PT1485563E - Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos - Google Patents

Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos Download PDF

Info

Publication number
PT1485563E
PT1485563E PT03743879T PT03743879T PT1485563E PT 1485563 E PT1485563 E PT 1485563E PT 03743879 T PT03743879 T PT 03743879T PT 03743879 T PT03743879 T PT 03743879T PT 1485563 E PT1485563 E PT 1485563E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
guiding device
supporting
threaded
channel
intermediate profile
Prior art date
Application number
PT03743879T
Other languages
English (en)
Inventor
Lars Wehrspann
Original Assignee
Dorma Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dorma Gmbh & Co Kg filed Critical Dorma Gmbh & Co Kg
Publication of PT1485563E publication Critical patent/PT1485563E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D15/00Suspension arrangements for wings
    • E05D15/06Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane
    • E05D15/0621Details, e.g. suspension or supporting guides
    • E05D15/0626Details, e.g. suspension or supporting guides for wings suspended at the top
    • E05D15/0652Tracks
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D15/00Suspension arrangements for wings
    • E05D15/06Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane
    • E05D15/0604Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane allowing an additional movement
    • E05D15/0608Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane allowing an additional movement caused by track lay-out
    • E05D15/0613Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane allowing an additional movement caused by track lay-out with multi-directional trolleys
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME RELATING TO HINGES OR OTHER SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS AND DEVICES FOR MOVING WINGS INTO OPEN OR CLOSED POSITION, CHECKS FOR WINGS AND WING FITTINGS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, CONCERNED WITH THE FUNCTIONING OF THE WING
    • E05Y2201/00Constructional elements; Accessories therefore
    • E05Y2201/60Suspension or transmission members; Accessories therefore
    • E05Y2201/622Suspension or transmission members elements
    • E05Y2201/684Rails
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME RELATING TO HINGES OR OTHER SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS AND DEVICES FOR MOVING WINGS INTO OPEN OR CLOSED POSITION, CHECKS FOR WINGS AND WING FITTINGS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, CONCERNED WITH THE FUNCTIONING OF THE WING
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/10Application of doors, windows, wings or fittings thereof for buildings or parts thereof
    • E05Y2900/13Application of doors, windows, wings or fittings thereof for buildings or parts thereof characterised by the type of wing
    • E05Y2900/142Partition walls

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE SUPORTE E DE GUIA PARA RETENÇÃO DE ELEMENTOS MÓVEIS DE PORTAS OU PAREDES SUSPENSOS" A invenção diz respeito a um dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos, montados de forma deslocável em calhas de deslizamento fixas, sendo que as calhas de deslizamento são fixadas no tecto do edifício através de uma construção suspensa.
Um dispositivo de suporte e de guia já conhecido é descrito no documento DE 40 41 925 Cl. Este dispositivo de suporte e de guia dispõe de uma calha de deslizamento, na qual o elemento da porta ou da parede é instalado de forma a deslocar-se através de roletes, e a qual é fixada ao tecto de um edifício através de uma construção inferior. Para que a calha de deslizamento possa ser fixada na construção inferior, é necessário perfurar a calha de deslizamento e a construção inferior no local. As aparas de perfuração daí resultantes podem entrar para a calha de deslizamento e permanecer no seu interior. Isto pode afectar o comportamento de deslizamento e, muitas vezes, dar origem a danos ou à falha dos roletes e, consequentemente, a reclamações.
Nos documentos US 2,599,747 e US 4,285,095 são descritos outros dispositivos de suporte e de guia, nos quais a calha de deslizamento está unida ao tecto do edifício por meio de um perfil intermédio configurado como suporte em duplo T.
Assim, a presente invenção tem a finalidade de disponibilizar 2 um dispositivo de suporte e de guia, em conformidade com a designação genérica da reivindicação 1, que permita excluir prejuízos relacionados com a montagem.
