PT1237853E - Proceso para remover solvente vestigial de um material. - Google Patents

Proceso para remover solvente vestigial de um material. Download PDF

Info

Publication number
PT1237853E
PT1237853E PT00985741T PT00985741T PT1237853E PT 1237853 E PT1237853 E PT 1237853E PT 00985741 T PT00985741 T PT 00985741T PT 00985741 T PT00985741 T PT 00985741T PT 1237853 E PT1237853 E PT 1237853E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
product
dryer
water
tray
dried
Prior art date
Application number
PT00985741T
Other languages
English (en)
Inventor
William Tully
Original Assignee
Pfizer Science & Tech Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pfizer Science & Tech Ltd filed Critical Pfizer Science & Tech Ltd
Publication of PT1237853E publication Critical patent/PT1237853E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C303/00Preparation of esters or amides of sulfuric acids; Preparation of sulfonic acids or of their esters, halides, anhydrides or amides
    • C07C303/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C303/44Separation; Purification

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Separation, Recovery Or Treatment Of Waste Materials Containing Plastics (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA REMOVER SOLVENTE VESTIGIAL DE UM MATERIAL"
CAMPO DO INVENTO O invento refere-se a um processo à escala industrial para remover solvente vestigial de um material, especialmente de um material higroscôpico. Em particular, o invento refere-se a um processo aperfeiçoado para produzir suramína, o sal hexassódico de uma naftilureia polissulfonada, ácido 8,8'-[carbonilbis[imino-3,1- fenileno-carbonilimino(4-metil-3,1-
fenileno)carbonilimino]]-bis-1,3,5-naftalenotrissulfónico. ANTECEDENTES DO INVENTO A suramina tem sido utilizada clinicamente desde a década de 1920 como agente anti-parasitário e mais recentemente foi mostrado que é activa no tratamento de cancro metastãtico; Stein et al., J. Clín. Oncology 1989; 7(4) : 499-508. As Patentes dos Estados Unidos números 5 767 110 e 5 597 830 descrevem o efeito sinergético da suramina em combinação com um alcaloide da vinca ou estramustina para o tratamento de cancro.
Adicionalmente, a suramina pode ser utilizada para o tratamento de doenças autoimunes e alérgicas, como artrite reumatóide, doença de Crohn, colite ulcerativa, nefrite glomerular, lúpus eritematoso sistémico, 2 polímiosite, síndroma de Sjogren, asma e outras doenças alveolares inflamatórias. A suramina também pode ser utilizada para o tratamento de SIDA e vírus da leucemia humana de células T. 0 processo de produção de suramina é bem conhecido, patente GB 224 849; no entanto, verificou-se inesperadamente que, por escalamento para a escala industrial comercial, o regime de secagem do produto final era lento e difícil de optimizar de modo a obter o produto acabado desejado. Verifícou-se que estavam presentes no produto final níveis inaceitáveis de solventes reaccionais. Surgem problemas semelhantes na secagem de outros materiais, especialmente materiais higroscópicos.
Em consequência, o objectivo do presente invento consiste em proporcionar um processo aperfeiçoado para remover solventes vestigiais de um material, especialmente de um material higroscópico, à escala industrial que produz, de forma rotineira e consistente, material de alta qualidade.
RELATÓRIO DO INVENTO
De acordo com o invento é proporcionado um processo â escala industrial para remover solvente vestigial de um material higroscópico, que compreende os passos seguintes: secar um produto isolado num secador de cuba agitada ou num secador de interior desmontável, para remover solvente livre; 3 humedecer novamente o produto com vapor de água enquanto o produto está no secador, e secar novamente o produto no secador, para remover solvente residual na extensão desejada. 0 processo do invento facilita a produção a escala industrial de produto seco com um nível muito baixo de solvente residual. Não é necessário um passo intermediário de moagem do produto e o tempo de secagem é muito reduzido.
Idealmente, a água adicionada é gerada a partir de água desionizada com um nível controlado de pirogénios.
Numa especificação do invento, o produto é aquecido para facilitar o processo de re-humedecimento.
