PT94087B - Processo de preparacao de cianetos de acilo em meio anidro - Google Patents

Processo de preparacao de cianetos de acilo em meio anidro Download PDF

Info

Publication number
PT94087B
PT94087B PT94087A PT9408790A PT94087B PT 94087 B PT94087 B PT 94087B PT 94087 A PT94087 A PT 94087A PT 9408790 A PT9408790 A PT 9408790A PT 94087 B PT94087 B PT 94087B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
grams
acid halide
product
cyanide
Prior art date
Application number
PT94087A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94087A (pt
Inventor
Pierre Tellier
Michel Devic
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT94087A publication Critical patent/PT94087A/pt
Publication of PT94087B publication Critical patent/PT94087B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C253/00Preparation of carboxylic acid nitriles
    • C07C253/14Preparation of carboxylic acid nitriles by reaction of cyanides with halogen-containing compounds with replacement of halogen atoms by cyano groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C253/00Preparation of carboxylic acid nitriles
    • C07C253/04Preparation of carboxylic acid nitriles by reaction of cyanogen halides, e.g. ClCN, with organic compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 94 087
REQUERENTE: ATOCHEM, francesa,industrial, com sede em 4 & 8 Cours Michelet, La Défense 10,92800 Puteaux, França.
EPÍGRAFE: ” PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE CIANETOS DE ACI
LO EM MEIO ANIDRO
INVENTORES: Michel Devic e Pierre Tellier.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
França, em 19 de Maio de 1989, sob o n«. 89 06563.
INPt. MOO. 113 RF 1«732
ATOCHEM
FRCCSSSO DE PREPARaCÃO DS CIANETOS DE ACILO EM MEIC AVIDRC
A presente invenção diz respeito a um processo de síntese de cianetos de acilo em meio anidro. Este processo consiste em fazer reagir halogenetos de ácido com um cianeto alca lino. Cs cianetos de acilo são produtos intermediários de sí^ tese orgânica, por exemplo, de herbicidas.
A patente de invenção francesa Mfi 2.353-52½ descreve um processo para a síntese de cianeto de benzoílo, C^K^COCV^ por reacção entre cloreto de benzoílo e cianeto de sódio em ex cesso molar, na presença de nitrilo de ácido carboxílicc e de cianeto de cobre.
A patente de invenção francesa 2.3^+6.323 descreve uma reacção semelhante mas muito mais geral visto que se aplica a uma família completa de cianetos de acilo, e consiste em fazer reagir cianeto de sódio com um halogenteo- de ácido em ex cesso, na presença de cianeto de cobre ou de cianeto de zinco. Estes processos têm o inconveniente de exigir a presença de me tais pesados e obrigam, portanto, a tratamentos complicados pa ra evitar a sua presença nos efluentes.
Sm Tetrahedron Letters (Fergamon Press), 26, pági nas 2275 - 2278 (197*+) > encontra-se referido um processo que se limita à síntese do cianeto de benzoílo per acção de cianeto de sódio com cloreto de benzoílo em solução em cloreto de metileno e na presença de brometo de tetrabutilamónio, não ul2
trapassando o rendimento em C^H^CC-CN em relação a C^H^CCCl os
6c ¢.
A patente de invenção francesa ATe 2.364.894 descreve-a síntese de C^H^CCGV por reacção de C^K^CCCl com vaOT no seio de um dissolvente, na presença de anidrido benzóico (C^H^CC-C-CO-C^H^) ou de produtos que podem libertar anidrido benzóico nas condições de realização da reacção.
A quantidade preferida de anidrido benzóico está compreendida entre C,C3 e 0,1 mole por mole de cloreto de benzoílo. Ssta presença de anidrido benzóico complica a recuperação do cianeto de benzoílo. A requerente descobriu agofa um processo que permite transformar cloreto de benzoílo em cianeto de benzoílo e que não produz anidrido benzóico come subproduto.
A presente invenção refere-se, portanto, a um processo de síntese de cianetos de aCilo de fórmula geral, (I) na qual o símbolo R representa ou um radical alquilo com um até oito átomos de carbono, ou um radical ciclc-alquilo com três a doze átomos de carbono, ou um radical arilo, ou um radical heterocíclico que pode ser condensado com um núcleo benzénico, sendo todos estes radicais R eventualmente substituídos, que consiste em se fazerem reagir halogenetos de ácido de fórmu la geral.
• 9 ·
3/
Λ*
R - G - Λ (II) na qual ο símbolo R tem os significados definidos antes e o símbolo a representa um átomo de halogêneo, com cianeto de metal alcalino caracterizado pelo facto de a reacção se realizar,
a) em meio dissolvente anidro;
b) na presença de um produto que contêm motivos de óxido de alquileno; e
c) na presença de um produto polar excluindo a água.
A reacção de acorde com a presente invenção realiza-se segundo o esquema reaccional o 0
II II
R-C-CA+MCV-> R-C-C^+MX em que c símbolo M representa um átomo de um metal alcalino .
Depois da reacção, o balcgenetc de metal alcalino e o eventual excesso de cianeto alcalino são eliminados p^r filtra ção e lavagem com dissolvente. 0 cianeto de acilo puro ê obti do por destilação do meio reaccional filtrado.
Cs halogenetos de ácido-utilizados como matêria-prima são definidos pela fórmula geral (II). ATesta fórmula, n símbolo R representa, de preferência, um radical alquilo de cadeia linear ou ramificada com um a quatro átomos de carbono e podem ser substituídos;
