PT92228B - Processo para a preparacao de uma formulacao oral liquida, contendo diclofenac - Google Patents

Processo para a preparacao de uma formulacao oral liquida, contendo diclofenac Download PDF

Info

Publication number
PT92228B
PT92228B PT92228A PT9222889A PT92228B PT 92228 B PT92228 B PT 92228B PT 92228 A PT92228 A PT 92228A PT 9222889 A PT9222889 A PT 9222889A PT 92228 B PT92228 B PT 92228B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
process according
incorporated
diclofenac
preparation
Prior art date
Application number
PT92228A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92228A (pt
Inventor
Heidi Affolter
Original Assignee
Ciba Geigy Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ciba Geigy Ag filed Critical Ciba Geigy Ag
Publication of PT92228A publication Critical patent/PT92228A/pt
Publication of PT92228B publication Critical patent/PT92228B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/13Amines
    • A61K31/135Amines having aromatic rings, e.g. ketamine, nortriptyline
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0087Galenical forms not covered by A61K9/02 - A61K9/7023
    • A61K9/0095Drinks; Beverages; Syrups; Compositions for reconstitution thereof, e.g. powders or tablets to be dispersed in a glass of water; Veterinary drenches
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/185Acids; Anhydrides, halides or salts thereof, e.g. sulfur acids, imidic, hydrazonic or hydroximic acids
    • A61K31/19Carboxylic acids, e.g. valproic acid
    • A61K31/195Carboxylic acids, e.g. valproic acid having an amino group
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/04Centrally acting analgesics, e.g. opioids
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P29/00Non-central analgesic, antipyretic or antiinflammatory agents, e.g. antirheumatic agents; Non-steroidal antiinflammatory drugs [NSAID]

