PT2178677E - Máquina de decapagem por jacto de partículas para o tratamento superficial de produtos - Google Patents

Máquina de decapagem por jacto de partículas para o tratamento superficial de produtos Download PDF

Info

Publication number
PT2178677E
PT2178677E PT08776374T PT08776374T PT2178677E PT 2178677 E PT2178677 E PT 2178677E PT 08776374 T PT08776374 T PT 08776374T PT 08776374 T PT08776374 T PT 08776374T PT 2178677 E PT2178677 E PT 2178677E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
chamber
product
machine according
access opening
products
Prior art date
Application number
PT08776374T
Other languages
English (en)
Inventor
Paola Giovanardi
Original Assignee
C M Surface Treat Societa Per Azioni
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by C M Surface Treat Societa Per Azioni filed Critical C M Surface Treat Societa Per Azioni
Publication of PT2178677E publication Critical patent/PT2178677E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C3/00Abrasive blasting machines or devices; Plants
    • B24C3/08Abrasive blasting machines or devices; Plants essentially adapted for abrasive blasting of travelling stock or travelling workpieces
    • B24C3/083Transfer or feeding devices; Accessories therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C3/00Abrasive blasting machines or devices; Plants
    • B24C3/08Abrasive blasting machines or devices; Plants essentially adapted for abrasive blasting of travelling stock or travelling workpieces
    • B24C3/085Abrasive blasting machines or devices; Plants essentially adapted for abrasive blasting of travelling stock or travelling workpieces the travelling workpieces being moved into different working positions during travelling
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C3/00Abrasive blasting machines or devices; Plants
    • B24C3/18Abrasive blasting machines or devices; Plants essentially provided with means for moving workpieces into different working positions
    • B24C3/26Abrasive blasting machines or devices; Plants essentially provided with means for moving workpieces into different working positions the work being supported by barrel cages, i.e. tumblers; Gimbal mountings therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Coating By Spraying Or Casting (AREA)
  • Feeding Of Workpieces (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Gear Processing (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)

Description

ΡΕ2178677 1 DESCRIÇÃO "MÁQUINA DE DECAPAGEM POR JACTO DE PARTÍCULAS PARA O TRATAMENTO SUPERFICIAL DE PRODUTOS" Âmbito Técnico O presente invento diz respeito a uma máquina de granalhagem, própria para o tratamento superficial de produtos . Técnica Anterior
Como é sabido, as máquinas de granalhagem, que utilizam um sistema de propulsão por ar comprimido, ou um sistema baseado na força centrífuga, projectam partículas contra uma superfície de um ou mais produtos, gerando um tratamento superficial que pode ser de limpeza, de promoção de rugosidade, de remoção de rebarbas e/ou de endurecimento (granalhagem).
As partículas que são projectadas contra os produtos são normalmente genericamente conhecidas pela designação de "granalha", e consistem numa mistura abrasiva de areia, pedra-pomes, vidro, grânulos de aço e/ou de outros materiais de diversa granulometria de acordo com o tipo de acabamento requerido. 2 ΡΕ2178677
Na verdade, os campos de utilização destas máquinas são muito variados, de acordo com o tipo de tratamento a ser realizado.
Alguns exemplos de produtos ou trabalhos que usam essas máquinas são os seguintes: limpeza e decapagem de peças fundidas, desincrustamento de aços e de ligas não ferrosas, preparação para esmaltagem e/ou galvanização, transmissão de um aspecto grosseiro a pedras ou a aglomerados, granalhagem de ferramentas, de molas, de molas de lâminas, acabamento superficial de jantes de veiculos automóveis, etc.
As tradicionais máquinas de granalhagem são geralmente constituídas por uma câmara de contenção própria para conter os produtos a ser tratados, no interior da qual se acham localizados os órgãos de projecção, órgãos de pro-jecção esses que são do tipo turbina mecânica ou bico injector funcionando por meio de ar comprimido, que projec-tam a granalha contra os produtos.
No interior da câmara de contenção acham-se normalmente incluídos órgãos de movimentação de produtos que permitem que estes últimos se possam deslocar com respeito aos órgãos de projecção, de maneira a que toda a superfície dos produtos possa ser atingida pelo jacto da granalha que é projectada pelos órgãos de projecção.
