PT86268B - Processo para aumentar a temperatura de recristalizacao do aluminio e das suas ligas - Google Patents

Processo para aumentar a temperatura de recristalizacao do aluminio e das suas ligas Download PDF

Info

Publication number
PT86268B
PT86268B PT86268A PT8626887A PT86268B PT 86268 B PT86268 B PT 86268B PT 86268 A PT86268 A PT 86268A PT 8626887 A PT8626887 A PT 8626887A PT 86268 B PT86268 B PT 86268B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
uranium
ppm
metal
aluminum
alloys
Prior art date
Application number
PT86268A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86268A (fr
Inventor
Francois-Regis Boutin
Guy-Michel Raynaud
Original Assignee
Cegedur
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cegedur filed Critical Cegedur
Publication of PT86268A publication Critical patent/PT86268A/pt
Publication of PT86268B publication Critical patent/PT86268B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C21/00Alloys based on aluminium

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Coating With Molten Metal (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Heat Treatment Of Nonferrous Metals Or Alloys (AREA)
  • Bipolar Transistors (AREA)
  • Waste-Gas Treatment And Other Accessory Devices For Furnaces (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Enzymes And Modification Thereof (AREA)
  • Heat Treatment Of Steel (AREA)
  • Heat Treatment Of Sheet Steel (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Fluid Adsorption Or Reactions (AREA)
  • Thermally Actuated Switches (AREA)
  • Thermistors And Varistors (AREA)
  • Cookers (AREA)

