PT803115E - Instrumento de sopro e mmbro de fecho para um instrumento de sopro - Google Patents

Instrumento de sopro e mmbro de fecho para um instrumento de sopro Download PDF

Info

Publication number
PT803115E
PT803115E PT96902494T PT96902494T PT803115E PT 803115 E PT803115 E PT 803115E PT 96902494 T PT96902494 T PT 96902494T PT 96902494 T PT96902494 T PT 96902494T PT 803115 E PT803115 E PT 803115E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
control means
plate
closure member
core
aperture
Prior art date
Application number
PT96902494T
Other languages
English (en)
Inventor
Rienk Smeding
Original Assignee
Musical Technovelties B V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=27425132&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT803115(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from BE9500678A external-priority patent/BE1009055A6/nl
Application filed by Musical Technovelties B V filed Critical Musical Technovelties B V
Publication of PT803115E publication Critical patent/PT803115E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D9/00Details of, or accessories for, wind musical instruments
    • G10D9/04Valves; Valve controls
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D9/00Details of, or accessories for, wind musical instruments
    • G10D9/04Valves; Valve controls
    • G10D9/047Valves; Valve controls for wood wind instruments

Description

DESCRICÀO “Instrumento de sopro e membro de fecho para um instrumento de sopro” O invento refere-se a um instrumento de sopro, tal como um saxofone, clarinete, flauta, fagote, oboé ou instrumento semelhante proporcionado com membros de fecho.
Um tal instrumento de sopro compreende um corpo de base no qual se prolonga pelo menos uma conduta central que é delimitada por uma parede periférica do corpo de base. Encontra-se formado na parede periférica um certo número de furos que ligam a conduta ao ar circundante. Pode ser aberto pelo menos um certo número destas aberturas e fechadas por meio de membros de fecho montados no instrumento. O invento refere-se a um instrumento de sopro do tipo enunciado no preâmbulo da reivindicação 1. O instrumento deste tipo está descrito na US-A-3 501 991. Devido ao núcleo, o curso de fecho e a altura de elevação do membro de fecho da uma abertura podem adaptar-se de modo a ceder, isto é. automaticamente, respectivamente ao curso de fechar e altura de elevação do membro de fecho de outra abertura, sendo as referidas duas aberturas controladas em simultâneo por meio de meios de controlo comuns. Isto impede que o um membro de fecho dê origem a fuga quando o outro membro de fecho, que está acoplado ao mesmo, já estiver fechado e o ajuste mútuo destes membros de fecho mutuamente acoplados não necessita mais de um ajuste extremamente preciso. A substituição dos membros de fecho toma-se aqui muito simples. As operações de ajuste não são mais necessárias ou dificilmente serão. O mecanismo de controlo é sujeito a um menor grau de desgaste e as cortiças de paragem do mecanismo de controlo são menos frequentemente detidas, resultando num período de vida mais extenso.
De acordo com a US-A-3 501 991, a placa substancialmente rígida está ligada ao núcleo por meio de uma placa de ligação de metal que é engatada por um colar do núcleo. O núcleo deve ser feito de um material muito flexível por forma a permitir um movimento de girar da placa substancialmente rígida, permitindo o referido movimento de girar a adaptação da referida placa substancialmente rígida relativamente à abertura. Devido ao material muito macio do núcleo, os dedos do músico sentem uma acção de fechar que é muito suave. Por outro lado, quando o núcleo para uma boa sensação de dedos é feito de material elástico suficientemente rígido, o movimento de girar é impedido, o que pode resultar numa fuga de ar ao longo das válvulas fechadas.
85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 2 Ο invento tem ο objectivo de proporcionar um instrumento de sopro em que as referidas desvantagens dos instrumentos de sopro conhecidos ocorrem num grau menor.
De acordo com o invento isto é conseguido ao aplicar a característica caracterizante da reivindicação 1, 6 ou 7. Devido ao membro de ligação de material flexível, a placa de material substancialmente rígido irá automaticamente fazer um bom engate em toda a periferia da abertura quando é pressionada contra a abertura, conseguindo-se a posição correcta do membro de fecho em relação à abertura com uma pequena força de dedo. O invento também se refere a um membro de fecho e proporciona o mesmo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11-13. O invento será ainda elucidado na descrição que se segue com referência aos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 mostra uma vista em perspectiva de um saxofone; a fig. 2 mostra uma vista detalhada de um membro de fecho do saxofone da fig. 1 de acordo com a seta II; a fig. 3 é uma vista em perspectiva de uma fracçào de um instrumento de acordo com o invento; a fig. 3A é um corte transversal do membro de fecho, mas não completamente, de acordo com o invento; as figs. 4, 5 e 7 - 13 mostram um corte transversal do membro de fecho em cada caso de uma concretização diferente de acordo com o invento; e a fig. 6 é uma vista em perspectiva do detalhe VI da fig. 5.
Na descrição da figura, os elementos fimcionalmente idênticos têm os mesmos números. O saxofone 1 mostrado na fig. 1 compreende um corpo de base ou carcaça 2 de metal, por exemplo de latão, através do qual se prolonga uma conduta. Uma carcaça de madeira, de plástico duro ou material composto, tal como madeira dura de solo com resina epoxi é também possível em certos instrumentos. 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ j A conduta prolonga-se a partir da peça de boca 3 para a abertura 4 na extremidade frontal do corpo de base 2.
Na parede periférica do corpo de base 2 encontra-se formada uma pluralidade de aberturas que podem ser fechadas ou abertas por válvulas 5.