Numa especificação do invento, o produto é seco num secador de cuba agitada sob vácuo. Neste caso, o produto é preferivelmente re-humedecido por injecção de vapor de água no secador de cuba agitada. Numa especificação preferida, o processo inclui o passo de interromper intermitentemente a injecção de vapor de água no secador de cuba agitada e agitar e proceder à amostragem do produto antes de reiniciar a injecção de vapor de água. Idealmente, o vapor de água é injectado no secador de cuba agitada utilizando um transportador inerte, como azoto gasoso. 4
No caso do produto ser seco num secador com interior desmontável, o processo pode incluir os passos seguintes: carregar o secador com interior desmontável com pelo menos um tabuleiro com produto; carregar o secador com interior desmontável com pelo menos outro tabuleiro com água, e aquecer a água presente no interior do secador para humedecer novamente o produto.
Preferivelmente, o secador com interior desmontável inclui algumas células secadoras, e carrega-se uma célula secadora com um tabuleiro com produto e um tabuleiro com água. Numa especificação preferida, o processo inclui os passos de remover o tabuleiro com agua antes da secagem do produto. 0 invento é particularmente aplicável a suramina. 0 termo higroscópico refere-se a um produto que capta pelo menos alguma água, por exemplo, por absorção. 0 invento também proporciona um produto sempre que for produzido por um processo do invento. Outra especificação proporciona suramina sempre que for produzida por um processo do invento.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA 5 A suramina tem a estrutura química seguinte: 5
É um pó branco ou levemente cor-de-rosa ou de cor creme. Tem um sabor ligeiramente amargo. É higroscõpica e livremente solúvel em água e em soro fisiológico. A suramina é produzida a partir do sal de sódio do ácido 8-[3-{3-aminobenzamido)-4-metilbenzamido]-1,3,5-naftalenotrissulfónico na presença de carbonato de bistriclorometilo (BTCMC) (Trifosgénio) e hidróxido de sódio, como mostrado no esquema reaccional seguinte.
Métodos típicos de secagem do produto final envolvem secagem sob vácuo durante um período de tempo até 8 dias. Durante o procedimento de secagem, a secagem é interrompida e o produto é moído e peneirado antes de reiniciar a secagem. No entanto, verificou-se que, quando 6 este processo foi escalado para a escala industrial comercial, o processo deu origem a um produto com níveis elevados de solventes reaccionais, como metanol, ainda presentes. 0 invento proporciona um regime de secagem aperfeiçoado que utiliza um secador de cuba agitada sob vácuo ou um secador com interior desmontável. 0 procedimento inicial de secagem reduz o teor de metanol para 0,3 até 0,8%. Em seguida, o produto é novamente humedecido fazendo passar uma corrente de vapor pela parte superior do secador. Quando o teor de água do produto aumentou suficientemente, para 10-15%, interrompe-se o re-humedecimento e o produto é novamente seco sob vácuo a 80°C até estar seco. Este procedimento permite produzir suramina de alta qualidade com um teor de água inferior a 10% e um teor de metanol inferior a 0,1% numa base consistente. Não é necessário um passo intermediário de moagem do material e o tempo de secagem é muito reduzido. O invento será mais claramente entendido a partir da descrição seguinte, fornecida a título exemplificativo.
Exemplo li Preparação de suramina em bruto
Um reactor é carregado com 142 kg de sal de sódio do ácido 8-[3-(3-aminobenzamido)-4-metilbenzamido]-1,3,5-naftalenotrissulfónico, preparado por métodos conhecidos, e 1150 litros de água e o sistema é agitado durante aproximadamente 10 minutos até a solução estar dissolvida. 0 reactor é carregado com ácido clorídrico 2 N (71 kg de 7 ãcido clorídrico concentrado em 284 litros de água) até o pH se situar na gama de 3,8-4,0. O reactor é carregado com uma solução de 17 kg de trifosgénio e 62 kg de tolueno durante aproximadamente 2 horas. O pH é mantido a 3,5-4,0 por carga, consoante o necessário, de uma solução de hidróxido de sódio 2 N (21,3 kg de hidróxido de sódio em 264 kg de água) e a temperatura é mantida a 20-30°C. Após agitação durante pelo menos 1 hora, adicionam-se ao reactor 206 kg de tolueno e agita-se o conteúdo a 70 rpm durante 15 minutos. Deixa-se assentar o conteúdo do reactor e a camada aquosa rica inferior ê transferida para outro reactor. Efectuam-se algumas lavagens com tolueno da camada aquosa rica, para remover fosgênio residual, e todas as correntes de desperdício de tolueno são combinadas para serem descontaminadas antes de serem deitadas fora, O pH da camada aquosa rica é ajustado para 6,0 até 6,5 com hidróxido de sódio 2 N e agita-se o conteúdo durante 15 minutos. Aplica-se ao reactor um vácuo completo e destila-se o conteúdo a 60°C até restarem 234-248 litros. Ajusta-se o pH para 6,0-6,5 utilizando hidróxido de sódio 2 N. Depois aquece-se o conteúdo para 60-70°C e adicionam-se 1005 kg de metanol filtrado. O conteúdo é filtrado para polimento através de uma única placa, um filtro Sparkler de múltiplas placas e um filtro de cartucho de múltiplos elementos.
