PT850514E - Sistema, metodo e dispositivo para monitorizar um cabo de fibras opticas - Google Patents

Sistema, metodo e dispositivo para monitorizar um cabo de fibras opticas Download PDF

Info

Publication number
PT850514E
PT850514E PT95932900T PT95932900T PT850514E PT 850514 E PT850514 E PT 850514E PT 95932900 T PT95932900 T PT 95932900T PT 95932900 T PT95932900 T PT 95932900T PT 850514 E PT850514 E PT 850514E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
optical
power
electro
output
measuring
Prior art date
Application number
PT95932900T
Other languages
English (en)
Inventor
Sergio Leali
Original Assignee
Pllb Elettronica S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pllb Elettronica S P A filed Critical Pllb Elettronica S P A
Publication of PT850514E publication Critical patent/PT850514E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B10/00Transmission systems employing electromagnetic waves other than radio-waves, e.g. infrared, visible or ultraviolet light, or employing corpuscular radiation, e.g. quantum communication
    • H04B10/07Arrangements for monitoring or testing transmission systems; Arrangements for fault measurement of transmission systems
    • H04B10/075Arrangements for monitoring or testing transmission systems; Arrangements for fault measurement of transmission systems using an in-service signal
    • H04B10/079Arrangements for monitoring or testing transmission systems; Arrangements for fault measurement of transmission systems using an in-service signal using measurements of the data signal
    • H04B10/0795Performance monitoring; Measurement of transmission parameters
    • H04B10/07955Monitoring or measuring power
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01MTESTING STATIC OR DYNAMIC BALANCE OF MACHINES OR STRUCTURES; TESTING OF STRUCTURES OR APPARATUS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01M11/00Testing of optical apparatus; Testing structures by optical methods not otherwise provided for
    • G01M11/30Testing of optical devices, constituted by fibre optics or optical waveguides
    • G01M11/33Testing of optical devices, constituted by fibre optics or optical waveguides with a light emitter being disposed at one fibre or waveguide end-face, and a light receiver at the other end-face
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B10/00Transmission systems employing electromagnetic waves other than radio-waves, e.g. infrared, visible or ultraviolet light, or employing corpuscular radiation, e.g. quantum communication
    • H04B10/03Arrangements for fault recovery
    • H04B10/032Arrangements for fault recovery using working and protection systems

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optical Communication System (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Transmission In General (AREA)
  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)
  • Measuring Instrument Details And Bridges, And Automatic Balancing Devices (AREA)
  • Investigating Materials By The Use Of Optical Means Adapted For Particular Applications (AREA)

