PT1602570E - Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta - Google Patents

Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta Download PDF

Info

Publication number
PT1602570E
PT1602570E PT04425402T PT04425402T PT1602570E PT 1602570 E PT1602570 E PT 1602570E PT 04425402 T PT04425402 T PT 04425402T PT 04425402 T PT04425402 T PT 04425402T PT 1602570 E PT1602570 E PT 1602570E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lever
cam
coupling
fork
rotary cam
Prior art date
Application number
PT04425402T
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Meggiolan
Original Assignee
Campagnolo Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Campagnolo Srl filed Critical Campagnolo Srl
Publication of PT1602570E publication Critical patent/PT1602570E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K25/00Axle suspensions
    • B62K25/02Axle suspensions for mounting axles rigidly on cycle frame or fork, e.g. adjustably
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2206/00Quick release mechanisms adapted for cycles
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T403/00Joints and connections
    • Y10T403/59Manually releaseable latch type
    • Y10T403/591Manually releaseable latch type having operating mechanism
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T403/00Joints and connections
    • Y10T403/59Manually releaseable latch type
    • Y10T403/591Manually releaseable latch type having operating mechanism
    • Y10T403/595Lever

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)

Description

^Xê^rttfà Dlvisi··IM »«1 M
SXCraiST A presente invenção diz respeito a um dispositivo de fixação e desmontagem, em particular para fixar o cubo de uma roda ao quadro de uma bicicleta, e também um elemento de travamento para tal dispositivo.
Sabe-se perfeitamente, por exemplo, a partir das patentes de invenção DE 939 674 e CH 257 926 e também a partir da patente de invenção norte-americana n° 4 724 692, como conceber um mecanismo de fixação e desmontagem para as rodas no guadro de uma bicicleta, o qual permite desmontar facilmente as próprias rodas, por exemplo, para a sua substituição, por razões de facilidade de transporte da bicicleta ou como precaução anti-roubo.
Para o efeito, as extremidades dos braços dos garfos anterior e posterior dos quadros das bicicletas possuem um furo de encaixe aberto através de uma fenda de guilhotina.
Para fixar a roda ao quadro, faz-se deslizar uma vareta de tracção, que penetra num furo de travessia axial do cubo da roda, ao longo das fendas de guilhotina até aos furos de encaixe nas extremidades dos braços do garfo. Há elementos de travamento nas extremidades da vareta de tracção, salientes para os lados do garfo, que podem ser deslocados axialmente para posições mais próximas uma da outra para que haja um acoplamento por encosto e travamento contra as superfícies superiores dos braços do garfo, de forma a fixar o cubo da roda ao quadro. Para se libertar o cubo, os elementos de travamento podem ser deslocados axialrnente, de modo a afastarem-se entre si, cessando o acoplamento por encosto e travamento e permitindo o deslizamento da vareta de tracção e consequentemente o posicionamento do cubo da roda do lado de fora dos furos de encaixe do garfo.
Um primeiro elemento de travamento compreende uma porca que pode ser enroscada sobre uma rosca de uma primeira extremidade da vareta de tracção. 0 segundo dos elementos de travamento compreende uma blindagem para um excêntrico rotativo instalado no furo na segunda extremidade da vareta de tracção, havendo uma alavanca de comando para comandar a rotação do excêntrico. A blindagem justapõe-se à superfície exterior do garfo no quadro.
Fazendo rodar o excêntrico faz-se com que tenha lugar a tracção da vareta de tracção e o consequentemente travamento do cubo no quadro. 0 documento EP A-0658472 descreve um dispositivo de fixação e desmontagem de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Em todas as variantes de dispositivos de fixação e desmontagem conhecidos, descritos nos documentos supramencionadas, a alavanca de comando está ligada apenas a uma extremidade do excêntrico rotativo. A requerente apercebeu-se agora que em tais dispositivos, durante o accionamento da alavanca de comando, o excêntrico rotativo fica também sujeito a um binário em torno de um ponto de rotação localizado na extremidade do excêntrico rotativo, oposta à extremidade ligada à alavanca de comando, e que tal binário gera tensões indesejadas no eixo de rotação do excêntrico, as quais podem conduzir ao desgaste e a ruptura do excêntrico. 0 problema técnico que está na base da presente invenção consiste em engendrar um dispositivo de fixação e desmontagem para um componente de bicicleta, que tenha uma maior resistência mecânica e consequentemente um maior período de vida útil.
De acordo com um seu primeiro aspecto, a invenção diz respeito a um dispositivo de fixação e desmontagem para fixar um componente de bicicleta a um quadro de bicicleta que possui furos alinhados, c qual compreende: - uma vareta de tracção para a passagem do componente nos referidos furos alinhados e nos existentes no quadro da bicicleta, possuindo a vareta de tracção uma primeira extremidade dotada de um contraforte nos referidos furos alinhados e uma segunda extremidade que possui um furo de atravessamento e - elemento de travamento que compreende: -- uma blindagem que possui uma superfície de encosto nos referidos furos alinhados e em que numa das suas paredes laterais há dois orifícios de atravessamento alinhados, -- um excêntrico rotativo instalado entre os orifícios de atravessamento da blindagem e o furo de atravessamento da segunda extremidade da vareta de tracção, -- um sistema de comando manual accionado por uma alavanca para comandar a rotação do excêntrico rotativo entre uma posição de funcionamento do travamento, em que a vareta de tracção empurra a superfície de encosto para o contraforte, e uma posição de desengate em que a vareta de tracção faz com que o contraforte e a superfície de encosto de afastem, caracterizado pelo facto de o referido excêntrico rotativo possuir duas extremidades que podem executar uma rotação síncrona por intermédio do referido sistema de comando manual accionado por alavanca.
