PT81198B - Novo processo para a sintese de pirido-imidazo-rifamicinas - Google Patents

Novo processo para a sintese de pirido-imidazo-rifamicinas Download PDF

Info

Publication number
PT81198B
PT81198B PT8119885A PT8119885A PT81198B PT 81198 B PT81198 B PT 81198B PT 8119885 A PT8119885 A PT 8119885A PT 8119885 A PT8119885 A PT 8119885A PT 81198 B PT81198 B PT 81198B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
alkyl
formula
hydrogen
oxidizing agent
process according
Prior art date
Application number
PT8119885A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81198A (en
Original Assignee
Alfa Farmaceutici Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alfa Farmaceutici Spa filed Critical Alfa Farmaceutici Spa
Publication of PT81198A publication Critical patent/PT81198A/pt
Publication of PT81198B publication Critical patent/PT81198B/pt

Links

Landscapes

  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A invenção refere-se a um novo processo para a síntese de pirido-imidazo-rifamicinas de fórmula
em que R é hidrogénio ou acetito, R^ e Rg representam independentemente hidrogénio, alquilo-(), benziloxi, mono- ou di-alquilamino-(C-^__3 )-alquilo-( C-^), alcoxi-(0^-.3 )-alquilo“(^1-4)’ kiâroximetilo, hidroxi-alquilo-COg^), ciano, halogéneo, nitro, mercapto, alquiltio-Cc^^), peniltio, carbamoílo, monoou dialquil-(C1-_^)-car‘bamoílo, ou R^ θ Rg, em conjunto com dois átomos de carbono consecutivos do núcleo de piridina formam um anel benzênico opcionalmente substituído por um ou dois grupos metilo ou etilo.
0 processo incluía reacção da rifamicina B de fórmu
la
com uma 2-aminopiridina de fórmula
III
. em que R^ e Rg têm 0 mesmo significado que acima, na presença de
- 2 -
um agente oxidante apropriado.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Alguns dos compostos com a fórmula I, mais exactamente aqueles em que R é hidrogénio ou acetilo e R^ e Rg repre sentam independentemente hidrogénio, alquilo-(C^_^), benziloxi,, mono- ou di-al quil-amino-(quilo-alcoxiquilo-(C]_-.4)» Riàroximetilo, hidroxi-alquilo-(C2__^), nitro, ou R^ e R2 em conjunto com dois átomos de carbono consecutivos do núcleo de piridina formam um anel benzênico opcionalmente subs tituíâo por um ou dois grupos metilo ou etilo, são conhecidos na literatura de patentes; veja-se, por exemplo, a patente dos Estados Unidos N.2 4341785 publicada em 27 de Julho de 19θ2.
Outros compostos com a fórmula I, mais exactamente aqueles em que R é hidrogénio ou acetilo e pelo menos um dos grupos R^ ou Rg representa halogéneo, ciano, mercapto, alquiltio-(C^ 4), peniltio, carbamoílo, mono- ou di-alquilcarbamoílo· (C·^), encontram-se descritos no pedido copendente da patente Italiana N.c 3636 A/82, agora disponível ao publico.
Nestas duas referências foi também descrito um pro, cesso para a obtenção dos compostos com a fórmula I.
Bn resumo, 0 processo conhecido consistia na reacção de uma quantidade molar de uma 3—halogéneo-rifamicina S de fórmula
- 3 il
em que R representava hidrogénio ou acetilo e halo representava de preferência bromo ou iodo, com desde cerca de 2 a cerca de 8 equivalentes molares de uma 2-amino-piridina apropriada de fórmula III.
Obtinha-se um composto com a fórmula
- 4 -
o qual era de preferência isolado e caracterizado, e era subsequentemente tratado com ácido ascórbico para originar o composto final de fórmula I.
