PT87799B - Processo para a preparacao de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e seu emprego como acoplador nas tinturas de oxidacao para fibras ceratinicas - Google Patents

Processo para a preparacao de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e seu emprego como acoplador nas tinturas de oxidacao para fibras ceratinicas Download PDF

Info

Publication number
PT87799B
PT87799B PT87799A PT8779988A PT87799B PT 87799 B PT87799 B PT 87799B PT 87799 A PT87799 A PT 87799A PT 8779988 A PT8779988 A PT 8779988A PT 87799 B PT87799 B PT 87799B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
amino
methyl
hair
dye
diamino
Prior art date
Application number
PT87799A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87799A (pt
Inventor
Alex Junino
Herve Borowiak
Jean Jacques Vandenbossche
Gerard Lang
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Publication of PT87799A publication Critical patent/PT87799A/pt
Publication of PT87799B publication Critical patent/PT87799B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/10Preparations for permanently dyeing the hair
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/40Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
    • A61K8/41Amines
    • A61K8/411Aromatic amines, i.e. where the amino group is directly linked to the aromatic nucleus

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo invento diz respeito ao proces so para a preparação de 2, 4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno de fórmula (I)
(I)
LOREAL S.A. ,
PROCESSO PARA A PREPARAÇAO DE 2,4-DIAMIN0-1 ,3,5-TRIMETOXI BENZENO E SEU EMPREGO COMO ACOPLADOR NAS TINTURAS DE OXI DAÇAO PARA FIBRAS CERATINICAS
por redução catalítica do 2,4-dinitro-1 ,3, 5-trimetoxibenzeno assim como o seu emprego , a titulo de acoplador, em associação com, pelo menos, um percursor de corante de oxidação do tipo para, para a tintura das fibras ceratinicas e, em particular, dos cabelos humanos.
As composições de tintura capilar preparadas de acordo com o invento contêm, num suporte aquoso cosmeticamente aceitável, 0,05 a 3,5% em peso de 2,4-diamino-1 ,3 ,5-trimetoxibenzeno ou um dos seus sais, que confere aos cabelos colorações azuladas muito eficazes quaii do é associada âs p-fenilenodiaminas ou avermelhadas quando é associado aos p-aminofenóis, em meio alcalino oxidante.
-30 presente invento tem por objecto o 2,4-diamino-1,3,5-dimetoxibenzeno a titulo de composto novo, e o seu processo de preparação assim como o seu emprego a titulo de acoplador, em associação com percursores dos corantes de oxidação para a tintura de fibras ceratfnicas e, em particular, de cabelos humanos.
Sabe-se que é corrente utilizar para a tintura das fibras ceratfnicas, tais como, os cabelos humanos ou as peles de animais, composições tintoriais contendo percursores dos corantes de oxidação e, em particular, parafenileno diaminas, orto- ou para-aminofenóis que se designa, em geral, sob o termo de bases de oxidação.
Sabe-se, de igual modo, que para fazer variar as nuances obtidas com estas bases de oxidação utiliza-se modificadores de coloração ou acopladores e, em particular, metafenileno-diaminas aromáticas, meta-amino fenois e metadifenóis.
Nos meios alcalinos oxidantes utilizados habitualmente em tintura de oxidação, as parafenilenodiaminas e os para-aminofenóis dão origem, na presença de acopladores, tais como, as metafenilenodiaminas âs indaminas ou às indoanilinas coloradas.
As indaminas formadas a partir das metafeni1enodiaminas e das parafenilenodiaminas em meio alcalino oxidante e, mais particularmente, na presença de agua oxigenada conferem às fibras ceratinicas colorações azuis, muito eficazes.
As indoanilinas formadas a partir de metafenilenodiaminas e dos para-aminofenóis em meio alca lino oxidante, conferem às fibras ceratinicas colorações vermelhas, mais ou menos, cor de purpura. Segundo as bases de oxidação a que estão associadas, as metafenilenodiaminas podem, por exemplo e conseguinte, dar colorações vermelhas ou azul que são duas cores fundamentais em tintura capilar, indispensáveis para obter não apenas os negros e os cinze£ tos mas também os castanhos dourados ou cinzentos. Verifica-se, portanto, o papel extremamente importante, desempenhado pelas metafenilenodiaminas em tintura capilar de oxidação.
E importante, por outro lado, que os percursores dos corantes de oxidação e os acopladores que são utilizados nas composições tintoriais de oxidação confiram aos cabelos, em meio alcalino oxidante, colorações estáveis à luz, à lavagem, às intemperies e â transpiração.
E desejável que estas colorações sejam pouco selectivas ou não selectivas, o que significa que as cores obtidas sobre cabelos naturais e sobre cabelos sensibilizados por uma ondulação permanente ou uma descoloração sejam sensivelmente idênticos. E necessário de igual modo, que estes compostos beneficiem de uma boa inocuidade.
São já conhecidos numerosos acopl£ dores do tipo das metafenilenodiaminas substituídas sobre o anel aromático. Contudo, um grande numero de entre elee não respondem às exigências desejáveis.
