PT2003085E - Grua melhorada que pode ser montada num veículo correspondente - Google Patents

Grua melhorada que pode ser montada num veículo correspondente Download PDF

Info

Publication number
PT2003085E
PT2003085E PT08154651T PT08154651T PT2003085E PT 2003085 E PT2003085 E PT 2003085E PT 08154651 T PT08154651 T PT 08154651T PT 08154651 T PT08154651 T PT 08154651T PT 2003085 E PT2003085 E PT 2003085E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support base
arm
crane
crane according
extends
Prior art date
Application number
PT08154651T
Other languages
English (en)
Inventor
Zambelli Gianni
Original Assignee
Effer S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Effer S P A filed Critical Effer S P A
Publication of PT2003085E publication Critical patent/PT2003085E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C23/00Cranes comprising essentially a beam, boom, or triangular structure acting as a cantilever and mounted for translatory of swinging movements in vertical or horizontal planes or a combination of such movements, e.g. jib-cranes, derricks, tower cranes
    • B66C23/62Constructional features or details
    • B66C23/72Counterweights or supports for balancing lifting couples
    • B66C23/78Supports, e.g. outriggers, for mobile cranes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
GRUA MELHORADA QUE PODE SER MONTADA NUM VEÍCULO CORRESPONDENTE A presente invenção refere-se a uma grua destinada à elevação de cargas que pode ser montada num veiculo correspondente e, em particular, montada num camião.
No campo das gruas de elevação montadas em camiões, são conhecidos meios estabilizadores constituídos por um primeiro e um segundo braços telescópicos estabilizadores que se estendem para fora, em frente da cabina do condutor do camião, com vista a estabilizar a parte dianteira do camião durante as operações de elevação. Estes primeiro e segundo braços estabilizadores dianteiros do camião estendem-se para fora em lados opostos de uma base de suporte que suporta a lança de elevação da grua e consistem em braços que se estendem, retraem e rodam, graças a meios de accionamento, em relação à base de suporte e que, na sua posição de descanso, estão alinhados longitudinalmente com a cabina do condutor do veiculo, em particular, ao longo da base de suporte da lança de elevação.
Este sistema de estabilização com braços telescópicos rotativos é utilizado em combinação com uma lança de elevação de carga que se estende também, na sua posição de descanso, no sentido do comprimento do veiculo para a parte traseira da cabina do condutor. Este tipo de camião ou grua montada em camião é projectado para elevação apenas, e o corpo ou a plataforma na parte traseira da cabina do condutor só podem ser usados para guardar a lança de elevação na sua posição de descanso, e não para outros fins. Além disso, este tipo de gruas utiliza um número excessivo de actuadores para operar os elementos estabilizadores. São usados meios estabilizadores semelhantes para estabilizar a parte traseira do camião.
Uma outra solução conhecida envolve a utilização de uma lança de elevação que, na sua posição de descanso dobrada, está localizada transversalmente em relação à cabina, de modo que podem ser transportadas outras cargas na parte traseira da cabina, na carroçaria do camião.
Neste caso, para se conseguir uma grua com um alcance convenientemente longo, os braços telescópicos rotativos na parte dianteira da cabina não são utilizados como estabilizadores, porque são dotados, neste caso, com macacos estabilizadores que estão fixos à parte dianteira da cabina do condutor do veiculo, directamente na estrutura de suporte do camião, de tal maneira que a estrutura por baixo da cabina do condutor requer reforço estrutural para que os macacos estabilizadores possam ser convenientemente fixos à estrutura de suporte da carga do camião. 0 documento EP 1454 872 descreve uma grua destinada à elevação de cargas que pode ser montada num veiculo correspondente tendo um eixo longitudinal, em particular um camião, compreendendo uma base de suporte da grua montada no veiculo, a partir do qual se estendem meios de estabilização do veiculo compreendendo um primeiro braço extensível e um segundo braço estabilizador suportando os meios de suporte no solo respectivos, estendendo-se ambos transversalmente ao eixo longitudinal do veículo. 0 documento W02006/040658 divulga uma base de suporte para uma grua a ser montada no veículo, de onde se estendem meios de estabilização do veículo, compreendendo um primeiro braço extensível e um segundo braço estabilizador suportando os meios de suporte no solo respectivos, ambos estendendo-se obliquamente ao eixo longitudinal do veículo e escalonados verticalmente para não interferir na posição de descanso respectiva. É proporcionada uma grua de acordo com a reivindicação 1.