Description

CÉGÉDUR SOCIÉTÊ DE TRANSFORMATION DE L'ALUMINIUM PÊCHINEY
PROCESSO PARA AUMENTAR A TEMPERATURA DE RECRISTALIZAÇÃO DO ALUMÍNIO E DAS SUAS LIGAS
A presente invenção refere-se a um processo que permi te aumentar a temperatura de recristalização do alumínio e das suas ligas e minimizara dimensão dos grãos.
Sabe-se que no decurso das transformações dimensionais de um metal no estado solido, como a laminagem, por exemplo, se produz um fenômeno denominado martelagem, quer dizer, a es_ trutura cristalina do metal altera-se; surgem defeitos, deslo cações e células de martelagem.
Se este metal for recozido, evolui para um estado de equilíbrio mais estável que depende da temperatura e da duração do recozimento.
Assim, numa primeira fase denominada de restauração, produz-se uma reestruturação do metal que tende a organizar os defeitos lineares em parede tornada poligonal. Seguidamente, numa fase denominada de recristalização primária, formam-se grãos quase perfeitos em certas regiões, e esses grãos desenvolvem-se ate entrarem em contacto uns com os outros. Finalmen te, o numero de grãos diminui e atinge-se a estrutura recristalizada mais estável, que corresponde a uma superfície mínima de juntas de grãos.
-2Também se sabe que a adição de certos elementos ãs li gas no decurso da sua elaboração, ou mesmo a presença de certas impurezas, podem ter um efeito de abrandamento desta evolu ção, quer dizer, a temperatura ã qual a recristalização prima ria se inicia e então mais alta e que a uma temperatura dada a dimensão dos grãos formados ê menor. Assim, por exemplo, nu merosos autores mostraram o efeito de abrandamento do zircónio para concentrações da ordem de 2000 ppm, quando e precipitado finamente nas subjuntas no momento do recozimento.
Sucede o mesmo com o ferro, mas com concentrações menores e da ordem de algumas centenas de ppm.
A requerente descobriu que este efeito de abrandamento também podia ser obtido por meio de adição de urânio, mas apli cando quantidades deste elemento muito menores do que as de zir conio e de ferro, visto que este efeito se observa para concen trações muito pequenas da ordem de 5 ppm. Daqui resultou o pro cesso, objecto da presente invenção, que permite aumentar a tem peratura de recristalização do alumínio e das suas ligas e mi nimizar a dimensão dos grãos e é caracterizado pelo facto de se adicionarem entre 5 e 1000 ppm de urânio no momento da sua elaboração.
efeito de abrandamento aumenta ã medida que a concen tração de urânio aumenta, mas atinge um máximo proximo de 200 ppm.
A existência de uma limitação da eficácia do efeito re tardador para as concentrações de urânio grandes parece ser de vida ao facto de apenas o urânio que se encontra em solução an tes do recozimento ter actuação.
3Isto ê confirmado por experiências que mostraram que para obter um efeito análogo, é necessário menos urânio quando o metal ê submetido depois da fusão a uma operação de homogenei zação a alta temperatura, em vez de um simples reaquecimento a temperatura mais baixa. Praticamente, o óptimo de concentra ção situa-se a cerca de 50 ppm no primeiro caso e a cerca de 150 ppm no segundo caso.
A requerente observou também que no caso de um simples reaquecimento, se obtinha um efeito análogo diminuindo a quan tidade de urânio tanto mais quanto o metal continha mais ferro.
Tem-se,assim, um efeito combinado destes dois elementos que permite, conforme a pureza em ferro maior ou menor do metal aplicado, completar o efeito deste elemento por meio de uma quan tidade pequena de urânio.
A este efeito retardador do urânio acrescenta-se também o outro efeito, o qual, no caso em que se excede no entanto a temperatura de recristalização, é obter uma minimização da dimensão dos grãos.
A invenção pode ser descrita por meio das figuras 1 a 21, que representam fotografias de estruturas granulares de várias li gas de alumínio que foram excitadas com diversas quantidades de urânio e submetidas a condições particulares de recozimento.
No caso considerado, trata-se de 3 ligas de alumínio do tipo 1085 de acordo com as normas de Aluminium Association que têm a composição seguinte:
« * *
} Ga 1 Ο co ο C0 ο CD
[> 04 00
ff) Η γΗ rd
ο Ο ο
> LO LQ
ο ο ο
g •Η ο C0 CO
Iff ΕΗ co 04 Οχ!
Λ
Η
φ
ω ff ο Ο Ο
rti t>) σ> σ> 00
Ν
Φ
ff
ff
Λ ο ο Ο
g •Η CO ι—I [>
Ή γΗ 04 rd
Φ
Ό
ο Ο Ο
& ff rd Γ—| Η
Ο φ ο V V V
Η
Ο, ο ο
bO rd Η γΗ
S V X/
ο ο ο
ff ΟΙ οι 04
S V Υ V
ο Ο ο
ff CN 04 04
ω V V V
φ ο ο ο
ff 00 00 ο
CO CD Ι>-
Ή Ο Ο ο
co Ο Ο CO
04 Cx! οι
ff
Η < ff) ω
ff
A partir de cada uma delas, preparou-se uma série de 7 barrinhas referenciadas de 1 a 7 para a liga A, 8 a 14 para a liga B, e 14 a 21 para a liga C e de maneira que em cada série de teores de urânio sejam respectivamente 0,.20, 50, 100, 200, 500 e 1000 ppm. Estas barrinhas foram seguidamente submetidas âs transformações seguintes:
- as barrinhas 1 a 7 foram homogeneizadas durante 60 ho ras a 620°C, em seguida temperadas em âgua, laminadas a frio até à espessura de 0,45 mm e a chapa obtida foi recozida durante 1 hora a 350°C;
- as barrinhas 8 a 21 foram reaquecidas a 465°C e mantidas a esta temperatura durante 5 horas, em seguida arrefeci das naturalmente, laminadas a frio até â espessura de 0,45 mm e a chapa obtida foi recozida durante 30 minutos a 310°C.
As estruturas granulares observadas nas chapas recozidas obtidas a partir das 21 barrinhas estão representadas nas figu ras 1 a 21, que correspondem ãs referências das barrinhas.
As estruturas permitem mostrar que se obtêm os resulta dos de cristalização seguintes:
• 9
Ρί d
completamente recristalizado; N.R.: nao recristalizado; fr : fracçao recristalizada.
Deste quadro deduz-se que:
- o efeito do urânio sobre a velocidade de recristalização ê muito sensível a partir de 50 ppm,
- o efeito é muito importante no caso da homogeneização.
Quando o metal e apenas reaquecido, é necessário mais urânio para se obter um efeito análogo,
- no caso do metal reaquecido, o efeito do urânio ê tanto mais acentuado quanto maior for o teor de ferro (compa ração teor ref. C zg teor ref. B),
- o efeito do urânio deixa de aumentar para alem de 200 ppm.
Por conseguinte, a adição de urânio para teores compre endidos entre 50 e 200 ppm tem um efeito de abrandamento numa liga do tipo 108 5 e aumenta, portanto, a temperatura de recris. talização.
optimo de concentração depende da gama de transforma ção do metal:
- 50 ppm aproximadamente se o metal for homogeneizado,
-150 ppm aproximadamente se o metal for reaquecido.
Alem disso, a partir de 200 ppm, o urânio diminui muito o engrossamento do grão, em particular no caso de ligas homogeneizadas a alta temperatura.
A presente invenção é aplicada em particular para a ob tenção de chapas ã base de alumínio destinadas a serem submeti das a um aquecimento a temperatura relativamente elevada, como, por exemplo, o que acompanha as operações de esmaltagem ou de soldadura forte, sem que este tratamento possa alterar as pro priedades mecânicas das referidas chapas.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo que permite aumentar a temperatura de recristaliza ção do alumínio e das suas ligas e minimizar a dimensão dos grãos, caracterizado pelo facto de s© juntarem entre 5 e 1000 ppm de urânio no momento da sua fabricação.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se juntarem entre 50 e 150 ppm de urânio.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se juntar uma quantidade de urânio menor no caso de o metal ser submetido a uma operação de homogeneização depois do vazamento em vez de um reaquecimento.
  4. 4-. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, quando o metal e submetido a uma operação de reaquecimento depois do vazamento, se adicionar uma quantidade de urânio tanto menor quanto maior for o teor de ferro do metal.
PT86268A 1986-12-02 1987-12-02 Processo para aumentar a temperatura de recristalizacao do aluminio e das suas ligas PT86268B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8617015A FR2607522B1 (fr) 1986-12-02 1986-12-02 Procede permettant d'augmenter la temperature de recristallisation de l'aluminium et de ses alliages