Etabora os rendimentos dos dois passos citados, calculados em relação ao composto de partida IV, sejam por vezes bastante bons (estão compreendidos entre cerca de 45$ e cerca de 75$), o processo descrito na patente dos Estados Unidos é fortemente limitado pelo faoto de o composto de partida IV não ser um produto comercial, mas ter de ser preparado de cada vez partindo da rifamicina S com processos de halogenação apropriados, frequentemente incómodos. Este facto faz com que o processo descrito quer na patente dos Estados Unidos H.2 4341785 quer no pedido copendente Italiano 3626 A/82 resulte em rendimentos muito inferiores aos mencionados acima, originando assim os com postos desejados com rendimentos não satisfatórios sob um ponto de vista industrial.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um novo método para a preparação de pirido-imidazo-rifamicinas de fórmula geral
gh3 ch3 ch3
OH
0
R.
'1
- 5 -
em que R é hidrogénio ou acetilo, e S2 representam independentemente hidrogénio, al quilo-(0^^), benziloxi, mono- ou di-alquilamino-()-alquilo-(0-^), alcoxi-(C-^ )-alquilo(62.-4)’ bidroximetilo, hidroxi-alquilo-ÍOg^), ciano, halogéneq nitro, mercapto, alquiltio-ÍC^^), peniltio, carbamoílo, monoe di-alquil-(C^_^)- carbamoílo, ou R^ e Rg em conjunto com dois átomos de carbono consecutivos do núcleo de piridina formam um anel benzénico opcionalmente substituído por um ou dois grupos metilo ou etilo.
No contexto da invenção, 0 termo alquilo-(O^^) in dica grupos alquilo lineares ou ramificados como, por exemplo, metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, sec-butilo, isobutilo e t-butilo, enquanto que 0 termo alcoxi-(0^-3) &®signa principalmente os grupos metoxi, etoxi, propoxi ou isopropoxi.
Os compostos com a fórmula I possuem notáveis propriedades antibacterianas quer in vitro quer in vivo. Devido à sua fraca absorção pelos órgãos e tecidos animais quando administrados por via oral, mostraram ser particularmente úteis no combate às infecçães microbianas do trato gastro-intestinal,
0 processo descrito na presente invenção representa um melhoramento notável em comparação com 0 método anteriormente existente. De facto a rifamicina B, que é um produto comercial, é utilizada como 0 substrato inicial de rifamicina /“facilmente obtido por fermentação de Streptomyces mediterranei tal como se descreve em Antibiotics Annual 1959-1960, pp. 262-270, 1960 e na Patente Alemã N.2 1113288 e de Streptomyces mediterranei ATOO 21789 como se descreve na Patente Belga n.2 788122-7.
Paz-se reagir a rifamicina B em condiçães suaves oom uma 2-aminopiridina seleccionada da fórmula III, em presen ça de um agente de oxidação apropriado, num solvente ou sistema de solventes apropriado do qual, por meio de técnicas conhe cidas das pessoas experientes no assunto, se recuperam os produtos finais desejados, em que R^ e Rg têm os significados men cionados acima e R é acetilo, com rendimentos que variam entre
- 6 cerca de 60$ e cerca de 90$ calculados eom base na rifamieina B repartida. Os compostos de fórmula I assim obtidos podem sub sequentemente ser sujeitos a uma hidrólise alcalina para dar os correspondentes compostos de fórmula I em que R é hidrogénio.
Á reacção entre os compostos de fórmula II e III, em presença de um agente oxidante apropriado, ocorre em apenas um passo e é ilustrada pelo seguinte esquema que não inclui o passo opcional de hidrólise RsCOCH^ R=H.
agente
oxidante
II
- 7 -
Ha prática, faz-se reagir uma quantidade molar de rifamicina B de fórmula IX, com desde cerca de 1 a cerca de 9 equivalentes molares de uma 2-aminopiridina de fórmula III e, de preferência, desde cerca de 2 a cerca de 4 equivalentes m£ lares da referida amino-piridina, e desde cerca de 1 a cerca de 4 equivalentes molares de um agente oxidante apropriado.
0 agente oxidante pode ser usado quer em solução no meio racional, quer em suspensão, quer dissolvido num solvente não miscível com o solvente da reacção. Quando se utili. za um excesso molar de agente oxidante sobre a rifamicina B, a mistura racional final tem de ser tratada oom um agente redutor apropriado, em geral uma solução aquosa de ácido ascórbico para se obter o produto final de fórmula I.
