PT89220B - Circuito de supressao e dispositivo de transmissao - Google Patents

Circuito de supressao e dispositivo de transmissao Download PDF

Info

Publication number
PT89220B
PT89220B PT89220A PT8922088A PT89220B PT 89220 B PT89220 B PT 89220B PT 89220 A PT89220 A PT 89220A PT 8922088 A PT8922088 A PT 8922088A PT 89220 B PT89220 B PT 89220B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frequency
signals
sound
transmission
image data
Prior art date
Application number
PT89220A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89220A (pt
Inventor
Kiyoshi Kuroda
Original Assignee
Myukomu Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Myukomu Kk filed Critical Myukomu Kk
Publication of PT89220A publication Critical patent/PT89220A/pt
Publication of PT89220B publication Critical patent/PT89220B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/38Transceivers, i.e. devices in which transmitter and receiver form a structural unit and in which at least one part is used for functions of transmitting and receiving
    • H04B1/40Circuits
    • H04B1/54Circuits using the same frequency for two directions of communication
    • H04B1/58Hybrid arrangements, i.e. arrangements for transition from single-path two-direction transmission to single-direction transmission on each of two paths or vice versa
    • H04B1/586Hybrid arrangements, i.e. arrangements for transition from single-path two-direction transmission to single-direction transmission on each of two paths or vice versa using an electronic circuit

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Noise Elimination (AREA)
  • Recording Or Reproducing By Magnetic Means (AREA)