As válvulas 5 compreendem membros de fecho que se podem mover por meios de controlo 6 entre uma posição aberta a uma cena distância da abertura associada 4 e uma posição fechada em que a abertura 4 é fechada pelo membro de fecho 15. As válvulas 5 são controladas à mão por forma a criar um nível desejado. A fig. 2 mostra o princípio de uma válvula 5 do saxofone 1. Nesta concretização a válvula 5 compreende uma cobertura 8 em forma de taça que recebe um membro de fecho 15 a ser ainda descrito. A cobertura 8 está ligada a uma vareta 21 que está articuladamente ligada em 10 a um suporte 11 ligado de modo fixo a um corpo de base 2. A vareta 21 está provida na extremidade oposta com uma chave 9. Na vareta 21 encontra-se disposta uma mola de folha 12 que, neste exemplo, impele a vareta 21 no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio, isto é, impele a cobertura 8 para a abertura 4. A cobertura 8 com membro de fecho 15 ali recebido pode assim ser movida para lá da abertura 4 ao pressionar a chave 9. A posição aberta da válvula 5 é determinada por um elemento de paragem 13 que é feito normalmente de cortiça. O membro de fecho 15 da fíg. 3A compreende uma placa substancialmente rígida 16, em qualquer caso uma placa de material duro, a qual está provida de um material de vedação 17 no lado que está de frente para a abertura 4. Nesta concretização o material de vedação consiste num anel 18 que pode ser de material de espuma, tal como uma camada fina de borracha celular com uma espessura na ordem de grandeza de 0,5 a 2 mm, de preferência entre 0,5 e 1,5 mm e em particular entre 0,7 e 1,2 mm. camada essa que é opcionalmente coberta com uma camada fina de couro maleável 19, ou de borracha sólida muito macia que é por exemplo vulcanizada na placa 16, sendo o referido anel ligado directamente à placa rígida 16. O bordo 20 à volta da abertura 4 é normalmente feito plano, de modo que a superfície do material de vedação possa fazer um engate de vedação bom neste bordo. Preferivelmente, a camada de couro 19 não é utilizada e a camada fina de borracha celular consiste em borracha celular com células fechadas muito pequenas. O diâmetro médio da célula é mais pequeno do que 0,5 mm, por exemplo mais pequeno do que 0,3 mm e de preferência mais pequeno do que 0,2 mm. Este material de vedação é por exemplo revestido no lado de fora com um filme de vedação para impedir a infiltração de humidade. Em
85 205
ΕΡ 0 803 115/PT 4 válvulas pequenas, por exemplo de um clarinete, o referido anel 18 é por exemplo substituído por um disco redondo do mesmo material. A placa dura 16 é de preferência uma placa de metal feita plana, de modo a que se prolongue com precisão a uma distância constante do bordo 20, e a superfície de vedação é assim suportada com precisão numa e na mesma superfície. A placa 16 tem uma rigidez, dependendo do tipo de metal seleccionado e do diâmetro da abertura de tom. de tal modo que a deflecção da placa que resulta da força de tocar forte (aproximadamente 2N) é de preferência mais pequena do que 0,3 mm, mais preferivelmente mais pequena do que 0,2 mm, por exemplo na ordem de grandeza de 0.1 mm. No caso do aço inoxidável (aço inoxidável 430) as espessuras da placa são de 0,1 a 1 mm, de preferência 0,15 - 0,8 mm, mais preferivelmente na ordem de grandeza de 0,5 mm.
Na concretização preferida mostrada, o membro de fecho 15 está ligado de modo a ceder aos meios de controlo 6. Esta ligação que pode ceder é levada a cabo pelo facto de uma parte macho 23 de um prendedor de prensar de borracha dura ser colado na cobertura 8 com a interposição de uma almofada de espuma de resina 22. de preferência com uma espessura na ordem de grandeza de 2 mm. A placa rígida 15 é empurrada sobre esta parte macho 23 do prendedor de prensar e a parte fêmea 24 (de borracha dura ou plástico) do prendedor de prensar é subsequentemente encaixada sob pressão na parte que sobressai através da placa 16. O material de espuma 22 constitui meios de ceder com os quais o membro de fecho 15 é ligado para movimento ligeiro relativamente aos meios de controlo 6. Em termos da sua posição, o membro de fecho 15 e em particular o anel de vedação do mesmo pode adaptar-se precisamente ao bordo 20 e fazer o engate de vedação justo a toda a volta com o mesmo, mesmo que, na posição ainda não totalmente fechada, o membro de fecho 15 ficasse assente numa posição ligeiramente inclinada relativamente ao bordo 20. Devido à força de pressão da mola 12 ou, no caso oposto, devido à força de pressão exercida pela mão, o membro de fecho 15 vem assentar com precisão no bordo 20. Devido a estes meios de ceder na forma da camada de material de espuma 22. as válvulas 5, ligadas mutuamente por exemplo de acordo com a fig. 3, são facilmente ajustáveis relativamente uma à outra. Com um pequeno ajuste, o bom fecho simultâneo pode ser realizado com pouca força de pressão. Na fig. 3, por exemplo, a válvula 5B está também fechada cada vez que cada válvula ou qualquer de uma série de válvulas 5A é fechada. Para este fim, a vareta 21B que é impelida para a posição aberta por uma mola 12B é ligada de modo fixo a uma vareta longitudinal 38, a qual suporta através de uma cortiça 41A nas varetas 21A que suportam elas próprias na posição aberta da válvula no corpo 2 através de uma cortiça 42A. Se pelo menos uma das válvulas 5A estiver fechada por meio da chave de dedo 43 soldada na mesma, os membros de fecho 15B e 15A irão fechar-se simultaneamente de modo adequado, uma vez que ambos os membros de 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ fecho 15Β e 15 A se ligam aos meios de controlo 6 através dos meios de ceder. O encaixe das placas rígidas 16 é muito simples. Dificilmente serão necessárias operações de ajuste para assegurar que o material de vedação 18 engate em toda a periferia da abertura 4.
Descobriu-se que a afinação do instrumento, a qual também é determinada pela distância dos membros de fecho 15 à abertura 4 na posição aberta, pode ser melhor controlada. Descobriu-se na pratica que o mecanismo é um pouco mais rápido e que a aderência (funcionamento) das válvulas não ocorre ou ocorre a um grau mais inferior. O invento não se encontra limitado às concretizações preferidas mostradas nas figuras.
