PT1328379E - Dispositivo de afiar facas. - Google Patents

Dispositivo de afiar facas. Download PDF

Info

Publication number
PT1328379E
PT1328379E PT01988641T PT01988641T PT1328379E PT 1328379 E PT1328379 E PT 1328379E PT 01988641 T PT01988641 T PT 01988641T PT 01988641 T PT01988641 T PT 01988641T PT 1328379 E PT1328379 E PT 1328379E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bars
sharpening
plate
knife
sharpening device
Prior art date
Application number
PT01988641T
Other languages
English (en)
Inventor
Harald Stallegger
Alois Spreitz
Original Assignee
Harald Stallegger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Harald Stallegger filed Critical Harald Stallegger
Publication of PT1328379E publication Critical patent/PT1328379E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D15/00Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping
    • B24D15/06Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping specially designed for sharpening cutting edges
    • B24D15/08Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping specially designed for sharpening cutting edges of knives; of razors
    • B24D15/081Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping specially designed for sharpening cutting edges of knives; of razors with sharpening elements in interengaging or in mutual contact

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Apparatuses And Processes For Manufacturing Resistors (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE AFIAR FACAS" O invento refere-se a um dispositivo de afiar facas de acordo com o conceito genérico da reivindicação i.
Um dispositivo deste género já é conhecido da US-A-5,478,272. Neste caso as barras de afiar são compostas por aço. As molas que movem as barras de afiar umas contra as outras, são formadas por molas em espiral, as quais atacam no eixo de rotação das barras de afiar. A eficiência de afiação do dispositivo conhecido ainda deixa muito a desejar. 0 dispositivo conhecido também é difícil de limpar visto que, quando facas pouco limpas forem afiadas, produto líquido de corte pode atingir a zona dos eixos de rotação com as molas em espiral.
Da US-A-2 435 672 consta um dispositivo de afiar facas com duas barras de afiar cruzadas, respectivamente retidas por um estribo e guiadas de forma deslocável. As barras de afiar apresentam um corte transversal rectangular e são compostas por grãos abrasivos com um agente aglutinante. Da GB 412,056 é conhecido um botão de comando com o qual duas alavancas com um elemento de afiar de uma pedra de afiar são, para afiar ambos os gumes de uma lâmina de barbear, movimentadas em vaivém e conduzidas numa guia arqueada num invólucro. objectivo do invento aperfeiçoar decisivamente o dispositivo conhecido quanto a sua eficiência de afiação e quanto a higiene.
Isto é atingido de acordo com o invento pelas medidas mencionada na reivindicação 1.
De acordo com o invento são portanto utilizadas barras de afiar, compostas na área de afiação por cerâmica. Deste modo é atingida uma elevada eficiência de afiação. Como matérias-primas cerâmicas podem ser utilizadas entre si principalmente óxidos, carbonetos, boretos, nitretos ou silicietos de metais ou metalóides, por exemplo carboneto de silício ou óxidos, carbonetos, boretos, nitratos ou silicietos metálicos principalmente de tungsténio, titânio, nióbio ou tântalo, por exemplo carbureto de tungsténio. Estas ligas metálicas também são designadas por metais duros. Visto que as barras cerâmicas só resistem a uma reduzida sujeição de flexão, as barras de afiar de acordo com o invento são nas suas extremidades afastadas dos seus eixos de rotação, conduzidas em guias configuradas com um raio em forma de arco de círculo correspondente ao comprimento das barras de afiar.
Para com uma prolongada superfície de afiar reduzir o tempo de afiação, as duas barras de afiar de acordo com o invento apresentam pelo menos na área de afiação um corte transversal rectangular, em que os lados dos dois rectângulos voltados uns contra os outros decorrem em paralelo entre si. Assim aquando da afiação a faca contacta a plena largura das duas barras de afiar. Isto significa que em barras de afiar com uma largura de por exemplo 0,5 até 1 cm, ao ser afiada a faca esta está em contacto com as barras de afiar sobre um comprimento de 1 até 2 O material cerâmicc na zona de afiaçãc também pode ser formado por uma peça embutida nas barras de afiar.