___ í * o símbolo K representa também, de preierência, um radical cicloalquilo, com cinco ou seis átomos de carbono e podem ser substituídos;
o símbolo R representa também, de preferência, um radical fe nilo ou naftilo e pode ser substituído; e o símbolo R representa também, de preferência, radicais bete rocícliccs pentagonais ou bexagcnais, caso se pretenda substituídos .
Na fórmula geral (II), o símbolo X representa va^tajosanente um átomo de cloro ou de bromo.
C cianeto de metal alcalino, de preferência cianeto de sódio ou de potássio, é utilizado em quantidade estequiométrica ou em excesso, na proporção de 1 a 2 moles per mole de halcgeneto de ácido, estando a quantidade preferida compreendida entre 1 e 1,25 moles por mole de halogeneto de ácido.
halogeneto de ácido é geralmente adicionado pouco a pouco à mistura reaccional. 31 adicionado quer no estado puro quer diluído com c dissolvente da reacção. A duração da adição pode variar entre alguns minutos e várias bzrss.
A duração preferida é igual a cerca de meia hera.
A reacção realiza-se na presença dei um dissolvente em uma quantidade suficiente para permitir uma boa avítação dos reagentes sólidos ou líquidos.
Rodem utilizar-se todos os dissolventes, que não reagem nas condições de realização da reacção nem com o halogeneto de ácido nem com o cianeto alcalino. Os dissolventes muito pouco polares sãc os preferidos.
Como dissolventes que são convenientes para a reacção, podem citar-se:
os hidrocarbonetos aromáticos, tais como benzeno, tolueno, xileno, etc. e os hidrocarbonetos aromáticos haloge^adcs, tais como o clorobenzeno, c diclorobenzeno, etc. ;
os hidrocarbonetos alifáticos, tais como ciclohexano. a ligroína, etc.; e os hidrocarbonetos alifáticos halogenados, tais como o tricloroetileno, o tetracloroetano, etc.
Cs dissolventes preferidos para a realização da reacção são o tolueno e o xileno.
A quantidade de dissolvente empregado pode variar entre limites afastados. Vantajosamente, são suficientes 2CC a 5fC ml por mole de halogeneto de ácido.
'Tão se sai do quadro da presente invenção se se utilizar uma quantidade maior de dissolvente, mas nesse caso é neces sário destilar uma quantidade mais importante para recuperar o cianeto de acilõ.
A reacção pode efectuar-se a temperaturas compreendidas entre 6c e l5C°C. A temperatura preferida está compreendida ep tre 80 e 12C°C.
A reacção efectua-se vantaíosamente à pressão atmos^á rica cu sob a pressão do vapor do dissolvente ou então sob pressão áe gás inerte.
A reacção está geralmente completa ao fim de duas ho ras rb /
vc entanto, é vantajoso manter o aquecimento durante um intervalo de tempo de duas a oito heras a fim de se elimina rem quaisquer vestígios de cloreto de benzoílo. pcr exemplo, a 9?°C, a duração da reacção preferida está compreendida entre cinc^· e sete horas.
C produto que contém motives de óxidn de alquileno contém vantajosamente entre dois e duzentos motives escolhidos entre óxido de etileno e óxido de propileno.
2, por exemplo, um produto que contém uma ou várias ea deias polioxi-etilenadas de fórmula geral
-C-(CK2-CE2-C)n-CH2-CH2-CH em que a soma do número ou dos números representados pelo símbolo n está compreendida entre 2 e 2CC.
Cs motivos de óxido de etilenc podem ser substituídos por motivos de óxido de propileno ou por uma mistura destes dois motivos.
Entre os derivados polinxi-alquilcnado? que são conveni entes, podem citar-se:
os polietilenoglicóis simples de férmula ?eral,
0H-(CHo-CH_-C) -CEO-CH_CH 2 2 n 2 de massa molecular compreendida entre ICC e 4.CCC; os polietilenoglicóis condensados com ácido esteárico de fórmula geral,
CH -(CH2)16-CCC-(CH2-CK20)n-CH2-CH2-CH na qual o símbolo n representa um número compreendido
entre 2C e l^C;
os derivados de triglicéridos de polietilenoglicóis; os alquilfenóis pclioxl-etilenadcs de fórmula geral,
R-L— C -C( CH2-CH20)n-CH2-CH2CH na qual o símbolo n representa um número compreendido entre 10 e 200 e o símbolo R^ representa um radical alqui lo que tem até vinte átomos de carbono.
A lista não limitativa compreende todos os derivados de pclietilenoglicol que têm mais de dez motivos de etileno.
Podem utilizar-se produtos semelhantes aos produtos men cionados antes nos quais o motivo de óxido de etileno é substituído pelo motive de óxido de propileno ou uma mistura de motivos de óxidó.deetileno/óxido.de propileno.
A quantidade deste produto pode variar entre f,l e 10 gramas per mole de halogeneto de ácido, sendo a quantidade preferida compreendida entre Ce 2 gramas.
C produto é geralmente adicionado ao dissolvente da mis tura da reacção, mas também pode ser adicionado total ou parcialme-te com o halogeneto de ácido puro ou diluído com o dissol vente.
quando a reacção se realiza em meio rigorosamente anidro com reagentes cuidadosamente desidratados, a taxa de conversão e o rendimento são muito fracos; é necessário adicionar aos reagentes uma quantidade muito pequena de um produto polar, tal como formamida, glicerol, etilenoglicol, para se obter um rendimento e uma taxa de conversão elevados.
produto polar é, de preferência, pouco solúvel nC dis
solvente usado na reacção mas ^ão deve originar a formação de anidrido ou de ácido por reacção com o halogeneto de ácido.