Após a filtração, o filtrado é arrefecido para 34-36 °C, é agitado a 50-90 rpm e é suplementarmente arrefecido a cerca de 1°C/10 minutos até começar a 8 cristalização. Durante o arrefecimento, o conteúdo é inoculado com alíquotas de 10 g de núcleos de cristalização de suramina. Quando começa a cristalização, o conteúdo é agitado durante 8 horas sem regulação de temperatura. Após 8 horas, o conteúdo é aqítado a 15-20eC durante pelo menos 6 horas, o conteúdo ê suplementarmente arrefecido para -2 até +2°C e é agitado durante pelo menos 3 horas. O produto de suramina em bruto é centrifugado e descarregado em recipientes revestidos com polietileno.
Exemplo 2; Preparação de suramina pura
Um reactor é carregado com suramina em bruto humedecida preparada como no Exemplo 1 (correspondente a 138,7 kg de peso seco estimado}, seguida de 39 litros de água desionizada com um nível controlado de pirogénios e 256,5 kg de metanol filtrado. O conteúdo é agitado a 50-60°C até estar em solução. A solução é arrefecida para 55°C e filtrada para polimento como descrito no Exemplo 1. A solução é suplementarmente arrefecida para 35 °C, reduz-se a agitação para 50-90 rpm e arrefece-se a solução a 1°C/10 minutos, A solução é inoculada com núcleos de cristalização de suramina até a cristalização começar. Agita-se o conteúdo durante pelo menos 8 horas sem regulação da temperatura. Após 8 horas, o conteúdo é arrefecido para 15-20°C e é mantido a esta temperatura durante pelo menos 6 horas. Em seguida, a solução é arrefecida para -2 - +2°C durante pelo menos 3 horas. O produto puro de suramina é então isolado numa centrifugadora e é seco. 9
Exemplo 3; Secagem de suramina Método A (secador de cuba agitada)
Um secador de cuba agitada com vácuo encamisado de aço inoxidável (secador misturado Guedo de tipo 2500) é carregado com o produto de bolo humedecido do Exemplo 2. Começa-se a agitação contínua lenta a 10 rpm, aumenta-se a temperatura da camisa para 55-65°C e seca-se o produto durante 6 horas. Depois aumenta-se a temperatura da camisa para 75-85°C com vácuo completo até se obter um teor de água inferior a 9%.
Ajusta-se a temperatura da camisa do secador para 70aC. Injecta-se no secador vapor filtrado preparado a partir de água com um nível controlado de pirogénios utilizando como transportador azoto gasoso. Interrompe-se a injecção de vapor e agita-se o produto durante 5 até 10 minutos antes da amostragem. Depois continua-se a injecção de vapor até se obter um teor de água superior a 10% mas inferior a 15%. Recomenda-se a secagem por vácuo, e o produto é seco a 75 até 85°C até o teor de água ser inferior a 10% e até se obter um teor de metanol inferior a 0,1%. O produto é descarregado e empacotado em sacos resistentes à humidade. Habitualmente, o tempo de secagem demora menos de 2 dias. Método B (secador com interior desmontável)
Tabuleiros de um secador com interior desmontável de aço inoxidável (Williem Boulton Modelo C3) são 10 carregados com o produto de bolo humedecido do Exemplo 2 espalhando uniformemente o produto nos tabuleiros. O produto é seco a uma temperatura da camisa de aproximadamente 35-45°C com vácuo completo durante um mínimo de 12 horas. Aumenta-se a temperatura da camisa para 45-75DC e seca~se o produto durante um período de tempo mínimo de 6 horas até se obter um teor de água inferior a 9%.
Cada uma das células do secador é carregada com um tabuleiro de produto juntamente com um tabuleiro de água desionizada com um nível controlado de pirogénios. O secador é aquecido para 70"Ο até o teor de água do bolo se situar entre 10 e 15%. Em seguida removem-se os tabuleiros de água e os tabuleiros de produto são aquecidos para 80°C e são secos sob vácuo até se obter um teor de água inferior a 10% e um teor de metanol inferior a 0,1%. O produto é descarregado e empacotado em sacos resistentes à humidade. Não obstante o invento ter sido descrito com referência à produção de suramina à escala industrial, antecipa-se que também será aplicável a outros materiais, especialmente materiais higroscópicos. 0 invento não se limita âs especificações aqui anteriormente descritas, que podem ser variadas em pormenor.
Lisboa, 22.05.2007