Graças à concepção de acordo com a invenção, a força de travamento e desengate comunicada pelo operador ao sistema de comando accionado por alavanca é transmitida ao excêntrico rotativo nas suas duas extremidades e consequentemente de uma forma equilibrada, sem que haja formação de um binário relativamente a uma extremidade onde não há actuação. A força é transmitida, a partir do excêntrico rotativo, à vareta de tracção, de um modo mais uniforme sobre toda a superfície do excêntrico, com tensões e forças de desgaste igualmente distribuídas e consequentemente inferiores em cada ponto.
De preferência, o excêntrico rotativo possui uma parte central excêntrica, duas partes cilíndricas adjacentes à parte excêntrica e as referidas duas extremidades.
Além disso, o elemento de travamento compreende, preferencialmente, um par de anéis de centragem colocados entre as referidas partes cilíndricas do excêntrico rotativo e os referidos orifícios alinhados da parede lateral da blindagem.
Em algumas variantes, o referido sistema de comando manual accionado pela alavanca é constituído por duas alavancas, possuindo uma primeira extremidade de cada alavanca e uma correspondente extremidade do excêntrico rotativo os meios de ajustamento para um acoplamento rotacional perfeito.
As alavancas são preferencialmente encurvadas, ficando as segundas extremidades mais próximas entre si, de modo a permitir a actuação simultânea apenas com uma mão.
As referidas alavancas podem dispor de elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo.
Os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo podem ser uma ranhura na primeira alavanca e uma saliência de forma complementar correspondente na segunda alavanca.
Em alternativa, os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo podem ser um par de protuberâncias desencontradas.
Em alternativa ou complementarmente, os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo podem compreender pelo menos um pino instalado entre um furo da primeira alavanca e um furo da segunda alavanca.
Em alternativa, os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo para ajustamento podem ser elementos de interferência mecânica entre as extremidades do excêntrico rotativo e os furos das alavancas, de rebitagem das extremidades de excêntrico rotativo, de preferência por encalcamento, ou então por colagem.
Noutras variantes, o referido sistema de comando manual accionado por alavanca é constituído por uma alavanca de garfo em que cada braço da alavanca de garfo e uma correspondente extremidade do excêntrico rotativo possuem elementos de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito.
No caso em que o sistema de comando manual accionado por alavanca compreende uma única alavanca de garfo, de acordo com uma primeira variante, a união entre os braços da alavanca de garfo é feita com um arqueamento maior do que o dos braços à alavanca de garfo, para permitir a montagem desses braços da alavanca em torno das extremidades do excêntrico rotativo, sendo esses braços da alavanca de garfo colocados numa posição em que ficam mais próximos um do outro, mediante a deformação da união, por exemplo, por prensagem num molde adequado. É possível instalar um pino de fixação entre um par de furos existentes numa posição intermédia dos braços da alavanca única de garfo, sendo as extremidades do pino de fixação rebitadas, de preferência por encalcamento. 0 pino de fixação permite aumentar a rigidez mecânica do elemento de travamento e facilita uma centragem mais exacta do excêntrico rotativo, em relação aos braços da alavanca única de garfo.
De acordo com uma segunda variante, a alavanca única de garfo é rígida, havendo um furo num braço da alavanca, destinado a permitir o acoplamento rotacional perfeito com uma extremidade do excêntrico rotativo, dimensionado para permitir a passagem do excêntrico rotativo, e estando previsto um mecanismo para fixar axialmente o excêntrico rotativo na alavanca única de garfo,
De preferência, em tal caso, as extremidades do excêntrico rotativo possuem secções transversais com dimensões diferentes. 0 mecanismo de fixação axial pode possuir pelo menos uma ranhura periférica para encaixar um anel de fixação de Seeger pel o menos numa extremidade do excêntrico rotativo. 0 mecanismo de fixação axial pode possuir também uma aresta de encosto numa extremidade do excêntrico rotativo.
Nas diversas variantes, as extremidades do excêntrico rotativo e o sistema de comando de alavanca são acoplados por meio de dispositivos de ajustamento que permitem o acoplamento rotacional perfeito. 0 mecanismo de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito pode ser um dispositivo de acoplamento de forma, seleccionado entre peças recartilhadas, de secção transversal poligonal e de secção transversal circular com uma parte esmagada.
De uma forma típica, o alargamento existente na primeira extremidade da vareta de tracção consiste num elemento de travamento do tipo de uma porca enroscada sobre um elemento roscado na primeira extremidade da vareta de tracção.
Em particular, o componente de bicicleta é um cubo de roda.