Description

presente invento refere-se a um dispositivo de transmi£ são em que são proporcionados um circuito de ponte no qual é proporcionado um estado de equilíbrio numa banda de frequência inteiramente utilizável para uma linha de transmissão por fios ou uma porção dela, e um circuito de supressão no qual é perrri tida uma comunicação bidireccional simultânea utilizando a mes ma frequência ou a frequência adjacente a ela, e são proporcio nados os ditos circuitos de supressão em ambos os dispositivos terminais opostos um ao outro, ligados através de uma linha de transmissão, permitindo, por isso, a dita comunicação bidireccional simultânea.
presente invento é aplicável, por exemplo, na indústria de telecomunicações, nomeadamente em comunicações via telefóni ca.
FIG. 6
UNIDAPE OE ESTRADA OE IMAGEM
LINHA TELBFOf 1CA
UM&ADE Pi tNTRAUA UB imaceh
LADO ESCUEROO
CIRCUtTO DB SUPRESSÃO oe cruzamsto
CIRCUITO Ot SUPRESSÃO OE CRUZAMENTO
LAGO OIRBÍTO
APARELHO TELEFÓNICO
APARELHO TELEFÓNICO
532
LMS/DCO/HL 37316/C13
-2MEMÓRIa descritiva
Campo do invento e exposição da arte relacionada.
presente invento refere-se a um circuito de supressão e a um dispositivo de transmissão que utiliza o circuito de supressão numa comunicação de um telefone com televisão com ou sem fios, modem ou semelhante.
É genérico para os dispositivos de terminal convencionais tais como telefone e modem para se adaptarem a um dispositivo de comunicação no qual uma comunicação simultânea bidireccional é efectuada, utilizando apenas uma linha de transmissão, á necessário para a comunicação simultânea bidireccional discriminar um sinal de transmissão de um sinal de recepção. Se a capacidade de discriminação dos mesmos (características de . z de cruzamento) e baixa, o telefone gera silvos e o modem ou semelhante aumentam os erros. Portanto, tem sido utilizado um circuito híbrido (daqui em diante referido simplesmente por Hib) no telefone e no modem para efectuar a discriminação dos sinais de transmiesão e recepção. A característica de cru zamento no caso de utilização dum circuito Hib geral está dentro do grau mostrado no gráfico da fig. 4 (4-1). Além disso, o circuito Hib consegue um rendimento suficiente no caso do telefone ser destinado a chamadas telefónicas, no entanto era Impraticável para o telefone com televisão e para o modem ou semelhante, sendo destinados para a comunicação de dados tais como imagem e caracteres excepto a chamada telefónica, para efectuar a comunicação simultânea bidireccional de dados com a mesma frequência de portadora utilizando o Hib. Por exemplo, existe o aparelho telefónico denominado aparelho tele fónico memorízador capaz de transmitir imagem e caracteres com a chamada telefónica. Apesar do aparelho telefónico poder conseguir a comunicação bidireccional simultaneamente para a chama da telefónica, a imagem e os caracteres sao simplesmente apenas transmitidos numa direcção.
Sob as presentes circunstâncias foi proporcionada a comuni cação simultânea bidireccional de imagem e caracteres de dados
582
LVõ/DOO/HL 37316/013 . ί
-3para se obter a necessária capacidade de discriminação (características de cruzamento) utilizando um dispositivo de comunicações de divisão de frequência para modulação do sinal de recepção e do sinal de transmissão pela utilização, respectiva mente, de ondas de portadora diferentes, convertendo assim as mesmas em frequências respectivamente diferentes, em conjunto com o circuito Hib acima mencionado.
dispositivo de comunicação de divisão de frequência tem eficiência insuficiente para uma linha de transmissão. Se o mesmo torna possível efectuar a comunicação simultânea bidireç cional quer de imagem quer de caracteres com a mesma frequência de portadora, é possível utilizar bandas de frequência que não foram utilizadas em outras transmissões de áudio, isto é, som e sinais de dados, resultando assim uma comunicação com boa eficiência.
Objectivo e sumario do invento.
objectivo do presente invento é utilizar uma linha de transmissãc utilizada para efectuar uma comunicação de alta eficiência.
Outro objectivo do presente invento e conseguir uma comunicação simultânea bidireccional para os dados de som, imagem e caracteres.
circuito supressor do presente invento é composto por um circuito de ponte, tendo um estado de equilíbrio numa banda de frequência completa ou numa porção da banda de frequência da linha de transmissão por fios e o circuito supressor torna possível uma comunicação simultânea bidíreccional de dados, tais como soir , imagem, e caracteres utilizando a mesma frequên cia ou uma frequência a ela adjacente.
circuito supressor do presente invento, tem um circuito de ponte que incluí um circuito de compensação da característ _i ca de frequência e um circuito de deslocamento de fase, e o circuito de ponte compensa a influência devida à mudança de im pedância da linha de transmissão e do estado de desiquilíbrio devido aos próprios elementos que constutuem o circuito, obten do por isso um estado de equilíbrio relativo.
582
LMS/DCO/HL 37316/013 —4 —
De acordo com o dispositivo de transmissão do presente invento são proporcionados circuitos de supressão em ambos os dispositivos terminais, dispostos em ambas as extremidades da linha de transmissão e o circuito de supressão é composto pelo circuito de ponte, para proporcionar um estado de equilíbrio na banda de frequência completa ou numa porção da banda de frequência, na qual a transmissão é possível, permitindo assim a comunicação simultânea bidireccional do som, imagem, caracteres ou semelhantes na mesma frequência ou na frequência a ela adjacente.
