PT2253500E - Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel com uma calha de retenção - Google Patents

Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel com uma calha de retenção Download PDF

Info

Publication number
PT2253500E
PT2253500E PT100048297T PT10004829T PT2253500E PT 2253500 E PT2253500 E PT 2253500E PT 100048297 T PT100048297 T PT 100048297T PT 10004829 T PT10004829 T PT 10004829T PT 2253500 E PT2253500 E PT 2253500E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
locking
locking pin
lever arm
pin
lever
Prior art date
Application number
PT100048297T
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Fischer
Original Assignee
Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh filed Critical Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh
Publication of PT2253500E publication Critical patent/PT2253500E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/005Arrangement or mounting of seats in vehicles, e.g. dismountable auxiliary seats
    • B60N2/015Attaching seats directly to vehicle chassis
    • B60N2/01508Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments
    • B60N2/01516Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms
    • B60N2/01558Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms with key and slot
    • B60N2/01575Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms with key and slot key sliding inside the vehicle floor or rail

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO PARA UMA LIGAÇÃO TEMPORÁRIA DE UM OBJETO MÓVEL COM UMA CALHA DE RETENÇÃO" A invenção refere-se a um dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel, particularmente um assento de veiculo, com uma calha de retenção. A invenção refere-se principalmente a um dispositivo deste género conforme o preâmbulo da reivindicação 1, que é conhecido a partir da DE 198 51 392 AI.
Dispositivos para uma fixação temporária de um objeto móvel, principalmente um assento de viatura, numa calha de retenção são conhecidos a partir de uma diversidade de requerimentos.
Assim a EP 1790521 Al apresenta uma fixação de assento ajustável, na qual apenas uma cavilha de bloqueio ajustável axialmente pode ser abaixada com o auxilio de um mecanismo de alavanca. Devido ao abaixamento da respetivamente das cavilhas de bloqueio na EP 1 790 521 Al é adotada uma função dupla. Por um lado a cavilha de bloqueio engata numa correspondente abertura de bloqueio da calha de fundo e garante um posicionamento preciso, por outro lado as cavilhas de guia salientes no lado inferior da placa base, são pela cavilha de bloqueio puxadas para cima.
Uma cavilha de fixação não é mostrada na EP 1790 521 Al, somente uma cavilha de bloqueio com uma dupla função.
Assim as cavilhas de guia são pressionadas contra o lado superior da ranhura da calha de fundo. Desfavorável numa forma de realização deste género é que a placa base já não entra em 2 contacto com a calha de retenção. Existe portanto um interstício entre a placa base e o fundo.
Isto significa que a estrutura de assento suportada pela base do banco dispõe de uma determinada folga. Uma outra desvantagem da disposição da EP 1 790 521 AI resulta de que a base do banco e portanto o assento da viatura é fixado para cima, ao contrário da direção do esforço. O peso do assento da viatura e o peso do passageiro atuam contra a força de fixação da placa com efeito de mola e suprime esta parcialmente. Devido ao interstício entre a calha e a placa de fundo não é obtida uma união positiva. A partir da EP 0993392 AI tornou-se conhecido um dispositivo para uma fixação de remoção rápida, deslocável e de bloqueio rápido de uma peça de equipamento de uma viatura, em que pelo menos dois elementos tensores são estirados por superfícies inclinadas ou de cunha em direção da calha de fundo, de modo que é provocado um efeito de aperto. Adicionalmente aos elementos tensores também está prevista uma unidade de posicionamento. Um aperfeiçoamento de um dispositivo com o qual a unidade de posicionamento possa ser acionada em conjunto dom os elementos tensores não é mencionada na EP 0993392 AI. A unidade de posicionamento é retida por um elemento de mola. A unidade de acionamento da EP 0 993 392 AI é aperfeiçoada por uma disposição conforme a DE 198 51 392A. Numa disposição conforme a DE 198 51 392A é para o acionamento utilizada uma cavilha de bloqueio, a qual por intermédio de um disco de corrediça e um carne de comando aciona a cavilha de aperto. Um comando de corrediça deste género apresenta uma construção complicada e dispendiosa. As cavilhas de aperto conforme a DE 198 51 392A estão por seu lado apoiadas com molas. Com as 3 cavilhas de aperto pode ser alcançada uma fixação sem folga com a calha de fundo, contudo não se trata de um ajuste positivo ou por aderência das cavilhas de aperto na calha de fundo. No caso de esforço o dispositivo pode por exemplo ser levantado contra a força das molas, pelo que podem surgir ruidos de batidas. Além disso são para uma fixação sem folgas necessários um grande número de cavilhas de fixação. 0 objetivo da invenção é portanto evitar as desvantagens do mencionado estado da técnica e desenvolver um dispositivo simples e facilmente amovível com o qual é alcançado um suporte seguro e rápido.
De acordo com a invenção este objetivo é atingido com um dispositivo conforme a reivindicação 1. 0 dispositivo para uma ligação intermitente, isto é temporária de um objeto móvel, principalmente de um assento de viatura, com calhas de retenção que apresentam ranhuras longitudinais inclui várias cavilhas de guia que se projetam para baixo, as quais são conduzidas na calha de retenção bem como uma cavilha de bloqueio deslocável no sentido axial e uma cavilha de fixação deslocável no sentido axial, a um espaçamento para com a cavilha de bloqueio para um engate na calha de retenção. A cavilha de retenção e a cavilha de fixação são ajustáveis por intermédio de um mecanismo de alavanca.
Também a EP 1892 142 AI apresenta um dispositivo com um dispendioso comando de corrediça de construção complicada bem como molas na cavilha de bloqueio de forma análoga à construção como na DE 198 51 392 A.
Uma outra publicação, a qual apresenta um dispositivo para uma ligação amovível de um assento, é apresentada na DE 10 2005 023007 B3. Em vez da cavilha de bloqueio na DE 10 2005 023007 4 Β3 é utilizada uma chapa de bloqueio. Na DE 10 2005 023007 B3 a fixação efetua-se com o auxilio de uma cavilha de guia, quando a barra de travamento é levantada ou abaixada.