Utilizam-se vantajcsamente produtos cuja constante dieláctrica é superior a 3C, excepto a água.
Entre os derivados polares que convêm de maneira parti cular, podem citar-se:
- glicerol CH2CH-CECH-CH2CH,
- etilenoglicol CH20H-CH2CH, fcrmamida e os derivados dos açúcares.
A quantidade de produto polar a adicionar está compreendi da entre C,1 e 1C gramas por mole de halogeneto de ácido.
A quantidade preferida está compreendida entre C,25 e 2 gramas por mole de halogeneto de ácido.
a forma de introdução do produto polar deve garantir a boa distribuição deste em relação aos reagentes.
Depois da reacção, o excesso eventual de cianeto e o halogeneto alcalino formado são eliminados p>or filtração, f cianeto de acilo puro é obtido por meio de destilação do meio reaccional. filtrado.
”cs Exemplos seguintes, a taxa de conversão exprime a quantidade de halogeneto de ácido desaparecida em relação ã sua quantidade inicial e o rendimento exprime a relação entre o numero de meles de cianeto de acilo obtido e o •'úiasro de moles de halogeneto de ácido iniciais.
'Tos Exemplos, a composição do filtrado á expressa em moles em relação ao cloreto de benzoilo empregado.
SâSMPLOS
Exemplo 1
Sm um reactor de vidro, munido de agitação e de refrigerante, contendo 150 centímetros cúbicos de xileno e 0,5 grama de nonil-fenol polioxietilenado, fornecido pela Sociedade
GAF, sob a designação comercial de Av'1'AR0à CO 990, adicionam-se 29,4 gramas de cianeto de sódio anidro (r,fc mole) e 0,5 gra ma de glicerol.
Aqueceu-se a 95°C scb agitação e depois faz-se escorrer durante meia hora, 70,3 gramas de cloreto de benzoílo (-0,5 mole), mantendo a temperatura a 95°C, durante 6 horas e, em segui da, após arrefecimento6, filtra-se e lava-se com xileno. Cbtám-se um precipitado mineral com o peso de 34,5 gramas e um filtrado com o peso de 241,9 gramas.
C filtrado orgânico é analizado por cromatografia em fa se gasosa e doseado por padrão interno.
Composição molar do filtrado:
cloreto de benzoílo 0,4 e* /0
cianeto de benzoílo 93,3 d
anidrido benzóico 0,35
ácido benzóico 0,0 d Λ
dímerc 2,6 d Ό
Obtém-se, portanto, um rendimento de 93,3 / ° uma taxa de conversão de cloreto de benzoílo igual a 99,6
Exemplo 2
Procede-se exactamente como se descreveu no Sxemplo 1 mas substituindo o glicerol por um peso igual de etilenoglicol.
ζ
Obtêm-se 229,1 gramas de filtrado org&^ico que contêm em percentagem em moles em belação ao cloreto de benzoílo ini ciai:
cloreto de benzoílo 0,2 cianeto de benzoílo 91,6 y, anidrido benzóico 0,45 % ácido benzóico 0,2 $ dímero 3,1 %
Obtém-se assim um rendimento de 91,6 e uma taxa de conversão igual a 99,8 %·
Exemplo 3
Procede-se como se descreveu no Exemplo 1 mas substituindo o glicerol por 1,2? grama de formamida. Depois de se ter adicionado o cloreto de benzoílo durante uma hora, mantém-se o aquecimento durante duas horas. Obtém-se um precipitado mineral com o peso de 33,gramas e um filtrado srgâ^ico com 274,5 gramas que contém:
cloreto de benzoílo 3,3 %
cianeto de benzoílo 76,C %
anidrido benzóico 1,< $
dímero 1C,O %
Obtém-se portanto, conversão igual a 96,7 $· um rendimento de 76 uma taxa de
Exem-
/
Exemplo 4
Procede-se exactamente como se descreveu τ Exemplo 1 mas substituindo o glicerol por Γ,5 grama de glucose. Cbtém-se uma taxa de conversão igual 9,2 um rendimento igual a 73,4 $ e um teor de anidrido benzóico igual a C,65 £ (em moles) no filtrado.
Exemplo 5
Procede-se exactamente como se descreveu nC Exemplo 1 mas diminuindo a quantidade de dissolvente; empregam-se 75 cen tímetros cúbicos de xileno, em vez de 15C centímetros cúbicos. Cbtém-se um precipitado mineral com o peso de 34,4 gramas e um filtrado orgânico com 182,2 gramas que contém:
Benzonitrilo θ,Ι % cloreto de benzoílo 1^)8 $ cianeto de benzoílo 79,0 % anidrido benzóico 0,8 % dímero 3*2 % ^uer dizer, obtém-se um rendimento de 79 j® e. uma taxa de transfrrmação de 85,2 .
Exemplo b (não de acordo com a presente invenção )
Procedeu-se exactamente c^nr se descreveu nC Exemplo 2, mas omitindo a adição de AVTARCX CC 99C.
Cbtém-se um precipitado mineral com o peso de 36,6 gramas e um filtrado orgânico com 243,4 gramas que contém:
cloreto de benzoílo 57,8
cianeto de benzoílo 39,5
ácido benzóico C,2
anidrido benzcico C,8
dímero 2,5
^uer dizer, cbtém-se um rendimento de 39,5 % e uma taxa de conversão igual a 42,2
Exemplo 7 (não de acordo com a presente invenção)
Precede-se exactamente como se descreveu ^o Exemplo 1, mas omitindo a adição dc derivado polar, Cbtém-se um precipia do mineral de 3C,8 gramas e um filtrado orgânico de 229 gramas que contém (percentagem em moles);
cloreto de benzoílo 68,2 cianeto de benzoílo 23,8 % ácido be^zóico C,3 % anidrido be^zóico C, 5%
Exemplo 8
Procede-se exactamente como se descreveu no Exemplo 1, mas substituindo o AvTàRCa CC 99C pelo mesmo peso de trigliceridc de polietilenoglicol contendo 15C motivos etile^ados, comercializado pela Sociedade aTLàS, sob a designação comercial de 3 1295.
Cbtém-se um precipitado mineral com o peso de 3^,9 .^rãum filtrado orgânico que contém em percentagem em moles mas e
em relação ao cloreto de benzoílo inicial:
benzonitrilo f ,2 7
cloreto de ben.zoílo 1,9 /
cianeto de benzoílo 92,3 /
anidrido benzcico c,45 %
dímero O o*
^uer dizer, obtém-se um rendimento químico de 92,3 para uma taxa de conversão de 98,1 %·
Rei-

