PT666364E - Fio ou corda flutuante - Google Patents

Fio ou corda flutuante Download PDF

Info

Publication number
PT666364E
PT666364E PT94115868T PT94115868T PT666364E PT 666364 E PT666364 E PT 666364E PT 94115868 T PT94115868 T PT 94115868T PT 94115868 T PT94115868 T PT 94115868T PT 666364 E PT666364 E PT 666364E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rope
flotation
line
fibers
floating
Prior art date
Application number
PT94115868T
Other languages
English (en)
Inventor
Per Froystad
Original Assignee
Froystad Fiskevegn As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=19896810&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT666364(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Froystad Fiskevegn As filed Critical Froystad Fiskevegn As
Publication of PT666364E publication Critical patent/PT666364E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D07ROPES; CABLES OTHER THAN ELECTRIC
    • D07BROPES OR CABLES IN GENERAL
    • D07B1/00Constructional features of ropes or cables
    • D07B1/12Ropes or cables with a hollow core
    • DTEXTILES; PAPER
    • D07ROPES; CABLES OTHER THAN ELECTRIC
    • D07BROPES OR CABLES IN GENERAL
    • D07B1/00Constructional features of ropes or cables
    • D07B1/20Buoyant ropes, e.g. with air-filled cellular cores; Accessories therefor
    • DTEXTILES; PAPER
    • D07ROPES; CABLES OTHER THAN ELECTRIC
    • D07BROPES OR CABLES IN GENERAL
    • D07B2201/00Ropes or cables
    • D07B2201/20Rope or cable components
    • D07B2201/2047Cores
    • D07B2201/2052Cores characterised by their structure
    • D07B2201/2063Cores characterised by their structure being hollow
    • DTEXTILES; PAPER
    • D07ROPES; CABLES OTHER THAN ELECTRIC
    • D07BROPES OR CABLES IN GENERAL
    • D07B2201/00Ropes or cables
    • D07B2201/20Rope or cable components
    • D07B2201/2047Cores
    • D07B2201/2052Cores characterised by their structure
    • D07B2201/2064Cores characterised by their structure being discontinuous in the longitudinal direction
    • DTEXTILES; PAPER
    • D07ROPES; CABLES OTHER THAN ELECTRIC
    • D07BROPES OR CABLES IN GENERAL
    • D07B2501/00Application field
    • D07B2501/20Application field related to ropes or cables
    • D07B2501/2038Agriculture, forestry and fishery