De acordo com a invenção o mecanismo de alavanca compreende um braço de alavanca pivotante em torno de um ponto de rotação. O braço de alavanca une por intermédio de eixos articulados a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação deslocáveis no sentido axial. O eixo articulado para a cavilha de bloqueio está disposto antes do ponto de rotação e o eixo articulado para a cavilha de fixação atrás do ponto de rotação do braço da alavanca. Com o auxilio do braço de alavanca a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação são deslocadas em sentidos opostos. O braço de alavanca atua principalmente como alavanca bidirecional. Devido ao abaixamento e o bloquear simultâneo é na invenção alcançada uma fixação particularmente firme, dado que a cavilha de fixação é fixada por aderência e por união positiva com a ranhura em forma de T da calha de retenção. O dispositivo é fixado para baixo contra a calha. O peso de assento do passageiro e do passageiro atua no dispositivo de acordo com a invenção contra a força de tensão, tal como no estado da técnica, por exemplo na EP 1 790 521 A.
Numa forma de realização preferencial o dispositivo está de tal modo configurado que no caso do bloqueio a cavilha de bloqueio se ajusta em união positiva e em união por aderência às ranhuras longitudinais da calha de retenção e as cavilhas de guia apresentarem um espaçamento para com as ranhuras longitudinais da calha de retenção.
De forma favorável em configurações deste género a fixação efetua-se apenas por meio da cavilha de fixação e uma parte da placa. A respetivamente as cavilhas de guia servem quando não estiverem carregadas somente como guia do perfil de bloqueio 5 na calha de retenção, dado que elas apresentam um espaçamento para com a ranhura da calha de retenção. Somente no caso de um impacto, no qual por exemplo a estrutura do assento se inclina para frente, nesta forma de realização as cavilhas de guia entram em contacto com a ranhura, evitando assim o arrancar do objeto, neste caso o assento de passageiro retido na ranhura de guia.
Numa forma de realização particularmente preferencial o mecanismo de alavanca é configurado de tal forma que tanto o travar como o destravar do dispositivo para uma ligação intermitente, isto é temporária de um objeto móvel seja possível apenas por intermédio de um pedal. Isto é uma vantagem em relação a todos os dispositivos para uma ligação temporária de um objeto móvel conhecidos a partir do estado da técnica, dado que nestes dispositivos o travar e o destravar era apenas possível pelo facto do operador se baixar, ao passo que no dispositivo de acordo com a invenção o travar e o destravar pode ser realizado numa posição vertical, apenas com o pé.
Conforme uma forma de realização aperfeiçoada do invento o mecanismo de alavanca a ser acionado apenas com um pé é configurado de tal modo que este está protegido contra um destravar acidental. De preferência é para este efeito instalada uma chapa de fecho. Para destravar o mecanismo de alavanca da posição fechada, o dispositivo pode estar equipado de tal modo que para este efeito seja necessário exercer simultaneamente uma força para baixo e no sentido lateral. Uma disposição deste género tem a vantagem de que somente por meio de uma pressão para baixo do pedal não pode suceder um destravar do bloqueio. 6
Além de um bloqueio e desbloqueio por intermédio de um pedal o bloqueio e o desbloqueio também pode ser realizado com outros dispositivos, por exemplo com uma alavanca ou um manipulo com um botão de pressão acionado por efeito de mola, o qual pode ser engatado num furo por exemplo num suporte. Pelo engate do botão de pressão no furo do suporte o mecanismo de alavanca conforme a invenção pode ser fixado na posição de bloqueio.
Como anteriormente descrito, a utilização de uma alavanca bidirecional a qual movimenta a cavilha de fixação para cima como também a cavilha de bloqueio para baixo, tem a vantagem de que esta é configurada de forma muito mais simples, do que o complicado comando de corrediça conhecido a partir da DE 198 51 392A1. Uma outra vantagem consiste no facto de que tanto as cavilhas de fixação bem como as cavilhas de guia e de bloqueio não estarem dispostas de forma flexivel num perfil de bloqueio, mas sim de forma rigida. Deste modo é possivel que o assento da viatura, o qual pode estar disposto no dispositivo, esteja fixado sem folga bem com em união positiva e por aderência com a calha de fundo. Principalmente são evitados os ruidos de bater, os quais podem surgir pela elevação da mola no dispositivo conforme a DE 198 51 392 AI.
Em comparação com a EP 0 993 392 é evitado o abaixamento flexivel da cavilha de bloqueio e principalmente é apresentada uma disposição simples, com a qual tanto a cavilha de bloqueio bem como também a cavilha de fixação podem ser movimentadas em conjunto. Na EP 0 993 392 a fixação é alcançada com um grande número de cavilhas de fixação, ao passo que na solução de acordo com a invenção a fixação é alcançada com uma única cavilha de fixação por cada perfil de bloqueio.
Em comparação com a EP 1 7 90 521 AI é pelo abaixamento e o simultâneo aperto das cavilhas de fixação alcançada uma 7 fixação firme. Particularmente um objeto, por exemplo um assento, pode ser apertado e fixado sem folga contra a placa de fundo.
Como anteriormente descrito, as cavilhas de bloqueio e as cavilhas de fixação de acordo com a invenção são com o mecanismo de alavanca movimentadas em sentidos opostos. Conforme a invenção o mecanismo de alavanca é configurado de tal modo que, quando a alavanca se encontrar numa posição aberta, a cavilha de bloqueio é elevada e a cavilha de fixação é abaixada. Se a alavanca for colocada da posição aberta para baixo, por exemplo por meio de abaixamento, então a cavilha de bloqueio é movimentada para baixo e simultaneamente a cavilha de fixação é puxada para cima, até esta se ajustar à calha de retenção disponibilizando uma união por aderência e uma união positiva.
De preferência o dispositivo contém um perfil de bloqueio com encabadouros, em que um encabadouro recebe a cavilha de bloqueio e um outro encabadouro a cavilha de fixação e no respetivo encabadouro a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação ser móvel no sentido axial.
De preferência o mecanismo de alavanca está equipado com um braço de alavanca pivotante em torno de um ponto de rotação. Para poder abaixar mais facilmente o braço de alavanca da posição aberta para a posição fechada e principalmente para aplicar as necessárias forças de fixação, com as quais se realiza uma fixação da cavilha de fixação por união positiva na calha de retenção, está previsto que o braço de alavanca inclua um pedal de comando.
