PT85104B - Processo para a preparacao de emulsoes aromatizantes e de composicoes de goma de mascar que as contem - Google Patents

Processo para a preparacao de emulsoes aromatizantes e de composicoes de goma de mascar que as contem Download PDF

Info

Publication number
PT85104B
PT85104B PT85104A PT8510487A PT85104B PT 85104 B PT85104 B PT 85104B PT 85104 A PT85104 A PT 85104A PT 8510487 A PT8510487 A PT 8510487A PT 85104 B PT85104 B PT 85104B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
aroma
flavoring
chewing gum
emulsifier
Prior art date
Application number
PT85104A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85104A (en
Inventor
Zdravko Dokuzovic
Original Assignee
Warner Lambert Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Warner Lambert Co filed Critical Warner Lambert Co
Publication of PT85104A publication Critical patent/PT85104A/pt
Publication of PT85104B publication Critical patent/PT85104B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G4/00Chewing gum
    • A23G4/06Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
    • A23G4/068Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds containing plants or parts thereof, e.g. fruits, seeds, extracts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G4/00Chewing gum
    • A23G4/06Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
    • A23G4/10Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds characterised by the carbohydrates used, e.g. polysaccharides

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

Memória Descritiva
A presente invenção refere-se a sistemas de emulsão aromatizados e mais particularmente a composições de goma de mascar contendo os referidos sistemas de emulsão co mo um meio para aromatizar as gomas de mascar.
As gomas de mascar contêm, em geral, uma base de goma insolúvel em água, um agente aromatizante insolú vel em água e edulcorantes solúveis em água como sacarose e xarope de cereais ou, em gomas sem açúcar, sorbitol, manitol e edulcorantes artificiais. Também se podem incorporar dentro da base de goma plastificantes ou amaciadores para melhorar a consistência e textura da goma. A base de goma, regra geral, contem uma base de goma de borracha natural, uma goma de borracha sintética e ou suas misturas.
Durante anos um número considerável de actividades de desenvolvimento, envolveram a preparação de
CR.
materiais aromatizantes e a necessidade, para os materiais, que proporcionavam um nível elevado de aroma ou que rompiam a ligação com o aroma, de se libertarem durante longos períodos de tempo.
Um dos pontos que se encontraram durante esta actividade foi o reconhecimento de que quando se adiciona óleo de aroma livre ã base de goma, só 5 a 40% do óleo de aroma se liberta da goma de mascar. Verifica-se que aproximadamen te 95/ a 60% do óleo de aroma remanescente se torna irreversí· velmente ligado a base de goma e não pode ser mascado.
Para vencer esta dificuldade fizeram-se várias tentativas de meter em capsulas os óleos de aroma ou utilizar ingredientes secos para inibir a acção de ligação à base da goma. Em adição, fizeram-se consideráveis esforços no sentido de desenvolver um agente aromatizante da libertação retardada, que atrasaria a libertação do agente aromatizante o que permitia a libertação uniforme do aroma durante períodos longos de tempo. 0 benefício óbvio da libertação imediata/retardada é a capacidade para proporcionar uma sensação de aroma uniforme durante o mascar completo, que não era, anteriormente, atingível por mera administração dos óleos de aroma e condimentos convencionais.
A patente norte-americana Νθ. 3.920.849 de Marmo et al. trata do conceito de libertação prolongada de aroma e apresenta uma discussão completa da técnica anterior sobre este assunto. A patente refere-se à preparação de componentes de aroma separados identificados como fixos ( em cápsulas ) e não fixos, que se misturam com um agente de suspensão antes da sua adição a uma base de goma de mascar. O titular da patente pretende que este método de preparação e adição à goma de mascar proporciona uma maior intensidade de aroma e transmissão de aroma uniforme. 0 titular da patente utiliza, especificamente, um óleo de aroma hidrofóbico não confinado e um óleo de aroma fixo de libertação hidrolitica em combinação com um agente de suspensão sólido, como o seu sistema de aroma. A preparação dos aromas é tal que o sistema de aroma resultante se adiciona simultaneamente ã base de goma.
ί
De maneira semelhante, a patente norteamericana NQ. 4.001.438 também de Marmo et al. descreve uma composição de aroma utilizando um óleo de aroma não-confinado em combinação com um óleo de aroma fisicamente preso dentro de partículas sólidas, e um agente de suspensão combinado com ele. Todos estes ingredientes são pré-misturados e depois, adicionam-se, simultaneamente ao produto a ser aromatizado. Ê significativo que o sistema de aroma desta patente se baseia numa mistura íntima entre o óleo de aroma não-confinado e o óleo de aroma fixo.
Em contraste com a técnica de Marmo et al., a patente norte-americana NQ. 3.826.847 de Ogawa et al., descreve a capsulação de óleos aromatizantes com acetatos de polivinilo, que é um material de peso molecular elevado. 0 óleo em cápsulas incorpora-se depois numa base de goma de mascar. Ogawa et al., pretende proporcionar a libertação sequencial do aroma por modulação do revestimento aplicado ãs respectivas partículas de aroma.
Enquanto as patentes anteriores se referiam ã libertação do aroma, a técnica desenvolveu-se, concorrentemente, para proporcionar a libertação prolongada de doçura. A patente norte-americana NQ. 4.217.368 de Witzel é representativa de um meio utilizado para retardar a libertação da doçura. Este sistema patenteado envolve a utilização de duas fases, uma fase solúvel em água constituída, essencialmente, de amaciador e um primeiro edulcorante na forma particulada e uma fase relativamente solúvel em água constituída de uma variedade de massas separadas e distintas suspensas na fase solúvel em água, incluindo cada uma das referidas mas sas, base de goma e partículas de um segundo edulcorante envolvido na base de goma. A técnica anterior continuou a explorar a capsulação de edulcorantes que se libertam durante pe ríodos longos.