Desta forma é proporcionado um conveniente do camião.
Desta forma é proporcionada uma estabilização conveniente do veículo no qual a grua é montada, sem incorrer em custos de produção excessivos que são característicos das soluções conhecidas, sempre que é necessário um número excessivo de actuadores e têm de ser feitas modificações na estrutura de suporte de carga do veículo.
Estas e outras características da grua de acordo com a presente invenção.
Outras características e vantagens da invenção serão tornadas evidentes a partir da descrição de uma forma de realização que se segue, com referência aos desenhos anexos, dados puramente a título de um exemplo não limitativo, nos quais: - Figura IA é uma vista lateral de um camião equipado com uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 1B é uma vista em perspectiva a partir da parte traseira de um camião equipado com uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 2 é uma vista em perspectiva a partir do lado da frente de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção, com a lança de elevação na posição de descanso; - Figura 3 é uma vista em perspectiva a partir do lado de trás de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 4 é uma vista lateral de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 5 é uma vista traseira de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 6 é uma vista em planta de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 7A é uma vista em planta da base de suporte e das secções de estabilização na posição estendida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção e montada num camião correspondente; - Figura 7B é uma vista em planta semelhante à Figura 7A, com pormenores da estrutura de base de suporte de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção; - Figura 8A é uma vista em perspectiva de um veiculo motor montado com uma forma de realização preferida de uma grua de elevação, com pormenores da base de suporte com os braços estabilizadores na posição estendida; - Figura 8B é uma vista em perspectiva a partir de um ângulo ligeiramente diferente, em comparação com a Figura 8A, da base de suporte e extensões do estabilizador de uma forma de realização preferida de uma grua de elevação de acordo com a presente invenção;
Figura 9 é uma vista por trás com os braços estabilizadores na sua posição estendida, e mostra a base de apoio apenas e os braços estabilizadores de uma forma de realização preferida de uma grua de acordo com a presente invenção.
As figuras mostram uma forma de realização preferida 10 de uma grua de elevação de carga, em particular uma grua com lança telescópica, que está montada num veiculo 11, constituído por um camião, tal como ilustrado nas figuras, com cabina de condutor 11a e uma plataforma 11b, parcialmente ilustrado nas figuras anexas. A presente grua 10 está montada perto da traseira da cabina do condutor 11a e poderia também ser montada no camião, na extremidade traseira da plataforma 11b. A presente grua 10 compreende, tal como descrito mais completamente abaixo, uma lança de elevação 13 de um tipo dobrável que, na sua posição de descanso, se estende transversalmente ao eixo longitudinal "L" do camião.
Em particular, a grua de elevação 13 tem um elemento principal 13a no qual é articulado ou dobrado um elemento de lança 13b que compreende uma pluralidade de elementos telescópicos 13'b e 13c que podem ser estendidos e retraídos por acção dos cilindros hidráulicos 13d correspondentes.
Em particular, tal como ilustrado nas figuras, o elemento de lança 13b da grua estende-se, na sua posição de descanso, no sentido do comprimento, ao longo do elemento principal 13a ligado à cremalheira giratória da grua. A grua 10 compreende um base de suporte 12 ligada aos elementos de suporte longitudinais 11', 11' do veículo 11, à qual a lança de elevação está ligada por meio de uma cremalheira giratória 15 correspondente, que roda em torno de um eixo vertical e a partir da qual os meios estabilizadores correspondentes do veículo se estendem quando a grua está em funcionamento.
Estes meios de estabilização do veículo compreendem um primeiro braço extensível, identificado com o número de referência 14, que suporta os meios de suporte no solo correspondentes, que por sua vez compreendem um cilindro vertical de macaco 16 com uma sapata 16a.