Outras características e vantagens da presente invenção tornar--se-ão mais evidentes a partir da descrição minuciosa subsequente de algumas das suas variantes preferenciais, apresentadas tomando como referência os desenhos anexos. Nos desenhos temos: a figura 1 representa uma vista em corte parcial de um dispositivo de fixação e desmontagem de acordo com a presente invenção, quando montado num cubo de uma roda num quadro de uma bicicleta, - a figura 2 é uma vista parcial de componentes destacados nas suas posições relativas, de acordo com uma primeira variante do dispositivo de fixação e desmontagem, a figura 3 é uma vista parcial da primeira variante do dispositivo de fixação e desmontagem, quando montado, - as figuras 4 e 5 são vistas em corte parcial da primeira variante do dispositivo de fixação e desmontagem, num estado de desmontado, - as figuras 6 e 7 são vistas em corte parcial da primeira variante do dispositivo de fixação o desmontagem., num estado de funcionamento com travamento, - a figura 8 é uma vista parcial das diversas peças destacadas nas suas posições relativas, de uma segunda variante do dispositivo de fixação e desmontagem, - a figura 9 é uma vista parcial das diversas peças destacadas nas suas posições relativas, de uma terceira variante do dispositivo de fixação e desmontagem, - a figura 10 é uma vista parcial das diversas peças destacadas nas suas posições relativas, de uma quarta variante do dispositivo de fixação e desmontagem, - a figura 11 é uma vista parcial das diversas peças destacadas nas suas posições relativas, de uma quinta variante do dispositivo de fixação e desmontagem, - a figura 12 é uma vista parcial das diversas peças destacadas nas suas posições relativas, de uma sexta variante do dispositivo de fixação e desmontagem, - as figuras 13 e 14 são alçados esquemáticos de uma sétima variante do dispositivo de fixação e desmontagem e - a figura 15 é um alçado esquemático de uma oitava variante do dispositivo de fixação e desmontagem. A figura 1 mostra um dispositivo 1 de fixação e desmontagem para fixar o cubo 100 de uma roda a um garfo 101 de um quadro de uma bicicleta.
Em cada uma das extremidades dos braços 102, 103 do garfo 101 existe um furo de encaixe 104, 105 aberto para o lado de fora através de uma fenda de guilhotina 106, 107. O dispositivo 1 de fixação e desmontagem compreende uma vareta de tracção 2 instalada num furo axial 108 do cubo 100 da roda e que pode deslizar ao longo das fendas de guilhotina 106, 107, de modo a penetrar nos furos de encaixe 104, 105 dos braços 102, 103 do garfo 101. O eixo longitudinal comum à vareta de tmeçSt 2 e ao furo axial L08 do cubo 100 está indicado pelo símbolo X. 0 dispositivo 1 de fixação e desmontagem compreende também dois elementos 3 e 4 de travamento nas extremidades da vareta de tracção 2, que ficam salientes para fora do garfo 101.
Os dois elementos 3 e 4 de travamento podem ser deslocados axialmente, um em relação ao outro, para fazerem o acoplamento por encosto e travamento contra as superfícies exteriores 109, 110 dos braços 102, 103 do garfo 101, de modo a fixar ao quadro o cubo 100 da roda. Para se soltar ou desmontar o cubo 100 do garfo 101, os elementos de travamento 3 e 4 podem ser deslocados axialmente, de modo a ficarem afastados, soltando assim o acoplamento por encosto e travamento e permitindo o deslizamento da vareta de tracção 2 para fora dos furos de encaixe 104, 105 ao longo das fendas de guilhotina 106, 107 dos braços 102, 103 do garfo 101.
Um primeiro dos elementos de travamento, indicado pelo número 3 na figura 1, compreende, de uma forma conhecida, uma porca 5 que pode ser enroscada sobre uma rosca 6 existente numa primeira extremidade da vareta de tracção 2. A porca 5 compreende uma superfície 7 de cabeça anelar para fazer o acoplamento por encosto e travamento contra a superfície exterior 109 do braço 102 do garfo 101. O conjunto formado pela vareta de tracção 2 e o primeiro elemento de travamento 3 pode ser substituído por uma vareta de tracção com um tipo diferente de elemento achatado, por exemplo, uma cabeça solidária achatada, embora seja preferível utilizar um elemento de travamento 3 do tipo de uma porca, uma vez que esta permite o ajustamento fino do deslocamento entre as posições de fixação e de desmontagem do dispositivo 1 de flxaçiid e desmontagem. O segundo dos elementos de fixação 4 compreende uma blindagem 8 para usi excêntrico rotativo 9 instalado num furo 1.0 na segunda extremidade da vareta de tracção 2 e um sistema 11 de comando de alavanca para comandar a rotação do efcçintSÉlc© 9. O eixo de rotação do excêntrico 9, perpendicular ao eixo X da vareta de tracção 2, está indicado pelo símbolo Y. A blindagem 8 possui uma superfície de cabeça anelar 12 para o acoplamento por encosto e travamento contra a superfície exterior 110 do braço 103 do garfo 101. A superfície de cabeça anelar 12 da blindagem 8 é, preferencialmente, recartilhada para aumentar a eficiência do acoplamento por encosto e travamento contra a superfície exterior 110 do braço 103 do garfo 101.
Actuando sobre o excêntrico 9 em rotação em torno do eixo Y, a blindagem 8 e a vareta de tracção 2 aproximam-se uma da outra com a consequente fixação do cubo 100 ao garfo 101, graças ao acoplamento por encosto e travamento das superfícies das cabeças 7 e 12 dos elementos de travamento 3 e 4 contra as superfícies exteriores 109, 110 dos braços 102, 103 do garfo 101.
Tomando também como referência as figuras 2 a 7, de acordo com a presente invenção, a blindagem 8 possui um par de orifícios alinhados 13, 14 nas partes de cobertura planas 15, 16 da sua parede lateral 17. O excêntrico 9 fica instalado entre os dois orifícios alinhados 13, 14 e o furo 10 na segunda extremidade da vareta de tracção 2.
Mais concretamente, o excêntrico 9 possui uma parte central excêntrica 18, um par de partes cilíndricas 19, 20 adjacentes à parte central excêntrica 18 e um par de extremidades 21, 22. A parte central excêntrica 18 do excêntrico 9 fica instalada no furo 10 da vareta de tracção 2.
As partes cilíndricas 19, 20 do excêntrico 9 ficam instaladas nos orifícios alinhados 13, 14 da blindagem 8 mediante a interposição dos anéis de centragem 23, 24.
As extremidades 21, 22 do excêntrico 9 projectam-se para fora dos orifícios alinhados 13, 14 da blindagem 8 e engatam, para que haja um acoplamento rotacional perfeito, no sistema de comando de alavanca 11, 0 referido sistema 11 de comando de alavanca compreende, de acordo com a variante da invenção ilustrada nas figuras 2-7, uma primeira alavanca 25 e uma segunda alavanca 26.
Cada alavanca 25, 26 possui um furo 2 7, 28 na primeira extremidade 29, 30, com uma forma que se ajusta â forma das extremidades 21, 22 do excêntrico 9.