Cai dentro do âmbito do invento fixar os membros de fecho 15 aos meios de controlo respectivamente na cobertura 8 com por exemplo uma peça de fita adesiva de espuma de duplo lado.
De acordo com a fíg. 4 é fixo um pino liso 39 aos meios de controlo 6, por exemplo por soldadura. O anel 32 e o membro de fecho 15 são colocados no pino 39 e mantidos no mesmo por meio de um elemento, por exemplo uma peça de mangueira de borracha dobrada 40, a qual se prende na extremidade saliente do pino 39. A válvula 5 da fig. 5 compreende uma cobertura 8 que está soldada a uma parte 21 e na qual está ligada rigidamente através de um enchimento 44 uma placa de base 45 de um pino 39. Uma membrana fina 46 flexível, substancialmente não esticável está em primeiro lugar aderida a um anel 32 de material elástico, por exemplo 0,5 a 1 mm de borracha celular. Encontra-se colocado ali um anel rígido de pressão 47 e no último um bloco de borracha perfurado pequeno praticamente sólido 48, por exemplo um anel com uma espessura de 0,5 -1 mm, os quais se encontram todos colocados no pino 39 acima da placa rígida 16. O bordo periférico da membrana 46 é subsequentemente colado na posição esticada à placa rígida 16. A placa de base 45 é então rigidamente colada à cobertura 8 através do enchimento 44. A placa rígida 16 pode girar ligeiramente em tomo do anel 48 e pode deslocar-se ligeiramente na direcção axial devido à camada de ceder 32. O anel de vedação 18 de borracha celular pode por isto ser fino, por exemplo 1 a 2 mm. A válvula 5 da fig. 7 tem a referida membrana 46 e o bloco de borracha 49 que substitui o anel 32. A elasticidade do bloco de borracha 49 encontra-se na ordem de grandeza 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 6
de dureza Shore 0 - 70°, de preferência de dureza Shore 30 - 50°, isto é, escolhidos de tal maneira que a cedência requerida de 0,25 a 0,5 mm seja automaticamente obtida com a actuação da força do dedo das teclas, para assegurar a posição fechada das válvulas 5 mutuamente acopladas. O bloco 49 é colado à placa rígida 16 e à placa de base 45. A membrana 46 é colada à placa de base 45 e à placa rígida 16. A membrana 46 das figs. 9 e 10 tem na realidade uma ligeira inclinação.
Na fig. 8 a centragem da placa 16 é realizada praticamente só por meio da membrana 46 que está colada entre o bloco de borracha elástico 49 e a cobertura 8 e colada à placa 16. Esta é uma construção de válvula simples e eficaz. O bloco 49 suporta-se sem estar colado contra a placa 16, de tal modo que a placa 16 pode girar um pouco. O bloco 49 pode ter uma extremidade inferior em forma de meia esfera ou ser constituído totalmente por uma esfera elástica.
Os meios de ceder, consistindo por exemplo numa camada 32 ou num bloco 49, permitem um pequeno curso do membro de fecho 15 mediante uma força normal de pressionar a tecla com o dedo enquanto se toca o instrumento, de tal modo que o bom fecho de vedação de cada válvula 5 de uma pluralidade de válvulas 5 de fechar simultaneamente é obtido quando existe uma rigidez suficiente do controlo da válvula. Uma elasticidade demasiado suave é desastrosa. Enquanto se toca o instrumento, o músico tem de reter a sensação de um toque directo. O curso permitido pelos meios de ceder 6 é preferivelmente inferior a 3 mm e mais preferivelmente inferior a 1 mm. Um curso na ordem de grandeza de 0,5 mm é ideal. Quanto mais sensível, por exemplo os músicos profissionais apreciam a sensação perfeita do contacto com o instrumento, mais pequeno é o curso escolhido, por exemplo 0,2 - 0,4 mm, dado que em tal caso um trabalho de ajuste um pouco maior e custos mais elevados relacionados são pouco importantes. Contudo, o ajuste de um instrumento conhecido destinado à utilização profissional requer muito mais tempo.
No caso particular dos músicos profissionais é apreciada a total segurança do fecho perfeito das válvulas 5, apreciando-se um curso ligeiramente mais longo, por exemplo 0,4 -0,7 mm.
Para amadores que preferem evitar a possível correcção da válvula, é preferível um curso na ordem de grandeza de 1 mm e mais. É subentendida pela referida força do dedo a força de pressionar a chave de dedo de tocar, isto é, uma energia cinética que corresponde à força estática que se situa entre 0,25 e 5 N, em particular entre 0,25 e 3 N e preferivelmente mais pequena do que 1 N.
85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 7
Nas figs. 9 e 10 os componentes estão mostrados com as suas dimensões preferidas. E feita referência às referidas dimensões indicadas. São aplicadas de preferência as dimensões na mesma ordem de grandeza. Os diâmetros e os anéis 18 dos vários membros de fecho 15 estão, é claro, adaptados às aberturas 4 do corpo básico 2. São utilizados por outro lado elementos idênticos para as ligações.
Devido ao facto de os membros de fecho 15 vedarem tão bem, as molas de válvula das válvulas fechadas podem ser ajustadas com menor tensão.
Os bordos 20 das aberturas 4 são cada um adequadamente estabelecidos de forma plana num e no mesmo plano.
Nas fígs. 9-13 uma placa de metal fina completamente plana 16, por exemplo de titànio com uma espessura de por exemplo 0,2 - 0,5 mm, de preferência desta ordem de grandeza, encaixa no bordo plano 20 com interposição do anel de vedação fino 13 de borracha celular com estrutura de célula fechada de por exemplo uma espessura de 0,5 - 2 mm. de preferência desta ordem de grandeza. Uma placa 16 de plástico ou outro material de retenção de forma, embora elástico, pode também ter-se em conta. A placa 16 é aderida centralmente à vareta 21 com interposição de meios de ceder 22, os quais na fig. 9 consistem num núcleo de borracha macia 92 (dureza Shore 40 - 80°) com um diâmetro de 2 - 7 mm e uma altura de 1 - 5 mm, o qual é rodeado por um anel 93 de borracha celular com um diâmetro de 4 - 12 mm e uma espessura de 1 - 5 mm. O anel 93 é colado em ambos os lados entre a placa 16 e um casquilho 94 que é soldado a uma vareta 21 sem cobertura 8 ou colado entre a placa 16 e uma cobertura 8 integrada normalmente com a vareta 21. O anel 93 serve para aumentar a superfície de aderência das camadas de cola 96 sem impedir a necessária possibilidade de girar da placa 16. O núcleo 92 é envolvido de modo solto entre o casquilho 94 (ou cobertura 8) e a placa 16 ou é colado a apenas um lado, e pode ser cónico ou ter outra forma. A placa 16 é preferivelmente completamente plana, mas pode ser contudo permanentemente côncava ou convexa sob a influência da força de fecho. Os meios de ceder 22 podem também tomar a forma dos elementos 49 da fig. 8, tendo de preferência uma porção média fina.
