PT2198085E - Tapete transportador com reforço do bordo - Google Patents

Tapete transportador com reforço do bordo Download PDF

Info

Publication number
PT2198085E
PT2198085E PT08749833T PT08749833T PT2198085E PT 2198085 E PT2198085 E PT 2198085E PT 08749833 T PT08749833 T PT 08749833T PT 08749833 T PT08749833 T PT 08749833T PT 2198085 E PT2198085 E PT 2198085E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
carpet
base structure
polymer
paper
edge
Prior art date
Application number
PT08749833T
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Spence
Paul Raymond Riding
John Jeffery
Andrew Allum
Original Assignee
Voith Patent Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Voith Patent Gmbh filed Critical Voith Patent Gmbh
Publication of PT2198085E publication Critical patent/PT2198085E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F7/00Other details of machines for making continuous webs of paper
    • D21F7/08Felts
    • D21F7/083Multi-layer felts
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F7/00Other details of machines for making continuous webs of paper
    • D21F7/08Felts
    • D21F7/086Substantially impermeable for transferring fibrous webs

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Belt Conveyors (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "TAPETE TRANSPORTADOR COM REFORÇO DO BORDO" A invenção diz respeito a um tapete, em particular um tapete de transporte ou tapete de processamento para máquinas de produção e/ou processamento de papel, cartão ou tecido, de acordo com o conceito genérico da reivindicação de patente 1 e da reivindicação de patente 2.
Por exemplo, a partir da patente publicada DE 28 32 054 AI é conhecido um tapete de pressão continuo de material elastómero para utilização num dispositivo para condensar na longitudinal uma banda de papel, material têxtil ou semelhante em circulação conjunta num rolo de desvio em ligação numa secção de pressão. 0 tapete de pressão apresenta duas posições de fios de armação não flexíveis que se cruzam integrados no material elastómero junto da superfície superior interna do tapete de pressão, bem como uma posição adicional de fios de armação com o requisito de que os fios de duas posições exteriores passem na transversal e os fios da posição intermédia passem paralelos às superfícies laterais do tapete de pressão, em que os fios da posição intermédia de ambas as posições são totalmente fechados e/ou cobertos. São utilizados tapetes de transporte em máquinas de papel para transportar uma folha de papel na máquina de papel desde um primeiro local de transferência, em que a folha de material é transferida por tracção para o tapete, para um segundo local de transferência, em que a folha de material é transferida pelo tapete a uma outra tracção. Muitas vezes a folha de papel é conduzida em tais tapetes de transporte entre os dois locais de transferência através de uma secção 2 de pressão. Neste caso, ocorre por exemplo um alisamento da folha de papel através do tapete de transporte.
Os tapetes de transporte em causa têm em regra uma estrutura base de suporte de carga, que, por exemplo, é construída como tecido, na qual se encontra uma camada de polímeros que fornece o lado do papel, que muitas vezes é impermeável. É desvantajoso nos tapetes de transporte conhecidos pelo estado da arte que os bordos do tapete que se prolongam no sentido longitudinal do tapete sejam muitas vezes desfiados ou gastos por fricção, o que leva a um enfraquecimento dos bordos do tapete. É objectivo da presente invenção melhorar tapetes de transporte do tipo mencionado, no sentido de que os seus bordos de tapete sejam resistentes ao desgaste.
Se o tapete apenas tiver uma camada de polímeros do lado do papel, o objectivo é atingido através de um tapete para transporte de uma folha de papel para uma máquina que produz e/ou processa folha de papel, em particular uma máquina de papel, cartão ou tecido, a qual se encontra limitada na sua direcção transversal dos dois lados por respectivamente uma orla longitudinal, em que o tapete compreende uma estrutura base que suporta a carga e uma camada de polímeros do lado do papel do tapete na estrutura de base, de um primeiro material polímero e em que no âmbito de pelo menos uma orla longitudinal é integrada pelo menos uma parte do reforço do bordo da orla longitudinal, em que na zona da orla longitudinal a camada de polímeros se projecta na direcção transversal do tapete sobre a estrutura base e um nível assim formado que se prolonga na 3 direcção longitudinal do tapete é preenchido pelo menos parcialmente com um segundo material polímero, pelo que o reforço do bordo forma pelo menos parte de uma orla longitudinal do tapete.