Description

Λ. $$o Si Η
DESCRIÇÃO
“SISTEMA, MÉTODO E DISPOSITIVO PARA MONITORIZAR UM CABO DE FIBRAS ÓPTICAS”
Campo da invenção [0001] A presente invenção diz respeito a um sistema para monitorizar um cabo de fibras ópticas. De forma concreta, a invenção diz respeito a um sistema para monitorizar um cabo de fibras ópticas ligado entre um equipamento transmissor e um equipamento receptor de sinais ópticos, estando esse sistema ligado a uma unidade central de comando através de um barramento e sendo constituído por dispositivos electroópticos compactos para medição da potência óptica, os quais estão permanentemente ligados às extremidades opostas de cabos de fibras ópticas.
[0002] A invenção também diz respeito a um método para monitorizar uma ligação por fibras ópticas onde esteja incluído o sistema de monitorização referido antes.
[0003] A invenção também diz respeito a um dispositivo electro-óptico compacto para medir a potência óptica, o qual é adaptado de modo a ficar permanentemente ligado dentro de uma rede de cabos de fibras ópticas, possuindo os dispositivos desse tipo uma entrada óptica e uma saída óptica e também uma entrada eléctrica e uma saída eléctrica, pertencentes a um tipo que compreende um circuito de medição da potência óptica que possui uma entrada ligada à entrada óptica e uma saída ligada à saída eléctrica, em que a saída eléctrica fornece o valor da potência óptica de funcionamento que está a passar pelo cabo de fibras ópticas. 1 \ Técnica anterior [0004] Conforme se sabe, os cabos de fibras ópticas são utilizados profusamente nas redes de telecomunicações. Na realidade, a informação transportada por esses portadores ópticos pode melhorar a qualidade global dos sistemas de telecomunicações e a sua velocidade operacional.
[0005] No campo específico da presente invenção, é necessário que haj a um procedimento rápido e que não crie problemas.
[0006] Tem interesse especial a aptidão para evitar a ocorrência de falhas, descobrindo variações na atenuação através de cada cabo de fibras ópticas, considerada como uma indicação certa de uma deterioração numa ligação por cabos.
[0007] Para o efeito, foram já concebidas montagens para monitorizar sistemas de cabos de fibras ópticas que podem fornecer informação útil para avaliação das características dos cabos.
[0008] Uma primeira solução da técnica anterior propõe uma medição da atenuação através de um cabo de fibras ópticas “fora de serviço”, ou seja, um cabo que tenha sido desligado do equipamento ao qual se encontra normalmente ligado.
[0009] Esta solução da técnica anterior consiste em utilizar um sistema de medição que simula um sistema transmissor/receptor e que injecta um sinal de teste no cabo de fibras ópticas. O estado do cabo pode ser verificado pelas medições dos sinais transmitido e recebido.
[0010] No entanto, esta primeira solução não permite verificar o estado dos cabos de fibras ópticas “em serviço”, ou seja, durante o seu funcionamento normal. Além disso, a monitorização de cada cabo e da rede na sua globalidade é um processo moroso.
[0011] Uma segunda solução da técnica anterior propõe, em vez disso, uma medição da atenuação através de um cabo de fibras ópticas 2 \ utilizando um ref lectómetro ou um aparelho de tipo RODT (Reflectómetro Óptico de Domínio Temporal).
[0012] 0 reflectómetro é ligado a uma primeira extremidade de um cabo de fibras ópticas e faz-se com que envie através dele um sinal de teste óptico.
[0013] A partir desta primeira extremidade, mede-se a intensidade e o instante de chegada da onda óptica reflectida pelo cabo; com esses resultados é possível calcular o valor da atenuação do cabo de fibras ópticas e/ou a localização de uma possível deficiência.
[0014] As medições feitas com um conjunto de teste equipado com um RODT são fáceis de realizar em cabos “fora de serviço” e são exequíveis em cabos em funcionamento.
[0015] No último caso, o sinal de teste óptico é acrescentado ao sinal óptico de funcionamento por meio de um acoplador óptico adequado. É por este motivo que o comprimento de onda do sinal de teste óptico e o comprimento de onda do sinal óptico de trabalho têm de ser mantidos afastados entre si, por forma a minimizar a interferência com o referido sinal.
[0016] Embora consiga o seu objectivo, nem sempre esta segunda solução da técnica anterior está totalmente isenta de inconvenientes, sendo o principal o volume e o custo elevado de um conjunto de teste com RODT.
[0017] Devido a estas limitações, um conjunto de teste com RODT é vulgarmente partilhado por um conjunto de cabos que por tal motivo apenas podem ser monitorizados ciclicamente. No entanto, isto implica a utilização de um número elevado de comutadores ópticos.
[0018] Além do mais, a presença de dois sinais ópticos com comprimentos de onda discretos pode gerar ruído na extremidade receptora,- o qual não pode ser completamente suprimido nem mesmo utilizando um filtro óptico. 3 [0019] 0 resumo da patente de invenção japonesa n° JP-A-3 053 141 descreve um método para medir a atenuação através de um cabo de fibras ópticas, com base na detecção das potências ópticas transmitida e recebida. Na realidade, este método detecta a intensidade de uma fracção da potência óptica na extremidade TX, mas mede toda a potência óptica na extremidade RX. Deste modo, tal método não pode ser utilizado durante a fase de funcionamento da fibra óptica, isto é, o aparelho correspondente permite monitorizar a fibra óptica “fora de serviço”.
[0020] Além do mais, o resumo da patente de invenção japonesa n° JP-A-62 137 535 descreve um método em que é utilizado um feixe de raios laser projectados para dentro de uma fibra óptica ou emitidos por ela, para a medição das características de transmissão da fibra óptica, isto é, o coeficiente de absorção, ou as alterações no comprimento da fibra óptica.
