PT92052B - Dispositivo aperfeicoado para inalacao de aerossois - Google Patents

Dispositivo aperfeicoado para inalacao de aerossois Download PDF

Info

Publication number
PT92052B
PT92052B PT92052A PT9205289A PT92052B PT 92052 B PT92052 B PT 92052B PT 92052 A PT92052 A PT 92052A PT 9205289 A PT9205289 A PT 9205289A PT 92052 B PT92052 B PT 92052B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve stem
nozzle
spray head
receive
length
Prior art date
Application number
PT92052A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92052A (pt
Inventor
Andrew William Blower
John Stuart Corbett
Michael John Clarke
Original Assignee
Fisons Plc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fisons Plc filed Critical Fisons Plc
Publication of PT92052A publication Critical patent/PT92052A/pt
Publication of PT92052B publication Critical patent/PT92052B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M15/00Inhalators
    • A61M15/009Inhalators using medicine packages with incorporated spraying means, e.g. aerosol cans

Description

Descrição referente à patente de invenção de FISONS plc, britânica, industrial e comercial, com sede em Fison House, Princes Street, Ipswich IPl 1QH, Inglaterra, (inventores: Andrew William Blower, John Stuart Corbett e Michael John Clarke, residentes na Inglaterra), para DISPOSITIVO APERFEIÇOADO PARA INALAÇÃO DE AEROSSOIS.
Descrição
A presente invenção refere-se a melhoramentos nos dispositivos de aerossois, mais particularmente nos utilizados para a administração de medicamentos por inalação.
É bem conhecida a utilização de dispositivos de inalação de aerossois para administração por inalação de medicamentos na forma de aerossois em pó. Estes dispositivos incluem, regra geral, um invólucro que recebe uma caixa de medicamento pressurizado. Proporciona-se a caixa com uma válvula de medida de administração que inclui uma câmara de medida e uma haste oca de válvula localizada numa cabeça de aspersão dentro do invólucro .
Descarrega-se o medicamento por movimento da caixa relativamente à haste da válvula. Este muda a válvula de medida de administração de um estado não operativo em que a câmara de medida está isolada da atmosfera para um estado operativo em que a câmara de medida comunica com a atmosfera por intermédio da haste da válvula e de um oríficio exterior colocado na cabeça de aspersão. Assim, no estado operativo o medicamento pode passar da câmara através da haste da válvula, da cabeça do aspersor e do orifício de saída para o invólucro a partir do qual pode ser inalado por um utilizador por intermédio de um boANA cal formado no invólucro.
Um problema que pode ocorrer com dispositivos deste tipo é o bloqueamento do arifício de saída. 0 medicamento pode, também, formar-se à volta do orifício de saída e formar um tampão que, posteriormente, pode ser expelido e inalado pelo utilizador.
Descobriu-se agora, surpreendentemente, que se podem eliminar ou diminuir substancialmente estes problemas proporcio nando o orifício de saída com um tubo.
Assim, de acordo com a presente invenção proporciona-se um dispositivo de inalação de aerossol adequado para utilização em associação com um recipiente pressurizado de medicamen to possuindo uma haste de válvula, incluindo o dispositivo uma cabeça de aspersão adaptada para receber a haste de válvula e possuindo um orifício de saída, caracterizado por o orifício de saída possuir um tubo.
Prefere-se que o tubo tenha, em geral, uma forma tron co-cónica. Prefere-se, particularmente, que o tubo seja tronco -cónico e a superfície exterior curva de forma que o tubo seja côncavo.
Prefere-se que o tubo tenha um comprimento inferior a 10 mm e mais preferencialmente inferior a 5 mm, por exemplo 2 mm. A proporção entre o comprimento do orifício de saída e o comprimento do tubo é, de preferência menor que 2:1.
A cabeça de aspersão inclui uma cavidade interna que é aberta numa extremidade para receber a haste de válvula e fechada na outra extremidade. A cavidade pode estender-se para além do orifício de saída.
Prefere-se que o orifício de saída seja de secção transversal uniforme através do seu comprimento. Prefere-se ainda que o orifício de saída seja de secção transversal circular.
O dispositivo da presente invenção utiliza-se em conjunção com uma caixa de medicamento pressurizado. Assim, a pre sente invenção proporciona ainda um dispositivo de inalação de
aerossóis que inclui um recipiente pressurizado de medicamento possuindo uma haste de válvula, uma cabeça de aspersão adaptada para receber a haste de válvula e possuindo um orifício de saída, caracterizado por o orifício de saída possuir um tubo.
Verificou-se que o problema de bloqueamento é particularmente nítido quando o medicamento é higroscópico. Assim, os dispositivos de inalação com tubo da presente invenção são particularmente adequados para a administração de medicamentos higroscópicos.
Medicamento higroscópico significa um medicamento que absorve quantidades significativas de água quando numa atmosfera húmida, por exemplo, um que à humidade relativa de 90% (encontrando-se aproximadamente um valor inferior de humidade relativa na respiração humana) absorve mais do que 8% do seu próprio peso, de água. Os exemplos destes medicamentos incluem cromoglicato de sódio e nedocromil-sódio.