Os órgãos de movimentação são de tipo conhecido e 3 ΡΕ2178677 consistem em pratos rotativos, tapetes rolantes, correias transportadoras, ganchos que correm ao longo de um monocar-ril e outros dispositivos próprios para esse efeito. 0 carregamento das máquinas de granalhagem com os produtos a ser tratados e o descarregamento dos produtos tratados são normalmente feitos de uma forma manual por meio de pessoal especializado.
No entanto, esta actividade manual tem vários inconvenientes, como por exemplo o que consiste na necessidade de haver disponibilidade do referido pessoal especializado, o que se traduz em custos importantes para o desempenho de tarefas que afinal de contas são de natureza repetitiva, pouco compensadoras e por vezes cansativas. Para obviar esses inconvenientes, a técnica anterior inclui a combinação de máquinas de granalhagem com máquinas separadas que são dedicadas à manipulação dos produtos, como por exemplo robôs articulados que se acham dotados de garras que são capazes de agarrar os produtos a ser tratados, de os colocar na câmara de contenção antes de se dar início ao tratamento e de os extrair no final das operações.
Este sistema de carregamento e descarregamento de produtos também não se acha isento de inconvenientes.
Um desses inconvenientes é o que consiste no facto dos robôs articulados terem dimensões que ocupam bastante espaço e de requererem um certo volume de espaço livre à 4 ΡΕ2178677 sua volta para poderem trabalhar.
Este inconveniente é particularmente sentido nas unidades de produção onde há uma grande quantidade de produtos precisam de ser movimentados rapidamente e onde para esse efeito são utilizadas empilhadoras de garfos ou outros dispositivos de elevação que requerem grandes espaços de manobra e largos corredores ao longo dos quais se possam movimentar.
Outro ponto importante é o que consiste no facto dessas unidades de produção equipadas com robôs articulados se acharem sujeitas a elevados custos de instalação, de controlo/gestão e de manutenção, que têm uma influência negativa sobre os custos finais de produção dos produtos tratados.
Também se chama a atenção para o facto de que a necessidade de ter que se combinar duas máquinas separadas, isto é, uma máquina de granalhaqem e um robô articulado, dá origem ao inconveniente que consiste no facto de ser necessário ligar o funcionamento de uma das máquinas com o funcionamento da outra máquina e estabelecer uma interface entre elas, e o estabelecimento dessa operação nem sempre é rápido e imediato de fazer.
Objectivo do invento 0 principal objectivo do presente invento consis- 5 ΡΕ2178677 te em proporcionar uma máquina de granalhagem, própria para o tratamento superficial de produtos, que seja capaz de tratar um grande número de produtos de uma maneira prática, simples e funcional, sem que para isso seja necessário recorrer a uma utilização substancial de pessoal, e que ao mesmo tempo apresente dimensões particularmente reduzidas.
Um outro objectivo do presente invento é o que consiste em ser capaz de funcionar com custos de instalação, gestão e manutenção muito limitados.
Um outro objectivo do presente invento é o que consiste em proporcionar uma máquina de granalhagem, própria para o tratamento superficial de produtos, que seja capaz de obviar os anteriormente referidos inconvenientes da técnica anterior por meio de uma simples e racional solução e que também seja simples e eficaz de utilizar.
Os objectivos aqui anteriormente referidos são todos eles alcançados pela presente máquina de granalhagem, própria para o tratamento superficial de produtos, que compreende as caracteristicas da reivindicação 1.