Em particular, a base de suporte 12 estende-se numa direcção substancialmente linear ao longo do eixo longitudinal "L" do veiculo, e tern uma face dianteira 12a, uma face traseira 12b e lado oposto ou faces laterais 12c, 12d.
Com vantagem, o braço estabilizador extensível 14 pode estar ligado, de forma fixa, à base de suporte 12, e estende-se para fora a partir da base de suporte 12 num determinado ângulo "A" em relação à direcção longitudinal "L" do veículo.
Deste modo, o invento proporciona um braço 14 que está solidamente ancorado à base de suporte 12 e está apto a estabilizar o veículo na área em frente da cabina do condutor 11a, tal como ilustrado na Figura 7A.
No entanto, deve entender-se que, sempre que a presente grua é montada na posição traseira no camião, isto é, na extremidade traseira da plataforma 11b, os presentes meios de estabilização 14 devem estar aptos a assentar longitudinalmente no solo para além da extremidade traseira do veículo, tornando assim o veículo mais estável nesta situação.
Na prática, o braço estabilizador 14 fixo à base de suporte 12, quando completamente estendido, estende-se com a sua extremidade 14' equipada com os meios de suporte no solo ao longo do respectivo lado da 11a cabina do condutor do veículo 11. 0 ângulo de orientação em relação ao eixo longitudinal "L" está identificado na figura com a letra de referência "A", e é um ângulo inferior a 90°, tal como ilustrado nas Figuras 7A e 7B. Com vantagem, tal como ilustrado nas figuras, o braço estabilizador 14 estende-se a partir da base de suporte 12, começando numa zona intermédia da face lateral 12c respectiva da base de suporte, em particular a partir de uma zona da face lateral 12c da base de suporte 12, que está situada na parte dianteira da face lateral 12c.
Com vantagem, o braço estabilizador 14 faz parte da estrutura da base de suporte 12 e, em particular, da zona intermédia da base de suporte 12.
Em particular, o braço estabilizador 14 define parte da estrutura da base de suporte 12 na, ou perto da, zona da roda de coroa 15' da cremalheira giratória da grua de elevação 13.
Tal como ilustrado nas figuras, o braço estabilizador 14 tem uma extremidade traseira 14', que se estende para fora a partir da base de suporte 12 no lado 12d oposto ao lado 12c a partir do qual o braço 14 também se estende. Em particular, tal como ilustrado nas figuras, a extremidade traseira 14' do braço estabilizador 14 estende-se a partir de uma zona intermédia e posterior da face lateral 12d da base de suporte 12.
Tal como ilustrado nas figuras, o braço estabilizador 14 estende-se transversalmente e diagonalmente através da base de suporte 12.
Desta forma a invenção proporciona um braço estabilizador 14 que tem um comprimento considerável quando totalmente estendido e proporciona, assim, uma estabilização eficaz do veiculo na área em frente do veiculo. De um modo vantajoso, o braço estabilizador 14 tem uma pluralidade de secções extensíveis e, em particular, tem um elemento 14a que está fixo à base de suporte 12, definindo assim parte desta estrutura, e um ou mais elementos extensíveis e, em particular, um primeiro e um segundo elementos extensíveis 14b e 14c que estão ligados de forma móvel ao elemento fixo e um ao outro.
Na prática, como ilustram as figuras, a extensão fixa 14a recebe coaxialmente no seu interior a primeira extensão móvel 14b e a segunda extensão móvel 14c que, por sua vez, está coaxialmente contida dentro da segunda extensão móvel 14b e que suporta na sua extremidade livre 14" o macaco 16.
Em particular, tal como ilustrado nas figuras, cada um dos elementos 14a, 14b e 14c do braço estabilizador 14 tem uma secção transversal quadrangular, e é longitudinalmente linear ou direito.
De um modo vantajoso, tal como ilustram as figuras, o elemento 14a do braço estabilizador 14, que está fixo à base de suporte 12, tem uma extremidade dianteira 14'a a partir da qual uma ou mais das secções extensíveis do braço 14 se estendem e onde a extremidade dianteira 14'a do elemento fixo 14a se estende para fora da base de suporte 12 para além da face respectiva 12c da base de suporte. Como ilustram as figuras, o elemento fixo do braço estabilizador 14 tem uma extremidade dianteira 14'a que se estende a partir de uma face lateral 12c respective da base de suporte e, em particular, a partir da parte dianteira da face lateral 12c.