Claims (11)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo à escala industrial para remover solvente vestigial de um material higroscõpico, que compreende os passos seguintes: secar um produto isolado num secador de cuba agitada ou num secador de interior desmontável, para remover solvente livre,- humedecer novamente o produto com vapor de água enquanto o produto está no secador, e secar novamente o produto no secador, para remover solvente residual na extensão desejada.
2. Processo como reivindicado na reivindicação 1, em que a água adicionada é gerada a partir de água desionizada com um nível controlado de pirogénios.
3. Processo como reivindicado na reivindicação 1 ou 2, em que a água adicionada é gerada na mesma câmara do produto que está a ser seco.
4. Processo como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que o produto é seco num secador de cuba agitada sob vácuo. 2
5. Processo como reivindicado na reivindicação 4, em que o produto é novamente humedecido por injecçao de vapor de ãgua no secador de cuba agitada.
6. Processo como reivindicado na reivindicação 5, que inclui o passo de interromper intermitentemente a injecçao de vapor de água no secador de cuba agitada e agitar e proceder à amostragem do produto antes de reiniciar a injecçao de vapor de água.
7. Processo como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 até 6, em que o vapor de ãgua é injectado no secador de cuba agitada utilizando um transportador inerte.
8. Processo como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 atê 3, em que o produto é seco num secador com interior desmontável e em que o processo inclui os passos seguintes: carregar o secador com interior desmontável com pelo menos um tabuleiro com produto; carregar o secador com interior desmontável com pelo menos outro tabuleiro com ãgua, e aquecer a ãgua presente no interior do secador para humedecer novamente o produto.
9. Processo como reivindicado na reivindicação 8, em que o secador com interior desmontável inclui algumas 3 células secadoras e em que uma célula secadora é carregada com um tabuleiro que contém produto e um tabuleiro que contém água.
10. Processo como reivindicado na reivindicação 8 ou 9, que inclui os passos de remover o tabuleiro de água antes da secagem do produto.
11. Processo como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que o material higroscópico é suramína. Lisboa, 22.05.2007
PT00985741T 1999-12-17 2000-12-18 Proceso para remover solvente vestigial de um material. PT1237853E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IE9900138 1999-12-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1237853E true PT1237853E (pt) 2007-05-31