A patente norte-americana NQ. 4.497.832 de Cherukuri et al·., descreve uma composição de goma de mascar contendo açúcar que contem uma base de goma de mascar, um edul corante, e um agente aromatizante absorvido em canais microporosos de partículas esféricas em que os canais aumentam a área
-3da superfície absorvente das partículas.
Em contraste a patente norte-americana NQ. 4.452.821 de Gergely refere-se a um produto de confeitaria, especialmente, uma goma de mascar tendo uma libertação de aroma longa e prolongada, e/ou ingrediente farmacêutico activo. Isto efectua-se proporcionando o aromatizante, aroma ou ingrediente farmacêutico activo numa solução sólida ou mistura dentro de uma cera contendo grupos funcionais, formando a referida cera uma mistura homogénea ou solução sólida.
A cera não contem quaisquer grupos funcio nais e ê substancialmente imiscível com o aromatizante, aroma, ou ingrediente farmacêutico activo.
Apesar destas técnicas, a técnica anterior nao foi, completamente, efectiva na preparaçao de uma goma de mascar com libertação de aroma duradoura, ruptura do aroma inicial e remoção de, substancialmente, todo o agente aromatizante das composições de goma de mascar. Será assim, benéfico preparar uma goma de mascar tendo estes benefícios combinados.
De acordo com a presente invenção, descobriu-se, inesperadamente, um sistema estável de agente aromati zante que inclui a utilização de uma emulsão para formar uma combinação única de óleo aromatizante, emulsionante e um alquil -poliol. As composições de goma de mascar desta invenção apresentam uma libertação inicial substancial de aroma, um aroma de duração longa, durante o mascar e possui uma melhor estabilização do aroma. As gomas de mascar têm, também, uma estabili dade de armazenagem longa sem deterioração do produto. Quando as composições são mascadas, evidencia-se uma característica macia em paralelo com uma libertação regular de aroma/doçura.
As formulações de goma de mascar desta invenção contêm uma base de goma, edulcorante e o aroma contido num sistema de emulsão. Podem, também, utilizar-se os ingre dientes adicionais descritos adiante.
A composição de goma de mascar final contendo a emulsão de aromatizante apresenta, inesperadamente uma maior estabilidade de aroma durante períodos prolongados. Acre dita-se que este efeito ocorre devido a um potencial de oxi-re dução presente nas gomas de mascar da invenção resultante da oxidação dos óleos livres na presença de água/ar e da composição única de ingredientes utilizados na presente invenção. Este potencial de oxi-redução é muito importante quando se preparam composições de goma de mascar utilizando agentes aro matizantes que, normalmente, sofrem reacções da oxidação dentro da formulação .
Os agentes aromatizantes que, principalmente sofrem estas reacções incluem óleo da hortelã-pimenta e aromas de citrinos, como limão, laranja, uvas, lima e toranja. No passado, a desvantagem associada à utilização de tais óleos era a sua degradação durante a armazenagem, resultando na variação das propriedades do odor e aroma. A presente invenção ultrapassa estas desvantagens.
As composições de goma de mascar desta invenção são as que são bem conhecidas na especialidade, excepto no sistema único de emulsão contendo aroma. A base de goma utilizada na presente invenção pode ser qualquer base de goma insolúvel em água bem conhecida na especialidade. Exemplos ilustrativos de polímeros adequados nas bases de goma in cluem elastómeros e borrachas naturais e sintécticas. Por exemplo, estes polímeros que são adequados para as bases de goma incluem, sem limitação, substâncias de origem vegetal co mo chicle, jelutong, guta percha e goma real. Os elastómeros sintécticos como copolímeros de butadieno-estireno, copolímeros de isobutileno-isopreno, poli-etileno, poli-isobutileno e acetato de polivinilo e suas misturas, são particularmente adequados.
A quantidade de base de goma utilizada varia muito, dependendo de vários factores como o tipo de base utilizado, consistência desejada e outros componentes utilizados para fabricar o produto final. Regra geral, quantidades de 5 a 457 em peso da composição de goma de mascar final são aceitáveis para utilização nas composições de goma de mascar com quantidades preferenciais de 15 a 257 em peso.
A composição de base de goma pode conter solventes elastómeros para ajudar no amaciamento do componente borracha. Tais solventes elastómeros podem incluir ésteres de metilo, de glicerol ou de penta-eritritol de rosinas ou rosinas modificadas, tais como rosinas hidrogenadas, dimerizadas ou polimerizadas ou suas misturas. Os exemplos de, elastómeros solventes adequados para utilização aqui incluem o éster de penta-eritritol de rosina de madeira parcialmente hidrogenada, éster de penta-eritritol de rosina de madeira, éster de gliqe rol de rosina parcialmente dimerizada, éster de glicerirol de rosina polimerizada, éster de glicerol de rosina de óleo de polpa de madeira, éster de glicerol de rosina de madeira e ro sina de madeira parcialmente hidrogenada, e éster metílico de rosina parcialmente hidrogenado e suas misturas. 0 solvente pode utilizar-se numa quantidade que varia de 10 a 75% e, de preferência, de 45% a 70% em peso da base de goma.
Uma variedade de ingredientes tradicionais utilizados como plastificantes ou amaciadores tais como lanolina, ácido esteárico, estearato de sódio, estearato de potássioi, triacetato de glicerilo, glicerina e o equivalente, podem, tam bém, incorporar-se na base de goma para proporcionar uma varie dade de propriedades de textura e consistência desejadas. Estes materiais individuais adicionais utilizam-se, regra geral, em quantidades superiores a 30% em peso e, de preferência, em quantidades que variam de 3 a 7% em peso da composição de base de goma final.