Todas as dimensões dadas e valores servem como exemplo e indicação da ordem de grandeza. As molas que submetem a tensão os meios de controlo estão adaptadas às necessárias compressões para fechar as válvulas, isto é, submetidas consideravelmente menos à tensão do que é normal. O instrumento de acordo com o invento toca deste modo
85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 8 muito suavemente. Ο mesmo é menos fatigante e é possível tocar mais rapidamente e melhor. A tensão das molas das válvulas fechadas na posição de repouso é preferivelmente baixa, de tal modo que em resultado da sopragem forte estas válvulas não são apenas abertas pela então ocorrente pressão de ar; a tensão das molas das válvulas abertas na posição de repouso é preferivelmente baixa, de tal modo que estas válvulas se movem para cima e para baixo com uma velocidade suficiente para seguir os dedos durante o tocar rápido. As tensões de mola são aqui escolhidas ligeiramente mais altas por razões de segurança.
Na fig. 9 o deslocamento da válvula 15 na direcçào radial é impedido pelo bordo do casquilho 94, o qual se prolonga para cima numa pequena distância de por exemplo 1 mm a partir da placa 16.
Nas figs. 10, 11 e 13 um anel de guia 97 é colado na placa 16 e no anel de vedação 18 que se prolonga para fora da placa 16. O anel de guia 97 de material elástico, por exemplo espuma de plástico com uma espessura de 0,7 - 2 mm, de preferência 0,7 - 1,5 mm, é preferivelmente um pouco mais rígido do que o anel de vedação 18 e segura substancialmente a válvula 18 em posição na direcção radial. A rotação da válvula 15 é evitada tal como nas outras figuras pelo anel 93 de borracha celular macia, o qual está colado em qualquer dos lados por meio de urna camada de cola 96. A camada de cola 96 não pode evitar que o núcleo 92 gire ou está ausente no núcleo 92. Um núcleo 92 em forma de esfera de acordo com a fig. 26 melhora preferivelmente a possibilidade de girar da válvula 15.0 núcleo 92 em forma de esfera é por exemplo de borracha sólida ou teflon com uma dureza Shore na ordem de grandeza de 40 a 80° a um diâmetro de 1,5-5 mm. O núcleo robusto assegura uma boa sensibilidade dos dedos, requerendo um pequeno movimento de ressalto do dedo no caso de uma força de =0,25 N enquanto se toca de modo suave. A um valor de 2 a 2,5 N, no caso de se tocar rapidamente e com força, o deslocamento de ressalto na posição das teclas de dedo não deverá ser tão grande (ordem de magnitude de ± 0,5 - 1,5 mm). O deslocamento de ressalto é a soma de: 0 - 0,5 mm de compressão do anel de vedação 18 a uma espessura de camada de 0,8 - 1,25 mm de borracha celular; 0 - 0,25 mm de dobragem da placa 16 de aço inoxidável endurecido com uma espessura de 0,4 mm ou titânio que pode até ser um pouco mais fino, sendo em qualquer dos casos uma placa 16 com uma rigidez nesta ordem de grandeza; um pequeno deslocamento de ressalto do núcleo 92 na ordem de magnitude de 0 - 0,75 mm; e um pequeno deslocamento de ressalto do sistema de controlo no caso de uma pluralidade de válvulas mutuamente acopladas.
85 205
ΕΡ 0 803 1 15/PT 9 A válvula 15 pode ser fornecida separadamente como montagem de válvula de reparação, em que o técnico mede a altura interna t da cobertura 8 caso tal seja desconhecido para ele, e selecciona um anel 93 e um núcleo 92 de aproximadamente a mesma dimensão r. Os anéis 93 estão preferivelmente proporcionados em ambos os lados com camadas auto-adesivas que são cobertas com tiras removíveis de puxar para fora.
De acordo com a fig. 11 é fixa centralmente uma placa de ressonância 98 à placa 16 através de uma camada fina central 99 de borracha celular, ou é directamente colada no anel de vedação 18. O diâmetro da placa de ressonância 98 é 2 - 4 mm mais pequeno do que a abertura 4. O anel de vedação 18 acima mencionado de borracha celular com células fechadas pode ser utilizado como vantagem adicional num clarinete de baixo e em instrumentos semelhantes para evitar o problema das “bolhas de sopragem”. A válvula 15 da fíg. 12 tem um anel 93 com a forma de um tronco de cone de borracha celular colado à placa 16 e colado no casquilho 94 com um bordo de guia com a forma de um tronco de cone. A placa 16 pode girar na extremidade inferior arredondada do núcleo 92 de borracha sólida ou teflon, cada um com uma dureza Shore 40 - 80°. A fig. 13 mostra um detalhe de um instrumento musical de madeira, por exemplo um clarinete, do qual a abertura 4 está delimitada por um bordo côncavo de sede de válvula 20. A válvula 15 é construída em princípio tal como indicado na fig. 11.
Por forma a obter a flexibilidade necessária do movimento de inclinação da placa 16, o diâmetro dos anéis de espuma de borracha 22 encontram-se entre 4 e 15 mm, de preferência entre 5 e 13 mm e mais preferivelmente entre 7 e 11 mm. O diâmetro interno do referido casquilho 94 (caso esteja presente) é ligeiramente (= 1 mm) maior do que o diâmetro exterior do anel 22.
As placas 16 são produzidas na condição plana ao cortá-las a partir de placas planas por meio de feixes lazer ou por uma operação de gravação por ataque, na qual o material de metal é removido nas linhas de corte, por exemplo a partir de ambos os lados, durante a corrosão por meio de um ácido. De acordo com técnicas conhecidas de gravação por ataque, as linhas de cortar são determinadas por películas sensíveis à luz num ou em ambos os lados 10 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ das placas de metal, películas essas que são tratadas com luz de acordo com um padrão predeterminado.
Lisboa, 19. JiJL 2000
Por MUSICAL TECHNOVELTIES B.V. - O AGENTE OFICIAL -O ADJIMQ
ENG.· ANTÓNIO JOÂODA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. índ. Rua das Flores, 74 - 4.* 1200 LISBOA