Esta finalidade é solucionada através das características apresentadas na reivindicação 1. Nas reivindicações dependentes são apresentadas outras configurações vantajosas da invenção. A solução de acordo com a invenção tem como vantagem a possibilidade de efectuar todos os furos necessários ou incluir outras etapas de processamento num perfil intermédio (canais roscados) quer no local, quer durante o fabrico, podendo depois ser fixado com a construção suspensa ao tecto do edifício antes da fixação da calha de deslizamento no perfil intermédio. Deste modo evita-se a entrada de aparas de perfuração ou de outro tipo na calha de deslizamento e os prejuízos daí resultantes. Mesmo que fosse necessário fazer furos na calha de deslizamento para fixação no perfil intermédio, tal já não seria desvantajoso, uma vez que as aparas de perfuração cairiam para baixo, a partir da calha de deslizamento aberta e virada para baixo. No entanto, também isto é evitado, uma vez que a calha de deslizamento já é perfurada durante o seu fabrico.
Como tal, o dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção garante um elevado nível de funcionalidade. 0 perfil intermédio é configurado como suporte em duplo T, unido através da respectiva flange inferior ao lado fechado, por exemplo uma calha de deslizamento em forma de caixa oca. Graças ao seu elevado momento de inércia, um suporte em duplo T garante uma boa estabilidade de forma. Com a colocação da calha de deslizamento na sua flange inferior, esta 3 estabilidade de forma é aproveitada de forma especialmente favorável.
Para que seja possibilitada uma fixação sem problemas da calha de deslizamento ao suporte em duplo T, este último dispõe de um canal roscado inferior destinado à união com a calha de deslizamento, o qual é disposto sensivelmente a meio da flange inferior, estendendo-se no sentido longitudinal do suporte em duplo T. Daqui resulta uma fixação especialmente simples da calha de deslizamento.
De modo a criar outras possibilidades de fixação no suporte em duplo T, por exemplo para fixação de um tecto falso, está previsto que a flange inferior disponha de pelo menos uma face frontal com um canal roscado lateral que se estende no sentido longitudinal do suporte em duplo T. É possível completar esta configuração de forma vantajosa, equipando ambas as faces frontais da flange inferior com um canal roscado lateral que percorre longitudinalmente o suporte em duplo T, criando, deste modo possibilidades de fixação em ambas as faces do suporte em duplo T.
De uma forma especialmente simples, é possível, de acordo com uma outra forma de execução vantajosa, instalar, no canal roscado lateral, um dispositivo de fixação preferencialmente configurado como ângulo, em especial se for aparafusado. Este tipo de ângulo pode, por exemplo, funcionar como apoio para uma placa em gesso cartonado que pode constituir um tecto falso.
Por motivos de poupança de peso, a travessa do suporte em duplo T pode, de acordo com uma configuração preferencial, ser dotada de um canal central. Este canal central pode, no 4 entanto, funcionar também como recepção de objectos, como tubagens e afins. Além disso, seria também possível instalar ou introduzir um elemento de reforço adicional neste canal central.
De acordo com uma outra configuração vantajosa, a flange superior apresenta um canal roscado superior, disposto sensivelmente a meio da flange superior e estendendo-se no sentido longitudinal do suporte em duplo T. Este canal roscado permite mais possibilidades de fixação no perfil intermédio, de modo a que, por exemplo, a construção suspensa possa ser fixada de forma simples, rápida e segura.
Por motivos de simetria, é dada preferência a uma configuração em que o canal roscado inferior e o canal roscado superior fiquem alinhados entre si e possam ser dispostos na parte central do suporte em duplo T.
De acordo com uma outra configuração preferencial, a flange superior dispõe de pelo menos uma ranhura de centragem que se estende paralelamente em relação ao canal roscado superior. Esta ranhura de centragem permite trabalhar o suporte em duplo T de forma consideravelmente mais simples e melhorada, uma vez que já proporciona linhas de referência fixas.
Este trabalho pode ser ainda mais simplificado e melhorado se, de acordo com uma outra configuração vantajosa, forem colocadas duas ranhuras de centragem paralelas entre si e, de preferência, à mesma distância em relação a ambos os lados do canal roscado superior.