Se o tapete tiver uma camada de polímeros do lado do papel e do lado corrente, o objectivo é alcançado através de um tapete para transporte de uma folha de papel para uma máquina de produção e/ou processamento de papel, em particular papel, cartão ou tecido, a qual na sua direcção transversal é limitada dos dois lados por uma orla longitudinal, em que o tapete compreende uma estrutura base de suporte de carga, que se encontra localizada entre uma camada de polímeros do lado do papel e uma camada de polímeros do lado corrente e em que no âmbito de pelo menos uma orla longitudinal em que é desta forma integrada pelo menos uma parte do reforço de bordo preparado para a orla longitudinal, em que no âmbito da orla longitudinal ambas as camadas de polímeros se projectam na direcção transversal do tapete sobre a estrutura base e uma estria assim formada que se prolonga na direcção longitudinal do tapete é cheia, pelo menos parcialmente com um segundo material polímero.
Por outras palavras, o reforço de bordo compreende um material polímero e, vista na direcção transversal do tapete, a camada de polímeros projecta-se do lado do papel (e a camada de polímeros do lado corrente) para a orla longitudinal do tapete sobre uma extremidade da estrutura de base, em que pelo menos uma parte da orla longitudinal do tapete é formada de tal forma que o material polímero cubra pelo menos parcialmente a secção da camada de polímeros que se projecta sobre a extremidade da estrutura 4 base e que o material polímero cubra totalmente a extremidade da estrutura base. A invenção baseia-se na ideia de proteger a estrutura base, frequentemente exposta a desgaste, na zona do bordo do tapete, através de um material polímero. Isto é alcançado de acordo com a invenção, ao fazer sobressair para fora a camada de polímeros na zona do bordo do tapete sobre a extremidade da estrutura de base, e o espaço que se forma sobre a extremidade da secção proeminente da camada de polímeros da estrutura base e a estrutura de base, é cheio pelo menos em parte com um material polímero.
Nas reivindicações pendentes são apresentados aperfeiçoamentos e desenvolvimentos vantajosos.
De preferência, o material polímero de reforço do bordo é construído integralmente.
Uma realização preferencial da invenção prevê que o material polímero que enche o nível e/ou estria seja construído com uma forma complementar ao nível e/ou estria. Isto pode ser, por exemplo, alcançado ao fazer com que o material polímero seja cheio no nível e/ou na estria sem forma, isto é, por exemplo em forma liquida e de seguida seja solidificado. 0 material polímero pode aqui por exemplo ser introduzido por acção de calor para solidificação ou endurecimento. Para além disso, é possível que o material polímero se ligue por ele na solidificação e/ou com o material polímero da camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente. Desta forma, ao introduzir o material polímero sem forma, podem-se preencher totalmente todos os espaços ocos do nível e/ou estria. Após a sua solidificação, o material polímero do reforço de 5 bordo conforma-se na zona de contacto com o material da camada de polímeros e a estrutura base e fica ligado de forma segura a estes.
Com isto, é possível conceber que o reforço de bordo seja ligado de forma segura e/ou com encaixe forçado e/ou adaptado à forma com pelo menos uma camada de polímeros e com a estrutura base.
Como ligações seguras são aqui denominadas todas as ligações nas quais os intervenientes na ligação são mantidos coesos através de forças nucleares ou moleculares. Por exemplo, pode-se entender por isto uma ligação através de cola, reticulação química ou vulcanização.
Por junção por encaixe forçado deve ser entendido neste contexto uma junção por utilização de força, na qual a coesão dos parceiros de junção é assegurada através de fricção estática.
Em regra, o material polímero do reforço de bordo enche a estria e/ou o nível da extremidade da estrutura base pelo menos parcialmente. A estria pode ser no corte transversal do tapete de tal forma que a distância entre as superfícies que se encaram do lado do papel e a camada de polímeros do lado corrente do interior do tapete, isto é da extremidade da estrutura base para a orla longitudinal do tapete, permaneça sempre constante. Neste caso, a estria tem por exemplo uma forma em U. Em alternativa, é concebível que a estria seja feita de forma a que a distância entre as superfícies que se encaram do lado da camada de polímeros do lado do papel e da camada de polímeros do lado corrente aumente ou diminua 6 do interior do tapete para a orla longitudinal do tapete. Neste caso, a estria pode ter uma forma em V. Se a estria aumentar para a orla longitudinal, aumenta também o volume de desgaste preparado pelo material polímero do reforço de bordo na direcção transversal da extremidade da estrutura base para a extremidade da camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente.