Peio afiar das facas o material é no essencial desbastado uniformemente ao longo das barras de afiar. Isto no entanto não é válido para a secção das barras de afiar na zona terminal fechada da fenda. Com o tempo forma-se ali um degrau nas barras cerâmicas, o qual em vez de afiar provoca uma faca romba durante a afiação.
Para evitar esta situação, ambas as barras de afiar de acordo com o invento apresentam, de preferência na zona terminal fechada da fenda nos lados voltados uns contra os outros, uma secção que se adelgaça na direcção do eixo de rotação das barras de afiar. Estas secções adelgaçadas podem ser formadas por exemplo por meio de estreitamentos das barras de afiar nesta zona.
As barras de afiar estão fixadas respectivamente numa cavilha, a qual está montada de forma rotativa na placa.
As molas que movimentam as barras de afiar uma contra a outra, podem ser formadas por barras elásticas que decorrem nos dois lados da fenda e que com uma das suas extremidades estão fixadas resistentes a torção na cavilha e com a outra extremidade no mesmo lado da fenda no dispositivo de fixação. Deste modo as molas têm uma boa acessibilidade do exterior e são fáceis de limpar. As barras elásticas podem ser formadas por exemplo por uma mola de lâmina ou por um arame de mola.
As guias de forma arqueada para as barras de afiar são formadas por fendas arqueadas na placa. Para a condução nas guias arqueadas na placa as barras de afiar apresentam nas suas extremidades afastaàas dos seus eixos de rotação respectivamente mais outra cavilha, na qual está prevista uma secção com um diâmetro reduzido, a qual engata na respectiva fenda de guia.
As cavilhas para uma montagem rotativa das barras de afiar também podem apresentar uma secção com um diâmetro mais reduzido, o qual engata num furo da placa. As cavilhas para a montagem rotativa e/ou as outras cavilhas para a condução das barras de afiar são compostas por matéria sintética e estão providas de cavidades de recolha nas quais são inseridas as extremidades das barras de afiar. As barras de afiar inseridas nas cavilhas de matéria sintética são deste modo instaladas de forma macia. As cavidades de recolha possuem um diâmetro transversal correspondente as barras de afiar, são portanto também rectangulares se a secção transversal das barras de afiar for rectangular.
No outro lado da placa está prevista uma contra-peça que pode ser unida com a respectiva cavilha respectivamente com mais outras cavilhas, e a qual apresenta um diâmetro maior em relação a secção com um diâmetro mais reduzido. Para a união da contra-peça com a cavilha, respectivamente as outras cavilhas, pode por exemplo estar prevista uma união de encaixe ou uma união de mola. De preferência contudo a união é formada por uma união roscada. Esta pode ser por exemplo configurada de tal modo que a contra-peça seja formada por um parafuso, atarraxado numa rosca interior, prevista numa secção da (outras) cavilha com as diâmetro reduzido. De modo inverso a contra-peça pode ser formada por uma Forca, a qual é atarraxada sobre uma rosca prevista na secção da (outras) cavilha com um diâmetro reduzido.
Todas as quatro cavilhas e todas as quatro contra-peças para a instalação e a condução das barras de afiar podem ter uma configuração igual, em que, visto que as barras de afiar estão deslocadas em relação ao dispositivo de fixação respectivamente a placa de fixação, a distância da cavidade de recolha da placa de fixação é menor para as duas cavilhas que acolhem a barra de afiar deslocada para com a placa, do que para as outras duas cavilhas.
No lado exterior das barras de afiar, afastadas da superfície da afiação, encontra-se em cada barra de afiar aplicado um protector para dedos, o qual evita que a mão entre em contacto com a faca, quando o dispositivo de fixação aquando da afiação for sustentado com a mão. A seguir uma forma de concretização do dispositivo de afiar facas de acordo com o invento é exemplificada explicada em pormenor na base do desenho. Mostram:
Figura 1 e figura 2 uma vista frontal respectivamente lateral do dispositivo de acordo com o invento;
Figura 3 um corte ao longo da linha III-III na figura 2; e
Figura 4 um corte através de uma cavilha a ser encaixada sobre a extremidade de uma barra de afiar para a instalação ou condução da barra de afiar, com contra-peça.
De acordo com as figuras 1 e 2 c dispositivo apresenta uma placa de fixação 3 presa cs parafusos 2 sobre una base 1 em forma de placa.