De modo a disponibilizar uma linha de referência fixa também em relação à travessa do suporte em duplo T, a travessa dispõe de pelo menos uma ranhura de centragem adicional. 5
De acordo com uma configuração vantajosa, pelo menos um dos lados da flange superior possui entalhes em forma de U, cuja extensão longitudinal é alinhada verticalmente em relação ao sentido longitudinal do suporte em duplo T. Estes entalhes tornam uma união especialmente simples do perfil intermédio com a construção suspensa, uma vez que basta prender a construção suspensa nos referidos entalhes.
Para permitir uma suspensão por encaixe na construção suspensa, prevê-se preferencialmente que os entalhes em forma de U sejam distribuídos uniformemente a todo o comprimento do suporte em duplo T.
Se, de acordo com uma outra configuração vantajosa, ambos os lados da flange superior possuírem entalhes em forma de U e se os entalhes em forma de U de um lado da flange forem distribuídos desfasadamente em relação aos do outro lado da flange, é possível garantir um assentamento mais firme do perfil intermédio.
De modo a poder efectuar todas as fixações de forma simples, rápida e pouco dispendiosa, é possível, de acordo com uma outra configuração vantajosa, dotar os canais roscados de nervuras roscadas de perfil estirado prontas a utilizar, nas quais os parafusos roscados poderão ser aparafusados sem qualquer tipo de trabalho adicional. Assim, os parafusos podem ser aparafusados nos canais roscados directamente no local, sem necessidade de trabalhos adicionais como, por exemplo, a abertura de roscas.
De acordo com uma outra configuração vantajosa, a construção suspensa é composta por barras roscadas e/ou apoios laterais. As barras roscadas podem ser adquiridas sem qualquer problema 6 como material de armazém e é possível encurtá-las, de forma fácil e simples, para o comprimento pretendido, sendo especialmente adequadas para a suspensão simples dos entalhes em forma de U. Os apoios laterais aumentam a estabilidade de toda a construção e ajudam a suprimir as vibrações.
Quando montadas, as barras roscadas engatam nos entalhes em forma de U, permitindo assim uma fixação simples do perfil intermédio ao tecto do edifício.
Para evitar que as barras roscadas se soltem inadvertidamente dos entalhes, cada uma delas dispõe, numa outra configuração vantajosa, de uma chapa de fixação no suporte em duplo T.
De acordo com uma alternativa, a chapa de fixação pode ser aparafusada no canal roscado central da flange superior. Isto é especialmente vantajoso caso se pretenda uma união por fricção entre o perfil intermédio e a barra roscada.
De acordo com uma forma de execução alternativa, a chapa de fixação também pode apresentar um ângulo com o qual engata no canal roscado superior. Isto é especialmente vantajoso caso se pretenda uma união positiva entre o perfil intermédio e a barra roscada. A chapa de fixação também pode ser vantajosamente utilizada como suporte do apoio lateral. Para tal, está prevista a colocação de uma patilha na chapa de fixação, opostamente à barra roscada, que suportará o apoio lateral de forma articulada. Deste modo, o apoio lateral pode ser alinhado em qualquer ângulo em relação ao perfil intermédio.
Para possibilitar uma adaptação e um alinhamento precisos às condições do local de montagem, a suspensão e o apoio lateral 7 têm uma configuração extensível em comprimento, especialmente telescópica.
Vantajosamente, o apoio lateral consiste em pelo menos dois perfis tubulares ou quadrados telescópicos inseridos um no outro. Estes perfis normalizados são fáceis de obter, podendo ser adaptados de forma simples a qualquer comprimento. A forma da calha de deslizamento é indiferente. É possível uma adaptação do perfil intermédio configurado como duplo T à geometria da calha de deslizamento.
Outras características e vantagens da invenção podem ser esclarecidas através da seguinte descrição de uma forma de execução preferencial. São ilustrados:
Figura 1: uma vista em perspectiva do dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção;
Figura 2: outra vista em perspectiva do dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção;
Figura 3: uma vista superior do dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção; e Figura 4: uma vista frontal do dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção.
Nas figuras 1 a 4 é ilustrada e explicada uma forma de execução preferencial do dispositivo de suporte e de guia de acordo com a invenção.
