PT720815E - Nova composicao fungicida a base de um composto dicarboximidico - Google Patents

Nova composicao fungicida a base de um composto dicarboximidico Download PDF

Info

Publication number
PT720815E
PT720815E PT96420005T PT96420005T PT720815E PT 720815 E PT720815 E PT 720815E PT 96420005 T PT96420005 T PT 96420005T PT 96420005 T PT96420005 T PT 96420005T PT 720815 E PT720815 E PT 720815E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compound
iprodione
composition according
dose
cyprodinil
Prior art date
Application number
PT96420005T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrice Duvert
Original Assignee
Aventis Cropscience Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aventis Cropscience Sa filed Critical Aventis Cropscience Sa
Publication of PT720815E publication Critical patent/PT720815E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/48Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with two nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/541,3-Diazines; Hydrogenated 1,3-diazines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)

Description

1
^20 SIS
DESCRIÇÃO
“NOVA COMPOSIÇÃO FUNGICIDA À BASE DE UM COMPOSTO DICARBOXIMÍDICO” A presente invenção tem por objecto uma composição fungicida, útil particularmente em horticultura e em viticultura, à base de um composto dicarboximídico. Ela diz igualmente respeito a um processo de tratamento fungicida com o mesmo objectivo.
Conhecem-se derivados dicarboximídicos, como o iprodione, úteis no tratamento dos ataques fúngicos devidos à podridão cinzenta das culturas, provocada pelo fungo fitopatogénico Botrytis cinerea.
No entanto, a eficácia destes compostos já não é totalmente satisfatória, em particular como consequência do aparecimento de estirpes de fungos que resistem a estes compostos. É, além disso, sempre desejável reduzir as doses de produtos químicos espalhados no meio ambiente para lutar contra os ataques fúngicos das culturas, em particular reduzindo as doses de aplicação dos produtos, e alargar as possibilidades de escolha oferecidas ao cultivador, de modo que este encontre a solução que melhor se adapta ao seu problema particular.
Um objectivo da presente mvenção é portanto fornecer uma nova composição fungicida, útil para os problemas expostos anteriormente.
Um outro objectivo da presente invenção é propor uma nova composição
fungicida útil no tratamento preventivo da podridão cinzenta das culturas.
Descobriu-se agora que estes objectivos podiam ser atingidos na totalidade ou em parte graças à composição fungicida de acordo com a presente invenção, que permite observar efeitos sinérgicos assinaláveis.
Conhecem-se dos documentos JP 5112408, JP 5065205 e GB 2267644 associações à base de pirimetanilo e de derivados de dicarboximidas. Um objectivo da presente invenção é propor associações sinérgicas de ciprodinilo (diferente da anilinopirimidina) e de derivados dicarboxílicos. A composição fungicida de acordo com a presente invenção é caracterizada pelo facto de compreender um composto A escolhido entre o iprodione, a vinclozolina ou a procimidona, e um composto B que é o ciprodinilo, ainda denominado 2-fenilamino-4-ciclopropil-6-metil-pirimidina. O iprodione, a vinclozolina e a procimidona encontram-se descritos na obra : “The Pesticide Manual” 9a edição, de Charles R. Worthing e Raymond J. Hance publicada pelo British Crop Protection Council. O ciprodinilo encontra-se descrito no pedido de patente de invenção europeia EP 310550.
Esta composição é eficaz em particular para o tratamento da podridão cinzenta (Botrytis cinerea) da vinha, de culturas hortícolas tais como as culturas de leguminosas (em particular alfaces, tomates e cucurbitáceas), os morangueiros, as ervilhas e as culturas florais. A razão ponderai composto A / composto B na composição de acordo com a invenção, encontra-se de uma maneira geral compreendida entre 0,5 e 5, de
preferência entre 1 e 3.
De acordo com uma variante preferida da invenção, o composto A é a 3-(3,5-diclorofenil)-N-isopropil-2,4-dioxoimidazolidina-l-carboxamida, ainda denominada iprodione.
As composições de acordo com a invenção são vantajosas ainda pelo espectro de actividade e das baixas doses utilizáveis para as matérias activas, sendo esta última qualidade particularmente importante por razões ecológicas facilmente compreensíveis. A composição fungicida de acordo com a invenção contém habitualmente entre 0,5 e 95 % de mistura do composto A e do composto B.
Pode tratar-se da composição concentrada ou seja do produto comercial que associa as duas matérias activas. Pode tratar-se igualmente da composição diluída pronta para ser pulverizada sobre a cultura a tratar. Neste último caso a diluição com água pode ser efectuada quer a partir de uma composição concentrada comercial que contém as duas matérias activas (esta mistura é denominada “pronta para utilização” ou ainda “ready mix”, em língua inglesa), ou por meio da mistura extemporânea (denominada em inglês “tank mix”) de duas composições concentradas comerciais que contêm, cada uma, uma matéria activa. A composição de acordo com a invenção pode compreender ainda todos os aditivos ou adjuvantes habituais das composições fitossanitárias, em particular suportes, agentes tensioactivos, agentes de adesão e agentes de fluência.