Podem utilizar-se com vantagem muitos sistemas oxi dantes, quer orgânicos quer inorgânicos, tal como os nitritos de alquilo, as quinonas, os peróxidos orgânicos, o peróxido de hidrogénio, ar e oxigénio opcionalmente em presença de catali- 8 i
zadores, iodo, dióxido de manganês, tetraacetato de chumbo, os persulfatos alcalinos, os sais férricos, os sais cúpricos, os sais mercúrios, os ferricianetos alcalinos, óxido mercúrio e os hipocloritos alcalinos.Preferem-se o iodo, dióxido de manganês, ferricianeto de potássio e hipocloreto de sódio em solução aquo sa.
A reacção é realizada na presença de um solvente ou um sistema de solventes, o qual e em geral escolhido de entre os vulgarmente utilizados na química das rifamicinas. Por exemplo, utilizam-se com vantagem hidrocarbonetos aromáticos, como benzeno e tolueno, hidrocarbonetos halogenados inferiores, como cloreto de metileno, clorofórmio, 1,2-dicloroetano e análogos, e alcanóis inferiores, como metanol, etanol, propanol, isopropa nol ou n-butanol. Os ésteres alquílicos inferiores de ácidos alifáticos inferiores, acetonitrilo, dioxano e tetrahidrofurano podem também ser convenientemente usados. Estes solventes podem ser utilizados isolados, ou em mistura entre eles, ou também em mistura com água, em diferentes razões volumétricas. Os solventes que deram os melhores resultados são benzeno, tolueno, os hidrocarbonetos halogenados inferiores, os alcanóis inferiores isolados ou em mistura com água, acetonitrilo, dioxano e tetrahidrofurano .
A reacção tem lugar à pressão atmosférica e entre limites largos de temperatura, por exemplo entre a temperatura ambiente e a temperatura de ebulição da mistura reacional. Em geral, um intervalo compreendido entre a temperatura ambiente e cerca de 60°C dá resultados absolutamente satisfatórios.
A reacção completa-se num período de tempo que depende essencialmente da natureza do substrato de aminopiridina de fórmula III e das condições nas quais a reacção se realiza. Sn geral, são necessárias desde cerca de 10 até cerca de 100 horas para obter os produtos finais de fórmula I com os rendimentos desejados.
Os compostos assim obtidos de fórmula I em que R é o grupo acetilo são recuperados do meio reacional de acordo eom técnicas convencionais. Assim, por exemplo, o excesso de amino- 9 piridina de fórmula III que não reagiu ê eliminado da fase orgânica por meio de uma solução aquosa de um ácido mineral. A fa se orgânica ê então separada e opcionalmente seca sobre um agen te apropriado como, por exemplo, sulfato de sódio, e o produto final q obtido por evaporação do solvente. Em alternativa, os compostos desejados são obtidos por cristalização a partir do meio reacional a uma temperatura de cerca de 0° a 10°C quando se utilizam sistemas de solventes contendo água.
Os compostos de fórmula I podem ser purificados, se necessário, por cristalização a partir de solventes ou sistemas de solventes apropriados.
Subsequentemente, os produtos de fórmula I em que R é acetilo podem ser transformados nos compostos correspondentes em que R é hidrogénio por meio de uma hidrólise alcalina suave. Em alternativa, a mesma rifamicina B de partida pode ser transformada no derivado desacetilado correspondente, sobre o qual se pode realizar o processo da invenção de acordo com o esquema
I.
A invenção é ilustrada por meio dos seguintes exemplos os quais, no entanto, não devem ser interpretados como limitativos do âmbito da invenção.
Os espectros de I.V. foram realizados com KBr num espectrofotómetro Perkin-Elmer 281-B.
