PT80962B - Process and device for the fastening of suspension elements on sausages - Google Patents

Process and device for the fastening of suspension elements on sausages Download PDF

Info

Publication number
PT80962B
PT80962B PT80962A PT8096285A PT80962B PT 80962 B PT80962 B PT 80962B PT 80962 A PT80962 A PT 80962A PT 8096285 A PT8096285 A PT 8096285A PT 80962 B PT80962 B PT 80962B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tool
throttling
chorizo
suspension
filling
Prior art date
Application number
PT80962A
Other languages
English (en)
Other versions
PT80962A (en
Original Assignee
Kollross Guenter
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kollross Guenter filed Critical Kollross Guenter
Publication of PT80962A publication Critical patent/PT80962A/pt
Publication of PT80962B publication Critical patent/PT80962B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/12Apparatus for tying sausage skins ; Clipping sausage skins
    • A22C11/127Forming a suspension loop
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C15/00Apparatus for hanging-up meat or sausages
    • A22C15/001Specially adapted for hanging or conveying several sausages or strips of meat
    • A22C15/002Loops, hooks, cords for suspending single sausages; apparatus for making or conveying loops for sausages

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Package Closures (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Debugging And Monitoring (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Error Detection And Correction (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Encapsulation Of And Coatings For Semiconductor Or Solid State Devices (AREA)
  • Supporting Of Heads In Record-Carrier Devices (AREA)
  • Piezo-Electric Or Mechanical Vibrators, Or Delay Or Filter Circuits (AREA)
  • Telephone Set Structure (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)

