PT9427U - Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel - Google Patents

Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel Download PDF

Info

Publication number
PT9427U
PT9427U PT9427U PT942797U PT9427U PT 9427 U PT9427 U PT 9427U PT 9427 U PT9427 U PT 9427U PT 942797 U PT942797 U PT 942797U PT 9427 U PT9427 U PT 9427U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profiles
longitudinal
stirrups
set according
interior
Prior art date
Application number
PT9427U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9427T (pt
Inventor
Hoffman De Jongh
Andries Theunissen
Original Assignee
Irepa Ind Research & Patents S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Irepa Ind Research & Patents S filed Critical Irepa Ind Research & Patents S
Publication of PT9427T publication Critical patent/PT9427T/pt
Publication of PT9427U publication Critical patent/PT9427U/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61DBODY DETAILS OR KINDS OF RAILWAY VEHICLES
    • B61D17/00Construction details of vehicle bodies
    • B61D17/04Construction details of vehicle bodies with bodies of metal; with composite, e.g. metal and wood body structures
    • B61D17/18Internal lining, e.g. insulating
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60QARRANGEMENT OF SIGNALLING OR LIGHTING DEVICES, THE MOUNTING OR SUPPORTING THEREOF OR CIRCUITS THEREFOR, FOR VEHICLES IN GENERAL
    • B60Q3/00Arrangement of lighting devices for vehicle interiors; Lighting devices specially adapted for vehicle interiors
    • B60Q3/40Arrangement of lighting devices for vehicle interiors; Lighting devices specially adapted for vehicle interiors specially adapted for specific vehicle types
    • B60Q3/41Arrangement of lighting devices for vehicle interiors; Lighting devices specially adapted for vehicle interiors specially adapted for specific vehicle types for mass transit vehicles, e.g. buses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61DBODY DETAILS OR KINDS OF RAILWAY VEHICLES
    • B61D29/00Lighting
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61DBODY DETAILS OR KINDS OF RAILWAY VEHICLES
    • B61D37/00Other furniture or furnishings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Window Of Vehicle (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "CONJUNTO DE ACABAMENTO INTERIOR PARA VEÍCULOS FACILMENTE TRANSFORMÁVEL" 0 presente modelo de utilidade refere-se a um conjunto de elementos para o acabamento interior de um veiculo. Um veiculo, por exemplo um autocarro ou uma carruagem ferroviária, de acordo com o acabamento interior, em particular o equipamento do tejadilho ou parte superior do mesmo, pode desempenhar várias funções; por exemplo, um autocarro ou "pullman" do tipo conhecido como urbano ("city") apresenta um acabamento interior do tecto que compreende um revestimento que delimita vãos para canalizações para a instalação de iluminação e eventualmente uma instalação de condicionamento. Os autocarros "pullman" na prática ditos do tipo "interurbano" ("intercity") apresentam um acabamento interior da parte superior provido das chamadas "chapeleiras", isto é, consolas na direcção longitudinal, acessíveis a partir da coxia do veículo, sem fecho. Os "pullman" na prática ditos do tipo "longo curso" ("coach") apresentam um acabamento interior com bagageiras longitudinais fechadas com portinholas que podem abrir-se. Num pedido de patente anterior da mesma Requerente, descreveu-se uma forma de realização dos acabamentos interiores dos três tipos por meio de elementos longitudinais, fornecendo uma simplificação notável dos procedimentos de montagem, com a correspondente redução dos tempos. 0 objectivo constante deste domínio é o simplificar e reduzir os modos e os tempos de montagem de tais acabamentos interiores. 1
Um outro objectivo do presente modelo de utilidade consiste em permitir a transformação, de maneira simples e rápida, de um mesmo autocarro de um tipo para outro dos mencionados anteriormente: urbano, interurbano, de longo curso.
Tais objectivos são atingidos com um acabamento interior como se define na reivindicação 1. Outras caracteristicas novas e inventivas são descritas nas reivindicações seguintes.
Por outras palavras, o novo modelo de utilidade prevê um conjunto de acabamento interior para veículos, por exemplo autocarros, mas também carruagens de caminho de ferro, etc. que compreende estribos de suporte, que se aplicam primeiramente no tejadilho do veículo, transversais e colocados a certas distâncias longitudinalmente entre si; os estribos de suporte são feitos de metal, geralmente alumínio, ou de material plástico resistente. Nos estribos de suporte aplicam-se perfilados longitudinais de suporte funcionais, de preferência por meio de parafusos. Nesses perfilados longitudinais aplicam-se perfilados de obturação, de preferência por encaixe por pressão, de modo que esses perfilados possam ser aplicados facilmente e facilmente retirados quando se desejar. 0 conjunto compreende ainda consolas de chapeleira ou porta-bagagens que podem ser aplicadas nos estribos de suporte atrás referidas por meio de parafusos e, dotadas com os meios para a aplicação de painéis ulteriores. A estrutura assim definida pode completar-se com equipamento de portinholas para fechar o vão para as bagagens. 0 conjunto consegue os objectivos indicados, permite reduzir os tempos de montagem, permite uma montagem e uma desmontagem fácil das várias peças, para acesso, por exemplo, aos vãos de serviço, permite uma transformação fácil dos veículos de um tipo de acabamento para outro. 2
Descreve-se a seguir um exemplo de realização do conjunto, com referência aos desenhos anexos, nos quais se ilustra, a titulo de exemplo não limitativo, essa forma de realização. As figuras dos desenhos representam: A Fig. 1 uma vista em perspectiva, com arranque da parte interior superior lateral, de um autocarro com acabamento interior do tipo dito "urbano"; A Fig. 2 dividida em duas partes (2a,2b), um corte vertical através do mesmo acabamento da figura anterior, um pouco ampliado; e A Fig. 3 um corte vertical de um acabamento interior das figuras anteriores completado com consolas de chapeleira, para configurar um autocarro tipo "interurbano".