As características do presente invento serão compreendidas com mais pormenor a partir da descrição seguinte, com base nos desenhos anexos.
Breve descrição dos desenhos
A fig. 1 é um circuito Hib, em diagrama, utilizado genericamente .
A fig. 2 é um diagrama de blocos, mostrando uma constituição básica do presente invento.
A fig. 3 é uma vista, mostrando um exemplo específico do circuito do presente invento.
A fig. 4 (4-1) é um gráfico, mostrando uma característica de cruzamento do circuito Hib genericamente usado.
A fig. 4 (4-2) é um gráfico, mostrando uma característica de cruzamento do circuito Hib do presente invento.
As figs. 5 (5-1 a 5-3) são vistas mostrando, respectivamente, exemplos dos circuitos de compensação das características de compensação de frequência.
A fig. 5 (5-4) é uma vista mostrando um exemplo de circuito de compensação de fase.
A fig. 5 (5-5) é uma vista mostrando um exemplo de circuito, no qual são efectuadas uma compensação da característica de frequência e uma compensação de fase.
As figs. 6-10 são diagramas de blocos mostrando, respectivamente, concretizações do dispositivo de transmissão.
A fig. 11 é uma vista, mostrando um espectro de um processo de multitransmissão de um sinal de reconhecimento, quando é
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-5utilizado o dispositivo de transmissão mostrado na fig. 10, mostrando os eixos X e Y, respectivamente, uma frequência e um espectro.
Descrição das concretizações preferidas.
Para proporcionar uma melhor compreensão do presente invento, será explicado a seguir um circuito Hib convencional. A fig. 1 mostra um circuito Hib convencional actualmente usado com frequência, o qual é composto por um transformador e um amplificador operacional. Este circuito Hib faz parte de um circuito de ponte, tendo conseguido um estado de equilíbrio, quando a resistência pura de uma linha telefónica é 600 Ω, e sendo o transformador é ideal com C = 0. No estado de equilíbrio, o sinal de entrada, entrado a partir de Vi, não sai para Vo. No entanto, a impedância efectiva da linha telefónica não tem uma resistência pura e, além disso, o transformador não é, efectivamente, nunca um transformador ideal, pelo que a característica de cruzamento efectivamente obtida torna-se, no máximo, a mostrada na fig. 4 (4-1). Como é evidente da figura, a utilização do circuito Hib resulta de uma dificuldade da transmissão/recepção simultânea de dados através da mesma frequência, uma vez que cerca 1/3 (-10 dB) do sinal Vi sai de Vo como um sinal de recepção.
Considerou-se que o estado de equilíbrio é dificilmente obtido, em grande parte devido à influência dos próprios elementos (transformador, condensador C), utilizados no circuito Hib, apesar de também ser a causa que torna difícil o estado de equilíbrio, o facto da linha de transmissão não ter a resistência pura de 600 Ω. A razão porque o estado de equilíbrio é dificilmente obtido é o facto de, de acordo com o circuito geral de sintonia, que é composto por um transformador e um condensador C, tendo um efeito de passa banda para eliminar o ruído, ou semelhante, da linha de transmissão, é provocado um estado de desequilíbrio devido à diferença de fase entre as voltagens nos pontos A e B na frequência excepto na frequência de ressonância.
Em tal circunstância, é preciso o presente invento para se obter a característica de cruzamento aperfeiçoada. Nomeadamente,
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-6de acordo com o presente invento a utilização do circuito Hib, como mostrado na fig. 2, proporciona o estado de equilíbrio no circuito de ponte do circuito Hib, tornando as diferenças de voltagem e de fase relativamente iguais a zero entre os pontos A e B (fig. 1), obtendo-se, por isso, um efeito aperfeiçoado das caracteristicas de cruzamento.
Nomeadamente, a fig. 2 mostra um diagrama de blocos de circuito, o qual é proporcionado para compensação da amplitude e fase da voltagem ou da corrente entre os pontos A e B na fig. 1, que mostra um circuito convencional. No diagrama de blocos de circuito, são proporcionados um circuito de compensação de amplitude e um circuito de compensação fase, ligados entre si em série, respectivamente, entre os amplificadores operacionais, dispostos nos lados de entrada e de saída do circuito Hib convencional na fig. 1, e um outro circuito de compensação de fase está ainda ligado entre o transformador e o amplificador operacional disposto no lado de saída. Através desta construção de circuito, a amplitude e a fase da voltagem ou da corrente nos pontos A e B tornam-se do mesmo valor, respectivamente, ou mudam relativamente da mesma maneira. A fig. 3 mostra um exemplo específico de circuito, que corresponde ou diagrama de blocos do circuito mostrado na fig. 2.
Este exemplo de circuito tem o propósito de aperfeiçoar as caracteristicas de cruzamento a cerca de 2-3 KHz e a característica aperfeiçoada é mostrada na fig. 4 (4-2).
O circuito da fig 3 é explicado em seguida.
O circuito de ponte é composto por um transformador Tl, um condensador Cl, uma resistência Ra, um transformador T2 ligado à resistência de 600 Ω como uma carga, um condensador C2 e uma resistência Rb. Os transformadores Tl e T2 têm o mesmo padrão entre si, se Cl = C2 e Ra = Rb, a mudança de amplitude e fase devida a estes elementos é relativa, apesar da voltagem Va2 ser substancialmente igual à voltagem Vb. O transformador Tl é ligado à linha telefónica e o transformador T2 é ligado a uma resistência pura, por isso é gerado um erro de modo não desejado entre as
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-7voltagens Va2 e Vb devido à mudança substancial de impedância da linha telefónica.
