PT107854B - Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias - Google Patents

Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias Download PDF

Info

Publication number
PT107854B
PT107854B PT10785414A PT10785414A PT107854B PT 107854 B PT107854 B PT 107854B PT 10785414 A PT10785414 A PT 10785414A PT 10785414 A PT10785414 A PT 10785414A PT 107854 B PT107854 B PT 107854B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fragrance
cork
granulate
mixture
perfumed
Prior art date
Application number
PT10785414A
Other languages
English (en)
Other versions
PT107854A (pt
Inventor
José Ferreira De Araújo Barros Aquiles
Francisco Moreira Gonçalves Luís
Luísa Afonso Carvalho Araújo Marta
Original Assignee
Castelbel Artigos De Beleza S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Castelbel Artigos De Beleza S A filed Critical Castelbel Artigos De Beleza S A
Priority to PT10785414A priority Critical patent/PT107854B/pt
Publication of PT107854A publication Critical patent/PT107854A/pt
Publication of PT107854B publication Critical patent/PT107854B/pt

Links

Landscapes

  • Disinfection, Sterilisation Or Deodorisation Of Air (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM AMBIENTADOR PERFUMADO CARACTERIZADO POR UTILIZAR UMA MISTURA DE UM GRANULADO DE CORTIÇA COMO SUBSTRATO ADSORVENTE SÓLIDO COM UMA OU MAIS FRAGRÂNCIAS LÍQUIDAS, EM QUE A MISTURA APRESENTA UMA PROPORÇÃO EM PESO (P/P) DE GRANULADO DE CORTIÇA PARA FRAGRÂNCIA(S) DE 10:1 ATÉ 2:1.