As composições de goma de mascar que utilizam as presentes bases de goma, contêm, regra geral, agentes edulcorantes. 0 agente edulcorante pode escolher-se de uma vasta gama de materiais incluindo agentes solúveis em água, edulcorantes artificiais solúveis em água, e edulcorantes de de base de dipeptideos incluindo as suas misturas. sem se limi. tarem a edulcorantes particulares, os exemplos representativos englobam:
A. Agentes edulcorantes solúveis em água tais como mono -sacarídeos, di-sacarídeos e poli-sacarídeos como xi lose, ribose, glicose, manose, galactose, frutose, dextrose, sacarose, açúcar, maltose, amido parcialmente hidrolisado ou sólidos de xarope de cereais, hidrolisado de amido hidrogenado e álcoois de açúcar como sorbitol, xilitol, manitol e suas misturas.
~~ Β. Edulcorantes artificiais solúveis em água como os sais de sacarina solúveis, isto é, sais de sacarina de sódio ou cálcio, sais de ciclamato, acessulfamo-K e equivalentes, e formas livres do ácido de sacarina.
C. Edulcorantes de base de dipeptídeos como éster metílico de L-aspartil-L-fenilalanina e os materiais descritos na patente norte-americana NQ 3.492.131 e equivalentes.
Regra geral a quantidade de edulcorante varia com a quantidade desejada de edulcorante escolhido para
I uma goma de mascar particular. Esta quantidade varia, normal) mente de 0,01 a 90% em peso quando se utiliza um edulcorante facilmente extraível. Os edulcorantes solúveis em água descri, tos na categoria A anterior, utilizam-se de preferência, em quantidade de 25 a 757> em peso, e mais preferencialmente, de 0,05 a 2,5% em peso da composição final da goma de mascar.
Normalmente, estas quantidades são necessárias para atingir o nível desejado de doçura independente do nível de aroma conseguido dos óleos aromatizantes.
A composição da goma de mascar desta invenção pode adicionalmente, incluir os aditivos convencionais dos agentes de coloração tais como dióxido de titânio, emulI sionantes como lecitina e mono-estearato de glicerílo; e agentes de enchimento como hidróxido de alumínio,alumina,sili_ ) catos de alumínio, fosfato dicálcico, talco e suas combinações. A quantidade de agentes de enchimento, quando utilizados variam, de preferência, de 25 a 45% em peso da base de goma.
novo sistema de emulsão contendo um aro ma, desta invenção contem um ácido aromatizante, um emulsionante e um alquil-poliol escolhido do grupo constituído por glicerina, propileno-glicol e suas misturas.
Os agentes aromatizantes bem conhecidos na especialidade da goma de mascar utilizam-se nas composições de emulsão da presente invenção. Estes agentes aromatizantes podem ser escolhidos de líquidos aromatizantes sintétj.
, j cos e/ou oleos derivados de plantas, folhas,flores,frutos e ou tros, e suas combinações. Os líquidos aromatizantes representativos incluem: óleo de hortelã comum, óleo de canela, óleo de gaultéria (salicilicato de metilo) e óleos de hortelã-pimen ta. são, também, adequados aromas artificiais, naturais ou sin téticos de frutos como óleo de citrinos englobando limão, laranja, uvas, lima e toranja e essencias de frutos englobando maçã , morango, cereja, ananás e outros.
A quantidade de agente aromatizante que se utiliza, é, normalmente uma questão de preferência dependen te de factores tais como tipo de aroma, intensidade desejada e constituintes da emulsão. Regra geral, utilizam-se quantidades de 19 a 59% em peso, e, de preferência, utilizam-se de 25 a 55% em peso do sistema de emulsão. As quantidades indicadas re presentam a quantidade total de agentes aromatizantes utilizados, quando se empregam aromatizantes simples e aromatizantes múltiplos.
Verificou-se que a formação de um sistema estável de emulsão só se obtem quando se utiliza um alquil-poliol como fase exterior do sistema de emulsão. De preferência, o alquil-poliol é escolhido do grupo constituído por glicerina e propileno-glicol. Deve utilizar-se uma quantidade suficiente de alquil-poliol a fim de preparar um sistema que é estável du rante longos períodos de tempo. As quantidades adequadas podem variar de 40 a 80% em peso e, de preferência, de 45 a 70% em peso do sistema de emulsão. Quantidades superiores a 80% embora utilizáveis, não se empregam uma vez que não proporcionam níveis adequados de aroma. Em contraste, quantidades inferiores a 40% não proporcionam um sistema de emulsão.
Os emulsionantes utilizados no sistema da invenção podem escolher-se de uma vasta gama de compostos ten do um valor total de HLB de 1,6 a 7,0=. 0 termo HLB refere-se ao equilíbrio hidrõfilolipõfilo.
HLB de um emulsionante determina o tipo de uma emulsão que se pretenda formar.
O HLB de um emulsionante do tipo agente de superfície activo é uma expressão do tamanho e força dos grupos hidrófilos e lipófilicos que compõem a molécula do emul sionante.
Um emulsionante fortemente lipofílico tem um número HLB baixo, geralmente inferior a 9; um emulsionante altamente hidrofílico tem um número HLB elevado, superior a 10. Para os emulsionantes alimentares típicos os números variam de 2,8 a 40. Estes números têm sido determinados experimentalmente ou por cálculos. Se se utilizam dois agentes de superfície como uma mistura, o HLB da combinação pode determinar-se por multiplicação da proporção em peso de cada agente de superfície pelo seu valor de HLB para determinar a sua contribuição para o HLB total e depois adicionam-se os dois valores.
método HLB é um instrumento adequado para a preparação de muitas emulsões. Pode, muitas vezes prever-se o comportamento do agente de superfície, por utilização dos valores de HLB, reduzindo o número de testes de emulsão. Verificou-se, inesperadamente, que emulsionantes com valores baixos de HLB são utilizáveis nesta invenção. Os exemplos de grupos de compostos podem escolher-se de ésteres de ácidos gordos e mono e di-glícerideos.