Os dispositivos de inalação de aerossóis desta invenção têm a vantagem de não se bloquearem ou de se bloquearem com menos frequência, de forma que uma caixa de medicamento se pode esvaziar sem o perigo de se rejeitar o dispositivo permaturamente devido ao paciente acreditar erradamente que a caixa está vazia ou devido a não poder ser facilmente desbloqueado; há um risco muito reduzido de formação de tampões de medicamento nos dispositivos que são subsequentemente inalados pelo paciente essa inalação pode levar a uma sobre-dosagem ou a um espasmo de tosse que é especiaimente perigoso para pacientes que tenham dificuldades de respiração e que têm maior probabilidade de utilizarem dispositivos de inalação de aerossóis; os dispositivos são mais higiénicos porque são muito poucas ou nenhumas as superfícies de crescimento do medicamento que as bactérias podem colonizar; e necessitam de ser limpos menos frequentemente - sen do a limpeza uma tarefa difícil para pacientes que tenham mãos inseguras.
Descreve-se, agora, uma forma de realização preferencial de um dispositivo de acordo com esta invenção, a título de exemplo, com referência aos desenhos que a acompanham, em que:
A Figura 1 é uma vista lateral em secção parcial de um dispositivo de inalação de aerossóis de acordo com esta invenção equipado com um recipiente pressurizado de medicamento.
A Figura 2 é uma vista ampliada da cabeça de aspersão do dispositivo mostrado na Figura 1 (também aqui em secção trans versai) e;
A Figura 3 é uma vista da cabeça de aspersão mostrada na Figura 2 ao longo da linha III-III.
Relativamente, primeiro, à Figura 1, um dispositivo de inalação de aerossois inclui um invólucro geralmente cilindrico 1 possuindo um bocal 2. O invólucro 1 recebe um recipiente 3 de medicamento pressurizado, proporcionando-se o recipiente numa extremidade, com uma válvula de medida que inclui uma haste de válvula 4. A haste de válvula 4 assenta numa cabeça de aspersão 5. A cabeça de aspersão 5 inclui uma cavidade interna 6 que possui um orifício de saída 7. A cavidade interna 6 tem uma porção inferior 8 que se estende para baixo do orifício 7.
Como se pode ver mais claramente na Figura 2, o orifício de saída passa através de um tubo 12 que tem, geralmente, uma forma tronco-cónica com uma parede exterior côncava. 0 tubo 12 estende-se de uma superfície frontal plana 9 da cabeça de aspersão 5, estando a superfície plana num ângulo tal que o tubo 12 se dirige em direcção ao bocal 2.
Para utilizar o dispositivo, um paciente inala no bocal 2 enquanto, simultâneamente impele o recipiente de medicamento 3 em direcção à cabeça de aspersão 5. 0 movimento relativo do recipiente 3 e da haste de válvula 4 provoca a abertura da válvula de medida e a descarga do medicamento na haste da válvula 4. O medicamento passa então através do orifício de saída 7 e depois é inalado pelo paciente através do bocal 2.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - 1θ Dispositivo para inalação de um aerossol adequado para utilização em associação com um recipiente pressurizado para medicamentos possuindo uma haste de válvula, constituído por uma cabeça de aspersão adaptada a receber a haste da válvula e por possuir um orifício de saída, caracterizado por o orifício de saída ser provido de um bocal.
    - 2ã Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o bocal ter em geral a forma tronco-cónica.
    - 3â Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a superfície exterior curva do bocal ser côncava .
    - 4â Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o bocal ter um comprimen to inferior a 10 mm.
    - 5a Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o bocal ter um comprimen to inferior a 5 mm.
    - 6â Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a cabeça de aspersão ser constituída por uma cavidade interna que é aberta numa extremidade para receber a haste da válvula e fechada na outra extremi dade, estendendo-se a cavidade para além do orifício de saída.
    _ 7a _
    Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o orifício de saída ser de secção transversal uniforme ao longo do seu comprimento.
    - 8ã Dispositivo para inalação de um aerossol constituído por um recipiente pressurizado para medicamentos possuindo uma haste de válvula, uma cabeça de aspersão adaptada para receber a haste da válvula e possuindo um orifício de saída, caracterizado por o orifício de saída ser provido de um bocal.
    - 9ã Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o medicamento ser higroscópico.
    - 10ã Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o medicamento ser cromoglicato de sódio ou nedocromil sódio.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido britânico apresentado em 22 de Outubro de 1988, sob o nS.
PT92052A 1988-10-22 1989-10-20 Dispositivo aperfeicoado para inalacao de aerossois PT92052B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB888824804A GB8824804D0 (en) 1988-10-22 1988-10-22 Device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92052A PT92052A (pt) 1990-04-30
PT92052B true PT92052B (pt) 1996-02-29