De um modo vantajoso, e tal como ilustram as figuras, o elemento fixo 14a dos meios de estabilização 14 tem uma extremidade traseira 14' que se estende desde o lado 12d da base 12 que está oposto ao lado 12c a partir do qual se estende o braço estabilizador 14 . 0 elemento fixo 14a do braço estabilizador 14 tem, com vantagem, uma altura que é substancialmente igual à altura da base de suporte 12.
Em particular, o elemento fixo 14a dos meios de estabilização 14 define parte da estrutura da base de suporte 12 e estende-se diagonalmente a esta e, em particular, diagonalmente em relação ao eixo longitudinal "L".
Além disso, e tal como ilustrado nas Figuras 7A e 7B, o elemento fixo 14a dos meios de estabilização 14 estende-se a partir da zona de fixação 15' para a cremalheira da lança de elevação 13, mas permanece sob esta e, em particular, sob a zona traseira 15" desta.
Com vantagem, e tal como ilustrado, o elemento fixo 14a tem uma extremidade traseira 14' que se estende para fora da base de suporte na zona intermédia da face lateral 12d da base de suporte e, em particular, na zona para a parte traseira da face lateral 12d da base de suporte 12.
Tal como ilustrado, o elemento fixo 14a do braço estabilizador 14 tem uma secção traseira 14' que se encontra numa direcção longitudinal para a parte traseira da extremidade traseira 14'a do mesmo elemento fixo 14. Com vantagem, e tal como ilustrado em particular nas Figuras 1B, 2 e 3, a grua 12 tem uma lança de elevação 13 que, na sua posição de descanso, tem uma extremidade 13', em particular definida pela extremidade correspondente da lança de elevação 13b que se estende por baixo e ao longo da base de suporte 12.
Em particular, a extremidade 13' da barra de suporte no seu estado dobrado estende-se ao longo da face lateral 12c da base de suporte 12.
Em particular, e tal como ilustrado nas figuras, a lança de elevação 13 na sua posição de descanso tem uma extremidade inferior 13' que está localizada perto da zona extensível do braço estabilizador 14.
Na prática, e tal como ilustrado, o braço estabilizador 14 tem um elemento fixo 14a que se estende por baixo da lança de elevação 13 na posição de descanso transversal, em particular por baixo da parte principal 13a da lança de elevação, enquanto a parte de lança 13b está posicionada verticalmente para o lado da parte 14'a do elemento estabilizador fixo 14a.
Em particular, e tal como ilustrado, o braço estabilizador 14 tem uma extremidade 14'a a partir da qual os elementos móveis 14b, 14c se estendem, e se estendem por baixo de uma extremidade correspondente 13'a do elemento de fixação principal 13b da lança de elevação 13 na posição de descanso transversal.
Em particular, a extremidade 14'a do braço estabilizador 14 está, como pode ver-se nas figuras, verticalmente alinhada, ou substancialmente alinhada, com esta extremidade 13'a do elemento 13b da grua 13 na sua posição de descanso, dobrada.
Para além disso, e tal como ilustrado, a parte traseira 13 da lança de elevação 13, na sua posição de descanso, está também localizada por cima da extremidade traseira 14 ' do elemento fixo do braço estabilizador 14. Em particular, a extremidade traseira 14 ' do elemento fixo está verticalmente alinhada, ou substancialmente alinhada, com a extremidade traseira da parte telescópica ou de elevação 13b da lança de elevação. Tal como ilustrado, a base de suporte 12 tem, na sua face lateral 12c, uma parte recuada definida por uma superficie inclinada num determinado ângulo em relação à vertical, onde este recesso define uma sede ou zona para a extremidade 13' da lança de elevação 13 na sua posição de descanso. Este recesso está identificado com o número de referência 17 nas figuras anexas, e a superficie inclinada, delimitada pelo recesso, está identificada com o número de referência 17a. Este arranjo faz com que seja possível obter-se uma lança de elevação com um alcance particularmente longo.