Description

DESCRIÇÃO "FIO OU CORDA FLUTUANTE" A presente invenção refere-se a um fio ou a uma corda flutuante. A linha flutuante ou corda flutuante é usada no equipamento de pesca como sejam as linhas e as redes de pesca ou em outros contextos nos quais se verifica a necessidade de que a corda apresente a capacidade de flutuar nos locais em que se tome necessário que a mesma flutue à superfície da agua (superfície do mar). São conhecidas propostas anteriores de acordo com as quais as linhas flutuantes são produzidas tecendo os fios da linha em tomo de um corpo flutuante feito de plástico expandido. Assim, com este tipo de Unha flutuante, é somente usado um corpo flutuante enquanto que os fios ou partes da linha formam um “colete” em tomo do corpo flutuante. Tais linhas flutuantes tecidas apresentam uma elaboração dispendiosa pois o método de produção mecânica é complicado e lento. Adicionalmente, é difícil unir as linhas flutuantes tecidas sendo esta tarefa muito morosa porque cada fio ou porção da extremidade de uma linha tem de ser inserida no corpo flutuante na extremidade da outra linha. O Pedido de Patente dos Estados Unidos n°. 3 558 420 revela um método para a produção de fibras ocas por intermédio da extrusão de um material polimérico sintético derretido através de bocais rotativos, isto é, bocais rotativos que criam uma corda enrolada. A Patente indica que este método pode ser usado para o fabrico de cordas, linhas ou redes de aplicação marítima por intermédio do entrelaçamento de fibras ocas com fibras cheias de diâmetro igual ou diferente. Assim, usando este método, as fibras ocas e as fibras cheias são “misturadas” e enroladas de modo a, em conjunto, formarem os fios de cada corda.
Tanto quanto é do nosso conhecimento, este tipo de corda não se encontra disponível no mercado e não tem, como tal, sido um sucesso comercial apesar de ter sido inventado em 1967. A razão para a falta de sucesso comercial reside provavelmente no facto de que uma corda produzida de acordo com o método em questão apresentar uma fraca capacidade de flutuação e por o seu método de fabrico ser, em si, dispendioso. A Patente dos Estados Unidos n°.411 161 revela uma corda flutuante constituída por fios entrançados que formam um tubo no qual são dispostos cilindros de cortiça ou de madeira leve que servem como núcleo de flutuação. De acordo com uma forma de realização, os fios podem ser enrolados em tomo do tubo composto por fios entrançados e contendo os cilindros de forma a conseguir obter-se uma corda de maiores dimensões. Relativamente a uma forma de realização que apresente os fios enrolados em tomo de um tubo que consista por um material flexível e que se encontre cheio de cortiça granulada, a Patente dos Estados Unidos n°.411 161 menciona o problema que advém do facto de a tensão nos fios fazer com que eles se encaixem na cortiça granulada e no tubo e que uma tal cortiça granulada fique embebida na agua e perca a sua capacidade de flutuação. O Pedido de Patente francês n°. 2 197 392 revela uma linha ou corda flutuante constituída por três ou mais cordas feitas de fibras sintéticas, sendo a linha ou corda flutuante feita por intermédio do assentamento de fios, em que um núcleo de flutuação se encontra disposto em cada fio, sendo o referido núcleo de flutuação feito num material plástico, cuja densidade é escolhida de acordo com a aplicação a que se destina a linha ou corda flutuante. As fibras do respectivo tubo constituem um envolvimento tubular possuindo uma secção transversal constante, em que o referido envolvimento se fecha sobre o núcleo flutuante correspondente.
De acordo com a presente invenção, foi produzida uma linha ou uma corda flutuante que é de produção consideravelmente mais barata que as soluções anteriormente apresentadas e que apresenta capacidades de flutuação melhoradas e que pode ser unida de um modo mais fácil e mais rápido e que apresenta um elevado grau de fiabilidade. A corda ou linha de flutuação de acordo com a presente invenção consiste por um ou mais fios de fibras, como sejam fibras vegetais de canabis ou de bananeira, etc., ou fibras sintéticas como o nylon ou como a terilene, etc., sendo a linha ou corda flutuante fabricada assentando os fios, em que, em um ou mais dos fios, um núcleo de flutuação feito a partir de polipropileno extrudido, de polietileno, de poliéster, de nylon ou de poliestireno se encontra disposto, e em que as fibras do fio respectivo se encontram dispostas em tomo do núcleo de flutuação. A velocidade de fabrico de uma tal linha ou corda flutuante “por assentamento” é entre 10 e 15 vezes superior à de uma linha entrançada. Assim, os custos de produção serão consideravelmente inferiores. A ligação de uma corda ou linha enrolada é também mais rápida e mais simples pois o(s) corpo(s) flutuante(s) encontra(m)-se presente(s) sendo o(s) núcleo(s) de flutuação dos fios de modo a que a corda/linha pode ser unida da forma habitualmente usada para cordas assentes.
Adicionalmente, a capacidade de flutuação pode ser facilmente aumentada ou reduzida por intermédio da disposição do(s) núcleo(s) de flutuação em uma ou mais, e possivelmente em todos os fios, ou reduzindo o diâmetro do núcleo de flutuação no fio respectivo.
As reivindicações dependentes 2 e 3 definem formas de realização preferenciais da presente invenção. A presente invenção será de seguida descrita de um modo mais detalhado por intermédio de exemplos e sendo feita referencia ao desenho anexo que ilustra uma linha ou corda 1 de três fios, isto é, uma corda com três fios. As fibras (não ilustradas de um modo detalhado) em cada fio 3 são enroladas (“assentes”) em torno de corpos de flutuação contínuos 2 separados de modo a que os corpos de flutuação formem um núcleo de flutuação protegido em cada um dos fios. Os fios são então eles próprios enrolados e formam a linha ou corda de flutuação completa. 4
A presente invenção conforme se encontra definida nas reivindicações não se encontra restringida à solução ilustrada no desenho. Assim, uma linha ou corda de flutuação de acordo com a presente invenção pode consistir por dois ou por mais de três fios. Adicionalmente, ou somente um ou vários de entre os fios podem apresentar um núcleo de flutuação.
Relativamente ao(s) núcleo(s) de flutuação ele(s) pode(m) ser fabricado(s) a partir de um material expandido, preferencialmente a partir de polipropileno expandido, de polietileno, de poliéster, de nylon, de poliestireno ou a partir de um elemento de flutuação oco que se encontre cheio com ar ou cheio de gás, preferencialmente a partir de polipropileno expandido, de polietileno, de poliéster, de nylon ou de poliestireno. O núcleo de flutuação pode, adicionalmente, ser fabricado como uma “salsicha” contínua ou ser dividido em elementos de flutuação separados, preferencialmente contínuos.
Lisboa, | 1 FEV. 200Q O Agente Oficial da propriedade Industrial
Américo da Siivs Csrvalho
Agente OífciU ds Proprieu. · '-scU-sirial R. Castilho, 201-3.’ E - tf:·:» tsSBOA Telefs. 3851339-3854613