Pode ser possível proporcionar um circuito de ponte no qual o transformador T2 está ligado a um elemento, como uma carga, tendo a mesma mudança de impedância que a linha telefónica, no entanto o presente invento apresenta um circuito de ponte equivalente, no qual a diferença é tornada relativamente igual a zero por meio de uma compensação, pela utilização de um circuito de compensação de amplitude de banda alta e um circuito de deslocamento de fase. As voltagens Vb2 e Va3 tornam-se Vb2 = Va3 quando Vi é feita entrar, não saindo assim qualquer sinal do terminal Vo, mas sim na linha telefónica. Além disso, o sinal transmitido da linha telefónica sai em Vb2 mas não sai em Va3, portanto o sinal transmitido Vi pode ser discriminado do sinal recebido.
Este exemplo de circuito é considerado para aplicação ao telefone com televisão ou semelhante e é possível efectuar a comunicação simultânea bidireccional de um sinal de imagem com 2 KHz-3,4 KHz fora da banda de frequência utilizável para transmissão da linha telefónica, pela utilização da frequência de portadora com a mesma frequência que a frequência acima ou a frequência de portadora adjacente e de um sinal de som com 300 Hz-2 KHz. Além disso, o sinal de som para a chamada telefónica é transmitido pela banda de 300 Hz-2 KHz. O circuito da fig.3 é utilizado para o fim mencionado acima, por isso não é efectuada a compensação para a banda de frequência utilizada para o sinal de som, mas sim a compensação para a banda de frequência para o sinal de imagem que recebe largamente a influência devida à característica de cruzamento. Por isso, a característica é deteriorada abaixo de 2KHz, como mostrado no gráfico da fig. 4 (4-2) mas é obtida uma boa característica numa banda mais larga aumentando o número dos circuitos para compensação da amplitude e fase ou o número dos elementos para efectuarem a compensação como mostrado na fig. 5. Por isto, pode ser considerado para se aplicar a uma comunicação de dados dupla utilizando a mesma frequência de portadora de um modern de alta velocidade ou semelhante.
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-8Neste caso, a característica de fase torna-se importante de acordo com um tipo de modulação, podendo então ser obtido um bom resultado passando o sinal de recepção Vo pelo circuito, tendo a característica de fase inversa relativamente ao circuito de deslocamento de fase.
Pode ser considerado que o elemento constante para compensação da amplitude e fase, pode ser seleccionado de um tipo fixo, um tipo semifixo e tipo de equilíbrio automático de acordo com um rendimento requerido. Se o elemento constante é o de tipo de equilíbrio automático, a amplitude e fase de Vb2 e Va3 são detectadas e controladas de modo que ambas se tornem coincidentes uma com a outra.
Alguns exemplos do dispositivo de transmissão, tornado possível pela utilização do circuito do presente invento, serão explicados em seguida.
A fig. 6 mostra um exemplo de uma comunicação bidireccional simultânea de dados de imagem utilizando uma linha telefónica. O exemplo como mostrado na fig. 6 tem as seguintes vantagens em comparação com o dispositivo de transmissão semiduplo em geral utilizado. De acordo com o exemplo da fig. 6, uma vez que a transmissão e recepção dos dados são conseguidas simultaneamente é possível reduzir o tempo de transmissão. Por outro lado era necessário para o dispositivo de transmissão semiduplo reduzir a velocidade de transmissão e fazer a multiplicação usando o dispositivo de divisão de frequência para se conseguir a transmissão bidireccional simultânea. Opostamente era necessário proporcionar duas linhas de transmissão para uso em transmissão e uso em recepção respectivamente. No entanto, de acordo com o exemplo da fig. 6 a mesma portadora pode ser utilizada para a transmissão/recepção e a linha telefónica pode ser apenas uma sem reduzir a velocidade de transmissão, proporcionando assim um dispositivo de custo baixo.
Evidentemente, este exemplo de circuito torna-se um dispositivo de telefone com televisão, adicionando uma linha telefónica adicional como mostrado pela linha a tracejado na fig. 6. A
582
LMS/DCO/HL 37316/013
constituição de circuito deste exemplo destina-se à comunicação de imagem, no entanto o circuito é aplicável para uma comunicação de dados devida destinada ao modem ou semelhante.
A fig. 7 mostra um exemplo no qual é necessária uma transmissão alta maior do que no exemplo da fig. 6. Neste exemplo são utilizadas duas linhas telefónicas em paralelo e se é requerida uma transmissão mais alta, podem ser utilizadas muitas linhas telefónicas. Este exemplo é também válido para o dispositivo de transmissão de dados de imagem, mas é necessário para a transmissão da imagem proporcionada por uma câmara, uma vez que existe um limite na gama de frequências de transmissão para memorizar uma vez os dados de imagem da câmara nos meios de memória, tal como uma memória ou semelhante, e depois ler à velocidade de sinal adequada, para a devida transmissão para a linha telefónica, de modo a transmitir os dados de imagem. Nesta altura, se são utilizadas, por exemplo, duas linhas telefónicas e cada linha telefónica transmite metade dos dados lidos em cada linha telefónica é possível transmitir os dados duas vezes no mesmo intervalo de tempo, mesmo se o intervalo de tempo de transmissão for o mesmo para cada linha telefónica. Como um resultado disso, a velocidade de transmissão é aumentada duas vezes. No lado da recepção, os sinais transmitidos pelas linhas telefónicas plurais são respectivamente descodificados, sendo os dados descodificados sintetizados e memorizados na memória e lidos a uma velocidade de leitura adequada para serem apresentados numa unidade de visionamento de imagem. Também neste exemplo, se uma linha telefónica como mostrada pela linha a tracejado na fig. 7, é nele adicionada, ele torna-se um dispositivo de telefone com televisão visto que é similar ao da fig. 6.