Tal como ilustrado, a secção 14a do elemento fixo do braço estabilizador 14 projecta-se a partir da base de suporte 12 imediatamente para o lado da reentrância 17, e estende-se ao longo do interior da base 12 para a parte traseira da superfície inclinada 17a, por outras palavras, numa posição imediatamente atrás da sede 17 para alojamento da extremidade correspondente 13' da lança de elevação na sua condição de repouso.
Tal como ilustrado, para trás do recesso 17, a face lateral 12c da base 12 tem uma parte traseira 12'c que está longitudinalmente alinhada com a parte 12"c que está em frente do recesso 17.
Tal como ilustrado, a partir do lado 12d, oposto ao lado 12c, que é a extensão do braço estabilizador diagonal 14, estende-se um segundo braço estabilizador identificado com o número de referência 18, com vantagem na forma de um braço extensível compreendendo uma pluralidade de elementos e, em particular, uma base ou elemento principal 18a que está ligada rotativamente à base de suporte 12 por meio de um pino vertical 20, de modo a permitir que o braço estabilizador rotativo rode a partir de uma posição de estabilização num determinado ângulo em relação ao eixo longitudinal "L" que se estende para a frente ao longo da cabina do condutor 11a e uma posição retraída, de descanso, onde o braço 18a está localizado no lado da base 12 posicionado numa direcção longitudinal, conforme indicado em particular nas Figuras 3 a 5.
Nesta posição retraída, o braço estabilizador rotativo 18, tal como ilustrado na Figura 3, tem a sua extremidade traseira 18'a do elemento principal na extensão e ao longo da parte traseira 14' do elemento fixo 14a do primeiro braço estabilizador 14.
Na prática, e tal como ilustrado, o braço rotativo roda numa extremidade dianteira e lateral da base de suporte 12, e tem segunda e terceira secções extensíveis 18b e 18c e onde esta última tem os seus meios de extremidade livre para assentar no solo, compreendendo um cilindro de macaco vertical 22 equipado com sapata 24 que assenta no solo. 0 braço rotativo 18, na sua posição de trabalho estendida, estende-se para o lado da cabina do condutor 11a do lado do veículo oposto ao lado para o qual o braço fixo 14 se estende, e está orientado segundo um determinado ângulo B em relação ao eixo longitudinal do veículo. A posição de trabalho estendida é alcançada através da rotação do braço 18 para a frente, partindo de uma posição na qual as secções extensíveis estão retraídas, tal como está ilustrado nas figuras 2 a 5, e onde o braço está localizado substancialmente no sentido do comprimento, ao longo da base de suporte.
Tal como está ilustrado nas figuras, o ângulo B entre o braço estabilizador 18 na sua posição de trabalho e na sua posição longitudinal é um ângulo inferior a 90°. É evidente, em particular a partir da Figura 7A, que é proporcionada uma grua de elevação com uma lança de elevação com um alcance ou extensão considerável, ao mesmo tempo que proporciona uma estabilidade óptima do veículo, também na área à frente do veículo.
Tal como está ilustrado claramente, em particular na Figura 6 e na Figura 5, a extremidade 18'a do elemento extensível principal do segundo braço estabilizador 18 está localizada, na sua posição de descanso, por baixo da parte traseira ou extremidade 13" da lança de elevação 13 e, em particular, por baixo da extremidade 13" do elemento telescópico 13c da lança de elevação 13.
Como ilustram as figuras, o braço estabilizador rotativo 18 compreende uma pluralidade de extensões contidas coaxialmente umas dentro das outras. Em particular, a extensão 18c está contida dentro da extensão 18b que, por sua vez, está contida dentro da extensão articulada 18a; as extensões ou elementos do braço estabilizador 18 têm uma secção quadrangular correspondente e estendem-se numa linha recta.
Deve entender-se que a localização de um braço fixo diagonal num lado da base de suporte e a localização de um braço estabilizador rotativo no outro lado da base de suporte, independentemente do lado da base de suporte usado de facto, são possíveis de acordo com a presente e vantajosa grua de elevação.