Breve Descrição dos Desenhos
Outras caracteristicas e vantagens do presente invento tornar-se-ão mais evidentes através da leitura da descrição que irá ser apresentada a seguir de um modo de realização preferido mas não exclusivo de uma máquina de 6 ΡΕ2178677 granalhagem, própria para o tratamento superficial de produtos, ilustrada a titulo de exemplo não limitativo nas figuras anexas dos desenhos, em que: a Figura 1 é uma vista em perspectiva axonométrica dos meios de descarregamento automatizados existentes na máquina de acordo com o invento, na primeira posição de trabalho; a Figura 2 é uma vista em perspectiva axonométrica dos meios de descarregamento automatizados da Figura 1, na segunda posição de trabalho; a Figura 3 é uma vista em planta, parcialmente em linhas invisíveis, de um modo de realização especial da máquina de acordo com o invento; a Figura 4 é uma vista em planta, parcialmente em linhas invisíveis, de um modo de realização alternativo da máquina de acordo com o invento; a Figura 5 é uma vista em perspectiva axonométrica de um pormenor de um outro modo de realização da máquina de acordo com o invento máquina de acordo com o invento, na primeira posição de trabalho; a Figura 6 é uma vista em perspectiva axonométrica do pormenor da Figura 5, na segunda posição de trabalho; e a Figura 7 é uma vista em planta, parcialmente em linhas invisíveis, do modo de realização das Figuras 5 e 6. 7 ΡΕ2178677
Modos de Realização Preferidos do Invento
Com especial referência às figuras dos desenhos, o número de referência 1 indica na sua totalidade uma máquina de granalhagem própria para o tratamento superficial de produtos. A máquina 1 é destinada a ser associada a uma linha 2 de avanço de produtos M a ser tratados, como por exemplo uma correia transportadora ou um prato rotativo.
Na prática, a linha de avanço 2 define um plano substancialmente horizontal 3 próprio para a movimentação dos produtos M.
De uma maneira mais pormenorizada, a máquina 1 compreende uma armação de base 4 que suporta uma câmara de contenção 5 própria para conter os produtos M que se acha colocada junto a um dos lados da linha de avanço 2.
Numa das paredes da câmara 5 acha-se formada uma abertura de acesso 6 que fica voltada para a linha 2 de avanço dos produtos M e através da qual os produtos M tanto podem entrar para dentro da câmara 5 como sair para fora da câmara 5. A abertura de acesso 6 acha-se disposta em relação ao solo substancialmente ao mesmo nivel a que se encontra disposto o plano 3, de maneira que pelo menos uma por- 8 ΡΕ2178677 ção da linha de avanço 2 vai ficar disposta em frente da abertura de acesso 6.
No interior da câmara 5 acha-se montada uma série de órgãos de projecção 7 próprios para projectar um jacto de partículas de granalhagem sobre o produto M que se acha situado no interior da câmara 5.
Os órgãos de projecção 7 são utilmente do tipo daqueles que têm uma acção de centrifugação e consistem em turbinas mecânicas; no entanto, noutros modos de realização do presente invento os órgãos de projecção 7 podem trabalhar com ar comprimido e ser constituídos por bicos injec-tores.
No interior da câmara 5 também é proporcionada a existência de uns meios de rotação 8 que vão fazer com que o produto M vá rodar em torno de um eixo de trabalho A que é horizontal ou ligeiramente inclinado.
Os meios de rotação 8 consistem, por exemplo, num elemento em forma de gaiola 9a, no interior do qual irá ficar contido de forma justa um produto M, e num dispositivo 9b próprio para fazer com que o elemento em forma de gaiola 9a vá rodar em torno do eixo de trabalho A.
De uma maneira mais pormenorizada, o elemento em forma de gaiola 9a é definido por uma placa substancialmente circular 10, que se acha disposta verticalmente e que 9 ΡΕ2178677 fica situada em frente da abertura de acesso 6, e por uma pluralidade de barras horizontais 11 que se estendem a partir da referida placa 10 em direcção à abertura de acesso 6. A extremidade 12 do elemento em forma de gaiola 9a oposta à placa 10 fica voltada para a abertura de acesso 6 e é aberta e substancialmente divergente, ou alargada, isto é, as barras 11 são dobradas e inclinadas segundo direcções centrífugas com respeito ao eixo de trabalho A. A divergência do elemento em forma de gaiola 9a define uma boca própria para a introdução dos produtos M no interior do elemento em forma de gaiola 9a. A máquina 1 compreende uns meios de descarregamento automatizados 13 próprios para remover os produtos M para fora da câmara 5 através da abertura de acesso 6.