Os compostos específicos e os respectivos valores de HLB incluem mono-oleato de glicerol ( 2,8 ); mono-estearato de propileno-glicol ( 3,4 ), mono-estearato de glicerol ( 3,8 ), lectina ( 4,2 ), e mono-estearato de sorbitano ( 4,7 ). A utilização de emulsionantes com valores de HLB superiores a 7,0 não proporciona a formação de sistemas estáveis de emulsão que são utilizáveis nesta invenção. Os valores de HLB inferiores a 1,6 originam emulsões instáveis se se formam sob qualquer condição.
Além do valor crítico de HLB, é necessário que o emulsionante se utilize em quantidades de 1 a 157 em peso e, de preferência, de 3 a 117 em peso do sistema de emulsão. Quantidades superiores a 157 originam a formação de um produto semelhante a pasta que, regra geral, é instável. Sem a utilização de um emulsionante a mistura de álcool de alquilo e óleo aromatizante não origina uma emulsão estável e ela separa-se em poucos minutos.
Uma vez preparado o sistema de emulsão da invenção assemelha-se a uma micro-emulsão que se forma qua se imediatamente e tem uma consistência semelhante a geleia transparente. Verificou-se que estas micro-emulsões se formam com muitos óleos aromatizantes, tais como óleos de aroma de hortelã comum e hortelã-pimenta. 0 sistema é estável na ausên cia substancial de água em quantidades inferiores a 5% em peso e, de preferência, inferiores a 3% em peso. De preferência, o sistema prepara-se utilizando ingredientes substancialmente anidros. A única água, normalmente, presente adiciona-se por utilização de glicerina tendo uma pureza de 97%, com a restan te água. Verificou-se que a presença de quantidades elevadas de água no sistema aumenta a separação das fases. Numa goma de mascar, esta separação origina a presença de óleos aromatjL zantes livres que depois se submetem à ligação ã base de goma e/ou a auto-oxidação. Empregando o sistema de emulsão que utiliza ingredientes substancialmente anidros, a separação de fase, aparentemente, não ocorre. 0 sistema de emulsão pode, também utilizar agentes de espessamento adicionais para propor cionar a formação da emulsão estável. Os agentes de espessamen to adequados incluem gelatina, alginatos, gomas guar, e outros. A utilização de tais agentes espessantes pode exigir a adição de pequenas quantidades de água para originar a dissolução do agente.
sistema de emulsão contendo aroma desta invenção prepara-se por dispersão do emulsionante no óleo aromatizante até se obter uma dispersão homogénea. Isto pode obter-se por mistura dos ingredientes até se formar uma primeira fase, normalmente referida como uma fase interior. A mistura executa-se ã temperatura ambiente (20-25QC) ainda que se possa utilizar uma vasta gama de temperaturas até ao ponto de ebulição dos constituintes do óleo aromatizante. Depois de se preparar a primeira fase, adiciona-se o alquil-poliol enquanto se agita o sistema. 0 poliol pode adicionar-se todo de uma vez ou lentamente a fim de completar a fase de emulsão, que é a fase exterior. Embora não sendo crítica, utilizou-se, de novo, a temperatura ambiente (20-252C).
Verificou-se que a ordem de adição dos ingredientes é crítica.
sistema de emulsão, quando utilizado numa formulação de goma de mascar, utiliza-se em quantidades de 2 a 10Z em peso da composição total de goma de mascar. Uma vez a composição de goma de mascar formada verificou-se que apresentava alguns efeitos surpreendentes como resultado da ma neira como se utilizou o óleo aromatizante. Quando mascado o óleo aromatizante fica facilmente disponível e tem um efeito imediato de ruptura. Desde que os óleos aromatizantes não sejam capazes de se ligarem à base de goma, como acontece quando utilizados normalmente, os óleos aromatizantes libertam-se gra dualmente quando a goma é mascada. Esta libertação nota-se durante períodos longos de tempo e não apenas nos primeiros minu tos como nos métodos convencionais de utilização. Em adição, quando se utilizam composições de goma de mascar anidras ou substancialmente anidras a auto-oxidação do óleo aromatizante não é evidenciada.
A invenção contempla, também, a utilização de vários sistemas de emulsão numa formulação particular de goma de mascar que pode conter diferentes componentes de óleo aromatizante. Utilizando este sistema podem obter-se propriedades de libertação múltipla de aromas assim como libertação retardada de aroma. A presente invenção refere-se, também, a um método para a preparação de composição de goma de mascar, cujo método no seu aspecto mais vasto inclui a combinação da base de goma, e ligantes opcionais e/ou amaciantes uns com os outros para formar uma primeira mistura. Esta operação de mistura executa-se por meios convencionais enquanto se aquece a base de goma para plastificar a mistura. A temperatura de aquecimento pode variar muito mas para os objectivos práticos é preferível entre 70 a 1202C. Mistura-se, depois, esta mistura com o edulcorante e o agente colorante adicional, e o agente de amaciamento. Quando a mistura é, finalmente arrefecida a uma temperatura inferior a 40QC adiciona-se o sistema de emulsão contendo aroma, Depois de se misturarem os ingredientes durante alguns minutos, adicionam-se os componentes restantes, tais como os edulcorantes em pó restantes. Depois de preparada a composição pode moldar-se nas formas desejadas como tiras, placas, bolas, fios e/ou núcleos recheados.