Para uma melhor visualização, os elementos de portas ou janelas a instalar de forma móvel no dispositivo de suporte e de guia não são ilustrados nas figuras. 0 dispositivo de suporte e de guia possui, por exemplo, uma calha de deslizamento 1 configurada como perfil de caixa oca essencialmente em forma de U, cuja abertura fica virada para baixo. Na calha de deslizamento 1 são inseridos roletes de guia ou semelhantes (não ilustrados), deslocáveis no sentido longitudinal da calha de deslizamento 1, os quais suportam um ou mais elementos de portas ou de paredes (igualmente não ilustrados) através de roletes de suporte. A calha de deslizamento 1 pode ser fabricada num material adequado, como alumínio, metal leve ou semelhante, por exemplo, como peça de extrusão. Durante o fabrico da calha de deslizamento 1 é possível moldar, por exemplo, todas as nervuras, travessas, ranhuras, etc., necessárias. Além disso, no lado aberto da face oposta, pode ser inserida uma série de furos para fixação da calha de deslizamento 1 ao dispositivo de suspensão adiante descrito de forma mais pormenorizada. Esta série de furos passa preferencialmente a meio e no sentido longitudinal da calha de deslizamento 1. A calha de deslizamento 1 está fixada num perfil intermédio 2. 0 perfil intermédio 2 é configurado como suporte em duplo T, podendo também ser configurado como perfil de extrusão. 0 suporte em duplo T dispõe de uma flange superior 3, uma travessa central 4 e uma flange inferior 5. A flange inferior 5 assenta sensivelmente a toda a superfície no lado aberto da face oposta da calha de deslizamento 1. Para fixação com a calha de deslizamento 1, o perfil intermédio 2 possui um canal roscado inferior 6, disposto na zona da travessa 4, que passa a meio e no sentido longitudinal do suporte em duplo T. Este canal roscado 6 apresenta ranhuras nas faces laterais para permitir o aparafusamento de um parafuso de fixação 7, por exemplo um parafuso sextavado, directamente no canal 9 roscado 6, sem necessidade de trabalhos adicionais. Como tal, a calha de deslizamento 1 pode ser aparafusada de forma rápida e simples ao canal roscado inferior 6 através de parafusos de fixação 7. Esta possibilidade de fixação permite também substituir rapidamente a calha de deslizamento 1 sem qualquer alteração da construção inferior. A travessa 4 do suporte em duplo T dispõe preferencialmente de um canal central 8 quadrado que percorre o perfil intermédio 2 no sentido longitudinal. Este canal central 8 pode, por um lado, ser instalado por motivos de poupança de peso e, por outro, também para a recepção de cabos, tubagens ou afins. Além disso, pode ser utilizado como suporte de um elemento de reforço adicional (não ilustrado), que pode, por exemplo, ser introduzido no canal central 8, por exemplo para elementos de parede móveis muito pesados.
Em cada face frontal da flange inferior 5 é disposto um canal roscado lateral 9, que possui ranhuras nas faces laterais à semelhança do canal roscado inferior 6 e que se estende no sentido longitudinal do suporte em duplo T. Nestes canais roscados laterais 9 podem ser fixados diferentes tipos de elementos de fixação ou suporte. Conforme ilustrado na figura 4, permitem o aparafusamento de um ângulo 11 em forma de L, utilizando os parafusos correspondentes 10, como apoio para uma placa de gesso cartonado (não ilustrada) que funciona como tecto falso. Por outro lado, também seria possível, renunciando ao ângulo 11, introduzir directamente a placa de gesso cartonado no canal roscado lateral 9. Neste caso, a rosca no canal roscado lateral 9 não teria qualquer utilidade. A flange superior 3 do suporte em duplo T dispõe igualmente de um canal roscado 12. Este canal roscado superior 12 10 estende-se paralelamente ao canal roscado inferior 6, na zona da travessa 4, no sentido longitudinal do perfil intermédio 2. A flange superior 3 possui, além disso, entalhes em forma de U 13, colocados lateralmente na flange superior 3, e cuja extensão longitudinal está alinhada na vertical em relação à extensão longitudinal do perfil intermédio 2. Os entalhes em forma de U 13 são colocados em distâncias iguais ao longo dos dois rebordos longitudinais da flange superior 3, de modo a que os entalhes 13 de um lado sejam dispostos desfasadamente em relação aos do lado oposto. Em principio, também é, no entanto, possível que os entalhes 13 fiquem situados directamente em frente uns dos outros.