[0021] Finalmente, na patente de invenção norte-americana n° 4 183 666 de Tahara et al. está ilustrado um método para a medição das perdas de transmissão de luz que ocorrem em materiais ópticos, em particular numa fibra óptica. Tal método baseia-se em medições da potência dispersa, isto é, é útil para as fibras ópticas que possuam elementos dispersantes. No entanto, não é este o caso de uma fibra óptica de um sistema de transmissão.
[0022] 0 problema técnico subjacente à presente invenção é o de proporcionar um dispositivo de medição electroóptico e um sistema afim para monitorizar continuamente um cabo de fibras ópticas, que tenha particularidades de construção e de funcionamento que permitam superar e resolver os problemas e os inconvenientes ainda observados nos sistemas de monitorização da técnica anterior. 4 \
Descrição abreviada da invenção [0023] A ideia interessante em que assenta a presente invenção é a de procurar efectuar uma medição contínua, ao longo do tempo, da atenuação de uma fibra óptica, utilizando para tal dispositivos compactos de medição electroópticos que ficam permanentemente instalados nas extremidades da fibra óptica.
[0024] Com base nessa ideia interessante referida supra, o problema técnico é resolvido por um sistema que serve para monitorizar um cabo de fibras ópticas ligado entre um equipamento transmissor e um equipamento receptor, conforme definido na reivindicação 1.
[0025] 0 problema técnico também é resolvido por um método para monitorizar um cabo de fibras ópticas, em que se determina a atenuação ao longo da fibra óptica medindo fracções predeterminadas da potência óptica propagada pela fibra, no início e no final da fibra, conforme definido na reivindicação 4.
[0026] 0 problema também é resolvido pela utilização de dispositivos electroópticos para a medição de potência óptica, os quais são fornecidos numa forma muitíssimo compacta e que permitem derivar fracções predeterminadas do sinal óptico de trabalho no início e no fim de uma fibra óptica sujeita ao teste, para se calcular o valor médio da potência propagada pela fibra, conforme definido na reivindicação 15.
[0027] As particularidades e as vantagens do sistema de monitorização e dos dispositivos de medição electroópticos da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da leitura da descrição minuciosa subsequente das suas variantes, apresentadas a título de exemplo não limitativo e tomando como referência os desenhos anexos. 5
Descrição abreviada dos desenhos [0028] Explicação dos desenhos. A figura 1 é uma vista diagramática de um sistema de monitorização de uma ligação bidireccional de cabos de fibras ópticas de acordo com a invenção; a figura 2 é uma vista diagramática que ilustra de forma esquemática o sistema de monitorização da figura 1; a figura 3 ilustra de forma diagramática um dispositivo electro-óptico para a medição da potência óptica de acordo com a invenção, numa sua variante muitíssimo compacta; e a figura 4 ilustra de forma diagramática uma variante modificada de um dispositivo electroóptico para a medição da potência óptica de acordo com a invenção.
Descrição minuciosa [0029] Tomando como referência as figuras desenhadas, identifica-se genericamente com o número 1 um sistema para monitorizar uma ligação bidireccional de cabos de fibras ópticas 2, instalado entre um equipamento de transmissão TX e um equipamento de recepção RX.
[0030] Em particular, os cabos de fibras ópticas 2 são ligados a uma entrada óptica 80 de um conversor óptico/eléctrico 0/E incorporado no equipamento receptor RX, e a uma saída óptica 50 de um transmissor de raios laser DL, incorporado no equipamento transmissor TX.
[0031] 0 método mais directo de monitorização, para verificar a atenuação num cabo de fibras ópticas 2, consiste em calcular a razão (ou a diferença, se os valores forem expressos em dBm) entre um valor da potência óptica de funcionamento transmitida PT e um valor correspondente da potência óptica de funcionamento recebida PR.
[0032] De forma vantajosa, no método de acordo com a invenção esta razão entre as potências ópticas é obtida a partir de fracções, PTX e 6 \
Prx, da potência óptica global que é transmitida através do cabo de fibras ópticas 2, representando essas fracções uma proporção de divisão fixa predeterminada, pelo que o valor da atenuação no cabo de fibras ópticas pode ser obtido correctamente.
[0033] Para tal efeito, o sistema de monitorização 1 é constituído por um primeiro 3 e um segundo 4 dispositivos electroópticos para a medição da potência óptica, os quais são ligados respectivamente no início e no fim do cabo de fibras ópticas 2, no equipamento de transmissão TX e no equipamento de recepção RX.
[0034] 0s dispositivos electroópticos 3 e 4 para a medição da potência óptica possuem pelo menos duas entradas ópticas 5,6 e possuem pelo menos duas saídas ópticas 7,8 e possuem também as respectivas entradas eléctricas 9,10 e as respectivas saídas eléctricas 11,12.
[0035] Dito de forma concreta, o dispositivo electroóptico de medição 3 tem a sua entrada óptica 5 ligada à saída 50 do equipamento de transmissão TX e tem a sua saída óptica 7 ligada ao cabo de fibras ópticas 2.
[0036] De igual modo, há um dispositivo electroóptico de medição 4 que tem a sua entrada óptica ligada ao cabo de fibras ópticas 2 e que tem a sua saída óptica 8 ligada à entrada 80 do equipamento de recepção RX.