A requerente descobriu que o 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno, que -e um composto novo, assim como os seus sais de adição com um ácido satisfarão, no conjunto, estas exigências e podem ser utilizados vantajosamente como acopladores em associação com outros
-5percursores dos corantes de oxidação e, nomeadamente, os percursores do tipo para.
presente invento, tem, por conseguinte, por objecto o 2 ,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno de formula:
(I) e os seus sais de adição com um ácido enquanto compostos no vos, assim como o seu processo de preparação e o seu emprego a título de acopladores em associação com percursores dos corantes de oxidação, para a tintura das fibras ceratinicas e, em particular, dos cabelos humanos.
2,4-diamino-1 ,3,5-tr imetoxibeji zeno ou um dos seus sais, associados as p-f en i 1 enod i ami nas em meio alcalino oxidante, confere aos cabelos colorações azuis muito eficazes, mais ou menos ricas em verde ou em púrpura.
Quando este acoplador é associado aos p-aminofenois em meio alcalino oxidante, confere aos cabelos colorações vermelhas de boa estabilidade.
presente invento tem, portanto, de igual modo, por objecto uma composição de tintura capilar compreendendo, num suporte aquoso cosmeticamente aceitável,
-6ο 2,4-diamiηο-1,3,5-trimetoxibenzeno ou um dos seus sais de adição com um ácido, a titulo de acoplador, em associação com, pelo menos um percursor do corante de oxidação do tipo para.
Um outro objecto do invento é con£ tituido por um processo de tintura capilar pondo em pratica a revelação por um oxidante utilizando-se a composição tal como foi definida anteriormente.
2,4-diamino-1,3,5-tri metoxi benzeno e os seus sais de adição com um ácido e, em particular um acido mineral, tal como, os ácidos clorídricos, bromidrj_ cos ou sulfurico é preparado por redução catalítica do 2,4dinitro-1 ,3,5-trimetoxibenzeno que é um composto conhecido descrito em BEILSTEIN 6H 1106, Eli 1079, EIII 6309, e Iv 7372. A redução catalitica efectuada sob pressão de hidrogénio na presença de um catalisador, tal como, o paládio ou o niquel, depositado ou não sobre um suporte, tal co mo, o carbono, o carbonato de cálcio, ou de bário, a alumina ou um gel de silica num solvente constituido por água, um álcool inferior, um glicol ou éter de glicol ou uma mistura destes compostos, a uma temperatura compreendida entre 50°C e 200°C.
As composições de tintura capilar de oxidação de acordo com o invento compreendem, num suporte aquoso cosmeticamente aceitavel, o 2 ,4-diamino-1 ,3 ,5-trimeto xibenzeno ou um dos seus sais de adição com um ácido, a tit£ lo de acoplador e, pelo menos, um percursor do corante de oxidação do tipo para.
percursor do corante de oxidação do tipo para é escolhido entre os derivados benzenicos ou heterocíclicos como, por exemplo a piridina, sobre os quais estão fixados na posição para, dois agrupamentos, de amino ou um agrupamento de amino e um agrupamento de hidro xi . Estes percursores dos corantes de oxidação, podem estar presentes nas composições tintoriais sob a forma de bases livres ou sob a forma de sais de adição de ácidos.
Os percursores dos corantes de oxidação particu 1armente preferidos utilizáveis de acordo com o invento, são escolhidos entre as parafeni1enodiaminas correspondentes à formula geral (II) que se segue:
(ii) ou os seus sais correspondentes, formula em que Rp R? e Rg são idênticos ou diferentes e repreesntam um átomo de hidrogénio ou de halogénio, um radical alquilo tendo de 1 a 4 átomos de carbono, um radical alcoxi tendo 1 a 4 átomos de carbono, R^ e Rg , são idênticos ou diferentes e representam um átomo de hidrogénio um radical alquilo, hidroxialquilo, alcoxialquilo, carbamilalquilo, mesilaminoalquilo , aceti1aminoalqui1 o, ureidoa1quilo, carbetoxiaminoalquilo , pi peridinoa 1quilo, morfolinoa Iqui1 o, tendo os grupos alquilo, ou alcoxi representados por R^ e Rg , 1 a 4 átomos de carbo no, ou ainda R^ e Rg podem formar, em conjunto com o átomo
de azoto a que estão ligados, um heterociclo piperidino ou morfolino, sob a reserva de que R1 ou Rg representam um átomo de hidrogénio quando R4 e Rg não representam um átomo de hidrogénio.
Entre os compostos de formula (II) pode-se citar a parafenilenodiamina , a para-toluilenodiamina , a metoxiparafeni1enodiamina , a c1oroparafeni1enodiamina , a 2,6-dimetilparafenilenodiamina , a 2,5-dimeti1-parafeni l£ nodiamina, a 2,3-dimeti1-parafeni1enodiamina , a isoporpil -parafenilenodiamina , a 2-meti1-5-metoxiparafenilenodiamina, a 2,6-dimeti1-5-metoxi-parafenilenodiamina , a N,N-dime ti1parafenilenodiamina , a 3-meti1-4-amino-N , N-dieti1ani1ina , a N ,jB-d i - (p-h idroxiet i 1) paraf en i 1 enod i ami na , a 3-metil-4amino-N , N-di(^-hidroxieti1 )ani1ina , a 3-cloro-4-aminoN ,N-di-(p-hidroxieti1)ani1ina , a 4-amino-N ,N-(eti1 ,carbami 1 met i 1 ) an i 1 i na , a 3-met i 1 -4-amino-N , N-(et i 1 , carbami lme_ t i 1)ani 1 ina , a 4-amino-N ,N-(eti 1-jl-piperidinoeti 1 )ani 1 ina , a 3-meti1-4-amino-N,N-(eti1 ,p-piperidinoeti1 )ani1ina , a 4amino-N ,N-eti1 ,p-morfolinoeti1 )ani1ina , a 3-meti1-4-amino -N,N-(eti1,^-morfolinoeti1)ani1ina, a 4-amino-N,N-(eti1 , β-acetilaminoeti1)ani1ina , a 4-amino-N-p-metoxiani1ina , a 3-met i 1 - 4-ami no-N , N - (et i 1 }(8-acetilaminoetil ) an i 1 i na , a 4-amino-N ,N-(eti1,p-mesilaminoeti1)ani1ina , a 3-metil-4amino-N,N-(eti 1 ,^-mesi laminoeti 1 )ani 1 ina , a 4-amino-N ,N-( etil, p-sulfoeti1)-ani1ina, a 3-meti1-4-amino-N,N-(eti 1 , p-sulfoeti1 )ani1ina , a N-/~(41-amino)feni17morfolina , a N-/~(4'amino)fenil7piperidina.