Claims (12)

  1. 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 1/4
    REIVINDICAÇÕES 1. Instrumento de sopro (1) que compreende um corpo de base (2) no qual se prolonga uma conduta central delimitada por uma parede periférica do corpo de base (2), uma pluralidade de aberturas (4) na parede periférica que ligam a conduta ao ar circundante, um certo número de válvulas (5) montadas no corpo de base (2) e compreendendo cada um membro de fecho (15) que co-actua com uma abertura (4) e compreendendo meios de controlo (6) ligados ao referido membro de fecho (15), em que os referidos meios de controlo (6) guiam o referido membro de fecho (15) para movimento entre uma posição fechada na qual a abertura (4) é fechada pelo referido membro de fecho (15) e uma posição aberta na qual a abertura (4) é deixada livre, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) substancialmente rígida, a qual se encontra provida no lado que está de frente para a abertura (4) de material de vedação (17) e na posição fechada engata à volta da abertura (4), e em que o membro de fecho (15) está ligado aos meios de controlo (6) por meios de ceder (22), compreendendo os referidos meios de ceder (22) um núcleo (92) de material elástico e um membro de ligação (93), caracterizado por o referido membro de ligação ser feito de material flexível e ser constituído por uma almofada (93) de espuma de material elástico que circunda o referido núcleo (92) e sendo mais flexível do que o referido material elástico do referido núcleo (92).
  2. 2. Instrumento de sopro (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os meios de ceder ligarem a referida placa aos referidos meios de controlo por um lado por aderência à referida placa (16), e por outro lado por aderência aos referidos meios de controlo (6).
  3. 3. Instrumento de sopro (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a placa (16) de material substancialmente rígido ser suportada relativamente aos meios de controlo (5) por meio de um núcleo elástico central circundado por um membro de ligação (93), consistindo de preferência num anel de material elástico mais macio tal como espuma de borracha ou espuma de resina, membro de ligação esse (93) que permite a inclinação da referida placa (16).
  4. 4. Instrumento de sopro (1) de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado por a referida almofada (93) estar envolvida por meios de anel (94) dos referidos meios de controlo, prolongando-se os referidos meios de anel (94) na direcção da referida placa (16).
  5. 5. Instrumento de sopro (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por a referida placa (16) estar provida de um bordo periférico que 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 2/4 coopera com meios de anel (94) dos referidos meios de controlo (6).
  6. 6. Instrumento de sopro (1) que compreende um corpo de base (2) no qual se prolonga uma conduta central delimitada por uma parede periférica do corpo de base (2), uma pluralidade de aberturas (4) na parede periférica que ligam a conduta ao ar circundante, um certo número de válvulas (5) montadas no corpo de base (2) e compreendendo cada um membro de fecho (15) que co-actua com uma abertura (4) e compreendendo meios de controlo (6) ligados ao referido membro de fecho (15), em que os referidos meios de controlo (6) guiam o referido membro de fecho (15) para movimento numa direcção de movimento entre uma posição fechada na qual a abertura (4) é fechada pelo referido membro de fecho (15) e uma posição aberta na qual a abertura (4) é deixada livre, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) substancialmente rígida, a qual se encontra provida no lado que está de frente para a abertura (4) de material de vedação (17) e na posição fechada engata à volta da abertura (4), e em que o membro de fecho (15) está ligado aos meios de controlo (6) por meios de ceder (22), compreendendo os referidos meios de ceder (22) um núcleo (49) de material elástico e um membro de ligação (46), caracterizado por o referido membro de ligação ser feito de material flexível e ser constituído por uma membrana (46), prolongando-se a referida membrana (46) a partir do referido núcleo (49) em direcções para fora e transversalmente relativamente à direcção do movimento do referido membro de fecho (15) e tendo uma primeira parte de ligação ligada aos referidos meios de controlo e uma segunda parte de ligação ligada à referida placa (16), estando as referidas primeira e segunda partes de ligação espaçadas em relação uma à outra nas referidas direcções para fora.