Description

DESCRIÇÃO
AMBIENTADOR PERFUMADO COM UM GRANULADO DE CORTIÇA COMO SUBSTRATO ADSORVENTE SÓLIDO PARA LIBERTAÇÃO DE FRAGRÂNCIAS
Campo da Invenção
A presente invenção insere-se na área do fabrico de produtos para ambientadores perfumados. Estes ambientadores podem ser usados para disfarçar maus-odores ou para adicionar um aroma agradável a um ambiente sem odor. A fragrância deve ser libertada de forma contínua ao longo do tempo sem saturar em excesso o ambiente.
Na presente invenção os ambientadores utilizam um material baseado em cortiça para o transporte da fragrância. 0 mencionado material é preparado de subprodutos da produção de rolhas de cortiça, como tal, o material é ecológico, obtido facilmente e de baixo custo. No produto final, vários tipos recipientes podem ser utilizados, como saguetas ou frascos, gue, após abertura, libertam de forma contínua durante um período considerável, a fragrância para o ambiente envolvente.
Antecedentes da invenção
A presente invenção desenvolve um método para a utilização de um substrato para fragrâncias destinadas a perfumar o ambiente (um exemplo são as saguetas perfumadas, tipicamente utilizadas em guarda-vestidos), com vantagens inerentes em relação às metodologias atuais.
Para ser adeguado ao fim em vista, o substrato deve ser: sólido, bom adsorvente da fragrância, inerte, barato e capaz de libertar a fragrância de uma forma continua e duradoura.
As saguetas perfumadas podem conter materiais intrinsecamente perfumados, como, por exemplo, flores, mas também podem conter um substrato ao gual se adicionou previamente uma fragrância sintética. Um substrato deve ser inerte, bom absorvente da fragrância e capaz de a libertar de uma forma controlada. Há muitos materiais atualmente utilizados como substratos, mas nenhum deles consegue reunir as vantagens inerentes ao material gue nos propomos patentear. Por exemplo, um dos materiais tradicionais mais utilizados, a vermiculite, de origem mineral, tem uma excelente capacidade absorvente, mas não é inerte; este material reage com várias essências, levando à produção de aromas indesejáveis. Diversos tipos de cartão prensado têm também sido usados para esse fim, mas a sua capacidade adsorvente e posterior capacidade de dessorção são baixas, com a conseguente pouca duração do efeito perfumante desejado. Outros materiais mais modernos, concebidos intencionalmente para esse fim, como as aroma beads, para além de serem de origem sintética, têm um preço muito superior.
A patente americana US 6352210 divulga kits para dispensadores ativados com materiais ativos, tais como purificadores de ar, constituídos por um material inerte de suporte, um material ativo, e um agente corante. O material inerte de suporte é especificado como sendo cascas de arroz, um produto residual da moagem de arroz para consumo. 0 kit pode ter várias formas, como por exemplo um contentor onde são introduzidas as cascas de arroz, a fragrância e corante. Também pode ser uma sagueta contendo as cascas de arroz e o corante, gue posteriormente é alimentada por uma corrente contínua de uma solução aguosa de fragrância, permitindo um efeito perfumante mais consistente e duradouro.
A patente americana US4196851 contempla um comprimido poroso para colocar dentro de uma sagueta. 0 comprimido é preparado através de moldagem por compressão de um pó composto por fosfato de cálcio tribásico insolúvel misturado com uma peguena guantidade de hexametafosfato de sódio solúvel; esta mistura é ligada com uma peguena guantidade de amido alimentar e lubrificada internamente com um sabão de ácido gordo, de preferência estearato de magnésio, para auxiliar a compactação. Este comprimido ou branco é preparado de preferência por mistura dos fosfatos e do ligante em água, secagem da pasta por pulverização, mistura do lubrificante a seco e moldagem por compressão. 0 comprimido é, em seguida, humedecido com um perfume da fragrância desejada para se obter o conteúdo da sagueta. Trata-se portanto de uma invenção em tudo diferente da gue se pretender agora proteger.
A patente americana US 20020041860 diz respeito a purificadores de ar com hidrogel ativado, formados por uma resina polimérica superabsorvente, um material perfumante e um agente corante. 0 kit pode assumir diversas formas; por exemplo, um recipiente no qual são introduzidas as quantidades apropriadas de resina, fragrância, e corante, sendo depois adicionado um certo volume de liquido gelificante. Numa outra forma, o kit pode ser constituído por uma saqueta contendo os materiais referidos acima, aos quais pode ser adicionado um líquido para formar um ambientador na forma de gel. Também pode ser uma saqueta contendo a resina gelificante e um corante, se desejado, que posteriormente é alimentada por uma corrente contínua de uma solução aquosa de fragrância, permitindo um efeito perfumante mais consistente e duradouro.
Na patente americana US6213409 é descrita uma saqueta para perfumar o ambiente, particularmente para uso em armários de roupas. As saquetas são formadas por um recipiente fabricado com substâncias suficientemente porosas para deixarem passar o perfume ou têm aberturas capazes de permitir essa passagem. As saquetas contêm partículas termoplásticas que possuem fragrância nos seus interstícios. As partículas de polímero podem ser de espuma, produzida utilizando agentes de expansão ou processos diretos de extrusão de gás. Também são descritos métodos para fabricar tais saquetas e métodos de utilização
das mesmas . Como se poderá aferir desta pequena descrição a
invenção que se pretende proteger apresenta grandes
diferenças em relação a esta patente americana, nomea-
damente no que diz respeito ao substrato utilizado.
A patente americana US20100136128 divulga pastilhas compactadas ou grânulos infiltrados por óleo perfumado. A turfa é o material celulósico preferentemente usado, uma vez gue intumesce durante a absorção de óleo perfumado, armazenando-o. 0 óleo perfumado passa para carvão ativado, gue tem uma grande área de superfície, o gue permite uma libertação controlada da fragrância para o ambiente circundante. Assim, a libertação da fragrância dáse paulatinamente durante um período de vários meses, sem saturação do ambiente com excesso de fragrância. As pastilhas compactadas ou grânulos perfumados podem ser usados para suprimir o mau cheiro de restos de latas ou de caixotes de lixo ou ser utilizados diretamente em gavetas ou armários, perfumando-os. Verifica-se neste caso gue a invenção divulga além de um veículo do gue se pretende proteger, também um diferente substrato, o gue torna não só toda a dinâmica do processo diferente, mas também tem características de sustentabilidade do produto inferiores.