Num aperfeiçoamento preferencial o braço de alavanca une por intermédio de eixos articulados a cavilha de fixação e a 8 cavilha de bloqueio deslocáveis no sentido axial. Os eixos articulados podem movimentar a cavilha de fixação e a cavilha de bloqueio num furo oblongo. Se a alavanca para a fixação for movimentada para baixo, então o eixo articulado da cavilha de bloqueio movimenta-se, por exemplo, no furo oblongo para baixo e o eixo articulado da cavilha de fixação movimenta-se no furo oblongo para cima. 0 eixo articulado para a cavilha de bloqueio está normalmente disposto antes do ponto de rotação do braço de alavanca, o eixo articulado da cavilha de fixação está disposto atrás do ponto de rotação do braço de alavanca. Se agora a alavanca for movimentada de cima para baixo em torno do eixo de rotação, então sucedem os movimentos anteriormente descritos, isto é, a cavilha de bloqueio é colocada para baixo, a cavilha de fixação vem para cima. 0 movimento da cavilha de bloqueio e da cavilha de fixação efetua-se de preferência no sentido axial em encabadouros, os quais por exemplo podem estar introduzidos no perfil de bloqueio.
Como anteriormente explicado, o braço de alavanca está de tal modo configurado, que o mesmo pode ser colocado numa posição bloqueada, na qual a cavilha de fixação se encontra fixada por união de aderência e por união positiva com a calha de retenção. 0 dispositivo compreende de preferência uma unidade de fecho respetivamente de fixação, a qual fixa o braço de alavanca na posição fixada. Quanto à unidade de fixação trata-se de preferência de uma placa de fecho com um esbarro superior, no qual na posição de bloqueio se ajusta a alavanca. 0 esbarro absorve então na posição bloqueada a força contrária. A unidade compreende principalmente um perfil de bloqueio. 0 perfil de bloqueio inclui cavilhas de guia salientes para baixo bem como um encabadouro para a cavilha de bloqueio e um 9 encabadouro para a cavilha de fixação. Cavilhas de bloqueio e de fixação podem no respetivo encabadouro ser movimentadas no sentido axial. 0 perfil de bloqueio ajusta-se na posição de fixação à calha de retenção. Para na posição aberta da alavanca manter a cavilha de bloqueio de forma segura por cima da calha de retenção, pode numa configuração da invenção estar previsto que a cavilha de bloqueio tenha um anel de retenção. Quando o braço de alavanca for movimentado para baixo ligeiramente em direção da posição fechada, o anel de retenção liberta a cavilha de bloqueio. A cavilha de bloqueio cai então pelo seu próprio peso e do peso da alavanca para baixo e imerge num furo da calha de retenção. Também outras possibilidades são pensáveis para na posição aberta da alavanca manter de forma segura a cavilha de bloqueio por cima da calha de retenção.
Para poder deslocar facilmente o dispositivo ao longo da calha de retenção, está previsto que o dispositivo tenha um sistema deslizante, por exemplo anéis deslizantes que se projetam para baixo. A largura dos anéis deslizantes respetivamente dos elementos deslizantes corresponde praticamente à largura do perfil de bloqueio.
Numa configuração preferencial pode estar previsto que o perfil de bloqueio acolha um rolo particularmente um rolo transportador. Para este efeito pode de preferência uma das extremidades do perfil de bloqueio ser configurada de forma bifurcada para acolher um rolo transportador. Com o rolo transportador podem ser resolvidos vários problemas. Assim é possivel transportar de forma simples o dispositivo com a base da cadeira e os assentos do veiculo aparafusados no mesmo, numa posição não ancorada, isto é principalmente numa posição não ligada com a calha de retenção. 10
Além disso o espaçamento do rolo transportador até à cavilha de guia disposta no perfil de bloqueio pode ser escolhido de tal modo que o rolo transportador engata numa abertura da calha de retenção, sendo a seguir o dispositivo com o perfil de bloqueio rodado em torno do eixo do rolo transportador, em que devido à posição do rolo transportador em relação às cavilhas de guia, aquando da rotação as cavilhas de guia poderem ser inseridas nas respetivas aberturas. 0 rolo transportador adota portanto uma indexação ou uma função de pesquisa.
Numa realização particularmente preferencial o objeto móvel, o qual é por meio do dispositivo conforme a invenção temporariamente ancorado na calha de retenção, é um assento de veiculo. É particularmente preferencial quando a parte superior da base da cadeira estiver ligada de forma amovível com o perfil de bloqueio, e não como anteriormente de forma fixa, por exemplo por soldadura. É muito especialmente preferencial quando a parte superior da base da cadeira for configurada como uma peça de chapa inteiriça dobrada em forma de U ou em forma de C. A seguir a invenção é na base das figuras descrita de forma exemplificativa, sem ser restrita às mesmas.
Mostram:
Figura 1 um dispositivo de acordo com a invenção com uma parte superior da base da cadeira para acolher um assento de veículo;
Figuras 2a - 2b assento de passageiro com diferentes bases da cadeira;
Figura 3a vista em pormenor de uma base central de cadeira; 11 11 Figura 3b Figura 4 Figura 5a Figura 5b Figuras 6a Figuras 7a Figuras 8a vista em pormenor de uma base individual de cadeira; vista de cima sobre uma calha de retenção; vista em pormenor de um perfil de bloqueio numa posição aberta da alavanca (sem fixação); vista em pormenor de um perfil de bloqueio numa posição fechada da alavanca (fixação); - 6b realização de um perfil dobrado conforme as figuras 7a - 7 c; - 7b um perfil dobrado para uma parte superior de uma base de cadeira; - 8b vista de um perfil de bloqueio com um rolo transportador.
Na fig. 1 é representado numa vista geral um dispositivo 1 de acordo com a invenção. 0 dispositivo 1 de acordo com a invenção serve para a ligação temporária de um objeto móvel 3 com uma calha de retenção 5. 0 dispositivo 1 representado na fig. 1 está colocado na posição de fixação, como representado em pormenor na fig. 5b. 0 dispositivo 1 de acordo com a invenção compreende um mecanismo de alavanca 10, o qual é realizado como braço de alavancal2. O braço de alavanca 12 é pivotante em torno de um ponto de rotação 14, e isto a partir de uma posição aberta OF representada somente com linhas tracejadas, em que o dispositivo 1 não está fixado com a calha de retenção 5, para uma posição fechada G, em que o dispositivo 1 está fixado com a calha de retenção. 0 movimento pivotante realiza-se ao longo da seta 16.