Estes percursores de corantes por oxidação do tipo para podem ser introduzidos na composição tintorial sob a forma de base livre ou sob a forma de sais cosmeticamente aceitáveis, tais como, sob a forma de cloridrato, de bromidrato ou de sulfato.
-90 2,4-diamino-1 ,3,5-trimetoxibenze_ no, ou os seus sais, podem ser igualmente utilizados com para-aminofenois para dar nuances particularmente estáveis à luz, as intempéries, e ã lavagem depois do desenvolvimento na presença de oxidante.
Entre os para-aminofenois, pode-se citar o p-aminofenol, o 2-meti1-4-aminofenol , o3-metil -4-aminofenol, o 2-cloro-4-aminofenol , o 3-cloro-4-aminof£ nol, o 2,6-dimeti1-4-aminofenol , o 3,5-dimeti1-4-aminofenol- o 2,3-dimeti1-4-aminofenol , o 2,5-dimeti1-4-aminofenol, o 2-hidroximeti1-4-aminofenol , o 2-(p-hidroxieti1 )-4-aminof£ nol, o 2-metoxi-4-aminofenol , o 3-metoxi-4-aminofenol .
2,4-diamino-1 ,3 ,5-trimetoxi benzeno ou os seus sais podem igualmente ser utilizados com percursores dos corantes de oxidação para heterocíclicos entre os quais se pode citar a 2,5-diaminopiridina, a 2-hidroxi-5-aminopiridina , a tetraaminopirimidina.
As composições tintoriais segundo o invento podem conter, de igual modo, percursores dos corantes de oxidação do tipo orto, tais como, os ortoaminofenois, ortofenilenodiamias , ortodifenóis . Pode-se citar por exemplo, o 1-amino-2-hidroxi-benzeno , o 6-meti1 -1-hidroxi-2-ami nobenzeno , o 4-meti1 -1-amiηο-2-hidroxibenzeno.
As composições tintoriais de acor do com o invento contendo o 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxi ben_ zeno ou os seus sais podem conter facultativamente outros acopladores conhecidos per se, tais como, os metadifenois , os meta-aminofenois , as metafenilenodiaminas , os metaacilaminofenois, os metaureidofenóis, os metacarbalcoxiaminofenois o<^-naftil, os acopladores, que possuem um grupo metileno
I
activo, tais como, os compostos ^-cetonicos e as pirazolonas.
Pode-se citar, em particular, a titulo de exemplo, o 2 ,4-dihidroxifenoxietanol, o 2,4-di-h_i_ droxianisole , o meta-aminofenol, a resorcina, a 4-cloro-resorcina, o éter monometilico de resorcina, o 2-metil-5-aminofenol, o 2-meti1-5-N(p-hidroxieti1)aminofenol , o 2-meti1-5-N-(p-mesi1aminoeti1)aminofeno1, o 2,6-dimetil-3-aminofenol , a 6-hidroxibenzomorfolina , o 2,4-diaminofenoxietanol , a 6-aminobenzomorfolina, o 2-/'N-(p-hidroxieti1 )amino-4-amino7fenoxietanol, o 2-amino-4-N(p-hidro xieti 1 )aminoanisole , o (2,4-d i ami no) f en i 1 -p , K-dihidroxipropiléter, a 2,4-diaminofenoxietilamina , o 3,4-metileno dioxifenol, a 3,4-metilenodioxiani1ina e os seus sais.
Pode-se acrescentar de novo a estas composições como é bem conhecida do ponto de vista de fazer nuances ou enriquecer em reflexos as colorações provocadas peloe percursores dos corantes de oxidação, corantes directos, tais como corantes azoicos, antraquinónicos e ou os derivados nitrados da serie benzenica.
conjunto dos compostos para e dos acopladores utilizados nas composições tintoriais de acordo com o invento representa, de preferencia, de 0,1 a 7% de peso total da composição referida. A concentração em 2 ,4-diamino-1 ,3 ,5-trimetoxibenzeno pode variar entre 0,05 e 3,5% do peso total da composição.
suporte aquoso cosmeticamente aceitável tem um pH que pode variar entre 8 e 11; está de preferencia compreendido entre 9 e 11.
E ajustado ao valor desejado com
-11 a ajuda de um agente alcalinizante, tal como, o amoníaco, os carbonatos alcalinos, os alcanolaminas, como a monoa di- ou a trietanolamina .
As composições tintoriais de acor do com o invento contêm, de igual modo, na sua forma de realização preferida, agentes tensio-activos aniónicos catio nicos, não-ionicos, anfotericos ou suas misturas.
Entre estes agentes tensio-activos , pode-se citar mais particularmente os alqui1benzenossulfonatos, os alquilnaftalenossulfonatos , os sulfatos, os éter-sulfatos, e sulfonatos de álcoois gordos, os sais de amonio quaternário, tais como, o brometo de trimetilcetilamónio, o brometo de cetilpiridinio, as etanolamidas de ácidos gordos facultativamente oxieti1enados , os ácidos os álcoois e as aminas polioxietilenadas, os álcoois poligl iceralados , os alquilfenois pol ioxieti lenados , ou poligli_ cerolados assim como os alquilsulfatos polioxietilenados .
Os agentes tensio-activos estão presentes nas composições de acordo com o invento mas proporções compreendidas entre 0,5 e 40% em peso e, de preferencia, entre 4 e 30% em peso em relação ao peso total da composição.
Estas composições podem igualmente conter solventes orgânicos para solubilizar, os compostos que não forem suficientemente solúveis na água. Entre estes solventes, pode-se mencionar, a titulo de exemplo, os alcanoi inferiores em C^-C^, tais como, o etanol e o isopropanol. o glicerol, os glicois ou éteres de glicol como o 2-butoxietanol , o etilenoglicol , o propilenoglicol , o éter monoetilj_ co, e o éter monometilico do dietilenoglicol , assim como os produtos analogos e suas misturas. Os solventes estão presentes, de preferencia numa proporção compreendeida entre 1 e 40% em peso e , em particular, entre 5 e 30% em peso