Description

A presente invenção diz respeito a um processo para a preparação e utilização de uma formulação farmacêutica oral aquosa de diclofenac.
diclofenac, cujo nome químico é ácido 0-(2,6-dicloroani1ino)feni1acético, é conhecido como forte analgésico e anti-reumático e é descrito, por exemplo, na Patente de invenção norte-americana No.3.558.690.
Têm-se feito muitos esforços para criar para este ingrediente activo na forma de administra ção oral aquosa individualmente doseável que tenha um sabor neutro ou agradável, e, além disso, tenha uma vida em prateleira satisfatória a fim de pôr à disposição de médicos e doentes uma alternativa apropriada a outras preparações orais.
Sabe-se que o diclofenac tem um sabor amargo e provoca uma sensação de arranhar na gargan^ ta. Além disso, mostrou ser inconveniente porque, quando se empregam soluções orais de uso corrente, se for mam hidratos e insolúveis em água que dão origem a precipitações. Sabe-se ainda que o diclofenac cicliza, em particular em solução ácida, para formar 1-(2,6-diclorofenil )indolin-2-ona.
Desta maneira, as preparações farmacêuticas aquosas de diclofenac correspondentes não têm uma vida em prateleira adequada, e, por conseguinte, não satisfazem os critérios para registo como medicamento.
A presente invenção teve como obje£ to a criação de uma preparação farmacêutica oral aquosa de diclofenac que não tenha os inconvenientes mencionados.
Atinge-se este objecto com a preparação de acordo com a presente invenção. Esta tem como características o facto de se escolher uma gama de pH na qual o ingrediente activo tem a sua menor solubilidade e o diclofenac estar em forma de suspensão.
Surpreendentemente, quando se utilizam preparações aquosas deste tipo, não se observa nenhuma formação de indolinona proibitiva, em particular. Além disso, as preparações deste tipo têm um sabor agrada vel e não causam sensação de arranhar na garganta.
A concentração de ingrediente acti vo preferida da preparação de acordo com a invenção é de cerca de 0,5 a cerca de 10% em peso, em particular cer ca de 1 a cerca de 5% em peso, principalmente cerca de 1% em peso.
A gama de pH de acordo com a inven ção vai, em particular, desde cerca de 2 até cerca de 3,5 preferivelmente desde cerca de 2,5 a cerca de 3,5 e é estabelecida por meio de ácidos farmaceuticamente aceitáveis ou sistemas amortecedores que já são conhecidos. Ácidos farmaceuticamente aceitáveis apropriados são preferovelmente ácidos carboxílicos, por exemplo ãcido acético, acido malónico, ácido fumárico, ácido maleico, ácido succínico, ácido láctico, ácido tartárico ou principalmente acido cítrico.
Exemplos de sistemas amortecedores deste tipo são tampões citrato de sodio /HC1 ou ácido /fosfato.
São formas de administração apropriadas da suspensão de acordo com a presente invenção aos rebuçados, misturas, sumos ou xaropes, que podem ser utilizadas em formas de dose unitária.
A composição de acordo com a inven ção pode conter mais adjuvantes e aditivos farmaceuticamen te aceitáveis, por exemplo preservantes , antioxidantes , aromas, corantes, edulcorantes, estabi1izadores de suspensão e/ou agentes molhantes.
Preservantes apropriados, que protegem contra infestação por microrganismos, são ácido benzoi_ co e os seus sais, por exemplo sais de sodio, potássio ou cálcio, ésteres de ácido 4-hidroxibenzoico, 4-hidroxibenzoato de metilo, etilo ou propilo (ésteres PHB), fenóis por exemplo terc.-buti1-4-metoxi- ou 2,6-diterc-buti1-4-metilfenol , fenilo (alcanóis inferiores) álcool benzilico, álcool 4-cloro- ou 2,4-diclorobenzi1ico , 2-feniletanol ou 3-fenilpropanol , diacetato ou digluconato de clorohexidina, tiabendazole, e ainda nitrofural, halogenetos de amonio quaternário, por exemplo brometo de alcónio, cio reto de benzalcónio, brometo de cetrimónio, brometo de feno dodecínio ou cloreto de cetilpiridínio ou principalmente ácido sórbico, por exemplo numa proporção de cerca de 0,01 para cerca de 0,1% em peso.
Antioxidantes apropriados, que se destinam a impedir processos de oxidação, são, por exemplo
sulfitos, por exemplo sulfitos de metais alcalinos, bissu]_ fitos de metais alcalinos ou pirossulfitos de metais alcalinos, por exemplo os sais de sodio ou potássio corres pondentes, ácido tiodipropiónico, tioglicol , acido tiolactico, glutationa, mas preferivelmente cisteína, ácido ascórbico e seus ésteres, por exemplo miristato, palmitato ou estearato de ácido ascórbico, ou ésteres de acido gálico, por exemplo ésteres propílico, octllico ou dodecílico, por exemplo numa proporção de cerca de 0,01 a cerca de 0,1% em peso. Podem misturar-se sinergistas, por exemplo acido cítrico, ácido citracónico, ácido fosfórico ou ácido tartárico.
Para melhorar o aroma, perfumes adequados são, por exemplo, óleos voláteis, em particular os derivados de frutos, por exemplo laranjas, e oleos de laranjas de Sevilha, tangerinas ou limões e ainda caramelos.