Com o braço de alavanca 12 de acordo com a invenção é num movimento de vaivém movimentada tanto a cavilha de bloqueio 30 no sentido axial 32 bem como também a cavilha de fixação 40 no sentido axial 42. Além disso é na fig. 1 representado o perfil de bloqueio 50, o qual na calha de retenção 5 é guiado com 12 auxílio das cavilhas de guia, 52.1, 52.2, 52.3, 52.4, 52.5 que se projetam para baixo a partir do perfil de bloqueio e podendo ser movimentado ao longo da calha de retenção no sentido axial 100. Para apoiar o movimento no sentido 100 ao longo da calha de retenção, estão previstos elementos deslizantes 54.1, 54.2. Os elementos deslizantes 54.1, 54.2 são de preferência feitos de matéria sintética e estendem-se ao longo de toda a largura do perfil de bloqueio 50.
Se a alavanca é passada da posição aberta OF para a posição fechada representada na fig. 1, então em primeiro lugar a cavilha de bloqueio 30 cai devido ao seu peso próprio e devido à alavanca que é conduzida para baixo, para dentro de um furo de bloqueio. Para salvaguardar e facilitar a introdução da cavilha de bloqueio no furo de bloqueio, também quando houver um ligeiro desvio, a cavilha de bloqueio está de preferência provida com um faseamento 34. A cavilha de bloqueio desliza no sentido axial 32 para dentro de um encabadouro do perfil de bloqueio 50, como é mostrado nas figuras 5a e 5b.
Como consta da fig. 1, a qual mostra o estado de fixação do dispositivo de bloqueio, apenas a cavilha 40 com uma parte de placa 41 se ajusta no lado inferior na ranhura embutida no lado inferior na calha de retenção 5 e fixa em união positiva e por aderência o perfil de bloqueio com a calha de retenção 5. É de referir que a fixação ser realiza apenas por meio da cavilha de fixação 40 e da parte de placa 41, ao passo que as cavilhas de guia 52.1, 52.2, 52.3, 52.4, 52.5 caso estarem sem carga, servem apenas de guia do perfil de bloqueio na calha de retenção e apresentam um espaçamento para com a ranhura 62 da calha de retenção 5. Somente no caso de um embate, no qual por exemplo a estrutura da cadeira se inclina para frente, as cavilhas de guia entram em contacto com a 13 ranhura 62, evitando assim o arrancar do objeto, neste caso o assento do passageiro, retido na calha de guia.
Para travar a alavanca 12 na posição fixada, está como dispositivo de travamento na estrutura 3 da cadeira previsto um dispositivo de fixação 7 0 sob forma de uma chapa de fecho. O dispositivo de fixação apresenta um esbarro 72, no qual se ajusta o braço de alavanca 12, de modo que é evitado o soltar da fixação da cavilha de fixação40 com a calha de retenção. Além disso é possível ver nitidamente que na alavanca 12 se encontra um pedal de comando 74, o qual serve para movimentar de forma simples a alavanca 12 da posição aberta OF para a posição fechada (posição G) e pressionar para o não representado engate com esbarro 72. A força contrária à força de fixação da cavilha 40 à calha de retenção é absorvida pelo esbarro 72 do dispositivo de fixação. A parte superior 3 da base da cadeira pode por exemplo acolher um assento de passageiro, como representado nas figuras 2a e 2b. Muito importante no dispositivo para uma ligação temporária é que ao contrário para com a EP 1 790 521 AI a cavilha de bloqueio não é fixada para baixo no fundo, isto é a cavilha de bloqueio não está sujeita a um esforço.
Na fig. 2a é mostrada uma forma da realização da invenção na qual são utilizadas respetivamente duas bases de cadeira (bases individuais) por assento ou por banco 100. As bases de cadeira 110.1, 110.2, 110.3, 110.4 compreendem respetivamente uma parte superior da base de cadeira 103.1, 103.2, 103.3, 103.4 bem como dispositivos ligados com a peça superior da base de cadeira, neste caso perfis de bloqueio 101.1, 101.2, 101.3, 101.4 para uma ligação temporária com a calha de retenção. As componentes 103.1, 103.2, 103.3, 103.4 correspondem essencialmente à componente 3 na fig. 1, as 14 componentes 101.1, 101.2, 101.3, 101.4 à componente 1 na fig. 1. Em vez de duas bases nos exemplos conforme a fig. 2a também é possível equipar um assento de passageiro 100, como mostrado na fig. 2b, com uma base central 203. A base central 203 corresponde essencialmente à parte superior 3 da fig. 1. A base central 203 compreende dispositivos dispostos no lado esquerdo e no lado direito, aqui: perfis de bloqueio para uma ligação temporária da base central com uma calha de retenção, em que está prevista uma alavanca centrada na zona da base central 203 para a fixação das cavilhas de fixação, a qual acopla de forma bifurcada ambos os perfis de bloqueio. A fig. 3a é uma vista em pormenor de uma base central 203 conforme mostrado na fig. 2b. A base central na fig. 3a também é denominada por 203. A base central 203 é por sua vez configurada como parte superior da base de cadeira tal como a componente 3 na fig. 1. À esquerda e à direita a base central 203 está equipada com dispositivos para a ligação temporária 201.1, 201.2 da base central 203 com as calhas de retenção 205.1, 205.2 realizadas à esquerda e à direita da base central. As calhas de retenção 205.1, 205.2 estão na forma de realização representada ligadas num perfil comum com o fundo 290 da viatura, por exemplo coladas e apresentam uma ranhura 292.1, 292.2 em forma de T. Na ranhura em forma de T são conduzidas as cavilhas de guia das quais no presente caso são representadas uma por perfil de bloqueio 252.1.1, 252.1.2. Como se pode identificar claramente na fig. 3a, as cavilhas de guia normalmente não entram em contacto com a ranhura em T da calha de retenção, contudo servem apenas como guia do dispositivo. Entre a ranhura em T e as cavilhas de guia é mantido um espaçamento. Os dois perfis de bloqueio assentam sobre elementos deslizantes 254.1.1 bem como 254.1.2 da respetiva calha de retenção. Na vista de cima na fig. 3a 15 não estão representadas as cavilhas de fixação bem como as cavilhas de bloqueio. A cavilha de bloqueio quando em posição de fixado cai numa abertura da calha de retenção e impede um deslocamento axial ao longo da calha de retenção do perfil de bloqueio. A cavilha de fixação, principalmente a parte da placa, é no caso de um bloqueio puxada para cima e ajusta-se deste modo em união positiva e união por aderência à ranhura em T da calha de retenção .