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo de síntese de cianetos de acilo de fórmula geral
    R - (! - CN (I) ) na qual o símbolo R representa ou um radical alquilo com 1 a 8 ãtomos de carbono, ou um radical cicloalquilo com 3 a 12 ãtomos de carbono, ou um radical arilo, ou um radical heterocíclico que pode ser condensado com um núcleo benzénico, sendo todos estes radicais R eventualmente substituídos , que consiste em se fazer reagir halogenetos de ácidos de fórmula geral
    X
    I)
    R - C - X (II) na qual o símbolo R tem os significados definidos antes e o símbolo X representa um átomo de halogéneo, com cianetos alcalinos, caracterizado pelo facto de a reacção ter lugar:
    a) em meio dissolvente anidro,
    b) na presença de um produto que contém motivos de óxido de alquileno,
    c) na presença de um produto polar, sendo a ãgua excluída.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar o cianeto alcalino na proporção de 1 a
    2 moles por mole de halogeneto de ácido e, de preferência, 1 a 1,25 moles.
  3. 3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de se utilizar de preferência o cianeto de sódio.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de, como dissolvente, se utilizar de preferência o xileno ou o tolueno.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o produto que contém motivos de óxido de alquileno conter entre 2 e 200 motivos escolhidos de entre o óxido de etileno ou o óxido de propileno.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a quantidade de produto estar compreendida entre 0,1 e 10 gramas e, de preferência, 0,4 a 2 gramas por mole de halogeneto de ácido.
  7. 7. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de o produto polar ser escolhido entre o glicerol, o etilenoglicol, a formamida e os derivados de açúcares.
    )
  8. 8.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações
    1 a 7, caracterizado pelo facto de a quantidade de produto polar estar compreendida entre 0,1 e 10 gramas por mole de halogeneto de ácido e de preferência entre 0,25 e 2 gramas.
  9. 9.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de o halogeneto de ácido ser cloreto de benzoílo.
  10. 10.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações
    1 a 9, caracterizado pelo facto de a quantidade de dissolvente estar compreendida entre 200 e 500 mililitros por mole de halogeneto de ácido,
    Lisboa, 18 de Maio de 1990 O Ay2 ífe Oficial da Prcpí.saade Industria
    RESUMO
    PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE CIANETOS DE ACILO EM MEIO ANIDRO )
    >
    A presente invenção refere-se a um processo de síntese de cianetos de acilo de fórmula geral
    O li
    R - C - CN gue consiste em fazer reagir halogenetos de ácido de fórmula geral il
    R - C - X com cianetos alcalinos, caracterizado pelo facto de a reacção se realizar:
    a) em meio dissolvente anidro,
    b) na presença de um produto que contém motivos de óxido de alquileno,
    c) na presença de um produto polar, sendo a água excluída.
    Os cianetos de acilo constituem intermediários de síntese orgânica, por exemplo de herbicidas.
    O Ags ire Oficial da Rrcpr.caade Industriei
PT94087A 1989-05-19 1990-05-18 Processo de preparacao de cianetos de acilo em meio anidro PT94087B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8906563A FR2647109B1 (fr) 1989-05-19 1989-05-19 Procede de preparation de cyanures d'acyle en milieu anhydre