Description

Descrição do objecto do invento
que
GUNTER K0L1R03S, alemão, industrial, residente em Am «Yallerstâ dter Weg 20, D-6080 Gross fferau-Dornheim, República Federal da Alemanha, pretende obter em Portugal, para· «PROCESSO E DISPOSI TIVO PARA A FIXAÇÃO DE ELEíSENTOS DE SUSPENSãO EM CHOURIÇOS».
0 invento refere-se a um processo para a
fixação de elementos de suspensão, em especial, de laços de suspensão, em chouriços ou salsichas, por meio dos órgãos de obturação colocados nas extremidades dos chouriços para a obturação dos invólucros dos chouriços depois dos processos de enchimento, por exemplo, ganchos, em que de cada vez, antes do estrangulamento do invólucro do chouriço no sítio do estrangulamento, um elemento de suspensão é envolvido p_e la ferramenta de estrangulamento, é deslocado ao longo do eixo longitudinal do chouriço durante o processo de estrangulamento e é rodeado pelo órgão de obturação conjuntamente com o invólucro do chouriço estrangulado.
0 invento refere-se ainda, a um dispositivo para a realização deste processo.
É conhecido geralmente o modo como se guiam laços de suspensão por baixo de ganchos de obturação e se apertam contra os invólucros de chouriço estrangulados ao obturar o chouriço. A patente mencionada descreve um pro cesso e um dispositivo em que uma parte da ferramenta de ob turação no decurso do processo de estrangulamento engrena em laços de suspensão empurrados ns sua pista de deslocamen to e leva esta consigo ao longo do eixo do chouriço, em que
56.552
Ref; 1VA85.235
depois o gancho de obturação engrena através dos laços de suspensão ao engrenar em volta dos invólucros de chouriço estrangulados de tal maneira que o fixe no chouriço de maneira segura.
Nas máquinas automáticas para encher chouriços, fabricam-se enchidos de calibres muito diferentes. Nelas, devem-se usar sempre as mesmas ferramentas de estran gulamento para não ter de se mudar continuamente as ferramentas. As ferramentas de estrangulamento consistem usualmen te em dois braços de tesoure que se deslocam, esseneialmente com a forma de V, que actuam conjuntamente, que ou estão montados de maneira a poderem rodar como na mencionada patente ou ser guiados em linha recta entre dois guiamentos, como por exemplo se refere na Memória Descritiva da Patente dos Estados Unidos NS 3 454 980. Gomo os braços de tesoura deslocáveis são feitos de chapas relativamente finas, dá-se a preferência ao último ti00 de construção com guiamento de ambos os lados no caso dos maiores calibres dos enchidos.
Durante o processo de enchimento de chouri. ços, os braços de tesoura que se deslocam tomam uma posição giratória muito separados um do outro ou guiados separadamente um do outro pois que o chouriço deve crescer através da ferramenta de estrangulamento colocada era frente do alar gamento do tubo de enchimento. Mas tem de se verificar que a ferramenta de estrangulamento não seja colocada de tal ma neira larga que rodeie também o calibre de chouriço maior durante 0 processo de enchimento de maneira isenta de contacto. 0 invólucro do chouriço é cheio e também puxado de maneira correcta se a ferramenta de estrangulamento formar um espaço apertado. Portanto, este pode ter uma secção recta pequena na posição assumida durante 0 processo de enchimento que é menor do que a secção recta do chouriço. Desta maneira, ganha-se espaço e poupa-se peso e custos da ferramenta. Além disso, o atrito do invólucro do chouriço na fer ramenta de estrangulamento protege a acção dos travões da
- 2 56.552
Ref: 1V/185.235
tripa que evitam a saída do invólucro de chouriço do tubo de enchimento, lor outro lado, isso exige uma maneira de construção 0 mais pequena possível, medida no caso do calibre dos chouriços de maiores dimensões, de modo que as partes da ferramenta de estrangulamento formam também na posição guiada mais avançada, eventualmente em conjunto com os guiamentos laterais dos braços de tesoura, deslocáveis, quan do vista em alçado anterior, um anel, usualmente poligonal, fechado sobre si, pois que, com uma abertura na periferia do anel, 0 chouriço comprimido na posição adelgaçada se d_e formaria ao aumentar lateralmente e rebentaria.
Q presente invento tem como objectivo proporcionar um processo e um dispositivo apropriado para a sua realização que permitem trabalhar com uma ferramenta re, tráctil o mais pequena possível que, eventualmente, forma um anel fechado durante 0 processo de enchimento, mas não obstante fixam elementos de suspensão da mesma maneira que na patente alemã acima mencionada, por meio dos órgãos de obturação no invólucro do chouriço.
Q objectivo proposto para o presente inven to é atingido rodeando-se 0 elemento de suspensão pela ferramenta de estrangulamento antes de um processo de enchimen to e mantendo-o durante este processo de enchimento.
0 invento exige que, pelo menos nos calibres de grandes dimensões, as partes da ferramenta de estrangulamento, durante cada ciclo de trabalho, assumam três posições diferentes umas a seguir às outras, nomeadamente, em primeiro lugar uma posição de partida com uma abertura lateral através da qual pode ser inserido radialmente 0 ele. mento de suspensão; depois, durante o processo de enchimento, uma posição fechada, na realidade ainda alargada, mas formando um anel; e por fim a posição interior final atingi da no fim do processo de estrangulamento, em que 0 elemento de suspensão é conservado junto do invólucro do chouriço conjuntamente estrangulado, de tal maneira que este engrene
- 3 56.552
Hef: 1V/L85.235
através do órgão de obturação que 0 rodeia por intermédio de um laço, um anel ou uma mandíbula em forma de gancho que forma 0 elemento de suspensão. Verificou-se, surpreendentemente, que nem 0 enchimento do invólucro do chouriço nem a fixação do elemento de suspensão são prejudicados se, duran te 0 processo de enchimento, 0 invólucro do chouriço escorregar já ao longo do elemento de suspensão, na ferramenta de estrangulamento.
De acordo com um aperfeiçoamento preferido do processo, 0 elemento de suspensão também encosta nas posições em que esteja envolvido pela ferramenta de estrangulamento, num elemento de guiamento que permite que o elemen to de suspensão seja conduzido a uma vareta de exposição ao fumo ou de cozedura num posterior transporte do chouriço.