Quando se prepara uma goma de mascar adocicada com aspartamo, o aspartamo pode adicionar-se no fim.
Deve, também, adicionar-se separadamente do sistema de emulsão uma vez que a presença de óleos origina uma reacção com o aspartamo. A formulação preferida desta invenção é uma goma de mascar contendo aspartamo preparada a partir de uma composição de mascar substancialmente anidra utilizando os sistemas de emulsao desta invenção.
Os seguintes exemplos apresentam-se para ilustrar esta invenção mas não implica que sejam limitativos. Todas as percentagens dadas através da especificação são na base do peso salvo se indicado de outro modo. As percentagens dos componentes de base são em peso da base enquanto os componentes da composição de goma de mascar são em peso da formula) ção final de goma de mascar.
EXEMPLO 1 que se segue demonstra como se preparam emulsões de diferentes aromas em glicerol como uma fase contínua. As formulações de emulsão apresentam-se na Tabela 1.
emulsionante (Tabela II) que pode ser um emulsionante simples ou uma mistura de emulsionantes adiciona-se e dispersa-se nos óleos aromatizantes.
í Adiciona-se o glicerol, lentamente ã primeira mistura, com agitação contínua. A emulsão final prepara-se por ) mistura durante 5 minutos.
As emulsões resultantes eram estáveis até quinze dias e podiam utilizar-se imediatamente numa formulação de goma de mascar ou armazenadas para utilização futura.
- 12 TABELA 1 COMPOSIÇÃO DE EMULSÕES DE AROMA
COMPONENTES HORTELÃ-PIMENTA CANELA 1 ! GAULTÉRIA 1 1
I « l 1 k 1
Aroma 36.2 30.0 ! 30.7 1
Emulsionante 10.7 3.0 1.5 1 |
Glicerol 52.1 1 1 I 67.0 1 ! 67.8 1 1
TABELA II COMPOSIÇÃO DE EMULSIONANTE
MISTURA DE AROMA COMPOSIÇÃO DO EMULSIONANTE
Hortelã-pimenta Lecitina
Canela Lecitina + Atmos* 300 (1:1)
Gaultéria Lecitina
* Atmos é uma marca registada da ICI Américas Inc. e é uma mistura de mono e di-glicerídeos.
EXEMPLO II
O exemplo seguinte demonstra como se preparam composições de goma de mascar sem açúcar utilizan do a emulsão de aroma do Exemplo I. As composições de goma de mascar são apresentadas na Tabela III.
A base de goma funde-se a uma temperatura entre 80 e 1202C e adiciona-se, no misturador, uma solução de gelatina - glicerina. Depois em passos suces_ sivos com mistura e arrefecimento contínuo, adicionaramI -se os ingredientes seguintes pela ordem respectiva:
sorbitol, Emulsão de Aroma (abaixo de 452C), Manitol, I Xilitol, Aspartamo e Aroma Aspergido a seco. A mistura de goma final retira-se da caldeira a 35 a 40QC, arrefeceu-se e molda-se em unidades.
Repetiu-se o procedimento utilizando a formulação da Tabela IV, com o objectivo de comparaçao, em que se não utilizou emulsão de aroma.
Um painel de sondagem de sabores concluiu que as gomas preparadas utilizando as emulsões de aroma desta invenção têm as seguintes qualidades que são superiores às gomas preparadas na Tabela IV.
Textura superior, a goma não muda duraní te a mascação.
Libertação superior de aroma, impacto mais elevado, assim como aroma e doçura mais duradouros.
Também os resultados da estabilidade inicial mostraram que a estabilidade da goma preparada como na tabela III é superior ã goma regular da Tabela IV. A qualidade da goma não variou, apreciavelmente, depois de envelhecimento acelerado, durante 40 dias a 37QC.
Ê óbvio, que a invenção descrita, pode modificar-se de muitas maneiras. Tais modificações não podem considerar-se como um afastamento do espírito e âmbito da invenção e todas estas modificações são consi. deradas incluídas dentro do âmbito das reivindicações * seguintes.
-15TABELA III - COMPOSIÇÃO DE GOMA DE MASCAR -EXEMPLO DA INVENÇÃO
N2. COMPONENTE %
1. Base de Goma 28.0
2. Sorbitol 34.0
3. Manitol 14.0
4. Xilitol 10.0
5. Solução da Gelatina-Glicerina 7.5
6. Aspartamo capsulado 2.0*
7. Oleo de hortelã-pimenta Aspergido a seco 0.5
8. Emulsão de Aroma de Hortelã-Pimenta 4.0
* NOTA : Uma vez que o aspartamo capsulado contém 16% de aspartamo, a concentração final do edulcorante é 0,32%
-16TABELA IV -COMPOSIÇÃO DE GOMA DE MASCAR -O EXEMPLO COMPARATIVO
NQ. COMPONENTE %
1 · Base de Goma 28.0
2. Sorbitol 36.0
3. Manitol 14.0
4. Xilitol 10.0
5. Solução de Gelatina-Glicerina 7.5
6. Aspartamo capsulado 2.0
7. Hortelã-Pimenta Aspergida a seco 0.5
8. Mistura de Aroma de Hortelã-
-Pimenta 1.5
9. Lecitina 0.5
17ώh

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lê. -
    Processo para a preparação de um sistema de emulsão que contem um aroma para incorporação em produtos alimentares, caracterizado por
    a) dispersar-se um emulsionante que tem um valor do equilíbrio hidrófilo e lipófilo (HLB) total de cerca de 1,6 a cerca de 7,0, num óleo aromatizante, para formar uma primeira fase,
    b) misturar-se a primeira fase com um alquil-poliol até se formar uma emulsão estável.