[003 7] Conforme se observa nas figuras 1 e 2, o sistema de monitorização está ligado, através de um barramento 13, a uma unidade central de comando 14 que é externa, ou que está localizada remo-tamente, em relação ao sistema de monitorização 1 e onde é avaliada a atenuação que tem lugar no cabo de fibras ópticas 2. [0038] A figura 3 ilustra um caso preferencial de um dispositivo electroóptico para a medição da potência óptica de acordo com a invenção, v.g., o dispositivo 3. 7 [0039] 0 dispositivo electroóptico 3 é constituído por um divisor óptico 15 que é inserido entre a entrada óptica 5 e a saída óptica 7 e que possui uma saída secundária 16 ligada a um detector electroóptico 17 que por sua vez está ligado a uma entrada 19 de um circuito 20 de medição da potência óptica.
[0040] Em particular, o divisor óptico 15 faz a derivação, de acordo com uma razão predeterminada de divisão RR, de uma fracção da potência óptica de funcionamento P extraída à saída 50 do equipamento de transmissão TX.
[0041] De acordo com uma variante preferida, o divisor óptico 15 é eficaz para dividir a potência óptica presente na entrada óptica 5 entre a saída óptica 7 e a saída secundária 16, segundo uma razão de divisão RR igual a 90:10.
[0042] De forma vantajosa, o dispositivo electroóptico 3 utiliza um divisor óptico 15 que é responsável por fracas perdas adicionais de potência por inserção, isto é, inferiores a 0,25 dB.
[0043] De forma vantajosa, de acordo com a invenção, mediante a utilização de um tipo de detector electroóptico 17 de elevada sensibilidade e mediante a utilização e pré-amplificador 18 de alta impedância, o dispositivo electroóptico 3 consegue detectar potências ópticas com um nível inferior a -50 dB.
[0044] Assim sendo, o circuito de medição 20 irá fornecer, numa saída 21, o valor da fracção PTX da potência óptica presente na entrada 19. A saída 12 é ligada a um conversor de tipo analógico-digital 22 que converte o valor da fracção PTX da potência óptica num código binário DPTX e que efectua a sua transmissão, por meio de um circuito 23 do processador do protocolo de transmissão, à saída eléctrica 11 do dispositivo electroóptico de medição 3 e consequentemente à unidade central de comando 14. 8 [0045] 0 circuito 23 do processador do protocolo de transmissão é ligado, unidireccionalmente, a um circuito 24 do processador do protocolo de recepção que por sua vez é ligado à entrada eléctrica 9 do dispositivo electroóptico 3 e à unidade central de comando 14.
[0046] 0 circuito 23 do processador do protocolo de transmissão transmite para a unidade central de comando 14 o valor binário da medição DPTX da fracção de potência óptica à saída, conjuntamente com um código binário identificador C0D3 associado ao dispositivo electroóptico de medição 3 e que é reconhecível pela unidade central de comando 14. De forma idêntica, o circuito 24 do processador do protocolo de recepção pode reconhecer o código binário identificador C0D3 a ele associado e que é transmitido a partir da unidade central de comando 14.
[0047] De forma vantajosa, de acordo com a invenção, o dispositivo electroóptico de medição 3 dispõe também de um circuito remoto 25 de alimentação de energia que utiliza um valor Ic de corrente contínua (CC) transmitido pelo barramento 13 e que serve para gerar uma tensão Vs eficaz para alimentar o dispositivo electroóptico de medição 3.
[0048] Assim sendo, é possível ligar vantajosamente outros dispositivos ao barramento 13, adaptados para a mesma função ou para a medição de diferentes amplitudes de potência óptica, todos eles alimentados e comandados remotamente através do próprio barramento 13.
[0049] 0 circuito remoto 25 de alimentação de energia está ligado à entrada eléctrica 9 e â saída eléctrica 11 respectivamente através de uma primeira resistência Rl e de uma segunda resistência R2 de desligar. As resistências de desligar, Rl e R2, separam todos os sinais elêctricos úteis, tais como C0D3 ou DPTX, presentes no 9 barramento 13, relativamente à corrente contínua Ic da fonte de alimentação remota em corrente contínua (CC): [00 50]Seguidamente descreve-se o funcionamento do sistema de monitorização 1 de acordo com a invenção.
[0051] 0s dispositivos electroópticos de medição 3 e 4 são interrogados pela unidade central de comando 14 utilizando um tipo de procedimento de interrogação ou interrupção. Em qualquer dos casos, os dispositivos electroópticos de medição 3 e 4 são alimentados à entrada com um código identificador COD3, COD4 e geram à saída um valor binário DP^, DPrx, correspondente às fracções de potência óptica medidas P^, Prx a partir dos pontos onde estão ligados os dispositivos electroópticos de medição 3, 4, e o código identificador COD3 ou C0D4 do dispositivo de medição da resposta.
[0052] Em particular, na variante preferida da invenção, a troca de informação com a unidade central de comando 14 tem lugar utilizando um protocolo do tipo sequencial CACD (Comando de Alto nível da Cadeia de Dados) (em inglês HDCL), conforme é conveniente para uma configuração do sistema de monitorização em que os dispositivos electroópticos de medição 3,4 são ligados um ao outro e à unidade central de comando 14 através de um único barramento 13.
[0053] Com base nos valores das fracções recebidas de potência óptica, DPTX e DPrx, a unidade central de comando 14 pode calcular a atenuação através do cabo de fibras ópticas e pode verificar consequentemente o seu estado ou os eventuais defeitos.
[0054] Na prática em voga, as redes de telecomunicações utilizam frequentemente cadeias de ligação bidireccionais, sob a forma de um par de cabos de fibras ópticas 2,2’ ligados aos correspondentes pares de equipamento receptores RX,RX’ e transmissores ΤΧ,ΤΧ’, conforme ilustrado na figura 1. A unidade central de comando 14 receberia, nesse caso, pares de valores binários das fracções de potência 10 óptica à chegada DPrx, DPrx’ e à saída DP^, DP^’, e iria avaliar as atenuações globais ocorridas nas ligações bidireccionais 2,2’ em ambas as direcções.
[0055] 0 sistema de monitorização da presente invenção também é aplicável às transmissões por fibras ópticas com ligações numa configuração unidireccional ponto a ponto ou numa configuração unidireccional ponto a multipontos.