Os meios de descarregamento automatizados 13 são por exemplo constituídos por um elemento impulsor que é montado no interior da câmara 5 e que empurra os produtos M através da abertura de acesso 6, a fim de os depositar sobre a linha de avanço 2 após a conclusão das operações de trabalho realizadas no interior da câmara 5.
De uma maneira mais pormenorizada, o elemento impulsor 13 consiste num primeiro actuador linear, do tipo de um cilindro hidráulico ou pneumático accionado por um 10 ΡΕ2178677 fluido, em que o corpo 14 do cilindro se acha solidamente montado na câmara 5 e em que a haste 15 do cilindro se acha disposta de maneira a passar através da placa 10 para empurrar uma extremidade móvel 16. O primeiro actuador linear estende-se horizontalmente ao longo do eixo de trabalho A. A extremidade móvel 16 insere-se no interior do elemento em forma de gaiola 9a e, graças ao efeito do impulso produzido pelo elemento impulsor 13, pode deslocar-se entre uma primeira posição de trabalho situada na proximidade da placa 10 e uma segunda posição de trabalho situada na proximidade da extremidade aberta 12. A extremidade móvel 16 é montada na haste 15, pode rodar em torno do eixo de trabalho A e acha-se solidamente associada a um corpo impulsor 17 que vai entrar em contacto com os produtos M durante a fase de expulsão destes para fora da câmara 5. O corpo impulsor 17 é constituído por exemplo por uma varão transversal que é transversal ao eixo de trabalho A, sendo as partes terminais 18 do referido varão concebidas em forma de forquilha e destinadas a encaixar em duas barras 11, de maneira a irem funcionar como uma guia durante o movimento de deslizamento do varão transversal 17 ao longo do elemento em forma de gaiola 9a. 11 ΡΕ2178677
No entanto não é excluída a possibilidade de poderem ser considerados outros modos de realização (não ilustrados nas figuras) em que as partes terminais 18, apesar de continuarem a desempenhar a função de guias ao longo das barras 11, são concebidas de modo diferente, por exemplo em forma de olhais, anéis, mangas ou elementos semelhantes . A máquina 1 acha-se ainda vantajosamente dotada de uns meios de carregamento automatizados 19 que permitem a entrada dos produtos M no interior da câmara 5 através da referida abertura de acesso 6.
Como se acha ilustrado por exemplo nas Figuras 3 e 4, a máquina 1 acha-se dotada de uns meios de descarregamento automatizados 13 tal como se acha ilustrado nas Figuras 1 e 2, enquanto que os meios de carregamento automatizados 19 consistem num dispositivo de arrastamento que se acha montado externamente em relação à câmara 5 e que é próprio para empurrar os produtos M através da referida abertura de acesso 6.
No modo de realização do invento ilustrado na Figura 3, o dispositivo de arrastamento 19 é constituído por exemplo por um segundo actuador linear 20, do tipo de um cilindro hidráulico ou pneumático accionado por um fluido, que fica situado em frente da abertura de acesso 6 e que é disposto de uma maneira substancialmente horizontal e transversal em relação à abertura, num lado oposto da linha 12 ΡΕ2178677 de avanço 2. No modo de realização do invento ilustrado na Figura 4, o dispositivo de arrastamento 19 compreende um braço 21 que se acha associado à armação de base 4 e que pode rodar em torno de um eixo de rotação vertical R. A extremidade livre do braço 21 fica situada substancialmente em frente da abertura de acesso 6 e nesta mesma extremidade livre é montada uma placa de impulso 22 que empurra os produtos M para dentro da câmara 5 quando o braço 21 é posto em rotação. A máquina 1 tal como ilustrada nas Figuras 3 e 4 funciona da maneira que irá ser descrita a seguir.
Os produtos M chegam à máquina 1 em sucessão sobre a linha de avanço 2.
