BRPI0800356A2 - conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio - Google Patents

conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0800356A2
BRPI0800356A2 BRPI0800356A BRPI0800356A2 BR PI0800356 A2 BRPI0800356 A2 BR PI0800356A2 BR PI0800356 A BRPI0800356 A BR PI0800356A BR PI0800356 A2 BRPI0800356 A2 BR PI0800356A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lever
brake
nozzle
assembly
cutout
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Carvalho Pericles Antonio De
Original Assignee
Carvalho Pericles Antonio De
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carvalho Pericles Antonio De filed Critical Carvalho Pericles Antonio De
Priority to BRPI0800356 priority Critical patent/BRPI0800356A2/pt
Publication of BRPI0800356A2 publication Critical patent/BRPI0800356A2/pt

Links

Landscapes

  • Flexible Shafts (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)

Abstract

CONJUNTO DE FREIO PARA BICICLETA, COM SISTEMA DE MONTAGEM DE CABO DE FREIO, sendo uma maçaneta de freio (1) cujo suporte (2) do manete recebe um recorte (9), iniciado a partir do extremo do bico (5) de seu corpo oco, dito recorte (9) prolongando-se (10) e abrindo-se (11) ao longo da borda inferior frontal. Com tal recorte, o operador de montagem ou o usuário (ciclista) apenas articula inicialmente o manete (8) e introduz, pela parte frontal do suporte (2), através do recorte (11) de seu bico (5), o terminal (bujão) do cabo de aço (C), acoplando-o diretamente à cavidade (CA) do manete (8), podendo, em seguida, soltar o manete (8) e, com as mãos livres dessa articulação, girar a ponteira (6), completando a instalação, rápida e facilitada, agilizando em muito essa etapa de montagem do cabo do freio de bicicleta, seja em linha de montagem ou pelo próprio ciclista.