Os entalhes 13 funcionam como recepção, por exemplo, de barras roscadas 14, com as quais é possível suspender o perfil intermédio 2 e, consequentemente, a calha de deslizamento 1 a partir do tecto de um edifício (não ilustrado). Para o efeito, uma barra roscada 14 é introduzida lateralmente na flange superior 3 através de um dos entalhes em forma de U 13, conforme indicado pelas setas na figura 2. Uma ou várias porcas 15 enroscadas na extremidade da barra roscada 14 funcionam, assim, como apoio e/ou fixação da barra roscada 14 no perfil intermédio 2. Para que a barra roscada 14 não possa voltar a deslizar e soltar-se lateralmente do entalhe 13, é colocada uma chapa de fixação 16. Esta chapa de fixação 16 dispõe de um orifício para passagem da barra roscada 14. Na extremidade da chapa de fixação 16 oposta a este orifício existe, de acordo com uma forma de execução, um canto 17, de modo a que a chapa de fixação 16 descreva uma forma em L quando vista de lado, sendo que o lado mais curto constitui o canto 17. Este canto 17 permite que a chapa de fixação 16 engate no canal roscado superior 12 (cf. figura 1), para que a barra roscada 14 prenda firmemente no entalhe 13. 11
De acordo com uma outra forma de execução, igualmente ilustrada na figura 1, a chapa de fixação 16 também pode dispor de um furo roscado 18 (cf. figura 2), de modo a poder prender a chapa de fixação 16 com um parafuso de retenção 19 no canal roscado superior 12.
Para fixar o perfil intermédio 2 e/ou a calha de deslizamento 1 não só no sentido vertical (através das barras roscadas 14), mas também no sentido lateral, a chapa de fixação 16 pode ser prolongada ao longo do furo roscado 18, sendo colocada uma patilha 20 nesta extremidade prolongada. Nesta patilha 20 é montado um apoio lateral 21 móvel. No exemplo de forma de execução ilustrado, o apoio lateral 21 é composto por dois perfis quadrados 22 telescópicos inseridos um no outro, mas também pode ser composto por tubos ou afins equivalentes. Ao invés de uma configuração telescópica, são possíveis outras configurações, desde que permitam uma alteração do comprimento variável.
Os perfis quadrados 22 inseridos um no outro podem ser ajustados nas posições correspondentes através de parafusos tensores 23. Além disso, os perfis quadrados 22 podem ser fixados com qualquer tipo de construção ao tecto do edifício (não ilustrado). Esta construção pode, por exemplo, consistir em dois ângulos 24 fixados de forma articulada nos perfis quadrados 22 e aparafusados ao tecto do edifício com parafusos de fixação 25.
Uma vez que as barras roscadas 14 e o apoio lateral 21 podem ser alterados em comprimento em função das condições do local de montagem, é possível garantir uma fixação segura do dispositivo de suporte e de guia em todas as condições. 12
Na parte superior da flange superior 3, assim como nas faces laterais da travessa 4, são dispostas uma ou várias ranhuras de centragem 26. No exemplo de forma de execução de acordo com as figuras 1 e 2, existem na flange superior 3 duas ranhuras de centragem 26, paralelas entre si e estendendo-se paralelamente, à mesma distância em relação ao canal roscado superior 12, tanto do lado esquerdo como direito do mesmo. A travessa 4 dispõe também, de ambos os lados, de duas ranhuras de centragem 26, dispostas paralelamente entre si. A descrição atrás efectuada do exemplo de forma de execução da presente invenção tem um objectivo meramente ilustrativo e não de limitação da invenção. No contexto desta invenção, são possíveis diferentes alterações e modificações sem o âmbito da invenção definido nas reivindicações.