Obviamente, numa disposição em que a base de suporte se encontra numa posição atrás da grua, a extensão rotativa 18 pode estender-se longitudinalmente para além do bordo traseiro do camião, proporcionando assim uma estabilização nesta área. A base de suporte 12 tem a forma de um corpo com secção em caixa compreendendo primeiro e segundo perfis 121 e 122, com uma secção transversal rectangular, que se estendem para a frente para o elemento de base 12a do estabilizador diagonal 12, que se estendem longitudinalmente e paralelamente entre si, mas tendo comprimentos diferentes.
Os perfis dianteiros 121, 122 do corpo com seção em caixa 12 têm extremidades 121', 122' que se projectam para a frente e se estendem até atingirem a parede lateral correspondente do perfil fixo 14a do estabilizador diagonal 14. A base de suporte 12 compreende ainda primeiro e segundo perfis 123, 124 com secção rectangular, que se estendem para a parte de trás do elemento de base 12a do estabilizador diagonal 12 e que também se estendem longitudinalmente e paralelamente entre si na extensão dos perfis dianteiros 121, 122 e que também têm comprimentos diferentes.
Cada um dos perfis traseiros 123, 124 do corpo com secção em caixa 12 têm extremidades dianteiras 123', 124' que se projectam e também se estendem até atingirem a parede lateral correspondente do perfil fixo 14a do estabilizador diagonal 14. 0 corpo com secção em caixa 12 tem uma placa superior 125, que é aplicada por cima da parede superior dos perfis 121, 122, 12 3, 12 4 e que tem um perfil com formato adequado e uma placa inferior 12 6 que tem uma parte central 126a que se estende entre as paredes inferiores dos perfis 121, 122, 123, 124 e uma parte lateral 12 6b que se estende do lado de fora das mesmas paredes inferiores dos perfis 122 e 124. A parede lateral 12a da base 12 coincide com a parede lateral correspondente dos perfis 121 e 123.
As partes exteriores do corpo com secção em caixa 12 compreendem uma parede vertical dianteira 12a, uma parede vertical traseira 12b e paredes laterais contra-opostas 12c, 12d, onde a parede lateral 12a tem um recesso 17 para alojar a extremidade correspondente 13 ' da lança de elevação na sua posição de descanso, e onde a parede lateral 12d tem um perfil ou concepção longitudinal que está rebaixado na parte traseira da mesma parede, e onde a extremidade traseira 14' do braço estabilizador diagonal se estende para além da parte traseira 12"d da parede 12d e termina numa posição que está substancialmente alinhada com a parte dianteira 12'd, tal como está ilustrado na figura 3.
Na prática, a parte dianteira 12'd da parede lateral 12d está localizada lateralmente em relação ao exterior da parte traseira 12"d da mesma parede 12 à qual está ligada por uma secção com raio curvo 12e.
Os perfis traseiros 123, 124 podem ser fixos a correspondentes elementos de suporte longitudinais alinhados para os estabilizadores traseiros que não estão ilustrados nas figuras anexas. 0 eixo de articulação 20 do segundo braço estabilizador 18 é suportado por duas placas horizontais 127, 129 que se projectam lateralmente a partir da parte 12d da parede 121 no bordo dianteiro da base 12.
Uma secção de perfil tubular quadrangular 128 suporta a placa de charneira 127 numa posição que está elevada em relação à superfície superior 125 da base 12. É proporcionada uma estrutura de base de suporte que é forte e permite o encaixe óptimo dos componentes suportados em dimensões globais compactas. A presente invenção proporciona uma estrutura de grua que proporciona uma estabilidade considerável para o veiculo onde é montada a grua. Permite a utilização óptima do espaço disponível no veículo para carregamento de outros elementos. Também permite que a lança de elevação tenha um alcance relativamente comprido. A invenção descrita é susceptível de aplicação industrial e pode ser modificada e adaptada de várias maneiras sem que com isso se afaste do âmbito do conceito inventivo. Além disso, todos os detalhes da invenção podem ser substituídos por elementos tecnicamente equivalentes.