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94087A PT94087A (pt) 1991-01-08
PT94087B true PT94087B (pt) 1997-01-31

Family

ID=9381809

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94087A PT94087B (pt) 1989-05-19 1990-05-18 Processo de preparacao de cianetos de acilo em meio anidro

Country Status (14)

Country Link
EP (1) EP0398782B1 (pt)
JP (1) JPH0686414B2 (pt)
KR (1) KR940000062B1 (pt)
CN (1) CN1027260C (pt)
AT (1) ATE111442T1 (pt)
CA (1) CA2015998C (pt)
DE (1) DE69012424T2 (pt)
DK (1) DK0398782T3 (pt)
ES (1) ES2058839T3 (pt)
FI (1) FI103572B (pt)
FR (1) FR2647109B1 (pt)
IE (1) IE69053B1 (pt)
NO (1) NO172116C (pt)
PT (1) PT94087B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2107923T3 (es) * 1990-12-31 1997-12-01 Basf Ag Procedimiento para la obtencion de cianuros de benzoilo o-substituidos.
US5495049A (en) * 1993-03-22 1996-02-27 Fuji Xerox Co., Ltd. Triarylamine compounds useful in electrophotographic photoreceptors
PL180802B1 (pl) * 1994-11-24 2001-04-30 Basf Ag Sposób wytwarzania cyjanków chlorowcometylo-benzoilu
CN102642363A (zh) * 2012-04-28 2012-08-22 河南永威安防股份有限公司 高强度高压装饰板的生产方法
CN109651193A (zh) * 2019-01-22 2019-04-19 江苏佳麦化工有限公司 一种苯甲酰氰的合成方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2614242C3 (de) * 1976-04-02 1986-11-13 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur Herstellung von Acylcyaniden
DE2624891C2 (de) * 1976-06-03 1982-11-18 Degussa Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Herstellung von Benzoylcyanid
DE2642140C2 (de) * 1976-09-20 1982-10-28 Degussa Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Herstellung von Benzoylcyanid
DE3015587A1 (de) * 1980-04-23 1981-10-29 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur herstellung von acylcyaniden