É possível encontrar casos de cortiça como substrato para fragância (ver 250 bulk bag aroma-disk em http://professionaldetailingproducts.com/shop/shopdisplaypr oducts.asp?id=l6&cat=Fragrances%2FOdor+Eliminators). Contudo, não utilizam um granulado, o gue altera substancialmente a guantidade de fragância gue pode ser usada sem danificar as embalagens; por exemplo, uma das aplicações mais importantes são as saguetas perfumadas, gue ficam rapidamente molhadas e danificadas pela fragrância líguida gue as placas libertam, mesmo para razões fragrância/cortiça baixas (inferiores a 20%).
A patente francesa FR2798313 menciona um processo de impregnação de fragância em cortiça; contudo não está no seu âmbito o tipo de cortiça e como isso se relaciona com a libertação da mesma ao longo do tempo.
Relativamente aos documentos acima mencionados a presente invenção utiliza um granulado de cortiça como substrato gue mostrou apresentar um efeito técnico inesperado ao libertar a fragrância de uma forma contínua e duradoura sem gualguer necessidade de se ir adicionando fragrância ao longo do tempo. Tal efeito dever-se-á às características inerentes à cortiça, uma vez se trata de um material inerte, além de ser ecologicamente viável, não tóxico e de baixo custo. Embora se possam encontrar casos anteriores de utilização de cortiça maciça perfumada, a cortiça granulada permite resolver um problema existente com a cortiça maciça e cuja resolução não era trivial: em grande número de utilizações (por exemplo, saguetas perfumadas) a embalagem é danificada pela fragrância líguida, gue passa da cortiça maciça para a embalagem e posteriormente para os produtos a perfumar (por exemplo, roupa no interior de guarda fatos). A solução desse problema é conseguida com a utilização de cortiça granulada, com a gual a fragrância só sai para o exterior sob a forma de vapor, mesmo com guantidades elevadas de fragrância (até 30% em peso) . No caso da cortiça maciça, a embalagem fica danificada para concentrações muito mais baixas de fragrância, como é demonstrado pelos estudos gue são apresentados adiante.
Sumário da Invenção
Na presente invenção pretende-se desenvolver um ambientador perfumado que permita a libertação lenta da fragrância quando em contacto com o ambiente, utilizando como substrato um granulado de cortiça.
Uma aplicação típica são as saquetas perfumadas (usadas, por exemplo, para perfumar guarda-roupas) . Para ser adequado ao fim em vista, o produto deve ser sólido, inerte, barato e conter uma grande quantidade de fragrância (líquida), que é libertada para o ambiente por evaporação, de uma forma contínua e duradoura.
A cortiça é um material natural, não-tóxico, inodoro, inerte e barato. Na presente invenção, foi desenvolvido um granulado de cortiça com alta capacidade de adsorção de fragrância e com capacidade de a soltar suavemente quando exposto à atmosfera.
A cortiça é um material cem por cento natural, reciclável, reutilizável e renovável, atributos imprescindíveis numa sociedade como a atual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente.
Para além disso, possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar:
v2 muito leve pesa apenas 0,16 gramas por centímetro cúbico e é capaz de flutuar impermeável a líquidos e a gases elástica e compressível um excelente isolante térmico e acústico combustão lenta - não faz chama e é um retardador do fogo natural muito resistente ao atrito - graças à sua estrutura em favo de mel.
granulado de cortiça utilizado no ambientador da presente invenção tem características importantes, como ausência de reatividade com várias substâncias químicas, inodoro, leveza e baixo preço, o que o torna extremamente adequado para funcionar como um veículo de fragrância. 0 material pode adsorver fragrância líquida até 30% do seu peso e a fragrância pode ser facilmente libertada sob a forma de vapor quando em contato com a atmosfera. Todas estas propriedades permitiram o requerente preparar um material perfumado, que pode ser usado em dispositivos perfumados, como saquetas perfumadas.
Na presente invenção propõe-se a utilização de um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias num ambientador.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS.
Figura 1 - representa vários exemplos de cortiça com diferentes granulometrias;
Figura 2 - representa as saguetas de papel perfumadas, mais especificamente é visível gue o atague do papel das saguetas pela fragrância aumenta com o aumento das dimensões dos grânulos de cortiça;
Figura 3 - representa a libertação da fragrância em função do tempo, mais concretamente das saguetas com 20% de fragrância, para granulometrias de cortiça de 0,5 mm a 1 mm e de 1 mm a 2 mm.
Figura 4 - representa a libertação da fragrância em função do tempo, mais concretamente em saguetas com 35% de fragrância, para granulometrias de cortiça de 0,5 mm a 1 mm e de 1 mm a 2 mm.
Descrição detalhada da invenção
A presente invenção refere-se a um ambientador perfumado gue utiliza um granulado de cortiça, finamente granulado, esterilizado, com boa capacidade para absorver líguidos. Com base num material natural, este granulado de cortiça tem várias características importantes: é inerte, i.e apresenta ausência de reatividade com várias substâncias químicas, inodoro, leve e de custo baixo, o gue o torna extremamente apropriado para funcionar como um veículo de fragrância.
Na presente invenção o granulado utilizado como substrato mantém-se seco após adsorção de fragrância líguida até 30% do seu peso e a fragrância poderá ser facilmente libertada sob a forma de vapor quando em contacto com a atmosfera. A quantidade de material de perfume em partículas de polímeros perfumados pode variar de cerca de 5% até cerca de 45% em peso das partículas perfumadas.
Objeto da invenção
Constitui o objeto da invenção, um ambientador perfumado que utiliza uma mistura de um granulado de cortiça com grânulos de granulometria inferior a 7 mm como substrato adsorvente sólido com uma ou mais fragrâncias líquidas em que a mistura apresenta num modo preferencial uma proporção em peso (p/p) de granulado de cortiça para fragrância(s) de 10:1 até 2:1.
Mais preferencialmente, o ambientador perfumado utiliza uma mistura com uma proporção em peso (p/p) de granulado de cortiça para fragrância (s) de 4:1.
Num outro modo de realização preferido, o granulado de cortiça utilizado é um granulado com grânulos de granulometria de 1 a 2 mm.
Mais preferencialmente, o granulado de cortiça utilizado no ambientador da presente invenção é inerte, não reagindo com vários substâncias dando origem a produtos indesejados.
Num modo de realização preferido, a fragrância é colocada após o granulado de cortiça, que se mantém seco após adsorção da(s) fragrância (s) líquida(s) até 30% do seu peso, devido à sua granulometria 1 a 2 mm, conforme se demonstra nos ensaios de adsorção e dessorção de fragrância pela cortiça apresentados adiante.
De preferência, o granulado é tratado através de um tratamento termodinâmico com recurso a esterilização através de um banho de vapor de água.