De preferência, o tapete tem em toda a largura uma espessura constante. Isto significa que do lado do papel e do lado corrente do tapete a zona junto aos bordos do tapete não aumenta em relação ao meio do tapete.
Para melhorar ainda mais a resistência ao desgaste do tapete de acordo com a invenção, um aperfeiçoamento preferencial da invenção prevê que o material polímero do reforço de bordo na direcção transversal do tapete se projecte pelo menos em parte sobre a camada de polímeros do lado do papel e/ou sobre a camada de polímeros do lado corrente. Com isto, consegue-se que a orla longitudinal do tapete de acordo com a invenção tenha uma parte que se projecte na direcção transversal do tapete sobre a camada de polímeros (quando esta é prevista) do lado do papel e do lado corrente, que é formada pelo reforço do bordo e represente um volume disponível para desgaste da orla longitudinal do bordo do tapete.
De preferência, o material polímero do reforço do bordo é um outro material polímero diferente do material polímero da camada de polímeros do lado do papel e/ou do material polímero da camada de polímeros do lado corrente.
Neste contexto, é de particular significado, quando o material polímero do reforço de bordo tem uma maior dureza 7 e/ou uma maior resistência ao atrito do que o material polímero da camada de polímeros do lado do papel e/ou do material polímero da camada de polímeros do lado corrente. Desta forma, a resistência ao desgaste do bordo do tapete pode ser melhorada. É concebível, neste contexto, que o material polímero da camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente tenha uma dureza na ordem dos 20 a 95Shore A, enquanto o material polímero do reforço do bordo tem uma dureza maior do que a camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente, que pode ficar à volta dos 50Shore A a 90Shore D, em especial dos 50Shore A aos 95Shore A. É concebível, neste contexto, que tanto ambas as camadas de polímeros como também o material polímero do reforço de bordo sejam compostos por poliuretano, em que o poliuretano do reforço de bordo é mais duro do que o poliuretano de ambas as camadas de polímeros. 0 material polímero de uma ou de ambas as camadas de polímeros compreende, de preferência, poliuretano. 0 material polímero do reforço de bordo pode compreender poliuretano, silicone, poliamida, resina epóxida, poliolefina, poliéster ou amida, sozinhos ou combinados.
Um aperfeiçoamento especialmente preferencial da invenção prevê que o material polímero do reforço de bordo seja tixotrópico e em especial que tenha uma viscosidade na ordem dos 400000cps aos lOOOOOOcps.
Para aumentar ainda mais a resistência à abrasão do reforço de bordo, é previsto um outro aperfeiçoamento da invenção, em que no material polímero do reforço de bordo é imbuído um material de enchimento, em particular um material de enchimento de partículas como por exemplo SiC (carboneto de silício) e/ou CaC03 (carbonato de cálcio), que é mais resistente à abrasão do que o material polímero do reforço de bordo.
De preferência, o material polímero do reforço de bordo prolonga-se no sentido transversal da orla longitudinal num alcance de lmm a 15mm, em especial 2mm a 7mm, para o interior.
Se, por exemplo, a estrutura de base compreender fios longitudinais, que se prolongam paralelamente à orla longitudinal do tapete, o nível ou a estria podem por exemplo ser feitos para que os fios longitudinais que se encontram localizados no sentido transversal do tapete na zona da orla longitudinal sejam afastados da estrutura de base. São concebíveis diferentes possibilidades quanto à forma como deve ser construída a estrutura de base de suporte de carga. É possível que a estrutura de base de suporte de carga posse ser formada através de um tecido têxtil, em especial através de um tecido, uma chanfragem que se prolonga em MD e/ou CMD, e/ou através de um tecido não têxtil, em particular por uma ou mais folhas.
No tapete de acordo com a invenção pode-se tratar de um tapete em que a camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente seja impermeável a fluidos.
De acordo com um outro aspecto da invenção é previsto um processo para produção de um tapete para transporte de 9 material de folha numa máquina de processamento e/ou produção de folha de papel, com os passos que se seguem: a) preparação de uma estrutura de base de suporte de carga, b) cobertura de um lado da estrutura de base com um material polímero para preparação de uma camada de polímeros do lado do papel do tapete, c) Afastamento de uma parte da estrutura de base em pelo menos uma zona da periferia do tapete semi-pronto de forma a que a camada de polímeros do lado do papel se prolongue sobre a estrutura de base visto no sentido transversal do tapete, d) Enchimento pelo menos parcial dos espaços que se formam entre a camada de polímeros do lado do papel e a estrutura de base com um segundo material polímero sem forma para formação de pelo menos uma secção da orla longitudinal do tapete, e) Endurecimento do segundo material polímero sem forma.