A fig. 8 mostra um exemplo de um dispositivo de transmissão, no qual os sinais de som para a chamada telefónica são obtidos por multiplicação de um dispositivo de comunicação de divisão de frequência, como um exemplo de aplicação da fig. 7. Na comunicação de dados de imagem é possível para aumentar a velocidade de transmissão estabelecer a frequência de portadora a cerca
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-10do limite superior da gama de frequência utilizável para a linha de transmissão e fazer a banda de frequência de utilização estreita através do dispositivo SSB. No caso em que a frequência de, por exemplo, 2 KHz-3,4 KHz é utilizada para os dados de imagem, se o circuito supressor de cruzamento do presente invento é utilizado, torna-se possível a comunicação de transmissão/recepção simultânea à mesma frequência de portadora, permitindo por isso a comunicação de outros dados pela utilização da banda de frequência abaixo de 2KHz.
Na fig. 8 a banda de frequência é utilizada para comunicação de sinais de som no aparelho telefónico. Neste exemplo, a linha telefónica 1 não apresenta multiplicação dos sinais de som e a linha telefónica 2 tem a multiplicação dos sinais de som e pode ser considerada como um exemplo de aplicação para transmitir os sinais de som de modo estéreo com a multiplicação de ambas as linhas telefónicas 1 e 2. O descrito acima é aplicável ao dispositivo utilizando mais do que duas linhas telefónicas e será necessário num conjunto utilizando o telefone com televisão para proporcionar canais múltiplos, para os canais de som. No exemplo da fig. 8 é efectuada uma transmissão múltipla dos sinais de som e dados de imagem, além disso não é necessário utilizar a linha telefónica adicional como mostrado nas figs. 6 e 7, reduzindo assim os custos. No entanto, por outro lado existe uma desvantagem de que, uma vez que é conseguida a multiplicação pela utilização do dispositivo de comunicação de divisão de frequência, a clareza dos sinais de som fica deteriorada.
A fig. 9 mostra o exemplo para resolver a desvantagem acima mencionada, no qual são utilizadas duas ou mais linhas telefónicas para aumentar a velocidade de transmissão. No exemplo, a clareza do som é aumentada porque, quando existem bandas de frequência que não são utilizadas nas respectivas linhas, as bandas de frequência não utilizadas, são utilizadas noutras linhas.
No exemplo da fig. 9, se os dados de imagem são transmitidos nas linhas telefónicas 1 e 2 pela utilização da banda de frequên-
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-11cia de 2 KHz-3,4 KHz o que é similar ao da fig. 8, a banda de frequência de 300 Hz-2 KHz não é utilizada nas linhas 1 e 2, respectivamente. Os sinais de som são transmitidos utilizando a banda de frequência não utilizada, mas o sinal de som tendo a frequência de 300 Hz-3,4 KHz não pode ser transmitido mesmo pela utilização da banda de frequência de 300 Hz-2 KHz nas linhas telefónicas.
Nestas circunstâncias, a banda de frequência de 300 Hz-3,4 KHz, na qual pode ser obtida uma clareza suficiente do som, é dividida numa banda alta e numa banda baixa pela utilização de filtros. De acordo com o exemplo da fig. 9 a banda de frequência é dividida em duas bandas, desde que o exemplo utilize duas linhas telefónicas. 0 número de divisões pode ser estabelecido de acordo com o número de linhas telefónicas utilizadas ou com a largura das bandas não utilizadas nas respectivas linhas. No caso de duas divisões, se a frequência em que a banda é dividida é posta a 1 KHz, a banda baixa torna-se a de 300 Hz-1 KHz e a banda alta torna-se a de 1 KHz-3,4 KHz. O sinal na banda baixa é transmitido na linha 2. Por outro lado, uma vez que o sinal na banda alta está dentro da frequência de 1 KHz-3,4 KHz, se o sinal é transmitido na linha 1, os sinais de som são sobrepostos de modo indesejável aos sinais de imagem. Depois, a banda alta é adicionalmente dividida por 2 pela utilização de um circuito de deslocamento para baixo da frequência. Por este processo, o sinal de frequência de 1 KHz-3,4 KHz é convertido num sinal de frequência de 500 Hz-1,7 KHz, portanto torna-se possível transmitir os sinais de som em conjunto com os sinais de dados de imagem.
No lado de recepção, os sinais de som recebidos na banda baixa de 300 Hz-1 KHz através da linha telefónica 2 são derivados do filtro, e os sinais filtrados são sintetizados com os outros sinais de som, obtendo-se assim a comunicação bidireccional simultânea dos sinais de som e os sinais de dados de imagem dentro da banda de 300 Hz-3,4 KHz. Os outros sinais de som acima mencionados são gerados convertendo a banda de alta frequência dos sinais de som de 500 Hz-1,7 KHz transmitidos através da linha
582
LMS/DCO/HL 37316/013
telefónica 1 na banda de frequência de duas vezes, isto é, 1 KHz-3,4 KHz utilizando um circuito de deslocamento para cima. A frequência à qual a banda é dividida não está limitada a 1 KHz como mencionado acima, e adicionalmente as frequências deslocadas para baixo e para cima não estão também limitadas às acima mencionadas divisão e multiplicação por 2, respectivamente. Essas frequências podem ser decididas de acordo com as linhas telefónicas utilizadas efectivamente e a banda de frequência não utilizada.