Com referência primeiramente às fig. 1, 2a e 2b, um equipamento de acabamento interior para autocarro do tipo urbano, com a referência global (10), compreende estribos de suporte (12), de metal ou de plástico, resistentes, com uma forma substancialmente em L e fixados, com um braço, por meio de parafusos (14), nas paredes laterais (15) do autocarro, e por meio de parafusos (16) e (17) no tejadilho do autocarro (18). Outras consolas (12) do mesmo tipo estão colocadas a uma certa distância umas das outras, longitudinalmente ao longo de um canto longitudinal interior da viatura. Os estribos (12) estão portanto ligados entre si por meio de perfilados longitudinais funcionais (21,22,23) dispostos respectivamente na extremidade do estribo adjacente à parede da viatura, na posição intermédia e na extremidade voltada para o centro da viatura.
Os referidos perfilados são geralmente fixados por parafusos nos estribos. O perfilado longitudinal (21) tem uma secção transversal com uma forma substancialmente fechada, com canaliculos inferiores para a aplicação eventual de 3 ferramentas, e apresenta um alojamento longitudinal com caneluras (21:) . 0 perfilado (22) tem uma secção com uma forma que compreende um braço substancialmente horizontal (22·.) (com um alojamento longitudinal {22-) ) para aplicação nos estribos, com parafusos, e um braço vertical (223) do qual derivam pequenos braços que formam prolongamentos de canais longitudinais de retenção (224, 225, etc.). No braço (223) está fixado um montante (40) de apoio para os passageiros. O perfilado (23) apresenta duas paredes substancialmente planas (23L) e (232) providas de aberturas para a passagem dos parafusos para aplicação no estribo e apresenta uma parte central (234) em forma de U para receber, por exemplo, uma instalação de iluminação (L) ; nos bordos da parte (23..) estão formados, por meio de ressaltos, alongamentos de canais longitudinais (235) e (235) para um painel de cobertura.
Um pequeno braço periférico do perfilado (23) tem a referência (233) e está provido também com caneluras longitudinais (23a) e (2310) para receber, por pressão, os perfilados de tamponamento, a que nos referiremos mais adiante. No perfilado (23) são fixados outros montantes (41).
No tecto da viatura são geralmente fixados, por meio de parafusos, outros perfilados longitudinais resistentes, (30) e (31), dos quais o (30) apresenta inferiormente dois alojamentos de caneluras longitudinais expostas (30-J e (302) .
Um primeiro painel ou perfilado de tapamento longitudinal está indicado com a referência (36) e apresenta os bordos curvos de modo a apresentar margens longitudinais salientes adaptadas para serem recebidas por pressão nas caneluras 4
longitudinais (21;) e (222), e uma canelura longitudinal (36-J de um lado.
Um segundo perfilado de tapamento (38) estende-se nos espaços entre os montantes (40) previstos no interior do veículo e é montado por pressão na canelura (36;) prevista no perfilado (36) e na canelura (224) prevista no perfilado (22) . Um painel de tapamento (44) longitudinal está montado nos estribos (12) por meio de perfilados extremos (45) e (46), que apresentam uma secção em forma de C de dimensões apropriadas para reter o painel (44); o perfilado (45) é aplicado no perfilado (22) por meio de um elemento longitudinal elástico (47) . O perfilado (46) é aplicado por pressão numa cabeça alargada de um braço de retenção (23s) do perfilado (23).
No interior das caneluras (23;,) e (236) voltadas uma para a outra do perfilado (23) é montado um perfilado longitudinal de material plástico transparente (48) de cobertura da instalação de iluminação. Finalmente, (50) e (52) indicam outros perfilados de cobertura ou tapamento, geralmente de plástico, que apresentam os bordos longitudinais em forma de C e são aplicados por pressão, devido à elasticidade dos materiais, o perfilado (50) no interior das caneluras (302) e outra homóloga (30'2) de um perfilado idêntico (30), colocado na outra metade do tecto da viatura.
Notar-se-á que, dado que uma boa parte dos painéis ou perfilados são aplicados por pressão, eles podem ser facilmente retirados e reaplicados, para ter acesso à parte de trás dos mesmos, isto é, às instalações de iluminação (L), por exemplo, e de condicionamento de ar (C) , etc.. Notar-se-á também que a disposição ilustrada para as instalações é apenas exemplificativa, sendo possível que elas estejam dispostas de maneira diferente, numa outra forma de realização. 5
De acordo com uma característica importante do presente modelo de utilidade, o acabamento interior ilustrado nas fig. 1 e 2 pode ser facilmente modificado para o adaptar a uma viatura de tipo interurbano, por exemplo aplicando (fig. 3) consolas (60) por meio de parafusos (61) e (62) nas referidas consolas (12). As consolas (60) são geralmente de metal, de preferência de alumínio, mas poderão também ser feitas de um plástico com boas características mecânicas, e apresentam um braço superior (60x) que tem as aberturas para a passagem dos parafusos, um braço de ligação (602) e um braço inferior (603) dotado de uma extremidade, de preferência virada para cima (6O4) No braço inferior são fixados perfilados longitudinais (605) e (605), sendo neste último recebido um painel longitudinal de tapamento indicado em (64) provido de aletas longitudinais de encaixe (64L) e (642). O conjunto formado pelos estribos (60), os perfilados (6O5) e (60e) e os painéis (64) pode ser aplicado no acabamento da fig. 1, e retirado um pouco tempo, quando se desejar. O conjunto ilustrado na fig. 3 pode ser completado com portinholas susceptiveis de ser abertas, não ilustradas nem descritas, na medida em que são facilmente acessíveis a um técnico do ramo, de modo a transformar o acabamento para autocarro interurbano, num para autocarro do tipo de longo curso.
Lisboa, 28 de Novembro de 1996. AGENTF. OFiCIAl. DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
6