Na placa de fixação 3 encontram-se instaladas de forma rotativa duas barras de afiar 4, 5 cruzadas, com eixos 6, 7 que decorrem na perpendicular para com a placa de fixação 3. A placa de fixação 3 apresenta no centro uma fenda vertical 8, a qual na sua extremidade superior 9 está aberta e se alarga para cima em forma de funil, estando fechada na sua extremidade inferior 10. A extremidade inferior 10 encontra-se por cima dos dois eixos de rotação 6, 7, situados em um respectivamente no outro lado da perpendicular com a fenda 8.
Para que as barras de afiar 4, 5 se possam cruzar, estas estão dispostas com um deslocamento em relação a placa 3. Quer dizer, a barra 5 está instalada mais perto da placa 3 do que a barra 4. As barras de afiar 4, 5 que decorrem em paralelo com a placa de fixação 3, são compostas por cerâmica, por exemplo carboneto de silício. Na sua extremidade superior afastada dos eixos de rotação 6, 7 as barras de afiar 4, 5 são guiadas na placa de fixação 3 em fendas arqueadas 12, 13 que decorrem em um respectivamente no outro lado da fenda 8.
As barras de afiar 4, 5 estão fixadas numa cavilha 14, 15, montada de forma rotativa na placa de fixação 3. As extremidades das barras de afiar 4, 5 são, correspondendo as setas 16, 17, carregadas uma contra a outra por barras elásticas 18, 19, que decorrem em ambos os lados da fenda 8, estando encaixadas com uma das extremidades resistentes a torcãc nas cavilhas 14, 15 e na outra extremidade com um desvio angular e em respectívos furos da placa de fixação A fenda 8, que serve para a admissão e a condução de uma faca com uma lâmina 21 a ser afiada, estende-se até ao ponto de cruzamento 20 das barras de afiar 4, 5 separadas por expansão. Quer dizer, pela pressão da faca respectivamente da lâmina 21 na direcção da extremidade fechada 10 da lâmina, as barras de afiar 4, 5 são separadas por expansão contra a força das molas 18, 19, como mostra a figura 1.
Como se pode ver na figura 3, as duas barras cerâmicas 4, 5 apresentam um corte transversal quadrado ou rectangular, em que os dois lados a, b dos dois rectângulos, voltados uns contra os outros, decorrem em paralelo. Também é pensável um corte transversal triangular, em que os lados dos dois triângulos voltados uns contra os outros decorrem em paralelo, ou na generalidade num corte transversal poligonal das barras de afiar 4, 5 dos dois lados voltados uns contra os outros de ambos os polígonos.
As barras de afiar 4, 5 desgastam-se com o tempo pelo afiar das facas. Neste caso na zona terminal inferior 10 da fenda 8 pode-se formar com o tempo um degrau. Para evitar a formação destes degraus, as barras de afiar 4, 5 são nesta zona adelgaçadas por meio de estreitamentos 23, 24.
As barras de afiar 4, 5 apresentam, para a condução nas fendas arqueadas 12, 13, nas suas extremidades superiores mais outras cavilhas 25, 26, guarnecidas com uma secção 27 de um diâmetro reduzido, a qual encaixa na fenda de guia 12, 13. Do mesmo modo as cavilhas 14, 15 nos eixos de rotação 6, 7 apresentam uma secção com us;': diâmetro reduzido, a qual encaixa no furo 31, 32 nas placas de fixação 3. As cavilhas 14, 15 bem como as outras cavilhas 25, 26 são compostas por matéria sintética. Visto que as cavilhas 14, 15 respectivamente as outras cavilhas 25, 26 têm a mesma configuração, é na figura 4 representada somente a cavilha 14. A cavilha 14 está provida de cavidades de recolha 33, 34 rectangulares em forma de saco, onde se encaixa a extremidade da barra de afiar 4 respectivamente 5. No furo estreito 35 da cavilha 14 é encaixada a extremidade das barras flexíveis 18, 19. Pelos furos 37, 38 pode sair a humidade da cavidade de recolha 33, 34. A secção 27 com um diâmetro reduzido apresenta uma rosca interior 40, na qual e atarraxado um parafuso de cabeça 42 como contra-peça. A cavidade de recolha 33 respectivamente 34 pode ser fechada.
Na zona superior 9 da fenda 8 a placa 3 apresenta recortes laterais 41, 42.
Conforme a figura 1 as barras de afiar 4, 5 apresentam como protecção para os dedos no seu lado exterior respectivamente uma placa arqueada 44, 45, representada a tracejado, por exemplo de matéria sintética, as quais decorrem em paralelo com a placa de fixação 3 e com um deslocamento axial. Na figura 1 estão além disso representadas a tracejado peças intercaladas 46, 47 na zona da afiação das barras de afiar 4, 5, compostas por cerâmica. No caso de serem utilizadas estas peças intercaladas de cerâmica 46, 47, pode-se prescindir do estreitamento 23, 24. Com excepção das peças intercaladas 46, 47, as barras de afiar 4, 5 podem por exemplo ser compostas por matéria sintética. Também é possível configurar as barras de afiar 4, 5 como peças inteiriças com as placas protectoras para dedos 44, 45.
Lisboa, 16 de Julho de 2007