[0056] Considera-se de importância especial a aplicação do sistema de monitorização 1 às redes de distribuição óptica com uma arquitectura em árvore. A construção altamente complicada das ligações ópticas em tais redes impõe, com efeito, que aí sejam oportunamente localizadas todas as deteriorações de que resultem variações em que a atenuação de potência óptica que passa pela ligação seja a indicação mais significativa.
[0057] Também seria possível dispor de dispositivos electro-ópticos de medição da presente invenção ligados às saídas de amplificadores ópticos utilizados nas redes de distribuição ponto a multipontos, de forma a melhorar a fiabilidade do sistema no seu conjunto.
[0058] A figura 4 ilustra uma variante modificada de um dispositivo electroóptico de medição 3” de acordo com a invenção, que pode ser utilizado à saída do equipamento de transmissão TX em redes de telecomunicações equipadas com uma protecção óptica automática para segurança pessoal.
[0059] Em tais sistemas, na verdade, a fonte óptica em serviço, que fornece a potência óptica de funcionamento P e que está ligada dentro do equipamento transmissor TX (e que foi omitida na figura 4 por razões de conveniência), é desligada automaticamente ao ocorrer uma interrupção na fibra óptica devido a uma fractura ou a uma desconexão. 11 [0060] Num estado em que não haja nenhuma potência óptica de funcionamento P transmitida pelo equipamento TX, é impossível efectuar a distinção entre as falhas devidas à fractura dos cabos de fibras ópticas (que teriam feito com que a fonte óptica do equipamento transmissor TX se tivesse desligado) e as falhas que tenham ocorrido no próprio equipamento transmissor TX.
[0061] Para resolver esta limitação, o dispositivo electroóptico de medição 3” dispõe também de um acoplador óptico 26 ligado através de um divisor óptico 15 e possui a saída óptica 7. O acoplador óptico 26 é utilizado para juntar, ao sinal óptico de funcionamento com uma potência P propagada através do cabo de fibras ópticas 2, um sinal óptico auxiliar com uma potência PA cujo nível fica abaixo do limiar crítico de perigo para qualquer operador humano do sistema.
[0062] 0 acoplador óptico 26 é ligado a uma fonte óptica auxiliar 27, de tal modo que um transmissor óptico de baixa potência de tipo DEL (em inglês LED) ou um feixe de raios laser de baixa potência, seja por sua vez ligado à saída 21 do circuito de medição 20 através de um detector de média potência 28.
[0063] Seguidamente descrever-se-á o funcionamento desta variante modificada do dispositivo electroóptico de medição 3” de acordo com a invenção.
[0064] Em qualquer momento em que não haja potência óptica de funcionamento P, o detector de média potência 28 irá ser ligado à fonte óptica auxiliar 27 para fornecer uma potência auxiliar PA, com um nível muito mais baixo do que o da potência de funcionamento, à ligação formada pelo cabo de fibras ópticas 2.
[0065] Deste modo, passa a ser possível efectuar a discriminação entre as condições operacionais seguintes: • funcionamento normal - a fracção de potência óptica recebida Ρκχ tem um valor próximo do valor de uma fracção FP da 12 potência de funcionamento P obtida em conformidade com a razão de divisão RR introduzida pelo divisor óptico 15. • defeito do cabo - não há nenhuma fracção de potência óptica recebida Prx · • defeito do transmissor - a fracção de potência óptica recebida Prx tem um valor reduzido determinado pela potência óptica auxiliar PA.
[0066] 0 dispositivo electroóptico de medição 3” da presente invenção é pois capaz de avaliar a atenuação de um cabo de fibras ópticas e de identificar avarias que ocorram no equipamento de transmissão e distingui-las das que sejam devidas a um cabo de fibras ópticas fracturado.
[0067] De forma vantajosa, os dispositivos electroópticos de medição 3,3” da presente invenção podem ser montados, sob uma forma muitíssimo compacta, num único módulo miniaturizado ou num único circuito integrado, facilitando assim a sua instalação em redes de telecomunicações e contribuindo para custos reduzidos e para um menor volume.
[0068] 0s dispositivos electroópticos 3 e 3” podem ser concebidos com tecnologia híbrida, utilizando componentes ópticos e microcircuitos semicondutores integrados num substrato de alumina ou silício.
[0069] Em particular, o divisor óptico 15 e o acoplador óptico 26 podem ser concebidos com tecnologia de “fibras fundidas” para que as atenuações por perdas de inserção sejam muito baixas, aproximando-se dos valores teóricos de projecto.
[0070] No caso de se utilizar um substrato de silício, o divisor óptico 15 e o acoplador óptico 26 podem ser concebidos recorrendo a técnicas de “guias de ondas ópticas”, em que os guias de luz são formados no mesmo substrato. 13 [0071] Dito de forma abreviada, os dispositivos electroópticos para a medição de potência óptica e o sistema para a monitorização dos cabos de fibras ópticas proporcionados pela presente invenção permitem verificar a atenuação e consequentemente a possível deterioração através de ligações formadas por cabos de fibras ópticas durante o seu funcionamento normal, sem interrupção de serviço ou sem perturbar de forma alguma um sinal de funcionamento que esteja a ser transmitido.
[0072] Além do mais, os dispositivos electroópticos para a medição de potência óptica, úteis quando aplicados a redes de telecomunicações que disponham de protecção óptica automática, de acordo com a presente invenção, podem identificar avarias devidas a um cabo de fibras ópticas fracturado, distinguindo-as das avarias devidas a uma falha do equipamento de transmissão.
Lisboa 1 0 AGO. 2001
X>r? MABTA BOBONE Agente Oficial da Propriedade Industrial Rua Almeida e Sousa, 43 · 1350 LISBOA 14