0 dispositivo previsto para a realização do novo processo anteriormente descrito de acordo com 0 pre sente invento consiste numa ferramenta de estrangulamento colocada em frente da abertura do tubo de enchimento duma máquina automática de enchimento de chouriços, móvel entre uma posição de saída aberta na periferia e uma posição final interior que comprime de maneira vedada o invólucro do chouriço, com braços de tesoura que se deslocam, e ainda num dispositivo de fecho que assenta nos Órgãos de obturação na posição estrangulada do invólucro dos chouriços, assim como dum elemento de suspensão individual na zona de deslocação duma parte da ferramenta de estrangulamento que transporta 0 dispositivo de extracção e caraeteriza-se pelo facto de a ferramenta de estrangulamento, além da posição de partida aberta assumida antes de cada processo de enchi*mento e da posição final interior, ter uma posição intermédia que assume durante 0 processo de enchimento dum chouriço, em que os elementos de suspensão são circundáveis na passagem da posição de partida para a posição intermédia.
As mencionadas três posições da ferramenta de estrangulamento podem ser ajustadas de maneira invariá- 4 -
56.552
Ref: 1V/185.235
vel, independentemente do calibre dos chouriços. Mas o‘ ajus tamento da ferramenta de estrangulamento pode ser comandado sem mais nada de maneira que a posição intermédia assumida durante o processo de enchimento varie cora o calibre do chouriço.
Tanto quanto se sabe, nas ferramentas de
estrangulamento com braços de tesoura que se deslocam e sao processáveis em linha recta, estes têm sido, até agora, sem pre conduzidos de ambos os lados em guiamentos contínuos, quer dizer, estas ferramentas de estrangulamento formara ao longo da sequência dos ciclos de trabalho um anel poligonal que alarga e estreita ciclicamente mas se mantém sempre fechado na periferia. É uma característica específica do presente invento o facto de, nas ferramentas de estrangulamento com braços de tesoura que se deslocam era linha recta, se ter abandonado a forma de construção fechada cora a forma de anel e se reivindique que um dos guiamentos dos braços de tesoura que se deslocara seja interrompido na zona média, de maneira a obter-se uma abertura através da qual, nos braços de tesoura que se deslocara para, fora, os elementos de suspensão sejam inseríveis radialmente na ferramenta de estran guiamento. Para que os dois braços de tesoura que se deslocam durante o processo de enchimento ainda se possam manter mais afastados um do outro, mas no entanto, depois da intr£ dução âe um elemento de suspensão na ferramenta de estrangu lamento, esta se feche de novo, assumindo a forma de anel, prevê-se que a abertura seja fechável num guiamento durante a passagem da posição de saída para a posição intermédia através duma parte com a forma de haste fechável, ao longo do guiamento que penetra bo elemento de suspensão na deslocação de fechamento. A mencionada parte era forma de haste na ferramenta de estrangulamento tem, de preferência, um ac_ cionamento independente dos braços de tesoura que se deslocam mas, como alternativa, pode também ser fixada num destes braços que se pode deslocar, numa primeira operação, da
5 -
56.552
Ref! 1VA85.235
posição de partida, que liberta a abertura para a posição intermédia que fecha a abertura,e, numa segunda operação, da posição intermédia para a posição final interna.
Noutro aperfeiçoamento preferido do presen te invento, na abertura da ferramenta de estrangulamento, está colocada a extremidade livre dum elemento de guiamento longitudinal que guia os elementos de suspensão para uma va reta de defumação ou de cozimento, móvel de tal maneira que o elemento de suspensão seja suficientemente inserível para o interior da ferramenta de estrangulamento. Desta maneira, permite-se que a fixação dos elementos de suspensão reivindicados na presente memória descritiva se possa combinar com a transição directa dos elementos de suspensão para uma vareta de cozimento ou de defumação descrita na patente a.l£ mã acima mencionada.
Em seguida, esclarece-se melhor o presente invento com base em exemplos de realização representados nos desenhos. Nestes desenhos,
a Figura 1 representa, em alçado lateral, um disposit£ vo a introduzir numa máquina de enchimento automático de chouriços, para estrangular e fechar os invólucros do chouriço com simultânea introdução dum laço de suspensão, em que as partes individuais do dispositivo são representadas na posição de partida, aberta;
a Figura. 2 representa um corte longitudinal através da ferramenta de estrangulamento representada na Figura 1;
a Figura 3 representa um corte através da ferramenta de estrangulamento de acordo com as Figuras 1 e2;
as Figuras 4 a 6 representam vistas que correspondem à Figura 1 do dispositivo aí representado, em posições diferentes, durante um ciclo de trabalho;
as Figuras 7 e 8 representam um pormenor da ferramenta de estrangulamento de acordo com as Figuras 1 a 6, em duas posições diferentes; e
as Figuras 9 e 10 representam vistas, que correspondem
- 6 -
56.552
Ref: 1V/135.235
às figuras 1 e 5, duma forma de realização modificada.
Em primeiro lugar, faz-se referência às Pi
guras 1 a 3. 0 dispositivo aí representado está fixado na placa de base 10 introduzida em frente da abertura do tubo de enchimento duma máquina automática de enchimento de chou riços e consiste globalmente numa ferramenta de estrangulamento (combinada com uma parte da ferramenta geralmente conhecida e, por consequência, não representada para colocação de ganchos de obturação) assim como num dispositivo que consiste era vários rolos para o guiamento de laços de suspensão 16 ligados a uma banda de laços 14. Durante o funcio namento, a banda de laços 14 com os laços de suspensão 16 a ela ligados é retirada de um rolo de armazenagem 13, guiada por meio dum rolo de desvio 20, depois guiada por meio dum outro rolo de desvio 22 imediatamente junto da ferramenta de estrangulamento 12 para um rolo de desdobramento 24 de preferência ligável passo a passo decidida pela forma que engrena na banda, intermediamente libertada dos laços de suspensão, e daí é conduzida a um rolo de enrolamento 28 por meio dum outro rolo de desvio 26, no qual a banda vazia é enrolada. Entre os rolos de desvio 20 e 22 está colocado um dispositivo de aperto designado globalmente por 30 que consiste numa almofada de aperto fixa 32 e numa almofada de aperto· móvel 34, entre as quais a banda dos laços 14 pode ser apertada, enquanto um laço 16 é retirado da banda 14 por meio da ferramenta de estrangulamento 14- 0 accionamento da almofada de aoerto móvel 34 realiza-se, no caso do exemplo, por meio dum cilindro de ar 36.
A ferramenta de estrangulamento 12 consiste num braço de tesoura, móvel superior 38 e num braço de te. soura móvel inferior 40. Os braços de- tesoura móveis são rje tirados de acordo com uma maneira conhecida com os rebordos em forma de V em frente um do outro e sao guiados de ambos os lados em guiamentos, dos quais o guiamento da esquerda, de acordo com a Figura 1, é designado por 42. Este último