Claims (9)

1. Dispositivo de afiar facas com uma placa (3) como fixação, na qual estão instaladas de modo rotativo duas barras de afiar (4, 5) que se cruzam e que por molas (18, 19) são carregadas uma contra a outra e que apresentam uma fenda (8) aberta em uma das extremidades e fechada na outra e que se estende até ao ponto de cruzamento (20) das barras de afiar (4, 5), de modo que com a pressão da faca (21) na fenda (8) em direcção da extremidade fechada as barras de afiar (4, 5) são afastadas por expansão contra a força das molas (18, 19), caracterizado por as barras de afiar (4, 5) serem compostas por matéria sintética e na zona da afiação guarnecidas por peças intercaladas cerâmicas (46, 47), a placa (3) apresentar em ambos os lados da fenda (8) fendas de guia arqueadas (12, 13), nas quais são guiadas as extremidades das barras de afiar (4, 5) afastadas dos seus eixos de rotação (6, 7) e as barras de afiar (4, 5) estarem fixadas de forma rotativa numa cavilha (14, 15), instalada num furo (31, 32) na placa (3), e para a sua condução nas fendas de guia (12, 13) estarem guarnecidas com mais outra cavilha nas suas extremidades afastadas dos eixos de rotação (6, 7), em que as cavilhas (14, 15) para uma instalação rotativa e/ou as cavilhas (25, 26) para a condução das barras de afiar (4, 5) são formadas de matéria sintética e apresentarem cavidades de recolha (33, 34) para o encaixe das extremidades das barras de afiar (4, 5)
2. Dispositivo de afiar facas de acordo com a rei indicação 1, caracterizado por as duas barras de afiar (3, 5) apresentarem um corte transversal poligonal, em que os lados ia, b) voltados uns conrra os outros de ambos os polígonos decorrerem em paralelo entre si.
3. Dispositivo de afiar facas de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por ambas as barras de afiar (4, 5) apresentarem na zona da extremidade fechada (10) da fenda (8) nos lados voltados uns contra os outros, uma secção (23, 24) adelgaçada em direccão aos eixos de rotação (6, 7) .
4. Dispositivo de afiar facas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cerâmica ser composta por carbureto de silício ou carbureto de tungsténio.
5. Dispositivo de afiar facas de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a placa (3) estar fixada sobre uma base.
6. Dispositivo de afiar facas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as molas que deslocam as barras de afiar (4, 5) uma ao encontro da outra, serem formadas por barras flexíveis (18, 19), que decorrem em ambos os lados da fenda (8), estando fixadas com uma das extremidades na cavilha (14, 15) resistente a torção e com a outra extremidade na placa (3).
7. Dispositivo de afiar facas de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as cavilhas (14, 15) e as outras cavilhas (25, 26) apresentarem um diâmetro (27) reduzido, com o qual encaixam nos furos (31, 32) respectivamente nas fendas de guia (12, 13) da placa (3), estando prevista no outro lado da placa (3), a sei ligada com as cavilhas e outras cavilhas (14, 15; 25, 26), uma contra-peça (42) com um diâmetro maior em relação à seceão com diâmetro reduzido (27).
8 . Dispositivo de afiar facas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a fenda (8) com a extremidade terminal aberta (9) se alargar em forma de funil.
9. Dispositivo de afiar facas de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a base onde a placa (3) se encontra fixada, ser um pedestal (1). Lisboa, 16 de Julho de 2007
PT01988641T 2000-10-23 2001-10-10 Dispositivo de afiar facas. PT1328379E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10052439A DE10052439C1 (de) 2000-10-23 2000-10-23 Messerschärfvorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1328379E true PT1328379E (pt) 2007-07-26