Considera-se, para aumentar uma eficiência de utilização da linha de transmissão (1) aumentar uma velocidade de transmissão e (2) tornar possível toda uma comunicação dupla em vez de uma meia comunicação. Considera-se para um dispositivo de telefone com televisão que, desde que seja necessário transmitir sinais de som para a chamada telefónica, os sinais de som seriam transmitidos em conjunto com os sinais de dados de imagem utilizando o dispositivo de divisão de frequência para os sinais de som. Numa conversação efectiva no telefone é muito raro continuar a conversação sem qualquer intervalo no tempo, em consequência é possível para aumentar mais a eficiência de utilização da linha de transmissão detectar o intervalo de tempo no qual é interrompida a conversação e utilizar o intervalo de tempo para a transmissão dos sinais de dados de imagem através da banda de frequência utilizada pelos sinais de som.
A fig. 10 é um diagrama de blocos para realizar o acima mencionado, e a comunicação bidireccional simultânea é conseguida utilizando um circuito supressor de cruzamento. O processo propriamente dito é aplicável à transmissão múltipla dos sinais de som para conversação e os dados de imagem e adicionalmente é utilizável para os casos de um linha telefónica ou de dois ou mais números de linhas e um dispositivo com fios ou sem fios.
O exemplo da fig. 10 é constituído para um telefone com televisão e a comunicação bidireccional simultânea para sinais tanto de som como de imagem pode ser conseguida apenas com uma linha telefónica utilizando o dispositivo de divisão de frequên68 582
LMS/DCO/HL 37316/013
cia. Quando o utilizador está em conversação, o funcionamento do dispositivo é o mesmo do que a normal comunicação múltipla utilizando o dispositivo de divisão de frequência, no entanto quando a conversação é interrompida, o respectivo dispositivo de terminal detecta se o utilizador está agora a falar ou não e qualquer sinal ou dados representando o estado detectado é transmitido para o dispositivo de terminal oposto. No caso em que a linha telefónica é utilizada como uma linha de transmissão, a banda de frequência utilizável é 300 Hz-3,4 KHz. Se a banda de frequência de 400 Hz-1,5 KHz é utilizada para sinais de som (para conversação) e a 2 KHz-3 KHz é utilizada para sinais de dados de imagem (como mostrado na fig. 11) é possível para o sinal (ou dados) para transmissão do estado detectado acima mencionado, (l) utilizar o sinal tendo a frequência de 1,75 KHz entre ambas as frequências, (2) utilizar o sinal tendo a frequência de 350 Hz entre o limite inferior de 300 Hz na banda de frequência de transmissão utilizável e o limite inferior de 400 Hz no sinal de som utilizável, (3) utilizar o sinal tendo a frequência de 2 KHz entre o limite superior de 3 Khz na frequência utilizável e o limite superior de
3,4 KHz no sinal de imagem utilizável. Assim, os respectivos dispositivos de terminal podem detectar o sinal de estado, mostrando o facto de que o sinal de som é interrompido em ambos os dispositivos de terminal, em consequência nesse instante a transmissão para o sinal de dados de imagem pode ser conseguida através da banda de frequência utilizada para o sinal de som pela comutação dos comutadores SI e S2 proporcionados nos respectivos dispositivos de terminal. Evidentemente a frequência de portadora utilizada nesse instante está dentro da banda de 400 Hz-1,5 KHz, em consequência, a velocidade de transmissão torna-se também menor do que a do sinal de dados de imagem de 2ΚΗΖ-3 KHz. No caso do telefone com televisão, os dados de imagem para serem transmitidos são memorizados um vez, e a operação de escrita/leitura pode ser acessível aleatoriamente, em consequência o sinal detectado pode ser controlado pela CPU.
É possível conseguir uma operação de alta precisão do dispo-
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-14sitivo, no qual os sinais detectados para proporcionarem o estado de equilíbrio automático é controlado pela CPU, em comparação com o caso utilizando o funcionamento manual ou uma resistência semifixa.
A velocidade de funcionamento requerida para a CPU controlar o dispositivo de transmissão através da linha telefónica é suficiente com cerca de 8 bits. Durante a não conversação em ambos os dispositivos de terminal, é conseguida a transmissão utilizando tanto a banda de frequência para o sinal de dados de imagem como a banda de frequência para o sinal de som. Como mencionado acima, o acesso à memória pode ser efectuado aleatoriamente, em consequência se a memória tem de 0 a 100 endereços para os dados de imagem, pode ser possível transmitir a partir dos dados armazenados no endereço 0 na banda de dados de imagem e transmitir a partir dos dados armazenados no endereço 100 na banda de sinal de som.
Durante o funcionamento acima mencionado, se qualquer dos dispositivos de terminal detectar o facto de que qualquer dos utilizadores inicia de novo a conversação, cada dispositivo de terminal pode detectar tal estado pelo sinal detectado dos dados. Nesse instante esse dispositivo de terminal é feito voltar para o estado normal.
Nesse instante, o estado utilizável para a conversação é conseguido após a operação do comutador ter sido efectuada, em consequência o sinal de entrada de som é retardado pela utilização do circuito BBD ou semelhante como mostrado na fig.
10. Por isto o som devido ao falante é transmitido para o lado oposto e é suficiente para o funcionamento normal estabelecer o retardo de tempo abaixo de cerca de 100 ms. É proporcionado um circuito mudo localizado na unidade de saída de som é proporcionado para evitar a saída do sinal de som, uma vez que os sinais de dados de imagem são transmitidos mesmo na banda de frequência para os sinais de som. De acordo com o exemplo, é proporcionado um processo de transmissão dos sinais de dados de imagem guando a banda de frequência para os sinais de som não é usada. No entan-