Family

ID=11042531

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00985741T PT1237853E (pt) 1999-12-17 2000-12-18 Proceso para remover solvente vestigial de um material.

Country Status (14)

Country Link
US (1) US6684526B2 (pt)
EP (1) EP1237853B1 (pt)
JP (1) JP2003517036A (pt)
AT (1) ATE358119T1 (pt)
AU (1) AU2214901A (pt)
CA (1) CA2389571A1 (pt)
CY (1) CY1106555T1 (pt)
DE (1) DE60034144T2 (pt)
DK (1) DK1237853T3 (pt)
ES (1) ES2282157T3 (pt)
GB (1) GB2370037B (pt)
MX (1) MXPA02004080A (pt)
PT (1) PT1237853E (pt)
WO (1) WO2001044173A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7096600B2 (en) * 2002-12-13 2006-08-29 Holtec International, Inc. Forced gas flow canister dehydration
US7707741B2 (en) 2005-06-06 2010-05-04 Holtec International, Inc. Method and apparatus for dehydrating high level waste based on dew point temperature measurements
UA99941C2 (ru) 2007-12-21 2012-10-25 Холтек Интернешнл, Инк. Система и способ подготовки контейнера, загруженного влажными радиоактивными элементами, к хранению в сухом состоянии

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB224849A (en) * 1923-11-14 1925-04-01 Ets Poulenc Freres The manufacture of a symmetrical urea of meta-amino-benzoyl-meta - aminomethylbenzoyl- 1 - naphthylamino - 4-6-8-trisulphonate of sodium
US2302908A (en) * 1939-09-28 1942-11-24 Ind Rayon Corp Method of drying thread or the like
US2634221A (en) * 1948-07-13 1953-04-07 Du Pont Film washing process
US3270860A (en) * 1963-10-09 1966-09-06 Western Electric Co Methods of and apparatus for processing articles
US3842515A (en) * 1972-11-20 1974-10-22 Helium A Ltd Method for drying water-wet membranes
US4736758A (en) * 1985-04-15 1988-04-12 Wacom Co., Ltd. Vapor drying apparatus
DE3600778A1 (de) * 1986-01-14 1987-07-16 Polygram Gmbh Verfahren zum auffuellen und/oder aufbereiten von behandlungsfluessigkeiten
US4828760A (en) * 1987-03-09 1989-05-09 Rockwell International Corporation Method of cleaning a spent fuel assembly
US5047153A (en) * 1989-10-31 1991-09-10 Resources Conservation Company Method for removing amine from solids
FR2677983B1 (fr) * 1991-06-24 1995-03-03 Oreal Composes alkylthiopoly(ethylimidazolium), procede de preparation et leur utilisation comme agents biocides.
US5597830A (en) 1994-12-20 1997-01-28 Warner-Lambert Company Combination chemotherapy
JPH10114726A (ja) * 1996-10-15 1998-05-06 Mitsui Chem Inc メチルアミン誘導体の乾燥方法
GB9717629D0 (en) * 1997-08-21 1997-10-22 Johnson Matthey Plc Removal of residual organic solvents
US5913981A (en) * 1998-03-05 1999-06-22 Micron Technology, Inc. Method of rinsing and drying semiconductor wafers in a chamber with a moveable side wall
US6045621A (en) * 1998-10-26 2000-04-04 Scd Mountain View, Inc. Method for cleaning objects using a fluid charge
US6286231B1 (en) * 2000-01-12 2001-09-11 Semitool, Inc. Method and apparatus for high-pressure wafer processing and drying
US6289605B1 (en) * 2000-02-18 2001-09-18 Macronix International Co. Ltd. Method for drying a semiconductor wafer
JP2001291698A (ja) * 2000-04-10 2001-10-19 Nec Corp 処理装置および処理方法