Estes elementos de ajustamento pela forma, das extremidades 21, 22 do excêntrico 9 e os furos 27, 28 das alavancas 25, 26, são tais que vão criar, conforme se disse, um acoplamento rotacional perfeito e são, mais concretamente, recartilhados na variantes das figuras 2-7. As primeiras extremidades 29, 39 das alavancas 25, 26 possuem uma superfície achatada 31, 32 que vai encostar contra as partes achatadas 15, 16 da parede lateral 17 da blindagem 8, de modo a favorecer a rotação centrada das alavancas 25, 26 em torno do eixo de rotação Y do excêntrico 9, permitindo guiá-las ao longo do eixo longitudinal X.
As duas alavancas 25, 26 possuem, preferencialmente, a forma encurvada convergente ilustrada nas figuras 2-7, de tal modo que as suas segundas extremidades mais próximas 33, 34 podem ser accionadas simultaneamente pelo operador apenas com uma mão, tipicamente o próprio ciclista, de modo a garantir a sua rotação síncrona em torno do eixo Y.
As segundas extremidades 33, 34 das alavancas 25, 26, de preferência, mas não necessariamente, possuem também mecanismos de alinhamento e acoplamento representados nas figuras 2-7 por uma ranhura 35, aberta na parede interior da alavanca 25, e por uma saliência 36 com uma forma complementar de ajustamento existente na parede interior da alavanca 26, e bem assim por um pino de acoplamento 37 instalado nos furos 38,39, respectivamente das segundas extremidades 33, 34 das alavancas 25, 26.
Nas figuras 4 e 5, c dispositivo 1 de fixação e desmontagem íMtâ representado parcialmente primeiro elemento de travamento 3 foi omitido) na posição de desengate. Em tal posição de desengate, a parte excêntrica 18 do excêntrico 9 e consequentemente a vareta de tracção 2 passam para uma posição mais próxima, graças ao sistema 11 de comando de alavanca, da superfície da cabeça 12 da blindagem 8. 0 comprimento da parte da vareta de tracção 2 que se projecta para fora da blindagem 8 está assim no seu valor máximo, permitindo retirar o cubo 100 da roda para fora do garfo 101.
Fazendo rodar o sistema 11 de comando de alavanca cerca de 180° em torno do eixo Y, o dispositivo 1 de fixação pode ser colocado na posição de fixação ilustrada nas figuras 6 e 7, de maneira análoga I das figuras 4 e 5.
Nessa posição de fixação, a parte excêntrica 18 do excêntrico 9 e consequentemente a vareta de tracção 2 são afastadas, graças ao sistema 11 de comando de alavanca, da superfície da cabeça 12 da blindagem 8. O comprimento da parte da vareta de tracção 2 que fica fora da blindagem 8 está consequentemente no seu valor mínimo, permitindo a fixação do cubo 100 da roda do garfo 101, mediante o acoplamento por encosto e travamento das superfícies das cabeças 7, 12 dos elementos de travamento 3,4 contra as superfícies exteriores 109, 110 dos braços 102, 103 do garfo 101.
Uma vez que o sistema de comando de alavanca 11 actua de uma maneira equilibrada e síncrona nas duas extremidades 21, 22 do excêntrico 9, o movimento excêntrico da vareta de tracção 2 é suave e não ocorre nenhum binário no excêntrico 9. O período de vida útil do excêntrico 9 e consequentemente de todo o dispositivo de fixação e desmontagem é assim substancialmente aumentado, comparativamente com os dispositivos conhecidos em que a actuação sobre o excêntrico ocorre apenas numa extremidade.
Nas figuras 8 e 9 estão ilustradas uma segunda e uma terceira variantes do dispositivo 1 de fíx&çÊó e desmontagem, as quais diferem daquela que foi descrita antes, tomando como referências as figuras 2-7, devido -1;» formas de ajustamento das secções transversais das extremidades do excêntrico 9 e dos furos das primeiras extremidades 29, 30 das alavancas 25, 26.
No caso da figura 8, a forma é quadrada, ao passo que no caso da figura 9 a forma ê cilíndrica com um achatamento. As extremidades do excêntrico 9 estão indicadas respectivamente pelos números 21a, 22a na figura 8 e pelos números 21b, 22b na figura 9, ao passo que os furos das primeiras extremidades 29, 30 das alavancas 25, 26 estão indicados correspondentemente pelos números 27a, 28a na figura 8 e pelos números 27b, 28b na figura 9. Há outras formas ou outros dispositivos que permitem um acoplamento rotacional perfeito e que são conhecidos pelos especialistas na matéria.
Por exemplo, o dispositivo de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito das extremidades do excêntrico com o sistema de comando de alavanca poderiam ser invertidos, isto é, poderia haver saliências nas alavancas e furos no excêntrico.
Além disso, o dispositivo de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito das extremidades do excêntrico com o sistema de comando de alavanca poderia consistir em elementos de interferência mecânica, poderia ser um anel de Seeger (ver adiante a descrição das variantes das figuras 11, 12), poder-se-ia fazer a rebitagem das extremidades do excêntrico, por exemplo, por encalcamento, ou utilizando uma cola.
Na figura 10 está representada uma quarta variante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem, o qual difere daquele que foi descrito antes, tomando como referência as figuras 2-7, devido ao mecanismo de alinhamento e acoplamento das duas alavancas 25, 26.
Esses mecanismos prevêem a existência de duas protuberâncias achatadas 40, 41 desencontradas, nas segundas extremidades 33, 3 4 das alavancas 25, 26, e dois pinos 3 7, 37a instalados nos furos 42-45 nas protuberâncias 40, 41.
Na figura 11 está parcialmente representada uma quinta variante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem, em que o sistema 11 de comando de alavanca compreende, em vez das duas alavancas 25, 26, uma única alavanca 46 de garfo. Existe um componente de interposição 47 instalado entre os dois braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo para garantir a rigidez mecânica e o afastamento dos braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo. O excêntrico 9 está modificado em relação àquele que foi descrito nas variantes anteriores, de modo a poder ser inserido na alavanca única de garfo 46 pelo lado de fora, através do furo 50 de um primeiro braço 48 da alavanca 46 de garfo até ao furo 51 do segundo garfo 4 9 da alavanca 46 de garfo e que irá ser fixado para evitar deslocamentos ao longo do eixo X, relativamente à própria alavanca de braço 46.