7 -
56.552
Ref: 1VA85.235
atravessa de cima para baixo sem interrupção enquanto, ao contrário das outras ferramentas de estrangulamento deste tá po com braços de tesoura móveis que funcionam ea linha recta e não atravessa guiamentos para a direita, em relação á Figura 1, mas está antes distribuído entre um guiamento superior 44 e um guiamento inferior 46, entre cujas extremida des, que se encontram em frente uma da outra, existe uma distancia intermédia livre que forma uma abertura, 48 da fer ramenta de estrangulamento. Esta abertura pode ser fechada por um dos guiamentos 44 e 46 conduzido por intermédio duma corrediça. 50 com uma haste 54 ligada a ura cilindro de ar 52, enquanto os braços de tesoura móveis 3θ e 40 se mantêm na posição representada, na Figura. 1. Durante o processo de estrangulamento e durante a deslocação para trás, para a posi_ çao de partida de acordo com a Figura 1, o braço de tesoura móvel superior 38 é accionado nos dois sentidos por um cilindro de ar 56 e o braço de tesoura móvel inferior 40 é ac cionado nos dois sentidos por um cilindro de ar 58.
A partir da Figura 2 vê-se claramente que os dois braços de tesoura móveis 3θ e 40 consistem respecti^ vamente em duas chapas cortantes com a forma de V ligadas uma à outra, com distância intermédia fixa, em que, no caso do exemplo, ao guiarem-se em conjunto os braços de tesoura móveis durante o processo de estrangulamento, as duas chapas do braço móvel de tesoura superior 38 encaixam com as do braço de tesoura móvel inferior 38. Entre as chapas para leias dos braços de tesoura móveis encontra-se, de maneira conhecida, a ferramenta para assentamento das pinças de fechamento não representada, a Figura 2 ainda mostra um furo 60 alinhado com o eixo médio da ferramenta de estrangulamen to 12 na chapa, de base que, por seu lado, está alinhado com o tubo de enchimento, nao representado, da máquina automáti. ca de enchimento de salsichas. Durante o processo de enchimento de salsichas, a salsicha 60 passa através do furo 60 e do espaço livre entre os braços de tesoura móveis 3θ e 4θ
- 8 56.552
Ref: 1V/185.235
da direita, para a esquerda em relação è. Figura. 2. 0 eixo lon gitudinal da salsicha e do dispositivo é designado por 62 na Figura 1 e na Figura 2.
A Figura 3 concretiza o guiamento dos braços móveis de tesoura 38 e 40 e da haste 54 nos guiamentos laterais 42 e 46 ou 44. Como se vê, as duas chapas dos braços de tesoura móveis superiores 38 são guiadas respectivamente, imediatamente de ambos os lados em ranhuras dos guiamentos 42, 43, 46 ajustadas. As duas chapas do braço de tesoura móvel inferior 40 estão ligadas fixamente uma com a ou tra dos lados dos guiamentos 42 por meio de um elemento intermédio 64 que fica saliente lateralmente sobre as chapas.
A peça intermédia 64 é guiada numa ranhura dos guiamentos 42 que se ajusta. Dos lados, dos guiamentos 44 e 46, está igualmente inserida de maneira fixa entre as duas chapas do braço de tesoura deslocável 40 um elemento intermédio 66. Este, em conjunto com as superfícies que se encontram em frente uma da outra das chapas, forma uma ranhura em que a haste 54 engrena de maneira ajustada, a qual por seu lado é guiada num entalhe ajustado dos guiamentos 44 e 46.
0 dispositivo descrito funciona da seguinte maneira:
Antes dum processo de enchimento de salsichas, os elementos do dispositivo descrito assumem a posição de partida indicada na Figura 1, em que os braços de tesoura móveis 38 e 40 estão recolhidos para cima ou para baixo, a haste 54 também está recolhida para baixo, de maneira que a abertura 48 está aberta e se encontra um laço de suspensão 16 em frente da abertura 48. 0 dispositivo de pinça 30 está aberto.
Na fase seguinte, de acordo com a Figura 4, o rolo preferencial 24 passa a cinta dos laços 14 em volta duma divisão. Desta forma, 0 laço 16 mantido em frente da abertura 48 de acordo com a Figura 1 é empurrado por cima do guiamento de deslocação da haste 54 para fora, para dentro
- 9 56.552
Ref: 1VA85.235
da. zona de deslocação das tesouras móveis 38, 40.
Na fase de funcionamento seguinte, 0 cilin dro de ar 52 desloca a haste 54 para cima através do laço 16, de modo que rodeia esta e a abertura 48 é fechada. No exemplo de realização, 0 cilindro de ar 52 volta imediatamen te de novo para a sua posição de partida de acordo com a Figura 1. Mas a haste 54 é mantida na sua posição superior por meio do dispositivo de descanso representado nas Figuras 7 e 8 com 0 qual é em seguida encolhida mais de perto. Simultaneamente com 0 fechamento da abertura 48, o cilindro de ar 36 fecha 0 dispositivo de pinça 30 de maneira que a. cinta de laços 14 é apertada. Nesta posição dos elementos, o processo de enchimento das salsichas tem lugar de acordo com a Figura 5.
De acordo com 0 processo de enchimento, 0 invólucro para as salsichas na posição de fechamento é atado por meio da ferramenta de estrangulamento 12 de maneira a realizar-se um fechamento estanque, em que 0 braço de tesoura móvel superior 38 é accionado por meio do cilindro de ar 56 para a posição final inferior representada na Figura 6 e 0 braço de tesoura móvel inferior 40 é accionado por meio do cilindro de ar 48 para a sua posição final superior de acordo com a Figura 6. Nesta deslocação dos braços de tesoura m<5 veis, as arestas oblíquas dos sectores com a forma de V, que se prolongam para fora, para a· direita , de acordo com as Figuras 3 θ 5 por cima da haste 54, guiam os laços de suspen são 16 atravessados pela haste 54 para 0 eixo longitudinal médio 62. Entretanto, estes laços são separados da cinta de laços 14 em que foram soldados ou colados. As forças de tra£ ção que assim se verificam são absorvidas pelo dispositivo de aperto fachado 30.
Durante a deslocação das tesouras móveis 38, 40, que conservam achatado 0 invólucro das salsichas con juntamente com 0 laço de suspensão 16 separado da cinta com laços 14 de maneira a apresentar a secção recta mínima, é co.
- 10 -
56.552
Ref; IVA85.235
locado numa pinça de acordo com a maneira conhecida, por neio do dispositivo de fechamento não reoresentado que envol ve o invólucro estrangulado e penetra através do laço de suspensão 16.
