PT91745B - Processo para a preparacao de uma composicao contendo acidos da bilis uteis para o tratamento de infeccoes virais - Google Patents
Processo para a preparacao de uma composicao contendo acidos da bilis uteis para o tratamento de infeccoes virais Download PDFInfo
- Publication number
- PT91745B PT91745B PT91745A PT9174589A PT91745B PT 91745 B PT91745 B PT 91745B PT 91745 A PT91745 A PT 91745A PT 9174589 A PT9174589 A PT 9174589A PT 91745 B PT91745 B PT 91745B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- treatment
- represent
- compound
- formula
- preparation
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K31/00—Medicinal preparations containing organic active ingredients
- A61K31/56—Compounds containing cyclopenta[a]hydrophenanthrene ring systems; Derivatives thereof, e.g. steroids
- A61K31/575—Compounds containing cyclopenta[a]hydrophenanthrene ring systems; Derivatives thereof, e.g. steroids substituted in position 17 beta by a chain of three or more carbon atoms, e.g. cholane, cholestane, ergosterol, sitosterol
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P31/00—Antiinfectives, i.e. antibiotics, antiseptics, chemotherapeutics
- A61P31/12—Antivirals
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Public Health (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- Virology (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Oncology (AREA)
- Communicable Diseases (AREA)
- Steroid Compounds (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a uma nova utilização de alguns compostos conhecidos para o tratamento de infecçôes virais provocadas por vírus de invólucro, e às composições farmacêuticas que os contêm.
Os ácidos da bílis que ocorrem natural, mente são produzidos pelo fígado, e alguns deles têm sido uti. lizados para o tratamento de cálculos biliares ao longo de diversos anos. Mais recentemente, no Pedido de Patente Europeia N2.0285285 encontra-se descrita a utilização de ácidos da bílis para o tratamento de infecçôes virais.
Verificou-se agora surpreendentemente que um pequeno grupo de ácidos da bílis e seus sais farmacêuticamente aceitáveis são particularmente úteis para o tratamento de doenças provocadas por virus de invólucro.
Deste modo, de acordo com a presente invenção, proporciona-se um composto de fórmula I
em que
2
R e R representam ambos (H, a-OH)cu representam ambos o átomo de oxigénio;
- R (H,H) ou o atomo de oxigénio; e
R^ representa o grupo OH ou NHCC^) 2SO3H;
e seus sais farmaceuticamente aceitáveis;
desde que
2
i) quando R e R representarem ambos (H, a-OH) e
4
R representar (H,H), então R representa -SO3H; e ii) quando R e R representarem ambos o atomo de oxigénio e RJ representar o átomo de oxigénio, então representa NHÍC^)2θΟ3Η;
Para utilização como fármaco.
Além disso proporciona-se também a utilização de um composto de fórmula I, conforme anteriormente definido, mas com a condição (ii), como Ingrediente activo para a preparação de um medicamento para o tratamento ou para a porfiláxia de doenças provocadas por vírus de invólucro.
Os compostos proporcionados como fármacos são também conhecidos pela designação de ácido 3,7- di-12 cetocolanico [R e R representam ambos o atomo de oxigénio,
- 2 3 4
R representa (Η,Η) e R representa o grupo OH]t o acido tau* 1 2 * ro-3,7-dicetocolânico [R e R representam ambos o átomo de oxigénio, R^ representa (Η,Η) e R^ representa NH(CH2)?S0oH3 ácido tauro-desidrocólico [R e R representam ambos o átomo „3 - - 4 de oxigénio, R representa o atomo de oxigénio e R represen1 2 ta ΗΗ(0Η2>2^0^Η]j ácido tauro-quenodesoxicólico [R e R representam ambos (H, a-OH), R^ representa (Η,Η) e R^ representa NHCC^^S^H] t ácido 3a,7a-di-hidroxi-12-cetocolánico [R^ e R^ representam ambos (H, a-OH), R^ representa o átomo de oxigénio e R^ representa o grupo OH]; e * *12 ácido tauro-3a,7a-di-hidroxi-12-cetocolánico [R e R represen
- - 4 tam ambos (H, a-OH), R representa o atomo de oxigénio e R representa NHCC^^S^H] ♦
O composto que se proporciona para utjL zação na preparação de um medicamento para o tratamento ou para a profilaxia de doenças provocadas por virus de invólucro, para além dos anteriormente designados, é conhecido pelo nome de ácido desidrocólico [R e R representam ambos o átomo de oxigénio, RJ representa o átomo de oxigénio e R representa o grupo OH].