Also Published As

Publication number Publication date
GB2370037A (en) 2002-06-19
EP1237853B1 (en) 2007-03-28
CA2389571A1 (en) 2001-06-21
ATE358119T1 (de) 2007-04-15
CY1106555T1 (el) 2012-01-25
AU2214901A (en) 2001-06-25
DE60034144T2 (de) 2008-01-03
JP2003517036A (ja) 2003-05-20
MXPA02004080A (es) 2002-10-11
WO2001044173A1 (en) 2001-06-21
US20020152629A1 (en) 2002-10-24
GB2370037B (en) 2004-06-09
EP1237853A1 (en) 2002-09-11
US6684526B2 (en) 2004-02-03
DK1237853T3 (da) 2007-06-18
ES2282157T3 (es) 2007-10-16
DE60034144D1 (de) 2007-05-10
GB0208187D0 (en) 2002-05-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3635432B2 (ja) オメプラゾールマグネシウムの製法
CN100591684C (zh) 三氯蔗糖结晶方法
SU1480766A3 (ru) Способ получени кристаллического торасемида
PT94354B (pt) Processo de preparacao de acido ascorbico
KR20010031634A (ko) 정제 테레프탈산의 제조방법 및 제조장치
ES2524977T3 (es) Uso de una mezcla de solvente de ácido acético/agua para la preparación de una sal de monolitio de ácido 5-sulfoisoftálico con bajo contenido de sulfato a partir de ácido 5-sulfoisoftálico
ES2927541T3 (es) Proceso para producir sulfona de 4,4’-diclorodifenilo
ES2791295T3 (es) Procedimiento para purificar ácido ferúlico y/o sales del mismo
US5139763A (en) Class of stable potassium monopersulfate compositions
JPH01153692A (ja) 高純度結晶ラクツロースの製造方法、及び得られる生成物
PT1237853E (pt) Proceso para remover solvente vestigial de um material.
PT96917B (pt) Processo para a preparacao selectiva de cristais de hemi-hidrato ou mono-hidrato do acido (s)-9-fluoro-3-metil-1o-(4-metil-1-piperazinil)-7-oxo-3,4-di-hidro-7h-pirido{1,2,3-de} {1,4}benzoxazina-6-carboxilico
PT91711B (pt) Processo de separacao do acido l-2-cetogulonico a partir de um mosto de fermentacao
BR0212130B1 (pt) método para a preparação de ácido láctico e de sulfato de cálcio.
EP0396458A1 (fr) Procédé de purification des trifluoromethanesulfinate et sulfonate de sodium
US4458070A (en) Process for the manufacture of crystalline sodium cefoperazone
IE83755B1 (en) A process for removing trace solvent from a material
JPS60120886A (ja) セフェムカルボン酸のナトリウム塩の結晶
BR112020016458A2 (pt) Processos aprimorados para a preparação de dalteparina sódica
IE20001040A1 (en) A process for removing trace solvent from a material
JPS63159332A (ja) ヒドロキシ芳香族化合物のアルカリ金属塩の製造方法
US3888855A (en) Preparation of low bulk density sodium dichloroisocyanurate dihydrate
JPH06510300A (ja) 漂白せずに、硫酸塩(スルホン酸塩)化された界面活性剤の色を改良する方法
IES20001039A2 (en) A process for removing trace solvent from a material
US2409241A (en) Method of producing substantially pure d-tubocurarine chloride