Um aperfeiçoamento do processo de acordo com a invenção prevê que no passo b) o lado da estrutura de base com o primeiro material polímero seja coberto com o primeiro material polímero para preparação do lado do papel e, simultaneamente ou subsequentemente, o lado oposto da estrutura de base seja coberto com um terceiro material polímero. É possível neste contexto que o primeiro e o terceiro material polímero sejam o mesmo material polímero.
Um outro aperfeiçoamento do processo de acordo com a invenção prevê que no passo c) uma parte da estrutura de 10 base seja afastado numa zona periférica do tapete semi-pronto de forma a que a camada de polimeros do lado do papel e do lado corrente se prolongue sobre a estrutura de base visto no sentido transversal do tapete.
Se o tapete de acordo com a invenção tiver uma camada de polimeros do lado do papel e do lado corrente, o passo d) prevê em particular que, pelo menos em algumas zonas, a estria entre a camada de polimeros do lado do papel, a camada de polimeros do lado corrente e a estrutura de base (estria que se prolonga no sentido longitudinal do tapete) seja cheia com o segundo material polímero para aperfeiçoamento de pelo menos uma secção da orla longitudinal do tapete.
Preferencialmente, o segundo material polímero sem forma, por exemplo material polímero líquido, enche o espaço através de um processo de vazamento.
Um aperfeiçoamento concreto do processo de acordo com a invenção prevê que a estrutura de base compreenda no sentido longitudinal do tapete fios longitudinais e que no passo c) em pelo menos uma zona periférica pelo menos os dois fios longitudinais mais periféricos sejam afastados da estrutura de base.
Para aumentar significativamente a durabilidade do tapete produzido com o processo de acordo com a invenção é importante que no passo e) resulte adicionalmente uma ligação segura entre o segundo material polímero e a estrutura de base e a camada de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente. 11 A invenção é de seguida explicada em maior detalhe mediante as figuras esquemáticas. Estas mostram:
Figura 1 uma primeira forma de realização de um tapete de acordo com a invenção,
Figura 2 uma segunda forma de realização de um tapete de acordo com a invenção,
Figura 3 várias possibilidades de formação de uma orla longitudinal de um tapete de acordo com a invenção,
Figura 4 uma forma de realização de um processo de acordo com a invenção. A Figura 1 mostra um tapete 1 de acordo com a invenção na zona dos bordos do tapete 2 no sentido transversal (CMD). 0 tapete 1 é delimitado na sua direcção transversal (CMD) em ambas as extremidades cada uma por uma orla longitudinal 3, das quais só é apresentada uma. 0 tapete 1 tem uma estrutura de base de suporte de carga 4 formada por um tecido 4, que se encontra localizado entre uma camada de polímeros 5 impermeável do lado do papel e uma camada de polímeros 6 impermeável do lado corrente. 0 tecido 4 de preparação da estrutura de base 4 tem fios transversais 7, que são entretecidos com fios longitudinais 8 que se prolongam paralelamente às orlas longitudinais 3. Para além disso, o tapete 1 tem na zona 2 das suas orlas longitudinais 3 um reforço de bordo 11, que é formado de acordo com a invenção de forma a que na zona 2 das orlas longitudinais 3 ambas as camadas de polímeros 5, 6 se projectem na direcção transversal (CMD) do tapete 1 sobre a estrutura de base 4 e em que uma estria 9 que se forma assim na direcção longitudinal do tapete 1 (estria realçada através de uma linha tracejada) seja totalmente cheia com 12 um material polímero 10. 0 material polímero 10 que forma o reforço de bordo 11 junta-se com isto, visto no sentido transversal do tapete, à extremidade 15 da estrutura de base 4 na orla longitudinal 3 do tapete 1 e cobre-a desta forma.
De notar que o sentido longitudinal do tapete 1 se prolonga na representação da Figura 1 perpendicularmente ao plano de representação. É ainda de realçar que as orlas longitudinais 3 do tapete 1 são formadas por ambas as orlas das extremidades 3' e 3'' de ambas as camadas de polímeros 5, 6 e as orlas de extremidades arqueadas para fora do material polímero 10 (o curso da orla longitudinal 3 em corte é realçado através de uma linha grossa).