Os derivados de radical tauro podem ser obtidos a partir do ácido da bilis original através de uma síntese por anidrido misto, por exemplo, utilizando cloroforma to de etilo em taurina.
Para valores fisiológicos de pH, os ácidos da bilis são normalmente ionizados e os termos acido da bilis e sal da bilis são utilizados interpermutavelmente.
Os sais farmaceuticamente aceitáveis dos compostos que é possjL vel referir englobam alguns sais de metais alcalinos, particularmente os sais de sódio, e alguns sais de metais alcalino-terrosos, particularmente os sais de cálcio.
termo virus de invólucro pretende significar um virus que possui um revestimento exterior lipídico. Englobados nesta definição encontram-se os virus da imunodeficiéncia humana, da influenza, da para-influenza e os herpes. Deste modo, as doenças com interesse particular são o SIDA, a influenza a para-influenza e as doenças herpéticas.
_ 3 _
Ê preferível que o composto de fórmula 1 anteriormente definido seja o ácido desidrocólico ou o ácido tauro-quenodesoxicólico.
composto de fórmula I pode ser administrado a um paciente por qualquer meio conveniente que proporcione a sua introdução no sistema circulatório. Deste modo, podem ser introduzidos parenteralmente, por exemplo, por injec ção (intravenosa, intramuscular ou subcutaneamente), tópicamen te, oralmente, por plasmaforese, ou por inalação na forma de um pó não pressurisado ou numa formulação para aerossol .
Deste modo, a presente invenção propor ciona também uma composição farmacêutica que incorpora como in grediente activo pelo menos um composto de fórmula 1, conforme anteriormente definido (de preferência menos do que 802 e mais preferenei almente menos do que 502 em peso) em mistura com um adjuvante, diluente ou veiculo farmaceuticamente aceitáveis.
Os exemplos de adjuvantes, diluentes ou veículos adequados são: para as pastilhas, cápsulas e drageias — celulose microcristalina, fosfato de cálcio, terras de diatomáceas, um açúcar tal como a lactose, dextrose ou manitol, talco, ácido esteárico amido, bicarbonato de sódio e/ou gelatina; para os supositórios — óleos ou ceras naturais ou endurecidos; e para as composições de inalação — lactose vulgar. Preferencialmente o composto de fórmula 1 encontra-se na forma de partículas que possuem um diâmetro médio compreendido entre 0,01 e 10 micra. As composições podem conter também agentes conservantes, estabilisadores e humectantes adequados, solubilisadoree, agentes edulcorantes e corantes e aromatizantes.
Se desejado é possível formular as composições numa forma de IJ. bertação sustentada.
Para as utilizações terapêuticas anteriormente referidas a dosagem utilizada variará com o composto utilizado, com o modo de administração e com a doença associada. Todavia, de um modo geral, obtém-se resultados satisfatórios quando se faz a administração dos compostos numa dosagem que proporcione uma concentração na corrente sanguínea compreendida entre 1 e 100 fug/ml, e de preferência entre 5 e 100 pg/ml.
No caso dos seres humanos a dosagem diária total deverá estar compreendida entre 1 mg e 2500 mg e preferencialmente entre 10 mg e 2000 mg, a qual pode ser administrada, por exemplo, duas vezes por semana, ou em doses divididas entre 1 e 6 vezes por dia ou numa forma de libertação sustentada. Deste modo, as formas de dosagem unitárias adequadas para administração, por exemplo, pelo isófago, contém entre 1 mg e 2500 mg, e preferencialmente entre 2 mg e 2000 mg, do composto misturado preferencialmente com um diluente, veiculo ou adjuvante, sólido ou liquido, farmacêuticamen te aceitável.