1 12
Os espectros de H-RMIT e G-RMN foram realizados em clorofórmio denterado com um espectrofotómetro Varian XI 100 usando tetrametilsilano como padrão interno. Os espectros de U. V. foram realizados em metanol absoluto com um espectrofotómetro Perkin-Elmer 552.
EXEMPLO 1
4-Deoxi-4l-metil-pirido » 2* :1,^7 imidazo Z"5.4-o7 rifamici, na S V
Dissolveram-se 7,5 gramas (0,01 moles) de rifamicina B, 4,3 g (0,04 moles) de 2-amino-4-metil-piridina e 2,5 g
- 10 Ρ
iiiiaiiiaii.
(0,01 moles) de iodo em 60 ml de cloreto de metileno e a solução assim obtida foi mantida à temperatura ambiente durante 15 horas Após lavagem da mistura reaccional primeiro com 40 ml de uma solução aquosa 2N de ácido clorídrico e depois com água, e secagem da fase orgânica sobre sulfato de sódio, o cloreto de metileno foi eliminado por evaporação sob vácuo.
Obteve-se um resíduo que foi cristalizado com etanol e água 7:3 (v/v). Rendimento 5,3 g (67% do valor teórico), P.f. 200°-205°0 (decomposição).
Espectro de U.V.:
max (mp) -J% ^cm
232 489
260 339
292 295
320 216
370 119
450 159
Espectro de I.V.: Observaram-se bandas de absorção earaeterísti, cas nas seguintes frequências (em cm""1): 3440 (e), 2960 (f),2920 (f), 2860 (fr), 2820 (mfr), 1705 (f), 1640 (f), 1580 (f), 1500 (f).
1 « larga, f a forte, fr = fraca, mfr = muito fraca, τ
Espectro de H-RMN: Observaram-se picos de ressonância característicos aos seguintesftexpressos em p.p.m.): -0,56 (d,3H);O,14 (d, 3H)j 0,74 (d, 3H); 0,94 (d, 3H); 1,94 (s, 3H); 1,98 (s, 3H); 2.02 (s, 3H); 2,26 (s, 3H); 2,63 (s, 3H)j 3,00 (s, 3H); 3,2-3,9 (m, 3H); 4,15-5,20 (m, 2H); 5,9-6,9 (m, 4H); 7,06 (dd, 1H)j 7,38 (s, IH); 8,39 (s, IH); 8,43 (d, IH); 11,0 (s, 1H); 13,12 (s, 1H),
s a singuletoj d a dobleto; m « multipleto; dd « dobleto de dobleto.
TO
Espectro de C-RMN: Observaram-se picos de ressonância característicos aos seguintes tf(expressos em p.p.m.): 6,98; 8,06; 8,21; 10,76; 17,56; 2043; 20,78; 21,44; 22,35; 32,91; 36,93; 37,78; 38,59; 56,99; 72,65; 73,91; 76,75; 77,86; 97,83; 103,86; 104,09; 108,97} 109,99; 112,03; 114,96; 115,52; 117,61; 119,26; 122,99;
- 11 125,35; 128,44; 128,96; 136,21; 138,87; 141,75; 142,10; 147,74; 155,10} 170,63; 171,89; 182,19; 188,84.
ΕΧΞΜΡΙΟ 2
4-Deoxi-isoquinolino /"*2* ,1':1,2/ imidazo /“5,4-c7 rifamicina sV
Por operações substancialmente idênticas às descritas no exemplo procedente, partindo de 7,5 g (0,01 moles) de ri famicina B e 4,3 g (0,03 moles) de 1-amino-isoquinolina e 2,5 g (0,01 moles) de iodo, obtiveram-se 5,8 g do composto do título (71$ do rendimento teorico). P.f. l8l°-l86°0 (decomposição).
1$
Espectro de U.V.: \ max (mp.) E
1 cm
253 532
288 363
300 346
320 290
382 120
430 129
Espectro de I.V.: observaram-se bandas de absorção características nas seguintes frequências (em cm A)s 3440 (e), 3140 (e),
2910 (f), 2850 (fr), 1700 (f), 1630 (e), 1610 (e), 1580 (fr), 1555 (mfr), 1535 (mfr)
1 = larga; f « forte; fr » fraca; mfr = muito fraca.