-12em relação ao peso total da composição.
Os espessantes (agentes) que se podem adicionar às composições de acordo com o invento, são tomadas nomeadamente no grupo formado pelo alginato de sodio, pela goma arabica, pios derivados de celulose tais como, a meti 1ce1u1ose , a hidroxietilcelulose , a hidro xipropilcelulose , a hidroximeti1ce1u1ose , a carboximetilcelulose, pelos polimeros do acido acrílico, pela goma de xantano. Pode-se utilizar, igualmente, agentes espessantes minerais tais como, a bentonite. Estes agentes espessantes estão presentes, de preferencia, nas proporções compreendidas entre 0,1 a 5% em peso e, em particular, entre 0,5 e 3% em peso em relação ao peso total da composição.
As composições podem conter agentes anti-oxidantes escolhidos, em particular, entre o sulfito de sodio, o acido, tioglicólico, o bissulfito de sodio, o acido ascorbico e a hidroquinona . Estes agentes anti-oxidantes estão presentes na composição nas proporções compreendidas entre 0,05 e 1,5% em peso em relação ao peso total da composição.
Outros adjuvantes utilizáveis de acordo com o invento são, por exemplo, os agentes de penetração, os agentes sequestrantes, os tampões e os perfumes.
As composições tintoriais de acor do com o invento podem-se apresentar sob formas diversas, tais como, sob a forma de líquidos, cremes, geles ou sob qualquer outra forma apropriada para realizar uma tintura das fibras ceratinicas e, nomeadamente, dos cabelos humanos,.
-13Podem de igual modo, ser acondicio nadas em frascos, sob a forma de aerossóis na presença de um agente propulsor.
As composições tintoriais de acordo com o invento, contendo um percursor de corante de por oxidação do tipo para e o 2,4-diamino-1 ,3 ,5-trimetoxi benzeno ou um dos seus sais, são utilizadas num processo de tintura capilar pondo em pratica a revelação por um oxidante.
Em conformidade com este processo mistura-se na altura do emprego, a composição tintorial de£ crita anteriormente com uma solução oxidante numa quantidade suficiente, depois aplica-se a mistura obtida sobre os cabelos.
A solução oxidante contem agentes de oxidação, tais como, agua oxigenada, o peroxido de meia ou os persais, tais como, o persulfato de amonio.
Utiliza-se de preferencia, uma solução de agua oxigenada a 20 volumes.
A mistura obtida é aplicada sobre os cabelos; deixa-se repousar durante 10 a 40 minutos, de preferencia 15 a 30 minutos, após o que se enxagua os cabelos, lava-se-os com champôs, enxagua-se de novo e seca-se-os.
Um outro processo de pôr em prática o 2,4-diamino 2,3,5-trimetoxi benzeno de acordo com o invento consiste em tingir os cabelos seguindo um processo em varias fases, segundo o qual num primeiro tempo, se apH ca o precursor do corante de oxidação do tipo para mediante
-14uma composição anteriormente definida e uma segunda fase aplica-se o 2 ,4-diamino-1 ,3,5-trimetoxibenzeno. , o agente oxidante está presente na composição aplicada na segunda f£ se ou ainda é aplicado sobre os proprios cabelos numa terceira fase, sendo as condições de aplicação de secagem, e de lavagem idênticas âs indicadas no processo anterior .
Os exemplos que se seguem para ilustrar melhor o invento, sem serem, de modo algum, limita tivos do seu âmbito.
Preparação do dicloridrato de 2,4-diamino-1 ,3,5-trimetoxibenzeno
Num autoclave, aquece-se, a 80°C durante 1 hora, na presença de 4 g de paladio a 10% sobre carbono e sob pressão de hidrogénio (20 kg/cm ), a mistura constituída por 0,1 mole (25,8 g) de 2,4-dinitro-1 ,3,5-trimetoxibenzeno, por 120 ml de éter dimetilico de dietilenoglicol e por 6 ml de agua.
catalisador é eliminado do meio de reacção por filtração a quente.
produto esperado precipita-se do filtrado depois da adição de 50 ml de acido cloridrico concentrado.
produto assim preparado é purificado, depois da lavegm e secagem a quente sob vacuo de ar, por dissolução em 50 ml de agua fervente, filtração da solução aquosa quente, e por precipitação com a adição de 100 ml de acido cloridrico concentrado.
’ A analise do produto obtido dá os resultados seguintes:
Análise
Calculado para
Encontrado C9 H161 i2o3ci2 c%
HZ
0% cix
39,85
5,90
10,33
17,71
26,20
39,82
5,94
10,20
17,89
26,29 ί
-16-
Exemplo de aplicação 1
Prepara-se a mistura seguinte: t i ntor i a 1
-Dicloridrato de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxi- benzeno 0,68 g
p-fenilenodiamina 0,27 g
Álcool oleico poliglicerolado com 2 mmoles de glicerol 4,5 g
Álcool oleico polig1icerolado com 4 moles de glicerol 4,5 g
ETHOMEEN 0 12-Societe ARMOON HESS CHEMICAL LTD (oleilamina oxietilenada a 12 moles de O.E.) 4,5 g
COMPERLAN KD- Societe HENKEL (dietanolamida de copra) 9 g
Propilenoglicol 4 g
2-butoxietanol 8 g
Etanol a 96°C 6 g
MASQUOL DTPA-Societe PROTEX (sal pentassodicodo acido dietileno triamina pentacético) 2 g
Hidroquinona 0,15 g ’
Solução de bissulfito de sodio a 35° Bé 1 ,3 g
(cont)
Amoniaco a 22°Bé 10 g
Agua qsp. 100 g pH: 10
Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura aplicada durante 20 minutos a 35°C em cabelos descolorados, confere-lhes, depois da lavagem com champô e enxaguamento, numa coloração azul púrpura escuro.