Pelo termo “suporte”, na presente memória descritiva, designa-se uma matéria orgânica ou mineral, natural ou sintética, com a qual as matérias activas são 4 associadas para facilitar a sua aplicação sobre a planta. Este suporte é portanto de uma maneira geral inerte e deve ser aceitável em agricultura, em particular pela planta tratada. O suporte pode ser sólido (argilas, silicatos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, adubos sólidos, etc...) ou líquido (água, álcoois, cetonas, ffacçÔes de petróleo, hidrocarbonetos aromáticos ou parafínicos, hidrocarbonetos clorados, gases liquefeitos, etc...). O agente tensioactivo pode ser um agente emulsionante, dispersante ou molhante de tipo iónico ou não iónico. Podem-se citar por exemplo sais de ácidos poliacrílicos, sais de ácidos lignossulfónicos, sais de ácido fenol-sulfónicos ou naftalenossulfónicos, policondensados de óxido de etíleno com álcoois gordos ou com ácidos gordos ou com aminas gordas, fenóis substituídos (em particular alquilfenóis ou arilfenóis), sais de ésteres de ácidos sulfossuccínicos, derivados da taurina (em particular alquiltauratos), ésteres fosfónicos de álcoois ou de fenóis polioxietilados. A presença de pelo menos um agente tensioactivo é desejável para favorecer a dispersão das matérias activas na água e a sua boa aplicação sobre os vegetais.
Esta composição pode conter também qualquer tipo de outros ingredientes, tais como, por exemplo, colóides protectores, adesivos, espessantes, agentes tixotrópicos, agentes de penetração, estabilizantes, sequestrantes, pigmentos, corantes, polímeros.
Mais geralmente, a composição de acordo com a presente invenção pode incluir todos os aditivos sólidos ou líquidos que correspondem às técnicas habituais da formulação dos produtos fitossanitários. 5 A composição de acordo com a invenção pode apresentar-se sob forma sólida, gelificada ou líquida, e neste último caso sob a forma de soluções ou de suspensões ou de emulsões ou de concentrados emulsionáveis. As composições líquidas são preferidas, tanto devido à sua comodidade de realização como em virtude da sua simplicidade de fabricação.
Como formas de composições sólidas, podem-se citar os pós para polvilhação ou dispersão (com um teor em compostos activos que pode ir até 100 %), os pós molháveis e os granulados para espalhamento a seco, assim como os granulados dispersáveis ou solúveis.
Os pós molháveis (ou pós para pulverizar) do mesmo modo que os granulados dispersáveis, contêm habitualmente entre 20 e 95 % de matérias activas, e, além do suporte sólido, entre 0 e 5 % de um agente molhante, entre 3 e 10 % de um agente dispersante, e, quando for necessário, entre 0 e 10 % de um ou mais estabílizantes e/ou outros aditivos, como pigmentos, corantes, agentes de penetração, adesivos, ou agentes antiaglomeração, corantes, etc. E absolutamente evidente que algumas destas composições, tais como os pós molháveis ou os granulados dispersáveis, são destinadas a constituir composições líquidas quando da aplicação.
Como formas de composições líquidas, podem-se citar as soluções, em particular os concentrados solúveis em água, os concentrados emulsionáveis, as emulsões, as suspensões concentradas, os aerossóis, as pastas.
Os concentrados emulsionáveis ou solúveis compreendem na maior parte dos casos entre 10 e 80 % de matérias activas, as emulsões ou soluções prontas para aplicação contêm, por sua vez, entre 0,01 e 20 % de matérias activas. Além do solvente, os concentrados emulsionáveis podem conter, quando for necessário, entre 2 e 20 % de aditivos apropriados como os estabilizantes, os agentes tensioactivos, os agentes de penetração, os inibidores da corrosão, os corantes ou os adesivos citados anteriormente. A partir destes concentrados, é possível obter mediante diluição com água emulsões com qualquer concentração desejada, que são particularmente convenientes para a aplicação sobre as partes aéreas da planta a tratar. Como já se disse, as dispersões e emulsões aquosas, por exemplo as composições obtidas mediante diluição por meio de água de um pó molhável ou de um concentrado emulsionável de acordo com a presente invenção, encontram-se compreendidas no quadro geral da presente invenção. As emulsões podem ser do tipo água-em-óleo ou óleo-em-água e podem ter uma consistência espessa como a de uma “maionese”.
As suspensões concentradas, igualmente aplicáveis por pulverização, constituem um produto fluído estável, que não dá lugar a um espessamento ou à formação de um sedimento após armazenagem, e contêm habitualmente entre 10 e 75 % de matérias activas, entre 0,5 e 15 % de agentes tensioactivos, entre 0,1 e 10 % de agentes fixotrópicos, entre 0 e 10 % de aditivos apropriados, como pigmentos, corantes, antiespumas, inibidores da corrosão, estabilizantes, agentes de penetração e adesivos e, como suporte, água ou um líquido orgânico no qual as matérias activas são pouco ou nada solúveis : algumas matérias sólidas orgânicas ou sais minerais podem encontrar-se dissolvidos no suporte para ajudar a impedir a sedimentação ou como antigeles para a água.