Lisboa, 16 de Junho de 2016

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Grua (10) destinada à elevação de cargas que pode ser montada num veículo correspondente (11) tendo um eixo longitudinal (L) , em particular um camião, compreendendo uma base de suporte (12) da grua montada no veículo (11) , de onde se estendem meios de estabilização do veículo compreendendo um primeiro braço extensível (14) e um segundo braço estabilizador (18) suportando os meios de suporte no solo (16, 16a; 22, 24) respectivos; o dito primeiro braço estabilizador extensível (14) está fixo à base de suporte (12) e inclui um elemento fixo à base (14a) tendo uma altura que é substancialmente igual à altura da base de suporte (12) ; e o dito segundo braço estabilizador (18) que se estende a partir do lado oposto (12d) da base de suporte (12) em relação ao primeiro braço estabilizador (14) e estando na sua posição de descanso situada ao longo da base de suporte (12); caracterizada por o primeiro braço estabilizador extensível (14) se estender desde a base de suporte (12) orientado segundo um determinado ângulo (A) em relação à direcção longitudinal (L) diagonalmente à base de suporte (12); e por o dito segundo braço estabilizador (18) ter a forma de um braço rotativo que roda em relação à base de suporte (12).
  2. 2. Grua de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o braço estabilizador (14) fixo à base de suporte (12) se estender desde a base de suporte (12) ao longo da cabina do condutor (11b) do veículo.
  3. 3. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o braço estabilizador (14) se estender desde uma face lateral (12c) da base de suporte (12).
  4. 4. Grua de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o braço estabilizador (14) se estender a partir de uma zona intermédia da face lateral (12c) respectiva da base de suporte (12).
  5. 5. Grua de acordo com qualquer das reivindicações precedentes 3 e 4, caracterizada por o braço estabilizador (14) se estender numa zona na frente da face lateral (12c) respectiva da base de suporte (12).
  6. 6. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o braço estabilizador (14) ter um elemento fixo (14a) fixo à base de suporte (12) e um ou mais (14b, 14c) elementos extensíveis ligados de uma forma móvel ao elemento fixo.
  7. 7. Grua de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o elemento fixo (14a) fixo à base de suporte (12) ter uma extremidade dianteira (14'a) a partir da qual um ou mais dos elementos extensíveis (14b, 14c) se estende a partir da base de suporte (12).
  8. 8. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 6 e 7, caracterizada por o elemento fixo (14a) ter uma extremidade dianteira (14'a), que se estende a partir da face lateral (12c) respectiva da base de suporte (12) .
  9. 9. Grua de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por o elemento fixo (14a) ter uma extremidade dianteira (14'a), que se estende a partir de uma zona intermédia da face lateral respectiva da base de suporte (12).
  10. 10. Grua, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a grua ter uma lança de elevação (13) que, na sua posição de descanso, tem uma extremidade (13') que se estende ao longo da base de suporte (12) .
  11. 11. Grua, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a grua ter uma lança de elevação (13) que, na sua posição de descanso, tem uma extremidade correspondente (13'a) do elemento principal de fixação à base (13a) que se estende por cima de uma extremidade respectiva (14'a) do braço estabilizador (14).
  12. 12. Grua de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por a extremidade (14'a) do braço estabilizador (14) estar verticalmente alinhada, ou substancialmente alinhada, com a extremidade (13'a) do elemento principal (13a) que fixa a base à lança de elevação (13).
  13. 13. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 10 a 12, caracterizada por o braço estabilizador (14) se estender desde a base de suporte (12) na parte lateral da zona de posicionamento de uma extremidade correspondente (13'a) da lança de elevação da grua.
  14. 14. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 10 a 13, caracterizada Por a base de suporte (12) ter um recesso (17) destinado a posicionar a extremidade correspondente (13') da lança de elevação da grua.
  15. 15. Grua de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por o recesso ser definido por uma superfície inclinada (17a) onde a extremidade inferior da lança de elevação está posicionada na sua condição de repouso.
  16. 16. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o braço estabilizador (14) ter uma extremidade traseira (14') que se estende a partir de uma zona intermédia da face lateral (12d) da base de suporte (12) .
  17. 17. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o braço estabilizador (14) ter um primeiro, um segundo e um terceiro elementos (14a, 14b, 14c) coaxiais entre si.