Claims (3)

1
REIVINDICAÇÕES 1. Uma corda ou linha de flutuação (1) consistindo por um ou mais fios (3) de fibras, como sejam fibras vegetais de canabis ou de bananeira, etc., ou fibras sintéticas de nylon, de terilene, etc., sendo a linha ou corda flutuante (1) fabricada assentando os fios (3), em que um ou mais dos fios (3), um núcleo de flutuação (3) feito a partir de polipropileno extrudido, de pólietileno, de poliéster, de nylon ou de poliestireno se encontram dispostos, e em que as fibras do fio (3) respectivo se encontram dispostas em tomo do núcleo de flutuação (2).
2. Uma corda ou linha de flutuação (1) de acordo com a reivindicação 1, em que todos os fios (3) apresentam núcleos de flutuação (2).
3. Uma corda ou linha de flutuação (1) de acordo com as reivindicações 1 ou 2, em que o núcleo de flutuação (2) em cada fio (3) é contínuo ou se encontra dividido em vários elementos individuais que se encontram ligados a uma corrente contínua. Lisboa, 1 1 FEV. 2000 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
Américo da SíIvk Carvalho Agente Oficial de ProprfeiíC'.· wiustrial R.Castilho, 201 -3* E - !íí?‘;í LISBOA Teleís. 385 13 39 - 3854613
PT94115868T 1994-02-02 1994-10-07 Fio ou corda flutuante PT666364E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO940343A NO179490C (no) 1994-02-02 1994-02-02 Flyteline/-tau

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT666364E true PT666364E (pt) 2000-05-31

Family

ID=19896810

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94115868T PT666364E (pt) 1994-02-02 1994-10-07 Fio ou corda flutuante

Country Status (23)