Aqui, o material polímero 10 que enche a estria 9 é formado complementarmente à estria 9. Isto é conseguido fazendo com que o material polímero 10 encha a estria 9 em estado líquido e de seguida sendo endurecido através de acção de calor. No endurecimento, o material polímero 10 é ligado entre si e também ao material polímero da camada de polímeros do lado do papel 5 e do lado corrente 6. O tapete 1 tem em toda a sua largura uma espessura constante. É ainda de notar, que o material polímero 10 do reforço de bordo 11 se prolonga no sentido transversal CMD do tapete 1 sobre a camada de polímeros do lado do papel 5 e sobre a camada de polímeros do lado corrente 6, disponibilizando assim um maior volume de resistência.
Presentemente, trata-se no material polímero de ambas as camadas de polímeros 5, 6 de PU com uma dureza de 85Shore 13 A, enquanto por outro lado no material polímero 10 do reforço de bordo 11 se trata de PU com uma dureza de 60Shore D.
No material polímero 10 do reforço de bordo 11 é ainda integrado um material de enchimento em forma de partículas como por exemplo SiC (carboneto de silício) . O SiC é mais resistente à abrasão do que o PU do reforço de bordo 11. A Figura 2 mostra um outro tapete 1 de acordo com a invenção na zona de um dos seus bordos de tapete 2 na direcção transversal (CMD). De seguida, abordam-se apenas as diferenças em relação ao tapete da Figura 1. 0 tapete 1 tem uma estrutura de base feita para suporte de carga e como tecido 4 e, localizada na estrutura de base 4, uma camada de polímeros 5 de tratamento do lado do papel do tapete 1. No tapete 1 da Figura 2, o reforço de bordo 11 é feito de forma a que na zona das orlas longitudinais 3 (o curso das orlas longitudinais 3 em corte é realçado por intermédio de uma linha grossa) a camada de polímeros do lado do papel 5 se projecte na direcção transversal (CMD) do tapete 1 sobre a estrutura de base 4 e um nível 12 assim formado que se prolonga na direcção longitudinal do tapete 1 (realçado por uma linha tracejada) seja cheio pelo menos em algumas secções com o material polímero 10. O material polímero 10 que constitui o reforço de bordo 11 liga-se assim na direcção transversal do tapete à extremidade 15 da estrutura de base 4 da orla longitudinal 3 do tapete 1, cobrindo-a, assim. 14
De notar que a direcção longitudinal do tapete se prolonga na representação da Figura 2 perpendicularmente ao plano de representação. A Figura 3 mostra várias possibilidades de constituição de uma orla longitudinal de um tapete de acordo com a invenção.
Na variante apresentada na Figura 3a) a estria 9 é formada de forma a que no corte transversal do tapete a distância entre a camada de polímeros do lado do papel 5 e a camada de polímeros do lado corrente 6 fique sempre constante do interior para a orla longitudinal do tapete. Para além disso, na variante da estria 9 apresentada na Figura 3 esta é cheia apenas parcialmente, isto é, o material polímero 10 do reforço de bordo 11 projecta-se na direcção transversal CMD do tapete 1 não sobre a camada de polímeros do lado do papel 5 e não sobre a camada de polímeros do lado corrente 6.
Na variante apresentada na Figura 3b) a estria é formada de tal forma que a distância entre a camada de polímeros do lado do papel 5 e a camada de polímeros do lado corrente 6 aumente do interior do tapete 1 para a orla longitudinal 3 do tapete 1. Neste caso, a orla longitudinal 3 do tapete 1 é formada no fundo inteiramente através do reforço de bordo 11. A Figura 4 mostra uma forma de realização de um processo de acordo com a invenção para produção do tapete da Figura 1. Na Figura 4a) o tapete 1 é mostrado, o qual foi produzido de forma a que a estrutura de base 4 de suporte de carga seja coberto de um lado 4a com um primeiro material polímero 13 para preparação de um lado do papel do tapete 15 1, e simultaneamente, o lado 4b oposto ao lado 4a da estrutura de base 4 seja coberto com um terceiro material polímero 14. A Figura 4b) mostra o estádio de produção do tapete em que uma parte da estrutura de base 4a) foi afastada numa zona de uma orla longitudinal 3 do tapete semi-pronto. Em concreto, ambos os fios longitudinais periféricos 8' e 8' ' foram afastados da estrutura de base construída como tecido 4. Em resultado, projecta-se a camada de polímeros do lado do papel 5 e a camada de polímeros do lado corrente 6 vistas na direcção transversal do tapete 1 sobre a estrutura de base 4, de forma a que assim se forme uma estria 9. A Figura 4c) mostra um tapete 1 pronto no qual a estria 9 é cheia totalmente com um segundo material de polímero 10 para formação de pelo menos uma secção da orla longitudinal 3 do tapete 1 e para que de seguida seja reforçado.