-\
-18Exemplo de aplicação 2
Prepara-se a mistura t i ntor i a 1 segui nte:
dicloridrato de 2,4-diamino-1 ,3 ,5-trimetoxibenzeno dicloridrato de p-toluilenodiamina
CEMULSOL NP4 -RHONE POULENC (nonilfenol oxietilenado a 4 moles O.E.)
CEMULSOL NP 9- RHONE POULENC (nonilfenol oxietilenado a 9 moles O.E.)
Álcool oleico pol iglicerolado a 2 moles de glicerol
Álcool oleico poliglicerolado a 4 moles de glicerol
Propilenoglicol
TRILON B(acido etileno diamina tetraacetico )
Amoníaco a 22°Bé
Agua q .sp .
pH : 8,6
0,68 g
0,49 g g
g
1,5 g ,5 g g
0,12 g g
100 g
Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes.A mistura, aplicada du rante 20 minutos a 35°C, em cabelos naturalmente brancos a 90%, confere-1hes , depois de lavagem com champô e enxagua mento, uma coloração azul escuro puro.
-19Exemplo de aplicação 3
Prepara-se a mistura t i ntori a 1 seguinte :
dicloridrato de 2,4-diamino-1,3,5-trimetox/ benzeno 0,68 g dicloridrato de 4-amino-N, B-metoxietilani1ina 0,59 g
CARBOPOL 934-Societe GOODRICH CHEMICALS (polimero do acido acrílico de PM 2 a 3 milhões)
Etanol a 96°
2-butoxietanol
Brometo de trimetilceti1-amonio
TRILON B(acido etileno-diaminotetracetico)
Amoniaco a 22°Bé
Bissulfito de sodio a 35°Bé
Agua qsp pH : 9,7 g
g g
g
0,2 g g
g
100 g
Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura, aplicada durante 20 minutos a 35°C,em cabelos naturalmente brancos a 90%, confere-1 hes, depois da lavagem com champô e enxagua_ mento, uma coloração azul escuro.
Exemplo de aplicação 4
Prepara-se a mistura tintorial se gu i nte:
dicloridrato de 2,4-diamino-1 ,3,5-trimetoxibenzeno 0,68g p-aminofenol 0,27g álcool oleico poliglicerolado com 2 moles de glicerol 4,5 g
Álcool oleico pol iglicerolado com 4 moles de glicerol 4,5 g
ETHOMEEN 012-Societe ARMOON HESS CHEMICAL Ltd (oleilamina oxietilenada a 12 moles de O.E.) 4,5 g
COMPERLAN KD-Societe HENKEL (dietanolamida de copra) 9 g
V tf propilenoglicol 4 g
2-butoxietanol 8 g
Etanol a 96° 6 g
MASQUOL DTPA- Societe PROTEX (sal pentassodico do acido dietileno triamina pentacético) 2 g
Hidroquinona 0,15g
Solução de bisssulfito de sodio a 35°Bé 1,3 g
Amoníaco a 22°Bé 10 g
Agua qsp. 100 g pH : 10
Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura aplicada durante 20 minutos a 35°C em cabelos naturalmente brancos a 90%, confere-lhes depois da lavagem com champô e enxaguamento, uma coloração vermelha purpura escuro:
Exemplo de aplicação 5
Prepara-se a mistura tintorial seguinte:
dicloridrato de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxi benzeno 0,68 g
2-meti1-4-aminofenol 0,31 g
ALFOL C16/18-Societe CONDEA (álcool cetilesteaní1ico) 19 g
EUTANOL G- Societe HENKEL (2-octil dodecanol ) 4,5 g
MERGITAL C.S.-Societe HENKEL(a 1 coo 1 ceti 1 esteari 1 ico a 15 moles de O.E.) 2,5 g
Lauri1-sulfato de amonio 10 g
Polímero cationico apersentando o motivo recorrente seguinte
-22(cont)
CHO
L© h — :h.
(ch)3.
Cl^
CH
K
CH, cerca de 10.000 de peso molecular
Álcool benzilico 2g
Amoniaco a 22°Bé 11 ml
TRILLON B (acido etileno diamina tetra-cetico) 1 0
Bissulfito de sodio a 35°Bé 1,2 g
Agua qsp 100 g pH: 9,7
Na altura do emprego adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura aplicada durante 20 minutos a 35°C, em cabelos naturalmente brancos 90%, confere-lhes, depois de lavagem com champô e enxaguamento, uma coloração cinzenta vermelho.
-23-Μ
Exemplo de aplicação 6
Prepara-se a mistura tintorial segui nte:
dicloridrato de 2,4-diamino-1 ,3 ,5-trime_ toxibenzeno 0,1 g
Parafenilenodiamina 0,08g
Paraaminofenol 0,16g
Resorcina 0,13g
Metaaminofenol 0,09g
2-meti1-5-(B-hidroxieti1)aminofenol 0,1 g
ALFOL C 16/18-Societe CONDEA (álcool cetilestearí1ico) 8 g
CIRE DE LANETTE E -Societe HENKEL (sulfato ceti1 esteari1ico de sodio) 0,5 g
CEMULSOL B-RHONE POULENC (oleo de ricino etoxilado) 1 g
Dietanolamida oleica 1,5 g
MASQUOL DTPA- Societe PROTEX (sal pentassodico de acido dietileno triamina pentacetico) 2,5 g
Amoniaco a 22°Bé 11 g
Agua qsp 100 g pH: 10,3
I
-24Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura aplicada durante 20 minutos a 35°C em cabelos com ondulação permanente, confere-lhes, depois da lavagem com champô e enxaguamento, uma coloração cinzenta escura com reflexos vermelhos.
Exemplo de aplicação 7
Prepara-se a mistura tintorial seguinte:
dicloridrato de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno 1 ,35g dicloridrato de N,N-di(B-hidroxieti1)-parafenilenodiamina 1 ,34g
ALFOL C 16/18-Societe CONDEA (álcool ceti1 esteari1ico) 19 g
EUTANOL G- Societe HENKEL (2-octildodecanol ) 4,5 g
MERGITAL C.S. -Societe HENKEL (álcool ceti 1 estear lico a 15 moles de O.E.) 2,5 g
Laurilo sulfato de amonio 10 g polímero cationico apresentando o motivo recorrente seguinte: 4 g i
-25(cont)
CH (CH,,)
CT ch3
cerca de
10.000 de peso molecular
Álcool benzilico 2 g amoniaco a 22°Bé 11 ml
TRILON B (acido etileno diamina tetracético) 1 g
Bissulfito de sodio a 35°Bé 1,2 g
Agua Qsp. 100 g pH: 9,4
Na altura do emprego, adiciona-se 100 g de agua oxigenada a 20 volumes. A mistura aplicada durante 15 minutos a 25°C em cabelos naturalmente brancos a 90%, confere-lhes, depois da lavagem com champô e enxaguamento, uma coloração azul oceano.