Prepara-se a composição de acordo com a invenção segundo processos já 7 conhecidos.
Assim, para se obter os pós para pulverizar ou pós molháveis, misturam--se intimamente as matérias activas em misturadores apropriados com as substâncias adicionais e mói-se utilizando moinhos ou outros trituradores. Obtêm-se assim pós para pulverizar cuja molhabilidade e capacidade de colocação em suspensão são vantajosas; pode-se colocá-los em suspensão com água em qualquer concentração desejada e estas suspensões são utilizáveis muito vantajosamente em particular para aplicação sobre as partes aéreas dos vegetais.
Em vez dos pós molháveis, podem-se realizar pastas ou suspensões concentradas. As condições e as modalidades de realização e de utilização destas pastas são semelhantes às dos pós molháveis ou pós para pulverizar, sendo simplesmente realizada uma parte da operação de moagem necessária em meio líquido.
Os granulados dispersáveis são habitualmente preparados mediante aglomeração ou extrusão ou compactação, em sistemas de granulação apropriados, de composições de tipo pó molhável. Os granulados para espalhamento a seco são habitualmente obtidos por impregnação de um suporte granulado com uma solução ou uma emulsão das matérias activas. A invenção diz finalmente respeito a um processo de tratamento destinado a prevenir os ataques fúngicos das culturas, caracterizado pelo facto de se aplicar sobre as partes aéreas dos vegetais uma dose eficaz e não fitotóxica : - de um composto A escolhido entre o iprodione, a vinclozolina ou a procimidona, e de um composto B que é o ciprodinilo, ainda 8 denominado 2-fenilamino-4-ciclopropil-6-metil-pirimidina; ou - de uma composição de acordo com a invenção.
Entre os ataques fúngicos, susceptíveis de ser prevenidos pelo processo de acordo com a invenção, podem citar-se : - Botrytis cinerea (responsável pela podridão cinzenta) na vinha, nas culturas hortícolas, nas ervilhas, - Ventaria inaequalis (responsável pelas manchas) nas culturas de árvores de fruto que produzem frutos com sementes, - Monilia fnictigena (responsável pela moniliose) nas culturas de árvores de fruto que produzem frutos com caroços, - os fungos fítopatogénicos do género Alternaria sp. (responsáveis pelas altemarioses) nas culturas hortícolas, a colza, os citrinos e os solâneos, - os fungos fítopatogénicos do género Ascochyta sp. (responsáveis pela antracnose) nas ervilhas, - os fungos fítopatogénicos do género PeniciUium sp. (responsáveis por bolores) para a conservação dos frutos, - Rhizoctonia solani (responsável pelas fontes de sementes e de necroses) para as culturas hortícolas e os solâneos.
Utiliza-se a composição com vantagem de maneira que a dose aplicada seja tal que a dose do composto A se encontre compreendida entre 200 e 1000 g/ha, de preferência entre 300 e 600 g/ha, e que a dose do composto B se encontre compreendida entre 100 e 500 g/ha, de preferência entre 150 e 400 g/ha. O exemplo seguinte é dado a título não limitativo das propriedades
vantajosas das composições de acordo com a invenção.
Exemplo : Ensaio in vivo de uma composição que compreende uma mistura de iprodione e de ciprodinilo sobre Boíryíis cinerea responsável pela podridão cinzenta do pepino.
Utiliza-se uma formulação comercial de iprodione, que é uma suspensão concentrada aquosa, e uma formulação igualmente comercial de ciprodinilo, que é um granulado dispersável;
Cultivam-se plantas de pepino (de variedade Marketer) em vasos cheios de turfa/pozolana. Logo que estas plantas têm a idade de 10 dias (estádio cotiledonar), tratam-se mediante pulverização de uma suspensão aquosa que contém uma mistura das duas matérias activas nas doses indicadas no quadro mais abaixo.
Ao cabo de 24 horas, contamina-se, por meio de uma suspensão aquosa de esporos (150000 sp/cm3) de Botrytis cinerea, cada planta por depósito de 5 gotas na face superior dos dois cotilédones.
Após esta contaminação, colocam-se as plantas de pepino durante 7 dias à temperatura de 15°C em atmosfera saturada de humidade.
Procede-se então à leitura dos resultados, por comparação com plantas testemunhas de pepino contaminadas mas que não receberam tratamento fungicida. Para a leitura dos resultados, determina-se o número de gotas da suspensão contaminante que deu lugar sobre a face inferior dos cotilédones a uma zona dita esporulante, ou seja uma mancha com aspecto acinzentado e penujento.
Determina-se assim, para cada matéria activa ou mistura de matérias activas, para a dose indicada, a eficácia fungicida expressa em percentagem, que se 10 encontra indicada no quadro a seguir. Iprodione (doses em mg/1) ciprodmilo 0 3 6 12 25 50 0 0 5,1 7,1 12,2 15,2 30,5 3 8,6 22,3 6 15,2 7,1 15,2 37,6 12 20,3 30,5 28,9 46,2 25 32,5 37,6 42,6 76,6
Lisboa, 2 de Junho de 2000
/ O Agente Oficia! da Propriedade industriai