    - 2â. -
    Processo de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por o sistema de emulsão que contém o aroma consistir em cerca de 19% a cerca de 59% em peso do emulsionante e cerca de 40% a cerca de 80% em peso do alquil-poliol.
    - 3a. -
    Processo de acordo com a reivindicação
  2. 2, caracterizado por o óleo aromatizante estar presente numa quantidade compreendida entre cerca de 25% e cerca de 55% em peso.
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o emulsionante estar presente numa quanti dade compreendida entre cerca de 3% e cerca de 11% em peso.
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por alquil-poliol estar presente numa quantidade compreendida entre 45% e cerca de 70% em peso.
    Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar aromatizada,com uma sensação de aroma melhorada, caracterizado por se incorporar uma base de goma de mascar,um edulcorante e um aromatizante que contém um sistema de emulsão compreendendo um óleo aromatizante, num emulsionante
    -18que tem um valor do equilíbrio hidrófilo e lipófilo (HLB) total de cerca de 1,6 a cerca de 7,0 e um alquil-poliol.
    - 7â. -
    Processo de acordo com a reivindicação
    I, caracterizado por o emulsionante ser um éster de um acido gordo ou um mono e diglicerideo.
    - 8a. -
    Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o emulsionante ser seleccionado no grupo que consiste em mono-oleato de glicerol, mono-estearato de propileno glicol, mono-estearato de glicerol, locitina, mono-estearato de sorbitano e misturas correspondentes.
    - 9ê. -
    Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o sistema de emulsão que contém o aroma estar presente numa quantidade compreendida entre cerca de 2% e cerca de 107 em peso da composição de goma de mascar.
    -10a. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o óleo aromatizante consistir em óleos naturais ou sintéticos.
    -lia. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o óleo aromatizante ser um óleo de aroma natural ou sintético.
    -12§.Processo de acordo com a reivindicação
    II, caracterizado por o edulcorante ser seleccionado no grupo que consiste em agentes edulcorante solúveis em água, edulcorantes artificiais solúveis em água, edulcorantes baseados em dipeptídeos e misturas correspondentes.
    - 133.-
    Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a base de goma de mascar consistir numa borracha natural ou sintética.
    - 14â.-
    Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a borracha natural ser seleccionada no grupo que consiste em chicle, jelutong, balata, guta-percha, lechi caspi, sorva e misturas correspondentes.
    - 15â.-
    Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a borracha sintética ser seleccionada no grupo que consiste em copolímeros de butadieno-estireno, poli-isobutileno, copolímeros de isobutileno-isopreno, e misturas correspondentes.
    - 163.-
    Processo para a preparaçao de um aroma que contém um sistema de emulsão caracterizado por compreender um óleo aromatizante, um emulsionante e um alquil glicol seleccionado no grupo que consiste em glicerina, propileno glicol e misturas.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado no Canadá em 19 de Junho de 1986, sob o número de série 511,993.
    Lisboa, 17 de Junho de 1987
PT85104A 1986-06-19 1987-06-17 Processo para a preparacao de emulsoes aromatizantes e de composicoes de goma de mascar que as contem PT85104B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CA000511998A CA1295874C (en) 1986-06-19 1986-06-19 Flavor emulsions and chewing gum compositions containing the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85104A PT85104A (en) 1987-07-01
PT85104B true PT85104B (pt) 1990-03-08

Family

ID=4133387

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85104A PT85104B (pt) 1986-06-19 1987-06-17 Processo para a preparacao de emulsoes aromatizantes e de composicoes de goma de mascar que as contem

Country Status (9)

Country Link
US (1) US4752481A (pt)
EP (1) EP0252000B1 (pt)
JP (1) JPS633759A (pt)
AU (1) AU582052B2 (pt)
CA (1) CA1295874C (pt)
ES (1) ES2019661B3 (pt)
GR (1) GR3001378T3 (pt)
PT (1) PT85104B (pt)
ZA (1) ZA873852B (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4975270A (en) * 1987-04-21 1990-12-04 Nabisco Brands, Inc. Elastomer encased active ingredients
CA1312769C (en) * 1987-07-08 1993-01-19 Zdravko Dokuzovic Hydrophilic plasticizing system and chewing gum containing same
US4919918A (en) * 1988-03-14 1990-04-24 Spectrum Consumer Products Co., Inc. Non-alcoholic mouthwash
JPH0276564A (ja) * 1988-09-13 1990-03-15 Glyco Eiyou Shokuhin Kk 食品の保存方法
CA1332533C (en) * 1988-11-04 1994-10-18 Albert H. Chapdelaine Emulsifiers for flavor prolongation in chewing gum
US4904482A (en) * 1988-12-22 1990-02-27 Wm. Wrigley Jr. Company Chewing gums containing hydrated emulsifier and methods of preparation
US4983404A (en) * 1989-06-05 1991-01-08 Warner-Lambert Company Controlled release flavor system and method of preparation
US4948595A (en) * 1989-06-30 1990-08-14 Wm. Wrigley Jr. Company Spearmint enhanced peppermint flavored chewing gum with improved stability
WO1992002145A1 (en) * 1990-08-09 1992-02-20 Warner-Lambert Company Flavor delivery system with improved release and method of preparation
US5100678A (en) * 1990-11-15 1992-03-31 Wm. Wrigley Jr. Company Chewing gum with prolonged flavor release incorporating unsaturated, purified monoglycerides
US5679389A (en) * 1991-07-12 1997-10-21 Warner-Lambert Company Chewing gum compositions having increased flavor and sweetness and methods for preparing same
US5334396A (en) * 1992-10-19 1994-08-02 Wm. Wrigley Jr. Company Chewing gum sweetened with alitame and having a high level of lecithin
US5283056A (en) * 1993-07-01 1994-02-01 International Flavors & Fragrances Inc. Transparent oil-in-water microemulsion flavor or fragrance concentrate, process for preparing same, mouthwash or perfume composition containing said transparent microemulsion concentrate, and process for preparing same
FR2715538B1 (fr) * 1994-02-01 1996-04-26 Roquette Freres Composition de chewing-gum présentant une qualité organoleptique améliorée et procédé permettant de préparer un tel chewing-gum.