Description

"CONJUNTO DE FREIO PARA BICICLETA, COM SISTEMA DEMONTAGEM DE CABO DE FREIO"
Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente deinvenção para um conjunto de maçaneta de freio para bicicletas, cujo suportedo manete, através de sua construção especialmente projetada permite recebera instalação do cabo de freio de forma extremamente facilitada e rápida,agilizando em muito o processo de montagem, seja em linha de produção oupelo próprio usuário da bicicleta, quando de manutenções ou quando detrocas do cabo de freio.
ESTADO DA TÉCNICA
Como é de conhecimento, a maçaneta de freio para bicicleta possui umaqonstrução própria, sendo formada a partir de um corpo suporte do manete,incorporando inferiormente uma braçadeira para a fixação do referido conjuntode freio ao guidon. O sistema de frenagem de bicicletas, de maneirasimplificada, é acionado a partir da articulação do manete, que aloja o cabo deaço de freio, ligado, por sua vez, a um par de sapatas ou pastilhas das rodasdianteira e traseira do veículo.
O corpo do suporte do manete é oco e forma um bico em seu extremofrontal, vazado por um furo comunicante com o furo da ponteira, a qual, porsua vez, é cortada por um rasgo de ajuste do cabo de aço do freio.
Para a montagem do cabo de aço do freio à maçaneta de freio, de modoconvencional, o operador ou usuário deve articular o manete e, pela parteposterior aberta do corpo oco do suporte, introduzir a ponta do cabo. A pontado cabo deve estar em perfeito alinhamento com o furo do bico do suporte,para que seja efetuada a passagem também pelo furo da ponteira, devendo,para isso, ser mantida a articulação do manete.
Após a passagem, deve-se ir puxando a ponta do cabo de aço pelaponteira. O cabo deve ser puxado em sua totalidade pela ponteira, até que oseu terminal (bujão) coincida com uma cavidade do manete, onde é inserido etravado sob pressão, fixando assim o cabo de aço ao conjunto ou maçaneta defreio.
Somente terminada a passagem e o acoplamento do terminal (bujão) docabo é que o operador pode desfazer a articulação do manete, devendo entãogirar a ponteira de modo que seu rasgo posicione-se adequadamente para oajuste final, quando o cabo de aço recebe o envolvimento do conduíte deproteção.
Ocorre que, por esse sistema de montagem convencional, a passagem daponta do cabo de aço a partir da parte posterior do corpo oco do suporte domanete, exige certa habilidade por parte do operador de montagem ou dociclista. Isso porque o furo do bico do suporte e o furo da ponteira são dediâmetro reduzido, exigindo o alinhamento perfeito do cabo de aço para oêxito da tarefa de passagem. Muitas vezes, dependendo da qualidade do cabo,em caso de desalinhamentos dá-se o encosto na borda interna do furo do bicodo suporte do manete, fazendo com que os filamentos de aço do cabodesprendam-se e dificultem ainda mais essa etapa de passagem.
Isso obriga o operador de montagem ou usuário a retirar o cabo,reagrupar os filamentos de aço de sua ponta e introduzi-lo novamente emperfeito alinhamento, caso contrário repete-se o problema.Logicamente que essa operação, apesar de simples, em caso dedesalinhamentos pode ser atrasada em segundos ou minutos, fator esse quenão é conveniente quando do trabalho em linha de montagem, onde esse tempodesperdiçado é somatizado ao final da produção. A mesma dificuldadeacontece com o usuário da bicicleta em caso de manutenções ou em caso daquebra do cabo de aço, fator relativamente comum devido aos esforços defrenagem. No caso de competições, por exemplo, o ciclista pode perder tempoprecioso para esse tipo de procedimento de troca de cabo de aço de freio.
OBJETIVO DA PATENTE
A maçaneta de freio para bicicletas, motivo desse pedido de patente,através da construção especial de seu suporte do manete, vem evitar erros dedesalinhamento para a montagem ou troca (manutenções) do cabo de aço dofreio. A montagem passa a ser efetuada com a introdução do cabo de aço apartir do extremo frontal, do bico do suporte do manete, facilitando etornando mais rápida esse tipo de operação seja em linha de montagem oupelo próprio ciclista.
Para tanto, o suporte do manete recebe um recorte, iniciado a partir doextremo do bico de seu corpo oco, dito recorte prolongando-se e abrindo-se aolongo da borda inferior frontal. Com tal construção, o operador de montagemou o usuário (ciclista) apenas articula inicialmente o manete e introduz, pelaparte frontal do suporte, através do recorte de seu bico, o terminal (bujão) docabo, acoplando-o diretamente à cavidade do manete.