Quando o primeiro produto a ser trabalhado ficar colocado em frente da abertura de acesso 6, o dispositivo de arrastamento 19 empurra-o para dentro da câmara 5 e, em particular, para dentro do elemento em forma de gaiola 9a que se acha alinhado com a abertura de acesso 6 e que inicialmente tem a sua extremidade móvel 16 colocada na primeira posição de trabalho. Durante a realização da operação de granalhagem, os órgãos de projecção 7 projectam as partículas de granalhagem contra o produto M e ao mesmo tempo o produto M é posto em rotação em torno do eixo de trabalho A por meio do elemento em forma de gaiola 9a. 13 ΡΕ2178677
Quando o processo de trabalho é concluído, o produto M é expelido por efeito da acção de extensão do primeiro actuador linear 13 que vai fazer com que a extremidade móvel 16 se vá deslocar da primeira para a sequnda posição de trabalho. 0 produto M acabado de ser trabalhado irá então ser obriqado a reqressar à linha de avanço 2 sobre a qual ele se irá poder afastar do posto de decapagem e ser enviado para os postos de trabalho seguintes.
Num outro modo de realização do invento ilustrado na Figura 7, a máquina 1 acha-se dotada de uns meios de descarregamento automatizados 13 e de uns meios de carregamento automatizados 19 que se acham unidos uns aos outros e que se acham representados de uma maneira pormenorizada nas Figuras 5 e 6.
De modo semelhante aos modos de realização aqui anteriormente descritos, os meios de descarregamento automatizados 13 são constituídos pelo elemento impulsor 13 que vai fazer com que a extremidade móvel 16 se vá deslocar entre a primeira posição de trabalho (Figura 5) e a segunda posição de trabalho (Figura 6), de maneira a empurrar o varão transversal 17 de modo a fazer com que os produtos M vão ser expelidos para fora da câmara 5.
Por outro lado, os meios de carregamento automatizados 19 consistem numa estrutura de preensão para os 14 ΡΕ2178677 produtos M que se acha solidamente ligada ao varão transversal 17 e que se pode deslocar juntamente com este entre a primeira e a segunda posição de trabalho. A estrutura de preensão 19 consiste numa armação em forma de ponte que quando se acha situada na segunda posição de trabalho pode ser colocada a cavalo com respeito à linha de avanço 2. A armação é constituída por um par de elementos de contacto 23, localizados a uma certa distância do corpo impulsor 17 no lado oposto com respeito ao elemento impulsor 13, e por duas secções de ligação 24 que ligam os elementos de contacto 23 ao varão transversal 17.
Na prática, a estrutura de preensão 19 possui umas dimensões e uma forma tais que os produtos M a serem trabalhados podem ser colocados de uma maneira substancialmente justa entre os elementos de contacto 23 e o corpo impulsor 17. 0 funcionamento da máquina 1 tal como ilustrada na Figura 7 é conforme irá ser descrito a seguir. Durante a fase de introdução dos produtos M no interior da câmara 5, a extremidade móvel 16 vai ficar colocada na segunda posição de trabalho com a estrutura de preensão 19 colocada a cavalo sobre a linha de avanço 2. A activação da linha de avanço 2 irá fazer com que os produtos M vão chegar à máquina 1 até que um deles vá ficar colocado entre os elementos de contacto 23 e o 15 ΡΕ2178677 corpo impulsor 17.
Nesse momento, o elemento impulsor 13 é activado de maneira a ir passar da segunda posição de trabalho para a primeira posição de trabalho, o que irá fazer com que a estrutura de preensão 19, e o produto M juntamente com esta última, vá ser arrastada para o interior da câmara 5 e do elemento em forma de gaiola 9a.
Quando a operação de granalhagem tiver sido concluída, a activação do elemento impulsor 13 em sentido inverso, de maneira a que este vá passar da primeira para a segunda posição de trabalho, irá fazer com que produto M trabalhado possa ser expelido e vá regressar à linha de avanço 2, indo então o referido produto poder ser submetido a subsequentes operações de trabalho.