Lista de referências numéricas 1. Calha de deslizamento 2. Perfil intermédio 3. Flange superior 4. Travessa 5. Flange inferior 6. Canal roscado inferior 7. Parafuso de fixação 8. Canal central 9. Canal roscado lateral 10. Parafusos
11. Ângulo em forma de L 12. Canal roscado superior
13. Entalhe em forma de U 14. Barra roscada 15. Porca 16. Chapa de fixação 13 17. Canto 18. Furo roscado 19. Parafuso de retenção 20. Patilha 21. Apoio lateral 22. Perfis quadrados 23. Parafuso tensor 24. Ângulo 25. Parafuso de fixação 26. Ranhura de centragem
Lisboa 12/07/2007

Claims (22)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos, montados de forma deslocável em calhas de deslizamento fixas (1) do dispositivo de suporte e de guia, sendo que as calhas de deslizamento (1) podem ser fixadas ao tecto do edifício através de uma construção suspensa (14, 21) do dispositivo de suporte e de guia, e sendo que entre a calha de deslizamento (1) e a construção suspensa (14, 21) é disposto um perfil intermédio (2), configurado como suporte em duplo T com uma flange superior (3), uma travessa (4) e uma flange inferior (5), estando o perfil intermédio (2) unido, através da respectiva flange inferior (5), à calha de deslizamento (1), caracterizado pelo facto de o perfil intermédio (2) apresentar um canal roscado inferior (6) para união com a calha de deslizamento (1), o qual é disposto sensivelmente a meio da flange inferior (5) e se estende no sentido longitudinal do perfil intermédio (2).
2. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a flange inferior (5) dispor de pelo menos uma face frontal com um canal roscado lateral (9) que se estende no sentido longitudinal do perfil intermédio (2).
3. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de ser possível instalar, no canal roscado lateral (9), um dispositivo de fixação preferencialmente configurado como ângulo (11), especialmente aparafusável. 2
4. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a travessa (4) do perfil intermédio dispor de um canal central (8).
5. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a flange superior (3) apresentar um canal roscado superior (12), disposto sensivelmente a meio da flange superior (3) e estendendo-se no sentido longitudinal do perfil intermédio (2).
6. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de o canal roscado inferior (6) e o canal roscado superior (12) ficarem alinhados entre si.
7. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a flange superior (3) dispor de pelo menos uma ranhura de centragem (26) que se estende paralelamente em relação ao canal roscado superior (12).
8. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de serem colocadas duas ranhuras de centragem (26) paralelas entre si e, de preferência, à mesma distância em relação a ambos os lados do canal roscado superior (12).
9. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com as reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de a travessa (4) apresentar pelo menos uma ranhura de centragem (26).
10. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a 3 reivindicação 1, caracterizado pelo facto de pelo menos um dos lados da flange superior (3) possuir entalhes em forma de U (13), cuja extensão longitudinal é alinhada verticalmente em relação ao sentido longitudinal do perfil intermédio (2).
11. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de os entalhes em forma de U (13) serem distribuídos uniformemente a todo o comprimento do perfil intermédio (2).
12. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de ambos os lados da flange superior (3) possuírem entalhes em forma de U (13) e de os entalhes em forma de U (13) de um lado da flange serem distribuídos desfasadamente em relação aos do outro lado da flange (3).
13. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com as reivindicações 1, 2 e 5, caracterizado pelo facto de os canais roscados (6, 9, 12) disporem de nervuras roscadas de perfil estirado prontas a utilizar, nas quais os parafusos roscados poderão ser aparafusados sem qualquer tipo de trabalho adicional.
14. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a construção suspensa ser composta por barras roscadas (14) e/ou apoios laterais (21).
15. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de, quando montadas, as barras roscadas (14) engatarem nos entalhes em forma de U (13) . 4
16. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de as barras roscadas (14) serem fixadas no perfil intermédio através de uma chapa de fixação (16).
17. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de a chapa de fixação (16) ser aparafusada no canal roscado superior (12) da flange superior (3) .
18. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com as reivindicações 16 e 17, caracterizado pelo facto de a chapa de fixação (16) apresentar um canto (17) através do qual engata no canal roscado superior (12).
19. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com as reivindicações 16 a 18, caracterizado pelo facto de a chapa de fixação (16) apresentar, no lado oposto ao da barra roscada, uma patilha (20) que suporta o apoio lateral (21) de forma articulada.
20. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de o apoio lateral (21) e as barras roscadas (14) serem extensíveis em comprimento, especialmente telescópicos.