Family

ID=10645653

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92052A PT92052B (pt) 1988-10-22 1989-10-20 Dispositivo aperfeicoado para inalacao de aerossois

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5682875A (pt)
EP (1) EP0373753B1 (pt)
JP (1) JP2927464B2 (pt)
AT (1) ATE88646T1 (pt)
CA (1) CA2001817C (pt)
DE (1) DE68906252T2 (pt)
DK (1) DK169464B1 (pt)
ES (1) ES2040468T3 (pt)
GB (1) GB8824804D0 (pt)
IE (1) IE63334B1 (pt)
PT (1) PT92052B (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2276101A (en) * 1993-03-19 1994-09-21 Csb Moulds Ltd Spray nozzles for pharmaceutical inhalers
CA2159498A1 (en) * 1993-04-01 1994-10-13 Younsik Cha Method for preparing drugs to treat dermal disorders
GB2312379B (en) * 1996-04-25 1999-11-17 Bespak Plc Improved inhalers
US6120752A (en) * 1997-05-21 2000-09-19 3M Innovative Properties Company Medicinal aerosol products containing formulations of ciclesonide and related steroids
GB9814717D0 (en) * 1998-02-23 1998-09-02 Bespak Plc Improvements in drug delivery devices
WO1999055600A1 (en) * 1998-04-30 1999-11-04 3M Innovative Properties Company Metered-dose valve for pharmaceutical aerosol
GB0002798D0 (en) * 2000-02-09 2000-03-29 Glaxo Group Ltd Actuator nozzle for metered dose inhaler
DE10109671C1 (de) * 2001-02-28 2002-05-02 Draeger Medical Ag Vorrichtung zur Abgabe eines Gases an ein Beatmungsgerät
JP4065851B2 (ja) * 2002-02-22 2008-03-26 エルジー ハウスホールド アンド ヘルスケア リミテッド エアゾール放出及びマッサージ用スパウト、並びにこれを含む容器
MXPA05009920A (es) * 2003-03-20 2005-11-04 Boehringer Ingelheim Pharma Formulacion para un inhalador con dosis medida que emplea hidrofluoroalcanos como propulsores.
EP1915985A1 (en) 2003-03-20 2008-04-30 Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals Inc. Formulation for a Metered Dose Inhaler Using Hydro-Fluoro-Alkanes as Propellants
GB0327112D0 (en) 2003-11-21 2003-12-24 Clincial Designs Ltd Dispenser and reservoir
GB0328859D0 (en) 2003-12-12 2004-01-14 Clinical Designs Ltd Dispenser and counter
ES2391563T5 (es) * 2004-07-02 2022-10-26 Boehringer Ingelheim Int Formulaciones en suspensión de aerosol con TG 227 ea como agente propulsor
GB0425518D0 (en) 2004-11-19 2004-12-22 Clinical Designs Ltd Substance source
GB0428204D0 (en) 2004-12-23 2005-01-26 Clinical Designs Ltd Medicament container
GB0518400D0 (en) 2005-09-09 2005-10-19 Clinical Designs Ltd Dispenser
DE102006017320A1 (de) * 2006-04-11 2007-10-18 Boehringer Ingelheim Pharma Gmbh & Co. Kg Aerosolsuspensionsformulierungen mit TG 227 ea oder TG 134 a als Treibmittel
CA2678018A1 (en) * 2007-02-28 2008-09-04 Abbott Respiratory Llc Nozzle-based atomization system
WO2009079078A1 (en) 2007-12-14 2009-06-25 Labogroup S.A.S. Delivering aerosolizable food products
GB0904059D0 (en) 2009-03-10 2009-04-22 Euro Celtique Sa Counter
GB0904040D0 (en) 2009-03-10 2009-04-22 Euro Celtique Sa Counter
JP2015531247A (ja) * 2012-08-29 2015-11-02 シエシー ファルマセウティチィ ソシエタ ペル アチオニ エアゾール吸入装置
US20180043585A9 (en) * 2013-09-20 2018-02-15 Virginia Commonwealth University Delivery of particles using hygroscopic excipients