Imediatamente o operador pode soltar o manete e, com as mãos livresdessa articulação, introduzir facilmente o cabo de aço pelo rasgo da ponteira,podendo então, em seguida, girá-la e ajustar perfeitamente o cabo. Assim,após a introdução, o operador não necessita manter a articulação do manete,simplesmente soltando-o pois já está terminada a montagem do cabo de aço (oqual não necessita mais ser puxado). A operação é rápida e facilitada,agilizando em muito essa etapa de montagem do cabo do freio de bicicleta aomanete, seja em linha de montagem ou pelo próprio ciclista.
Explicado superficialmente, passa a maçaneta de freio e o sistema demontagem do cabo de freio que a envolve, a ser melhor detalhada, através dosdesenhos anexos, pelos quais se vêem:
Figura 1 - Vista em perspectiva, a título ilustrativo, de uma maçaneta defreio, mostrando a montagem do cabo de aço do freio por meios convencionais.Como foi explicado acima, o cabo de aço é introduzido pelo seu extremo livre,a partir da parte aberta posterior do corpo oco do suporte do manete. Como seobserva, o manete está articulado e o operador de montagem ou ciclista devealinhar perfeitamente o extremo do cabo de aço ao furo interno do bico dosuporte, fazendo-o passar pela furo da ponteira. Em seguida, deve puxar ocabo até que o seu terminal (bujão) coincida e seja acoplado por pressão àcavidade do manete. Somente após efetuadas essas operações é que o manetepode ser solto, trazendo, portanto, as dificuldades explicadas anteriormente;
Figura 2 - Vista em perspectiva, tomada inferiormente, de uma maçanetacom ponteira de encaixe por pressão. Como se observa, o objeto da invençãoconstitui-se na conformação de um recorte a partir do extremo do bico dosuporte do manete. O recorte prolonga-se pela borda inferior do bico ondesofre adequado alargamento, para facilitar a introdução do terminal (bujão) docabo de aço do freio;
Figura 3 - Vista em perspectiva tomada inferiormente de uma maçanetade freio, com ponteira fixada por rosqueamento;
Figura 4 - Vista em perspectiva, mostrando o início da montagemsegundo a invenção. Como se observa, o manete foi articulado e, em seguida, éefetuada a introdução ao recorte do bico do suporte, pelo terminal (bujão) docabo de aço;
Figura 5 - Vista em perspectiva, mostrando o terminal (bujão) do cabode aço já passado pelo recorte e pelo interior do corpo oco do suporte, atéalcançar a cavidade do manete, para o acoplamento;
Figura 6 - Vista em perspectiva, do terminal do cabo de aço já acoplado,podendo-se soltar a articulação do manete;
Figura 7 - Vista em perspectiva, mostrando o cabo já instalado, com seuterminal (bujão) acoplado à cavidade do manete. Dessa forma, o operador ou ociclista encontra-se com as mãos livres para efetuar o giro da ponteira, para oajuste final do cabo de aço.
Em conformidade com os desenhos anexos, o "CONJUNTO DE FREIOPARA BICICLETA, COM SISTEMA DE MONTAGEM DE CABO DE FREIO",objeto desse presente pedido de patente de invenção, constitui-se de umamaçaneta de freio (1) que pode apresentar variadas configurações, fabricadaem material plástico ou metálico, sendo composta basicamente por um suporteoco (2) incorporando braçadeira (3) de acoplamento ao guidon da bicicleta,dito suporte (2) dotado de extremo frontal (4) em forma de um bico (5) comfuro, receptor de ponteira (6) com furo alinhado e rasgo (7) de ajuste do cabode aço (C) do freio.
O suporte (2) da maçaneta de freio (1) recebe, ainda, o manete (8) fixadoarticuladamente por pino, dito manete (8) dotado de cavidade (CA) receptorado acoplamento do terminal ou bujão (T) do cabo de aço (C) do freio.
O suporte (2) do manete (8) recebe, em projeto de fabricação, a partir doextremo de seu bico (5), um recorte (9). Tal recorte (9) prolonga-se (10) pelaborda inferior do bico (5) do suporte (2) e abre-se de forma ovalada (11)inferiormente.
O recorte, assim praticado, com seus trechos (9), (10) e (11), forma umapassagem interna pelo corpo oco do suporte (2), comunicante com a cavidade(CA) do manete (8).
Tal conformação, como ilustram as figuras 2 e 3, irá facilitar e agilizarem muito a montagem do cabo de aço (C) do freio à maçaneta de freio (1) dabicicleta, em linha de montagem ou pelo ciclista, em caso de manutenções ounecessidade de troca por quebra do referido cabo (C).
Como ilustra a figura 4, conforme o projeto, a montagem passa serefetuada a partir do extremo frontal (4) do suporte (2), quando, após inicialarticulação do manete (8), o terminal ou bujão (T) do cabo de aço (C) éintroduzido pelo trecho (11) do recorte. Em seguida, o terminal ou bujão (T) épassado pelo interior do suporte (2), atingindo a cavidade (CA) do manete (8),com mostra a figura 5.
Imediatamente o manete (8) é solto, estando o terminal ou bujão (T) jáacoplado na cavidade (CA). Quando do início da introdução, o cabo de freio(C) é naturalmente introduzido à ponteira (6), a qual é girada para o corretoposicionamento do seu rasgo (7), como ilustra a figura 7, de modo a completaro ajuste e fixação do cabo de aço à maçaneta de freio (1) da bicicleta.