As cavilhas de guia são apenas pressionadas contra a calha de retenção quando ocorrem cargas extraordinárias, tais como por exemplo um acidente. Na fig. 3a são mostradas igualmente duas posições OF e G do braço de alavanca 212. 0 braço de alavanca 212, o qual movimenta as cavilhas de bloqueio e de fixação de ambos os perfis de bloqueio, é na fig. 3a denominado por 212. A posição aberta, na qual a cavilha de bloqueio não engata na abertura de uma calha de retenção e a cavilha de fixação não encosta na ranhura em T, é denominada por OF. Para fixar os perfis de bloqueio e assim a base central com a calha de retenção, a alavanca 212 é ao longo da fenda 296 movimentada da posição OF para a posição G. Na parte inferior da fenda 296 é mostrado o dispositivo de fixação 270 com o esbarro 272. A alavanca 212 é colocada pela abertura 298 na zona 299. Na área 299 a alavanca 270 realiza novamente um movimento para cima contra o esbarro 272. A força de fixação introduzida na calha de retenção é na posição fechada absorvida pelo esbarro 272.
Ao contrário das convencionais bases de cadeiras com ligações temporárias com uma calha de retenção, no presente caso a parte superior 203 da base da cadeira com os dois perfis de bloqueio 201.1, 201.2 não está ligada, permanentemente por exemplo com o auxilio de uma união soldada, mas sim de forma amovível com o auxilio de uma união aparafusada 280.1, 280.2. Isto tem como resultado, principalmente aquando do fabrico, 16 uma redução do dispêndio, principalmente quando o perfil da base central for configurado como perfil dobrado.
Na fig. 3b é representada a forma de realização de uma base de cadeira, tal como é utilizada numa disposição conforme a fig. 2a. As mesmas componentes como na fig. 3a são assinaladas com um número de referência aumentado por 100. Ao contrário para com a fig. 3a a alavanca 312 não é movimentada da posição aberta OF para a posição fechada G para um recorte central, mas sim no lado da parte superior da base 303 da cadeira. Para a segurança serve um dispositivo de fixação 370 aplicado na base 303 da cadeira, o qual pode ser configurado como uma placa de fecho. Tal como no caso da guia central o dispositivo de fixação 370 compreende um esbarro 372, o qual é configurado sob forma de uma reentrância, na qual a alavanca 312 pode engatar na posição fechada. Tal como no caso da fig. 3a, também na realização da fig. 3b, o dispositivo de bloqueio está ligado com um parafuso 380 com a parte superior da base 303 da cadeira. A fig. 4 mostra uma vista de cima sobre uma calha de retenção 5, a qual a distâncias da linha do centro M está guarnecida com furos 19. Os furos 19 apresentam uma largura B, a qual corresponde essencialmente à largura de abertura da calha de retenção.
Na zona 21 da calha de retenção é formada uma ranhura em forma de T. Nas aberturas 19 podem ser introduzidas as cavilhas de guia. 0 perfil de bloqueio (fig. 1: número de referência 1) é então deslocado no sentido axial 100 de tal modo que as cavilhas de guia fiquem situadas na zona da ranhura 21 em forma de T. Por outro lado a cavilha de bloqueio situa- se então diretamente sobre uma abertura 19. Se a alavanca é desbloqueada e a cavilha de bloqueio liberada, então esta 17 devido ao efeito da alavanca e o seu peso próprio cai na abertura 19 e impede um movimento do perfil de bloqueio no sentido longitudinal 100 da calha de retenção. Ao mesmo tampo efetua-se uma fixação da cavilha de fixação contra a ranhura em forma de T. O processo da fixação é mostrado em pormenor nas figuras 5a e 5b. As mesmas componentes como na fig. 1 são nas figuras 5a e 5b designadas com os mesmos números de referência. A fig. 5a mostra em corte perfis de bloqueio, em que o perfil de bloqueio não está fixado com a calha de retenção 5. O perfil de bloqueio 1 desliza sobre elementos deslizantes 54.1, 54.2. As cavilha de guia 52.1, 52.2, 52.3, 52.4, 52.5 projetam-se para dentro da calha de retenção 5. A cavilha de fixação 40 bem como a cavilha de bloqueio 30 estão alojadas no perfil de bloqueio 34, 44. A cavilha de bloqueio compreende um anel de retenção 46. A cavilha de bloqueio é acoplada pelo eixo articulado 38, bem como a cavilha de fixação pelo eixo articulado 48. Os eixos articulados são pelo mecanismo de alavanca movimentados no sentido axial 32.1 respetivamente 42.1, quando o braço de alavanca for movido para cima na posição aberta. Por este meio a cavilha de bloqueio 30 é elevada na direção 32.1 e a cavilha de fixação é baixada na direção 42.1. O rebordo da placa 41 da cavilha de fixação 40 já não se ajusta à calha de retenção 5, isto é não existe fixação. Deste modo a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação movimentam-se nos furos oblongos 39 e 49 do perfil de bloqueio. Como se pode verificar na fig. 5a, a cavilha de bloqueio 30 encontra-se no estado aberto por cima da calha de retenção 5, e a cavilha de fixação 40 não se encontra ajustada na calha de retenção. 18
Se agora a alavanca for movimentada para baixo, então, como se mostra na fig. 5b, a cavilha de bloqueio é desengatada e cai, como assinalado com a seta 32.2, com o movimento da alavanca para baixo. Devido ao movimento da alavanca o eixo articulado 38 é no furo oblongo 39 movimentado para baixo e assim também a cavilha de bloqueio 30. Ao contrário disto é pelo movimento da alavanca o eixo articulado 48 da cavilha de fixação 40 no furo oblongo 49 movimentado para cima e a cavilha de fixação fixada por união de aderência e por união positiva com a ranhura em forma de t, com a assim denominada ranhura T da calha de retenção 5. O próprio perfil de bloqueio 5 é deste modo amplamente sem folga fixado à calha de retenção.