Na prática foi constatada a maneira como o invento aqui descrito alcança os objectivos propostos. 0 âmbito do invento é definido pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 9 de Dezembro de 2010

Claims (15)

  1. ΡΕ2178677 1 REIVINDICAÇÕES 1. Máquina de granalhagem (1), própria para o tratamento superficial de produtos, compreendendo: uma armação de base (4); pelo menos uma câmara de contenção (5) própria para conter um produto (M) a ser tratado, a referida câmara (5) achando-se associada à referida armação de base (4) e sendo dotada de pelo menos uma abertura de acesso (6) e de pelo menos um órgão de projecção (7), disposto no interior da referida câmara (5), próprio para projectar um jacto de partículas de granalhagem sobre o referido produto (M); uns meios de rotação (8, 9a, 9b) equipados com pelo menos um dispositivo de rotação (9b) próprio para fazer com que o referido produto (M) vá rodar em torno de um eixo de trabalho substancialmente horizontal (A) no interior da referida câmara (5), os referidos meios de rotação compreendendo ainda pelo menos um elemento em forma de gaiola (9a), próprio para conter o referido produto (M), que se acha disposto no interior da referida câmara (5) e que é próprio para rodar em torno do eixo de trabalho horizontal (A), o referido elemento em forma de gaiola (9a) achando-se dotado de uma extremidade aberta (12), que fica voltada para a abertura de acesso (6) da referida câmara (5) e que permite o carregamento/descarregamento do referido produto para dentro/fora do referido elemento em forma de gaiola (9a), e de uma extremidade fechada (10) oposta à referida extremidade aberta (12); e 2 ΡΕ2178677 uns meios de descarregamento automatizados (13) que se acham associados à referida armação de base e que são próprios para fazer com que o referido produto (M), depois de ter sido tratado, possa ser descarregado para fora do referido elemento em forma de gaiola (9a) e da referida câmara (5), através da referida extremidade aberta (12) e da referida abertura de acesso (6), caracterizada por os referidos meios de descarregamento automatizados compreenderem pelo menos um elemento impulsor (13) próprio para empurrar o referido produto (M) através da referida extremidade aberta (12) e da referida abertura de acesso (6), o referido elemento impulsor (13) sendo montado no interior da referida câmara (5), em que o referido elemento impulsor (13) possui uma haste (15) com uma extremidade móvel (16) que pode ser inserida no interior do referido elemento em forma de gaiola (9a) e que se pode deslocar de uma primeira posição de trabalho, disposta substancialmente na proximidade da referida extremidade fechada (10), para uma segunda posição de trabalho, disposta substancialmente na proximidade da referida extremidade aberta (12), a fim de empurrar o produto (M), e desse modo fazer com que este, depois de ter sido tratado, possa ser descarregado para fora do referido elemento em forma de gaiola (9a) e da referida câmara (5).
  2. 2. Máquina de acordo com a reivindicação 1, em que a referida haste (15) é destinada a passar através da referida extremidade fechada (10) do elemento em forma de gaiola (9a), de maneira a ir empurrar a referida extremida- 3 ΡΕ2178677 de móvel (16) contra o referido produto (M).
  3. 3. Máquina de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o referido elemento em forma de gaiola (9a), disposto no interior da referida câmara (5), é substancialmente divergente, ou alargado, na zona da referida extremidade aberta (12) do próprio elemento em forma de gaiola (9a).
  4. 4. Máquina de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido elemento em forma de gaiola (9a) compreender pelo menos uma placa substancialmente vertical (10) que define a referida extremidade fechada, e uma pluralidade de barras substancialmente horizontais (11) que se estendem a partir da referida placa (10) em direcção à referida abertura de acesso (6).
  5. 5. Máquina de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido elemento impulsor (13) poder rodar em conjunto com o referido elemento em forma de gaiola (9a).
  6. 6. Máquina de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido elemento impulsor (13) compreender pelo menos um corpo impulsor (17) que se acha associado à referida extremidade móvel (16) e que é próprio para entrar em contacto com o referido produto (M).
  7. 7. Máquina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o referido corpo impulsor (17) compreen- 4 ΡΕ2178677 der pelo menos um varão que é substancialmente transversal às referidas barras (11).
  8. 8. Máquina de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por pelo menos uma das partes terminais (18) do referido varão ser em forma de forquilha e ser destinada a encaixar numa das referidas barras (11), ou ser concebida em forma de um olhai, um anel, uma manga ou um elemento semelhante, e ser disposto em torno de uma das referidas barras (11).
  9. 9. Máquina de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido elemento impulsor compreender pelo menos um actuador linear disposto de uma maneira substancialmente horizontal ao longo do referido eixo de trabalho (A).