Exemplos de corantes apropriados são índigo Tin I (azul), Amaranto (vermelho), Amarelo laranja S (laranja), Tartrazina XX(amarelo) ou clorofila (verde).
Exemplos de edulcorantes apropriados, que estão presentes em grande concentração em xaropes, por exemplo, são açúcar como monossacarídeos ou dissacacrídeos por exemplo D-glucose, D-frutose, D-xilose, matose, ou sacarose, polióis, por exemplo glicerol, dulcitol, manitol sorbitol ou xilitol, ou edulcorantes artificiais, por exemplo sacarina ou o sal de sodio, potássio ou cálcio correspondente, ciclamato ou o sal de sódio ou cálcio correspondente, aspartamo ou acessulfamo ou o seu sal de pota£ sio, e ainda Dulcin ou glicirrizinato de amónio.
Os estabilizadores de suspensão de£ tinam-se a assegurar que as doses individuais retiradas tenham um conteúdo de ingrediente activo constante. Exemplos de estabilizadores apropriados são estabilizadores de suspensão inorgânicos, por exemplo silicatos coloidais que têm um grande conteúdo de alumínio e magnésio, por exemplo bentonite, Veegum ou Gel White, silica coloidal, por
D D exemplo Aerosil (Degussa), Cabosil (Cabot), estabilizadores orgânicos, por exemplo agentes dilatadores, como alginatos, por exemplo alginato de sodio, alginato de cálcio ou propileno glicol alginato, goma arábica, tragacanto, goma caraia, goma sterculia, carragina, goma guar ou ágar, agentes dilatadores sintéticos ou semi-sintéticos por exemplo polímeros 1,2-epóxido, em particular homopolímeros de oxido de etileno que têm um grau de polimerização de cerca de 2.000-100.000, que são conhecidos, por
D exemplo, com a marca registada Polyox (Union Carbide), preferivelmente éteres de celulose dilatáveis, por exemplo metil- ou etil celulose, hidroxi etil celulose, hidroxipropil celulose, hidroxipropilmeti1 celulose, metil- ou etilhidroxieti1 celulose, carboximetil celulose, ou um seu sal de metal alaclino, ou celulose microcristalina , ou composto polivinilo solúveis na água, por exemplo acetato de polivinilo, álcool polivinílico ou polivinilpirrolidona
Podem adicionar-se vantajosamente agentes molhantes aos estabi1izadores . Exemplos de agentes molhantes apropriados são sulfosuccinatos, por de dihexilo, sulfosuccinato de dioctilo ou sulfosuccinato de diamilo, sulfonatos de/ou sulfatos, por exemplo Na alqui lnafta lenos_ sulfonatos, sulfonatos de álcool gordo ou poliglicol éter
-8sulfatos de álcool gordo, poliglicol ésteres de acido gordo por exemplo estearatos de polietileno glicol, ésteres poliglicol C8C18 de ácidos gordos, poliglicol éteres de álcool gordo, por exemplo poliglicol éter de álcool laurllico, cetllico, estearílico ou oleículo ou poliglicol éter de álcool cetilestearí1ico , poliglicol éteres de poli(ácido gor do) éster, por exemplo monolaurato, monopalmitato, monoestearato ou monooleato de polietileno glicol sorbitano, pol i_ glicol éter de éster de acido gordo glicetol, ou poliglicol éter de ácido gordo pentaeritritol, ésteres de sacarose, por exemplo monoesteararto de/ou diestearato de sacarose ou monopalmitato de sacarose, óleos vegetais etoxilados, por exemplo óleo de rícino etoxilado ou óleo de rícino hidrogenado e etoxilado, ou polímeros de bloco, por exemplo polímeros polioxietileno-polioxipropileno.
As preparações farmacêuticas orais aquosas de diclofenac de acordo com a invenção são preparadas como segue, por exemplo, conforme a natureza da forma de administração.
Assim, por exemplo, os adjuvantes e aditivos são incorporados na água com ou sem aquecimento, por exemplo numa gama de temperatura de cerca de 20° a cerca de 100°C. 0 ingrediente activo é depois posto em suspensão nesta base. No entanto, a sequencia da mistura dos componentes da preparação do invenção não é importante.
Para preparar xaropes, por exemplo o agente de suspensão e o estabilizador de suspensão apropriados são adicionados â agua. Incorporam-se um edulcorante e, se se desejar, preservantes, antioxidantes, aromas
-9e/ou corantes com ou sem aquecimento, por exemplo numa gama de temperatura de cerca de 50° a cerca de 100°C. 0 ingrediente activo é seguidamente posto em suspensão no meio.
A preparação farmacêutica oral aquosa de acordo com a invenção pode ser utilizada, por exemplo, para o tratamento de dores e processos inflamatórios.
A presente invenção diz também respeito, em particular, âs preparações e processos de preparação descritos nos Exemplos.
Os Exemplos que se seguem servem apenas para representar a invenção descrita acima: no entan to, não pretendem constituir uma limitação.
Exemplo 1
Xarope que contem 1%em peso de diclofenac.
-10Composição
Diclofenac (ácido livre) 1,00 g
Hidroxietil celulose (Natrosol 250 G) 0,50 g
Celulose e sodio carboximeti1 celulose (Avicel RC 591 ) 1 ,20 g
Solução de sorbitol 25,00 g
Acido sórbico 0,05 g
Vitamina C 0,10 g
Acido cítrico 0,20 g
Sódio sacarina 0,06 g
Agua desmineralizada 71,89 g
100,00 g pH : 2,9
-11Preparação
Prepara-se uma suspensão de Avicel na ãgua, utilizando um misturador de grande velocidade, mistura-se Natrosol e a mistura fica a dilatar durante aproximadamente uma hora.