Claims (11)

  1. V.- Processo para a preparação do 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e dos seus sais de adição com um ácido, caracterizado pelo facto de se efectuar uma redução catalitica do 2,5-dinitro-1,3,5-trimetoxibenzeno sob pressão de hidrogénio, na presença de um catalisador, tal como, o paládio ou o níquel, depositado ou não sobre um suporte, tal como o carvão, o carbonato de cálcio ou de bário, a alumina ou um gel de silica, num solvente constituído por água, um álcool inferior, um glicol ou éter de glicol ou uma mistura destes compostos, a uma temperatura compreendida entre 50°C e 200°C.
  2. 2-.- Processo para a preparação de uma composição de tintura capilar caracterizado por se efectuar a dissolução, num suporte aquoso cosmeticamente aceitavel, de 0,05 a 3,5% em peso de 2,4-diamino-1 ,3,5-tri metoxibenzeno ou de um dos seus sais de adição de acido, a titulo de acoplador, com base no peso total da composição e pelo menos um percursor de corante de oxidação do tipo
    -27para, estando a concentração total em acopladores e em pre cursores de corantes de oxidação do tipo para, compreendida entre 0,1 e 7% em peso, com base no peso total da composição, se adicionar em seguida pelo menos um adjuvante cosmético escolhido entre agentes tensio-activos aniónicos, catiónicos, não iónicos, anfotéricos ou suas misturas, sol ventes orgânicos, agentes espessantes, agentes anti-oxidan tes, agentes de penetração, agentes sequestrantes, tampões e perfumes, e por fim, se ajustar o pH da composição de tintura até um valor compreendido entre 8 e 11, de preferer^ cia entre 9 e 11, com a ajuda dum agente a 1 ca 1inizante .
  3. 35.- Processo de acordo com a rei vindicação 2, caracterizado pelo facto de se utilizar pelo menos um percursor de corante de oxidação do tipo para escolhido entre as p-fenilenodiaminas , os p-aminofenois , os compostos para-heterocíc1icos ou suas misturas.
  4. 4?.- Processo de acordo com as reivindicações 3, caracterizado pelo lacto de se utilizar uma feni1enodiamina que corresponde à formula:
    na qual (ii)
    -28R1 , R2 e Rg, são idênticos ou diferentes e representam um ãtomo de hidrogénio ou de halogénio, um radical alquilo tendo 1 a 4 átomos de carbono, um radical alcoxi tendo 1 a 4 átomos de carbono, R4 e Rg são idênticos ou diferenteq e representam um átomo de hidrogénio, um radical alquilo, hidroxiaIquilo , alcoxialquilo , carbami1 a 1qui1 o , mesilamino alquilo, aceti1aminoa 1qui1 o , ureidoalquilo , carbetoxiaminoalquilo, piperidinoa 1qui1 o , morfolinoa 1qui1 o , tendo os grupos alquilo ou alcoxi, representados por R4 e Rg, de 1 a 4 átomos de carbono ou ainda R4 e Rg formam, conjuntamente com o átomo de azoto a que estão ligados, um heterocj_ cio piperidino ou morfolino com a condição de R1 ou Rg representarem um átomo de hidrogénio quando R4 e R5 não representarem um atomo de hidrogénio ou um sal do composto de formula (II).
  5. 59.- Processo, de acordo com a rej_ vindicação 4, caracterizado pelo facto de se utilizar pelo menos uma p-f en i 1 enod i ami na escolhida entre paraf en i 1 enod ia_ mina, paratolui1enodiamia , metoxiparafenilenodiamina , cloro parafenilenodiamina, 2,6-dimeti1-perefenilenodiamina,
    2,5-d imet il-parafenilenodiamina, 2,3-dimetil-parafenileno diamina, isopropi1-parafeni1enodiamina , 2-meti1-5-metosi-pa rafen ilenod i ami na 2,6-d imet i1-5-metoxi-parafenilenodiamina N,N-dimetilparafenilenodiamina, 3-metil-4-amino-N,N-dietij_ anilina, N,N-di(p-hidroxieti1)parafenilenodiamina , 3-metil-4-amino, N , N-di(p-hidroxieti1)ani1ina , 3-cloro-4-amino-N , N-(B-hidroxieti1 )ani1ina , 4-amino-N ,N-(eti 1 , carbamiImeti1 ) anilina, 3-meti1-4-amino-N,N-(eti1 , carbamilmeti1 )ani1ina , 4-amino-N,N-(eti1,^-piperidinoeti1)ani1ina , 3-meti1-4-aminO -N,N-(etil, B-piperidinoeti1)ani1ina , 4-amino ,-N ,N-(eti 1 , p-morfolinoeti1)ani1ina, 3-meti1-4-amino-N,N-(eti1, p-mor foi inoeti 1 )ani 1 ina , 4-ami no-N, N-(et i 1, p-aceti laminoeti 1 )a_ nilina, 4-amiηα-Ν-Β-metoxi-eti1ani 1 ina , 3-meti1-4-amino-29-N,N-(etil, p-acetiaminoeti1)ani1ina, 4-amino-N,N-(eti1, pmesi1aminoeti1)ani1ina, 3-meti 1 -4-amino-N , N-(eti 1 , p-mesijj aminoeti1 )ani1ina , 4-amiησ-Ν , N-(eti1 , jl-su 1 foet i 1)ani 1 ina , 3-meti1-4-amino-N,N-(eti1, p-sulfoeti1)ani1ina , N-/“(4'amino)feni17morfolina e N-/~(4 1-amino)feni17piperidina, sob a forma de base livre ou sob a forma de sal cosmeticamente aceitável.
  6. 6a.- Processo, de acordo com a reividnicação 3, caracterizado pelo facto de se utilizar pelo menos um p-aminofenol escolhido entre para-aminofenol, 2-meti1-4-amino-fenol, 3-meti1-4-amino-fenol, 2-cloro-4amino-fenol, 3-cloro-4-amino-fenol, -fenol , 3,5-dimeti1-4-amino-fenol
    2,5-dimeti1-4-amino-fenol ,
    2,6-dimetil-4-amino2,3-dimeti1-4-amino2-hidroximetil-4-amino·
    -fenol , -fenol ,
    2-(B-hidroxietil)-4-aminofenol , 2-metoxi-4-aminofe nol, e 3-metoxi-4-aminofeno1.
  7. 7a.- Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de se utilizar a titulo de percursor de corante de oxidação do tipo para, um composto para-heterociclico escolhido entre 2,5-diaminopirj_ dina, 2-hidroxi-5-amino-piridina e tetra-aminopirimidina.
  8. 8a.- Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 7, caracterizado pelo facto de se adicionar outros acopladores escolhidos entre metadifenois, meta-aminofenois, metafenilenodiaminas, meta-acilami nofenois, metaureidofenois, metacarbalcoxiaminofenois , cZ-naftol, compostos B-cetonicos e pirazolonas.
    -309â.- Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 8, caracterizado pelo facto de se adicionar igualmente, percursores de corante do tipo orto escolhidos entre ortoaminofenois , ortofeni lenodiaminas e ortodifenóis.
    IO-.— Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 9, caracterizado pelo facto de se adicionar, além disso, corantes directos escolhidos entre corantes azoicos, autraquinónicos e derivados nitratos da serie benzénica.
  9. 11?.- Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 10, caracterizado pelo facto de se adicionar 1 a 40% em peso, com base no peso total da composição de um solvente orgânico escolhido entre alcanois inferiores, glicerol, glicois ou éia^es de glicois e suas misturas.
  10. 123.- Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 11, caracterizado pelo facto de se adicionar 0,5 a 40% em peso, com base no peso total da composição de pelo menos um agente tensio-activo anionico cationico, não iónico, anfotérico ou suas misturas.
  11. 133.- Processo para a tintura capj_ lar, utilizando a revelação por um oxidante, caracterizado pelo facto de se misturar, no momento do emprego, uma composição tintorial preparada de acordo com qualquer uma das
    -31reivindicações 2 a 12, com uma solução oxidante numa quantj_ dade suficiente depois se aplicar a mistura obtida sobre os cabelos se deixar repousar durante 10 a 40 minutos, de prefe rência, de 15 a 30 minutos, depois se enxagura os acbelos, se lavar com champô, se enxaguar de novo e se secar.
    143.- Processo para a tintura capi lar, utilizando a revelação por um oxidante, caracterizado pelo facto de num primeiro tempo, se aplicar sobre os cabelos uma composição tintorial contendo, pelo menos um percursor de corante por oxidação do tipo para, tal como foi definido numa das reivindicações 3 a 7, depois num segundo tempo se aplicar uma composição tintorial contendo o 2,4-diamino-1 ,3,5-trimetoxibenzeno ou um dos seus sais, estando o agente oxidante presente na composição aplicada no segundo tempo ou sendo ainda aplicada sobre os proprios cabelos num terceiro tempo, se deixar repousar durante 10 a 40 minutos, de preferencia , 15 a 30 minutos, depois se enxaguar os cabelos, se lavar com champô, se enxaguar de novo e se secar.
PT87799A 1987-06-25 1988-06-23 Processo para a preparacao de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e seu emprego como acoplador nas tinturas de oxidacao para fibras ceratinicas PT87799B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU86931A LU86931A1 (fr) 1987-06-25 1987-06-25 2,4-diamino-1,3,5-trimethoxybenzene,son procede de preparation et son utilisation comme coupleur dans les teintures d'oxydation pour fibres keratiniques