Claims (3)

1.) "CONJUNTO DE FREIO PARA BICICLETA, COM SISTEMA DEMONTAGEM DE CABO DE FREIO", constituído por um manete (1) compostopor um suporte (2) de manete, oco, incorporando braçadeira (3) inferior,dotado de extremo frontal (4) em forma de bico (5), com furo, o qual recebeuma ponteira (6) com furo e rasgo (7) de ajuste do cabo de aço (C) do sistemade frenagem, dito suporte (2) recebendo, ainda, o manete (8), o qual é fixadoarticuladamente por pino e dotado de cavidade (CA) receptora do acoplamentodo terminal ou bujão (T) do cabo de aço (C)5 caracterizado pelo suporte (2)do manete (8) receber, a partir do bico (5) de seu extremo frontal (4), umrecorte (9), o qual prolonga-se (10) pela borda inferior do referido bico (5) eabre-se mais inferiormente, de forma ovalada (11).
2.) "CONJUNTO DE FREIO PARA BICICLETA", de acordo com reivindicação 1, caracterizado por uma passagem interna pelo corpo oco do suporte (2), apartir dos trechos (9), (10) e (11) do recorte, comunicante com a cavidade(CA) do manete (8).
3.) "SISTEMA DE MONTAGEM DE CABO DE FREIO", de acordo comreivindicações 1 e 2, após articulação do manete (8), caracterizado pelaintrodução a partir do extremo frontal (4) da borda inferior do bico (5) dosuporte (2), do terminal ou bujão (T) do cabo de aço (C), inserido pelo trecho(11) do recorte, alinhando-se à cavidade (CA), soltando-se em seguida omanete (8), seguindo-se ao giro da ponteira (6).
BRPI0800356 2008-03-10 2008-03-10 conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio BRPI0800356A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0800356 BRPI0800356A2 (pt) 2008-03-10 2008-03-10 conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0800356 BRPI0800356A2 (pt) 2008-03-10 2008-03-10 conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0800356A2 true BRPI0800356A2 (pt) 2011-05-31

Family

ID=44072842

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0800356 BRPI0800356A2 (pt) 2008-03-10 2008-03-10 conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0800356A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1602570E (pt) Dispositivo de fixação e desengate para um componente de bicicleta
TWI572518B (zh) 自行車組件固定結構及組件安裝托架
JP4471385B2 (ja) 眼鏡、特に工業安全眼鏡
KR200413755Y1 (ko) 트랙터 작업기용 연결장치
EP1990268B1 (en) Front derailleur for a bicycle
KR101973876B1 (ko) 템플릿 조립용 연결 클램프
JP2008504571A5 (pt)
NO338014B1 (no) Anordning for skifting av bøyler, sidestenger og neseklemme for briller uten innfatning, likeså av bøyler og sidestenger for brilleinnfatning av metall og kunststoff
US8267484B2 (en) Quick-release axle
BRPI0615241A2 (pt) acoplamento hidrÁulico com fecho tipo baioneta, e mola de molde de arame para a seguranÇa contra torÇço
CN113002690A (zh) 自行车后变速器和后变速器与自行车车架的连接方式
BRPI0800356A2 (pt) conjunto de freio para bicicleta, com sistema de montagem de cabo de freio
PT89174B (pt) Placa de montagem para dobradica de moveis
PT1267093E (pt) Dispositivo e processo de inserção de um eixo de articulação para uma corrente, em particular para bicicletas
US4969375A (en) Pedal binding
EP2737361B1 (en) Frame assembly for spectacles, corresponding frames, assembling and disassembling method for said frames and assembling and disassembling tool
ITVI20080207A1 (it) Dispositivo di ancoraggio, particolarmente per l'applicazione di parafanghi a telai e portapacchi.
CN108098685B (zh) 胶管接头拆装装置
CN212361514U (zh) 显示器工作站的快速安装拆卸机构
KR20090003149U (ko) 속도계를 내장한 자전거용 핸들스템
US8015632B2 (en) Wall mounting for a shower head
BR102012021564B1 (pt) Aparelho de montagem de barra de vedação térmica de máquina de fazer saco de plástico
KR200255352Y1 (ko) 굴삭기 결합용 클램프
CN104455849B (zh) 一种易安装的插接管
CN215173106U (zh) 一种自动连接的安全管接头

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2506 DE 15-01-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.