  7. 7. Instrumento de sopro (1) que compreende um corpo de base (2) no qual se prolonga uma conduta central delimitada por uma parede periférica do corpo de base (2), uma pluralidade de aberturas (4) na parede periférica que ligam a conduta ao ar circundante, um certo número de válvulas (5) montadas no corpo de base (2) e compreendendo cada um membro de fecho (15) que co-actua com uma abertura (4) e compreendendo meios de controlo (6) ligados ao referido membro de fecho (15), em que os referidos meios de controlo (6) guiam o referido membro de fecho (15) para movimento entre uma posição fechada na qual a abertura (4) é fechada pelo referido membro de fecho (15) e uma posição aberta na qual a abertura (4) é deixada livre, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) substancialmente rígida, a qual se encontra provida no lado que está de frente para a abertura (4) de material de vedação (17) e na posição fechada engata à volta da abertura (4), e em que o membro de fecho (15) está ligado aos meios de controlo (6) por meios de ceder (22), compreendendo os referidos meios de ceder um núcleo (32) de material elástico e um membro de ligação (40), caracterizado por o referido membro de ligação (40)
    85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ ser constituído por uma manga (40) de material elástico disposta à volta de um pino central (39) ligado aos referidos meios de controlo e prolongando-se através do núcleo (32), sendo a referida manga (40) novamente dobrada à volta de si própria para constituir uma porção de extremidade redobrada que suporta a referida placa (16).
  8. 8. Instrumento de sopro (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por a placa (16) de material substancialmente rígido estar apenas ligada no seu centro aos referidos meios de controlo (6).
  9. 9. Instrumento de sopro (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o material de vedação consistir numa camada fina de material de espuma, por exemplo borracha celular, de preferência com células fechadas.
  10. 10. Membro de fecho (15) para um instrumento de sopro (1) tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 - 5, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) de material substancialmente rígido que está provida, no lado para estar de frente para a abertura, de material de vedação (17) para engatar de modo vedado a toda a volta a referida abertura (4) na posição fechada, e por o referido membro de fecho (15) estar provido de meios de ceder (22) para se fixarem aos meios de controlo (6), compreendendo os referidos meios de ceder (22) um núcleo (92) de material elástico e um membro de ligação (93), caracterizado por o referido membro de ligação (93) ser feito de material flexível e ser constituído por uma almofada (93) de espuma de material elástico que circunda o referido núcleo (92) e sendo mais flexível do que o referido material elástico do referido núcleo (92).
  11. 11. Membro de fecho (15) para um instrumento de sopro (1) tal como reivindicado na reivindicação 6, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) de material substancialmente rígido que está provida, no lado para estar de frente para a abertura, de material de vedação (17) para engatar de modo vedado a toda a volta a referida abertura (4) na posição fechada, e por o referido membro de fecho (15) estar provido de meios de ceder (22) para se fixarem aos meios de controlo (6), compreendendo os referidos meios de ceder (22) um núcleo (49) de material elástico e um membro de ligação (46), caracterizado por o referido membro de ligação (46) ser feito de material flexível e ser constituído por uma membrana (46), prolongando-se a referida membrana (46) a partir do referido núcleo em direcções para fora e transversalmente à direcção do movimento do referido membro de fecho (15), e tendo uma primeira parte de ligação ligada aos referidos meios de controlo e uma segunda parte de ligação ligada à referida placa (16), estando as referidas primeira e segunda partes de ligação espaçadas em relação uma à outra nas referidas direcções para fora. 85 205 ΕΡ 0 803 115/ΡΤ 4/4
  12. 12. Membro de fecho (15) para um instrumento de sopro (1) tal como reivindicado na reivindicação 7, em que o membro de fecho (15) compreende uma placa (16) de material substancialmente rígido que está provida, no lado para estar de frente para a abertura, de material de vedação (17) para engatar de modo vedado a toda a volta a referida abertura (4) na posição fechada, e por o referido membro de fecho (15) estar provido de meios de ceder (22) para se fixarem aos meios de controlo (6), compreendendo os referidos meios de ceder um núcleo (32) de material elástico e um membro de ligação (40), caracterizado por o referido membro de ligação (40) ser constituído por uma manga (40) de material elástico disposto à volta de um pino central (39) ligado aos referidos meios de controlo e prolongando-se através do núcleo, sendo a referida manga (40) redobrada à volta de si própria para constituir uma porção de extremidade redobrada que suporta a referida placa (16). Lisboa, \cL jjl 2000 Por MUSICAL TECHNOVELTIES B.V. - O AGENTE OFICIAL -
    ENG.· ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind. Rus des Flores, 74 - 4.* ieQQ LISBOA
PT96902494T 1995-01-13 1996-01-12 Instrumento de sopro e mmbro de fecho para um instrumento de sopro PT803115E (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL9500076 1995-01-13
BE9500298 1995-03-31
BE9500678A BE1009055A6 (nl) 1995-01-13 1995-08-04 Blaasinstrument en sluitorgaan daarvoor.
BE9501039A BE1009075A4 (nl) 1995-01-13 1995-12-15 Blaasinstrument en sluitorgaan daarvoor.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT803115E true PT803115E (pt) 2000-10-31