21. Dispositivo de suporte e de guia de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo facto de o apoio lateral (21) consistir em pelo menos dois perfis tubulares ou quadrados (22) telescópicos inseridos um no outro. 5
22. Dispositivo de suporte e de guia de acordo reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o intermédio (2) ser fabricado em metal leve. Lisboa com a perfil 12/07/2007
PT03743879T 2002-03-12 2003-03-12 Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos PT1485563E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10210812A DE10210812B4 (de) 2002-03-12 2002-03-12 Trag- und Führungseinrichtung zum Halten von ortsveränderlichen, hängend gelagerten Tür- oder Wandelementen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1485563E true PT1485563E (pt) 2007-07-24

Family

ID=27797708

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03743879T PT1485563E (pt) 2002-03-12 2003-03-12 Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20040255550A1 (pt)
EP (1) EP1485563B1 (pt)
AT (1) ATE360127T1 (pt)
AU (1) AU2003227052B2 (pt)
DE (2) DE10210812B4 (pt)
ES (1) ES2286448T3 (pt)
NO (1) NO326786B1 (pt)
PT (1) PT1485563E (pt)
RU (1) RU2310730C2 (pt)
WO (1) WO2003076747A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2005200569B2 (en) * 2004-02-12 2011-03-10 Lance Malcolm Vater Conveyor track support bracket improvements
DE202013006034U1 (de) * 2013-07-05 2014-10-22 Astec Gmbh Design Beschlaege Schiebetürensystem
US9222255B2 (en) * 2013-08-01 2015-12-29 Urbaneer LLC Apparatus and method for reconfigurable space
DE102014221440B3 (de) * 2014-10-22 2016-04-21 Geze Gmbh Lager- und Führungseinrichtung einer Schiebewand- oder Schiebetüranlage
DE102015204144A1 (de) * 2015-03-09 2016-09-15 Siemens Aktiengesellschaft Anordnung mit einer Befestigungseinrichtung
WO2019232541A1 (en) * 2018-06-01 2019-12-05 Splitt Enterprises Llc Mounting bracket
GB2603780B (en) * 2021-02-12 2024-04-17 Kee Safety Ltd Overhead rail attachment
DE102021121170A1 (de) 2021-08-15 2023-02-16 Ludwig Felber Zusatzpfosten zur Verstärkung von Pfosten an Aussparungsrändern in Metallständerwänden und Profilsystem für eine Metallständerwand

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2599747A (en) * 1949-05-03 1952-06-10 Margison And Babcock Sliding door mounting device
US3089335A (en) * 1960-05-19 1963-05-14 Edward A Ebert Speed indicator
US3987877A (en) * 1975-05-02 1976-10-26 Midland-Ross Corporation Trolley busway housing
US4073092A (en) * 1975-06-27 1978-02-14 Hough Manufacturing Corporation Lost motion suspension system for operable partitions
US4285095A (en) * 1975-09-29 1981-08-25 Janson Richard W Channel strut for stage equipment support system
US4133155A (en) * 1977-06-29 1979-01-09 Oelrich Lee D Joist structure
US4115899A (en) * 1977-10-17 1978-09-26 Kirsch Company Double drapery carrier
US4228738A (en) * 1978-09-22 1980-10-21 Forshee David J Conveyor trolley construction
FR2511070A1 (fr) * 1981-08-05 1983-02-11 Fermod Dispositif de suspension d'une porte etanche coulissante
US4694531A (en) * 1985-09-30 1987-09-22 Foy Peter S Suspended overhead hollow track support system
US4837891A (en) * 1987-06-11 1989-06-13 Modernfold, Inc. Track and trolley with dual drive wheels having annular track engaging surfaces of different diameters
US4846249A (en) * 1988-01-11 1989-07-11 Castec, Inc. Window shade carrier and carrier assembly