Em particular, uma primeira extremidade 52 tem uma secção transversal maior do que a parte central excêntrica 18, ao passo que uma segunda extremidade 53 do excêntrico 9 possui uma secção transversal com dimensões menores do que as da parte central excêntrica 18.
Na segunda extremidade 53 do excêntrico 9 existe uma ranhura 54 onde vai encaixar um anel de Seeger de aperto 55, ou seja, um anel separador elástico que fica inserido, após a inserção completa do excêntrico 9, na ranhura 54 e que vai encostar contra a superfície exterior do braço 49 da alavanca 46 de garfo.
Na primeira extremidade 52 do excêntrico 9 está prevista uma aresta de encosto 56 que vai encostar, após a inserção completa do excêntrico 9, contra a superfície exterior do braço 48 da alavanca 46 de garfo.
Conforme ilustrado, no caso de a primeira parte cilíndrica 20 do excêntrico 9 ter dimensões maiores do que a segunda parte cilíndrica 21, então o anel de centragem, indicado pelo número 23a, I correspondentemente mais fino do ífu© o anel de centragem 24.
Na figura 11 as extremidades 52, 53 do excêntrico 9 e os furos 50, 51 dos braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo possuem uma secção transversal octogonal, mas poderiam ter, como é evidente, qualquer outra forma conveniente para o acoplamento rotacional perfeito mútuo.
Além do mais, a aresta de encosto 56 pode não existir ou pode ser substituída por um segundo anel de Seeger de aperto na primeira extremidade 52 do excêntrico 9 .
Na figura 12 está parcialmente representada uma sexta variante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem com o sistema ll de comando de alavanca que possui apenas uma única alavanca 46 de garfo. A variante da figura 12 é diferente da representada na figura 11 acabada de descrever, na medida em que o furo indicado pelo número 51a no segundo braço 49 da alavanca 46 de garfo é um furo cego. No furo cego 51a também está prevista uma fenda aberta 57 que possui uma parte semicircular que vai receber o anel de centragem 24. O anel de Seeger de aperto 55 agora previsto fica entalado entre o fundo da fenda aberta 57 e o anel de centragem 24.
Nas figuras 13 e 14 está representada, de forma esquemática, uma sétima variante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem, em que o sistema 11 de comando de alavanca possui uma única alavanca de garfo 46, vista pelo lado de fora do garfo 101.
Nesta variante, os dois braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo são ligados entre si por um troço de união 58 com um arqueamento maior do que o dos braços 48, 49. O orifício dos braços 48, 4 9 da alavanca 46 de garfo e/ou o arqueamento do troço de união 58 são tais que vão permitir o engate dos furos 2 7, 28 nas extremidades 21, 22 do excêntrico 9 durante a montagem do dispositivo 1 de fixação e desmontagem. A posição li montada da alavanca 46 de garfo está ilustrada na figura 13 e por linha interrompida na figura 14.
Os furos 27, 28 dos braços da alavanca 46 de garfo e o excêntrico 9 podem ser, deste modo, concebidos tal como indicado em qualquer das variantes descritas antes, tomando como referência as figuras 1-10.
Logo que o excêntrico 9 se encontra acoplado aos furos 27, 28 dos braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo, deforma-se o troço de união 58 do arqueamento, por exemplo, por prensagem num molde com uma forma conveniente. A posição montada da alavanca 46 de garfo está representada por uma linha a cheio na figura 14.
Na figura 15 está ilustrada esquematicamente uma oitava variante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem em que o sistema 11 de comando de alavanca possui uma única alavanca 46 de garfo, vista do lado de fora do garfo 101.
Esta variante difere daquela agora descrita, tomando como referência às figuras 13 e 14, na medida em que existe, desta vez, um pino de fixação 59 instalado entre os furos 60, 61 numa posição intermédia dos dois braços 48, 49. As extremidades do pino 59 que ficam salientes, projectando-se para fora dos braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo, têm uma rebitagem 62, 63, de preferência obtida por encalcamento. O pino de fixação 59 permite aumentar a rigidez mecânica do dispositivo 1 de fixação e desmontagem e garante a exactidão da centragem entre o excêntrico 9 e os furos alinhados 27, 28 da alavanca 46 de garfo. O elemento de travamento 4, em que são incorporados os conceitos inventivos, também pode ser fabricado e comercializado independentemente da parte restante do dispositivo 1 de fixação e desmontagem, para utilização num dispositivo de fixação e desmontagem em conformidade com a técnica anterior.
AléíS disso, embora tenha sido descrito anteriormente a propósito da fiÁíisçlo ¢1¾ uma roda a um quadro de uma bicicleta, os especialistas na matéria compreendem facilmente que o dispositivo 1 de fixação e desmontagem da presente invenção, ou então, corres-pondentemente, o elemento de travamento 4, também pode ter uma aplicação para fixar outros componentes ao quadro de uma bicicleta, por exemplo, o selim ou o guiador.
Faz-se observar também que as variantes descritas antes podem ser objecto de inúmeras modificações, variantes, substituições, supressões ou adições, sem que haja afastamento do âmbito das reivindicações anexas.
Por exemplo, os anéis de centragem 23, 23a, 24 poderiam ser substituídos por casquilhos assentes nas alavancas 25, 26 ou nos braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo. 0 pino de fixação 59 da variante ilustrada na figura 15 poderia ser substituído, por exemplo, por dois elementos solidários encaixados nos dois braços 48, 49 da alavanca 46 de garfo, unidos nas extremidades livres por elementos de união adequados, por exemplo, um ou vários parafusos, por soldadura ou por meio de cola.
Lisboa,