Espectro de ^H-5MN: observaram-se picos de ressonância característicos aos seguintes £(expressos em p.p.m.): -0,65 (d,3H);
0,04 (d,3H); 0,7 (d,3H); 0,88 (d,3H); 1,55 (s,3H)j 1,92 (s,3H); 2,02 (s,3H); 2,27 (s,3H); 2,77 (d,lH); 2,94 (s,3H); 3,00-3,90 (m,4H); 4,78 (d,lH); 4,93 (q,lH); 5,75-7,00 (m,4H); 7,34 (d,lH);
7,6-8,0 (m,6H); 16,6 (m,lH).
s a singuleto; d a dobleto; m a multipleto; q a quarteto.
EXEMPIO 3
3>-Bromo-4-deoxi-pirido /"l* ,2’ :1,^7 imidazo 2?.4-ç7 rifamicina
SV
Trabalhando como se descreveu no exemplo 1, partindo
12
tfíí
de 7,5 g (0,01 moles) de rifamicina B, 3,5 g (0,02 moles) de 2-amino-5-bromo-piridina e 2,5 g (0,01 moles) de iodo, obtiveram -se 6,4 g (rendimento 75% do valor teórico) do composto do títu
lo ·
Espectro de U.V.:
> (ΐΏ|λ) 1 cm
225 481
238 502
298 345
330 185
378 107
450 133
Espectro de I.V.: observaram-se bandas de absorção características às seguintes frequências (em cm""^): 3440 (e); 3220 (fr);
2960 (f); 2925 (ra); 2870 (m)j 1725 (fr); 1715 (f); 1655 (fr)j 1635 (f); 1600 (mf).
1 = larga; m » média; fr = fraca; f - forte; mf = muito forte.
Espeotro de observaram-se picos de ressonância característicos aos seguintes 5(expressos em p.p.m.): -0,56 (d,3H);
0,13 (d,3H)j 0,80 (d,3H); 0,85 (d,3H); 1,91 (s,3H)j 1,94 (s,3H);
2,02 (s,3H); 2,26 (s,3H); 2,98 (s,3H); 2,60-3,00 (m,lH); 3,25
(d,lH); 3,56 (s,lH); 3,38-3,80 (m,2H); 4,84 (d,lH); 5,00 (q,lH);
6,02 (d,lH); 6,00-7,00 (m,3H); 7,60 (d,lH); 7,87 (q,lH); 8,39
(s,lH); 8,56 (d, 1H); 16,80 (s,lH).
s = singuleto; d = dobleto; q - quarteto; m = multipleto. n
Espectro de C-BMN: observaram-se picos de ressonância caracte rísticos aos seguintes^ (expressos em p.p.m.): 7,13; 8,17; 10,86 17,47; 20.41; 20,73; 21,28; 33,07; 37,12; 38,08; 38,77; 57,01; 72,94; 73,92; 76,80; 77,88; 98,48; 103,82; 105,11; 108,96;109,28; 112,59; 112,81; 115,57; 116,33; 12O,94;123,38; 125,22; 129,06; 136,03; 136,80; 137,46; 141,96; 170,92; 171,59; 171,81; 182,62; 187,68.
EXEMPLO 4
4-Deoxi-4,-metil-pirido 2“l’,2*:l,27 imidazo /~5-,4-c7 ^if^micina SV
- 13 -
1 «inU 1
A uma solução de 7,5 g (0,01 moles) de rifamicina B e 3,2 g (0,03 moles) de 2-amino-4-metil-piridina em 60 ml de cloreto de metileno adicionaram-se 3,3 g (0,01 moles) de ferricianeto de potássio e a mistura reaccional foi mantida sob agitação à temperatura ambiente durante 24 horas. A mistura reaccional foi lavada primeiro com 40 ml de uma solução aquosa 1E de ácido clorídrico e depois com água até à neutralidade. A fase orgânica foi recuperada, seca sobre sulfato de sodio, o solvente foi evaporado sob vácuo e obteve-se um resíduo que foi cristalizado de etanol/água - 7/3 (v/v). Rendimento 5,9 g (75$ de valor teórico).