Country Link
US (1) US5694755A (pt)
EP (1) EP0666364B1 (pt)
JP (1) JPH09508447A (pt)
KR (1) KR970700800A (pt)
CN (1) CN1057581C (pt)
AU (1) AU678101B2 (pt)
BR (1) BR9506696A (pt)
CA (1) CA2182036A1 (pt)
DE (1) DE69422973D1 (pt)
DK (1) DK0666364T3 (pt)
EE (1) EE03272B1 (pt)
ES (1) ES2144476T3 (pt)
GR (1) GR3033059T3 (pt)
IS (1) IS1842B (pt)
LT (1) LT4149B (pt)
LV (1) LV11750B (pt)
MY (1) MY112274A (pt)
NO (1) NO179490C (pt)
NZ (1) NZ279565A (pt)
PL (1) PL178787B1 (pt)
PT (1) PT666364E (pt)
RU (1) RU2136797C1 (pt)
WO (1) WO1995021286A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5826421A (en) * 1996-06-19 1998-10-27 Gsp Products, Inc. Foam string mop head
US20060272196A1 (en) * 1996-10-11 2006-12-07 Sherif Safwat Cell design for a trawl system and methods
AU7134198A (en) * 1997-04-14 1998-11-11 Martrawl, Inc. Improved cell design for a trawl system and methods
ES2148081B1 (es) * 1998-07-06 2001-04-16 Garcia Jose Manuel Pelegrin Cordel de flotacion para redes de pesca.
IL133050A (en) * 1998-12-07 2003-12-10 Inventio Ag Device for identification of need to replace synthetic fiber ropes
DE19906336C2 (de) * 1999-02-16 2000-12-14 Huck Manfred Gmbh Co Kg Schwimmfähiges Seilereierzeugnis
DE19906337C2 (de) * 1999-02-16 2002-11-07 Huck Manfred Gmbh Co Kg Schwimmfähiges textiles Flächengebilde
US20050160656A1 (en) * 2002-03-22 2005-07-28 Safwat Sheriff A. Self-spreading trawls having a high aspect ratio mouth opening
US20040202805A1 (en) * 2003-04-14 2004-10-14 David Chroman Inflatable hardening rope
US7517268B2 (en) * 2007-07-02 2009-04-14 Grohe Enterprises, Inc. Inflatable rope
CN101669460B (zh) * 2008-09-08 2010-12-22 中国水产科学研究院东海水产研究所 海水网箱用高性能分力圈制作方法
WO2011160905A1 (de) * 2010-06-21 2011-12-29 Polyamide High Performance Gmbh Schwimmfähiges tau
CN102182171A (zh) * 2011-01-26 2011-09-14 余戈平
CN102182083A (zh) * 2011-01-26 2011-09-14 余戈平
US20140157973A1 (en) * 2012-07-12 2014-06-12 Thomas Plante Braided rope
US20160241006A1 (en) * 2015-02-17 2016-08-18 Angler's-Friend, LLC Buoyant electric rope with bubbler
CN105420874B (zh) * 2016-01-06 2017-11-17 江苏工程职业技术学院 一种超轻高强抗菌除藻渔网纱的制造方法
BR202016016512U2 (pt) * 2016-07-15 2018-02-06 Antonio Assunção Toledo Marco Constructive provision introduced in nautical rope
CN107641895A (zh) * 2017-10-12 2018-01-30 蚌埠市天网渔需用品有限公司 一种养殖网结构
US11730156B2 (en) * 2018-04-06 2023-08-22 Loren James Wilcox Renewable natural fiber fishing line
BE1026000B1 (nl) * 2018-06-19 2019-09-05 Bexco Nv Meertouwen en synthetische touwen
KR102165927B1 (ko) * 2020-04-08 2020-10-14 대한민국 인명 구조용 부력 로프 및 이를 이용한 인명 구조용 구조체
US11535729B2 (en) 2021-02-08 2022-12-27 Enviro Cast, LLC Degradable fishing lines and nets