Juntam-se soluções de sorbitol e ácido sórbico, e aquece-se a mistura até cerca de 85°C com agitação. Depois de a mistura ter sido arrefecida até à temperatura ambiente, dissolvem-se nela Vitamina C, ácido citrico e sacarina consecutivamente, mantendo em agitação 0 ingrediente activo é posto em suspensão na mistura utilizando o misturador, e, em seguida, desareja-se a mistura.
Exemplo 2
Xarope que contém 1% de diclofenac
Diclofenac (ácido livre) 1 ,0
Sacarose 40,0
Agar em pó 0,3
Acido sorbico 0,1
Vitamina C 0,1
Acido citrico 1 AQ 0,2
Fosfato de dissódio 2 AQ
0,08 g
-12(CONT)
Aroma de limão 0,1 g
Agua desmineralizada 58,12 g
100,00 g pH 3,2
Preparação
A água aquecida é, até aproximadamente 90°C e nela dissolveu-se acido sorbico. Em seguida espalhou-se ágar em pó na mistura e dispersou-se com utilização de um. misturador de grande velocidade. Deixou-se a mistura a dilatar a 90°C durante 30 minutos. Adiciona-se sacarose e dissolve-se mantendo em agitação.
Depois de a mistura ter arrefecido para cerca de 40°C, adicionam-se consecutivamente acido citrico, fosfato de dissodio e Vitamina C e dissolvem-se. Depois de se ter adicionado o perfume, o ingrediente activo é moído com uma pequena quantidade de base e em seguida distribuído no restante da base.
-13Exemplo 3
Mistura que contém 1% de diclofenac
Diclofenac (ácido livre) 1,0 g
Hidroxietilcelulose (Natrosol 250 6) 0,5 g
Celulose e sodio carboximetilcelulose (Avicel RC 591)
Acido sorbico
Vitamina C
Acido citrico 1 AQ ,2 g
0,1 g
0,1 g
0,2 g
Sódio sacarina 0,06 g
Fosfato dissódio 2AQ 0,08 g
Aroma de Limão 0,1 g
Agua desmineralizada 97,16 g
100,00 g pH 3.2
-14Preparação
Prepara-se uma dispersão de Avicel em 50 g de água utilizando um misturador de grande velocidade, mistura-se Natrosol e deixa-se a mistura dilatar durante aproximadamente uma hora. Aquece-se o restante da água (47,16 g) até cerca de 60°C e dissolve-se nela ácido sorbico. Depois de esta última mistura ser arrefecida até 40°C, adicionam-se consecutivamente sacarina, ácido citrico, fosfato de dissódio e Vitamina C e dissolvem-se. Mistura-se esta solução com a dispersão de Avicel.
Depois de ser adicionado o perfume o ingrediente activo é moído com uma pequena quantidade da base e, em seguida, distribuído no restante da base.
Exemplo 4
Rebuçados que contêm 1% de diclofenac
Diclofenac (acido livre) 1,0 g
Meyprogat 150 (goma guar) 0,5 g
Solução de sorbitol 50,0 g
Acido sorbico 0,1 g
Vitamina C 0,1 g
Acido cítrico 1AQ 0,2 g
Fosfato dissodio 1AQ 0,08 g
Aroma de limão 0,1 g
Agua desmineralizada 47,92 g
100,00 g pH 3.1
Preparação
Aquece-se a água até cerca de 90°c e nela dissolve-se ácido sorbico. Espalha-se Meyprogat na mistura e dispersa-se com utilização de um misturador de grande velocidade. Em seguida deixa-se a mistura dilatar a 90°C durante aproximadamente 30 minutos. Adiciona-se
-16em seguida solução de sorbitol. Depois de a mistura ter arrefecido até cerca de 40°C, adicionam-se consecutivamente ãcido cítrico, fosfato dissódio e Vitamina C e dissolvem-se mantendo em agitação.
Depois de ter sido adicionado o perfume, o ingrediente activo é moído com uma pequena quantidade da base e seguidamente distribuído pelo restante da base.
Exemplo 5
Xarope que contém 1% de em peso de diclofenac.
Diclofenac (acido livre) 1,00 g
Hidroxietil celulose (Natrosol 250 G) 0, 50g
Celulose e sodio carboximetilcelulose (Avicel RC 591 ) 1,20 g
Solução de sorbitol 25,00 g
Acido sorbico 0,05 g
Vitamina C 0,60 g
Acido citrico 1 ,00 g
Sodio sacarina 0,06 g
Agua desmineralizada 70,59 g
100,00 g pH 2.3
-17Preparação
Suspende-se Avicel em água utilizan do um misturador de grande velocidade, mistura-se Natrosol e deixa-se a mistura aquecer até aproximadamente 85°C mantendo am agitação. Depois de a mistura ter arrefecido até â temperatura ambiente, dissolvem-se nela consecutivamente Vitamina C, ácido cítrico e sacarina mantendo em agitação. 0 ingrediente acima é depois posto em suspensão utilizando o misturador, e a mistura é depois desarejada.
Exemplo 6
Xarope que contem 1% em peso de diclofenac.
-18Diclofenac (ácido livre) 1,00 g
Hidroxietilcelulose (Natrosol 250 G) 0,50 g
Celulose e sodio carboximetilcelulose (Avicel RC 591) 1,20 g
Solução de sorbitol 25,00 g
Vitamina C 0,60 g
Acido citrico 1,00 g
Metilparaben 0,12 g
Propilparaben 0,05 g
Sodio sacarina 0,06 g
Agua desmineralizada 70,49 g
100,00 g pH: 3,0
-19Preparação
Faz-se uma suspensão de Avicel na água utilizando um misturador de grande velocidade, mistura-se Natrosol e deixa-se a mistura dilatar-se durante aproximadamente uma hora.
Juntam-se solução de sorbitol e ác/ do sorbico, e aquece-se a mistura até cerca de 85°C mantendo em agitação.
Depois de a mistura ter sido arrefecida até à temperatura ambiente, dissolvem-se nela consecutivamente Vitamina C, ácido citrico e sacarina com agitação. 0 ingrediente activo é suspenso nela utilizando o misturador, e a mistura é seguidamente desarejada.