RU2213487C2 (ru) * 1997-08-27 2003-10-10 Вм. Ригли Дж. Компани Сироп для покрытия жевательной резинки, способ создания покрытия на жевательной резинке, покрытая оболочкой жевательная резинка и эмульсия ароматизатора для покрытия жевательной резинки
US7588793B1 (en) 1998-06-05 2009-09-15 Cadbury Adams Usa, Llc Enhanced flavoring compositions containing N-ethyl-p-menthane-3-carboxamide and method of making and using same
US7445769B2 (en) 2002-10-31 2008-11-04 Cadbury Adams Usa Llc Compositions for removing stains from dental surfaces and methods of making and using the same
US7390518B2 (en) * 2003-07-11 2008-06-24 Cadbury Adams Usa, Llc Stain removing chewing gum composition
US8591968B2 (en) 2005-05-23 2013-11-26 Kraft Foods Global Brands Llc Edible composition including a delivery system for active components
US8591972B2 (en) 2005-05-23 2013-11-26 Kraft Foods Global Brands Llc Delivery system for coated active components as part of an edible composition
US8591974B2 (en) 2003-11-21 2013-11-26 Kraft Foods Global Brands Llc Delivery system for two or more active components as part of an edible composition
US8597703B2 (en) 2005-05-23 2013-12-03 Kraft Foods Global Brands Llc Delivery system for active components as part of an edible composition including a ratio of encapsulating material and active component
US8591973B2 (en) 2005-05-23 2013-11-26 Kraft Foods Global Brands Llc Delivery system for active components and a material having preselected hydrophobicity as part of an edible composition
US8389031B2 (en) 2005-05-23 2013-03-05 Kraft Foods Global Brands Llc Coated delivery system for active components as part of an edible composition
US8389032B2 (en) 2005-05-23 2013-03-05 Kraft Foods Global Brands Llc Delivery system for active components as part of an edible composition having selected particle size
US20050112236A1 (en) 2003-11-21 2005-05-26 Navroz Boghani Delivery system for active components as part of an edible composition having preselected tensile strength
US9271904B2 (en) 2003-11-21 2016-03-01 Intercontinental Great Brands Llc Controlled release oral delivery systems
JP4875616B2 (ja) 2004-07-06 2012-02-15 ガムリンク エー/エス 圧縮チューインガムタブレット
US20060024245A1 (en) * 2004-07-29 2006-02-02 Cadbury Adams, Llc. Tooth whitening compositions and delivery systems therefor
US7641892B2 (en) 2004-07-29 2010-01-05 Cadburry Adams USA, LLC Tooth whitening compositions and delivery systems therefor
WO2006020686A1 (en) * 2004-08-11 2006-02-23 Cadbury Adams Usa Llc Warming compositions and delivery systems therefor
US7727565B2 (en) 2004-08-25 2010-06-01 Cadbury Adams Usa Llc Liquid-filled chewing gum composition
US7955630B2 (en) 2004-09-30 2011-06-07 Kraft Foods Global Brands Llc Thermally stable, high tensile strength encapsulated actives
US20060280837A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-14 Cadbury Adams Usa Llc. Multi-modality sensations in chewing gum compositions
US9198448B2 (en) 2005-02-07 2015-12-01 Intercontinental Great Brands Llc Stable tooth whitening gum with reactive ingredients
JP4500874B2 (ja) 2005-05-23 2010-07-14 キャドバリー アダムス ユーエスエー エルエルシー 味覚増強剤組成物及び味覚増強剤組成物を含有する飲料
US7851005B2 (en) 2005-05-23 2010-12-14 Cadbury Adams Usa Llc Taste potentiator compositions and beverages containing same
US7851006B2 (en) 2005-05-23 2010-12-14 Cadbury Adams Usa Llc Taste potentiator compositions and beverages containing same
WO2007022069A1 (en) * 2005-08-12 2007-02-22 Cadbury Adams Usa Llc Mouth-moistening compositions, delivery systems containing same and methods of making same
US20070077331A1 (en) * 2005-10-05 2007-04-05 Cadbury Adams Usa Llc. Cooling compositions
US20070221236A1 (en) * 2005-10-05 2007-09-27 Cadbury Adams Usa Llc. Cooling compositions including menthyl esters
US9743680B2 (en) * 2005-10-14 2017-08-29 Wild Flavors, Inc. Microemulsions for use in food and beverage products
CA2634873C (en) * 2005-12-23 2012-06-05 Cadbury Adams Usa Llc Compositions providing a heating sensation for oral or dermal delivery
BRPI0620328A2 (pt) * 2005-12-23 2011-11-08 Cadbury Adams Usa Llc composições que proporcionam uma sensação substancialmente similar à proporcionada pelo mentol
EP2003995B1 (en) * 2006-03-24 2015-09-23 Mantrose-Haeuser Co. Inc. Anti-scuff coating for chocolate
ES2400577T3 (es) * 2006-08-29 2013-04-10 Kraft Foods Global Brands Llc Base de goma deleitable y composiciones de chicle que la contienen
US20080063748A1 (en) * 2006-09-08 2008-03-13 Cadbury Adams Usa Llc. Center-fill confectionery and chewing gum compositions containing suspended saccharide particles
JP2009005691A (ja) * 2007-05-29 2009-01-15 Sanei Gen Ffi Inc チューインガムからの香料の香味発現促進及び/又は増強方法
CA2706368A1 (en) * 2007-11-20 2009-05-28 Cadbury Adams Usa Llc Dual coated confectionery product