  10. 10. Máquina de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender uns meios de carregamento automatizados (19) próprios para carregar o referido produto (M) para dentro do referido elemento em forma de gaiola (9a), disposto no interior da referida câmara (5), através da referida abertura de acesso (6) e da referida extremidade aberta (12).
  11. 11. Máquina de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por os meios de carregamento automatizados (19) compreenderem pelo menos um dispositivo de arrastamento que se acha montado externamente em relação à referida 5 ΡΕ2178677 câmara (5) e que é próprio para empurrar o referido produto (M) através da referida abertura de acesso (6).
  12. 12. Máquina de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por os meios de carregamento automatizados (19) e os referidos meios de descarregamento automatizados (13) se acharem unidos uns aos outros.
  13. 13. Máquina de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por os meios de carregamento automatizados (19) compreenderem uma estrutura de preensão (23, 24), própria para agarrar o referido produto (M), que se acha associada ao referido elemento impulsor (13) e à respectiva extremidade móvel (16), de maneira a poder deslocar-se juntamente com este entre a referida primeira posição de trabalho e a referida segunda posição de trabalho.
  14. 14. Máquina de acordo com a reivindicação 13, enquanto dependente da reivindicação 5, caracterizada por a referida estrutura de preensão compreender pelo menos um elemento de contacto (23) substancialmente afastado do referido corpo impulsor (17) num lado substancialmente oposto com respeito ao referido elemento impulsor (13) e pelo menos uma secção de ligação (24) própria para ligar o referido elemento de contacto (23) com o referido corpo impulsor (17), podendo o referido produto (M) ficar localizado entre o referido elemento de contacto (23) e o referido corpo impulsor (17). 6 ΡΕ2178677
  15. 15. Máquina de granalhagem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, associada a uma linha (2) de avanço horizontal dos referidos produtos disposta em frente da abertura de acesso (6) da referida câmara (5), em que a referida linha de avanço horizontal (2) é proporcionada para movimentar e fazer avançar os referidos produtos (M) para a zona da referida abertura de acesso (6), a fim de carregar os referidos produtos (M) para dentro do referido elemento em forma de gaiola (9a), através da referida abertura de acesso (6) e da referida extremidade aberta (12), e depois tratá-los no interior da referida câmara (5), e ser proporcionada para movimentar e fazer avançar os referidos produtos (M) a partir da zona da referida abertura de acesso (6) depois dos referidos produtos terem sido tratados no interior da referida câmara (5) e terem sido descarregados pelos referidos meios de descarregamento automatizados (13) para fora do referido elemento em forma de gaiola (9a) e depositados sobre a referida linha de avanço (2). Lisboa, 9 de Dezembro de 2010
PT08776374T 2007-07-27 2008-07-18 Máquina de decapagem por jacto de partículas para o tratamento superficial de produtos PT2178677E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000249A ITMO20070249A1 (it) 2007-07-27 2007-07-27 "macchina granigliatrice per il trattamento superficiale di manufatti"

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2178677E true PT2178677E (pt) 2010-12-15

Family

ID=39865333