582
LMS/DCO/HL 37316/013
-15to, por outro lado, guando os sinais de dados de imagem a serem transmitidos são poucos, nomeadamente quando não há alteração da imagem obtida pela câmara de televisão no telefone com televisão não muda, por outras palavras a imagem não é movida em comparação com cada uma das outras imagem, é suficiente transmitir apenas os dados respeitantes às diferenças entre a imagem anterior e a imagem corrente. De acordo com tal dispositivo de transmissão, os dados de imagem necessários para a transmissão são pequenos, permitindo assim a velocidade de transmissão de nível baixo. Além do mais, a velocidade de modulação, na modulação necessária para transmitir os dados de imagem na linha telefónica, pode ser reduzida e a banda de frequência de transmissão pode ser também reduzida. Por isto, a banda de alta frequência limitada para os sinais de som pode ser aumentada e a banda alta do sinal de som pode ser assim transmitida aumentando a clareza do som. Além do mais se os dois processos acima mencionados são combinados, a eficiência de utilização da linha de transmissão é notavelmente aumentada e adicionalmente é apresentado um dispositivo de transmissão com som de alta fidelidade e alta velocidade. A operação de comutação acima mencionada pode ser efectuada manualmente e automaticamente utilizando a CPU por meio da detecção da quantidade de dados de imagem a serem necessários para a transmissão pela comparação dos dados armazenados na memória e o estado da conversação.
De acordo com os exemplos acima, a operação de comutação é efectuada pela detecção do estado terminal em ambas as extremidades, no entanto pode ser possível comutar na base do estado de qualquer dispositivo de terminal e também decidir o estado de funcionamento do dispositivo de terminal oposto.
Os comutadores SI e S2 na fig. 10 são apenas representados para explicação e são efectivamente comutadores electrónicos compostos dos mesmos que a CPU.
Os exemplos mostrados na fig. 6 a 10 podem ser aplicáveis para o dispositivo do tipo com fios, o dispositivo tipo sem fios ou semelhante.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Dispositivo de transmissão para um telefone com televisão, no qual os sinais de som e os sinais de dados de imagem são controlados pela utilização de circuitos de supressão, proporcionados em ambos os dispositivos de terminal, interligados através de uma linha de transmissão e CPU, de uma maneira tal que um cruzamento nos sinais de transmissão se torna mínimo e é permitida uma comunicação bidireccional numa banda de frequências utilizável para a dita linha de transmissão ou para uma porção da mesma, pela utilização da mesma frequência ou frequência adjacente, através de uma linha de transmissão, ou linhas de transmissão plurais, caracterizado por, pelo menos, um dos ditos sinais de som e ditos sinais de dados de imagem ser multiplicado por meio da utilização de um dispositivo de divisão de frequência e a banda de frequências, para os ditos sinais de dados de imagem, poder ser mantida, fazendo uma largura de banda de frequências ocupada estreita num dispositivo de banda lateral de sinal.
  2. 2 - Dispositivo de transmissão para um telefone com televisão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito sinal de som ser multiplicado utilizando o dito dispositivo de divisão de frequência, e a largura de banda de frequências ser dividida numa para os ditos sinais de som e a outra para os ditos sinais de dados de imagem, com um número voluntário da dita largura de banda de frequências e uma frequência voluntária, e ser ainda mantida a largura de banda de frequências, tornando estreita a dita largura de banda de frequências ocupada para os ditos sinais de som.
  3. 3 - Dispositivo de transmissão para um telefone com televisão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a largura de banda de frequências para o dito sinal de som ser dividida na largura de banda de frequências por um número
    68 582
    LMS/DCO/HL 37316/013
    -17voluntário e uma frequência voluntária, e a dita largura de banda de frequências para o dito sinal de som ser mantida expandindo qualquer uma das largura de banda de frequências divididas, utilizando um circuito de conversão de frequências.
  4. 4 - Dispositivo de transmissão para um telefone com televisão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ditos sinais de som e ditos sinais de dados de imagem serem multiplicados utilizando o dito dispositivo de divisão de frequência, e a largura de banda de frequências ser dividida numa para os ditos sinais de som e a outra para os ditos sinais de dados de imagem, por um número voluntário e uma frequência voluntária, e ser ainda utilizada uma largura de banda de frequências de fronteira, uma largura de banda de frequências de limite inferior, ou uma largura de banda de frequências de limite superior, utilizadas para os ditos sinais de dados de imagem, para os ditos sinais de som ou ditos sinais de imagem, operando comutadores proporcionados em ambos os dipositivos de terminal.
    Lisboa
PT89220A 1987-12-16 1988-12-14 Circuito de supressao e dispositivo de transmissao PT89220B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP62315994A JPH0787404B2 (ja) 1987-12-16 1987-12-16 テレビ電話機に使用する伝送装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89220A PT89220A (pt) 1989-09-14
PT89220B true PT89220B (pt) 1994-06-30