Em seguida, os dois braços de tesoura móveis 38 e 40 são recolhidos pelo cilindro de ar 56 ou 58, de novo para a posição de partida de acordo com a Figura 1, em que simultaneamente se realiza também de novo a abertura 48. Isto pode conseguir-se ou por ligação fixa, da haste 54 com a parte móvel do cilindro de ar 52 e seu comando, de tal forma que a haste 54 seja igualmente recolhida pelo cilindro de ar 52 durante o retrocesso da ferramenta de estrangulamento para a posição de partida de acordo com a Figura 1. 0 exemplo de realização de acordo com as Figuras 1 a 8 prevê como forma de variante mais simples que o cilindro de ar 52, por intermédio da corrediça 50, na fase intermédia que fica entre as Figuras 4 e 5, desloque a haste 54 para cima (na Figura 5 encontra-se desenhada a tracejado a posição superior da corrediça 50) e em seguida é recolhido imediatamente, de novo para a posição de partida de acordo com a Figura 1, conjuntamente com a corrediça 50. A haste 54 é deslocada da posição de acordo com a Figura 7 para a posição de acordo com a Figura 8 oor este movimento para, um lado e para o outro do cilindro de ar 52, relativamente ao braço de tesoura móvel inferior 40. Ambas as posições são garantidas decisivamente pela acção do peso exercido por meio duma esfera 68 transpor tada num furo existente no braço de tesoura móvel 40 carrega da por uma mola, que nà.posição de acordo com a Figura 7 encosta numa depressão 70 e, na posição de acordo com a Figura 8 numa depressão 72 existente na haste 54. A recolha da haste 54 relativamente ao braço da tesoura móvel 40 a partir da posição de acordo com a Figura 8 para a posição de acordo com a Figura 7 realiza-se de tal maneira que, na deslocação para estrangulamento das tesouras móveis 38, 40 na fase que fica entre a Figura 5 e a Figura 6, um rebordo de fim de cur
- 11 -
56.552
Ref; 1VA85.235
so 74 no braço cie tesoura móvel 38 se desloque de encontro á extremidade livre da haste 54 e recolha esta por tal forma que a esfera 68 se insira de novo na depressão 70. Se então o braço de tesoura deslocável inferior 40 se recolher da posição de acordo com a Figura 6 para a posição de partida de acordo com a Figura 1, leva consigo para a posição de partida a haste 54 em consequência da acção de aperto da esfera de descanso 68.
A forma de realização de acordo com as Figuras 9 e 10 diferenciam-se da forma de realização de acordo com as Figuras 1 a 8 pelo accionamento do braço de tesoura móvel inferior 40 e da haste 54. Esta última., está ligada de maneira fixa ao braço de tesoura móvel inferior 40, de acordo com as Figuras 9 e 10 e está recolhido para baixo na posi^ ção de partida de acordo com a Figura 9, que de resto corres, ponde à Figura 1 tanto quanto a haste 54 liberta a abertura. 48. 0 braço de tesoura móvel 40 e a haste 54 formam, em conjunto com um cilindro de ar 76 uma unidade comum móvel que pode ser deslocada para cima, da. posição de acordo com a Figura 9 para a posição de acordo com a Figura 10, por meio dum outro cilindro de ar 78. Nesta posição, a haste 54 obtura a abertura 48# enquanto a ferramenta de estrangulamento com os seus braços de tesoura móveis 3θ e 40 se estende tanto quanto é necessário para o processo de enchimento das sal sichas. Em seguida, tem lugar o estrangulamento e a obturação do invólucro das salsichas, no qual o cilindro de ar 56 acciona o braço de tesoura móvel superior 38 e simultaneamen te o cilindro de ar 76 acciona o braço de tesoura móvel 40 para a posição final interior representada na Figura 6. Nestas condições, a haste 54 que forma uma parte do braço de te soura móvel inferior 40 guia mais para cima, por meio do que não se realiza no entanto qualquer acção individual, porque, tal como no exemplo de realização primeiramente descrito, o laço de susoensão 16 já foi rodeado pela haste 54 ao fechar-se a abertura 48. Depois da obturação do invólucro das sal- 12 56.552
Ref: 1V/L85.235
sichas, todos os cilindros de ar 36, 56, 76 e 7θ voltam de novo para a posição de partida representada na Figura 9.
0 presente invento representa uma outra forma de realisação da maneira de trabalhar descrita na Patente 33 22 759*4 relativamente à inclusão dos laços de suspensão na ferramenta de estrangulamento temporariamente aber ta durante cada ciclo de trabalho. Independente disso é 0 assentamento dos laços de suspensão num elemento de guiamento descrito na mencionada patente, em ligação com a fixação dos laços de suspensão no invólucro das salsichas e a subsequente translação dos laços de suspensão para uma vareta de defumação ou de cozimento. Evidentemente, pode-se combinar sem mais 0 dispositivo descrito neste cedido de patente com um elemento de guiamento deste tipo, descrito numa patente mais antiga, que conduz os laços de suspensão para uma vareta de defumação ou de cozedura. 0 elemento de guiamento com a forma de haste indicado em 80 na Figura 10 pode, por exemplo, deslocar-se de modo simultâneo com a haste 54, através dos laços de suspensão 16 previamente deslocados para dentro da ferramenta de estrangulamento.
Entende-se ainda. que 0 invento, relativamente à forma e à montagem das partes individuais deslocadas dos dispositivos mencionados, não se limita aos exemplos de realização citados. Os elementos de susoensão, sejam eles la ços de fio, anéis parcial ou totalmente de plástico, ganchos ou orelhas ou elementos semelhantes, podem também ter outra forma e ser colocados na direcção longitudinal numa cinta, armazenados e trazidos pela ferramenta de estrangulamento 12. For exemplo, os elementos de suspensão, com a zona que é rodeada pela haste 54, podem ser salientes numa margem lateral duma cinta de armazenagem. De acordo com a escolha da ar mazenagem e alimentação dos elementos de suspensão é também eventualmente conveniente modificar on substituir o dispositivo de aperto 30.
0 que a ferramenta de estrangulamento. 12
- 13 -
56.552
Ref: 1V/185.235
apresenta como sendo novo, para o presente invento não se en contra nem na forma dos rebordos activos no processo de estrangulamento nem no número dag partes da tesoura, no seu guiamento e accionamento. Entre outros, interessam também os braços das tesouras colocados de maneira móvel como se descreve na citada patente alemã anterior. á no entanto decisivo que a ferramenta, de estrangulamento abra entre dois processos de enchimento de salsichas e, pelo menos, no caso de grandes calibres, seja fechada durante o processo de enchimer to das salsichas assumindo a forma de anel, que rodeie completamente o invólucro de enchimento das salsichas, em que o elemento de suspensão, respectivamente antes do processo de enchimento das salsichas, seja guiado radialmente para a fer ramenta de estrangulamento para se a,tingir esta finalidade.
O depósito do primeiro pedido para o inven
to acima descrito foi efectuado na República Federal da Alemanha, em 16 de Agosto de 1984 sob o n9, 3? 3 4 30 030.923.
-