As figuras 6a até 7c mostram a produção e uma dai resultante parte superior da base da cadeira, a qual é unida com o perfil de bloqueio de forma amovivel ou não amovivel, de preferência contudo de forma amovivel por meio de parafusos. A cavilha de bloqueio mostrada nas figuras 6a até 7c é uma parte especial superior da cadeira , isto é uma peça inteiriça dobrada. A parte especial superior da base da cadeira mostrada nas figuras 6a até 7c é produzido por meio de um único recorte de chapa por intermédio de dobragem. Isto é mostrado nas figuras 6a até 6b. Em primeiro lugar é de uma chapa recortada uma tira com três secções 1100, 1200 e 1300. A secção central 1200 inclui ressaltos 1202.1, 1202.2, 1202.3, 1202.4 bem como entalhes 1204.1, 1204.2, 1204.3, 1204.4, os quais por exemplo podem ser introduzidos na chapa por meio de laser. Numa etapa seguinte a chapa é dobrada ao longo da linha 1500. A fig. 6b mostra a vista de cima sobre a chapa dobrada. Claramente visiveis são as secções 1100, 1200 e 1300. A largura Bi das secções 1100, 1300 é menor do que a largura B2 da secção central 1200. A largura B2 tem pelo menos, de preferência exatamente o dobro da espessura de material da chapa da qual 19 as tiras de chapa são recortadas para a produção da parte superior da base da cadeira, mais largas do que a largura Bi das secções 1100, 1300. De preferência a espessura de material s da chapa perfaz entre 2 mm e 5 mm, de preferência 3 mm.
Numa outra etapa do processo a peça de chapa inteiriça mostrada na fig. 6b vista de cima, é novamente dobrada ao longo da linha 1600.1, 1600.2, de modo que resulta a parte superior da base da cadeira mostrada na fig. 7a. As secções individuais da parte superior da base da cadeira, isto é as secções 1100, 1300 bem como a secção do meio 1200 são assinaladas com os mesmos números de referência.
Para estabilizar a parte superior da base da cadeira conforme as figuras 6a até 6b produzida de uma peça de chapa inteiriça, pode na zona dos ressaltos 1202.1, 1202.2, estar previsto unir firmemente a secção 1100, 1300 com a secção do meio 1200, por exemplo por intermédio de soldagem, por intermédio de união sob pressão mas também por meio de aparafusamento.
As figuras 7b e 7c mostram cortes através da parte superior da base da cadeira. A fig. 7b mostra um corte A - A, a fig. 7c um corte B - B. É nitidamente visível na fig. 7b (corte A - A) o perfil dobrado. A espessura do material do perfil perfaz s. A largura total B2 na secção 1200 é a largura Bi + 2s, em que Bi é a largura da secção 1100 respetivamente 1300, como mostrado na fig. 6b, respetivamente como indicado no corte B - B (fig. 7c) e s a espessura do material. A parte superior da base da cadeira, tal como mostrada nas figuras 6a até 7c, destaca-se por um método de produção muito simples. É óbvio que isto é somente uma variante de uma parte 20 superior da base da cadeira. Também seriam possíveis partes superiores da base da cadeira, nas quais estejam soldadas secções diferentes. Uma parte superior da base da cadeira deste género então já não seria uma componente inteiriça, a qual é produzida por uma única peça de chapa por meio de dobragem, mas sim uma parte superior da base da cadeira de várias peças.
Nas figuras 8a e 8b é mostrada uma forma de realização da invenção, na qual um perfil de bloqueio 1, tal como por exemplo também é mostrado na fig. 1, está numa extremidade 2000 guarnecido com um rolo transportador 2010. A extremidade 2000 do perfil de bloqueio é bifurcada para receber o rolo transportador 2010.
Com o auxílio do rolo transportador 2010 torna-se possível, no estado montado (não representado), movimentar facilmente o perfil de bloqueio com a base da cadeira montada no mesmo e o banco do veículo aparafusado na base da cadeira. A distância ARoiie do centro 2020 do rolo transportador 2010 a partir da primeira cavilha de guia 2054.1, a qual está disposta no perfil de bloqueio 1, é escolhida de tal modo que quando o rolo transportador 2010 do perfil de bloqueio 1 for colocado numa primeira abertura respetivamente num furo 2019.1 da calha de retenção e for dobrado em direção 2030, as cavilhas de guia 2054.1, 2054.2, 2054.3 serem introduzidas nas aberturas respetivamente nos furos 2019.2, 2019.3, 2019.4 atribuídos às mesmas. A posição das cavilhas de guia 2054.1, 2054.2, 2054.3 em relação aos furos 2019.2, 2019.3 e 2019.4 já está determinada na forma de realização representada. O rolo transportador 2010 adota portanto uma função de indexação 21 respetivamente uma função de pesquisa para as cavilhas de guia. A distância das respetivas aberturas respetivamente dos furos de guia é regular e perfaz L como está indicado. A fig. 8b mostra uma vista de cima sobre uma disposição conforme a fig. 8a. Componentes iguais também estão por seu lado assinaladas com os mesmos números de referência. Como se pode verificar na vista de cima, devido à deslocação do rolo transportador 2010 para o furo 2019.1 é determinada a posição das cavilhas de guia 2054.1, 2054.2, 2054.3 sobre as respetivas aberturas ou furos. É bem visível na vista de cima conforme a fig. 8b a configuração bifurcada do perfil de bloqueio na extremidade. Na reentrância 2070 do perfil de bloqueio está inserido o rolo transportador 2010, em que o eixo de rotação 2020, no qual o rolo transportador está disposto de forma rotativa, é nitidamente visível.