Family

ID=7660708

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01988641T PT1328379E (pt) 2000-10-23 2001-10-10 Dispositivo de afiar facas.

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6905403B2 (pt)
EP (1) EP1328379B1 (pt)
JP (1) JP3934550B2 (pt)
AT (1) ATE361177T1 (pt)
DE (2) DE10052439C1 (pt)
ES (1) ES2284715T3 (pt)
PT (1) PT1328379E (pt)
WO (1) WO2002034470A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070101826A1 (en) * 2002-11-12 2007-05-10 Southern Mechanical & Structural, Inc. Knife sharpener
US6866569B2 (en) * 2002-11-14 2005-03-15 Cozzini, Inc. Blade sharpening apparatus
DE102004006714A1 (de) 2004-02-11 2005-08-25 Harald Stallegger Messerschärfvorrichtung
FR2867098B1 (fr) 2004-03-04 2006-05-05 Dassaud Fils Sa Dispositif d'affilage de lame d'outil coupant a main
ES2270728B1 (es) * 2005-09-21 2008-03-16 Frederic Sciamma Util para afilar manualmente herramientas de corte.
DE102006041538B3 (de) * 2006-09-05 2008-01-10 Friedr. Dick Gmbh & Co. Kg Schärfvorrichtung für Messerklingen
DE102007061535B4 (de) 2007-12-20 2017-03-16 Harald Stallegger Messerschärfvorrichtung
US8267749B2 (en) * 2008-03-14 2012-09-18 Smith's Consumer Products, Inc Abrasive sharpener having square abrasive rods
DE102008051405A1 (de) * 2008-10-11 2010-04-15 Harald Stallegger Messerblock
KR101333640B1 (ko) 2012-02-29 2013-12-02 김영숙 칼갈이
KR101322448B1 (ko) * 2013-04-18 2013-10-28 김범석 연마 장치
FR3020299B1 (fr) 2014-04-23 2016-05-20 Dassaud Fils Dispositif d'affilage d'une lame d'outil coupant a main
GB2519852B (en) * 2014-09-12 2015-10-07 Scott Cutters Ltd Tool for conditioning a blade of a plastering tool
CN105563365A (zh) * 2014-11-01 2016-05-11 罗善形 脚吸式磨刀架
US9545703B1 (en) * 2015-08-10 2017-01-17 Razor Edge Systems, Inc. Miniature knife sharpening apparatus
USD826667S1 (en) 2017-08-31 2018-08-28 Davinci Ii Csj, Llc Knife sharpener
DE102018112576A1 (de) * 2018-02-01 2019-08-01 Harald Stallegger Messerschärfvorrichtung mit einem Gehäuse
US11253968B2 (en) * 2018-08-08 2022-02-22 Smith's Consumer Products, Inc. Adjustable sharpener
USD900582S1 (en) * 2019-07-09 2020-11-03 Harald Stallegger Knife sharpener
CN110385655A (zh) * 2019-08-20 2019-10-29 冯建峰 一种磨刀片及使用该磨刀片的磨刀器
USD884451S1 (en) * 2019-09-19 2020-05-19 ChaoWu Li Portable metal knife sharpener
US11229984B1 (en) 2020-07-24 2022-01-25 Kenneth A. Wildman Knife sharpening apparatus and method
RU2754004C1 (ru) * 2020-10-30 2021-08-25 Общество с ограниченной ответственностью ТехноСтудия «Профиль» Устройство для заточки ножей
TWM626796U (zh) * 2021-11-22 2022-05-11 科為工業股份有限公司 電動磨刀器
USD1007994S1 (en) * 2022-03-09 2023-12-19 Hc Gjedde V/Hans Christian Gjedde Knife sharpener