Preferencialmente, o ambientador é posteriormente acondicionado em saquetas de papel poroso ou outro material poroso que são posteriormente introduzidas numa embalagem plástica exterior.
Com a proporção granulado de cortiça/fragrância divulgada na presente invenção, obtém-se um produto seco, que pode ser introduzido em invólucros de papel (por exemplo saquetas perfumadas) sem que as paredes do contentor fiquem húmidas, se possam deteriorar ou possam danificar os materiais envolventes (por exemplo roupas num guarda roupa, no caso de saquetas perfumadas).
Exemplo 1
Preparação do granulado de cortiça
Após o descortiçamento, as pranchas de cortiça são imersas em água limpa, a ferver, durante pelo menos uma hora, com o objetivo limpar a cortiça, extrair-lhe as substâncias hidrossolúveis, aumentar a sua espessura (reduzir a densidade) e torná-la mais macia e elástica.
Posteriormente, as referidas pranchas de cortiça são mantidas em repouso durante cerca de 3 semanas, para adquirirem uma forma plana e uma humidade de 14%, adequada ao seu processamento subsequente. Após este período, as pranchas são separadas por classes de qualidade, com base na espessura, porosidade e aspeto e cortadas em tiras com uma largura ligeiramente superior à necessária para o fabrico de rolhas.
Seguidamente e após a perfuração das tiras de cortiça com uma broca e obtenção das rolhas cilíndricas, os restos de cortiça daí resultantes são utilizados na produção de granulados e outros derivados.
granulado é preparado a partir dos referidos restos por trituração em moinhos apropriados, podendo apresentar várias granulometrias conforme o tipo de moinho utilizado.
Por fim, o granulado passa num sistema de tratamento termodinâmico com recurso a esterilização através de um banho de vapor de água, para limpeza e desodorização, estando pronto a ser utilizado como suporte da fragrância.
Exemplo 2
Preparação de saquetas perfumadas
Misturam-se 16 kg de granulado de cortiça tratado e desodorizado com 4 kg de fragrância.
A fragrância é colocada após o granulado, lentamente e com agitação permanente, de modo a obter um produto final homogéneo.
Seguidamente a mistura obtida é transferida para
um recipiente hermeticamente fechado, no gual pode ficar
armazenada até ser introduzida nas embalagens finais.
Por fim, a mistura é acondicionada em saguetas,
sendo a embalagem de papel poroso ou outro material poroso,
de forma gue a fragrância possa ser libertada guando a
embalagem for exposta diretamente ao ar. Esta embalagem
interior é, por sua vez, introduzida numa embalagem
plástica exterior, gue evita a libertação da fragrância e
só é retirada no momento da utilização do produto.
Exemplo 3
Preparaçao de pot-pourri
Misturam-se 16 kg de granulado de cortiça tratado e desodorizado com 8 kg de fragrância.
A fragrância é colocada após o granulado,
lentamente e com agitação permanente, de modo a obter um
produto final homogéneo.
Seguidamente a mistura obtida é t rans ferida para
um recipiente hermeticamente fechado, no gual pode ficar
armazenada até ser introduzida nas embalagens finais.
Ensaios de adsorção e dessorção de fragrância pela cortiça
Usando como suporte cortiça maciça ou cortiça com diferentes granulometrias (figura 1), realizaram-se estudos comparativos das caraterísticas destes materiais em termos de adsorção e dessorção de fragrância.
Numa primeira fase, misturaram-se guantidades diferentes de fragrância com cada um dos 4 formatos de cortiça referidos e introduziram-se em saguetas de papel. 0 objetivo da experiência foi verificar o comportamento desses diferentes formatos de cortiça em termos de adsorção e posterior libertação da fragrância. As experiências foram feitas com fragrância Lavanda, uma das fragrâncias mais utilizadas, com 3 proporções em peso de fragrância: 20%, 35% e 50%.
Como se pode observar na Figura 2, as placas de cortiça foram as gue apresentaram um comportamento pior, inviabilizando a sua utilização para o fim em vista. Com efeito, mesmo para uma concentração de fragrância de apenas
20% é notório que esta atravessa as paredes da saqueta de papel, o que não é aceitável.
A cortiça com qranulomet ria entre 3 mm e 7 mm, embora um pouco melhor, apresenta problemas com 35% de fraqrância.
A qranulometria de 0,5 mm a mm é a que apresenta resultados mais satisfatórios.
A qranulomet ria de 1 mm a 2 mm também apresenta bons resultados com 35% de fraqrância (razão cortiça/fraqrância aproximadamente 2:1).
De notar que, apesar de a qranulometria de Imm a 2mm não ser a melhor em termos de retenção da fraqrância líquida, acaba por ser vantajosa em relação à qranulometria de 0,5mm a Imm.
De facto, constatou-se que esta última qranulometria de cortiça é muito pequena, pelo que o material é extremamente pulverulento e difícil de manipular durante os processos de adição de fraqrância e de enchimento das saquetas perfumadas.
Em função dos resultados obtidos, decidiu-se prossequir os estudos apenas com cortiça das duas qranulometrias mais apropriada (0,5 a Imm ela 2mm) , uma vez que as qranulomet rias de 3 a 7 mm e a placa apresentaram resultados pouco satisfatórios para o problema a resolver.
Assim, realizaram-se novas experiências para avaliar a forma como a fragrância é libertada pelas saguetas para o meio ambiente.
Para estas 2 granulometrias de cortiça mais baixas (0,5 a Imm ela 2mm) foram feitos ensaios em duplicado, com 2 quantidades de fragrância (20% e 35%, em peso).
Os resultados obtidos são apresentados nas figuras 3 e 4. Como se pode observar, a libertação da fragrância é mais intensa no início e, ao fim de 2 meses, até parece começar a diminuir.
No entanto, e surpreendentemente, as saguetas continuam a libertar fragrância durante mais tempo.
Tal resultado poderá ser explicado admitindo que a cortiça terá começado a absorver alguma humidade atmosférica, que contrabalançou a libertação de fragrância.
Portanto, apesar de parecer que a libertação de fragrância cessa ao fim de cerca de 2 meses (um valor perfeitamente aceitável), é admissível que a libertação até se dê durante um período de tempo superior.
Como será evidente a um perito da arte, é possível, várias alterações de pormenor, as quais, contudo devem ser incluídas no âmbito da presente invenção.
A presente invenção deve apenas ser limitada pelo espirito das reivindicações que se seguem.
Referências [1] Marni Markell Hurwitz, Ernest D. Buff; Odor control fragrance additive, US 20100136128 [2] Craig B. Warren, John Ramsbotham, Mareei Belt; Time release fragrance sachet, method of using same and method of fabricating same, US 6213409 [3] Rudolf Strobel; Stable aroma, flavor and aroma and flavor produets from aroma-and flavor-bearing substrate, US 3997685 [4] Luz P. Regue jo, Fragranced rice hull air fresheners, US 6352210 [5] 250 bulk bag aroma-disk, em http://professionaldetailingproducts.com/shop/shopdisplayproducts .asp?id=l6&cat=Fragrances%2FOdor+Eliminators [6] Jean Mareei, Procede d'imprégnation pour la fabrication de produits en liège naturel, FR 2798313
Lisboa, 26 de Novembro de 2015