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕESlê Processo para a fixaçao de elementos
    de suspensão, em especial, de laços de suspensão, em chouriços, por meio de órgãos de obturação colocados nas extremida des dos chouriços para fechar os respectivos invólucros, por exemplo, ganchos, em que de cada vez, antes do estrangulamen to do invólucro dos chouriços no sítio do estrangulamento um elemento de suspensão envolvido pela ferramenta de estrangulamento, na operação de estrangulamento, é deslocado ao longo do eixo longitudinal do chouriço e é rodeado pelo órgão de obturação conjuntamente com o invólucro do chouriço estrangulado, caracterizado pelo facto de o elemento de suspen sao já ser envolvido pela ferramenta de estrangulamento antes da operação de enchimento e ser assim mantido durante es te processo de enchimento.
  2. 2ê - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a ferramenta de estrangu- 14 -
    56.552
    Ref: 1V/185.235
    lamento, antes da operaçao de enchimento, a partir duma posi. ção aberta em que o elemento de suspensão é inserido através da abertura, ser levada para uma posição intermédia em que forma um anel em si fechado, em vista de frente.
    36 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a ferramenta de estrangulamento, antes da operação de enchimento, ser reunida de maneira a formar um anel cuja secção recta interior é menor do que a secção recta do chouriço.
  3. 4ê - Processo de acordo eom a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo facto de o elemento de suspen são, na passagem da ferramenta de estrangulamento da posição aberta oara. a oosição intermédia fechada com a forma circular, -ser agarrado por um braço de corte desalojado ou por uma parte com a forma- de haste fixamente ligada a ele.
    56 - Processo de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo facto de o elemento de suspensão, na passagem da ferramenta de estrangulamento da posi ção aberta para a posição intermédia fechada com a forma ane lar, ser agarrado por uma parte com a forma essencialmente de haste, a qual constitui uma parte do anel, deslocável relativomente ao braço de corte desalojador da ferramenta de estrangulamento.
    66 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de, na posição do elemento de suspensão, em que a ferramenta de estrangulamento o agarra, agarrar também um elemento de guiamento que, durante o posterior transporte do chouriço, conduz o elemento de suspensão para uma vara de defumação ou de cozedura.
  4. 7® - Dispositivo para a realização do processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, consistindo numa ferramenta de estrangulamento colocada em fren te da abertura do tubo de enchimento duma máquina automática de enchimento de chouriços, que se pode deslocar entre uma po.
    — I5 —
    56.552
    Ref: 1V/185.235
    sição de partida, perifericamente aberta, e uma posição final interior que comprime apertadamente o invólucro do chouriço com braços de corte desalojadores que actuam conjuntamente, ainda num dispositivo de fechamento que assenta no sí tio estrangulado do invólucro colocando órgãos de obturação também num dispositivo de extracção que transporta elementos de suspensão individualmente na zona de deslocação duma parte da ferramenta de estrangulamento, caracterizado pelo facto da ferramenta de estrangulamento (12), além da posição aberta de partida assumida antes de cada operação de enchimen to e da posição final interior ter ainda uma posição inter.mé dia a qual assume, durante a operação de enchimento dum chou riço, estando os elementos de suspensão (16) alcançáveis na passagem da posição de partida para a posição intermédia.
  5. 8® - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de as oartes da ferramenta de estrangulamento (12), na posição intermédia formarem um anel em si fechado, em vista anterior.
  6. 9® - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de a secção recta interior do anel (38, 40, 42, 54) ser mais pequena do que a maior se£ ção recta. do chouriço a fechar.
    106 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo facto de a ferramenta de estrangulamento consistir em dois braços de corte desalojadores com a forma de V, (38, 40) que se podem deslocar em linha recta, que são guiados por carris de guiamento laterais (42, 44, 46), em que um dos carris de guiamento (44) 46) está interrompido na zona média, pelo que se forma uma abertura (48) através da qual se podem introduzir radialmente, na ferramenta de estrangulamento, elementos de suspensão
    (16) com os braços de corte desalojadores (38, 40) separados.
    lia - Disnositivo de acordo com a reivindj.
    cação 10, caracterizado pelo facto de a abertura (48) num dos carris de guiamento (44, 46) poder ser fechada por uma
    - 16 56.552
    Ref: 1VA85.235
    parte (54) com a forma de haste (54) removível ao longo dos carris de guiamento (44, 46) na passagem da posição de part£ da para a posição intermédia.
    129 - Dispositivo de acordo com a reivíndi cação 11, caracterizado pelo fact© de a parte com a forma de haste (54) estar fixada num hraço de corte desalojador (40) que se pode deslocar, numa primeira fase, da posição de cartida que liberta a abertura para a posição intermédia que fe cha a abertura e, numa segunda fase, da posição intermédia para a posição final interior.
  7. 13© - Dispositivo de acordo com a reivíndi. cação 11, caracterizado pelo facto de a parte com a forma de haste (54) ter um accionamento (52) independente do accionamento (56, 58) dos braços de corte desalojadores (38, 40).
  8. 14§ - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 13, caracterizado pelo facto de, na abertura (48) da ferramenta de estrangulamento (12) estar c£ locada, de maneira a poder deslocar-se, a extremidade livre de um elemento de guiamento (80) longitudinal que conduz os elementos de suspensão (16) para uma vara de defumação ou de cozedura, de modo que o elemento de suspensão (16) seja inse rível suficientemente na ferramenta de estrangulamento.
  9. 15fi - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 14, caracterizado pelo facto dos elementos de suspensão (16) estarem fixados a uma banda de arma zenagem (14), a qual, através de rolos de guiamento (20, 22), é aproximável passo a casso da abertura (48) da ferramenta de estrangulamento (12) e é fixável, em estado de repouso, durante a retirada dum elemento de suspensão (16) da banda
    e armazenagem (14) a efectuar quando da operação de estranulamento por pinças de acerto (32, 34).
    isboa, 14 de Agosto de 1985
    Dor GUNTER KOLLROSS 0 AGENTE OFICIAL
    42
    64 38
    66 54
    46
    4
    38
    I
    IIIIl»
    Fig<7
    72
    -36
    ngjo
    78
PT80962A 1984-08-16 1985-08-14 Process and device for the fastening of suspension elements on sausages PT80962B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3430030A DE3430030C2 (de) 1984-08-16 1984-08-16 Verfahren und Vorrichtung zum Befestigen von Aufhängeelementen an Würsten