No reforço do segundo material polímero 10 resulta adicionalmente uma ligação segura entre o segundo material polímero 10 e a estrutura de base 4, bem como entre o segundo material polímero 10 e a camada de polímero do lado do papel 5 e a camada de polímero do lado corrente 6.
No caso presente, o segundo material polímero enche o espaço através de um processo de vazamento.
Lisboa, 7 de Dezembro de 2011

Claims (20)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Tapete (1) para transporte de um material de folha para uma máquina de produção e ou processamento de tecido, em especial uma máquina de papel, cartão ou tecido, de uma primeira posição de transferência para uma segunda posição de transferência, que é delimitada na sua direcção transversal em ambas as extremidades através de uma respectiva orla longitudinal (3), em que o tapete (1) compreende uma estrutura de base (4) de suporte de carga e uma camada de polímeros (5) de um primeiro material polímero (13) localizada na estrutura de base (4) do lado do papel do tapete e em que é previsto um reforço de bordo (11) na zona de pelo menos uma orla longitudinal (3). caracterizado por, o reforço de bordo (11) preparar pelo menos uma parte da orla longitudinal (3) do tapete (1) e ser formado de tal forma que na zona da orla longitudinal (3) a camada de polímeros (5) do lado do papel se projecte na direcção transversal do tapete (1) sobre a estrutura de base (4) e um nível (12) assim formado na direcção longitudinal do tapete (1) é cheio pelo menos em algumas secções com um segundo material polímero (10) .
2. Tapete (1) para transporte de um material de folha para uma máquina de produção e ou processamento de tecido, em especial uma máquina de papel, cartão ou tecido, de uma primeira posição de transferência para uma segunda posição de transferência, que é delimitada na sua direcção transversal em ambas as extremidades através de uma respectiva orla longitudinal (3), em que o tapete (1) compreende uma estrutura de base (4) de suporte de carga que se encontra localizada entre uma camada de polímeros do lado do papel (5) de um segundo material polímero (13) e 2 uma camada de polímeros do lado corrente (6) e em que na zona de pelo menos uma orla longitudinal (3) é previsto um reforço de bordo (11), caracterizado por, o reforço de bordo (11) preparar pelo menos uma parte da orla longitudinal (3) do tapete (1) e ser feito de forma a que na zona da orla longitudinal (3) ambas as camadas de polímeros (5, 6) se projectem na direcção transversal do tapete (1) sobre a estrutura de base (4) e uma estria (9) assim formada que se prolonga na direcção longitudinal do tapete (1) pelo menos em algumas secções ser cheia com um segundo material polímero (10).
3. Tapete (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por, o material polímero (10) do reforço de bordo (11) encher o nível (12) ou a estria (9) da estrutura de base (4).
4. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o tapete (1) ter uma espessura constante ao longo de toda a sua largura.
5. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o material polímero (10) do reforço de bordo (11) se projectar na direcção transversal do tapete (1) sobre a camada de polímeros do lado do papel (5) e/ou sobre a camada de polímeros do lado corrente (6)
• 6. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, 3 caracterizado por, o material polímero (10) do reforço de bordo (11) ser um outro material polímero que não o material polímero da camada de polímeros do lado do papel (5) e/ou do material polímero da camada de polímeros do lado corrente (6).
7. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o material polímero (10) do reforço de bordo (11) ter uma maior resistência e/ou uma maior resistência à abrasão do que o material polímero da camada de polímeros do lado do papel (5) e/ou do que a camada de polímeros do lado corrente ( 6) .
8. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o material polímero (10) do reforço de bordo (11) ser tixotrópico e ter em particular uma viscosidade entre os 400000cps e os lOOOOOOcps.
9. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o material polímero (10) do reforço do bordo (11) compreender, sozinhos ou em combinação, poliuretano, silicone, poliamida, resina epóxida, poliolefina, poliéster ou amida.
10. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, 4 o material polímero (10) do reforço de bordo (11) ter integrado um material de enchimento, em particular um material de enchimento em forma de partículas, como por exemplo SiC (carboneto de silício) ou CaC03 (carbonato de cálcio), que é mais resistente à abrasão do que o material polímero (10) do reforço de bordo (11).
11. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, a estrutura de base (4) de suporte de carga ser formada por um tecido têxtil, em particular por um tecido, uma chanfragem que se prolonga em MD e/ou CMD, e/ou através de um tecido não têxtil, em particular por uma ou mais folhas.
12. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, a camada de polímeros do lado de papel e/ou do lado corrente (5, 6) ser impermeável a líquidos.
13. Tapete (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, o material polímero das camadas de polímeros do lado do papel e/ou do lado corrente (5, 6) compreenderem poliuretano.
14. Processo para produção de um tapete (1) para transporte de um material de folha numa máquina de produção ou processamento de folha de papel com os seguintes passos: a) preparação de uma estrutura de base de suporte de carga (4), 5 b) cobertura de um lado (4a) da estrutura de base (4) com um primeiro material polímero (13) para preparação de uma camada de polímeros do lado do papel (15) do tapete (1), c) Afastamento de uma parte da estrutura de base (4) em pelo menos uma zona da periferia do tapete semi-pronto (1) de forma a que a camada de polímeros do lado do papel (5) se prolongue sobre a estrutura de base (4) visto no sentido transversal do tapete (D , d) Enchimento pelo menos parcial dos espaços que se formam entre a camada de polímeros do lado do papel (5) e a estrutura de base (4) com um segundo material polímero sem forma (10) para formação de pelo menos uma secção da orla longitudinal (3) do tapete (1), e) Endurecimento do segundo material polímero sem forma (10).
15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por, no passo b) o lado (4a) da estrutura de base (4) ser coberto pelo primeiro material polímero (13) para preparação do lado de papel e simultaneamente ou subsequentemente o outro lado (4b) oposto ao lado (4a) da estrutura base (4) ser coberto com um terceiro material polímero (14).
16. Processo de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado por, no passo c) uma secção da estrutura de base (4) ser afastada numa zona de bordo do tapete semi-pronto (1) de forma a que a camada de polímeros do lado do papel e do 6 lado corrente (5, 6) se prolongue sobre a estrutura de base (4) visto na direcção transversal do tapete (1).
17. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por, no passo d) pelo menos em alguma secções o espaço que se forma entre a camada de polímeros do lado do papel (5), a camada de polímeros do lado corrente (6) e a estrutura de base (4) ser cheio com o segundo material polímero (10) para aperfeiçoamento pelo menos de uma secção da orla longitudinal (3) do tapete (1).
18. Processo de acordo com uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado por, o segundo material polímero (10) encher o espaço por intermédio de um processo de vazamento.
19. Processo de acordo com uma das reivindicações 14 a 18, caracterizado por, a estrutura de base (4) compreender fios longitudinais (8) que se prolongam na direcção longitudinal do tapete (1) e por no passo c) em pelo menos uma zona do bordo pelo menos os dois fios longitudinais (8) mais periféricos serem afastados da estrutura de base (4) .