0 produto obtido tem as mesmas características químico-físicas que foram obtidas no Exemplo 1.
EXIMPLO 5
4-Deoxi-4’-metil-pirido /"Ί’,2':1,2/ imidazo /“5,4-ç/ rifamicina SV
A 7,5 gramas (0,01 moles) de rifamicina B e 4,3 g (0,04 moles) de 2-amino-4-metil-piridina dissolvidos em 75 ml de cloreto de metileno adicionaram-se 10 ml de uma solução aquo sa 1M de hipocloreto de sódio e a mistura reaccional resultante foi agitada à temperatura ambiente durante 15 horas. A seguir a fase aquosa foi separada e a fase orgânica foi lavada primeiro com 50 ml de solução aquosa 2N de ácido clorídrico e depois com água até à neutralidade. Após secagem sobre sulfato de sódio, a fase orgânica foi evaporada sob vácuo e o resíduo foi cristalizado de uma mistura etanol/água 7/3 (v/v), obtendo-se 5,2 g (66$ do valor teórico) de produto com as mesmas características químico-físicas que foram obtidas no Exemplo 1.
EXEMPLO 6
4-Deoxi-4’“metil-pirido /""i* ,2’:1,2/ imidazo /~5,4-c/ rifamicina SV
Uma suspensão de 75 g (0,1 moles) de rifamicina B,
43 g (0,4 moles) de 2-amino-4-metil-piridina e 26 g (0,3 moles) de dióxido de manganês em 250 ml de acetonitrilo foi mantida sob
- 14 -
agitação à temperatura ambiente durante 24 horas. A mistura reaç. cional foi filtrada, diluída com 800 ml de cloreto de metileno, e tratada durante 15 minutos com 100 ml de uma solução aquosa de ácido ascórbico a 25$ (peso/vol.). A seguir a fase orgânica foi lavada com 400 ml de uma solução aquosa 2N de ácido clorídrico, e depois com água até à neutralidade. Após secagem sobre sulfato de sódio o solvente foi evaporado e o resíduo foi cristaliza do de etanol/água 7/3 (v/v), obtendo-se, após secagem, 61 g (78$ do valor teórico) de produto com as mesmas características químico-físicas que foram obtidas no Exemplo 1.
Os seguintes compostos de fórmula I podem ser prepa rados por métodos substancialmente idênticos aos descritos nos Exemplos acima.
- 15 -
R R 1 R2
cooh3 H -4'-CHgOH
coch3 H -4»-CHg-CHg-M 0H3) g
ooch3 H -4'-CHg-N(CH3)2
coch3 H -4‘-0CH20gH5
coch3 H -4’“H0g
cooh3 -3-OH3 ^-CHg-CHg-CGg-M 0H3)
coch3 -5--0H3 -3’“CHg-CH2-N(0H3)2
coch3 H -3‘-SH
coch3 -3’-Br -5»-Ba?
coch3 H -3'-0H3
cooh3 H -4«-C0-NHg
coch3 H -4»-CO-N(GH3)g
goch3 -3*-Br -4«-CH2-N(CH3)2
coch3 H -4‘-S-C6H5
- 16 -

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lã Novo processo para a preparação de pirido-imidazo rifamicinas da fórmula
    em que R é hidrogénio ou acetilo, R^ e Rg representam independentemente hidrogénio, al quilo-(C^^), benzilóxi, monoalquilami no-ÍC-j^p-alquilo-CC-j^), dialquilamino-(C^e^)-alquilo-(C^^), alquil-(C^-ii|)-alcóxi-(Ó^__^), hidroximetilo, hidróxi-alquilo”(θ2-4^ cian0» halogéneo, nitri co mercapto, alquil ti ofeniltio, carbamoilo, monoalquil-(C^^)-carbamoilo, dialquil-(Ci^J-carbamoilo, ou R^ e Rg, em conjunto com dois átomos de carbono consecutivos do núcleo de piridina formam um anel de benzeno, opcionalmente substituído por um ou dois grupos metilo ou etilo, caracterizado por se fazer reagir um equivalente molar de rifamieina B da fórmula
    - 17 -
    II
    com cerca de 1 a cerca de 9 equivalentes molares de uma 2-amino
    III
    e com cerca de 1 a cerca de 4 equivalentes molares de um agente oxidante adequado, na presença de um solvente ou sistema de sol ventes, a uma temperatura compreendida entre cerca da temperatu ra ambiente e a temperatura de ebulição da mistura de reacção, durante um período de tempo compreendido entre cerca de 10 e cerca de 100 horas e,opcionalmente, por se tratar a mistura final de reacção por meio de um agente de redução adequado.