Claims (25)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema para monitorizar um cabo de fibras ópticas (2) ligado entre um equipamento de transmissão (TX) e recepção (RX) de um sinal óptico, caracterizado pelo facto de compreender um primeiro (3) e um segundo (4) dispositivos electroópticos idênticos para medirem continuamente a potência óptica, estando os dois ligados a uma unidade central de comando (14) através de um barramento (13) e estando ligados de forma permanente ao início e ao fim do cabo de fibras ópticas (2) na proximidade do referido equipamento transmissor (TX) e receptor (RX).
  2. 2. Sistema de monitorização de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de possuir as respectivas entradas ópticas (5,6) ligadas a uma saída (50) do equipamento de transmissão (TX) e ao referido cabo de fibras ópticas (2) , possuir as res-pectivas saídas ópticas (7,8) ligadas ao referido cabo de fibras ópticas (2) e a uma entrada (80) do referido equipamento de recepção (RX) e possuir as respectivas entradas eléctricas (9,10) e as saídas eléctricas (11,12) ligadas ao referido barramento (13).
  3. 3. Sistema de monitorização de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de haver outros dispositivos de medição ligados ao referido barramento (13) e pelo facto de as resistências de acoplamento (R1,R2) efectuarem a separação de cada sinal útil presente no barramento (13) em relação a uma corrente de alimentação (Ic) capaz de alimentar remotamente com energia os referidos dispositivos de medição complementares. 1
  4. 4. Método para monitorizar uma ligação de fibras ópticas (2) estabelecida entre um equipamento de transmissão (TX) e de recepção (RX) de um sinal óptico, do tipo que proporciona uma medição da atenuação da potência óptica útil (P) através da ligação de fibras ópticas (2), caracterizado pelo facto de a atenuação de potência ser medida pela razão entre as fracções de potência óptica (Ptx/Prx) recolhida nas extremidades de transmissão e de recepção de acordo com uma proporção de divisão fixa predeterminada (RR) para se avaliar o estado do cabo de fibras ópticas (2).
  5. 5. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 4 e implementado por um sistema de monitorização (1) que compreende um primeiro (3) e um segundo (4) dispositivos electroópticos de medição permanentemente ligados no início e no fim da ligação de fibras ópticas (2), no equipamento transmissor (TX) e receptor (RX) do sinal óptico, e ligado a uma unidade central de comando através de um barramento (13) , caracterizado pelos factos seguintes, a unidade central de comando (14) interroga os dispositivos electroópticos de medição (3,4) para fornecer, a uma entrada eléctrica (9,10), um código binário (COD3,COD4) que identifica o dispositivo de medição; os dispositivos electroópticos de medição (3,4) fornecem, a uma saída eléctrica (11,12), ligada à unidade central de comando (14), um primeiro e um segundo códigos binários (ϋΡτχ,ΌΡρχ) respectivamente correspondentes à primeira e a segunda fracções de potência óptica (Ρτχ,Ρκχ), tal como medidas no ponto em que o dispositivo electroóptico (3,4) 2 está ligado, e o código de identificação (COD3,COD4) do dispositivo de resposta; e a unidade central de comando (14) avalia a atenuação da ligação de fibras ópticas (2) pela razão entre a fracção de potência óptica transmitida (ΡΤχ) / medida pelo primeiro dispositivo electroóptico de medição (3), e a fracção de potência óptica recebida (PRX), medida pelo segundo dispositivo electro-óptico de medição (4), sendo idênticos o primeiro e o segundo dispositivos electroópticos de medição (3,4).
  6. 6. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 5, ca-racterizado pelo facto de a troca de informação com a unidade central de comando (14) ter lugar através de um circuito (23) do processador do protocolo de transmissão e através de um processador (24) do protocolo de recepção, utilizando os dois processadores um protocolo do tipo CACD.
  7. 7. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a unidade central de comando (14) interrogar os dispositivos electroópticos de medição (3,4) por meio de um procedimento de interrogação ou de interrupção.
  8. 8. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 4 e adaptado para ser aplicado mesmo quando esteja a funcionar uma protecção automática para a segurança óptica da rede de cabos de fibras ópticas, caracterizado pelo facto de se ligar, sem que haja nenhuma potência óptica de funcionamento (P) no cabo de fibras ópticas (2) , uma potência auxiliar (PA), de nível inferior ao da potência de funcionamento (P), ao cabo de fibras 3 ópticas (2) para permitir efectuar a discriminação entre ás seguintes três condições operacionais: • funcionamento normal - a fracção de potência óptica recebida (Pr*) tem um valor próximo do valor de uma fracção (FP) da potência de funcionamento (P) obtida em conformidade com a razão de divisão RR; • falha na ligação de fibras ópticas (2) - não há nenhuma fracção de potência óptica recebida (Prx) ; e • falha do equipamento transmissor (TX) - a fracção de potência óptica recebida (Prx) tem um valor reduzido, determinado pela potência óptica auxiliar (PA).
  9. 9. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 8 e implementado por um sistema de monitorização (1) que compreende um primeiro (3) e um segundo (4) dispositivos electroópticos de medição permanentemente ligados ao início e ao fim da ligação de fibras ópticas (2), no equipamento transmissor (TX) e receptor (RX) do sinal óptico, e ligado a uma unidade central de comando através de um barramento (13), caracterizado pelo facto de o primeiro dispositivo electroóptico de medição (3) dispor de um detector de média potência (28) ligado a uma fonte óptica auxiliar (27) adequada para fornecer a referida potência óptica auxiliar (PA).
  10. 10. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de o referido detector de potência média (28) ligar a referida fonte óptica auxiliar (27) sempre que não haja nenhuma potência óptica de funcionamento (P) presente na ligação de fibras ópticas (2). 4
  11. 11. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de a referida ligação de fibras ópticas (2) compreender um cabo de fibras ópticas.
  12. 12. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 4, caracte-rizado pelo facto de a referida ligação de fibras ópticas (2) ser de tipo bidireccional e compreender um par de cabos de fibras ópticas (2,2') ligados entre os pares correspondentes de equipamentos transmissores (ΤΧ,ΤΧ') e receptores (RX,RX') de sinais ópticos.
  13. 13. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de a referida ligação bidireccional ter uma configuração unidireccional ponto a ponto.
  14. 14. Método de monitorização de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de a referida ligação bidireccional por fibras ópticas ter uma configuração unidireccional ponto a multipontos.
  15. 15. Dispositivo electroóptico compacto (3) para medir a potência óptica de funcionamento (P) de um cabo de fibras ópticas (2), o qual possui uma entrada óptica (5) e uma saída óptica (7) e também uma entrada eléctrica (9) e uma saída eléctrica (11) e que é do tipo que compreende um circuito de medição da potência óptica (20) que possui uma entrada (19) ligada à referida entrada óptica (5) e uma saída (21) ligada à referida saída eléctrica (11), caracterizado pelo facto de compreender um divisor óptico (15) ligado entre a referida entrada óptica (5) e a referida saída óptica (7) e que possui uma saída secundária 5 (16) ligada através de um detector electroóptico (17) ao referido circuito de medição da potência óptica (20), servindo o referido divisor óptico (15) para dividir, na referida saída secundária (16), uma fracção (Pra) da potência óptica útil (P) , de acordo com uma razão de divisão predeterminada (RR), e em que a referida fracção (Ρτχ) da potência óptica útil é tratada pelo circuito de medição de potência óptica (20) e é apresentada à saída eléctrica (21) do referido circuito.
  16. 16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a saída (21) do referido circuito de medição da potência óptica (20) ser ligado a um conversor de tipo analógico/ /digital (22) que serve para converter um valor da fracção de potência óptica (PTO) num código binário (DP^) que é transmitido para a saída eléctrica (11) conjuntamente com um outro código binário (C0D3) que identifica o dispositivo de medição (3).
  17. 17. Dispositivo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de os códigos binários (DP^) serem transmitidos através de um circuito do processador do protocolo de transmissão (23) ligado a um processador do protocolo de recepção (24) que por sua vez está ligado à referida entrada eléctrica (9) para receber o código binário de identificação (COD3).
  18. 18. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de o referido divisor óptico (15) estar ligado ao referido circuito de medição da potência óptica (20) através de um pré-amplificador (18) . 6
  19. 19. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de compreender um circuito de alimentação remoto (25) que tem por função gerar uma tensão (Vs) adequada para alimentar o dispositivo de medição electroóptico (3) e que é ligado à entrada eléctrica (9) e à saída eléctrica (11) respecti-vamente através da primeira (Rl) e da segunda (R2) resistências de bloqueio.
  20. 20. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de o referido divisor óptico (15) efectuar uma divisão da potência óptica existente na entrada óptica (5) para a enviar para a saída óptica (7) e para a saída secundária (16) segundo uma razão de divisão (RR) igual a 90:10.
  21. 21. Dispositivo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo facto de o referido detector electroóptico (17) ser de um tipo de alta sensibilidade e o referido pré-amplificador (18) ser de um tipo de alta impedância.
  22. 22. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de o referido divisor óptico (15) ter perdas de inserção adicionais inferiores a 0,25 dB.
  23. 23. Dispositivo de acordo com a reivindicação 19 e que é de um tipo que permanece activo mesmo depois de activada uma segurança óptica automática para uma rede de cabos de fibras ópticas (2), caracterizado pelo facto de compreender um acoplador óptico (26) ligado entre o divisor óptico (15) e a saída óptica (7) e ligado ao referido circuito de medição da potência óptica (20), em que o referido acoplador óptico (26) acrescenta um sinal de 7 potência óptica auxiliar (PA), cujo nível fica abaixo de um limiar de perigo, ao sinal da potência de funcionamento (P) que está a ser propagado através do cabo de fibras ópticas (2).
  24. 24. Dispositivo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo facto de o referido acoplador óptico (26) estar ligado a uma fonte óptica auxiliar (27) que por sua vez está ligada à saída (21) do circuito de medição (20) através de um detector de potência média (28) .
  25. 25. Dispositivo de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo facto de a referida fonte óptica auxiliar (27) ser um transmissor óptico de baixa potência de tipo DEL ou uma fonte de raios laser de baixa potência. Lisboa, 1 0 A6D. 2001
    Dri marta bobone Agente Oficial da Propriedade Industrial Rua Almeida e Sousa, 43 - 1350 LISBOA 8
PT95932900T 1995-09-15 1995-09-15 Sistema, metodo e dispositivo para monitorizar um cabo de fibras opticas PT850514E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/IT1995/000150 WO1997010651A1 (en) 1995-09-15 1995-09-15 System, method and device for monitoring a fiber optic cable