20. Processo de acordo com uma das reivindicações 16 a 19, caracterizado por, no passo e) ocorrer adicionalmente uma ligação segura entre o segundo material polímero (10) e a estrutura de base (4) e a camada de polímeros do lado do papel e do lado corrente (5, 6) . Lisboa, 7 de Dezembro de 2011
PT08749833T 2007-09-15 2008-04-29 Tapete transportador com reforço do bordo PT2198085E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007044552A DE102007044552A1 (de) 2007-09-15 2007-09-15 Transportband mit Randverstärkung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2198085E true PT2198085E (pt) 2011-12-23

Family

ID=39620356

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08749833T PT2198085E (pt) 2007-09-15 2008-04-29 Tapete transportador com reforço do bordo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20100300849A1 (pt)
EP (1) EP2198085B1 (pt)
CN (1) CN101861429A (pt)
AT (1) ATE526454T1 (pt)
CA (1) CA2699453A1 (pt)
DE (1) DE102007044552A1 (pt)
ES (1) ES2373497T3 (pt)
PT (1) PT2198085E (pt)
WO (1) WO2009033829A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2676903A1 (en) * 2012-06-19 2013-12-25 Habasit Italiana S.P.A. Acrylic-free conveyor belt
DE102015212481A1 (de) * 2015-07-03 2017-01-05 Contitech Transportbandsysteme Gmbh In Längsrichtung endlos geschlossenes Band, insbesondere Rundballenpressband
DE102015212480A1 (de) * 2015-07-03 2017-01-05 Contitech Transportbandsysteme Gmbh In Längsrichtung endlos geschlossenes Band, insbesondere Rundballenpressband
US10246261B2 (en) 2015-09-29 2019-04-02 Contitech Transportbandsysteme Gmbh Conveyor belt
CN106477236B (zh) * 2016-10-15 2019-05-10 山东瀚邦胶带有限公司 一种边部抗抽出矿用整芯阻燃输送带
CN108373014A (zh) * 2018-02-11 2018-08-07 苏州市优福通铝合金升降机械有限公司 一种具有弹性的耐磨损传输带

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3193425A (en) * 1963-04-10 1965-07-06 American Biltrite Rubber Co Edge bonding of conveyor belts
GB1603547A (en) 1978-05-18 1981-11-25 Beloit Corp Blanket for the production of extensible paper
US4667812A (en) * 1981-05-08 1987-05-26 Joy Manufacturing Company Conveyor belt assembly and method
US5326411A (en) * 1991-10-17 1994-07-05 Morrison Company, Inc. Method for making belting with increased edge modulus
DE69715215T2 (de) * 1996-07-02 2003-05-15 Yokohama Rubber Co Ltd Förderband
JP4627137B2 (ja) * 2003-03-19 2011-02-09 イチカワ株式会社 湿紙搬送用ベルト
US7464809B2 (en) * 2005-04-26 2008-12-16 Nitta Corporation Flat belt

Also Published As

Publication number Publication date
CA2699453A1 (en) 2009-03-19
ATE526454T1 (de) 2011-10-15
DE102007044552A1 (de) 2009-03-19
EP2198085A1 (de) 2010-06-23
CN101861429A (zh) 2010-10-13
EP2198085B1 (de) 2011-09-28
ES2373497T3 (es) 2012-02-06
WO2009033829A1 (de) 2009-03-19
US20100300849A1 (en) 2010-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2198085E (pt) Tapete transportador com reforço do bordo
FI60258C (fi) Formeringsvira foer pappers- cellulosa- eller liknande maskiner
FI80091B (fi) Flerskiktig pappersmaskinsvira.
ES2379238T3 (es) Sustratos de base para correas revestidas
FI64960B (fi) Transportfilt foer papperstillverkning och foerfarande foer des tillverkning
FI64959C (fi) Pressfilt foer transport av en fiberbana genom presspartiet i n pappersmaskin och foerfarande foer pressfiltens tillver knng
FI94541C (fi) Hihna käytettäväksi pitkänippipuristimessa ja menetelmä hihnan valmistamiseksi
FI87666B (fi) Maskinbeklaednad foer arkformningsdelen av en pappersmaskin
FI88061C (fi) Maskinfilt samt foerfarande foer dess framstaellning
FI85605B (fi) Tvaoskiktad pappersmaskinsduk.
SE457542B (sv) Press foer avvattning av en fibroes vaevnad
ES2364279T3 (es) Tela de máquina papelera.
US4224370A (en) Transverse stiffened screen printing blanket
ES2216166T3 (es) Telas de base trenzadas para cintas de prensa de zapata.
CA2792059A1 (en) Belt for transferring wet web
ITMI20120604A1 (it) Cerniera in materiale composito e processo per la sua fabbricazione
FI83440C (fi) Anordning vid en pappersmaskins torkparti.
FI87667B (fi) Beklaednad foer en arkformningsdel vid en pappersmaskin
FI96330B (fi) Kaksikerroksinen paperikonekangas
JP2023135640A (ja) コンベヤベルト、特に抄紙機用の移送ベルト
KR101150790B1 (ko) 초지기에 사용하기 위한 성형 스크린
FI128550B (fi) Kenkäpuristinhihna
BRPI0711501A2 (pt) correia para uma presa de sapata
BRPI0611097A2 (pt) feltro para fabricação de papel
EP0911444A2 (en) A shoe press jacket