Com a invenção é pela primeira vez apresentado um dispositivo, com o qual de forma simples é possível fixar um objeto móvel de forma segura numa calha de retenção, bloquear ali o mesmo e desbloquear novamente de forma simples, particularmente por mero acionamento de um pedal. Uma vantagem além da união segura também é a de que o mecanismo de bloqueio e de desbloqueio por meio de um mecanismo de alavanca se j a configurado de tal modo que o mesmo pode ser acionado apenas por um pedal. A invenção abrange aspetos, os quais constam nos seguintes princípios, os quais fazem parte da descrição, não sendo contudo princípios em conformidade com a decisão J 15/88 da Instância de Recursos. 22 1. Dispositivo para a união temporária de um objeto móvel, particularmente de um assento de veiculo, com uma calha de retenção com ranhuras longitudinais, em que o dispositivo compreende várias cavilhas de guia que se projetam para baixo, as quais são guiadas na calha de retenção, bem como uma cavilha de bloqueio deslocável no sentido axial e uma cavilha de fixação deslocável no sentido axial disposta a uma distância para com a cavilha de bloqueio, para o engate na calha de retenção caracterizado por, a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação serem ajustáveis em comum por intermédio de um mecanismo de alavanca. 2. Dispositivo de acordo com o principiol, caracterizado por, a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação serem com o auxilio do mecanismo de alavanca deslocáveis em sentidos opostos. 3. Dispositivo de acordo com um dos princípios 1 ou 2, caracterizado por o mecanismo de alavanca compreender pelo menos um braço de alavanca pivotante em torno de um ponto de rotação. 4. Dispositivo de acordo com um dos principio 1 até 3, caracterizado por, o braço de alavanca compreender um pedal de comando. 5. Dispositivo de acordo com um dos princípios 1 até 4, caracterizado por o mecanismo de alavanca ser configurado de tal modo que um destravar e um travar do objeto móvel com a calha de 23 retenção se efetuar apenas com o acionamento do pé particularmente por um pedal de comando. 6. Dispositivo de acordo com um dos princípios 3 até 5, caracterizado por, o braço de alavanca através de eixos articulados acoplar a cavilha de fixação e a cavilha de bloqueio deslocável no sentido axial, em que o eixo articulado para a cavilha de bloqueio está disposto antes do ponto de rotação do braço de alavanca e o eixo articulado para a cavilha de fixação atrás do ponto de rotação do braço de alavanca. 7. Dispositivo de acordo com um dos principio 3 até 6, caracterizado por, o braço de alavanca ser configurado de tal modo que o braço de alavanca pode ser colocado numa posição de bloqueio, na qual a cavilha de fixação pode ser fixada em união por aderência e união positiva com a calha de retenção. 8. Dispositivo da acordo com um dos principio 1 até 7, caracterizado por, o dispositivo compreender um mecanismo de fecho, o qual com um dispositivo de fixação fixa o braço de alavanca numa posição de bloqueio. 9. Dispositivo de acordo com o principio 8, caracterizado por, o dispositivo de fixação ser uma placa de fecho com esbarro. 10. Dispositivo de acordo com um dos princípios 1 até 9, caracterizado por, 24 para soltar o braço de alavanca dever ser exercida simultaneamente uma força para baixo, principalmente em direção da calha de retenção e lateralmente, principalmente em paralelo para com a calha de retenção. 11. Dispositivo de acordo com um dos princípios 1 até 10, caracterizado por, o dispositivo compreender um perfil de bloqueio com um encabadouro, em que um encabadouro acolhe a cavilha de bloqueio e o outro encabadouro a cavilha de fixação e a cavilha de bloqueio e a cavilha de fixação serem no respetivo encabadouro móveis no sentido axial. 12. Dispositivo de acordo com o principio 11, caracterizado por, a cavilha de bloqueio compreender um anel de retenção, com o qual a cavilha de bloqueio possa ser retida do encabadouro, quando o braço de alavanca se encontra numa posição aberta. 13. Dispositivo de acordo com um dos princípios 1 até 12, caracterizado por, o dispositivo compreender pelo menos uma unidade deslizante. 14. Dispositivo de acordo com um dos principio 1 até 13, caracterizado por, o dispositivo ser abrangido por uma parte superior da base da cadeira. 15. Dispositivo de acordo com o principio 14, caracterizado por, a parte superior da base da cadeira estar ligada de forma amovivel com o perfil de bloqueio. 25 16. Dispositivo de acordo com um dos principio 14 até 15, caracterizado por, a parte superior da base da cadeira compreender um perfil de chapa dobrada. 17. Dispositivo de acordo com o principio 16, caracterizado por o perfil dobrado ser configurado como peça inteiriça.
Lisboa, 30 de Agosto de 2013

Claims (12)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel (3), particularmente um assento de veiculo, com uma calha de retenção (5) que apresenta ranhuras longitudinais, em que o dispositivo compreende várias cavilhas de guia (52.1, 52.2, 52.3, 52.4) que se projetam para baixo, as quais são guiadas na calha de retenção (5), bem como uma cavilha de bloqueio (30) deslocável no sentido axial e uma cavilha de fixação (40) deslocável no sentido axial a qual está disposta com um espaçamento para com a cavilha de bloqueio (30), para o engate na calha de retenção (5), em que a cavilha de bloqueio (30) e a cavilha de fixação (40) são ajustáveis em conjunto no sentido axial, por meio de um mecanismo de alavanca (10) caracterizado por, o dispositivo de alavanca (10) compreender um braço de alavanca (12) pivotante em torno de um ponto de rotação, em que o braço de alavanca (12) através de eixos articulados (38, 48) acopla a cavilha de bloqueio (30) deslocável no sentido axial (32.1, 42.1) e a cavilha de fixação (40) e o eixo articulado (38) para a cavilha de bloqueio (30) estar disposto antes do ponto de rotação (14) e o eixo articulado (48) para a cavilha de fixação (40) atrás do ponto de rotação (14) do braço de alavanca (12), de modo que a cavilha de bloqueio (30) e a cavilha de fixação (40) com o auxilio do braço de alavanca (12) serem movimentadas em sentidos opostos.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, o dispositivo estar equipado de tal modo que no caso do bloqueio a cavilha de fixação (40) se ajustar em união 2 positiva e por aderência às ranhuras longitudinais (62) da calha de retenção e as cavilhas de guia apresentarem um espaçamento para com as ranhuras longitudinais (62) da calha de retenção (5).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por , o braço de alavanca (12) compreender um pedal de comando.
4. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 3, caracterizado por, o braço de alavanca (12) ser equipado de tal modo que um destravar e um travar do objeto móvel (3) com a calha de retenção (5) se efetuar apenas por acionamento do pé, particularmente pelo pedal de comando.
5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 4, caracterizado por, o dispositivo compreender um mecanismo de fecho, o qual na posição de bloqueio fixa o braço de alavanca (12) com uma unidade de fixação (27 0) .