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86268A PT86268A (fr) 1988-01-01
PT86268B true PT86268B (pt) 1990-11-07

Family

ID=9341581

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86268A PT86268B (pt) 1986-12-02 1987-12-02 Processo para aumentar a temperatura de recristalizacao do aluminio e das suas ligas

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4816088A (pt)
EP (1) EP0273838B1 (pt)
JP (1) JPS63143244A (pt)
AT (1) ATE62714T1 (pt)
CA (1) CA1311631C (pt)
DE (1) DE3769454D1 (pt)
DK (1) DK631187A (pt)
ES (1) ES2021745B3 (pt)
FI (1) FI88311C (pt)
FR (1) FR2607522B1 (pt)
GR (1) GR3001797T3 (pt)
IE (1) IE60679B1 (pt)
IS (1) IS1402B6 (pt)
NO (1) NO168186C (pt)
PT (1) PT86268B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2637914B1 (fr) * 1988-10-17 1992-12-18 Pechiney Rhenalu Procede permettant de diminuer le taux de recristallisation de l'aluminium et de ses alliages

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1415733A (en) * 1920-02-02 1922-05-09 Light Metals Company Process of making and using metal scavenging alloy
GB870261A (en) * 1956-11-23 1961-06-14 Pechiney Prod Chimiques Sa Improvements in or relating to aluminium lithium alloys
NL265774A (pt) * 1958-12-29
US3147111A (en) * 1961-11-27 1964-09-01 Dow Chemical Co Article of aluminum-base alloy
CA921732A (en) * 1969-10-24 1973-02-27 Yokota Monoru Heat-resistant aluminum alloys for electric conductors
JPS59153861A (ja) * 1983-02-22 1984-09-01 Fuji Photo Film Co Ltd 平版印刷版用支持体