De acordo com outro aspecto da presente invenção proporciona-se um método para o tratamento ou para a profiláxia de uma doença provocada por um vírus de invólucro o qual consiste em administrar-se uma quantidade terapeutícamente eficaz de um composto de fórmula I conforme anteriormen te definido, a um paciente que sofra de uma dessas doenças ou que esteja em risco de a contrair.
Os compostos de fórmula 1 possuem a van tagem de serem menos tóxicos, mais eficazes, possuirem maior duração, possuirem um espectro de actividade mais largo, serem mais poderosos, produzirem menos efeitos secundários, serem mais facilmente absorvidos ou de apresentarem outras propriedades farmacológicas úteis, do que os compostos anteriormente utilizados contra as doenças anteriormente referidas.
Ensaiou-se a actividade antiviral dos compostos de fórmula 1 que é possível utilizar na presente in venção, segundo procedimentos indicados nos ensaios A e B a seguir descritos.
Ensaio A
Fez-se a diluição de células de linfócitos de mamíferos (H9IIIB) que haviam sido infectados cronicamente com HIV, para valores de concentração de 2 x lO^ml 1 num meio de cultura (RPMI 1640 - o qual é constituído por uma mistura de aminoácidos, sais, glicose e vitaminas obtidos na Gibco).
Procedeu-se à colocação de fracções de 0,5 ml desta solução nas cavidades de tuna placa de cultura tecidular em conjunto com fracções de 0,5 ml de uma solução aquosa do composto que se pretende testar. Utilizou-se um conjunto de concentrações iniciais da solução do composto ensaiado (0,4, 4, 40 e 400 mgml”^), proporcionando deste modo concentrações finais do composto ensaiado de 0,1, 1, 10, e 100 mgml”l nas cavidades.
Depois adicionou-se a algumas cavidades células de linfocitos humanos não infectados (8166) (1 ml de uma solução na concentração de (1 x lO^ml-^ num meio de cultura) e às restantes cavidades adicionou-se apenas | meio de cultura (1 ml).
Seguidamente fez-se a incubação a 372C das misturas de células infectadas/composto ensaiado.
Nos dias seguintes, por exemplo no pri meiro dia e no quarto dia, procedeu-se à remoção de amostras de 200 ul do licor sobrenadante de cada cavidade e fez-se o ensaio para a determinação do antifeno P24 o qual é produzido pelo virus da imunodeficiência humana, utilizando-se o ensaio ELISA normalizado para a determinação do antigeno de Coulter (P24). Deste modo, a presença do antigeno P24 indica a presença do HIV.
ensaio anteriormente descrito propor ciona uma indicação simultânea do efeito inibidor do composto ensaiado sobre a libertação do virus e do efeito inibidor do composto ensaiado sobre a ligação e penetração do virus.
Ensaio B
Num meio de cultura (RPMI 1640) dilui-se até aos valores de concentração de 2 x lO^ml-^ células de linfocitos de mamíferos (H9IIIB) que estavam cronicamente infectados com HIV. Depois procedeu-se à colocação de fracções de 1,0 ml desta solução nas cavidades de uma placa de cultura tecidular em conjunto com fracções
- 6 de 1,0 ml de uma solução aquosa do composto que se pretende ensaiar. Utilizou-se um conjunto de concentrações iniciais de solução do composto ensaiado (0,2; 2; 20 e 200 mgml”^), proporcionando deste modo concentrações do composto ensaiado de 0,1; 1; 10 e 100 mgml-^ nas cavidades.
Depois procedeu-se ã incubação a 372C das misturas de células infectadas/composto ensaiado.
Nos dias seguintes, por exemplo no pri. meiro dia e no quarto dia, procedeu-se ã remoção de amostras de 200 jul do licor sobrenadante de cada cavidade e fez-se o ensaio para a detecção do antigeno P24, o qual produzido pelo virus da imunodeficiência humana.
Deste modo, a presença de antigeno P24 indica a presença de HIV.
ensaio anteriormente descrito propor ciona uma indicação do efeito inibidor do composto ensaia do sobre a libertação do virus.