Also Published As

Publication number Publication date
FR2647109A1 (fr) 1990-11-23
FI103572B1 (fi) 1999-07-30
DE69012424D1 (de) 1994-10-20
DK0398782T3 (da) 1995-02-13
FI103572B (fi) 1999-07-30
IE901801L (en) 1990-11-19
NO172116C (no) 1993-06-09
CN1047282A (zh) 1990-11-28
JPH035448A (ja) 1991-01-11
FR2647109B1 (fr) 1991-07-26
ATE111442T1 (de) 1994-09-15
JPH0686414B2 (ja) 1994-11-02
ES2058839T3 (es) 1994-11-01
IE69053B1 (en) 1996-08-07
NO172116B (no) 1993-03-01
KR900018011A (ko) 1990-12-20
FI902473A0 (fi) 1990-05-18
NO902140D0 (no) 1990-05-14
EP0398782B1 (fr) 1994-09-14
NO902140L (no) 1990-11-20
PT94087A (pt) 1991-01-08
EP0398782A1 (fr) 1990-11-22
KR940000062B1 (ko) 1994-01-05
CN1027260C (zh) 1995-01-04
DE69012424T2 (de) 1995-04-20
CA2015998C (fr) 1996-09-03
CA2015998A1 (fr) 1990-11-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94087B (pt) Processo de preparacao de cianetos de acilo em meio anidro
WO1992006935A1 (en) Sulfonating agent and process
US4302396A (en) Chlorinated 4-methylphthalic anhydrides
SU528873A3 (ru) Способ получени производных 3,1-бензоксазинона-4
Yukawa et al. The Curtius Rearrangement. III. The Decomposition of Substituted Benzazides in Acidic Solvents, the Acid Catalysis
Silberrad CXX.—Researches on sulphuryl chloride. Part II. A new chlorinating agent: preparation of polychloro-derivatives of benzene
JPS591255B2 (ja) ジニトロナフタリン
Cambron et al. The oxidation of xanthates and some new dialkyl sulphur-and disulphur-dicarbothionates
US3250812A (en) Preparation of alkyl aryl sulfones
US2383320A (en) Reaction of saturated aliphatic carboxylic acids with sulphuryl chloride and products thereof
US3232975A (en) Process for bleaching sulfonic acids, esters and chlorides
Amstutz Studies in the sulfone series. VII. The preparation of 2, 8-diaminophenoxathiin-5-dioxide and bis-(2-hydroxy-4-aminophenyl) sulfone
US1835404A (en) Method of sulphonating by means of gaseous sulphuric acid anhydride
US2908723A (en) Perchlorocarbon having the empirical formula c10cl10
US3219710A (en) New perchlorocarbons and methods for their preparation
Suzuki Chloromethylation with Chloromethyl Methyl Ether and 60%-Fuming Sulfuric Acid. A Simple Synthesis of Some Nitropolymethylbenzyl Chlorides and Dihalopolymethylbenzyl Chlorides
US3329598A (en) Photochemical methods for making sulfopivalic acid anhydride
US3426068A (en) Crystalline 2,2-alkylidene-bis(p-benzamide) inclusion compounds
Ferguson et al. Selective oxidation of alkyl groups
US3452096A (en) Process for the separation of isomers of dichloroaniline
STACY et al. Preparation of Some Aminotrifluoromethyldiphenyl Sulfones as Possible Antibacterial Agents1
US3692832A (en) Method for the production of substituted cyanamides
US3165451A (en) Recovery of amino-substituted alkanethiols by distillation with a solvent
US3288852A (en) Anthracene dialkanesulfonamides
US3719707A (en) Polyhaloalkoxy salicylanilides and thios alicylanilides

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961014

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20090414