkel Kgaa Verfahren zur Phosphatierung mit metallhaltiger Nachspülung
DE19834796A1 (de) 1998-08-01 2000-02-03 Henkel Kgaa Verfahren zur Phosphatierung, Nachspülung und kathodischer Elektrotauchlackierung
DE19854091C2 (de) * 1998-11-24 2002-07-18 Audi Ag Verfahren zur Vorbehandlung von Karosserien vor einer Lackierung
DE10010355A1 (de) * 2000-03-07 2001-09-13 Chemetall Gmbh Verfahren zum Aufbringen eines Phosphatüberzuges und Verwendung der derart phosphatierten Metallteile
KR20020051991A (ko) * 2000-12-23 2002-07-02 이구택 환경친화성 및 내식성이 우수한 인산염처리강판의 제조방법
ES2462291T3 (es) * 2001-02-16 2014-05-22 Henkel Ag & Co. Kgaa Proceso de tratamiento de artículos polimetálicos
EP2405031A1 (de) * 2010-07-07 2012-01-11 Mattthias Koch Verfahren zur Beschichtung von Formkörpern sowie beschichteter Formkörper
CN103097583B (zh) * 2010-09-15 2015-11-25 杰富意钢铁株式会社 容器用钢板及其制造方法
US10435806B2 (en) 2015-10-12 2019-10-08 Prc-Desoto International, Inc. Methods for electrolytically depositing pretreatment compositions
DE102016206417A1 (de) 2016-04-15 2017-10-19 Henkel Ag & Co. Kgaa Fördergestellbehandlung zur unterdrückung anlagenbedingter phosphatüberschleppung in einer prozessfolge zur tauchlackierung
DE102016206418A1 (de) * 2016-04-15 2017-10-19 Henkel Ag & Co. Kgaa Unterdrückung anlagenbedingter phosphatüberschleppung in einer prozessfolge zur tauchlackierung

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3695942A (en) * 1970-12-02 1972-10-03 Amchem Prod Zirconium rinse for phosphate coated metal surfaces
US3966502A (en) * 1972-08-17 1976-06-29 Amchem Products, Inc. Zirconium rinse for phosphate coated metal surfaces
US3852123A (en) * 1972-11-20 1974-12-03 Pennwalt Corp Sealing rinses for phosphate coatings on metal
US3895970A (en) * 1973-06-11 1975-07-22 Pennwalt Corp Sealing rinse for phosphate coatings of metal
US4496404A (en) * 1984-05-18 1985-01-29 Parker Chemical Company Composition and process for treatment of ferrous substrates
US4650526A (en) * 1986-03-18 1987-03-17 Man-Gill Chemical Company Post treatment of phosphated metal surfaces by aluminum zirconium metallo-organic complexes

Also Published As

Publication number Publication date
DE59000357D1 (de) 1992-11-19
EP0410497A1 (de) 1991-01-30
BR9003594A (pt) 1991-08-27
DE3924984A1 (de) 1991-01-31
CA2018631C (en) 1999-05-11
JPH0361385A (ja) 1991-03-18
PL286243A1 (en) 1991-04-22
PL164742B1 (pl) 1994-10-31
DD298436A5 (de) 1992-02-20
ATE81533T1 (de) 1992-10-15
ES2035699T3 (es) 1993-04-16
ZA905922B (en) 1992-03-25
JP2909517B2 (ja) 1999-06-23
CA2018631A1 (en) 1991-01-28
PT94843A (pt) 1991-04-18
EP0410497B1 (de) 1992-10-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4298404A (en) Chromium-free or low-chromium metal surface passivation
PT94843B (pt) Processo para a post-lavagem passivante de camadas de fosfatacao utilizando solucoes aquosas que contem fluorozirconato de aluminio
BRPI0708467A2 (pt) composição para tratamento de superfìcie de metal, método de tratamento de superfìcie de metal, e material de metal
PT1433877E (pt) Processo de pré-tratamento para revestimento
US3876435A (en) Chromate conversion coating solutions having chloride, sulfate, and nitrate anions
US7029541B2 (en) Trivalent chromate conversion coating
JPS5811515B2 (ja) 金属表面にリン酸亜鉛皮膜を形成するための組成物
BRPI0711353B1 (pt) Composição para revestir uma superfície de metal, composição estável para armazenamento, processo para revestir ou retocar, ou ambos, revestir e retocar uma superfície, e, artigo de fabricação
DE2517779A1 (de) Verfahren und bad fuer die elektroplattierung von aluminiumlegierungen
US20080274363A1 (en) Passivating of tin, zinc and steel surfaces
EP0792392B1 (en) Treatment of aluminium or aluminium alloys
GB2179680A (en) Method of forming phosphate coatings on zinc
US4444601A (en) Metal article passivated by a bath having an organic activator and a film-forming element
BR112021006893A2 (pt) polímeros para tratamento de superfícies metálicas
PT99880A (pt) Processo para a lavagem posterior de passivacao de camadas de conversao
US6451443B1 (en) Chromium-free conversion coating
JPH0331790B2 (pt)
JPH05117869A (ja) 複合皮膜形成用金属表面処理剤
DE2218899C2 (de) Wäßrige, chromatablagernde Zusammensetzung und deren Verwendung
US3843430A (en) Chromate-free bright dip for zinc and cadmium surfaces
US3519542A (en) Process for treating a cathodically chromated metal surface
JPH0430470B2 (pt)
JPS6256579A (ja) 亜鉛または亜鉛−アルミニウム合金表面の不動態化用酸性水溶液および不動態化方法
US6569498B2 (en) Passification of zinc surfaces
GB2078261A (en) Preventing Corrosion of Zinc and Cadmium

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910228

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961226

PC3A Transfer or assignment

Owner name: CHEMETALL GMBH, DE

Effective date: 20041123

TE3A Change of address (patent)

Owner name: METALLGESELLSCHAFT AG, DE

Effective date: 20041123

MM3A Annulment or lapse

Effective date: 20060626