US20170223983A1 (en) * 2014-08-14 2017-08-10 Intercontinental Great Brands Llc Improved chewing gum compositions and methods of manufacture therefor
JP6533846B1 (ja) * 2018-01-31 2019-06-19 三栄源エフ・エフ・アイ株式会社 香味増強剤、ならびに該増強剤および香料を含有する組成物
WO2020032301A1 (ko) * 2018-08-10 2020-02-13 주식회사 삼양사 기능성 감미료를 포함하는 츄잉껌
WO2020181018A1 (en) * 2019-03-04 2020-09-10 Daniel Young A product and process for a room-temperature stable, food-grade, all-natural, vegan, water-soluble, and phyto-cannabinoid/terpene/flavonoid colloidal dispersion

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2435744A (en) * 1944-11-06 1948-02-10 Carlisle G Hartman Flavoring solutions
US3492131A (en) 1966-04-18 1970-01-27 Searle & Co Peptide sweetening agents
US3652291A (en) * 1970-10-16 1972-03-28 Paul Z Bedoukian Citrus oil and other oils having enhanced specific gravity, and use thereof
US3826847A (en) 1970-10-21 1974-07-30 Lotte Co Ltd Process for preparation of flavor durable chewing gum
GB1451448A (en) * 1972-09-25 1976-10-06 Bush Boake Allen Ltd Flavour compositions
US4001438A (en) 1974-10-15 1977-01-04 International Flavors & Fragrances Inc Flavor composition for use in orally utilizable compositions
US3920849A (en) 1974-10-15 1975-11-18 Int Flavors & Fragrances Inc Chewing gum containing flavor composition
IT1058757B (it) * 1976-03-05 1982-05-10 Ferrero & C Spa P Prodotto confettato e procedimento per la sua fabbricazione
US4164594A (en) * 1977-05-25 1979-08-14 Carnation Company Lecithin based wetting agent
US4217368A (en) * 1977-07-08 1980-08-12 Life Savers, Inc. Long-lasting chewing gum and method
JPS5939099B2 (ja) * 1977-11-22 1984-09-20 株式会社ロツテ センタ−入りチユ−インガムの保香味性増強法
US4292329A (en) * 1978-02-06 1981-09-29 Lotte Co., Ltd. Center-filled chewing gum
US4157401A (en) * 1978-04-24 1979-06-05 Life Savers, Inc. Chewing gum having improved flavor duration and shelf-life
US4241091A (en) * 1978-12-21 1980-12-23 Life Savers, Inc. Calorie-free non-adhesive chewing gums and method
US4515769A (en) * 1981-12-01 1985-05-07 Borden, Inc. Encapsulated flavorant material, method for its preparation, and food and other compositions incorporating same
US4452821A (en) 1981-12-18 1984-06-05 Gerhard Gergely Confectionery product, particularly chewing gum, and process for its manufacture
US4497832A (en) 1983-04-18 1985-02-05 Warner-Lambert Company Chewing gum composition having enhanced flavor-sweetness
US4604288A (en) * 1985-05-23 1986-08-05 Warner-Lambert Company Process for preparing a chewing gum composition with improved flavor perception

Also Published As

Publication number Publication date
EP0252000A3 (en) 1988-05-25
AU582052B2 (en) 1989-03-09
US4752481A (en) 1988-06-21
ZA873852B (en) 1987-11-25
ES2019661B3 (es) 1991-07-01
CA1295874C (en) 1992-02-18
JPS633759A (ja) 1988-01-08
PT85104A (en) 1987-07-01
GR3001378T3 (en) 1992-09-11
EP0252000A2 (en) 1988-01-07
AU7440487A (en) 1987-12-24
EP0252000B1 (en) 1991-01-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85104B (pt) Processo para a preparacao de emulsoes aromatizantes e de composicoes de goma de mascar que as contem
US5912030A (en) Comestible products having extended release of addititives and method of making
US4983404A (en) Controlled release flavor system and method of preparation
US4933189A (en) Chewing gum having longer lasting sweetness
US4853212A (en) Reduced base content chewing gum compositions having anesthetic properties
US4765991A (en) Reduced calorie chewing gums and method
EP0426428B1 (en) Encapsulated sweetener-flavour delivery system, and its production
US4065579A (en) Long-lasting flavored chewing gum including chalk-containing gum base
US4775537A (en) Sequentially flavored chewing gum composition
PT97155A (pt) Processo para a preparacao de um sistema de libertacao de aromas encapsulados
PT95696A (pt) Processo para a preparacao de uma goma de mascar adocada com sucralose
BRPI0621974A2 (pt) Adoçante de alta intensidade encapsulado de resina.
US4604287A (en) Multiple textured chewing gum
PT98609A (pt) Processo para a preparacao de um sistema aperfeicoado de libertacao de aroma
JPH03180154A (ja) カプセル化フレーバーデリバリーシステムおよびその製造方法
PT86206B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de goma de mascar com libertacao sequencial de acidos
EP0207704A2 (en) A moist chewing gum composition and a process for making the composition
JPH04228034A (ja) キシリトールとスクロースを含有するチューインガム組成物およびその製造方法
US6238711B1 (en) Chewing gum with increased flavor release using an aliginate material and method of making
CA1179884A (en) Sugar-containing chewing gum having smooth texture and long-lasting sweetness
PT94613A (pt) Processo para a preparacao de gomas de mascar de calorias reduzidas estimulantes da saliva gomas de mascar com o centro recheado e gomas de mascar revestidas com um produto de confeitaria
IE51717B1 (en) Sugar-containing chewing gum having smooth texture and long-lasting sweetness