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Composição fungicida sinérgica, caracterizada pelo facto de compreender um composto A escolhido entre o iprodione, a vinclozolina ou a procimidona, e um composto B que é o ciprodinilo, ainda denominado 2-fenilamino--4-ciclopropil-6-metil-pirimidina, e por a razão ponderai composto A / composto B se encontrar compreendida entre 0,5 e 5.
  2. 2. Composição fungicida de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de a razão ponderai composto A / composto B se encontrar compreendida entre 1 e 3.
  3. 3. Composição fungicida de acordo com uma das reivindicações l ou 2, caracterizada pelo facto de o composto A ser a 3-(3,5-diclorofenil)-N-isopropil-2,4--dioxoimidazolidina-l-carboxamida, ainda denominada iprodione.
  4. 4. Composição fungicida de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo facto de conter entre 0,5 e 95 % de mistura do composto A e do composto B.
  5. 5. Processo de tratamento destinado a prevenir os ataques fúngicos das culturas, caracterizado pelo facto de se aplicar sobre as parte aéreas dos vegetais uma dose eficaz e não fitotóxica : de um composto A escolhido entre o iprodione, a vinclozolina ou a procimidona, e de um composto B que é o ciprodinilo, ainda denominado 2-fenilamino-4-ciclopropil-6-metil-pirimidina; ou de uma composição de acordo com uma das reivindicações 1 a 4. 2
  6. 6. Processo de tratamento de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a dose de composição aplicada ser tal que a dose do composto A se encontra compreendida entre 200 e 1000 g/ha, de preferência entre 300 e 600 g/ha, e que a dose do composto B se encontra compreendida entre 100 e 500 g/ha, de preferência entre 150 e 400 g/ha. Lisboa, 2 de Junho de 2000
    O Agente Oficio! da Propriedade Industriai
    A.O.F.L/ do Salitre, 195, r/c-Brí. 1250 LISBOA
PT96420005T 1995-01-09 1996-01-08 Nova composicao fungicida a base de um composto dicarboximidico PT720815E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9500331A FR2729051B1 (fr) 1995-01-09 1995-01-09 Nouvelle composition fongicide a base d'un compose dicarboximide