Family

ID=18072054

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89220A PT89220B (pt) 1987-12-16 1988-12-14 Circuito de supressao e dispositivo de transmissao

Country Status (14)

Country Link
EP (1) EP0321153A3 (pt)
JP (1) JPH0787404B2 (pt)
KR (1) KR930008706B1 (pt)
CN (1) CN1023626C (pt)
AR (1) AR247961A1 (pt)
AU (2) AU617141B2 (pt)
BR (1) BR8806687A (pt)
CA (1) CA1296439C (pt)
DK (1) DK693288A (pt)
FI (1) FI885770A (pt)
ID (1) ID887B (pt)
NO (1) NO885546L (pt)
NZ (1) NZ227331A (pt)
PT (1) PT89220B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2002037767A1 (en) * 2000-11-06 2002-05-10 Josuya Technology Corp. Data communication system for compensating the attenuation of transmission signal
EP1466423A1 (en) * 2001-12-26 2004-10-13 GlobeSpan Virata, Inc. Simple adaptive hybrid circuit
US7738654B2 (en) * 2004-12-02 2010-06-15 Solarflare Communications, Inc. Isolation of transmit and receive signals

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2576115A (en) * 1947-02-07 1951-11-27 Int Standard Electric Corp Arrangement for transmitting electric signals occupying a wide frequency band over narrow band circuits
US3974337A (en) * 1967-10-24 1976-08-10 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. FM television telephone system
JPS5168708A (pt) * 1974-12-11 1976-06-14 Ricoh Kk
US4064377A (en) * 1976-03-11 1977-12-20 Wescom Switching, Inc. Electronic hybrid and hybrid repeater
JPS5649029A (en) * 1979-09-26 1981-05-02 Yoshinobu Yasufuku Manufacture of flier
JPS5979644A (ja) * 1982-10-29 1984-05-08 Anritsu Corp 電子ハイブリツド回路
DE3640127A1 (de) * 1986-11-25 1988-06-01 Standard Elektrik Lorenz Ag Elektronische gabelschaltung

Also Published As

Publication number Publication date
BR8806687A (pt) 1989-08-29
KR930008706B1 (ko) 1993-09-13
ID887B (id) 1996-09-03
NO885546L (no) 1989-06-19
CN1035403A (zh) 1989-09-06
AU617141B2 (en) 1991-11-21
JPH0787404B2 (ja) 1995-09-20
DK693288D0 (da) 1988-12-13
AU2681388A (en) 1989-06-22
AU637541B2 (en) 1993-05-27
KR890011228A (ko) 1989-08-14
NO885546D0 (no) 1988-12-14
JPH01158834A (ja) 1989-06-21
CN1023626C (zh) 1994-01-26
AR247961A1 (es) 1995-04-28
EP0321153A2 (en) 1989-06-21
PT89220A (pt) 1989-09-14
DK693288A (da) 1989-06-17
NZ227331A (en) 1991-10-25
FI885770A0 (fi) 1988-12-13
CA1296439C (en) 1992-02-25
FI885770A (fi) 1989-06-17
AU1092692A (en) 1992-07-16
EP0321153A3 (en) 1990-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4608464A (en) Interface circuit interconnecting a bidirectional two-wire line with unidirectional four-wire lines
PT89220B (pt) Circuito de supressao e dispositivo de transmissao
US5136575A (en) Cancelling circuit and transmission system
US4797933A (en) Bass amplifier with high frequency response
JPS6042946A (ja) 適応線路ハイブリツド回路
JP2842363B2 (ja) エコーキャンセラ装置
KR20010043477A (ko) 비대칭 디지털 가입자 라인 접속을 안정화시키는 방법 및장치
JPS60112348A (ja) 防側音回路
US2252679A (en) Preventing singing in telephone repeaters
KR100360775B1 (ko) 위상 등화기 뱅크를 구비하는 광대역 씨디엠에이 통신시스템용 기지국 및 그 위상 보상 방법
JP3956142B2 (ja) 二重ジャンパ線試験方法及び装置
AU704567B2 (en) Telephone set with circuit for suppression of howling and echo
US4910769A (en) Telephone line interface circuit
JP2656994B2 (ja) 画像音声伝送装置
JPS63200623A (ja) 自動ハイブリツド回路
JPS58120339A (ja) デイジタルデ−タ回線の分岐接続方式
JPH01135251A (ja) 平衡回路網選択方式
JPS58170232A (ja) デイジタル端局装置における平衡回路網
JP2002009893A (ja) 電話装置
JPS6064535A (ja) 縦バランス調整回路
JPS63311848A (ja) 加入者線伝送方法
JPH0225317B2 (pt)
JPH0336863A (ja) 通話音量レベル制御機能付構内交換機
JPH0537481A (ja) スルーパスモード付減衰回路装置
JPS59178056A (ja) 拡声電話機

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931227

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000630