PT1574365E - Ponte de passagem de uma passagem entre dois veículos ligados entre si por uma articulação - Google Patents

Ponte de passagem de uma passagem entre dois veículos ligados entre si por uma articulação Download PDF

Info

Publication number
PT1574365E
PT1574365E PT05004788T PT05004788T PT1574365E PT 1574365 E PT1574365 E PT 1574365E PT 05004788 T PT05004788 T PT 05004788T PT 05004788 T PT05004788 T PT 05004788T PT 1574365 E PT1574365 E PT 1574365E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
floor plate
hinge
lower floor
support
passage
Prior art date
Application number
PT05004788T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Koch
Jens Karasek
Original Assignee
Huebner Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huebner Gmbh filed Critical Huebner Gmbh
Publication of PT1574365E publication Critical patent/PT1574365E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61DBODY DETAILS OR KINDS OF RAILWAY VEHICLES
    • B61D17/00Construction details of vehicle bodies
    • B61D17/04Construction details of vehicle bodies with bodies of metal; with composite, e.g. metal and wood body structures
    • B61D17/20Communication passages between coaches; Adaptation of coach ends therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Auxiliary Methods And Devices For Loading And Unloading (AREA)
  • Joints Allowing Movement (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)
  • Refuge Islands, Traffic Blockers, Or Guard Fence (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Description