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Ambientador perfumado caracterízado por utilizar uma mistura de um granulado de cortiça com grânulos de granulometr ia de 1 a 2 mm como substrato adsorvente sólido com uma ou mais fragrâncias líquidas numa proporção em peso (p/p) de granulado de cortiça para fragrância(s) de 10:1 até 2:1.
  2. 2. Ambientador perfumado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura apresentar uma proporção em peso (p/p) de granulado de cortiça para fragrância(s) de 4:1.
  3. 3. Processo de preparação do ambientador perfumado de qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado por compreender os seguintes passos:
    a) Descortiçamento obtendo-se pranchas de cortiça que são imersas em água limpa, a ferver, durante pelo menos uma hora;
    b) Manter as pranchas referidas no passo a) em repouso durante cerca de 3 semanas, sendo seguidamente e após este período separadas por classes de qualidade, com base na espessura, porosidade e aspeto e cortadas em tiras;
    c) Perfurar as tiras do passo b) com uma broca obtendo-se rolhas cilíndricas;
    d) Preparar o granulado a partir dos restos do passo c) por trituração em moinhos apropriados e com os quais se obtém um granulado com uma granulometria entre 1 a 2 mm;
    e) Tratar o granulado, com granulometria entre
    1 a 2 mm, através de um sistema de tratamento termodinâmico, com recurso a esterilização através de um banho de vapor;
    f) Misturar o granulado de cortiça tratado e desodorizado com a fragrância, nas proporções de granulado em peso (p/p) para fragância de 10:1 até 2:1, em que a fragrância é colocada após o granulado com agitação permanente;
    g) Transferir a mistura obtida para um recipiente hermeticamente fechado;
    h)
    Acondicionar a mistura da alínea g) em saguetas cuja embalagem é de papel poroso ou outro material poroso;
    Introduzir a saqueta da alínea h) numa embalagem plástica exterior.
PT10785414A 2014-08-26 2014-08-26 Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias PT107854B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10785414A PT107854B (pt) 2014-08-26 2014-08-26 Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10785414A PT107854B (pt) 2014-08-26 2014-08-26 Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT107854A PT107854A (pt) 2016-02-26
PT107854B true PT107854B (pt) 2019-01-28