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1-.- Processo para a preparação de uma formulação farmacêutica oral aquosa de diclofenac, caracterizado por se preparar uma suspensão de diclofenac na água, por a gama de pH ser estabelecida de maneira que o ingrediente activo tenha a mais baixa solubilidade na água, e por se misturarem se desejado adjuvantes e aditivos farmaceuticamente aceitáveis.
  2. 23.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ingrediente activo ser i£ corporado numa concentração de aproximadamente 0,5 até aproximadamente 10% em peso.
  3. 33.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o pH ser estabelecido entre cerca de 2 e cerca de 3,5 em particular entre cerca de 2,5 e cerca de 3,5. 4
  4. 43.- Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o pH ser estabelecido com o emprego de ácido cítrico.
    -215S.- Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o pH ser estabelecido com o emprego de ácido cltrico/tampão fosfato.
  5. 6a.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por serem incorporado adjuvantes e aditivos farmaceuticamente aceitáveis escolhidos entre conservantes , antioxidantes, aromas, corantes, edu 1 corantes , agentes de suspensão e agentes molhantes.
  6. 7a.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, como conservante, ser incorporado ácido benzóico ou os seus sais, ésteres de ácido 4-hidroxibenzoico, fenóis, fenil-(alcanóis inferiores) halogenetos de amonio quaternário ou ácido sorbico.
  7. 8a.- Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por ser incorporado ácido sórbico.
    -229a.- Processo de acordo com a reivindação 6, caracterizado por, como antioxidantes, serem incoeporados cisteína, ácido ascórbico ou os seus ésteres, ou um éster de acido gálico.
  8. 10a.- Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por ser incorporado ácido ascórbico.
  9. 11a.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, como edulcorante, ser incor porado um monossacarídeo, dissacarídeo, poliol ou edulcorante artificial.
  10. 12a.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, como estabilizador de suspensão, serem incorporados silicatos coloidais que têm um grande conteúdo de alumínio e magnésio, silica coloidal, agentes intumescentes , éteres de celulose intumescentes, carboximetilcelulose ou um seu sal de metal alcalino, celulose, microcristalina ou compostos polivini1icos solúveis em água.
  11. 13a.- Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por ser incorporado hidroxietilcelulose e/ou celulose e carboxiletilcelulose sódica ou agar ou goma de guar.
    -2314a.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado por a preparação ser apresentada na forma de rebuçados, mistura sumo ou xarope.
  12. 15a.- Processo de acordo com a rei vindicação 14, caracterizado por a preparação ser apresentada na forma de dose unitária.
  13. 16a.- Processo para a establização de diclofenac num meio aquoso, caracterizado por o ingrediente activo ser posto em suspensão em água e por o pH ser estabelecido de maneira que o ingrediente activo tenha a menor solubilidade em água.
  14. 17a.- Processo para o tratamento de dores e estados inflamatórios, caracterizado por compreender a administração de uma preparação farmacêutica de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 15 a um organismo de sangue quente que disso necessite, sendo a gama de concentrações de composto activo de 0,5 a 10%, em peso.
PT92228A 1988-11-10 1989-11-08 Processo para a preparacao de uma formulacao oral liquida, contendo diclofenac PT92228B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH416788 1988-11-10