Dl mSSACSE&í M! £ím mSSM» POXS MílfflOS &É&I& SI gQR um M*X£«Utí2S®·· .iViWA^WiVií íií Ί ι i;i i ii í i iiíiii ii i.í..,ww*«wwww»wwwgwawgewciÍweww»agciwBgwwaMe<»?gwjOÍa>vw?jo»á»\via.· A presente invenção refere-se a uma passagem com uma ponte de passagem, um fole e uma articulação, para a ligação de dois veículos, por exemplo, de um autocarro articulado ou de um veículo com reboque. São bastante conhecidas no estado da técnica pontes de passagem dos mais diversos tipos, que fazem parte de uma passagem entre veículos ligados entre si de forma articulada, por exemplo, de um autocarro articulado. Na realidade, todas estas pontes de passagem conhecidas se apoiam na articulação. É possível um apoio deste género da ponte de passagem sobre a articulação, visto que o ponto de rotação está fixo sobre a articulação. Desta forma, é necessária como ponte de passagem unicamente uma chapa, que fica apoiada sobre a articulação. Nesta chapa estendem-se duas partes de ponte que, para tornar acessível a articulação, estão ligadas ao piso do veículo por meio de uma charneira, de forma que as partes de ponte, em conformidade, são basculantes para cima. É conhecida da Patente ep 0 207 682 AI uma ponte de passagem, compreendendo esta ponte de passagem duas placas de ponte, assentando uma das placas de ponte na outra placa de ponte com um movimento giratório. Neste caso, existem ainda as chamadas placas separadoras de ponte, que servem essencialmente para que, entre as placas de ponte, não se forme essencialmente qualquer espaço aberto na direcção vertical. É igualmente conhecida uma articulação na qual o ponto de rotação da articulação não tem uma posição fixa. Uma articulação deste tipo é conhecida do Documento DE 102 09 354 AI ou da Patente EP 1 342 594 A2 pela designação "articulação em cruz", A particularidade desta articulação consiste no facto de esta articulação ser construída relativamente curta e de o ponto de rotação da articulação se deslocar de dentro para fora, em conformidade com o raio da curva a descrever pelo veículo. Isto significa que o ponto de rotação não tem uma posição fixa. Desta forma, fica interdita uma construção da ponte como é conhecida do estado da técnica.
Por consequência, a invenção resulta do problema de se procurar realizar uma passagem que também seja utilizável com articulações nas quais o ponto de articulação não tenha uma posição fixa. 0 problema é solucionado de acordo com a invenção de forma que a ponte de passagem possua duas placas de piso que se sobrepõem uma a outra, que são deslizáveis uma relativamente a outra, compreendendo a articulação um suporte de articulação que está montado numa das partes do veículo, assentando a placa de piso inferior sobre o suporte de articulação, com liberdade de deslizamento, apoiando-se a placa de piso superior sobre a placa de piso inferior, na zona do suporte de articulação.
Desta forma torna-se evidente que a ponte de passagem já não se apoia sobre as partes móveis da articulação, mas sim sobre a parte fixa da articulação. Isto significa que existe uma parte da ponte de passagem que não está apoiada, de forma que neste caso pode haver flexões. No entanto, esta parte livre da ponte de passagem é relativamente curta, visto que a articulação em cruz, como já se explicou anteriormente, também é curta por construção.
Das reivindicações dependentes depreendem-se outras características e realizações vantajosas da invenção.
Assim, de acordo com uma característica especial da invenção, prevê-se que a placa de piso superior seja, por construção, flexível e resistente a abrasão. Como já foi dito anteriormente, a placa de piso superior desliza sobre a placa de piso inferior. Por consequência, é vantajosa a existência, nesta zona, de uma determinada resistência a abrasão e também de facilidade de deslizamento entre as duas placas de piso, que pode ser alcançada especialmente se, por exemplo, a placa de piso superior for construída de plástico. A placa de piso inferior também deverá ter uma construção elástica, visto que também ela é submetida a deformações, por exemplo, em movimentos irregulares. Nesta conformidade, a placa de piso inferior pode ser construída da mesma forma que a placa de piso superior.
De acordo com uma outra característica da invenção, para conferir a uma placa de piso de plástico, deste tipo, a necessária estabilidade, são integrados no plástico das placas de piso elementos de reforço. Isto quer dizer que, por exemplo, no caso de uma placa de piso produzida por um processo de moldagem por injecção, os correspondentes elementos de reforço são moldados por injecção, na forma de guarnições.
Como a placa de piso inferior, quando o veículo descreve uma curva, também exerce um movimento relativo em relação ao suporte da articulação, sobre o qual assenta, é necessário que seja possível ocorrer um movimento de deslizamento entre a superfície do suporte da articulação, por um lado, e a face inferior da placa de piso inferior, por outro lado. Nesta conformidade, está prevista a existência de elementos de deslizamento sobre o suporte de articulação, para o movimento de deslizamento da placa de piso inferior. No entanto, também é concebível a montagem inversa dos elementos de deslizamento na placa de piso inferior. Estes elementos de deslizamento podem ser peças de plástico, que são especialmente resistentes a abrasão e, além disso, possuem um reduzido coeficiente de atrito.
Vantajosamente, o suporte de articulação possui uma travessa, que está montada sobre o suporte de articulação na zona de transição da placa de piso inferior para a superior. Esta travessa serve de suporte e apoio adicional para a placa de piso inferior, uma vez que a travessa, para os movimentos de deslizamento da placa de piso inferior, também possui nesta zona elementos de deslizamento correspondentes.