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT720815E true PT720815E (pt) 2000-09-29

Family

ID=9475096

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96420005T PT720815E (pt) 1995-01-09 1996-01-08 Nova composicao fungicida a base de um composto dicarboximidico

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5866582A (pt)
EP (1) EP0720815B1 (pt)
JP (1) JPH08268809A (pt)
AT (1) ATE193419T1 (pt)
CA (1) CA2166516C (pt)
DE (1) DE69608580T2 (pt)
ES (1) ES2146374T3 (pt)
FR (1) FR2729051B1 (pt)
PT (1) PT720815E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2751845B1 (fr) * 1996-07-30 1998-09-11 Rhone Poulenc Agrochimie Nouvelle composition fongicide comprenant une 2-imidazoline- 5-one
DK1941798T3 (da) * 2004-12-17 2012-08-27 Devgen Nv Nematicide præparater
US9291443B2 (en) 2013-03-07 2016-03-22 Rosemount Tank Radar Ab FMCW radar level gauge with lock state control
CN109938036B (zh) * 2019-04-16 2021-05-14 亳州职业技术学院 一种可用于防治白芍菌核病的药剂组合物及其应用

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE151404C (pt) *
DD151404A1 (de) * 1980-06-13 1981-10-21 Friedrich Franke Fungizide mittel
GB2110934A (en) * 1981-11-17 1983-06-29 Ici Plc Fungicidal compositions
DE3881320D1 (de) * 1987-09-28 1993-07-01 Ciba Geigy Ag Schaedlingsbekaempfungsmittel.
US5153200A (en) * 1987-09-28 1992-10-06 Ciba-Geigy Corporation Pesticides
JPH0565205A (ja) * 1991-02-08 1993-03-19 Kumiai Chem Ind Co Ltd 農園芸用殺菌組成物
JP3086746B2 (ja) * 1991-03-20 2000-09-11 クミアイ化学工業株式会社 農園芸用殺菌剤組成物
GB2267644B (en) * 1992-06-10 1996-02-07 Schering Ag Fungicidal mixtures

Also Published As

Publication number Publication date
ATE193419T1 (de) 2000-06-15
EP0720815B1 (fr) 2000-05-31
FR2729051A1 (fr) 1996-07-12
JPH08268809A (ja) 1996-10-15
DE69608580T2 (de) 2001-02-08
CA2166516C (fr) 2009-09-08
EP0720815A1 (fr) 1996-07-10
ES2146374T3 (es) 2000-08-01
CA2166516A1 (fr) 1996-07-10
FR2729051B1 (fr) 2000-12-08
US5866582A (en) 1999-02-02
DE69608580D1 (de) 2000-07-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101394741B (zh) 抑霉唑和银化合物的组合
BR102022006532A2 (pt) Solução, solução não aquosa e composição
JP5017272B2 (ja) 相乗的なイマザリルの組み合わせ
PT806895E (pt) Associacoes insecticidas que compreendem um insecticida da familia dos cloronicotinilos e um insecticida com um grupo pirazol pirrol ou fenilmidazol
CN101203133A (zh) 增强植物对环境应激的抗性和耐受性的n-乙酰半胱氨酸酰胺(nac酰胺)
AP351A (en) Mixed agrochemical combination.
KR20140037191A (ko) 내부 보조제를 갖는 제초제 유화성 농축액
CN104604938A (zh) 一种杀菌剂组合物及其用途
TW201808098A (zh) 製備新穎甲磺草胺配製物之方法及其用途
UA61064C2 (uk) Синергічна фунгіцидна композиція, що містить 2-інідазолін-5-он та спосіб боротьби з фітопатогенними грибками культур
JPH0759411A (ja) 亜燐酸又はその塩の1種を使用する種子処理及びこうして処理した種子
PT86310B (pt) Aperfeicoamentos em ou relacionados com fungicidas
EA015904B1 (ru) Водное гербицидное средство на основе суспензионного концентрата, содержащее гербициды и защитное средство
PT720815E (pt) Nova composicao fungicida a base de um composto dicarboximidico
JP5066991B2 (ja) 除草用組成物
JPH02273604A (ja) 殺生物剤組成物
NO169471B (no) Fungicid middel basert paa propikonazol for fenpropimorf, samt anvendelse derav og fremgangsmaate
HU202521B (en) Fungicidal compositions comprising triazole oligoether derivatives as active ingredient and process for producing the active ingredient
JP3714692B2 (ja) 殺菌剤組成物
JPH01146807A (ja) ジフルフェニカンを使用する除草方法
DK176435B1 (da) Fungicidt præparat på basis af to forbindelser af triazoltypen samt fremgangsmåde til at bekæmpe eller forebygge svampeangreb på kulturplanter
JP2007520432A (ja) 殺菌効果増進剤組成物及びこれを含有する殺菌剤組成物
CN102917591A (zh) 嘧霉胺和单萜烯的组合
CN104365618A (zh) 农药组合物、其制剂及其应用
RU2815385C2 (ru) Синергическая фунгицидная композиция