    - 2ã Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se utilizarem por cada equivalente molar de rifamici na B, cerca de 2 a cerca de 4 equivalentes molares de 2-aminopi ridina da fórmula III.
    - 18 - 3â
    Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por se escolher o agente oxidante de entre nitritos de alquilo quinonas, peróxidos orgânicos, peróxido de hidrogénio, ar e oxigénio opcionalmente na presença de catalisadores, iodo dió xido de manganês, tetracetato de chumbo, persulfatos alcalinos, sais férricos, sais cúpricos, sais mercúricos, ferrocianetos al calinos, óxido mercúrio e hipocloretos alcalinos.
    - 43 Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracteri, zado por 0 agente oxidante ser escolhido de entre iodo, ferrocianeto de potássio, hipocloreto de sódio em solução aquosa e dióxido de manganês.
    - SãProcesso, de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por o solvente ou 0 sistema de solventes serem escolhidos de entre hidrocarbonetos halogenados inferiores, alcanóis inferiores, ésteres de alquilo inferior de ácidos alifáticos inferi ores, acetonitrilo, dioxano, tetrahidrofurano isolados ou em mistura uns com os outros ou com água, em diferentes percentagens volumétricas.
    A requerente declara que 0 primeiro pedido desta pa tente foi depositado na Itália em 26 de Setembro de 1984, sob 0 n.s 3581 A/84.
PT8119885A 1984-09-26 1985-09-26 Novo processo para a sintese de pirido-imidazo-rifamicinas PT81198B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT03581/84A IT1199413B (it) 1984-09-26 1984-09-26 Processo per la preparazione di pirido-imidazo-rifamicine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81198A PT81198A (en) 1985-10-01
PT81198B true PT81198B (pt) 1987-09-30

Family

ID=11110114

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8119885A PT81198B (pt) 1984-09-26 1985-09-26 Novo processo para a sintese de pirido-imidazo-rifamicinas

Country Status (10)

Country Link
AR (1) AR243892A1 (pt)
AT (1) AT387020B (pt)
CA (1) CA1218650A (pt)
DK (1) DK161706C (pt)
ES (1) ES8604735A1 (pt)
FI (1) FI83875C (pt)
GR (1) GR852312B (pt)
IT (1) IT1199413B (pt)
NO (1) NO165107C (pt)
PT (1) PT81198B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7902206B2 (en) 2003-11-07 2011-03-08 Alfa Wassermann, S.P.A. Polymorphic forms α, β and γ of rifaximin
ITMI20032144A1 (it) 2003-11-07 2005-05-08 Alfa Wassermann Spa Forme polimorfe di rifaximina, processi per ottenerle e
US7906542B2 (en) 2004-11-04 2011-03-15 Alfa Wassermann, S.P.A. Pharmaceutical compositions comprising polymorphic forms α, β, and γ of rifaximin
EP1698630B1 (en) 2005-03-03 2014-09-03 ALFA WASSERMANN S.p.A. New polymorphous forms of rifaximin, processes for their production and use thereof in the medicinal preparations
US7709634B2 (en) 2007-09-20 2010-05-04 Apotex Pharmachem Inc. Amorphous form of rifaximin and processes for its preparation
ITBO20120368A1 (it) 2012-07-06 2014-01-07 Alfa Wassermann Spa Composizioni comprendenti rifaximina e amminoacidi, cristalli di rifaximina derivanti da tali composizioni e loro uso.