Como já foi elucidado anteriormente, a ponte de passagem anteriormente descrita presta-se, de acordo com a invenção, em especial, para uma chamada articulação em cruz. Uma articulação em cruz deste tipo possui dois braços articulados montados em cruz, sendo os braços articulados fixados, por uma das extremidades, com liberdade de rotação, no suporte da articulação, e pela sua outra extremidade, com liberdade de rotação, em cavaletes de articulação, estando os cavaletes de articulação montados na outra parte do veiculo. Importa frisar novamente, neste ponto, que a presente invenção tem aplicação tanto em veículos articulados, como também num veículo tractor com um reboque acoplável. Uma articulação cruzada deste tipo é ainda caracterizada pelo facto de os braços articulados possuírem, cada um, na parte terminal, um ressalto para a recepção de um amortecedor, na zona da união ao suporte de articulação, sendo o amortecedor construído, por exemplo, como uma unidade de cilindro hidráulico e êmbolo, que está liqada ao suporte de articulação. Torna-se evidente, desta forma, que a união dos braços articulados, por exemplo, ao descrever-se uma curva, realiza um amortecimento.
Para se garantir que, nos trajectos em curva, a placa inferior não sobressai lateralmente além da placa de piso superior, a placa de piso inferior possui, na zona da placa de piso superior, uma zona terminal em forma de espigão, por conseguinte, de forma sensivelmente cónica.
Como já foi elucidado anteriormente, especialmente no caso da utilização das pontes de passagem numa passagem de um veículo constituído por um veículo tractor e um reboque, o veículo tractor pode ser utilizado separadamente do atrelado. Isto significa também que a ponte de passagem tem que ser também facilmente separável. Nesta conformidade, está previsto que a placa de piso inferior, que está fixada a outra parte do veículo, possua uma charneira na zona dos cavaletes de articulação, para se poderem rodar as placas de piso para cima, no caso da parte posterior do veículo ser desacoplada da parte anterior do veículo.
Além disso, prevê-se que o bordo frontal da placa de piso superior seja construída, na zona da passagem, retraído em forma de arco em relação a placa de piso inferior. Em Última análise, com uma placa de piso superior retraída desta forma economiza-se material, o que conduz a uma redução dos custos. Alem disso, as duas placas de piso sobrepõem-se na zona do suporte de articulação. É essencial, sobretudo, o seguinte aspecto: em consequência da placa de piso superior retraída, quando em movimento tem lugar uma velocidade relativa entre as duas placas de piso menor do que, ao contrário, quando a placa de piso superior se sobrepõe a placa de piso inferior numa grande superfície. Isto serve, em Última análise, para o conforto dos passageiros e também para a sua segurança. Na zona do bordo frontal da placa de piso superior existe ainda um lábio de vedação, para impedir a entrada de sujidade, de cima, na articulação. A invenção será elucidada mais pormenorizadamente a seguir, a título de exemplo, com base nos desenhos: a figura 1 a figura 2 a figura 2a a figura 3 mostra uma vista em planta da ponte de passagem, sendo igualmente reconhecível a articulação em cruz; mostra uma vista lateral de acordo com a linha II - II da figura 1; mostra um corte ampliado de acordo com a figura 2; mostra uma vista de acordo com a linha III - III da figura 1. A ponte de passagem, assinalada no seu todo com 1, compreende a placa de piso inferior 2 e a placa de piso superior 3. A placa de piso inferior 2 apoia-se sobre os dois cavaletes de articulação 4, que estão fixados ao chassis do veículo anterior 5. A placa de piso superior 3 apoia-se sobre o suporte de articulação, assinalado com 20, e está ligada rigidamente, por meio de parafusos, tanto com este, como também com o chassis 6 do veículo posterior. Entre a placa de piso superior 3 e o suporte de articulação 20 encontra-se uma folga vertical X (figura 2), configurada na forma de uma bolsa, que serve para a recepção em movimento da placa de piso inferior 2. O suporte de articulação 20 apresenta, além disso, uma travessa 21, que se estende totalmente paralelamente ao eixo transversal da articulação, ou paralelamente ao eixo transversal do veículo, repousando a placa de piso inferior sobre a travessa 21, com liberdade de remoção. Para o efeito, a travessa 21 possui elementos de deslizamento 9, sobre os quais desliza a placa de piso inferior. O suporte de articulação 20 apresenta outros elementos de deslizamento 9 entre a placa de piso inferior 2 e o suporte de articulação 20, para a placa de piso inferior 2. No entanto, a disposição dos elementos de deslizamento também pode ser a inversa, isto é, realizar-se na placa de piso. A construção da articulação propriamente dita processa-se da seguinte forma: a articulação, designada globalmente com 30, possui os dois braços de articulação 31 e 32, que se cruzam. Numa das suas extremidades, os dois braços da articulação estão montados, com liberdade de rotação, cada um, no cavalete de articulação 4, com o auxílio de um suporte 4a. Nas suas outras extremidades os braços da articulação 31 e 32 são recebidos pelo suporte de articulação 20. O suporte de articulação 20 também possui um apoio 20a, em cada caso, para a recepção, com liberdade de rotação, dos dois braços de articulação. Cada um dos braços da articulação está dotado, na sua extremidade, com um ressalto 31a ou 32a, estando montado em cada um dos referidos ressaltos uma unidade de cilindro e êmbolo 25, que está ligada ao cavalete de apoio 26 do suporte de articulação 20. A união da unidade de cilindro e êmbolo 25, ou do amortecedor 25, tanto ao ressalto 31a ou 32a, como também ao cavalete de apoio 26, é mantida em cada caso articulada em rotação. A placa de piso inferior 2 apresenta, adicionalmente, uma charneira 8 na zona do ponto central do suporte 4a do cavalete de articulação 4, para se poder rodar para cima a placa de piso inferior. A placa de piso superior 3 possui, na parte frontal, na zona de transição para a placa de piso inferior 2, uma retracção 12 em forma de arco, acompanhando a retracção 12 sensivelmente o contorno da travessa 21. 0 lábio de vedação, que forma a extremidade frontal, está assinalado com 23. Este lábio de vedação impede a penetração de sujidade na articulação.
Além disso, a placa de piso inferior 2 apresenta um contorno em forma de espigão na zona do suporte de articulação 20, assinalado pela seta 16, para impedir, ao percorrer-se uma curva, que a placa de piso inferior sobressaia lateralmente em relação a placa de piso superior 3. O fole que envolve a ponte e a articulação foi omitido nos desenhos.
Lisboa,