Claims (20)

1. Dispositivo (1) de fixação e desengate para fixar um componente (100) de bicicleta a um quadro (101) de bicicleta que possui furos alinhados (104, 105, 108), o qual compreende: - uma vareta de tracção (2) para a passagem do componente (100) nos referidos furos alinhados (104, 105, 108) e nos existentes no quadro (101) da bicicleta, possuindo a vareta de tracção (2) uma primeira extremidade dotada de um contraforte (3) nos referidos furos alinhados (104, 108) e uma segunda extremidade que possui um furo de atravessamento (10) e - elemento de travamento (4) que compreende: -- uma blindagem (8) que possui uma superfície de encosto (12) nos referidos furos alinhados (105, 108) e em que numa das suas paredes laterais (17) há dois orifícios de atravessamento alinhados (13, 14), --um excêntrico rotativo (9) instalado entre os orifícios de atravessamento (13, 14) da blindagem (8) e o furo de atravessamento (10) da segunda extremidade da vareta de tracção (2), -- um sistema (11) de comando manual accionado por uma alavanca para comandar a rotação do excêntrico rotativo (9) entre uma posição de funcionamento do travamento, em que a vareta de tracção (2) empurra a superfície de encosto (12) para o contraforte (3) , e uma posição de desengate em que a vareta de tracção (2) faz com que o contraforte (3) e a superfície de encosto (12) de afastem, caracterizado pelo facto de o referido excêntrico rotativo (9) possuir duas extremidades (21, 22, 21a, 22a, 21b, 22b, 52, 53) que podem executar uma rotação síncrona por intermédio do referido sistema (11) de comando manual accionado por alavanca.
2. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação I, caracterizado pelo facto de o excêntrico rotativo (9) possuir uma parte central excêntrica (18), duas partes cilíndricas (19, 20) adjacentes à parte excêntrica e as referidas duas extremidades
3. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o elemento de travamento (4) compreender um par de anéis de centragem (23, 23a, 24) colocados entre as referidas partes cilíndricas (19, 20) do excêntrico rotativo (9) e os referidos orifícios alinhados (13, 14) da parede lateral (17) da blindagem (8) .
4. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o referido sistema (11) de comando manual accionado pela alavanca ser constituído por duas alavancas (25, 26) , possuindo uma primeira extremidade (29, 30) de cada alavanca (25, 26) e uma correspondente extremidade (21, 22, 21a, 22a, 21b, 22b) do excêntrico rotativo (9) os meios de ajustamento para um acoplamento rotacional perfeito.
5. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de as alavancas (25, 26) serem encurvadas, ficando as segundas extremidades (33, 34) mais próximas entre si.
6. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 e 5, caracterizado pelo facto de as alavancas (25, 26) disporem de elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo.
7. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo compreenderem uma ranhura (35) na primeira, alavanca (2 5) e uma saliência (36) de forma complementar correspondente na segunda alavanca (26) .
8. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo compreenderem um par de protuberâncias (40, 41) dispostas desencontradamente.
9. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo facto de os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo compreenderem pelo menos um pino (37, 37a) instalado entre um furo (38, 42, 43) da primeira alavanca (25) e um furo (39, 44, 45) da segunda alavanca (26) . IP. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo facto de os elementos de acoplamento e/ou alinhamento mútuo para ajustamento poderem ser elementos de interferência mecânica entre as extremidades (21, 22, 21a, 22a, 21b, 22b) do excêntrico rotativo (9) e os furos (27, 28) das alavancas (25, 26), de rebitagem das extremidades (21, 22, 2la, 22a, 21b, 22b) do excêntrico rotativo (9) , de preferência por encalcamento, ou então por colagem.
11. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o referido sistema (11) de comando manual accionado por alavanca ser constituído por uma alavanca (46) de garfo em que cada braço (48, 49) da alavanca (46) de garfo e uma correspondente extremidade (21, 22, 2la, 22a, 21b, 22b, 52, 53) do excêntrico rotativo (9) possuem elementos de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito.
12. Dispositivo (l) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de a união (58) entre os braços (48, 49) da alavanca (46) de garfo ser feita com um arqueamento maior do que o dos braços (48, 49) à alavanca (46) de garfo.
13. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 11 e 12, caracterizado pelo facto de se instalar um pino de fixação (5) entre um par de furos (60, 61) existentes numa posição intermédia dos braços (48, 49) da alavanca (46) única de qarfo, sendo as extremidades do pino de fixação (59) rebitadas (62, 63), de preferência por encalcamento.
14. Dispositivo (l) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de a alavanca (46) única de garfo ser rígida, havendo um furo (50) num braço (48) da alavanca (46) destinado a permitir o acoplamento rotacional perfeito com uma extremidade (52) do excêntrico rotativo (9), dimensionado para permitir a passagem do excêntrico rotativo (9) e estando previsto um mecanismo para fixar axialmente o excêntrico rotativo (9) na alavanca (46) única de garfo.
15. Dispositivo (l) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de as extremidades (52, 53) do excêntrico rotativo (9) possuírem secções transversais com dimensões diferentes.
16. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 14 e 15, caracterizado pelo facto de o mecanismo de fixação axial possuir pelo menos uma ranhura periférica (54) para encaixar um anel de fixação de Seeger (55) pelo menos numa das extremidades (53) do excêntrico rotativo (9).
17. Dispositivo (I) de acordo com uma qualquer das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo facto de o mecanismo de fixação axial possuir também uma aresta de encosto (56) numa extremidade (52) do excêntrico rotativo (9) .
18. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo facto de as extremidades (21, 22, 21a, 22a, 21b, 22b, 52, 53) do excêntrico rotativo (9) e o sistema (11) de comando de alavanca serem acoplados por meio de dispositivos de ajustamento que permitem o acoplamento rotacional perfeito.
19. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo facto de o mecanismo de ajustamento para o acoplamento rotacional perfeito ser um dispositivo de acoplamento de forma, seleccionado entre peças recartilhadas (21, 22, 27, 28), de secção transversal poligonal (21a, 22a, 27a, 28a, 52, 53) e de secção transversal circular com uma parte esmagada (21b, 22b, 27b, 28b) .
20. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o alargamento (3) existente na primeira extremidade da vareta de tracção (2) consistir num elemento de travamento (3) do tipo de uma porca enroscada (5) sobre um elemento roscado (6) na primeira extremidade da vareta de tracção (2).
21. Dispositivo (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo facto de o componente de bicicleta (100) ser um cubo de roda (100) . 281 Lisboa,
PT04425402T 2004-05-31 2004-05-31 Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta PT1602570E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04425402A EP1602570B1 (en) 2004-05-31 2004-05-31 Releasably locking device for a bicycle component