ES2621557T3 (es) 2014-03-31 2017-07-04 Euticals S.P.A. Mezcla polimórfica de rifaximina y su uso para la preparación de formulaciones sólidas
PL3546464T3 (pl) 2014-05-12 2020-11-02 Alfasigma S.P.A. Sposób wytwarzania i zastosowanie postaci krystalicznej Tau rifaksyminy solwatowanej z DEGME

Also Published As

Publication number Publication date
ES8604735A1 (es) 1986-02-16
DK434985D0 (da) 1985-09-25
DK434985A (da) 1986-03-27
FI83875C (fi) 1991-09-10
ES547265A0 (es) 1986-02-16
FI853683A0 (fi) 1985-09-25
AT387020B (de) 1988-11-25
NO165107C (no) 1990-12-27
FI83875B (fi) 1991-05-31
IT1199413B (it) 1988-12-30
FI853683L (fi) 1986-03-27
DK161706B (da) 1991-08-05
NO165107B (no) 1990-09-17
AR243892A1 (es) 1993-09-30
DK161706C (da) 1992-01-20
GR852312B (pt) 1986-01-24
PT81198A (en) 1985-10-01
CA1218650A (en) 1987-03-03
NO853771L (no) 1986-04-01
IT8403581A0 (it) 1984-09-26
ATA279785A (de) 1988-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4557866A (en) Process for the synthesis of pyrido-imidazo rifamycins
FI69467C (fi) Foerfarande foer framstaellning av nya terapeutiskt anvaendbara pyrido- och isokinolin(1',2':1,2)imidazo(5,4-c)rifamycin soch sv-derivat
NZ204627A (en) Preparation of 7beta-malonamido-7alpha-methoxy-3-tetrazolylthiomethyl-1-dethia-1-oxa-3-cephem-4-carboxylic acid esters
Nagamura et al. Synthesis and antitumor activity of duocarmycin derivatives: modification of segment A of duocarmycin B2
PT81198B (pt) Novo processo para a sintese de pirido-imidazo-rifamicinas
EP1228074B1 (en) Method of preparing highly pure cefpodoxime proxetil
HU176287B (en) Process for producing 7-bracket-2-thienylacetamido-bracket closed-3-triasolylthiomethyl-3-cepheme-4-carboxylic acid derivative
KR0174117B1 (ko) 새로운 세팔로스포린 유도체 및 그 제조방법
PT85850B (en) Process for preparing 7-((meta-substituted) phenylglycine)-1-carba-1-dethiacephalosporins
US4880825A (en) Mitomycin derivatives
US4959469A (en) Crystalline cephalosporin compounds
US4439363A (en) Acetylmethyl ester of hetacyllin and/or salts of this ester
US5068322A (en) Crystalline cephalosporin compounds
KR960011777B1 (ko) 신규한 결정성 세팔로스포린 유도체 및 그의 제조방법
US4876245A (en) Fluorine-containing macrolide compounds and their use
KR100299044B1 (ko) 7-아미노데스아세톡시세팔로스포린산 유도체의 제조방법
KR830000341B1 (ko) 세팔로스포린 유도체의 제법
KR970001530B1 (ko) 화합물의 제조 방법
KR0126664B1 (ko) 신규 피리미딘 티온 화합물 및 이의 제조방법
KR830000342B1 (ko) 세팔로스포린 유도체의 제법
JPS626556B2 (pt)
KR970008318B1 (ko) 신규 1,6-디아미노 피리미딘-4-티온 유도체 및 이의 제조방법
EP0311521A1 (fr) Dérivés des céphalosphorines à pharmacocinétique améliorée, procédé pour leur préparation, compositions pharmaceutiques les contenant et intermédiaire de synthèse
JPH0153674B2 (pt)
KR20040035196A (ko) 신규 세프디토렌 피복실 메지틸렌 설폰산염 및 그 제조방법