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT850514E true PT850514E (pt) 2001-11-30

Family

ID=11332477

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95932900T PT850514E (pt) 1995-09-15 1995-09-15 Sistema, metodo e dispositivo para monitorizar um cabo de fibras opticas

Country Status (18)

Country Link
US (1) US5793481A (pt)
EP (1) EP0850514B1 (pt)
JP (1) JPH11511620A (pt)
AR (2) AR003567A1 (pt)
AT (1) ATE202438T1 (pt)
AU (1) AU705520B2 (pt)
BR (1) BR9510642A (pt)
DE (1) DE69521443T2 (pt)
DK (1) DK0850514T3 (pt)
EE (1) EE03464B1 (pt)
ES (1) ES2158953T3 (pt)
GR (1) GR3036632T3 (pt)
HK (1) HK1017180A1 (pt)
NZ (1) NZ293355A (pt)
PT (1) PT850514E (pt)
TJ (1) TJ336B (pt)
UA (1) UA46054C2 (pt)
WO (1) WO1997010651A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3224344B2 (ja) * 1996-06-10 2001-10-29 安藤電気株式会社 多分岐光線路試験装置
JPH10164018A (ja) * 1996-11-26 1998-06-19 Fujitsu Ltd 光送信機並びに該光送信機を有する端局装置及び光通信システム
US6115154A (en) * 1998-09-18 2000-09-05 Telcordia Technologies, Inc. Method and system for detecting loss of signal in wavelength division multiplexed systems
FI106683B (fi) * 1998-11-10 2001-03-15 Nokia Networks Oy Varmennus optisessa tietoliikennejärjestelmässä
US6370294B1 (en) 1999-06-25 2002-04-09 Adc Telecommunications, Inc. Fiber optic circuit and module with switch
JP2003320764A (ja) * 2002-02-27 2003-11-11 Tokushu Paper Mfg Co Ltd 平版印刷版用合紙及びその製造方法
CA2413218C (en) * 2002-11-29 2015-01-27 Measurement Microsystems A-Z Inc. Flash optical performance monitor
JP4044560B2 (ja) 2003-03-28 2008-02-06 富士通株式会社 光伝送路障害検出システム
US7088880B1 (en) 2003-12-24 2006-08-08 Lockheed Martin Corporation Optical fiber coupling and inline fault monitor device and method
JP4699924B2 (ja) * 2006-03-16 2011-06-15 富士通株式会社 光特性を測定する方法およびシステム
JP5211800B2 (ja) 2008-03-28 2013-06-12 富士通株式会社 光通信システム及び同システムにおける光伝送路の測定方法並びに送信局及び受信局
WO2010053542A2 (en) * 2008-11-08 2010-05-14 Sensortran, Inc. System and method for determining characteristics of power cables using distributed temperature sensing systems
US9077448B2 (en) * 2012-08-23 2015-07-07 International Business Machines Corporation Read optical power link service for link health diagnostics
CN104518826B (zh) * 2013-09-30 2017-10-24 华为技术有限公司 一种监测光纤故障的方法、设备及系统
RU2607729C1 (ru) * 2015-09-04 2017-01-10 Открытое акционерное общество Всероссийский научно-исследовательский, проектно-конструкторский и технологический институт кабельной промышленности (ВНИИ КП) Устройство для испытания кабеля для прокладки внутри помещений и стационарных объектов
RU2642034C1 (ru) * 2016-07-20 2018-01-23 федеральное автономное учреждение "Государственный научно-исследовательский испытательный институт проблем технической защиты информации Федеральной службы по техническому и экспортному контролю" Способ дистанционного перехвата конфиденциальной речевой информации, циркулирующей в защищенном помещении
RU2672049C1 (ru) * 2017-08-23 2018-11-09 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Поволжский государственный университет телекоммуникаций и информатики" (ФГБОУ ВО ПГУТИ) Способ защиты от утечки речевой информации через волоконно-оптические линии
RU2671855C1 (ru) * 2017-08-23 2018-11-07 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Поволжский государственный университет телекоммуникаций и информатики" (ФГБОУ ВО ПГУТИ) Способ симплексной передачи данных по оптическому волокну кабельной линии
DE102019103168A1 (de) * 2018-02-15 2019-08-22 Highyag Lasertechnologie Gmbh System zur datenübertragung in optischen systemen
RU2722922C1 (ru) * 2020-01-30 2020-06-04 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Поволжский государственный университет телекоммуникаций и информатики" Способ симплексной передачи данных по оптическому волокну кабельной линии
US10996117B1 (en) * 2020-05-31 2021-05-04 Accelovant Technologies Corporation Integrated active fiber optic temperature measuring device
CN115765867B (zh) * 2022-11-21 2024-05-07 中国联合网络通信集团有限公司 链路检测方法、装置、设备及存储介质