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1602570E true PT1602570E (pt) 2007-12-07

Family

ID=34932534

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04425402T PT1602570E (pt) 2004-05-31 2004-05-31 Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta

Country Status (9)

Country Link
US (3) US7351000B2 (pt)
EP (1) EP1602570B1 (pt)
JP (2) JP4922574B2 (pt)
CN (1) CN100581914C (pt)
AT (1) ATE372252T1 (pt)
DE (1) DE602004008749T2 (pt)
ES (1) ES2293196T3 (pt)
PT (1) PT1602570E (pt)
TW (2) TWI388452B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE602004008749T2 (de) 2004-05-31 2008-06-12 Campagnolo S.R.L. Lösbare Verriegelungsvorrichtung für ein Fahrradbauteil
US20070186716A1 (en) * 2006-02-14 2007-08-16 Chao-Hu Chen Angle adjusting assembly of stand tube
TW200734208A (en) * 2006-03-07 2007-09-16 Xero Engineering Inc A quick release mechanism
US7494145B2 (en) * 2006-10-27 2009-02-24 Answer Products, Inc. Axle with non-round tapered ends affixed into fork leg dropouts with openings that match the axle ends for a bicycle fork
US7537291B2 (en) * 2007-02-01 2009-05-26 Shimano Inc. Bicycle wheel securing structure
US7556321B2 (en) * 2007-02-01 2009-07-07 Shimano Inc. Bicycle wheel securing structure
US7665928B2 (en) * 2007-04-05 2010-02-23 Crank Brothers, Inc. Quick release camming mechanism
US20080284127A1 (en) * 2007-05-18 2008-11-20 Shimano Inc. Bicycle wheel securing structure
US7562943B2 (en) * 2007-11-02 2009-07-21 Shimano Inc. Bicycle component securing structure
US7896381B2 (en) 2008-03-20 2011-03-01 Trek Bicycle Corporation Bicycle wheel assembly
US20110176865A1 (en) * 2010-01-21 2011-07-21 Q.E.D. Environmental Systems, Inc. Cam-bolt assembly
US8820853B1 (en) * 2010-03-25 2014-09-02 Eko Sport, Inc. Wheel axle assembly
DE102010024474A1 (de) * 2010-06-21 2011-12-22 Dt Swiss Ag Achssystem für ein Zweirad
DE102010024473A1 (de) * 2010-06-21 2011-12-22 Dt Swiss Ag Achssystem für ein Zweirad
US8820854B2 (en) * 2011-08-03 2014-09-02 Trek Bicycle Corporation Bicycle wheel quick release assembly with clockable handle
US9651138B2 (en) 2011-09-30 2017-05-16 Mtd Products Inc. Speed control assembly for a self-propelled walk-behind lawn mower
FR2992624B1 (fr) * 2012-06-27 2014-07-25 Decathlon Sa Systeme de fixation d’un accessoire sur un velo
TWI483867B (zh) * 2012-12-14 2015-05-11 Ful Chee Ent Co Ltd Bike quick release structure improvement
US9004244B2 (en) * 2013-03-14 2015-04-14 Arvinmeritor Technology, Llc Brake assembly with improved brake shoe retention
US20160221630A1 (en) * 2015-01-30 2016-08-04 Leonard Ashman Double-Acting Safety Skewer
US9511692B2 (en) 2014-11-17 2016-12-06 Brunswick Corporation Adjustable boat seat handles
US9945434B2 (en) * 2016-03-15 2018-04-17 Arvinmeritor Technology, Llc Brake assembly with anchor pin retention
GB2554650B (en) * 2016-09-30 2019-02-06 Rolls Royce Plc Side seal for a gas turbine engine
JP6629166B2 (ja) * 2016-10-27 2020-01-15 有限会社御器所技研 締結装置
EP3593954A1 (de) * 2018-07-10 2020-01-15 Hilti Aktiengesellschaft Scharnier für lastentransportwagen
WO2020172302A1 (en) * 2019-02-19 2020-08-27 Hpn Holdings, Inc. Quick release crank arm mechanism