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por, a unidade de fixação (270) ser uma chapa de fecho com esbarro (272) .
7. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 6, caracterizado por, para soltar o braço de alavanca (12) dever ser exercida 3 simultaneamente uma força para baixo, particularmente em direção da calha de retenção (5) e no sentido lateral, particularmente em paralelo para com a calha de retenção (5) .
8. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 7, caracterizado por, o dispositivo compreender um perfil de bloqueio com encabadouros (34, 44), em que o encabadouro (34) acolhe a cavilha de bloqueio (30) e o outro encabadouro (44) a cavilha de fixação (40) e a cavilha de bloqueio (30) e a cavilha de fixação (40) serem moveis no respetivo encabadouro (34, 44).
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por, a cavilha de bloqueio (30) compreender um anel de retenção (46), com o qual a cavilha de bloqueio (30) pode ser retida no encabadouro (34), quando o braço de alavanca (12) se encontrar numa posição aberta (OF).
10. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 9, caracterizado por, o dispositivo compreender pelo menos uma unidade deslizante (54.1, 54.2).
11. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 10, caracterizado por, o dispositivo apresentar um rolo (2010) , o qual está disposto de tal modo que durante a inserção na calha de retenção (5) e um inclinar do dispositivo, através dos 4 rolos as cavilhas de guia (2054.1, 2054.2, 2054.3) serem em relação para com as aberturas (2019.1, 2019.2, 2019.3, 2019.4) da calha de retenção (5) posicionadas respetivamente indexadas.
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por, o rolo (2010) estar instalado na extremidade de um perfil de bloqueio do dispositivo. Lisboa, 30 de Agosto de 2013
PT100048297T 2009-05-12 2010-05-07 Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel com uma calha de retenção PT2253500E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009020874A DE102009020874B4 (de) 2009-05-12 2009-05-12 Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2253500E true PT2253500E (pt) 2013-09-06

Family

ID=42345346

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100048297T PT2253500E (pt) 2009-05-12 2010-05-07 Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel com uma calha de retenção

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2253500B1 (pt)
DE (1) DE102009020874B4 (pt)
DK (1) DK2253500T3 (pt)
ES (1) ES2430417T3 (pt)
PL (1) PL2253500T3 (pt)
PT (1) PT2253500E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009057447B4 (de) * 2009-12-09 2018-10-04 Sortimo Speedwave Gmbh Sitzkonsole für einen Fahrgastsitz
FR2975642B1 (fr) 2011-05-27 2014-08-22 Productions B V Systeme d'ancrage de siege sur plancher
DE102014011604A1 (de) 2014-08-04 2016-02-04 Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung, insbesondere Sitz-Liege-System, bevorzugt für ein Fahrzeug
DE102016203592A1 (de) 2016-03-04 2017-09-07 Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
DE102017215659B4 (de) 2017-09-06 2019-05-16 Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
DE102018104663A1 (de) * 2018-03-01 2019-09-05 Steffen Siemens Haltevorrichtung zum Halten eines portablen Medizingeräts

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE29712180U1 (de) * 1997-07-10 1997-09-11 Oettl Heinrich Vorrichtung zur schnellösbaren, verschiebbaren und schnell arretierbaren Befestigung eines Fahrzeugausrüstungsteiles, wie z.B. eines Sitzes
DE19851392B4 (de) 1997-11-10 2007-11-29 Allsafe Jungfalk Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum zeitweiligen Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
DE102005023007B3 (de) * 2005-05-19 2007-01-04 Daimlerchrysler Ag Einrichtung zum lösbaren Befestigen eines Sitzes
DE202005018261U1 (de) 2005-11-23 2007-04-05 Hermann Schnierle Gmbh Verstellbare Sitzhalterung für einen Fahrgastsitz
PL1892142T3 (pl) * 2006-08-23 2011-05-31 Martech Holding As Urządzenie montażowe
DE102007014420B4 (de) * 2007-03-22 2011-03-31 Allsafe Jungfalk Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum Festlegen von Gegenständen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2253500B1 (de) 2013-07-10
ES2430417T3 (es) 2013-11-20
PL2253500T3 (pl) 2013-12-31
DK2253500T3 (da) 2013-10-07
EP2253500A2 (de) 2010-11-24
EP2253500A3 (de) 2012-12-05
DE102009020874A1 (de) 2010-12-16
DE102009020874B4 (de) 2013-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2253500E (pt) Dispositivo para uma ligação temporária de um objeto móvel com uma calha de retenção
JP6275407B2 (ja) コンテナロック
US8001631B2 (en) Rail for hospital bed
US8646738B2 (en) Device for adjusting the height of an assembly without the use of tools
US20110198464A1 (en) Fastening fitting
BRPI0610547A2 (pt) bagageiro de teto para um veìculo e método para fixação do bagageiro de teto
KR20130064139A (ko) 시트 깊이 조절 장치를 포함하는 차량 시트
US9669934B2 (en) Seat fastening
US10703486B2 (en) Seat fastening device
RU1782181C (ru) Устройство дл правки кузова автомобил
US7484332B2 (en) Door comprising a locking device
BR102013025883A2 (pt) Garra de tora; montagem de garra de tora; montagem de braçadeira e suporte de tora; serraria; e kit
US6582023B2 (en) Vehicle seat with a side carrier and a buckle
DE19812490A1 (de) Einrichtung zur lösbaren Befestigung eines Sitzes, insbesondere Fahrzeugsitzes, an einer längsverlaufenden Schiene
DE102014208683B4 (de) Dachträgeranordnung für ein Kraftfahrzeug
WO2007035085A1 (en) Clamping mechanism for securing at least one object to a rail, as well as an assembly
CN210938983U (zh) 轨道车辆的车顶装配工装
PT2254738E (pt) Processo e dispositivo para a fixação de moldes
GB2124482A (en) Seat adjusting mechanism
CN117246243A (zh) 可折叠自行车托架
US20040128760A1 (en) Holding bracket for bed side railing
EP2408640A1 (en) An arresting mechanism for a vehicle seat
DE2712365A1 (de) Vorrichtung zur befestigung von sensoren an einer schiene
ES2253170T3 (es) Mecanismo de ajuste en altura de un dispositivo de reenvio o anclaje de un cinturon de seguridad en un vehiculo.
FI117892B (fi) Kiinnitin autonkorin oikaisulaitteeseen