  18. 18. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 16 e 17, caracterizada por o braço estabilizador (18), na sua posição de descanso, estar localizado ao longo da extremidade traseira (14') do braço estabilizador inclinado (14).
  19. 19. Grua de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 16 a 18, caracterizada por o braço estabilizador (18), na sua posição de descanso, estar localizado sob a lança de elevação (13) . Lisboa, 16 de Junho de 2016
PT08154651T 2007-04-19 2008-04-16 Grua melhorada que pode ser montada num veículo correspondente PT2003085E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITBO20070290 ITBO20070290A1 (it) 2007-04-19 2007-04-19 Gru perfezionata associabile ad un corrispondente veicolo.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2003085E true PT2003085E (pt) 2016-06-24

Family

ID=39877739

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08154651T PT2003085E (pt) 2007-04-19 2008-04-16 Grua melhorada que pode ser montada num veículo correspondente

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2003085B1 (pt)
DK (1) DK2003085T3 (pt)
IT (1) ITBO20070290A1 (pt)
PT (1) PT2003085E (pt)

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK149388C (da) * 1983-12-16 1986-10-27 Hiab Export As Krankonsol til montering over en lastbils chassisvanger
US5706960A (en) * 1995-02-14 1998-01-13 Pioneer Engineering Extended perimeter x-shaped outrigger assembly for cranes
DE19736108A1 (de) * 1997-08-21 1999-02-25 Putzmeister Ag Fahrbare Arbeitsmaschine mit teleskopierbaren Stützauslegern
DE10032622A1 (de) * 2000-07-07 2002-01-17 Putzmeister Ag Stützausleger für fahrbare Arbeitsmaschinen und Autobetonpumpen mit solchen Stützauslegern
CN2613466Y (zh) * 2003-01-13 2004-04-28 安徽省三色照明股份有限公司 安装在载货汽车上的车载起重机
ATE295330T1 (de) * 2003-02-14 2005-05-15 Palfinger Ag Transportsicherung
ITBO20040622A1 (it) * 2004-10-13 2005-01-13 Antonelli Srl Dispositivo per la stabilizzazione di un veicolo in stazionamento

Also Published As

Publication number Publication date
EP2003085B1 (en) 2016-03-16
ITBO20070290A1 (it) 2008-10-20
EP2003085A2 (en) 2008-12-17
EP2003085A3 (en) 2010-12-22
DK2003085T3 (en) 2016-07-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2213704T3 (es) Brazo de apoyo para maquinas de trabajo moviles y autobomba de hormigon con tales brazos de apoyo.
ES2247651T3 (es) Vehiculo de carga.
ES2352640T3 (es) Grúa.
US9815413B2 (en) Vehicle cargo carrier device
IL23358A (en) Prop or like stabilizing devices constituting an auxiliary ground-engaging bearing support for rolling vehicles at a standstill,and the various applications thereof
BR112014029702B1 (pt) Conjunto de cabine
ES2528473T5 (es) Chasis de contenedor ajustable en longitud
DK2917070T3 (en) Heavy-load transport vehicle for transporting a long-lasting object.
US3981514A (en) Outrigger
ES2927189T3 (es) Vehículo de bomba de hormigón
PT2003085E (pt) Grua melhorada que pode ser montada num veículo correspondente
CN105951827A (zh) 用于桩杆安装的作业车辆
ES2350680T3 (es) Dispositivo de regulación para la posición de un tablero de instrumentos y de un volante asociado.
CN1326765C (zh) 起重机
JP5145064B2 (ja) ブーム構造
CN216865309U (zh) 底盘和作业机械
ES2700428T3 (es) Un remolque con bogie deslizante
CN218702563U (zh) 一种水陆两栖车多功能侧边防浪板
JPS597634B2 (ja) クレ−ン車
JP5699982B2 (ja) 作業機械
JP2011057399A (ja) 高所作業車の作業台
JP2004001951A (ja) 運転室昇降機構を備えた作業機械
EP2100844A1 (en) Trailer mounted workplatform
CN112978617A (zh) 具有改进的稳定器的操作机
KR20200001666U (ko) 농기계 운반차량의 리어게이트 동작실린더용 고정브라켓트