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE105263C (pt) *
CA728952A (en) * 1966-03-01 L. Paullus Clarence Inhalation aerosol device
DE99363C (pt) *
US1378481A (en) * 1919-07-19 1921-05-17 Mobley Lewis Kempton Method of applying liquid antiseptics
GB763570A (en) * 1954-05-13 1956-12-12 Risdon Mfg Co Improvements in or relating to valve mechanism for a liquid spray dispenser
US3001524A (en) * 1956-03-21 1961-09-26 Riker Laboratories Inc Aerosol dispensing apparatus
US3006340A (en) * 1958-03-03 1961-10-31 Meshberg Philip Dispensing package
US3116856A (en) * 1960-08-24 1964-01-07 Aerosol Tech Inc Actuator for aerosol valve, provided with a pivoted directional spout
US3154076A (en) * 1962-07-03 1964-10-27 Valve Corp Of America Aerosol type applicator for body cavity
GB1120945A (en) * 1964-08-11 1968-07-24 Fisons Pharmaceuticals Ltd Applicator in combination with a pressurised aerosol dispensing container
AT330643B (de) * 1971-04-23 1976-07-12 Laake Oy Aerosoleinrichtung
US3913842A (en) * 1973-12-14 1975-10-21 Block Drug Co Spray head for aerosol can
US4635857A (en) * 1980-12-08 1987-01-13 Vortran Corporation Atomizing apparatus
US4509515A (en) * 1982-02-23 1985-04-09 Fisons Plc Inhalation device
GB8319150D0 (en) * 1983-07-15 1983-08-17 Glaxo Group Ltd Aerosol applicator device
IL79550A (en) * 1985-07-30 1991-06-10 Glaxo Group Ltd Devices for administering medicaments to patients
GB8622340D0 (en) * 1986-09-17 1986-10-22 Glaxo Group Ltd Nasal applicator

Also Published As

Publication number Publication date
DK169464B1 (da) 1994-11-07
JP2927464B2 (ja) 1999-07-28
GB8824804D0 (en) 1988-11-30
CA2001817A1 (en) 1990-04-22
DE68906252D1 (de) 1993-06-03
EP0373753A1 (en) 1990-06-20
EP0373753B1 (en) 1993-04-28
IE63334B1 (en) 1995-04-19
IE893392L (en) 1990-04-22
DE68906252T2 (de) 1993-09-23
US5682875A (en) 1997-11-04
PT92052A (pt) 1990-04-30
ATE88646T1 (de) 1993-05-15
CA2001817C (en) 2000-01-25
DK521289D0 (da) 1989-10-20
JPH02168964A (ja) 1990-06-29
ES2040468T3 (es) 1993-10-16
DK521289A (da) 1990-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92052B (pt) Dispositivo aperfeicoado para inalacao de aerossois
KR100297344B1 (ko) 흡입장치
EP0015247B1 (en) An aerosol inhalation device
EP0347779B1 (en) A device for dispensing metered amounts of aerosol for inhalation
JP5651233B2 (ja) 簡易なカプセル・ベースの吸入器
AU2004246854B2 (en) Delivery device for a powder aerosol
US8109267B2 (en) Simple inhaler
HU213495B (en) Device for inhalation of powdered medicament
US20060180148A1 (en) Device for swallowing powder granular or granulated substances
SI20363A (sl) Inhalacijska priprava za praškasta zdravila
NZ222446A (en) Inhalation device with chamber of circular cross-section
PL182513B1 (pl) Urządzenie do inhalacji oraz sposób inhalacji
PT1294421E (pt) Inalador de pó seco
JPH038230B2 (pt)
HU209475B (en) Device for the administration of powdered medicinal substances
JPH08502904A (ja) 低流量ネブライザ、噴霧化方法及び装置
BRPI0612008A2 (pt) sistema de entrega de fármaco acionado pela respiração
PT98956B (pt) Dispositivo para medicamentos de aerosois para inalacao oral
FI72879C (fi) Dispenseringsanordning foer en medicinaerosol.
PT774986E (pt) Aparelho inalador com camara de optimizacao
CN216148785U (zh) 一种气管切开患者的吸入药物给药器
KR830001698Y1 (ko) 에어로졸 흡입장치
KR810002346Y1 (ko) 에어로졸 디스펜서

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19951122

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970531

NF3A Restitutio in integrum

Effective date: 19980213

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20101122