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT80962A PT80962A (en) 1985-09-01
PT80962B true PT80962B (en) 1986-12-29

Family

ID=6243105

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT80962A PT80962B (en) 1984-08-16 1985-08-14 Process and device for the fastening of suspension elements on sausages

Country Status (19)

Country Link
US (1) US4694537A (pt)
EP (1) EP0171669B1 (pt)
JP (1) JPS61119134A (pt)
AT (1) ATE37471T1 (pt)
AU (1) AU584110B2 (pt)
BR (1) BR8503963A (pt)
CA (1) CA1255145A (pt)
DD (1) DD240124A5 (pt)
DE (2) DE3430030C2 (pt)
DK (1) DK371785A (pt)
ES (1) ES8703725A1 (pt)
FI (1) FI853022L (pt)
HU (1) HU199067B (pt)
MX (1) MX163004B (pt)
NO (1) NO853203L (pt)
PL (1) PL146832B1 (pt)
PT (1) PT80962B (pt)
YU (1) YU128285A (pt)
ZA (1) ZA855998B (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4796332A (en) * 1987-08-13 1989-01-10 Teepak, Inc. Constricting and fastening apparatus
DE3842082C1 (pt) * 1988-12-14 1990-05-23 Hermann Wiegand Gmbh, 6419 Rasdorf, De
DE3935746A1 (de) * 1989-10-27 1991-05-02 Guenter Kollross Verfahren und vorrichtung zum mechanisierten aufhaengen von wuersten
CH682535A5 (it) * 1991-02-15 1993-10-15 Luigi Pedroia Dispositivo per formare l'asola di sospensione di un insaccato con rocchetto portaspago con testate munite di vertici in una macchina per legare carne insaccata.
US5269116A (en) * 1991-10-15 1993-12-14 Delaware Capital Formation, Inc. Device for feeding a string loop for attachment to a sausage casing
DE4234467C2 (de) * 1991-10-15 1999-04-22 Capital Formation Inc Vorrichtung zum Befestigen einer U-förmigen Metallklammer um ein gerafftes Hüllenmaterial
US5755022A (en) * 1995-11-14 1998-05-26 Delaware Capital Formation, Inc. Mechanism for feeding a string loop into a clip attachment apparatus
DE19620712C1 (de) * 1996-05-23 1997-09-18 Eichel Packomat Gmbh Verfahren zum Verpacken von gerafften Wursthüllen und Vorrichtung zur Durchführung des Verfahrens
DE59809493D1 (de) * 1998-06-05 2003-10-09 Tipper Tie Technopack Gmbh Anordnung zum Anbringen einer Verschlussklammer an einer Verpackungshülle
US6932688B2 (en) 2001-10-12 2005-08-23 Teepak Properties, Llc Apparatus for automatically stuffing food casing
US7134955B2 (en) * 2004-04-28 2006-11-14 Packaging Technologies, Inc. Loop applicator for chub machine
ITMN20060017A1 (it) * 2006-03-10 2007-09-11 Inox Meccanica Srl Macchina insaccatrice in involucro di prodotto alimentare
DE102006041829A1 (de) 2006-09-06 2008-03-27 Poly-Clip System Gmbh & Co Kg Fertigungslinie zur Herstellung wurstförmiger Produkte
DE102007009782B8 (de) * 2007-02-27 2014-01-16 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Verfahren und Vorrichtung zur Befestigung einer Aufhängeschlaufe an einer Portionspackung
DE102009011723A1 (de) * 2009-03-04 2010-09-09 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Zuführvorrichtung für Aufhängeelemente
DE202009007887U1 (de) 2009-06-04 2010-10-21 Tipper Tie Technopack Gmbh Vorrichtung zur Stabilisierung der Bewegung einer Aufhängeschlaufe
DE202013005914U1 (de) 2013-07-02 2014-10-06 Tipper Tie Technopack Gmbh Vorrichtung zum Einführen von Schlaufen
EP3473105A1 (en) * 2017-10-19 2019-04-24 Poly-clip System GmbH & Co. KG Thread dispensing device
EP4437853A1 (en) * 2023-03-30 2024-10-02 Poly-clip System GmbH & Co. KG System and method for feeding flexible suspension elements to a sausage-shaped product