Claims (12)

1. Passagem com uma ponte de passagem Lli, com um fole e com uma articulação (30), para a ligação de dois veículos, por exemplo, de um autocarro articulado ou de um veículo com reboque, caracterizada por a ponte de passagem (1) possuir duas placas de piso (2, 3) que se sobrepõem, que são móveis em deslizamento uma em relação a outra, compreendendo a articulação (30) um suporte de articulação (20) montado numa das partes do veículo, assentando a placa de piso inferior (2) sobre o suporte de articulação (20) , com liberdade de deslizamento, assentando a placa de piso superior (3) sobre a placa de piso inferior (2) na zona do suporte de articulação (20).
2. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as placas de piso superior e/ou inferior (2, 3) serem flexíveis e resistentes a abrasão.
3. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as placas de piso superior e/ou inferior (2, 3) serem feitas de um plástico.
4. Passagem de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por serem integrados elementos de reforço no plástico das respectivas placas de piso (2, 3).
5. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por serem montados, sobre o suporte de articulação (20), elementos de deslizamento (9) para a placa de piso inferior (2).
6. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o suporte de articulação (20) possuir uma travessa (21) , que está montada sobre o suporte de articulação (20) na zona da transição da placa de piso inferior (2) para a placa de piso superior (3).
7. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a articulação (30) possuir dois braços (31, 32) dispostos cruzados entre si, estando os braços fixados, por uma das extremidades, com liberdade de rotação, no suporte da articulação (20), e pela sua outra extremidade, com liberdade de rotação, em cavaletes de articulação (4), estando os cavaletes de articulação (4) montados na outra parte do veiculo.
8. Passagem de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por os braços de articulação (31, 32) possuírem, cada um, na parte terminal, um ressalto (31a, 32a), na zona da união ao suporte de articulação (20), para a recepção de um amortecedor (25), estando o amortecedor (25) ligado ao suporte de articulação (20).
9. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a placa de piso inferior (2) possuir uma parte terminal em forma de espigão, na zona da placa de piso superior (3).
10. Passagem de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por a placa de piso inferior (2) possuir uma charneira (8) na zona dos cavaletes de articulação (4), para se rodar a placa de piso inferior (2) para cima.
11. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o bordo frontal da placa de piso superior (3) ser construído retraído em forma de arco na zona da transição para a placa de piso inferior (2).
12. Passagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o lado frontal da placa de piso superior (3) possuir estende um lábio de vedação (23), que se comprimento do lado frontal.
PT05004788T 2004-03-11 2005-03-04 Ponte de passagem de uma passagem entre dois veículos ligados entre si por uma articulação PT1574365E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102004011865A DE102004011865A1 (de) 2004-03-11 2004-03-11 Übergangsbrücke eines Übergangs mit einem Balg zwischen zwei durch ein Gelenk miteinander verbundener Fahrzeuge