DE4041925C1 (pt) * 1990-12-27 1992-03-12 Dorma-Glas Gesellschaft Fuer Glastuerbeschlaege Und -Konstruktionen Mbh, 4902 Bad Salzuflen, De
US5181296A (en) * 1991-12-31 1993-01-26 Hufcor, Inc. Reinforced carrier disc for operable partition system
US5495808A (en) * 1994-01-14 1996-03-05 Wegrecki; Stanislaw F. Ceiling mounting bracket for a mine tunnel
US5970578A (en) * 1998-03-06 1999-10-26 Show Motion, Inc. Theatrical scenery carriage and movement mechanism
DE29906739U1 (de) * 1999-04-15 1999-07-08 Abo System Elemente Gmbh Aufhängevorrichtung für ein verschiebbares Schließelement, insbesondere einen Schiebeladen, ein Schiebefenster, eine Schiebewand oder -tür, und eine Zwischenschiene hierfür
US6374456B1 (en) * 1999-07-01 2002-04-23 Modernfold, Inc. Linear motion trolley and track systems for operable walls
US6393772B1 (en) * 1999-07-27 2002-05-28 Modernfold, Inc. Movable wall panel system with self-plumbing panels
US6336247B1 (en) * 2000-05-08 2002-01-08 Frank Schnoor Screen door hanger assembly
US6745813B2 (en) * 2000-07-31 2004-06-08 Kim Charles Yorgason Rolling pivot for track suspended articulated panels
ATE371795T1 (de) * 2000-10-13 2007-09-15 Hawa Ag Befestigungsvorrichtung für eine schiene
US6799393B2 (en) * 2001-09-12 2004-10-05 Westinghouse Air Brake Technologies Corporation Double trolley overhead door operator
US7287733B2 (en) * 2002-05-14 2007-10-30 Sullivan, Bazinet, Bongio, Inc. Ceiling suspension structure
JP4174719B2 (ja) * 2003-06-18 2008-11-05 富士電機システムズ株式会社 電車用側引戸装置

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003227052A1 (en) 2003-09-22
ATE360127T1 (de) 2007-05-15
DE50307079D1 (de) 2007-05-31
RU2003136734A (ru) 2005-05-20
NO326786B1 (no) 2009-02-16
EP1485563A1 (de) 2004-12-15
RU2310730C2 (ru) 2007-11-20
EP1485563B1 (de) 2007-04-18
DE10210812B4 (de) 2005-06-16
NO20035004D0 (no) 2003-11-11
ES2286448T3 (es) 2007-12-01
WO2003076747A1 (de) 2003-09-18
DE10210812A1 (de) 2003-10-09
US20040255550A1 (en) 2004-12-23
AU2003227052B2 (en) 2009-03-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5394648A (en) Panel with a unit for swinging and sliding the panel
HRP920917A2 (hr) Radni stol
US2973584A (en) Door frame profile gauge
PT1485563E (pt) Dispositivo de suporte e de guia para retenção de elementos móveis de portas ou paredes suspensos
US20150060616A1 (en) Adjustable television nook mount
BR202016026779U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em susporte retrátil para aparelho de ar condicionado
US3159243A (en) Scaffold hanger for overhead highway sign trusses
DE10107912A1 (de) Einrichtung zum Installieren von Versorgungsleitungen
JP2008253566A (ja) スプリンクラーヘッド固定金具
JP2010106434A (ja) 吊り戸装置
US2484855A (en) Adjustable curtain and drape bar mounting means
CN106437120A (zh) 一种骑墙支架
EP2962932A1 (en) Bridge adapted for accessing an aircraft compartment via a manhole
JP5188929B2 (ja) 吊り戸装置
DE202006010496U1 (de) Haltevorrichtung für eine Stange und Möbel
CN213083780U (zh) 组装式幕墙单元片板摆放托盘
DE20121043U1 (de) Wandhalterung an einem Montagestell für Sanitärapparate
BR102015018655B1 (pt) sistema de regulagem de nível para fechamento de sacadas
JP2004308327A (ja) 間仕切り用上レール取付構造
CN102930793A (zh) 一种支架
JP4417133B2 (ja) 吊り戸装置
CN211083418U (zh) 一种拆装方便的计算机固定支架
CN107257114B (zh) 一种高承重铝合金桥架
JP3103028U (ja) 展示パネル用ウォールフック伸縮ハンガー
JP2023111373A (ja) 吊下げ架台