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92228A PT92228A (pt) 1990-05-31
PT92228B true PT92228B (pt) 1995-07-06

Family

ID=4271057

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92228A PT92228B (pt) 1988-11-10 1989-11-08 Processo para a preparacao de uma formulacao oral liquida, contendo diclofenac

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP0373103B1 (pt)
JP (1) JP2894744B2 (pt)
KR (1) KR0152983B1 (pt)
AT (1) ATE87476T1 (pt)
AU (1) AU624190B2 (pt)
CA (1) CA2002472C (pt)
DE (1) DE58903964D1 (pt)
DK (1) DK175752B1 (pt)
ES (1) ES2054089T3 (pt)
GR (1) GR3007995T3 (pt)
IE (1) IE63482B1 (pt)
IL (1) IL92190A (pt)
NZ (1) NZ231320A (pt)
PT (1) PT92228B (pt)
SA (1) SA90100152B1 (pt)
ZA (1) ZA898554B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5011688A (en) * 1989-02-02 1991-04-30 Calam Henry D Liquid composition for the relief of premenstrual and menstrual discomforts
IT1256616B (it) * 1992-12-02 1995-12-12 Zambon Spa Sciroppo contenente n-acetil-cisteina
AUPN969796A0 (en) * 1996-05-07 1996-05-30 F.H. Faulding & Co. Limited Taste masked liquid suspensions
GB9930058D0 (en) * 1999-12-20 2000-02-09 Novartis Ag Organic compounds
JP2004505913A (ja) * 2000-08-07 2004-02-26 ランバクシー シグネチャー,エルエルシー メトフォルミンの液体処方
ITMI20020986A1 (it) * 2002-05-10 2003-11-10 Acraf Composizione a base di diclofenac per il trattamento topico di affezioni del cavo orofaringeo
JP2004059488A (ja) * 2002-07-29 2004-02-26 Asahi Food & Healthcare Ltd 乳酸菌整腸組成物および食品
JP2006315966A (ja) * 2005-04-11 2006-11-24 Sanei Gen Ffi Inc 黒豆抽出物を含有した咽喉頭用液状組成物
GB201006218D0 (en) * 2010-04-14 2010-06-02 Ayanda As Composition
JP6200893B2 (ja) 2011-10-31 2017-09-20 ノバルティス アーゲー パゾパニブ製剤