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1574365E true PT1574365E (pt) 2007-09-17

Family

ID=34813656

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05004788T PT1574365E (pt) 2004-03-11 2005-03-04 Ponte de passagem de uma passagem entre dois veículos ligados entre si por uma articulação

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7338060B2 (pt)
EP (1) EP1574365B1 (pt)
CN (1) CN100368215C (pt)
AT (1) ATE371549T1 (pt)
BR (1) BRPI0500800B1 (pt)
DE (2) DE102004011865A1 (pt)
ES (1) ES2291992T3 (pt)
PT (1) PT1574365E (pt)
RU (1) RU2326768C2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005032218A1 (de) * 2005-07-09 2007-01-11 Hübner GmbH Vorrichtung zum Abdecken der Spurfuge (Spurfugenabdeckung) zwischen dem Drehteller und dem Balg eines Übergangs zwischen zwei gelenkig miteinander verbundener Fahrzeugteile
DE102005047903A1 (de) * 2005-10-01 2007-04-05 Bombardier Transportation Gmbh Fahrzeug mit Nickgelenk
ATE507127T1 (de) * 2009-06-08 2011-05-15 Huebner Gmbh Gliederbrücke eines übergangs zwischen zwei gelenkig miteinander gekuppelten fahrzeugen
DE202010016813U1 (de) 2010-12-20 2012-03-26 Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh Gelenk
EP2738071B1 (de) * 2012-11-30 2015-08-12 Hübner GmbH & Co. KG Gelenkfahrzeug mit einem Gelenk zwischen den Fahrzeugteilen
ITBO20130562A1 (it) 2013-10-15 2015-04-16 Pei Protezioni Elaborazioni Dispositivo e metodo di collegamento di una prima e di una seconda unita' di un veicolo articolato.
CN104786764B (zh) * 2014-01-17 2017-05-10 虎伯拉铰接系统(上海)有限公司 两个铰接车辆或车辆部分之间的过渡部的折棚的内壁衬件
PL3287305T3 (pl) * 2016-08-23 2021-01-25 HÜBNER GmbH & Co. KG Podpora nożycowa i przejście wyposażone w podporę nożycową
EP4091845A1 (en) 2021-05-20 2022-11-23 P.E.I. Protezioni Elaborazioni Industriali S.r.l. Device and method for connecting a first and a second unit of an articulated vehicle