Family

ID=27425132

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98203964T PT911801E (pt) 1995-01-13 1996-01-12 Instrumento de sopro e membro de fecho para um instrumento de sopro
PT96902494T PT803115E (pt) 1995-01-13 1996-01-12 Instrumento de sopro e mmbro de fecho para um instrumento de sopro

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98203964T PT911801E (pt) 1995-01-13 1996-01-12 Instrumento de sopro e membro de fecho para um instrumento de sopro

Country Status (19)

Country Link
US (1) US5900562A (pt)
EP (2) EP0911801B1 (pt)
JP (1) JPH11502315A (pt)
KR (1) KR19980701393A (pt)
CN (1) CN1118791C (pt)
AT (2) ATE191578T1 (pt)
BE (1) BE1009075A4 (pt)
BR (1) BR9607486A (pt)
CA (1) CA2210066A1 (pt)
CZ (1) CZ220397A3 (pt)
DE (2) DE69607657T2 (pt)
DK (2) DK0911801T3 (pt)
ES (2) ES2147468T3 (pt)
GR (2) GR3033834T3 (pt)
MX (1) MX9705212A (pt)
PL (1) PL321294A1 (pt)
PT (2) PT911801E (pt)
RU (1) RU2134914C1 (pt)
WO (1) WO1996021923A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE29701023U1 (de) * 1997-01-15 1997-04-17 Kodera Wolf Klappe für Blasinstrumente
DE19701972C2 (de) * 1997-01-15 2001-12-13 Wolf Kodera Klappe für ein Blasinstrument und Verfahren zu ihrer Montage
BE1010949A4 (nl) 1997-02-25 1999-03-02 Rienk Smeding Blaasinstrument.
DE29703411U1 (de) 1997-02-26 1997-06-05 Strathmann Arnfred Rudolf Schwenkbare Aufhängung für Musikinstrumentenklappen
BE1012498A3 (nl) * 1999-03-03 2000-11-07 Rienk Smeding Blaasinstrument.
US6344604B1 (en) * 1999-07-06 2002-02-05 James Edward Schmidt Pad, pad holder and fastener for woodwind musical instruments
DE29913239U1 (de) * 1999-08-04 2000-02-24 Kodera Wolf Polster für die Klappe eines Blasinstrumentes
US6326533B1 (en) 1999-10-05 2001-12-04 Wolf Kodera Joining element, and wind instrument with such joining element
JP2007513359A (ja) * 2002-07-02 2007-05-24 メルト,マルレーネ 楽器用のアクセサリー部分または操作部分、または、楽器の構成部分
KR100522257B1 (ko) * 2003-01-17 2005-10-20 최일 악기에 장착된 패드 받침의 새로운 구조
US7396984B2 (en) * 2004-11-10 2008-07-08 Straubinger David J Flute pads
US7563970B2 (en) 2004-12-16 2009-07-21 Cannonball Musical Instruments Woodwind instrument
US7335831B2 (en) * 2004-12-16 2008-02-26 Cannonball Musical Instruments Brass instrument
US7439429B2 (en) * 2006-01-17 2008-10-21 James Wood Wind instrument having a modified tone-rich surface
WO2008024779A2 (en) * 2006-08-21 2008-02-28 Baldwin Katherine L Wind instrument with compliant actuator structures
JP4894448B2 (ja) * 2006-10-12 2012-03-14 ヤマハ株式会社 演奏補助装置および楽器
CN101711406A (zh) * 2007-02-28 2010-05-19 披亚帕·塔亚克 注模萨克斯管
CN101320556B (zh) * 2007-06-04 2011-02-09 天津市津宝乐器有限公司 全塑无焊点黑管
FR2920909B1 (fr) * 2007-09-11 2010-08-13 Jl Manufacture D Instr De Musi Dispositif d'obturation d'un trou d'instruments de musique a vent
US8217254B2 (en) * 2009-06-04 2012-07-10 Massachusetts Institute Of Technology Digital instrument with physical resonator
DE102010053641A1 (de) * 2010-12-07 2012-06-14 Leopold Kondratov Vorrichtung zum besonders servicefreundlichen und exakten Abdichten und Schließen des Tonlochs eines Holzblasinstruments, wie Saxophon, Klarinette, Flöte und dergleichen
CN103214863B (zh) * 2013-04-17 2015-08-19 河北金音乐器集团有限公司 一种乌木粉橡胶合成材料单簧管管体及其制作方法
TWM479489U (zh) * 2013-12-11 2014-06-01 Yang Sherng Entpr Co Ltd 薩克斯風之音鍵結構改良
US9583078B1 (en) * 2016-03-18 2017-02-28 Kanichi Nagahara Pad assembly
JP3216324U (ja) * 2018-03-08 2018-05-24 野村 怜子 管楽器用のパッド
DE102018006299A1 (de) * 2018-08-10 2020-02-13 Andreas Götz Klappenpolster zum Einbau in Klappen von Blasinstrumenten
CN110400550B (zh) * 2019-07-26 2022-10-21 唐文均 拉弦乐器
RU2753068C1 (ru) * 2020-12-08 2021-08-11 Александр Ливиевич Ураков Утепленная кнопка клапанного рычага клавиатуры саксофона
DE102021000870A1 (de) 2021-02-20 2022-08-25 Andreas Götz Klappenpolster zum Einbau in einen herkömmlichen Klappendeckel zum Verschließen eines Blasinstrumententonlochs
CN117304653A (zh) * 2023-09-28 2023-12-29 南京艺术学院 一种管体由环氧树脂制作的单簧管及其制备方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1401872A (en) * 1921-02-28 1921-12-27 Ferdinand A Buescher Key-pad for wind musical instruments
US1728553A (en) * 1925-12-10 1929-09-17 Albert E Klingler Key for wind musical instruments
US2534660A (en) * 1945-12-19 1950-12-19 James A Collis Stop pad for wind instruments
GB717902A (en) * 1950-03-25 1954-11-03 Percival Victor Kleinhenn Improvements in or relating to valves for wind instruments
FR1034063A (fr) * 1951-03-16 1953-07-17 Selmer & Cie Henri Perfectionnement apporté aux instruments de musique à vent
US2728256A (en) * 1953-01-21 1955-12-27 Robert E Melcher Key pad for wind musical instruments
US3205752A (en) * 1964-07-31 1965-09-14 Eben H Carruthers Tone hole closure means for wood instrument
US3501991A (en) * 1968-02-26 1970-03-24 Eben H Carruthers Tone hole closure mechanism for wind instruments
WO1986003615A1 (en) * 1984-12-04 1986-06-19 Wretschitsch, Walter Wind instrument
US4704939A (en) * 1985-10-25 1987-11-10 David Straubinger Tone hole pad for wind instruments, particularly flutes
FR2596905B1 (fr) * 1986-04-02 1988-07-08 Elbaz Aime Dispositif de montage d'un tampon pour clef d'instrument de musique a vent
FI79761C (fi) * 1987-06-08 1990-02-12 Matti Kaehoenen Maskineri foer blaosinstrument.
DE8805359U1 (pt) * 1988-04-22 1988-07-07 Epple, Anton, 7407 Rottenburg, De
FR2685972A1 (fr) * 1992-01-07 1993-07-09 Hulot Pierre Marie Instrument de musique a vent a cheminee munie d'une chambre de resonance.