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE249017C (pt) *
US411161A (en) * 1889-09-17 Floating life-line
DE167739C (pt) *
DE81624C (pt) *
US1602312A (en) * 1924-07-23 1926-10-05 Allcock & Company Ltd S Fishing line
NO78776C (pt) * 1948-04-09 1900-01-01
US2979982A (en) * 1956-02-29 1961-04-18 Shuford Mills Inc Buoyant cordage
US3558420A (en) 1967-08-17 1971-01-26 Allied Chem Hollow filaments
AU5451369A (en) * 1969-05-06 1970-11-12 Peter Platou Improvements in or relating to floatable cords
GB1364895A (en) * 1971-12-06 1974-08-29 Standard Telephones Cables Ltd Cables
US3936335A (en) * 1972-01-27 1976-02-03 Scientific Anglers, Inc. Process for producing a buoyant fishing line
US3849929A (en) * 1972-01-27 1974-11-26 Scient Anglers Inc Buoyant fishing line
FR2197392A5 (en) * 1972-08-24 1974-03-22 Kersaudy Et Lem Ur Ets Cable comprising tubular sheath around floatable core - is easily handleable and floats uniformly
US3868785A (en) * 1973-12-07 1975-03-04 Berkley & Company Inc Flyline for fishing
GB1504862A (en) * 1974-04-11 1978-03-22 Mar Pha Etu Expl Marques Terpeno-phenoxyalkylamines
US3968725A (en) * 1974-12-13 1976-07-13 Berkley & Company, Inc. High strength, low stretch braided rope
CN87216606U (zh) * 1987-12-12 1988-08-17 杨启榕 渔网浮(沉)纲
CN88201063U (zh) * 1988-01-29 1988-11-30 杨启榕 渔网浮(沉)纲编织机
FI83676C (fi) * 1988-07-15 1994-03-15 Timo Piirto Oevre teln av ett naet och foerfarande foer framstaellning av densamma
US5131218A (en) * 1990-07-16 1992-07-21 American Manufacturing Company, Inc. Sinking/floating rope

Also Published As

Publication number Publication date
EE03272B1 (et) 2000-06-15
LV11750B (en) 1997-08-20
AU1672995A (en) 1995-08-21
PL315774A1 (en) 1996-12-09
KR970700800A (ko) 1997-02-12
DK0666364T3 (da) 2000-05-29
EP0666364B1 (en) 2000-02-09
NZ279565A (en) 1998-07-28
CN1139967A (zh) 1997-01-08
WO1995021286A1 (en) 1995-08-10
IS1842B (is) 2003-01-30
EP0666364A2 (en) 1995-08-09
PL178787B1 (pl) 2000-06-30
RU2136797C1 (ru) 1999-09-10
US5694755A (en) 1997-12-09
LV11750A (lv) 1997-04-20
IS4256A (is) 1995-08-03
LT96113A (en) 1996-12-27
DE69422973D1 (de) 2000-03-16
CN1057581C (zh) 2000-10-18
NO940343D0 (no) 1994-02-02
NO179490C (no) 2001-04-04
EP0666364A3 (en) 1996-04-03
BR9506696A (pt) 1997-09-09
MY112274A (en) 2001-05-31
CA2182036A1 (en) 1995-08-10
ES2144476T3 (es) 2000-06-16
NO940343L (no) 1995-08-03
JPH09508447A (ja) 1997-08-26
NO179490B (no) 1996-07-08
LT4149B (en) 1997-04-25
AU678101B2 (en) 1997-05-15
GR3033059T3 (en) 2000-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT666364E (pt) Fio ou corda flutuante
CA1208016A (en) Method of forming twisted multiple strand synthetic twine, twines produced thereby, and fishnets formed thereof
KR970005848B1 (ko) 브레이디드 직물 슬리브 및 그의 제조방법
US2979982A (en) Buoyant cordage
JPH04211316A (ja) 改良ゴム弾性スカートを持つルアー
ES2366699T3 (es) Cuerda con núcleo encamisado.
BR0113126A (pt) Cabo de fibra óptica possuindo um núcleo
US5659994A (en) Braided flyline
WO2018030886A1 (es) Manguera trenzada
ES2234157T3 (es) Refuerzo de hilo metalico que presenta un alargamiento limitado.
US5131218A (en) Sinking/floating rope
US5228411A (en) Self-supporting cotton bird perch
US5231820A (en) Method for producing sinking/floating rope
JPH089845A (ja) 釣 糸
JP3024304U (ja) 延 縄
JPH07207542A (ja) 釣 糸
JPS6225110Y2 (pt)
JPH0318827B2 (pt)
JP2504720Y2 (ja) 釣 糸
JPH09299000A (ja) 釣糸に装着するコイルばね
JPS6342719Y2 (pt)
JPS5841825Y2 (ja) 漁網
JP3015534U (ja) まぐろ漁用延縄
ES2806979T3 (es) Cuerda flotante de herramienta de pesca
DK9200190Y4 (da) Kerneelement til flydeliner