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE939674C (de) * 1943-04-22 1956-03-01 Tullio Campagnolo Einrichtung zum Einbau und Feststellen der Raeder von Fahrraedern od. dgl.
CH257926A (fr) 1943-04-22 1948-10-31 Campagnolo Tullio Dispositif de fixation pour roues de bicyclette et d'autres véhicules semblables.
US2746131A (en) * 1949-04-02 1956-05-22 Gen Motors Corp Method of making a circuit breaker lever
JPS5849436B2 (ja) * 1980-08-06 1983-11-04 マエダ工業株式会社 自転車用クイツクレリ−ズハブ
JPS57142603A (en) * 1981-02-27 1982-09-03 Canon Inc Optical scanner
US4767274A (en) * 1986-12-29 1988-08-30 United Technologies Corporation Multiple lug blade to disk attachment
US4724692A (en) 1987-01-21 1988-02-16 Turn Engineering, Ltd. Locking quick release mechanism with force indicating nut
JPH01154003U (pt) * 1988-04-18 1989-10-24
US5135330A (en) * 1990-12-29 1992-08-04 Chen Chun Hsung Quick release clamping device
DE9101600U1 (de) * 1991-02-12 1991-05-02 Chen, Chun-Hsung, Feng-Yuan City Schnell lösbare Klemmvorrichtung
US5165762A (en) * 1991-09-16 1992-11-24 Phillips Harley V Bicycle wheel quick-release apparatus
US5409321A (en) * 1993-08-12 1995-04-25 Kalloy Industrial Co., Ltd. Quick release clamp for a bicycle
US5479836A (en) * 1993-11-23 1996-01-02 Chang; Chin-Shu Quick release having an anti-theft device
JPH0735285U (ja) * 1993-12-17 1995-06-27 株式会社シマノ 自転車用クイックレリーズ装置
US5526661A (en) * 1994-11-29 1996-06-18 Lin; Joy Quick-release holding down device for bicycle
DE29511702U1 (de) * 1995-07-21 1995-09-07 Juang, Ling-jen, Huatan, Changhua Diebstahlsicherer Schnellspannverschluß
FR2742193B1 (fr) * 1995-12-08 1998-02-27 Mavic Sa Axe de blocage rapide destine a etre utilise sur un cycle
US6004064A (en) * 1998-06-06 1999-12-21 Franz; Patrick J. Retrofittable quick release mechanism
TW477313U (en) * 2001-03-22 2002-02-21 Melton Internat L L C Fast removing apparatus
DE602004008749T2 (de) * 2004-05-31 2008-06-12 Campagnolo S.R.L. Lösbare Verriegelungsvorrichtung für ein Fahrradbauteil

Also Published As

Publication number Publication date
CN1704308A (zh) 2005-12-07
ES2293196T3 (es) 2008-03-16
CN100581914C (zh) 2010-01-20
US8864405B2 (en) 2014-10-21
DE602004008749D1 (de) 2007-10-18
TWI388451B (zh) 2013-03-11
TW201206746A (en) 2012-02-16
ATE372252T1 (de) 2007-09-15
EP1602570A1 (en) 2005-12-07
US20050264097A1 (en) 2005-12-01
DE602004008749T2 (de) 2008-06-12
JP4922574B2 (ja) 2012-04-25
TWI388452B (zh) 2013-03-11
TW200540046A (en) 2005-12-16
US20080174171A1 (en) 2008-07-24
US20140016997A1 (en) 2014-01-16
JP2005343450A (ja) 2005-12-15
US7351000B2 (en) 2008-04-01
EP1602570B1 (en) 2007-09-05
JP2012025393A (ja) 2012-02-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1602570E (pt) Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta
TWI827591B (zh) 用於自行車架上後換檔機構之安裝的變速器掛架及用於自行車架上替代式後換檔機構之選擇性安裝的構件組
EP0875444B1 (en) Quick release derailleur
TW202039303A (zh) 同軸變速器機構連接技術
EP3216684B1 (en) Device for mounting a wheel on a bicycle frame
TW201302546A (zh) 支載腳踏車變速器所用之備有小鏈輪的多鏈輪配置的傳動座體裝置
BRPI0517289B1 (pt) Conexão de eixo e cubo, com sistema de segurança
BR102021011783A2 (pt) Sistema oculto para travamento de bicicleta, e método de instalação do mesmo
US9815329B2 (en) Vehicle wheel axle assembly
JP6572386B2 (ja) 非重畳フレーム折りたたみ自転車
EP2425732B1 (en) Replaceable bicycle shoe cleat assembly
TWI596028B (zh) 自行車雙規格適用之駐車架
CN115009409A (zh) 一种快拆曲柄
TW201328934A (zh) 導鏈裝置
TWI554425B (zh) 自行車的滾軸系統
PT1624226E (pt) Pino de articulação para unir axialmente um par de placas externas a um par de placas internas de uma corrente, em particular uma corrente de bicicleta
US9211933B2 (en) Steering shaft modifier
USRE48786E1 (en) Steering shaft modifier
JP5384967B2 (ja) サーマルプリンタ
BRPI0800356A2 (pt) conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio
US9434442B2 (en) Steering shaft modifier
EP3371042A1 (en) Hub for bicycles
KR101082139B1 (ko) 전기자전거의 동력전달장치
ITFI20090271A1 (it) Dispositivo di registrazione per serie sterzo di bicicletta
JP2020069942A (ja) 車輪取付補助装置