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3558690A (en) * 1965-04-08 1971-01-26 Gelgy Chemical Corp Substituted derivatives of 2-anilinophenylacetic acids and a process of preparation
GB1550139A (en) * 1975-07-04 1979-08-08 Gaba Ag Anti-inflammatory compositions for oral application
CH655507B (pt) * 1983-01-12 1986-04-30

Also Published As

Publication number Publication date
DK561589A (da) 1990-05-11
NZ231320A (en) 1992-11-25
CA2002472A1 (en) 1990-05-10
CA2002472C (en) 2000-05-30
KR0152983B1 (ko) 1998-11-16
JP2894744B2 (ja) 1999-05-24
AU624190B2 (en) 1992-06-04
SA90100152B1 (ar) 2001-04-14
ES2054089T3 (es) 1994-08-01
IE63482B1 (en) 1995-05-03
GR3007995T3 (pt) 1993-08-31
IL92190A (en) 1996-07-23
ATE87476T1 (de) 1993-04-15
IE893611L (en) 1990-05-10
DE58903964D1 (de) 1993-05-06
DK175752B1 (da) 2005-02-07
ZA898554B (en) 1990-08-29
AU4434389A (en) 1990-06-07
KR910009253A (ko) 1991-06-28
JPH02178224A (ja) 1990-07-11
PT92228A (pt) 1990-05-31
EP0373103B1 (de) 1993-03-31
EP0373103A1 (de) 1990-06-13
IL92190A0 (en) 1990-07-26
DK561589D0 (da) 1989-11-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2179682C (en) Pharmaceutical, orally applicable composition
US4684666A (en) Stabilized liquid analgesic compositions
EP0405930B1 (en) Aqueous pharmaceutical suspension for substantially water insoluble pharmaceutical actives
KR101458772B1 (ko) 페닐에프린을 함유하는 약제학적 현탁액 및 이의 제조 방법
KR20110067103A (ko) 파라세타몰을 포함하는 액체 약학적 제제
US5498426A (en) Liquid antacid compositions
PT92228B (pt) Processo para a preparacao de uma formulacao oral liquida, contendo diclofenac
EP0640344A1 (de) Ursodeoxycholsäure enthaltendes Arzneimittel in flüssiger Darreichungsform
MXPA97002456A (en) Liquid antiacidal compositions containing calcium carbonate and possibly simeticone as active compounds and monobasic potassium phosphate and potassium bicarbonate as regula
US5079001A (en) Liquid oral formulation of diclofenac
WO2006118562A1 (en) Purgative composition and uses thereof
EP1452169B1 (en) Aqueous base liquid pharmaceutical compositions in suspension form for the oral administration of ibuprofen
ES2234581T3 (es) Suspension farmaceutica bebible de ibuprofeno.
EP0700283B1 (en) Liquid antacid compositions
KR940011248B1 (ko) 보존성을 갖는 제산제의 제조방법
JPS6219535A (ja) リゾチ−ムシロツプ剤
US5698562A (en) Palatable trimethoprim oral solution
US20060247180A1 (en) Purgative composition and uses thereof
JP2004026725A (ja) 固形製剤
KR20010000256A (ko) 비우식성 구강적용 제제
WO2023042900A1 (ja) スクラルファート含有ゼリー状医薬組成物

Legal Events

Date Code Title Description
PC3A Transfer or assignment

Free format text: 970530 NOVARTIS AG CH

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20100208