Claims (1)
- - lã Processo para a preparação de uma compo sição farmacêutica útil para o tratamento de doenças provoca das por um vírus de invólucro, para o tratamento do Sindroma de Imuno-Deficiência Adquirida (SIDA), para o tratamento da gripe e estados gripais ou para o tratamento do herpes cara£ terizado por se incorporar, em quantidades inferiores a 80Z e de preferência inferior a 50Z em peso, como ingrediente ac tivo um composto de fórmula geral I em queI 2R e R representam ambos (H,<X -OH) ou ambos representam 0}R representa (H,H) ou 0; eR^ representa OH ou NH(CH2)2SO3H;e seus sais farmacêuticamente aceitáveis, desde que1 2i) quando R e R representarem ambos (Η®<3 -4-OH) e R representar (H,H), então R representa NHCCH^^SOgH;e1 2 ii) quando R e R representarem ambos 0 e3 -4R representar 0, então R representa NH(CH2)2SO3Hí em associação com um adjuvante, diluente ou veículo farmaceuticamente aceitável.- 2â Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o composto de Fórmula I ser o ácido dehidrocôlico.- 3ã Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o composto de fórmula I ser o ácido tau roquenodeoxicólico.A requerente reivindica a prioridade dos pedidos britânicos apresentados em 20 de Setembro de 1988, sob os n°s. 8822012, 8822015 e 8822020.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB888822012A GB8822012D0 (en) | 1988-09-20 | 1988-09-20 | Method of treatment |
GB888822015A GB8822015D0 (en) | 1988-09-20 | 1988-09-20 | Method of treatment |
GB888822020A GB8822020D0 (en) | 1988-09-20 | 1988-09-20 | Method of treatment |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT91745A PT91745A (pt) | 1990-03-30 |
PT91745B true PT91745B (pt) | 1995-05-31 |
Family
ID=27264092
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT91745A PT91745B (pt) | 1988-09-20 | 1989-09-19 | Processo para a preparacao de uma composicao contendo acidos da bilis uteis para o tratamento de infeccoes virais |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (2) | EP0365139A3 (pt) |
JP (1) | JPH04500670A (pt) |
KR (1) | KR900701278A (pt) |
AU (1) | AU4328189A (pt) |
PT (1) | PT91745B (pt) |
WO (1) | WO1990003172A2 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
IT1255450B (it) * | 1992-06-30 | 1995-10-31 | Montefarmaco Spa | Uso di acidi biliari come agenti antivirali |
IL108748A0 (en) * | 1993-02-23 | 1994-08-26 | Univ Princeton | Solution and solid-phase formation of glycosidic linkages |
US5639866A (en) * | 1993-02-23 | 1997-06-17 | Princeton University | Single-step formation of multiple glycosidic linkages |
DE4316347C1 (de) * | 1993-02-26 | 1994-08-18 | Ina Dr Levi | Verfahren zur Herstellung einer pharmazeutischen Zubereitung und Verwendung derselben zur Behandlung bestimmter Erkrankungen |
CA2167537A1 (en) * | 1993-07-19 | 1995-02-02 | Tsuneo Ozeki | Hepatitis c virus proliferation inhibitor |
US9136083B2 (en) | 2013-03-15 | 2015-09-15 | Regal Beloit America, Inc. | Enclosed bus bar fuse holder |
WO2023106273A1 (ja) * | 2021-12-07 | 2023-06-15 | 慶應義塾 | ウイルス増殖抑制剤 |
CN115414370A (zh) * | 2022-10-14 | 2022-12-02 | 华中农业大学 | 牛磺胆酸钠在制备治疗或预防流感病毒感染的药物中的应用 |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3591687A (en) * | 1968-03-13 | 1971-07-06 | George A Bray | Bile acids and derivatives thereof as anorectic agents |
BE792826A (fr) * | 1971-12-16 | 1973-03-30 | Intellectual Property Dev Corp | Composition et procede pour abaisser les taux de cholesterol etde lipides chez les mammiferes |
IT1101649B (it) * | 1978-12-15 | 1985-10-07 | Lehner Ag | Composizione farmaceutica ad azione prolungata contenente acidi biliari |