Family

ID=55536141

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10785414A PT107854B (pt) 2014-08-26 2014-08-26 Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT107854B (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1377950A (en) * 1970-11-04 1974-12-18 Pan Britannica Ind Ltd Pot-pourri material
FR2798313B1 (fr) * 1999-08-31 2001-12-28 Marcel Jean Procede d'impregnation pour la fabrication de produits en liege naturel
US20100136128A1 (en) * 2005-02-08 2010-06-03 Marni Markell Hurwitz Odor control fragrance additive

Also Published As

Publication number Publication date
PT107854A (pt) 2016-02-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4869534B2 (ja) 湿度感受性組成物
US20100136128A1 (en) Odor control fragrance additive
EP1347740B1 (en) Fragrance compositions
CN101780290A (zh) 一种多功能芳香型矿物空气净化剂的制作方法
US20150296795A1 (en) Systems, Methods, and Compositions Involving Chlorine Dioxide and Zeolite
CA2432261C (en) Controlled release of fragrances through non-woven pouches
PT107854B (pt) Ambientador perfumado com um granulado de cortiça como substrato adsorvente sólido para libertação de fragrâncias
JPH06206801A (ja) 揮散性薬剤の放出方法
JPS61244366A (ja) 薬効成分徐放性粉粒体
US10549258B2 (en) Dehumidifying cake
JP2857819B2 (ja) 消臭剤
KR20190135137A (ko) 고흡수성 폴리머를 포함하는 탈취제
JP2004033047A (ja) 動物用排泄物処理材
US8800495B2 (en) Corncob based animal litters
JPH0366900B2 (pt)
KR20190000722U (ko) 친환경 유골함
JPH0111239Y2 (pt)
KR101009480B1 (ko) 촉매 탈취제 및 이를 이용한 촉매형 탈취블럭
JP2002337945A (ja) 包装用緩衝材及び緩衝充填材
JP4243460B2 (ja) 消臭粉粒体
JP2004360150A (ja) 消臭及び吸ガス性紙材
KR810001881B1 (ko) 악취 제거제의 제조 방법
JP3877432B2 (ja) ペット用排泄物吸収材の製造方法
JPS5819261A (ja) 芳香組成物
JP3073215U (ja) 包装食品の品質保持剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20150819

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20190123