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08776374T PT2178677E (pt) 2007-07-27 2008-07-18 Máquina de decapagem por jacto de partículas para o tratamento superficial de produtos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8562393B2 (pt)
EP (1) EP2178677B1 (pt)
AT (1) ATE488326T1 (pt)
DE (1) DE602008003587D1 (pt)
ES (1) ES2353249T3 (pt)
IT (1) ITMO20070249A1 (pt)
PL (1) PL2178677T3 (pt)
PT (1) PT2178677E (pt)
SI (1) SI2178677T1 (pt)
WO (1) WO2009016448A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9039487B2 (en) * 2008-08-07 2015-05-26 Fuji Manufacturing Co., Ltd. Blasting method and apparatus having abrasive recovery system, processing method of thin-film solar cell panel, and thin-film solar cell panel processed by the method
US20100068976A1 (en) * 2008-09-12 2010-03-18 Boris Zelenko Systems and methods for preparation of conductors for electric motors
HUE051197T2 (hu) * 2010-04-15 2021-03-01 Kompoferm Gmbh Szórási eljárás és berendezés
US9962809B2 (en) 2012-10-12 2018-05-08 Kompoferm Gmbh Blasting agent and blasting method
CN105773435A (zh) * 2016-05-11 2016-07-20 湖州师范学院 轮毂射流抛光机

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1191154A (en) * 1966-07-27 1970-05-06 Wheelabrator Corp Machine and Method for Surface Treatment of Large Articles
GB1242933A (en) * 1968-06-20 1971-08-18 Badische Maschf Gmbh Multi-station blasting machines
DE1752601A1 (de) * 1968-06-20 1971-07-22 Badische Maschf Gmbh Mehrstationen-Strahlbearbeitungsmaschine,insbesondere fuer Motorbloecke und Zylinderkoepfe
US4037364A (en) * 1969-10-13 1977-07-26 Wheelabrator-Frye, Inc. Method and means for continuous surface treatment
DE2454866A1 (de) * 1974-11-20 1976-05-26 Berger Maschf Gmbh Schleuderstrahlanlage zum reinigen von profilierten werkstuecken
DE2510827C2 (de) * 1975-03-12 1977-02-24 Badische Maschf Gmbh Foerdereinrichtung fuer zylinderbloecke oder aehnliche werkstuecke durch eine schleuderstrahlanlage
US4326362A (en) * 1980-02-19 1982-04-27 Williams Virgil R Shot blast machine
US5142830A (en) * 1990-04-20 1992-09-01 Pangborn Corporation Abrasive cleaning machine
US5361548A (en) * 1992-07-24 1994-11-08 B&U Corporation Multi-station abrading apparatus
US5512005A (en) * 1992-08-28 1996-04-30 Michael P. Short Process and apparatus for automatically engraving stone memorial markers

Also Published As

Publication number Publication date
EP2178677B1 (en) 2010-11-17
ES2353249T3 (es) 2011-02-28
EP2178677A2 (en) 2010-04-28
WO2009016448A3 (en) 2009-05-14
US20100130110A1 (en) 2010-05-27
ATE488326T1 (de) 2010-12-15
WO2009016448A2 (en) 2009-02-05
DE602008003587D1 (de) 2010-12-30
PL2178677T3 (pl) 2011-03-31
SI2178677T1 (sl) 2011-02-28
US8562393B2 (en) 2013-10-22
ITMO20070249A1 (it) 2009-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2178677E (pt) Máquina de decapagem por jacto de partículas para o tratamento superficial de produtos
CN112171525A (zh) 一种金属表面喷砂处理设备
CN107671682A (zh) 一种钢板加工用除锈打磨装置
CN209393452U (zh) 一种铸件浸油装置
CN112795741A (zh) 一种智能制造用钢材淬火硬化装置
CN206122234U (zh) 一种变速箱壳体自动清洗机
KR101648570B1 (ko) 브레이커 실린더 자동 사상 및 세척장치
JP5921677B2 (ja) 被加工部材の表面処理用の作業チャンバシステム
EP0141120B1 (de) Einrichtung zur mechanischen Unterbodenbearbeitung von Schiffen im Dock
KR101562735B1 (ko) 코팅장갑 제조장치
JP5721089B1 (ja) 仮設機材洗浄装置
CN216830279U (zh) 一种全自动单元磁力研磨清洗烘干线
CN102632463A (zh) 多功能大型金属表面处理机
CN210189491U (zh) 一种抛丸机
CN208557181U (zh) 一种挂抛机
CN107020624A (zh) 一种具有可调节结构的机械手
CN203343900U (zh) 大重型抛丸清理机
CN203752123U (zh) 一种流动式货车车钩装配台
CN106695514B (zh) 一种轮船保养的磁性吸附自动作业机
DE10344256B4 (de) Schleuderrad-Waschmaschine
CN216731316U (zh) 一种新型高效自动抛丸清理机
US5361548A (en) Multi-station abrading apparatus
CN203887707U (zh) 一种辊道式抛丸机
CN219337407U (zh) 一种台车转盘式喷砂机
KR20140092726A (ko) 샌드젯을 이용한 세정장치