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87799A PT87799A (pt) 1989-05-31
PT87799B true PT87799B (pt) 1992-10-30

Family

ID=19730939

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87799A PT87799B (pt) 1987-06-25 1988-06-23 Processo para a preparacao de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e seu emprego como acoplador nas tinturas de oxidacao para fibras ceratinicas

Country Status (17)

Country Link
US (1) US4891045A (pt)
JP (1) JP2530001B2 (pt)
AT (1) AT397083B (pt)
AU (1) AU607777B2 (pt)
BE (1) BE1001054A3 (pt)
CA (1) CA1305183C (pt)
CH (1) CH675719A5 (pt)
DE (1) DE3821399C2 (pt)
ES (1) ES2009946A6 (pt)
FR (1) FR2617162B1 (pt)
GB (1) GB2206117B (pt)
GR (1) GR1000624B (pt)
IT (1) IT1221827B (pt)
LU (1) LU86931A1 (pt)
NL (1) NL8801603A (pt)
PT (1) PT87799B (pt)
SE (1) SE503470C2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU87396A1 (fr) * 1988-11-22 1990-06-12 Oreal Nouvelles metaphenylenediamines trialcoxy-substituees,leur procede de preparation,et leur utilisation en tant que coupleurs pour la teinture d'oxydation des fibres keratiniques et en particulier des cheveux humains
FR2684296B1 (fr) * 1991-12-03 1995-04-21 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques avec une alcoxymetaphenylenediamine a ph acide et compositions mises en óoeuvre.
DE4331136C1 (de) * 1993-09-14 1994-08-25 Goldwell Ag Mittel zum gleichzeitigen Färben und Aufhellen von menschlichen Haaren
DE102012219588A1 (de) * 2012-10-25 2014-04-30 Henkel Ag & Co. Kgaa Haarpflegemittel mit ausgewählten kationischen Alkyloligoglucosiden und ausgewählten Polyglycerinestern
CN111116383B (zh) * 2018-10-31 2023-04-11 天津环渤新材料有限公司 2,5-二甲基对苯二胺的合成方法