Also Published As

Publication number Publication date
JPS63143244A (ja) 1988-06-15
EP0273838A2 (fr) 1988-07-06
FI875303A0 (fi) 1987-12-01
FI875303A (fi) 1988-06-03
IE60679B1 (en) 1994-08-10
JPH0261532B2 (pt) 1990-12-20
US4816088A (en) 1989-03-28
NO168186C (no) 1992-01-22
CA1311631C (fr) 1992-12-22
EP0273838B1 (fr) 1991-04-17
IE873260L (en) 1988-06-02
FI88311B (fi) 1993-01-15
ATE62714T1 (de) 1991-05-15
DE3769454D1 (de) 1991-05-23
FI88311C (fi) 1993-04-26
NO168186B (no) 1991-10-14
GR3001797T3 (en) 1992-11-23
ES2021745B3 (es) 1991-11-16
NO875004L (no) 1988-06-03
FR2607522A1 (fr) 1988-06-03
NO875004D0 (no) 1987-12-01
PT86268A (fr) 1988-01-01
DK631187A (da) 1988-06-03
EP0273838A3 (en) 1988-07-20
IS1402B6 (is) 1989-12-15
IS3291A7 (is) 1988-06-03
FR2607522B1 (fr) 1992-04-30
DK631187D0 (da) 1987-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0821569B1 (pt) Processo para fabricação de uma chapa de liga de Alumínio não recristalizada
Tewari et al. Microstructural evolution in zirconium based alloys
ES2763304T3 (es) Método para producir aleaciones de dos fases Ni-Cr-Mo
BR112015024884B1 (pt) Chapas finas em liga de alumínio - cobre – lítio, seu processo de fabricação e sua aplicação em fuselagens de avião
ES2834134T3 (es) Una aleación de placas de aluminio-litio de bajo coste, baja densidad y sustancialmente libre de Ag y Zn paraaplicación aeroespacial
US20150013857A1 (en) Age-hardenable aluminum alloy and method for improving the ability of a semi-finished or finished product to age artificially
BR112020023249A2 (pt) método de produção de um produto de placa de liga de alumínio da série 7xxx que possui resistência a falhas por fadiga aperfeiçoada
BR9916810B1 (pt) folha de liga à base de alumìnio para estruturas de aeronaves e método para sua produção.
BR112017006071B1 (pt) chapas isótropas em liga de alumínio - cobre - lítio para a fabricação de fuselagens de avião
Kose et al. Protective effect of vitamin D against hyperoxia‐induced lung injury in newborn rats
BR112017028464B1 (pt) Liga de alumínio, uso da liga de alumínio, uso de estoque de aleta, método para produção de um produto de metal, e, uso do método
WO2015156356A1 (ja) 高強度・高ヤング率を有するα+β型チタン合金冷延焼鈍板およびその製造方法
PT86268B (pt) Processo para aumentar a temperatura de recristalizacao do aluminio e das suas ligas
ES2617696T3 (es) Caja de combustible en un reactor nuclear de agua en ebullición
Khan et al. Effect of cold compression on precipitation and conductivityof an Al–Li–Cu alloy
BR102022019353A2 (pt) Produtos de liga de alumínio 7xxx de alta resistência e alta tenacidade à fratura e método de fabricação de um produto de liga de alumínio de alta resistência de uma liga da série aa7xxx
US3386820A (en) Aluminum base alloy containing zirconium-chromium-manganese
KR840003293A (ko) 알파지르코늄 합금체와 그 합금체의 고온 스팀내식성 개선공정
BR112017020121B1 (pt) Método de fabricação de chapa de aço elétrica com grão orientado
JPS62158850A (ja) 熱交換器用Al合金フイン材
JPS6063359A (ja) 電解コンデンサ陽極用アルミニウム箔の製造方法
JP7000121B2 (ja) 電解コンデンサ用アルミニウム箔及びその製造方法
SAGA et al. Structural Change Occurred by Furnace Cooling and Its Effect on Creep Rupture Properties of 21-12N Steel
BR112021002715B1 (pt) MÉTODO DE MANUFATURA DE UM PRODUTO DE PLACA DE LIGA DE ALUMÍNIO SÉRIES-AA2x24
Osuch et al. The effect of homogenization and interrupted rolling on microstructure and properties of Zn-Cu-Ti rolled sheets

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950930