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Conjunto de acabamento interior para veiculo que compreende estribos (12) apropriados para serem montados a certas distâncias uns dos outros, longitudinalmente ao longo de um veiculo e na parede e no tecto do mesmo, e perfilados longitudinais, caracterizado pelo facto de pelo menos uma parte dos referidos perfilados longitudinais (36,44,48) ser montada por pressão nos referidos estribos e/ou noutros perfilados longitudinais.
  2. 2. Conjunto de acabamento interior de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender mais perfilados longitudinais funcionais (21,22,23,30) que podem ser montados nos referidos estribos e/ou no tecto do veiculo e que apresentam caneluras longitudinais para o alojamento de outros perfilados de tapamento.
  3. 3. Conjunto de acabamento interior de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de um dos referidos perfilados longitudinais (23) apresentar uma parte com a forma de U, para receber uma instalação de iluminação.
  4. 4. Conjunto de acabamento interior de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de os referidos perfilados susceptíveis de ser montados por pressão serem perfilados de tapamento providos de uma certa elasticidade inerente.
  5. 5. Conjunto de acabamento interior de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender 1 além disso consolas de chapeleira (60) que compreendem um braço (60i) para ligação aos referidos estribos, uma parte (602) de ligação e um braço inferior {603) , perfilados (6 06) e (6 05) e painéis de tapamento que podem ser acoplados aos referidos perfilados.
  6. 6. Conjunto de acabamento interior de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo facto de os painéis de tapamento (64) serem ligados às referidas consolas por meio de alertas (641, 6) dos painéis de tapamento retidas em caneluras das consolas. Lisboa, 28 de Novembro de 1996.
    2
PT9427U 1995-12-01 1997-12-10 Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel PT9427U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT95MI002532A IT1277019B1 (it) 1995-12-01 1995-12-01 Complesso di arredo interno per veicoli facilmente trasformabile

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9427T PT9427T (pt) 1998-04-30
PT9427U true PT9427U (pt) 1999-05-31

Family

ID=11372651

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101942A PT101942A (pt) 1995-12-01 1996-11-28 Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel
PT9427U PT9427U (pt) 1995-12-01 1997-12-10 Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101942A PT101942A (pt) 1995-12-01 1996-11-28 Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel

Country Status (4)

Country Link
DE (1) DE29620797U1 (pt)
ES (1) ES2130967B1 (pt)
IT (1) IT1277019B1 (pt)
PT (2) PT101942A (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2208040B1 (es) * 2001-12-26 2005-12-16 Iturri,. S.A Sistema modular de carrozado interior de vehiculos especiales.
DE102005047866B3 (de) * 2005-10-06 2007-03-29 Florian Enghard Verschlussvorrichtung für einen Trinkbehälter
GB2441153B (en) * 2006-08-22 2010-08-04 Alstom Transp Ceiling modules
DE102011108756B4 (de) 2010-07-30 2022-06-09 Schmitz Cargobull Aktiengesellschaft Decken- und Wandelement für Fahrzeugaufbauten
ES2433114B1 (es) * 2012-02-29 2015-03-10 Lopez Mariano Garcia Columna universal multifuncion, para configuración del interiorismo de vehículos ferroviarios destinados al transporte de viajeros
DE102012204503B4 (de) 2012-03-21 2014-11-06 Siemens Aktiengesellschaft Lampenband für einen Fahrgastinnenraum eines Schienenfahrzeugs
PL447878A1 (pl) * 2024-02-28 2025-09-01 Kamet Spółka Akcyjna Sufit modułowy do pojazdów szynowych

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2704730C2 (de) * 1977-02-04 1985-08-22 Karl Kässbohrer Fahrzeugwerke GmbH, 7900 Ulm Fahrzeug, insbesondere Omnibus, mit einer Gepäckablage
ES2005314A6 (es) * 1987-09-11 1989-03-01 Ikarus Karosszeria Techo de autobus.
ES2024600B3 (es) * 1987-10-12 1992-03-01 Inventio Ag Desmontaje interno de vehiculo
ES1010312Y (es) * 1989-05-12 1991-06-16 Hispano Carrocera, S.A.L. Portapaquetes modular para autocares.
DE4128234C1 (pt) * 1991-08-27 1993-01-14 Mercedes-Benz Aktiengesellschaft, 7000 Stuttgart, De
FR2687358B1 (fr) * 1992-02-14 1994-04-01 Gec Alsthom Sa Volet sous porte-bagages pour salle voyageurs d'un vehicule ferroviaire.

Also Published As

Publication number Publication date
PT9427T (pt) 1998-04-30
ITMI952532A0 (pt) 1995-12-01
ES2130967A1 (es) 1999-07-01
DE29620797U1 (de) 1997-02-06
ES2130967B1 (es) 2000-02-16
ITMI952532A1 (it) 1997-06-01
IT1277019B1 (it) 1997-11-04
PT101942A (pt) 1997-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4559740A (en) Slider assembly for automotive sliding door
US4727814A (en) Interchangeable driveable leading or trailing railway car
JP3675630B2 (ja) 鉄道車両
PT9427U (pt) Conjunto de acabamento interior para veiculos facilmente transformavel
US5669656A (en) Folding top for vehicles, particularly passenger cars
US4469366A (en) Louver construction
US3519178A (en) Automotive luggage rack air deflector
US1883991A (en) Pressed metal vehicle body
CN221049423U (zh) 顶棚上可以自动移动的空调出风口
CN214267481U (zh) 一种改进的客车行李架
JPS6020517Y2 (ja) 自動車のための分割型天井内張り
CN113460102B (zh) 用于车辆的贯通道的侧墙及包括其的贯通道和车辆
KR200174993Y1 (ko) 철도차량의 라인플로우 팬 그릴
GB845577A (en) Improvements in or relating to an interior lining and baggage rack for vehicles
JP3519033B2 (ja) 鉄道車両の製造方法とこれに用いる内装ユニット
US4452482A (en) Hatch frame for vehicle caps
JPH0640003Y2 (ja) 車両の冷気案内装置
CN223574307U (zh) 一种篷盖系统的轨道支撑装置
JPH0517294Y2 (pt)
CN222116788U (zh) 一种多功能大开度疏散门门扇
KR200316719Y1 (ko) 철도차량용 선반
JPS6335846Y2 (pt)
CN208774473U (zh) 一种乘用车的铝舱门
JPS632360Y2 (pt)
JPS6243891Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19980203

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19990224

PC3K Transfer

Free format text: ELLAMP INTERIORS S.P.A. IT

Effective date: 20030214

TE3K Change of address (utility model)

Free format text: IREPA INDUSTRIAL RESEARCH & PATENTS SA LU

Effective date: 20030214

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070611