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB412056A (en) * 1932-08-11 1934-06-21 Ind A G Allegro Improvements in or relating to sharpening or honing apparatus for razor blades
US2435672A (en) * 1946-04-04 1948-02-10 Earl W Clark Sharpening device for knives
US4934110A (en) * 1985-04-22 1990-06-19 John Juranitch Edge sharpening apparatus
US4624079A (en) * 1985-04-29 1986-11-25 Bonapace Mario J Knife sharpener
US5040435A (en) * 1991-01-31 1991-08-20 General Housewares Corp. Knife edge deburring apparatus
US5478272A (en) * 1994-07-07 1995-12-26 Cozzini, Inc. Blade sharpening apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
US6905403B2 (en) 2005-06-14
US20040014415A1 (en) 2004-01-22
ES2284715T3 (es) 2007-11-16
EP1328379B1 (de) 2007-05-02
WO2002034470A1 (de) 2002-05-02
DE50112459D1 (de) 2007-06-14
JP2004512186A (ja) 2004-04-22
ATE361177T1 (de) 2007-05-15
EP1328379A1 (de) 2003-07-23
WO2002034470A8 (de) 2003-02-27
JP3934550B2 (ja) 2007-06-20
DE10052439C1 (de) 2001-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1328379E (pt) Dispositivo de afiar facas.
ES2327453T3 (es) Rodillo para tallos de maiz, cabezal para tallos de maiz y maquina para tallos de maiz relacionada.
US3321894A (en) Rotary blade structure
US2173751A (en) Corn slicer
US7189142B2 (en) Sharpening-trimming assembly
US4844353A (en) Straw-shredding knife and rotary knife assembly
US2914103A (en) Cutter assembly for meat grinders
US2293637A (en) Electric clipper
US2025972A (en) Motor driven hair cutter
US3123949A (en) Cutter guide finger
US965477A (en) Meat-tenderer.
US104706A (en) Improved device for tendering or chopping meat
ES2198038T3 (es) Maquina trituradora multi-cuchillas para la industria alimenticia.
US2687000A (en) Mower attachment
US316937A (en) Hand hedge-trimmer
EP1980364A1 (en) Improved knife sharpening device
US1100418A (en) Sharpening device.
DE2123905C3 (de) Messer zum Durchschneiden eines intermittierend geförderten Fleischstranges quer zur Förderrichtung
JPH10117550A (ja) 電動草刈機における保護触手アタッチメント
SU1505470A1 (ru) Рабочий орган измельчител кормов
RU175132U1 (ru) Рабочий орган машины для измельчения древесно-кустарниковой растительности
DE470993C (de) Fuer Aufschnittschneidemaschinen mit verstellbarem Auflagetisch vorgesehener Fleischhalter
DE885149C (de) Holzfraeser
DE376688C (de) Schabekopf zum Putzen von Schlachtknochen
SU1127712A1 (ru) Устройство дл резки дисковым инструментом