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4183666A (en) * 1977-03-10 1980-01-15 Mitsubishi Rayon Company, Limited Method of measuring light transmission losses of optical materials
EP0061884A1 (en) * 1981-03-30 1982-10-06 Imperial Chemical Industries Plc Optical fibre sensor
JPH0672833B2 (ja) * 1985-12-11 1994-09-14 松下電器産業株式会社 光ファイバの伝送特性測定方法
JPH0353141A (ja) * 1989-07-21 1991-03-07 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 光ファイバの光損失測定方法
US5535139A (en) * 1994-04-04 1996-07-09 International Business Machines Corporation Portable fiber optic splitter tool for multimode optical fiber cable link

Also Published As

Publication number Publication date
EE9800087A (et) 1998-10-15
NZ293355A (en) 1999-11-29
DE69521443D1 (de) 2001-07-26
DE69521443T2 (de) 2002-05-29
AU3577095A (en) 1997-04-01
ATE202438T1 (de) 2001-07-15
AR003567A1 (es) 1998-08-05
WO1997010651A1 (en) 1997-03-20
JPH11511620A (ja) 1999-10-05
TJ336B (en) 2002-07-01
EP0850514B1 (en) 2001-06-20
EP0850514A1 (en) 1998-07-01
ES2158953T3 (es) 2001-09-16
BR9510642A (pt) 1999-11-30
AU705520B2 (en) 1999-05-27
HK1017180A1 (en) 1999-11-12
DK0850514T3 (da) 2001-10-01
UA46054C2 (uk) 2002-05-15
EE03464B1 (et) 2001-06-15
GR3036632T3 (en) 2001-12-31
US5793481A (en) 1998-08-11
AR009472A2 (es) 2000-04-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT850514E (pt) Sistema, metodo e dispositivo para monitorizar um cabo de fibras opticas
US10833761B2 (en) Optical transceiver
JP3759845B2 (ja) 光伝送路の監視のための方法及びシステム
US20060029390A1 (en) Optical distribution network monitoring method and system
US20090257747A1 (en) Testing a fiber link in a communication system without interrupting service
SE9603458D0 (sv) Förfarande och anordning för att detektera fel i ett nätverk
PT93591A (pt) Rede de comunicacoes de dados co dispositivo de ensaio de juncoes de fibras opticas
JPH10107739A (ja) 光相互接続モジュール
US5051578A (en) Self calibrating fiber optic sensor system with optimized throughput
CN209218092U (zh) 一种量子密钥生成系统光纤链路衰减监测装置
US7522835B1 (en) Method of testing bit error rates for a wavelength division multiplexed optical communication system
US6842236B1 (en) Method and device for continuously monitoring an optical transmission path
KR100373773B1 (ko) 장거리 광선로 감시 시스템의 운용방법
CN111247466B (zh) 光网络装置中的节点的动态监测和校准
US5191208A (en) Fiber optic sensor system with a redundancy means and optimized throughout
CN108548600B (zh) 基于时分复用的偏振态光纤振动传感系统
RU2152689C1 (ru) Система, способ и прибор для контроля волоконно-оптического кабеля
CA2116164A1 (en) An optical fiber testing and monitoring system with a bi-directional communication link
CA2231776A1 (en) System, method and device for monitoring a fiber optic cable
JPH02131637A (ja) 光伝送路監視方式