AU2272883A (en) * | 1982-12-22 | 1984-06-28 | Herpes Pharmaceutical Inc. | Pharmaceutical compositions of steriods for treatment of herpes simplex infections |
GB8417895D0 (en) * | 1984-07-13 | 1984-08-15 | Marples B A | Pharmaceutical anti-fungal composition |
JPS632932A (ja) * | 1986-06-23 | 1988-01-07 | Teijin Ltd | 経鼻投与用粉末状組成物 |
GB8706313D0 (en) * | 1987-03-17 | 1987-04-23 | Health Lab Service Board | Treatment & prevention of viral infections |
JPH06302932A (ja) * | 1993-04-09 | 1994-10-28 | Toyo Electric Mfg Co Ltd | プリント配線基板 |
-
1989
- 1989-09-14 EP EP89309374A patent/EP0365139A3/en not_active Withdrawn
- 1989-09-14 KR KR1019900701043A patent/KR900701278A/ko not_active Application Discontinuation
- 1989-09-14 JP JP1509999A patent/JPH04500670A/ja active Pending
- 1989-09-14 AU AU43281/89A patent/AU4328189A/en not_active Abandoned
- 1989-09-14 WO PCT/GB1989/001080 patent/WO1990003172A2/en not_active Application Discontinuation
- 1989-09-14 EP EP89910885A patent/EP0435926A1/en active Pending
- 1989-09-19 PT PT91745A patent/PT91745B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0365139A3 (en) | 1990-08-01 |
WO1990003172A2 (en) | 1990-04-05 |
EP0365139A2 (en) | 1990-04-25 |
WO1990003172A3 (en) | 1990-06-28 |
JPH04500670A (ja) | 1992-02-06 |
EP0435926A1 (en) | 1991-07-10 |
KR900701278A (ko) | 1990-12-01 |
PT91745A (pt) | 1990-03-30 |
AU4328189A (en) | 1990-04-18 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP2829545B2 (ja) | 2’3’―ジデオキシイノシンによるヒトのレトロウィルス感染症の治療 | |
BRPI0618529A2 (pt) | meio antiviral, abrangendo zeólitos ativados em forma tribomecánica, própolis e colostro | |
US20190142772A1 (en) | Sotalol Compositions and Uses of the Same | |
EP0607252B1 (en) | Compositions for the treatment of hiv infection | |
PT91745B (pt) | Processo para a preparacao de uma composicao contendo acidos da bilis uteis para o tratamento de infeccoes virais | |
AU728461B2 (en) | Pharmaceutical compositions | |
DE60032915T2 (de) | Gallium komplexe von 3-hydroxy-4-pyronen zur behandlung von durch intrazelluläre prokaryoten, dns- und retro-viren verursachten infektionen | |
JP2510675B2 (ja) | 乾癬治療のための組成物 | |
RU2203047C2 (ru) | Композиция для снижения содержания церамидов | |
US20070178141A1 (en) | Vitamin B12 compositions | |
DD261094A5 (de) | Verwendung der verbindung 1-beta-d-ribofuranosyl-1,2,4,-triazol-3-carbonsaeureamid zur herstellung einer pharmazeutischen zusammensetzung | |
RU2185822C2 (ru) | Препарат для лечения и профилактики вирусных заболеваний | |
EP2257292B1 (en) | Zn/trimethoprim combination therapy | |
JPH01132526A (ja) | 薬剤組成物 | |
Schwendener et al. | New lipophilic alkyl/acyl dinucleoside phosphates as derivatives of 3′-azido-3′-deoxythymidine: Inhibition of HIV-1 replication in vitro and antiviral activity against Rauscher leukemia virus infected mice with delayed treatment regimens | |
WO1994017809A1 (en) | Adenosine deaminase inhibitor therapies | |
Luby | Antiviral chemotherapy | |
RU2320347C2 (ru) | Синергетическое взаимодействие абакавира и аловудина | |
JP2002540150A (ja) | ウイルス治療 | |
RU2188659C1 (ru) | Фармацевтическая композиция для терапии человека, обладающая иммунотропным действием | |
JPS63503542A (ja) | 新規組成物 | |
US5955446A (en) | Method of treating herpes infections with 2',5'-oligoadenylate-2',3'-cyclophosphate compounds | |
US20060257432A1 (en) | Pharmaceutical formulations of xanthogenates and inhibitors of viral nucelic acid replication | |
EP1933851A1 (en) | Vitamin b-12 compositions | |
Bierman | Adrenergic drugs |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19941123 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19960531 |