Also Published As

Publication number Publication date
DE69608093T2 (de) 2001-01-11
CN1172544A (zh) 1998-02-04
MX9705212A (es) 1998-02-28
EP0911801B1 (en) 2000-04-05
JPH11502315A (ja) 1999-02-23
CA2210066A1 (en) 1996-07-18
AU4677996A (en) 1996-07-31
DK0803115T3 (da) 2000-09-11
CZ220397A3 (cs) 1998-07-15
WO1996021923A1 (en) 1996-07-18
PT911801E (pt) 2000-09-29
ES2147468T3 (es) 2000-09-01
US5900562A (en) 1999-05-04
KR19980701393A (ko) 1998-05-15
BR9607486A (pt) 1997-12-23
AU708526B2 (en) 1999-08-05
GR3033834T3 (en) 2000-10-31
DE69607657D1 (de) 2000-05-11
CN1118791C (zh) 2003-08-20
ATE192600T1 (de) 2000-05-15
EP0803115A1 (en) 1997-10-29
RU2134914C1 (ru) 1999-08-20
EP0803115B1 (en) 2000-05-03
DE69608093D1 (de) 2000-06-08
DE69607657T2 (de) 2001-03-01
GR3033855T3 (en) 2000-10-31
ES2147917T3 (es) 2000-10-01
EP0911801A1 (en) 1999-04-28
ATE191578T1 (de) 2000-04-15
PL321294A1 (en) 1997-12-08
DK0911801T3 (da) 2000-09-11
BE1009075A4 (nl) 1996-11-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT803115E (pt) Instrumento de sopro e mmbro de fecho para um instrumento de sopro
MXPA97005212A (en) Wind instrument and closure member for vie instrument
US3501991A (en) Tone hole closure mechanism for wind instruments
US7468479B2 (en) Musical instrument pad
JP3447967B2 (ja) アコースティックギターのブリッジ機構
DK0957774T3 (da) Indretning egnet til brug ved lukning af et snit i et legeme i forbindelse med obduktion samt fremgangsmåde til lukning af et sådant snit
EP1388843B1 (en) Woodwind instrument equipped with pad sealing mechanism automatically adjustable to tone hole
GB2052828A (en) Device for supporting a musical instrument
KR102534352B1 (ko) 관악기용 키패드
US1786833A (en) Musical wind instrument
US4453444A (en) Key pads
BE1010949A4 (nl) Blaasinstrument.
US6037533A (en) Saxophone thumb rest and octave key attachments
AU708526C (en) Wind instrument and closure member for wind instrument
ES2864832T3 (es) Deflector acústico para instrumentos de viento
US3691892A (en) Method for assembling tone hole closing means of wood-wind musical instruments and a construction of the means assembled thereby
JP2018511835A5 (pt)
JP2017227251A (ja) 弁体の装着方法
JP2003122347A (ja) 木管楽器用カップパッド
US2540760A (en) Key pad for wind instruments
JPH0123795B2 (pt)
JP3136072U (ja) 管楽器用パッド
BE1009055A6 (nl) Blaasinstrument en sluitorgaan daarvoor.
US2468467A (en) Mouthpiece cover for musical instruments
JP3716821B2 (ja) 木管楽器用タンポ機構