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2171846A (en) * 1937-04-12 1939-09-05 Isaac F Davidson Tractor and means for guiding same
US2225951A (en) * 1937-12-27 1940-12-24 Pullman Standard Car Mfg Co Vehicle passageway arrangement
US2193156A (en) * 1939-03-17 1940-03-12 Vernon F Antoine Articulated vehicle construction
DE1248087B (de) * 1963-08-03 1967-08-24 Maschf Augsburg Nuernberg Ag UEbergangsbruecke an den Stirnwaenden zweier miteinander zu kuppelnder Schienenfahrzeuge
CH627981A5 (de) * 1977-12-09 1982-02-15 Sig Schweiz Industrieges Uebergangseinrichtung zwischen zwei gekuppelten fahrzeugen, insbesondere eisenbahnfahrzeugen.
US4313616A (en) * 1979-05-18 1982-02-02 Howard D U Speed responsive trailer stabilizer with zero slack
DE3517674A1 (de) * 1985-05-15 1986-11-20 Hübner Gummi- und Kunststoff GmbH, 3500 Kassel Uebergangsbruecke fuer schienenfahrzeuge
JPS6212579U (pt) * 1985-06-19 1987-01-26
DE59403645D1 (de) * 1994-02-25 1997-09-11 Huebner Gummi & Kunststoff Diagonal bewegliche Gliederbrücke als Teil eines Übergangs zwischen zwei Fahrzeugen
JP3462138B2 (ja) 2000-02-18 2003-11-05 ユニマテック株式会社 鉄道車両の渡り板保護装置
RU2193985C1 (ru) 2001-03-05 2002-12-10 Открытое акционерное общество "Проектно-конструкторское бюро вагоностроения "Магистраль" Переходная площадка транспортного средства (варианты)
DE10209354A1 (de) * 2002-03-02 2003-09-25 Huebner Gmbh Gelenk zwischen zwei gelenkig miteinander verbundenen Fahrzeugen oder Fahrzeugteilen eines Gelenkfahrzeuges
CN2568499Y (zh) * 2002-09-27 2003-08-27 蔡亦文 渡板及应用该渡板的客车通道

Also Published As

Publication number Publication date
RU2005106621A (ru) 2006-08-20
EP1574365B1 (de) 2007-08-29
DE102004011865A1 (de) 2005-09-29
RU2326768C2 (ru) 2008-06-20
CN100368215C (zh) 2008-02-13
CN1666895A (zh) 2005-09-14
US20050200098A1 (en) 2005-09-15
ES2291992T3 (es) 2008-03-01
DE502005001338D1 (de) 2007-10-11
BRPI0500800B1 (pt) 2016-09-27
BRPI0500800A (pt) 2005-11-08
EP1574365A1 (de) 2005-09-14
ATE371549T1 (de) 2007-09-15
US7338060B2 (en) 2008-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1574365E (pt) Ponte de passagem de uma passagem entre dois veículos ligados entre si por uma articulação
US7651295B2 (en) Extension screed for a paving vehicle
BRPI0720205A2 (pt) Assento de veículo, em especial um assento de veículo comercial
US20150108783A1 (en) Adjustment Device for Adjusting the Position of a Windscreen
CA2580059C (en) Mounting for a side wing plough
CA2358359A1 (en) Plow with rear mounted, adjustable wing
PT1916181E (pt) Articulação entre duas partes de um veículo ligadas entre si de forma articulada, por exemplo, de um veículo articulado
CA2313849C (en) Retractable snow plow wing assembly
BRPI1007225B1 (pt) Sapata para portador de carga
CA2420053A1 (en) Suspension system
CN212125000U (zh) 用于车用踏板的驱动组件和用于车辆的脚踏组件
CA2440972A1 (en) Device and system for filtering vibrational movements of a passenger support, and passenger support equipped with such a system
BRPI1102917A2 (pt) cobertura de parede lateral
JP2002316643A (ja) 2つの車両または車両部品の間のジョイント
RU2007101305A (ru) Стабилизирующая и раскрепляющая система, а также удерживающая и позиционирующая система для удержания и позиционирования стрелы сельскохозяйственной машины
WO2009092219A1 (zh) 汽车活动顶的运动连接机构
BR112018001415B1 (pt) Suspensão pneumática do eixo para um eixo traseiro de um veículo
PT91762B (pt) Mola de folha
RU2314214C2 (ru) Устройство для шарнирного соединения двух транспортных средств или частей транспортного средства
US20050196257A1 (en) Device for translocating roadway markers
RU2506184C2 (ru) Переходная полумуфта между двумя единицами рельсового подвижного состава, соединенными друг с другом шарнирами
NL8403921A (nl) Dwarsgeleidingsinrichting voor aan een spoor gebonden inzetbare voertuigen.
JP4554945B2 (ja) 高所作業車
BRPI0618028A2 (pt) dispositivo de basculamento de cabine
CA2459965C (en) Device for translocating roadway markers