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4566876A (en) * 1983-03-10 1986-01-28 Clairol Incorporated Meta-phenylenediamine coupler compounds and oxidative hair dye compositions and methods using same
DE3622784A1 (de) * 1986-07-07 1988-01-21 Wella Ag Neue 5-alkoxy-2,4-diamino-alkylbenzole sowie haarfaerbemittel mit 5-alkoxy-2,4-diamino-alkyl-benzolen

Also Published As

Publication number Publication date
GR880100414A (en) 1989-03-08
SE503470C2 (sv) 1996-06-24
JPS6485908A (en) 1989-03-30
SE8802351L (sv) 1988-12-26
US4891045A (en) 1990-01-02
DE3821399C2 (de) 1998-01-15
IT1221827B (it) 1990-07-12
CA1305183C (fr) 1992-07-14
DE3821399A1 (de) 1989-01-05
FR2617162B1 (fr) 1990-01-12
JP2530001B2 (ja) 1996-09-04
BE1001054A3 (fr) 1989-06-20
ES2009946A6 (es) 1989-10-16
GR1000624B (el) 1992-09-11
GB8815107D0 (en) 1988-08-03
LU86931A1 (fr) 1989-03-08
IT8867601A0 (it) 1988-06-24
AU1840888A (en) 1989-01-05
GB2206117A (en) 1988-12-29
GB2206117B (en) 1990-11-28
AT397083B (de) 1994-01-25
PT87799A (pt) 1989-05-31
CH675719A5 (pt) 1990-10-31
NL8801603A (nl) 1989-01-16
ATA163488A (de) 1993-06-15
FR2617162A1 (fr) 1988-12-30
SE8802351D0 (sv) 1988-06-22
AU607777B2 (en) 1991-03-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU674712B2 (en) Dyeing compositions for keratinous fibres based on para- phenylenediamines, meta-phenylenediamines and benzimidazole derivatives, and dyeing process employing them
AU649454B2 (en) Method for dyeing keratinous fibres using 4-hydroxyindole at acid pH and compositions used
US4566875A (en) Two-stage process for dyeing keratin fibres and composition for use therein
ES2215389T3 (es) Colorante para el teñido de fibras de queratina.
AU642916B2 (en) Tinctorial composition for keratinous fibres containing oxidation dye precursors and aminoindole couplers, methods for dyeing using these compositions and new compounds
US4268264A (en) Composition for hair dyeing which contains a para base and an ortho base
AU654281B2 (en) Method for dyeing keratinous fibres using 4-hydroxyindole derivatives at acid pH and compositions used
ES2252700T3 (es) Nuevos componentes de copulacion.
AU616660B2 (en) Use, as a coupler, of 2,4-diamino-1,3-dimethoxybenzene or one of its salts, in combination with oxidation dye precursors, for dyeing human hair, hair dyeing composition containing the said coupler and process for preparing the said coupler
US5443596A (en) Keratinous fiber dyeing compositions and processes utilizing oxidation dye precursors in combination with dimethoxy meta-aminophenol couplers
ES2390587T3 (es) Formulaciones estables de gel con un mayor contenido de electrolito
CA2263941A1 (en) Hair dyeing compositions containing 2-chloro-and 2,6-dichloro-4-aminophenol and phenylpyrazolones
US5518505A (en) Compositions and methods for the dyeing of keratinous fibers with oxidation dye precursors, indole derivative couplers and oxidizing agents
US5203875A (en) Dyeing composition for keratinous fibers, containing oxidation dye precursors and hydroxybenzofurane used as couplers, and dyeing process using these compositions
US6090160A (en) Method for dyeing keratin fibers with compositions which contain 6- or 7-hydroxyindole derivatives as couplers and oxidation dye precursors
ES2231538T3 (es) Nitrofenoles substituidos por pirrolilo como coloraontes de absorcion directa.
FR2662714A1 (fr) Procede de teinture des fibres keratiniques avec le 2,4-diamino 1,3-dimethoxybenzene a ph acide et compositions mises en óoeuvre.
US4692166A (en) Use of halogenated 4,5-methylenedioxyphenol in the dyeing of keratinous fibres
AU622843B2 (en) Trialkoxy-substituted meta-phenylenediamines, a process for their preparation, and their use as couplers for the oxidation dying of keratinous fibres and in particular of human hair
US4736067A (en) New dimethyl derivatives of 3-nitro-4-aminoaniline, process for their preparation and their use for dyeing keratinic fibers
ES2212666T3 (es) Colorante con complejos de metales de transicion incluidos en los intersticios de clatratos (por ejemplo, zeolitas).
PT87799B (pt) Processo para a preparacao de 2,4-diamino-1,3,5-trimetoxibenzeno e seu emprego como acoplador nas tinturas de oxidacao para fibras ceratinicas
US5518506A (en) Process for dyeing keratinous fibres with an alkaline composition containing para-aminophenols substituted in position 2 in combination with 6- or 7-hydroxindole
US4563188A (en) Para-phenylenediamines which can be used in oxidative hair dyeing
JP2744080B2 (ja) ケラチン質繊維の染色組成物およびその製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920429

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19971031