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1438238A (fr) * 1964-10-14 1966-05-13 Machine à poser des ligatures
US3483801A (en) * 1966-08-26 1969-12-16 Union Carbide Corp Casing closure apparatus and method
US3454980A (en) * 1966-10-06 1969-07-15 Tee Pak Inc Casing sizer and sizing process
DE1586210C3 (de) * 1967-08-11 1976-09-02 Niedecker Herbert Vorrichtung zum Abteilen von Packungen von einem gefuellten Schlauch
DE2529821C3 (de) * 1975-07-04 1978-05-03 Herbert Dipl.-Ing. 6240 Koenigstein Niedecker Gurtschlaufeneinleger
US4044450A (en) * 1976-10-12 1977-08-30 Union Carbide Corporation Apparatus and method for providing hanger-clip closures for casings
DE2730121C3 (de) * 1977-07-04 1979-12-20 Herbert Dipl.-Ing. 6240 Koenigstein Niedecker Verfahren zum Abteilen von Packungen von einem gefüllten Schlauch
DE2803511C2 (de) * 1978-01-27 1986-10-23 Fa. Peter Stenzel, 2000 Hamburg Vorrichtung zum Vorlegen einer Aufhängeschlaufe zur Verwendung an einer Maschine zum Verschließen von Wursthüllen
US4227668A (en) * 1978-08-15 1980-10-14 Rheem Manufacturing Company Hanger member
DE2950603A1 (de) * 1979-12-15 1981-06-19 Herbert Dipl.-Ing. 6240 Königstein Niedecker Vorrichtung zur uebergabe von wurstaufhaengeschlaufen in eine verschleissmaschine
DE3109995A1 (de) * 1981-03-14 1982-09-23 Fa. Friedrich Theysohn, 3012 Langenhagen "vorrichtungh zum verschliessen der huelle einer wurstware"
DE3147386C2 (de) * 1981-11-30 1983-10-13 Bertram, Hans J., 6365 Rosbach Wickel zum Magazinieren und Zuführen von Wurstaufhängeschlaufen.
DE3322759C1 (de) * 1983-06-24 1984-11-08 Günter 6080 Groß-Gerau Kollross Verfahren und Vorrichtung zum Aufreihen von auf Fuellautomaten hergestellten Einzelwuersten auf Rauch- oder Kochstaebe

Also Published As

Publication number Publication date
US4694537A (en) 1987-09-22
FI853022A0 (fi) 1985-08-06
EP0171669A1 (de) 1986-02-19
HUT39982A (en) 1986-11-28
HU199067B (en) 1990-01-29
AU4591985A (en) 1986-02-20
MX163004B (es) 1991-07-30
ZA855998B (en) 1986-03-26
NO853203L (no) 1986-02-17
JPH0347821B2 (pt) 1991-07-22
DK371785A (da) 1986-02-17
ATE37471T1 (de) 1988-10-15
DK371785D0 (da) 1985-08-15
CA1255145A (en) 1989-06-06
DE3565204D1 (en) 1988-11-03
PL146832B1 (en) 1989-03-31
DE3430030C2 (de) 1986-08-14
DE3430030A1 (de) 1986-02-27
YU128285A (en) 1988-02-29
PT80962A (en) 1985-09-01
FI853022L (fi) 1986-02-17
EP0171669B1 (de) 1988-09-28
BR8503963A (pt) 1986-06-03
ES8703725A1 (es) 1987-03-01
PL254959A1 (en) 1986-07-01
ES546097A0 (es) 1987-03-01
AU584110B2 (en) 1989-05-18
DD240124A5 (de) 1986-10-22
JPS61119134A (ja) 1986-06-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT80962B (en) Process and device for the fastening of suspension elements on sausages
US2588589A (en) Surgeon&#39;s prethreaded needle holder
ES2401551T5 (es) Insertador
DE69823996T2 (de) Applikator zum einbringen einer chirurgischen nadel
ES2441616T3 (es) Sutura barbada y procedimiento de proporcionar una sutura barbada
RO116862B1 (ro) Instrument pentru introducerea si pozitionarea unui dispozitiv intrauterin
US10499902B2 (en) Repair device and method for deploying anchors
GB1127325A (en) Improved instrument for inserting artificial heart valves
DE2300840B2 (de) Gerät zur Vorbereitung von Ligaturen der Eileiter
ES2608717T3 (es) Dispositivo de alimentación para elementos de suspensión
RU2003132788A (ru) Способ изготовления медицинского трансплантата-стента
US4281439A (en) Self-cleating rope holder
BR112019008638B1 (pt) Dispositivo de proteção embólica, método de inclinação do mesmo e dispositivo de modelagem
PT2355673E (pt) Dispositivo para enchimento de tubos de cigarros
ES2200963T3 (es) Dispositivo para guiar al menos dos hilos de sutura a traves de una pared, en particular de una arteria de un individuo, cerca de la zona de borde de una abertura existente en dicha pared.
ES2543966T3 (es) Dispositivo para la fijación de un lazo de suspensión
ES2711158T3 (es) Implante cosmético
US20160106062A1 (en) Easy fill hay net
GB2255289A (en) A catapult.
PT78614B (en) Method and apparatus for stuffing shirred casing with food products
BRPI1101505A2 (pt) grampo de fechamento de matriz para fechamento do referido grampo
BRPI0405922A (pt) Terminal para zìper
ES2267355B1 (es) Bolsa ostricola que comprende un cordon de cierre.
CA1108359A (en) Tube clamp
US3205577A (en) Intra-oral appliance for straightening teeth